nesse novo contexto econômico

2
Nesse novo contexto econômico, de intensa competição entre as organi necessariamente em um mesmo mercado), estas precisam adquirir a capacidade de si mesmas como um sistema de forças entrelaçadas e relacionadas entre si (um s sinérgico). essa forma, elas serão capazes de apontar suas forças e fraquezas esforços para transformar fraquezas em forças e, cada vez mais, potencializar forças. !ssa sinergia, segundo "eter #enge, tam$ém dever% acontecer entre as cinco dis dom'nio pessoal, modelos mentais, visão compartil ada, aprendizado em pensamento sist mico (a quinta disciplina) para que o processo inovativo (ou a inovação) aconteça nas organizações. !sse é o grande desafio, uma vez que todos que fazem a organização precisam es dispostos a integrar*se ao contexto sist mico (pensamento sist mico), mas essa disposição est% condicionada + percepção da organização por parte de cada um d que faz organização. #ão v%rias as influ ncias so$re essa percepção ou forma de ulgar& visão arra certos valores- preconceitos- pressupostos- a não compreensão da missão, visão etc., o que significa que cada um tem sua forma de ver a organização. u se a pessoa possui formas diferentes de ver o mundo (a organização). entro das cinco disciplinas de "eter #enge, essas diferentes formas de enxerg organização são c amadas de modelos mentais. rganizações são formadas por pessoas, pessoas são diferentes, possuem mentais diferentes, o que dificulta a converg ncia das disciplinas. In my opinianEm minha opinião, essa é a disciplina mais cr'tica, porque influ as demais.

Upload: edson-virginio

Post on 07-Oct-2015

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Participação em fórum - Edson Virgínio

TRANSCRIPT

Nesse novo contexto econmico, de intensa competio entre as organizaes (no necessariamente em um mesmo mercado), estas precisam adquirir a capacidade de ver a si mesmas como um sistema de foras entrelaadas e relacionadas entre si (um sistema sinrgico). Dessa forma, elas sero capazes de apontar suas foras e fraquezas e unir esforos para transformar fraquezas em foras e, cada vez mais, potencializar suas foras.

Essa sinergia, segundo Peter Senge, tambm dever acontecer entre as cinco disciplinas: domnio pessoal, modelos mentais, viso compartilhada, aprendizado em equipe e pensamento sistmico (a quinta disciplina) para que o processo inovativo (ou a inovao) acontea nas organizaes.

Esse o grande desafio, uma vez que todos que fazem a organizao precisam estar dispostos a integrar-se ao contexto sistmico (pensamento sistmico), mas essa disposio est condicionada percepo da organizao por parte de cada um daqueles que faz organizao.

So vrias as influncias sobre essa percepo ou forma de julgar: viso arraigada em certos valores; preconceitos; pressupostos; a no compreenso da misso, viso, valores, etc., o que significa que cada um tem sua forma de ver a organizao. Ou seja, cada pessoa possui formas diferentes de ver o mundo (a organizao). Dentro das cinco disciplinas de Peter Senge, essas diferentes formas de enxergar a organizao so chamadas de modelos mentais.

Organizaes so formadas por pessoas, pessoas so diferentes, possuem modelos mentais diferentes, o que dificulta a convergncia das disciplinas.

In my opinianEm minha opinio, essa a disciplina mais crtica, porque influencia todas as demais.