negritude: vozes e olhares da diversidade negra · comidinhas de origem africana: uma mistura de...

36
Novembro | 2018 PROGRAMAÇÃO São José dos Campos NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA MART’NALIA

Upload: lykien

Post on 31-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Ilust

raçã

o: S

onya

Mel

lo -

Igre

ja M

atriz

Novembro | 2018PROGRAMAÇÃO

São José dos Campos

NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA

MART’NALIA

Page 2: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Empregados com registro em carteira profissional, estagiários, desempregados há até 12 meses, e pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• TITULARempregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*.estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*.titular falecido: o dependente, cujo trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo titular é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de dependentes, deverão apresentar carteira profissional do falecido e certidão de óbito.

• DEPENDENTEScônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos.filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela.filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular.avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*.

A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.

Page 3: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes(Credencial Plena)

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

Credencial atividades

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 10 anos

Não recomendado para menores de 12 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 18 anos

Venda de ingressos Programação das Unidades do interior: Para as atividades que acontecem na 1ª semana do mês, a venda ocorrerá na última semana do mês anterior. Para as atividades das demais semanas, a venda de ingressos acontece na 1ª semana do mês vigente. Programação das Unidades da Capital, Litoral e Grande São Paulo: Venda de ingressos acontece na semana anterior a atividade, às terças feira online e as quartas-feiras a venda presencial. Venda online: Todas as terças, as vendas começam a partir das 12h pelo Portal sescsp.org.br Consulte a atividade de interesse! Bilheteria: Todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado, as vendas terão início no dia útil posterior.

Dias 02, sexta, e dia 15, quinta, o Sesc abrirá das 10h às 19h. Todas as atividades têm vagas limitadas. Consulte a lotação.

especial 06

música 12

cinema e vídeo 14

dança 16

jovens 16

tecnologias e artes 17

literatura 17

crianças 18

circo 19

alimentação 20

meio ambiente 20

ações para a cidadania 21

turismo 22

esporte e atividade física 24

Sesc Empresa 24

Page 4: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

CREDENCIALPLENA

Se a sua credencial plena vence nos meses de janeiro e fevereiro,

antecipe a renovação em qualquer unidade!

APROVEITE MELHOR O SEU VERÃO NO SESC

ANTECIPE GRATUITAMENTE A RENOVAÇÃO DA SUA CREDENCIAL PLENA!

PARA RENOVAR» Documentos

• Carteira profi ssional atualizada • Documento de identidade • CPF

» A renovação pode ser feita pelo titular ou dependente maior de idade.

As novas credenciais plenas fi cam prontas na hora.

» Prefi ra efetuar a renovação durante os dias de semana.

PARA INFORMAÇÕES

SOBRE INCLUSÃO DE DEPENDENTES, DIAS E

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO, ACESSE:

SESCSP.ORG.BR/

RENOVACAO

Page 5: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

No mês de novembro, o Sesc São José dos Campos convida mais uma vez o público ao olhar, ao diálogo e à coexistência. O destaque deste convite é a realização da segunda edição do projeto Negritude: vozes e olhares da diversidade negra, que busca colocar em evidência a polifonia de saberes e fazeres de matriz africana, a partir de três eixos temáticos: Ancestralidades, Vitalidade dos gestos e Altivez das posturas.

O primeiro eixo, Ancestralidades, tem foco em ações culturais que buscam sensibilizar para as raízes profundas das expressões negras e suas relações e (re)encontros com o cotidiano. O eixo Vitalidade dos gestos reúne poéticas que trazem a fala dos corpos negros ao se expressarem com movimento, energia, revolta, revolução e intensidade, em detrimento à inércia, depressão, submissão, renúncia e omissão. O terceiro eixo, Altivez das posturas, segue com atividades que produzem, fomentam e potencializam caminhos articulados ao empoderamento, ao protagonismo e às políticas e afetos relacionados às alteridades e posturas cidadãs em nosso entorno.

A programação conta com diversos espetáculos, oficinas, vivências de manifestações tradicionais e debates. Entre os destaques estão o show Samba de Roda na Linha do Mar, com a Associação Cultural de Capuêra Angola Paraguassu; o espetáculo Contos Negreiros do Brasil, inspirado em obra de Marcelino Freire; o debate A razão e a Barbárie do Racismo no Brasil, com a mestre em Educação Jaqueline Conceição; a apresentação cultural Roda Gira: o Samba de Roda e a Roda de Rap, com os mestres de cerimônia Betinho Zulu e Shiva Carolina; e o desfile Roupa e Autoafirmação de Refugiados no Brasil, seguido de conversa com os criadores e estilistas Diamou Fallou Diop (Senegal) e Maycon Clinton Silcha (Angola).

Nosso convite à convivência segue com o concerto Passacalha: the Ambergreen, que utiliza instrumentos antigos e modernos; com as atividades do Movimentos Urbanos; no espetáculo Abacadá e Ziggy, em que a Cisne Negro Cia. de Dança faz um tributo a David Bowie; com a ação cultural Juventudes Periféricas: Produção Cultural, Resistência e Identidades, com os escritores Larissa Montag e João Batista Magalhães; com a itinerância da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e com o projeto Design e Possibilidades, que recebe o designer e artista plástico Magno Silveira para tratar de processos criativos.

editorial

Page 6: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Especial

O projeto, que evidencia a multiplicidade de saberes e fazeres de matriz africana com apresentações artísticas, atividades formativas, entre outras manifestações tradicionais e contemporâneas, é formado por três eixos temáticos: ancestralidades, sensibilização para as raízes profundas das expressões negras; vitalidade dos gestos, a fala dos corpos negros ao manifestarem movimento, energia, revolução; e altivez das posturas, caminhos articulados ao empoderamento, ao protagonismo e às políticas relacionados às posturas cidadãs.

Negritude: vozes e olhares da diversidade negra

CRIANÇA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIASVENCI O BICHO SILÊNCIO E MINHAS HISTÓRIAS CONTEI A partir da tradição oral de transmissão de conhecimentos presente nas culturas ancestrais, Daniela Landin, Roberta Stein eRosana Borges Silva promovem reflexões sobre a história brasileira à luz das trajetórias de resistência e dos saberes produzidos pelos vários povos. Esta contação é inspirada em

histórias como a do livro “Minhas Contas”, de Luiz Antônio, que aborda a intolerância às religiões de matriz africana, e emoutras narrativas inspiradas nos griots - narradores tradicionais da África.Com Coletivo Cafuzas.

X Dia 3, sábado, das 14h30 às 15h30.Sala de Leitura. Grátis.

OFICINASCOMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará

a história e o preparo de pratos originários do nordeste brasileiro, onde a tradição da culinária africana trazida pelos escravizados resultou em pratos saborosos. As receitas levam fubá, dendê, feijão guandu, rapadura e castanha de caju.Com a chef Paula Leite, fundadora e consultora do Restaurante Mo em Barra Grande (PI).

X Dia 10, sábado, das 15h às 17h. Oficina. De 6 a 10 anos.

R$ 7,50 Grátis

Foto

: Bea

triz

Var

ella

- N

imba

6

Page 7: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

MITOLOGIAS E INDUMENTÁRIAS COM CRIANÇAS. O QUE SÃO? Procurando estabelecer encontros entre os saberes tradicionais das religiosidades afro-brasileiras e a dimensão lúdica da costura, a atividade propõe a confecção de miniaturas das vestimentas de Iemanjá e Obaluaê, divindades relacionadas àságuas salgadas e à terra, respectivamente, embaladas por histórias que relembram algumas mitologias dos orixás. No primeiro encontro serão exploradas simbologias, cor e materiais usados na vestimenta de Iemanjá, enquanto o segundo será dedicado à vestimenta de Obaluaê.Com Fernanda Vilhena Machado e Hanayrá Negreiros.

X Dias 11 (turma 1) e 18 (turma 2), domingos, das 14h30 às 16h30. Oficina. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

R$17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

CRIAÇÃO DE BONECAS ABAYOMI A palavra Abayomi tem origem Iorubá, uma das

maiores etnias do continente africano. Abayomi quer dizer “encontro precioso”, nome que se aplica para meninos e meninas indistintamente e significa: “aquele que traz felicidade e alegria”. Quando alguém é presentado com uma Abayomi, significa que está recebendo o que alguém tem de melhor. Os encontros também buscam abordar a importância da representatividade na formação da personalidade e identidade das crianças negras e não negras e auxiliar na prevenção das várias formas de discriminação social, racial, étnica e de gênero.Com Ariadna da Mata (Negrita Arteira).

X Dias 25/11 (turma 1) e 2/12 (turma 2), domingos, das 14h30 às 16h30.Oficina. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

R$ 7,50 Grátis

ESPETÁCULOSEMENTES DA ÁFRICA Um marujo e um capitão, viajando juntos pelo continente africano, vão passando por vários países, conhecendo o povo esuas histórias, as paisagens, os bichos, a tradição dos

griots e a cultura tão rica de lá. Sementes da África é um convite para uma grande viagem a uma de nossas origens, redescobrindo adiversidade da nossa tradição e valorizando o povo e a cultura negros. Haverá tradução em Libras - Língua Brasileira de Sinais.Com a Cia. A Hora da História.

X Dia 18, domingo, das 15h às 16h.Auditório. 126 lugares. A partir de 4 anos.R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

CIRCOMJIBA - A BONECAGUERREIRADois palhaços carteiros se deparam com uma encomenda sem remetente e encontram algo totalmente inesperado numa caixa.A partir dessa descoberta, apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade. O espetáculo é uma homenagem às lutas dessas mulheres.Com a Cia. Trupe Liuds.

X Dia 18, domingo, 16h30.Solário. 450 pessoas. Grátis.

Foto

: Mar

celo

Kah

n

DIA 18 SEMENTES DA ÁFRICA

7

Page 8: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

DANÇA

OFICINADANÇA AFRICANAPor meio da releitura dos mundialmente reconhecidos Balés da Guiné, serão elaboradas pequenas coreografias dos inúmerosritmos que compõem essa rica e milenar cultura do oeste africano. Seguindo a linha tradicional, em que a conversa entre os tambores e os movimentos são de absoluta sincronia, a vivência será acompanhada por música ao vivo.Com Flávia Mazal, da Trupe Benkady.

X Dia 10, sábado, das 14h às 16h.Espaço Corpo e Arte. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/11.

ESPETÁCULOSNIMBAPara os povos Baga da Guiné-Conacri, o ser místico Nimba representa uma divindade de fartura e fertilidade. O espetáculotraz ao palco a ancestralidade africana ao homenagear o espíritofeminino da natureza por meio da releitura das danças e ritmos dos balés africanos, executados em ritos tradicionais femininos ede abundância nas diferentes vilas do oeste africano.Com Trupe Benkady.

X Dia 10, sábado, 17h30.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

YEBOGumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX,nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. De forma sensível, aborda a exploração, tanto das minas como dos sete povos levados para extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera dasmulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de exploração das minas.Com Gumboot Dance Brasil.

X Dia 25, domingo, 16h30. Solário. Grátis.

GBÉ OU QUANDO O CORPO RENASCE NEGRONuma encruza consigo mesmo, onde cada viela indica uma face de sua negritude, a travessia só aponta um caminho: oreencontro e reapropriação de seu corpo, sexo, ancestralidade e criação de sua relação com o mundo. Gbé ou Quando o CorpoRenasce Negro, propõe um manifesto físico ritual do instante em que o sujeito negro se torna negro.Com Edson Raphael.

X Dia 1/12, sábado, 20h.Auditório. 126 lugares. R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

MÚSICA

SHOWSSAMBA NA LINHA DO MAR O grupo apresenta a melodia e alegria das rodas de samba da Ilha de Itaparica (BA). Sob a liderança de Mestre Jaime de Mar Grande, os integrantes sustentam as raízes do samba de roda,trazendo no repertório a memória ancestral e o legado dos antigos mestres, referências presentes no álbum intitulado “Eu já canto há muitos anos”, lançado em 2018.Com Associação Cultural de Capuêra Angola Paraguassu.

X Dia 2 (feriado), sexta, das 17h às 18h30.Solário. 450 pessoas. Grátis.

MART’NALIA Nesse show especial, a cantora apresenta parte do repertório do DVD/CD Mart’nália em África (2010), lançado após a sua turnêem Luanda (Angola) e Maputo (Moçambique).Com Mart’nália (voz, cavaco, violão), Humberto Mirabelli(violão, guitarra, vocal), Kiko Horta (teclado, sanfona),Rodrigo Villa (contrabaixo), Macaco Branco (percussão),Theo Zagrae (bateria) e Analimar Ventapane (vocal).

X Dia 10, sábado, 20h.Ginásio. 1.100 pessoas. R$40,00 R$ 20,00 R$12,00

8

Page 9: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

RODA GIRA: O SAMBA DE RODA E A RODA DE RAP A roda propõe o encontro de manifestações tradicionais econtemporâneas do samba de roda e do hip-hop produzidos na cidade e região entremeadas por mediações culturais dos mestres de cerimônia.Com Mestres Pantera (Centro Cultural Escravo Senzala),Raimundinho (Grupo de Capoeira Angola Filhos do Sol), Seu Nego (Moçambique Pedramar), Kamaleão e Andorinha (Projeto Bom Balaio - Grupo Bantos de Capoeira), Dany Kriola (Coletivo de Mulheres Nandi), Coletivo Triluna, MC Meire D’Origem, MC Sales, MC Ice e DJ TeJota. Mestres de Cerimônia: Betinho Zulu e Shiva Carolina.

XDia 15 (feriado), quinta, 15h.Solário. Grátis.

ABANÃ ORIN A apresentação mescla canto lírico, dança e as linguagensmusicais clássica europeia e a a afro-brasileira, com o objetivo de retratar o universo mitológico dos orixás ere-interpretar o repertório sacro afro-brasileiro. Abanã: palavra tupi-guarani quesignifica “gente de cabelo forte ou duro” e Orin: palavra yorubá que significa “cantiga”.Com Marly Montoni (soprano), Paula Duarte (flauta), MarianaCorado Pilatos (violino), Cá Raiza (viola), Érica Beatriz Navarro (violoncelo), Di Ganzá (violão e arranjos) e Jackie Cunha (percussionista convidada).

XDia 17, sábado, 20h.Auditório. 126 lugares. R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

OFICINACONSTRUÇÃO DE TAMBORES E TOQUES TRADICIONAIS AFRO A transmissão de saberes ancestrais afro-brasileiros por meio dos polôs: tambores construídos com bambu gigante, aro de metal, corda e pele animal. São de fácil manuseio e manejo e produzem toques tradicionais como Angola e Jeje.Com Tata Orokzala.

X De 10/11 a 1/12, sábados, das 10h30 às 13h30.Sala de Múltiplo Uso. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

R$20,00 R$ 10,00 R$5,00

TEATRO

ESPETÁCULOCONTOS NEGREIROS DO BRASILO espetáculo-documentário aborda a condição real e atual da negra e do negro no Brasil e leva o público a presentificar índicesestatísticos, contextualizados com cenas que reproduzem dores, paixões, medos, alegrias e angústias. A carne negra é exposta em suas dimensões e experiências reais, sociais e culturais. Texto de Marcelino Freire. Direção de Fernando Philbert.Com Aline Borges, Marcelo Dias, Rodrigo França, Milton Filho e Valéria Monã.

X Dia 9, sexta, 21h.Auditório. 126 lugares. R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

CONTAÇÃO DE HISTÓRIABANZOContação performática que, por meio da legitimação,valorização e conscientização da história dos negros no Brasil,propõe diálogos e interações com o público. Busca difundir uma arte negra contemporânea, com raízes e práticas afetivas e ancestrais por meio de fragmentos de imaginários negros, tendo como ponto de partida o “banzo”, nome dado ao sentimento de nostalgia, tristeza, saudades de sua pátria, costumes familiares e principalmente de sua liberdade, que osnegros africanos escravizados sentiam ao serem tirados de seu país de origem.Com AGÔ Performances Negras.

X Dia 24, sábado, 15h.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

TECNOLOGIAS E ARTES

SESSÃO DE JOGOSDIVERSIDADE E REPRESENTATIVIDADE NOS GAMESDurante a atividade serão disponibilizados jogos com vários graus de dificuldade e especialmente escolhidos por terem, como protagonista, personagens negros.Com Renato Munhoz.

X Dia 24, sábado, das 14h30 às 16h30, com sessões a cada 30 minutos.Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência. 7 anos.

9

Page 10: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

JOVENS

PASSEIOJUVENTUDES PERIFÉRICAS: PRODUÇÃO CULTURAL, RESISTÊNCIA E IDENTIDADESRoda de conversa sobre as diversas formas de participação social de jovens que se encontram em perspectivas periféricas e que protagonizam ações a partir dessa realidade.Com Larissa Montag, vencedora do prêmio jovem de literatura negra em 2017; e João Batista Magalhães - JB, rapper e compositor de São José dos Campos. Mediação de Patricia Grecco, técnica de programação no Sesc São José dos Campos.

X Dia 29, quinta, 19h30. Convivência. 450 pessoas. Grátis.

AÇÕES PARA CIDADANIA

PALESTRAA RAZÃO E A BARBÁRIE DO RACISMOO encontro aborda a organização da sociedade atual, que promove um gueto de excluídos do sistema e da vidaque perverte qualquer vestígio de racionalidade que o mundo moderno assume ter desde sua criação. Se o termo “bárbaro” era usado para designar aqueles que não compartilhavam da cultura “civilizada”, hoje a figura não muda de sentido, apenas de processo. Em um mundo globalizado, a barbárie seapresenta como a falta de

acesso, imposta ou não, à tecnologia, à educação, à cultura, à propriedade, e se manifesta na violência cotidiana objetiva e simbólica que assola corpos e mentes. Nesse sentido, o racismo se manifesta como mais um dos mecanismos violadores de corpos e espaços, brancos enegros, e é esse o debate.Com Jaqueline Conceição.

X Dia 6, terça, das 19h às 22h.Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

BATE-PAPO COM DESFILEROUPA E AUTOAFIRMAÇÃO DE REFUGIADOS NO BRASILO bate-papo discute a importância da moda africana para a afirmação cultural, com um desfile de criações produzidas pelosestilistas Diamou Fallou Diop e Maycon Clinton Silcha, seguido por comentários.Com a estilista senegalesa Diamou Diop e o produtor de moda angolano Maycon Clinton Silcha.

X Dia 20, terça, das 18h30 às 21h30.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

BATE-PAPOFALA COM MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS REAIS E VIRTUAIS DA REALIDADE“Lugar de mulher é onde ela quiser!” é o ponto de partida do diálogo em torno da fala com mulheres negras e não negras em seus diversos espaços físicos, psíquicos e virtuais de atuaçãopessoal, profissional, pública e cidadã. O bate-papo pretende abordar camadas da existência a partir do

cruzamento de realidades destas mulheres que vivem na cidade e região com outros panoramas.Com Luelle Brito, Rosa Miranda e Rosa Scaquetti.Mediação de Luciana Brauna.

X Dia 22, quinta, das 19h30 às 22h.Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

WORKSHOPLABORATÓRIO DE PRODUÇÃO CULTURAL NEGRALaboratório para compartilhar experiências no cenário da produção cultural negra, entendendo o contexto histórico e as várias formas de fazer arte e cultura, respeitando as diversidades e agregando os valores construídos de cada indivíduo e grupo, igualmente com os saberesancestrais e diaspóricos da cultura negra. A Cresparia Soluções Pretas irá facilitar e articular diálogos entre diferentes grupos e atividades, bem como incentivar debates sobre políticas de incentivos e tecnologias para a produção cultural negra, possibilitando emancipação, empoderamento e despertando possibilidades.Com Rosyane Silwa e João Paulo Manfio (Cresparia Soluções Pretas).

X Dias 27 e 28, terça e quarta, das 19h30 às 22h.Oficina. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

10

Page 11: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

ALIMENTAÇÃO

OFICINAQUILOMBO, A COR DO SABOR Nesta oficina a chef Paula Leite apresentará preparações com entrada, prato principal e sobremesa, com ingredientes dequilombos de mar e sertão, juntamente com Solange Barbosa, que irá contextualizar as receitas, resgatando a influência dasraízes africanas na cozinha nordestina.Com Paula Leite, fundadora e consultora do Restaurante Mo em Barra Grande (PI); e Solange Barbosa, licenciada em história e consultora da UNESCO para o programa Rota do Escravo.

X Dia 7, quarta, das 19h30 às 21h30.Oficina. Grátis. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

LITERATURA

SARAU DA CAPOEIRASarau Musical da Capoeira, traz a junção de culturas tradicionais de matriz africana como: a capoeira, samba de roda, jongo, o maculelê, o rap, a dança afro brasileira em uma mistura poética que celebra a palavra, por meio de ritmos da afro brasileiros e batucadas. Com uma formação de artistas negros na afirmação da execução da cultura negra pelo próprio negro, em sua representatividade, que buscam fomentar a oralidade às novas gerações

X Dia 24, sábado, às 17h.Solário. 650 pessoas. Grátis.

TURISMO

PASSEIOSÃO PAULO AFROA cultura afro é uma das bases das tradições brasileiras e muito presente também na vida da cidade de São Paulo. Suas manifestações estão em toda parte e enriquecem a cultura local com os ritmos, crenças e costumes que realçam a diversidadeda capital. O roteiro inclui visita a um centro do Candomblé, com oficina da comida sagrada dos Orixás e Museu Afro Brasil,abordando as tradições de origem africana. Almoço e ingresso inclusos.

X Dia 18, domingo, 7h30.Inscrições na Central de Atendimento. Consulte disponibilidade.(Inteira)R$ 203,00 (MIS)R$ 149,00 (Credencial Plena)R$ 135,00.

Foto

: Pix

abay

11

Page 12: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

música

SAMBA NA LINHA DO MARO grupo traz ritmos, melodias e a alegria das rodas de samba da Ilha de Itaparica (BA). Sob a regência de Mestre Jaime de Mar Grande, o grupo sustenta as raízes do samba de roda em um repertório pautado na memória ancestral dos mestres dessa manifestação cultural, a partir de seu álbum intitulado “Eu já canto há muitos anos”.Com Samba de Roda de Paraguassu.

X Dia 2 (feriado), sexta, 17h.Solário. 650 pessoas. Grátis.

BRUNÊRAO cantor e compositor apresenta o projeto Quatro Cordis (quatro corações). Trata-se de um álbum quádruplo (4 discos com 10 músicas autorais e inéditas cada). Cada volume dessa tetralogia apresenta um percurso narrativo que ilustra uma das quatro fases das relações amorosas, sempre associadas a uma

identidade cromática: “O Encanto é Vermelho”, “O Encontro é Amarelo”, “O Desencontro é Azul” e “O Reencontro é Verde”. Com Brunêra (voz e violão), Jota Erre e Chrys Galante (percussões).

X Dia 3, sábado, 18h.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

DUO PASSACALHAO Duo, formado por Iara Ungarelli (viola de gamba e voz) e Guilherme de Camargo (cordas dedilhadas) apresenta o concerto The Ambergreen Project. O repertório é baseado na música através do tempo e do espaço, dentro do universo da chamada música historicamente orientada, utilizando instrumentos antigos e modernos, como a viola da gamba, baixo e sopranino, alaúdes, guitarra barroca e elétrica, teorba e violão de aço, além da voz.

X Dia 3, sábado, 20h.Auditório. 126 lugares. R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

TERRA PRETAA apresentação consiste na valorização da tradição dos ritos populares dos antigos coretos instalados nos centros urbanos e nas cidades do interior. O coreto é um lugar de encontro que tem em sua essência promover o entretenimento das pessoas ao seu redor. O repertório instrumental reverencia a força rítmica e estética das manifestações populares brasileiras. A narrativa e a dança fazem parte do espetáculo, aproximando o público desse universo cultural. Com Orquestra HUMANAÇÃO Popular.

X Dia 15 (feriado), quinta, 17h30.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

Foto

: M

aria

Líd

ia

12

Page 13: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

ARTO LINDSAYO compositor, produtor e performer americano gravou discos solo e outros com as bandas DNA, Lounge Lizards, Golden Palominos e Ambitious Lovers. Produziu discos de Caetano Veloso, Marisa Monte, David Byrne e Ilê Aiyê, entre outros. Neste show apresenta o álbum ‘Cuidado Madame’, com referências de arranjos mais simples até o noise rock. Com Arto Lindsay (guitarra e voz), Melvin Gibbs (contrabaixo), Paul Wilson (teclados), Marivaldo Paim (percussão) e Kassa Overall (bateria).Esta atividade integra o Mês da Música, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

X Dia 16, sexta, 21h.Local: Centro Cultural Clemente Gomes - Parque da Cidade - Av. Olivo Gomes, nº 100, São José dos Campos. Grátis.

JOSYARAA cantora e compositora mostra os temas de ‘Uni Verso’, seu primeiro trabalho solo, lançado em 2012. Influenciada por artistas como Gal Costa, Chico César, Caetano Veloso e Belchior, cria arranjos que transitam entre os ritmos brasileiros de diversas regiões, principalmente do sertão.

X Dia 17, sábado, 18h.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

CASA DO JAZZSérie de shows que apresenta ao público diferentes vertentes do Jazz em fusão com a MPB. A Banda do trompetista Chico Oliveira convida um músico diferente a cada encontro. Sextas, 19h30.Convivência. Grátis.

CHICO OLIVEIRA CONVIDA BOCATO E CAMILA RONZAO trombonista Bocato tocou com artistas como Arrigo Barnabé, Itamar Assunção, Elis Regina, Rita Lee, Ney Matogrosso, Roberto Carlos e outros. Desde 1998, tem se apresentado em diversos festivais de jazz pelo mundo. Camila Ronza, cantora de jazz, recebeu um prêmio de bolsa de estudos da Fundação Cultural Grammy Latino. Integrando o Coral Jovem do Estado de São Paulo, participou da turnê com o tenor italiano Andrea Boccelli e do Festival Sesc de Música de Câmara com a harpista suíça Arinna Savall.

X Dia 9.

CHICO OLIVEIRA CONVIDA TONINHO FERRAGUTTIToninho Ferragutti é acoreonista, compositor e arranjador. Possui 9 CDs autorais e duas indicações ao Latin Grammy. Entre seus trabalhos mais recentes estão apresentações com Quinteto de Cordas no Festival de Música de Câmara do Sesc, shows com Liliana Herrero no Teatro Tecnópolis (Buenos Aires/Argentina) e no Carnegie Hall com Gilberto Gil (New York/USA).

X Dia 16.

CHICO OLIVEIRA CONVIDA PROVETAProveta, clarinestista e saxofonista, aprendeu as notas musicais antes das letras do alfabeto. Aos 6 anos tocava clarinete na banda de sua cidade. Passou depois a tocar no conjunto liderado por seu pai, o tecladista e acordeonista Geraldo Azevedo. Aos dezesseis anos já integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca. Acompanhou artistas como Milton Nascimento, Gal Costa, Raul Seixas, Jane Duboc, Joyce, Maurício Carrilho, Yamandú Costa, e também artistas internacionais como Natalie Cole, Ray Conniff e Sadao Watanabe.

X Dia 23.

CHICO OLIVEIRACONVIDA WALMIR GILBacharel em trompete pela Mozarteum Paulista, Walmir Gil começou a tocar trompa aos 10 anos na banda de música Lira Musical Pedro Salgado, em São Paulo. Percorreu o caminho que a grande maioria dos músicos percorre: tocando em bailes, casas noturnas e acompanhando artistas. Integrou bandas de consagrados artistas, entre elas Ângela Maria, Djavan, Guinga, César Camargo Mariano, Simone e Fafá de Belém, além de nomes internacionais como Anita O’Day, Bobby Short e Benny Carter.

X Dia 30.

Confira outras apresentações musicais na páginas 8 e 9.

13

Page 14: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

cinema e vídeo

MINHA VIDA DE ABOBRINHAUm menino solitário de 10 anos tem o apelido de Abobrinha. Ele precisa ir para um orfanato e tem que se adaptar à nova vida. Introvertido, o garoto tenta se aproximar das outras crianças, mas isso não é fácil. Tem como apoio a amizade de um policial.Direção: Claude Barras | França, Suíça - 2017 | Animação - 66 min. | Dublado.

X Dia 2 (feriado), sexta, 15h.Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. A partir de 5 anos.

Retirada de IngressosA partir das 16h30: somente para Credencial Plena; Credencial Atividade e MIS. A partir 17h: Credencial Plena; Credencial Atividade; MIS e demais interessados, havendo disponibilidade. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.Auditório. 126 lugares. Grátis.

HILDA HILST PEDE CONTATOHilda Hilst, escritora, poeta e dramaturga, é considerada pela crítica especializada uma das mais importantes vozes da língua portuguesa do século XX. Com arquivos pessoais inéditos, depoimentos, encontros e intervenções, o filme revela sua memória e presença na Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas. A voz de Hilda Hilst em gravações realizadas entre 1974 e 1979, em busca de contato com o além, é o fio condutor do filme, que acaba por se oferecer como um canal de comunicação, tão almejado pela escritora: “Vocês, mortos, vivem?”Direção: Gabriela Greeb | Brasil - 2018 | Documentário - 105 min.

X Dia 4, domingo, 18h.

DIPLOMACIAEm agosto de 1944, no contexto da Segunda Guerra Mundial, o general alemão Dietrich von Choltitz está em Paris sob ordens do Terceiro Reich com a missão de comandar a explosão da capital francesa. Até que, no meio da noite, recebe a visita inesperada do cônsul geral da Suécia, que tentará convencê-lo a livrar a cidade do destino trágico planejado pelos alemães.Direção: Volker Schlöndorff | França, Alemanha - 2016 | Histórico, drama - 85 min.

X Dia 11, domingo, 18h.

Foto

: D

ivul

gaçã

o -

Pedr

o e

Inês

: O a

mor

não

Des

cans

a

14

Page 15: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA - ITINERÂNCIA 2018Auditório. 126 lugares.R$12,00 R$ 6,00 Grátis

3 FACESA renomada atriz Behnaz Jafari fica perturbada com o pedido de ajuda, em vídeo, de uma garota provinciana - proibida por sua família de prosseguir com seus estudos. Behnaz pede ao amigo Jafar Panahi para ajudá-la a resolver o mistério dos problemas da menina. Os dois viajam de carro para a aldeia da jovem e logo descobrem que as velhas tradições são difíceis de serem cumpridas.Se Rokh | Irã | 2018 | Cor | 100 min | Ficção.

XDia 15 (feriado), quinta, 18h.

PEDRO E INÊS: O AMOR NÃO DESCANSA Inspirado na conhecida história de Pedro I e Inês de Castro, o filme apresenta Pedro - um homem internado num hospital psiquiátrico por viajar de carro com o cadáver da sua amada Inês para transformá-la em rainha depois de morta. O filme recorda, simultaneamente, as vidas de Pedro de Portugal, na Idade Média, Pedro Bravo, no presente, e Pedro Rey, em um futuro distópico.Pedro e Inês | Portugal, Brasil, França | 2018 | Cor | 120 min | Ficção.

XDia 18, domingo, 18h.

A COSTUREIRA DOS SONHOSEm Mumbai, na Índia, a jovem viúva Ratna trabalha como serva de Ashwin, um homem de uma família rica. Ashwin parece ter tudo, mas Ratna percebe que ele desistiu de seus objetivos e está um pouco perdido. Ela, que parece não ter nada, vive cheia de esperanças e se esforça para realizar seus sonhos. À medida que esses mundos colidem, a barreira entre os dois parece se tornar intransponível. Sir | França, Índia | 2018 | Cor | 99 min | Ficção.

XDia 23, sexta, 21h.

CULPAEm uma delegacia na Dinamarca, o policial Asger Holm está cuidando das chamadas de emergência nesta noite. Seu turno está quase no fim. Ele atende uma ligação de uma mulher sequestrada. Quando a ligação é desligada repentinamente, começa a busca pela vítima e seu sequestrador. Com o telefone como sua única ferramenta, Holm entra numa corrida contra o tempo para salvar a mulher. Ele logo percebe, porém, que está lidando com um crime muito maior do que pensava. Den Skyldige | Dinamarca | 2018 | Cor | 90 min | Ficção.

XDia 25, domingo, 18h.

GUERRA FRIAUma história de amor entre duas pessoas de origens distintas e temperamentos diferentes, fatalmente incompatíveis, mas ainda assim fatalmente condenadas uma à outra. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria na década de 1950 na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e em Paris, o filme retrata um amor impossível em tempos impossíveis.Zimna Wojna | Polônia, França, Reino Unido | 2018 | P/B | 84 min | Ficção.

XDia 30, sexta, 21h.

UTØYA - 22 DE JULHOEm 22 de julho de 2011, mais de 500 jovens em um acampamento político de verão em uma ilha nos arredores de Oslo foram atacados por um extremista armado. Mais cedo naquele dia ele bombardeou um prédio do governo em Oslo antes de seguir para a ilha de Utøya. Uma adolescente luta para sobreviver e encontrar sua irmã mais nova durante o assassinato em massa.Utøya 22. Juli | Noruega | 2018| Cor | 92 min | Ficção.

XDia 2/12, domingo, 18h.

15

Page 16: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

dança

ABACADÁ (2009) E ZIGGY: TRIBUTO A DAVID BOWIE (2016)Para a criação desta nova coreografia no ano de 2016, Hulda Bittencourt chamou o renomado coreógrafo, professor e bailarino brasileiro Mário Nascimento que, além de ser um respeitado e premiado nome da dança, assina outras obras do repertório da Cisne Negro Cia. de Dança. Serão apresentadas duas coreografias, Abacadá e Ziggy. Abacadá é simplesmente a representação básica da estrutura formal da composição, um tradicional Rondó. A dança reflete esta dinâmica musical, tendo para cada parte contrastante um solo ou duo improvisado, valorizando o diálogo ativo

entre músicos e bailarinos. Ziggy é baseado na discografia de um ícone da música mundial, David Bowie.A Cisne Negro Cia. de Dança, sob a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, tem 41 anos de existência e é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país. Os trabalhos da Cia. Cisne Negro se inserem no panorama contemporâneo da dança ocidental e, consequentemente, desde o início, trabalha com coreógrafos jovens e inovadores.

XDia 24, sábado, 20h.Ginásio. 400 lugares. R$20,00 R$ 10,00 R$6,00

Confira outras apresentações de dança na pág 8 Confira a roda de conversa Juventudes Periféricas

na pág. 10.

RADARAtividades voltadas ao público jovem, de 13 a 29 anos. A convivência, o diálogo e a troca de experiências, por meio de diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e tecnologias, bem como o acesso às informações e fortalecimento de relações afinadas com seus interesses, permeiam o projeto.

OFICINASTICKER ARTSticker Art é uma modalidade de arte urbana. Seu nome pode ser traduzido como arte com etiquetas adesivas. É uma manifestação da arte pós-moderna popularizada na década de 1990 por grupos urbanos ligados à cultura alternativa. A oficina tem como objetivo apresentar o que é o sticker art, suas diferentes técnicas e incentivar a criatividade do público jovem. Com Fernanda Segolin, ilustradora e designer gráfica formada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, criadora da empresa Virei Almofada.

X Dia 24, sábado, das 13h às 16h.Oficina. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

jovens

Foto

: Tom

as K

olis

ch J

r

16

Page 17: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Confira o Sarau da Capoeira na pág. 11. Confira a sessão de jogos Diversidade e

Representatividade nos Games na pág. 9.

literatura

INTERVENÇÃO LITERÁRIASEMEADORESPercorrendo diversos lugares com um carrinho de sementes e livros, dois semeadores plantam flores e frutos, e também histórias, contos, poemas e poesias nos corações das pessoas. Eles oferecem pequenas sementes, com um poema em um papel, para que o público as plante em suas casas e se lembre do que viveu ali por alguns minutos.Com a Cia. O Curioso.

X Dia 15 (feriado), quinta, das 11h às 12h e das 13h30 às 14h30.Convivência. 450 pessoas. Grátis.

DEZEMBRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAAS ANTIPRINCESAS: CLARICE LISPECTORSuas palavras, sonhos e ousadia abriram novos caminhos na literatura brasileira. Apresentamos uma Clarice audaciosa, divertida e instigante como o mar que sempre a inspirou. Histórias baseadas nos livros da Coleção Antiprincesas, da autora Nadia Fink, jornalista e escritora argentina.Com a Cia. Luarnoar.

X Dia 1/12, sábado, das 14h30 às 15h30.Sala de Leitura. Grátis.

tecnologias e artes

DESIGN E POSSIBILIDADESProjeto que tem o objetivo de desenvolver diversos saberes ligados ao Design. Até novembro de 2018.

CURSOPROCESSOS CRIATIVOS EM DESIGN GRÁFICO E DE MARCASO objetivo é incentivar o processo da pesquisa “in loco” como grande estimulador da criatividade, explorando o panorama das soluções criativas já incorporadas à história do design. Ao final do curso os participantes serão incentivados a produzir um projeto contemplando o conteúdo dado.Com Magno Silveira, designer e artista plástico. Estudou desenho na Fundação Mineira de Arte e Pintura e na Fundação Escola Guignard, ambas em Belo Horizonte.

X De 20 a 29, terças e quintas, das 19h às 22h.Espaço Tecnologias e Artes. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

R$20,00 R$ 10,00 R$6,00

OFICINASPACE INVADERS RETRÔA atividade é voltada a leigos em eletrônica e programação que tenham interesse por consoles de jogos. Neste projeto será montado um console portátil que projeta imagens em um monitor VGA comum, permitindo jogar o famoso Space Invaders em uma versão retrô da década de 80.

Com Rodrigo Corbera. Formado em computação, atualmente dedica parte de seu tempo a projetos eletrônicos audiovisuais de baixo custo que possam ser construídos dentro de uma linha Maker.

X Dia 22, quinta, das 14h30 às 17h30.Espaço Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

DEZEMBRO

OFICINAMARMORIZAÇÃO DE PAPÉIS A marmorização é uma técnica que consiste em desenhar sobre superfície aquosa com tintas e criar diferentes padrões, que serão transferidos para o papel. As possibilidades de criação são infinitas e pessoais.Com Dani Akemi, fotógrafa, artesã e designer formada no Centro Universitário Belas Artes.

X Dias 5 e 6/12, quarta e quinta, das 14h30 às 17h30.Oficina. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 20/11.

R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

17

Page 18: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

crianças

RECREAÇÃO

ESPAÇO DE BRINCAREspaço voltado para crianças e seus responsáveis brincarem juntos.Com Instrutores do Sesc.

X De 03 a 25, sábados, das 13h30 às 17h e domingos, das 13h30 às 16h.

X Dia 02, sexta, e dia 15, quinta, das 13h30 às 17h.Espaço Corpo e Arte, Oficina e Solário. De 0 a 6 anos.

QUINTAL DEBRINCADEIRASEspaço para experiências lúdicas e vivências motoras que proporcionam o brincar entre crianças e suas famílias. Com Instrutores do Sesc.

X De 03 a 25, sábados e domingos, das 17h30 às 18h30.

X Dia 02, sexta, e dia 15, quinta, das 17h30 às 18h30.Praça e Ginásio. Grátis.

BOCA, PRA QUE TE QUERO?

OFICINASLABORATÓRIO CULINÁRIO: ALQUIMIA DE SABORES E TEXTURAS!As crianças, como pequenos cientistas, são desafiadas a explorar as poderosas habilidades da boca na descoberta dos sabores e texturas dos alimentos por meio de jogos e brincadeiras lúdicas.Com Pape e Brinque.

X Dia 3, sábado, das 14h30 às 16h30.Oficina. Para crianças de 4 a 12 anosGrátis. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

SABORES DO NORTENa oficina serão apresentados alimentos da região norte do Brasil, como as frutas cupuaçu, bacuri, tucumã, ingá e açaí. Também será preparada uma receita com um ingrediente de raiz.Com Jane Glebia, nutricionista, gastróloga com especialização em

cozinha brasileira. X Dia 1/12, sábado, das 14h30

às 16h30.Oficina. De 6 a 10 anos. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 24/11. R$7,50 Grátis

PRIMEIROS VÍNCULOS

BATE-PAPOMEU BEBÊ NASCEU, E AGORA?Padrões de sono, choro, refluxos patológico x fisiológico, questões de segurança. Esses são alguns dos assuntos que serão abordados durante o encontro, além do esclarecimento das principais dúvidas das mães e dos pais. Com Mônica Rodrigues Damasceno, pediatra especializada pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

X Dia 24, sábado, das 10h30 às 12h.Oficina. Grátis. Senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.

Confira outras programações para crianças nas páginas 6 e 7.

Foto

: Nat

alia

Ang

elie

ri-

Vir

alat

as -

O M

usic

al

18

Page 19: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

TEATROCrianças menores de 12 anos não pagam a entrada. É necessário estar acompanhada por um responsável e retirar ingresso na Central de Atendimento.

PÉS DESCALÇOSA história narra o encontro de um menino e uma menina e da criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um simples tanque de areia. Um mundo sem muros e com os pés descalços. Com o Grupo Morpheus Teatro.

X Dia 4, domingo, 15h.Auditório. 126 lugares. 3 anos.R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

PERERÊ-EM BUSCA DO SACI A história narra a aventura de um menino que, incentivado por Sinhá, vai em busca do saci. Segundo Sinhá, só o moleque Saci pode ajudar o menino a resolver seu problema: trazer de volta a alegria para seus pais e consequentemente para sua família. A peça ganhou o prêmio de melhor espetáculo infantil no III Festival de Teatro Cidade de São Paulo em 2011.Com a Cia. Dom Caixote.

X Dia 11, domingo, 15h.Auditório. 126 lugares. 4 anos.R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

NÓS, OS ANIMAIS A vivência propõe a realização de uma dinâmica lúdica e experimental, em que crianças e adultos poderão vivenciar conjuntamente sensações,

fragmentos e traços de uma corporalidade animal. Através do uso dos sentidos, ações, fluxos coletivos, as performers do OPOVOEMPÉ conduzirão uma experiência coletiva, que deve acontecer em diferentes estações simultâneas, sob forma não impositiva,em diálogo com ancestralidades negras.Com OPOVOEMPÉ.

X Dia 11, domingo, das 16h30 às 17h30. Praça. 450 pessoas. Grátis.

VIRALATAS - O MUSICALO espetáculo conta a história de Fifi, uma cachorrinha de raça que acaba em uma grande enrascada por causa de seus novos amigos vira-latas. Por esse motivo sua dona resolve devolvê-la ao Pet Shop. Arrependidos, os colegas criam um plano para resgatar a amiguinha Fifi. Com a Cia. Viradalata.

X Dia 25, domingo, 15h.Auditório. 126 lugares. 3 anos.R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

VASSILISA, A SABIDABaseado num conto tradicional russo, o espetáculo conta a história da heroína que, forçada por sua madrasta, tem que entrar na floresta escura em busca do fogo que se encontra na casa da terrível bruxa Baba Yaga. Nesta jornada, o único objeto que Vassilisa possui, e que a conforta, é uma bonequinha herdada de sua mãe.Com a Cia. Teatro Por Um Triz.

X Dia 2/12, domingo, 15h.Auditório. 126 lugares. 3 anos.R$17,00 R$ 8,50 R$5,00

circo

PIOLIN A história do palhaço que nasceu num picadeiro e morreu engasgado com uma bala. O que acontece naquela fração de segundo que antecede a morte? O que parte? O que fica? Neste pequeno instante, o palhaço revive memórias que passam diante de seus olhos e são refletidas no espelho de seu camarim, trazendo a sensação de que, enquanto se está sob a lona do circo, o tempo é infinito.Com a Cia. Lúdicos de Teatro Popular.

XDia 4, domingo, 16h30.Praça. 450 pessoas. Grátis.

Confira o espetáculo MJIBA- A Boneca Guerreira

na pág. 7.

19

Page 20: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

meioambiente

IDEIAS E AÇÕES PARA UM NOVO TEMPOApresentação de ideias, iniciativas e práticas voltadas à proteção do ambiente e das pessoas, por meio do compartilhamento de experiências sociais relevantes vinculadas à agenda da sustentabilidade.

OFICINAJÁ PRA FORA! A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR COM A NATUREZAO que acontece quando criança e natureza crescem juntas? É possível existir uma relação entre criança e natureza nas grandes cidades? Para pensar nestas questões, este curso foi desenhado com diferentes momentos: vivências e rodas de conversa. Com Ana Carol Thomé, pedagoga, especialista em Psicomotricidade e Educação Lúdica. Idealizou e coordena o programa “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã.

XDias 8 e 11, quinta, das 19h às 22h; domingo, das 10h30 às 13h30.Sala de Múltiplo Uso e Oficina. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/11.

alimentação

PALESTRAPROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DO CARDÁPIOA alimentação irregular tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças crônico-degenerativas no Brasil, como o diabetes e a hipertensão. Mas será que todos sabem planejar adequadamente sua refeição? Ou montar um cardápio equilibrado? A palestra visa orientar sobre escolhas alimentares saudáveis para um melhor equilíbrio de nutrientes que contribuam para a promoção da saúde.Com Stéfani Gusmão, nutricionista e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional.

XDia 21, quarta, das 14h às 15h30.Auditório. 126 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.

DEZEMBRO

OFICINACULINÁRIA DO NORTE DO BRASIL: INGREDIENTES DE RAIZÉ na região norte do Brasil que encontramos a maior referência de culinária Indígena com preparações culinárias emblemáticas e que influenciaram fortemente na formação da cozinha brasileira. Nesta oficina serão preparados o tradicional Tacacá e a Maniçoba, acompanhados por um suco de cupuaçu.Com Jane Glebia, nutricionista, gastróloga com especialização em cozinha brasileira.

XDia 19/12, quarta, das 19h30 às 21h30.Oficina. Grátis. Senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Confira a oficina Quilombo, a cor do sabor na pág. 11.

Foto

: Bon

nutr

i20

Page 21: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

idosos

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS

Programa do Sesc São Paulo voltado ao cidadão acima de 60 anos. Oferece atividades artísticas, físicas e sociais com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com novas gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.Inscrições na Central de Atendimento.60 anos.

ARTE E EXPRESSÃO

EXPERIMENTAÇÕES VOCAISExploração de técnicas vocais e de memorização de letras, com exercícios que estimulam a consciência corporal. Com o Maestro Rafael Braga.

X Até 30/4/2019, terças, das 15h às 17h.Auditório. Grátis. Verificar disponibilidade de vagas na Central de Atendimento. 60 anos.

VALORIZAÇÃO SOCIALAções e projetos que contribuem para a inserção produtiva de pessoas e grupos, orientados por relações sociais mais justas.

ENCONTRO CULTURALEncontro com participação de crianças e jovens do Projeto Guri - Polo Dom Pedro I, encerrando um ciclo de oficinas de diferentes linguagens artísticas realizadas na programação de Valorização Social. Com mediação do Coletivo Perifatividade.

X Dia 14, quarta, das 15h às 17h.Auditório. 126 lugares. Grátis.

ações paracidadania

Foto

: Div

ulga

ção

21

Page 22: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

PROGRAMAÇÃONOVEMBRO/DEZEMBRO-18/JANEIRO-19

ARTE E SABORES DE PIRACICABAPiracicaba (SP)Dia 24 de novembro. Saída às 6h30.Inscrições a partir do dia 04/11, às 10h, na Central de Atendimento.

Há 20 anos a família Assarisse fabrica produtos derivados do milho verde, experiência da qual nasceu a Fábrica de Pamonha. Além das tradicionais pamonhas, oferecem curau, cuscuz, sequilho, suco, bolo e fubá. Nessa visita os participantes poderão identificar as lavouras desse cereal, cultivadas e destinadas exclusivamente aos produtos ali gerados. Serão abordados também aspectos históricos do consumo do milho e as variedades na sua utilização. No período da tarde, visita à Bienal Naïfs do Brasil, no Sesc Piracicaba, uma das principais mostras de arte popular do país e que em sua 14ª edição conta com a participação de artistas oriundos de 23 estados brasileiros. Almoço incluso.

24/1

1

Silv

ia B

alad

y

Todos os roteiros do Sesc incluem acompanhamento de guia credenciado pelo Ministério do Turismo, transporte e seguro de acidentes pessoais. Lanche, almoço, ingressos e passeios, conforme o destino e condições do roteiro. Todos os preços são individuais. Para a inscrição e embarque é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.

SÃO PAULO AFROSão Paulo (SP)Dia 18 de novembro. Saída às 7h30.Consulte disponibilidade de vagas na Central de Atendimento.

Este passeio compõe a programação do Projeto Negritude: vozes e olhares da diversidade negra.

A cultura afro é uma das bases das tradições brasileiras e é muito presente na vida da cidade de São Paulo. Suas manifestações estão em toda parte e enriquecem a cultura local com os ritmos, crenças e costumes que realçam a diversidade da capital. O roteiro inclui visita a um centro do Candomblé, com oficina da comida sagrada dos Orixás e ao Museu Afro Brasil, abordando as tradições de origem africana. Almoço e ingresso inclusos.

18/1

1Nel

son

Kon

A vacina contra febre amarela é a forma mais segura de proteger-se contra a doença. Se você vai viajar para uma área de risco, sugerimos que se vacine, lembrando que a imunização só é efetiva 10 dias após aplicação da vacina. A vacinação é gratuita e está disponível na rede pública de saúde. Mais informações sobre a doença, a forma de transmissão e os locais de risco podem ser encontradas no sítio eletrônico do Ministério da Saúde.

22

Page 23: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

CAPITAL DAS SERESTAS E SERENATASConservatória (RJ)De 30 de novembro a 02 de dezembro. Saída às 8h.Consulte disponibilidade de vagas na Central de Atendimento.Roteiro realizado em coadjuvância com o Sesc Taubaté.

A música de seresta, entoada entre ruas com seus casarões históricos, faz de Conservatória um importante destino cultural na Serra Fluminense. Cantores e músicos apreciadores da boa música brasileira encontram-se no Museu do Seresteiro para então percorrer as ruas, cujas casas receberam o nome da canção preferida de seus proprietários. Visita a uma fazenda histórica, caminhada pelas ruas da cidade e participação na seresta. Hospedagem com pensão completa no Hotel Fazenda do Rochedo.

ENCANTOS NATURAIS: UM MERGULHO EM BONITOBonito (MS)De 25 de janeiro a 02 de fevereiro. Saída às 20h30.Inscrição para sorteio de 28/11, a partir das 13h30 a 02/12, até às 18h30 pelo Portal: sescsp.org.br ou na Central de Atendimento da Unidade. Resultado no Portal: sescsp.org.br no dia 07/12, a partir das 14h.Os sorteados deverão efetuar o pagamento até 12/12.Roteiro realizado em coadjuvância com o Sesc Taubaté.

Paraíso ecológico localizado no coração do Mato Grosso do Sul, a região de Bonito, na Serra da Bodoquena, encanta os visitantes com seus rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e aquários naturais. O roteiro inclui os principais atrativos da região e hospedagem no Sesc Bonito com meia pensão. Roteiro com caminhadas em trilhas e atividades que exigem boa condição física, indicado para maiores de 10 anos.

HISTÓRIA E NATUREZA NA ILHA ANCHIETAUbatuba (SP)Dia 16 de dezembro. Saída às 6h.Inscrições a partir do dia 25/11, às 10h, na Central de Atendimento.

O Parque Estadual da Ilha Anchieta, localizado no município de Ubatuba, possui diversas trilhas com diferentes graus de intensidade. Após traslado de escuna, a partir do Saco do Ribeira, visita à parte histórica da ilha nas ruínas do antigo presídio. Realização de trilhas para as praias do Sul, Prainha e parada para mergulho livre na praia do Flamengo. Almoço e ingresso inclusos. Roteiro com caminhadas em trilhas e atividades que exigem boa condição física, indicado para maiores de 10 anos.

30 a

2/1

225

/01

a 02

/02

16/1

2

Port

al S

esc

Port

al S

esc

Rodr

igo

Sant

os

Page 24: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

esporte eatividade

físicaempresas

Programa, dirigido às empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que oferece um “cardápio” de atividades para os funcionários. Informações e solicitações devem ser encaminhadas para [email protected]

PASSEIO DE UM DIA - SESC BERTIOGAPasseio ao Sesc Bertioga com a participação de representantes dos Rhs das empresas de São José dos Campos e Taubaté.

X Dia 18, domingo, 6h.Grátis.

VIVÊNCIA DE PARKOUROrientações sobre técnicas básicas da modalidade Parkour, atividade física que tem por objetivo a transposição de obstáculos em ambientes diversos, escalando, equilibrando e saltando.

X Dia 17, sábado, das 10h30 às 14h e das 16h às 18h30. Grátis. Ginásio. A partir de 7 anos.

OFICINA DE STÊNCIL GRAFFITIA atividade propõe um contato do público com a arte urbana. Os participantes terão a oportunidade de aprender, de forma dinâmica, a confeccionar um stêncil graffiti e aplicá-lo em um mural coletivo, que ao final do projeto transmitirá uma mensagem de conexão entre as artes urbanas.

X Dia 17, sábado, das 10h30 às 14h e das 16h30 às 18h30.Ginásio. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. A partir de 7 anos

INTERVENÇÕESMANIFESTOA apresentação traz a atmosfera de protesto dançante com elementos do comportamento humano e da sociedade contemporânea. Aborda questões relevantes como diversidade, tolerância e preconceito. O hip hop se faz presente por meio do Rap e das danças urbanas, criando uma estética diferenciada que convida o público a apreciar todo esse cenário por meio da música e da dança.Após a apresentação haverá uma Jam, onde o público será convidado a participar.Com Evolution Street Dance.

X Dia 17, sábado, das 15h às 16h30.Ginásio. Grátis.

Foto

: Pix

nioMovimentos

Urbanos24

Page 25: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

FESTIVAL DE BASQUETE 3X3Música, diversão e uma competição de Basquete 3x3 com o objetivo de difundir a prática do esporte e a integração entre os participantes nas seguintes categorias: masculino, feminino e misto. Desafios de habilidades e arremessos.

X Dia 18, domingo, das 10h30 às 14h.Quadra externa. Grátis. Inscrições no Setor de Esportes de 06 a 14/11.A partir de 13 anos. Vagas limitadas.

MANHÃ ZENPor meio de diferentes práticas corporais, os participantes exploram suas habilidades físicas e motoras, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

AULA ABERTATAI CHI CHUANArte marcial milenar chinesa que atua como um sistema integral de saúde. Seu método de ensino respeita cada um de seus praticantes, sendo considerada uma atividade física de baixo impacto. Com Thiago

William Barros, professor de Tai Chi Chuan formado pela Associação de Kung Fu Shaolin do Sul.

X Até o dia 25, domingos, das 10h30 às 12h.Espaço Corpo e Arte. Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

QUE JOGO É ESSE?

VIVÊNCIACORFEBOLO nome deriva da palavra holandesa “Korf”, que significa cesto. É um desporto parecido com o basquetebol e consiste em fazer passar uma bola, semelhante às usadas no futebol, através de um cesto colocado a 3,5 metros do chão. As equipes são compostas por oito jogadores e devem ser mistas. O contato físico não é permitido, assim como driblar ou correr com a bola. A ação consiste principalmente em passar a bola de mão em mão até se alcançar uma boa posição para lançamento.

X Dias 3 e 4, sábado e domingo, das 14h às 18h30.Ginásio. Grátis. A partir de 7 anos.

PRÁTICAS CORPORAISAtividades que valorizam o autocuidado, o autoconhecimento, a consciência dos limites corporais e a concentração.

YOGAPrática indiana com exercícios de respiração e posturas.Com Instrutores do Sesc.

XAté 28/12, terças e quintas, 14h30; quartas e sextas, 18h30.Espaço Corpo e Arte. Vagas limitadas. Informações e inscrições na Central de Atendimento.

YOGA - AULA ABERTAAula que apresenta exercícios e meditação para o equilíbrio do corpo e da mente, promovendo o autodesenvolvimento. A prática regular da atividade melhora o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório e digestivo, além de, fortalecer os músculos e desenvolver a flexibilidade.Com instrutores do Sesc

XDia 2 (feriado), sexta, das 10h30 às 12h.Ginásio. Grátis - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

TAI CHI CHUANATÉ O DIA 25

25

Page 26: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

PROGRAMA SESC DE ESPORTESA educação do esporte e para o esporte nas unidades do Sesc. Até 30/11. Grátis. Informações e inscrições na Central de Atendimento.

CURSOSESPORTE CRIANÇA 03 A 06 ANOSA proposta busca odesenvolvimento integral da criança por meio do brincar, explorando elementos como saltos e expressão corporal. Com instrutores do Sesc.

XTerças e quintas, 18h30.Espaço Corpo e Arte e Ginásio. Grátis.

ESPORTE CRIANÇA 06 A 10 ANOSTem como objetivo apresentar a cultura corporal do movimento e despertar o interesse pelo aprendizado do esporte e da atividade física. Com instrutores do Sesc.

XTerças e quintas, 14h.Espaço Corpo e Arte e Ginásio. Grátis.

ESPORTE JOVEM11 E 12 ANOSPossibilita a prática sistematizada de modalidades esportivas variadas, valorizando os aspectos formativos dos esportes.Com instrutores do Sesc.

XTerças e quintas, 17h.Grátis.

ESPORTE JOVEM 13 A 15 ANOSPromove a aprendizagem de uma modalidade específica e o refinamento do gesto esportivo.

Com instrutores do Sesc.BASQUETE

XTerças e quintas, 17h. Ginásio. Grátis.

VÔLEI XQuartas e sextas, 14h.

Ginásio. Grátis.

FUTSAL XQuartas e sextas, 18h.

Quadra Externa. Grátis.

ESPORTE ADULTO16 A 59 ANOSTem como objetivo a valorização e promoçãodo jogo, incentivando aautonomia e a melhoria daqualidade de vida. Com instrutores do Sesc.

CLUBE DO BASQUETE XTerças e quintas, 19h.

Quadra Externa. Grátis.

CLUBE DA CORRIDA XTerças e quintas, 18h.

Quartas e sextas, 18h30. Praça. Grátis.

CLUBE DO VÔLEI XQuartas e sextas, 17h.

Ginásio. Grátis.

CLUBE DO FUTSAL XQuartas e sextas, 20h.

Quadra Externa. Grátis.

ESPORTE PARA IDOSOSAtividades esportivas que favorecem novas experiências e a vivência de gestos motores como forma de integração.Com instrutores do Sesc

XQuartas e sextas, 17h.Ginásio. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. 60 anos.

PROGRAMA DEATIVIDADES AQUÁTICASDesenvolve a segurançado praticante no meiolíquido, a aprendizageme prática da natação, ocondicionamento físico e o bem-estar. Inscrições e informações na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

HIDROGINÁSTICAExercícios aeróbios, de resistência muscular localizada, coordenação, ritmo e flexibilidade.Com Instrutores do Sesc.

XTerças e quintas, às 13h30, 15h, 16h, 17h, 18h e 20h. Quartas e Sextas, às 13h30, 15h, 17h, 18h e 19h.Piscina.

PRÁTICAS AQUÁTICASAprendizagem dos estilos de nados e práticas corporais no meio líquido. Tem a finalidade de estimular a autonomia e o condicionamento físico. Com instrutores do Sesc.

XTerças e quintas, 19h. XQuartas e sextas, 20h. XSábados, 10h, 11h e às

14h30.Piscina. Acima de 6 anos.

HIDRO RECREATIVAAulas dinâmicas e descontraídas que combinam atividades recreativas e exercícios aeróbios de coordenação, ritmo e flexibilidade. É necessário apresentar a Credencial Plena do Sesc e exame dermatológico atualizados.Com Instrutores do Sesc.

XAté 30/12, sábados,15h; domingos, 10h30.Piscina. Grátis.

26

Page 27: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

TORNEIOS E CAMPEONATOS

COPA SESC DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 2018 Jogos esportivos em formato de competição com a participação dos funcionários das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São José dos Campos.

Futsal: dias 1, 6, 8, 13, 20, 22 e 29, terças e quintas, 20h.Ginásio. Grátis.

Natação: dia 18, domingo, 11h.Piscina. Grátis.

FINAL DA COPA SESC PÉ DE MOLEQUECampeonato que reúne equipes convidadas dos bairros, centros comunitários, escolinhas de futebol e ONGs de São José dos Campos. Categoria sub 8, 10 e 16.

X Dia 11, domingo, das 10h30 às 13h30.

ENCONTRO DE VOLEIBOL 13 A 15 ANOSJogos esportivos em formato de competição com a participação dos alunos do programa Sesc de Esportes.

X Dia 25, domingo, 10h30.Ginásio. Grátis.

RECREAÇÃO ESPORTIVA

MESAS E RAQUETESEspaço para vivenciar diferentes modalidades esportivas que são praticadas com a utilização de mesas e raquetes, como o badminton, tênis de mesa e frescobol.

XDias 3 e 4, sábado e domingo, das 10h30 às 13h30.

XDia 15, quinta, das 14h às 18h30.Ginásio. Grátis. A partir de 6 anos.

MINI ESPORTESRecreação que visa incentivar a prática de algumas modalidades, como badminton, vôlei e basquete e estimular a integração entre os participantes.

XDia 2, sexta, às 14h XDia 15, quinta às 10h30.

Ginásio. Grátis. A partir de 6 anos.

PATINAÇÃOEspaço destinado a prática da patinação para crianças de 06 a 12 anos. É necessário trazer patins e equipamentos de segurança: capacete, cotoveleira, luvas e joelheira.Com instrutores do Sesc.

XDia 11, domingo, 14h às 18h30.Ginásio. Grátis.

XIX OLIMPÍADA RECREATIVA ESPORTIVA ESPECIALEvento realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer de São José dos Campos, destinado às pessoas com deficiência, que conta com a participação de atletas de várias instituições. Serão disputadas modalidades esportivas, atividades recreativas e dança.

X Dia 27, terça, das 18h às 19h.Ginásio. Grátis.

FESTIVAL FAÇA A DIFERENÇACom o objetivo de mostrar as inúmeras habilidades e capacidades dos envolvidos, o festival reunirá alunos de várias instituições, demonstrando talento e graça em suas coreografias.

X Dia 27, terça, das 19h às 21h30.Ginásio. Grátis.

XIX OLIMPÍADA RECREATIVA ESPORTIVA ESPECIALCompetição de modalidades esportivas adaptadas entre entidades participantes.

Vôlei Adaptado: dia 28, quarta, 13h30.

Futsal: dia 29, quinta, 13h30.

Luta: dia 1/12, sábado, 10h30. Ginásio. Grátis.

27

Page 28: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

AULAS EM GRUPO

HORA 7 9 14 16 21 23 28 30

14h30 ABDOMINAL AGILIDADE E VELOCIDADE

POSTURA E EQUILÍBRIO GAP AGILIDADE E

VELOCIDADEPOSTURA E EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL

17h30 AGILIDADE E VELOCIDADE

POSTURA E EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL POSTURA E

EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL AGILIDADE E VELOCIDADE

19h30 POSTURA E EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL AGILIDADE E

VELOCIDADE GAP ABDOMINAL AGILIDADE E VELOCIDADE

POSTURA E EQUILÍBRIO

HORA 1 6 8 13 20 22 27 29

14h30 POSTURA E EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL AGILIDADE E

VELOCIDADE GAP ABDOMINAL POSTURA E EQUILÍBRIO

AGILIDADE E VELOCIDADE

17h20 GAP ABDOMINAL AGILIDADE E VELOCIDADE

POSTURA E EQUILÍBRIO ABDOMINAL AGILIDADE E

VELOCIDADEPOSTURA E EQUILÍBRIO GAP

18h ABDOMINAL AGILIDADE E VELOCIDADE

POSTURA E EQUILÍBRIO GAP AGILIDADE E

VELOCIDADEPOSTURA E EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL

19h30 AGILIDADE E VELOCIDADE

POSTURA E EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL POSTURA E

EQUILÍBRIO GAP ABDOMINAL POSTURA E EQUILÍBRIO

QUARTAS E SEXTAS

TERÇAS E QUINTAS28

Page 29: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

TABELA DE ATIVIDADES FÍSICASG

INÁ

STIC

A

Modalidade Faixa Etária 3ª e 5ª 4ª e 6ª Sábado Domingo

Ginástica Multifuncional***

(R$33,00/ R$74,00)12 anos

13h30 às 16h30 16h30 às 19h

18h30 às 21h30

13h30 às 16h30 16h30 às 19h

18h30 às 21h3010h às 14h 10h às 14h

Yoga para iniciantes(R$33,00/ R$74,00)

12 anos 14h30 18h30

DESCONTO DE 50% PARA IDOSOS (COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS) EM CURSOS SOMENTE DE 3ª A 6ª FEIRA NOS HORÁRIOS DAS 13H ÀS 17H59.

Esporte Criança

(vários esportes).Grátis03 a 06 anos 18h30

PRO

GRA

MA

SES

C D

E ES

PORT

ES

Esporte Criança

(vários esportes).Grátis06 a 10 anos 14h

Esporte Jovem

(vários esportes).Grátis11 e 12 anos 17h

Esporte Jovem

Basquete. Grátis13 a 15 anos 17h

Esporte Jovem

Vôlei. Grátis13 a 15 anos 14h

Esporte Jovem

Futsal. Grátis13 a 15 anos 18h

Esporte para IdososGrátis

A partir de 60 anos

17h

ESPORTE ADULTO

Clube da Corrida 16 a 59 anos 18h 18h30

Clube do vôlei 16 a 59 anos 17h

Clube do basquete 16 a 59 anos 20h

Clube do futsal 16 a 59 anos 20h

ATIV

IDA

DES

AQ

UÁTI

CAS

Hidroginásticaa(R$44,00/ R$100,00)

TerceiraIdade

13h30 / 15h / 16h 13h30 / 15h

Hidroginástica(R$44,00/ R$100,00)

12 anos 17h / 18h / 20h 17h / 18h / 19h

Hidro Recreativa para credenciados plenos 12 anos 15h 10h30

Práticas Aquáticas(R$ 31,00 / R$ 70,00)

06 a 12 anos 10h10 / 14h

Práticas Aquáticas(R$ 31,00 / R$ 70,00)

12 anos 11h

Práticas Aquáticas(R$ 44,00 / R$ 100,00)

12 anos 19h 20h

29

Page 30: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

PREPARE-SE

TABELA DE RECREAÇÃO ESPORTIVA

O uso do ginásio e da quadra externa é restrito aos credenciados na categoria plena O ginásio é um espaço múltiplo uso e a recreação livre ficará suspensa em casos de atividades especiais ou locação.

Vagas - Verifique disponibilidade de vagas na Central de Atendimento. Para efetuar a inscrição, é necessária a apresentação de atestado médico de aptidão para a prática física específica e credenciamento

Atestado Médico - A não apresentação de atestado médico atualizado implica em perda automática da vaga.

Piscina - O uso da piscina é restrito aos credenciados no Sesc com exame dermatológico válido.

Atividades específicas para gestantes, pessoas com indicação de tratamento terapêutico e pessoas com deficiências, que necessitam de auxílio para a realização da atividade, não fazem parte da atual grade de cursos do Sesc São José dos Campos.

Mensalidade - O pagamento poderá ser efetuado até a data do vencimento em qualquer agência bancária conforme boleto, ou nas unidades do Sesc. Quando o pagamento da mensalidade não for efetuado até a data do vencimento, a vaga será disponibilizada.

Modalidade Faixa Etária 3ª 4ª 5ª 6ª Sábado Domingo

Basquete - Ginásio

Exceto dias

10, 17 e 24

15 anos19h

às 20h

10h30 às

12h30

10h30 às

13h30

Vôlei-Ginásio 15 anos19h

às 20h

Sesc Empresa Ginásio

Exceto dia 3016 anos

19h

às 20h

Futsal - Quadra 15 anos 15h às 17h15h às 17h

19h às 21h3016h45

às 18h30

13h45

às 16h

Tênis de Mesa

Solário Livre

13h30 às 21h30

13h30 às 21h30

13h30 às 21h30

13h30 às 21h30

10h30 às 13h

10h30 às 18h

Raia Livre Recreação Piscina Livre

13h

às 21h30

13h

às 21h30

13h

às 21h30

13h

às 21h30

10h às

18h30

10h às

18h30

Raia Livre - Natação

PiscinaLivre

13h às 19h

20h às 21h30

13h às 20h

21h às 21h30

13h às 19h

20h às 21h30

13h às 20h

21h às 21h30

10h às 11h

12 às 18h30

10h às

18h30

30

Page 31: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

PREPARE-SE

o que vem por aí em

dezembro

CIRCO

Dia 16.Circo Zanni

MÚSICA

Dia 15Leila Pinheiro

TEATRO- ESPECIAL CIDADE EM CENA

De 04 a 16.

Mostra de espetáculos de

grupos de teatro da

cidade e ações formativas.

Page 32: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

TERÇA QUARTA QUINTAAGENDA

6IDOSOSExperimentações Vocais Pág. 21

AÇÕES PARA CIDADANIAPalestra - A razão e a barbárie do racismo no Brasil Pág. 10

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICACopa Sesc do Comércio e Serviços 2018 - Futsal Pág. 27

7ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAClube do Vôlei Pág. 29

ALIMENTAÇÃOQuilombo, a cor do sabor Pág. 11

8MEIO AMBIENTEJá pra fora! A importância de brincar com a natureza Pág. 20

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICACopa Sesc do Comércio e Serviços 2018 - Futsal Pág. 2713

IDOSOSExperimentações Vocais Pág. 21

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICACopa Sesc do Comércio e Serviços 2018 - Futsal Pág. 27

14ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAYoga para Iniciantes Pág. 25Clube da Corrida Pág. 26 15 - feriado

MÚSICATerra Preta Pág. 12

CINEMA E VÍDEO3 Faces Pág. 15

LITERATURASemeadores pág. 1720

AÇÕES PARA CIDADANIABate-papo com Desfile: Roupa e Auto-afirmação de Refugiados no Brasil Pág. 10

TECNOLOGIAS E ARTESProcessos Criativos em Design Gráfico e de Marcas Pág. 17

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICACopa Sesc do Comércio e Serviços 2018 - Futsal Pág. 27

21ALIMENTAÇÃOPromoção da saúde através do cardápio Pág. 20

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAYoga para Iniciantes Pág. 25

22TECNOLOGIAS E ARTESSpace Invaders Retrô Pág. 17Processos Criativos em Design Gráfico e de Marcas Pág. 17

AÇÕES PARA CIDADANIAFalas com mulheres negras nos espaços reais e virtuais da realidade Pág. 10

1ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA Esporte Criança Pág. 26Copa Sesc do Comércio e Serviços 2018 - Futsal Pág. 27

27ESPORTES E ATIVIDADE FÍSICAFestival Faça a Diferença Pág. 27

AÇÕES PARA CIDADANIALaboratório de Produção Cultural Negra Pág. 10

28ESPORTES E ATIVIDADE FÍSICAClube da Corrida Pág. 26

AÇÕES PARA CIDADANIALaboratório de Produção Cultural Negra Pág. 10

29TECNOLOGIAS E ARTESProcessos Criativos em Design Gráfico e de Marcas Pag. 17

JOVENSJuventudes Periféricas: Produção Cultural, Resistência e Identidades Pág. 10

Page 33: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

SEXTA SÁBADO DOMINGO

9MÚSICAChico Oliveira convida Bocato e Camila Ronza Pág. 13

TEATROContos Negreiros do Brasil Pág. 9

10MÚSICAOficina de Construção de tambores e toques tradicionais afro Pág. 9Mart´nália Pág. 8

DANÇAOficina de Dança Africana Pág. 8Nimba Pág. 8

11MEIO AMBIENTEJá pra fora! A importância de brincar com a natureza Pág. 20

CRIANÇASPererê-Em Busca do Saci Pág. 19Nós, os Animais Pág. 19

CINEMA E VÍDEODiplomacia Pág. 14

16ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAEsporte Jovem Futsal Pág. 26

MÚSICAChico Oliveira convida Toninho Ferragutti Pág. 13Arto Lindsay Pág. 13

17ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAManifesto Pág. 24Vivência de Parkour Pág. 24Oficina de stêncil Graffiti Pág. 24

MÚSICA Josyara Pág. 13Abanã Orin Pág. 9

18ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICABasquete 3x3 Pág. 25

CRIANÇASSementes da África Pág. 7

CIRCOMjiba - A boneca guerreira Pág. 7

CINEMA E VÍDEOPedro e Inês: O amor não descansa Pág. 15

23MÚSICAChico Oliveira convida Proveta Pág. 13

CINEMA E VÍDEOA Costureira dos Sonhos Pág. 15

24JOVENSOficina de Sticker Art Pág. 16

CRIANÇASMeu bebê nasceu, e agora? Pág. 18

LITERATURASarau da Capoeira Pág. 11

DANÇAAbacadá (2009) e Ziggy: Tributo a David Bowie (2016) Pág. 16

25CRIANÇASCriação de Bonecas Abayomi Pág. 7Viralatas - O Musical Pág. 19

DANÇAYebo Pág. 8

CINEMA E VÍDEOCulpa Pág. 15

4ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICACorfebol Pág. 25

CRIANÇASPés Descalços Pág. 19

CIRCOPiolin Pág. 19

CINEMA E VÍDEOHilda Hilst Pede Contato Pág. 14

3ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICACorfebol Pág. 25

CRIANÇASVenci o bicho silêncio e minhas histórias contei Pág. 6

MÚSICABrunera Pág. 12Duo Passacalha Pág. 12

2 - feriadoCINEMA E VÍDEOMinha vida de Abobrinha Pág. 14

MÚSICASamba na Linha do Mar Pág. 8

30MÚSICAChico Oliveira convida Walmir Gil Pág. 13

CINEMA E VÍDEOGuerra Fria Pág. 15

Page 34: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Sesc São José dos CamposTerça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

CENTRAL DE ATENDIMENTODe terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Caixas, Bilheteria, Comedoriae Loja SescDe terça a sexta, das 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados,das 10h às 18h30.

ComedoriaA Comedoria do Sesc São José dos Campos foi planejada com a proposta de promover convivência social e familiar em um ambiente acolhedor, com higiene e alimentação saudável, valorizando a culinária popular da cultura brasileira.Visite nossa cozinha - Decreto 34.557, de 28/09/1994.A Comedoria do Sesc possui cardápio em braile.

Exame dermatológico.Terça - das 18h às 20h30Quarta - das 17h às 20hQuinta - das 15h às 18h (exceto dia 15 - das 10h às 12h45)Sexta - das 14h30 às 17h30 (dia 02, das 10h às 12h45. Dia 16 não haverá exame)Sábado - dias 10 e 24 - das 10h às 12h45Domingo - dias 04 e 25 - das 10h às 12h45*É obrigatório o uso de traje de banho para realizar o exame dermatológico.

Clínica OdontológicaTerça a sexta, das 8h às 21h30 (a partir de 07/11).Sábados, das 10h às 18h30 (exceto feriados).

PiscinaDe terça a sexta, das 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Crianças menores de 4 anos devem usar fralda plástica específica.Não é permitida a entrada e permanência de crianças com menos de 12 anos desacompanhadas de um responsável legal maior de 18 anos. Para uso dos armários dos vestiários é necessário trazer cadeado. Os armários que permanecerem fechados após o final do expediente serão abertos sem a devolução do cadeado. Para ter acesso à piscina é necessária a apresentação da Credencial Sesc e exame médico atualizados. Utilize sunga, maiô, biquíni.

VestiáriosDe terça a sexta, das 13h às 21h45.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45.

info

rmaç

ões e

hor

ário

s

BRIGADA DE INCÊNDIOPara sua segurança, o Sesc São José dos Campos possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com

a legislação vigente. O Sesc São José dos Campos possui, afixados em local público, o Alvará de Funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo deBombeiros (AVCB nº 305340), com validade até o dia 21/05/2019.

Ginásio e QuadrasDe terça a sexta, das 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. A recreação livre fica suspensa em caso de atividades especiais ou locação. É obrigatório o uso de trajes adequados para a prática esportiva no ginásio e quadra.

Espaço de Tecnologias e ArtesDe terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Navegação DirigidaEspaço de Tecnologias e Artes

Terças, dia 16 e 23, das 13h30 às 18h30.Quartas, dias 10 e 31 das 13h30 às 14h; das 18h às 22h. Dias 17 e 24, das 13h30 às 14h. Quintas, dia 25, das 13h30 às 18h30.Sextas, das 13h30 às 14h; das 17h30 às 21h. Dia 12, das 14h às 18h. Sábados, dias 20 e 27, das 10h30 às 14h; das 17h às 18h.

Horários sujeitos a alteração. Consulte a programação.

Sala de Leitura, Espaço de Convivência, Solário e Praça do SescDe terça a sexta, das 13h às 21h45.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45.

ImportanteVenda de IngressosINGRESSO SESC - você pode comprar os ingressos para os eventos doSesc São Paulo em qualquer unidade do interior e do litoral do Estado.

Entrada proibida após o início dos espetáculos.

Formas de pagamentoDinheiro, cartões Visa, Visa Electron, Mastercard, Maestro, Redeshop, Diners Club International e Aura (cartões de crédito somente à vista).

Não fazemos reserva de ingressos.

• Poderão ocorrer situações excepcionais, em que a venda e distribuição de ingressos terá início em dias e horários diferentes do orientado. Nesses casos, as informações constarão na descrição dos espetáculos. Consulte as atualizações no Portal sescsp.org.br• Estudante, pessoa com deficiência, aposentado, pessoa com mais de 60 anos e professor da rede pública não possuem desconto de 50% nas atividades de

Turismo Social.• É imprescindível a apresentação de documento que comprove o desconto na entrada das atividades. Carteirinha de estudante (UNE, UBES) ou carteirinha estudantil do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade e documento de identidade, caso acima de 60 anos; professores da rede pública com a apresentação de comprovante. A não apresentação acarretará o pagamento da diferença.

A venda e distribuição dos ingressos acontecem da seguinte forma:• Na INTERNET, toda terça-feira, avenda começa a partir das 14h.Atenção: as atividades poderão ter horários diferentes para a compra, consulte a programação do seu interesse no Portal sescsp.org.br

• Nas UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE SÃO PAULO, toda quarta-feira, a venda começa às 17h30.

• Para comprar ingressos online é necessário acessar o Portal sescsp.org.br e realizar um cadastro, gratuito, que também será útil para participar de promoções, inscrever-se em seminários, entre outros benefícios;• A venda online não contempla toda a programação do Sesc. Confira as apresentações disponíveis em sescsp.org.br;• A cada semana, serão disponibilizados apenas os ingressos dasatividades que acontecerão na semana seguinte, de segunda a domingo, incluindo as apresentações de temporada.

Política de devolução e troca de ingressos no Sesc:

• ingressos comprados nas bilheterias da Rede Sesc não poderão ser devolvidos ou trocados para outrosespetáculos, datas e horários;

• Ingresso comprado na categoria incorreta não terá devolução da diferença do valor;

• Ingressos comprados no Portal sescsp.org.br poderão ser devolvidos em até 7 dias após a data da comprae até 48 horas antes da realização do espetáculo. Fica impossibilitada a devolução do ingresso online jáimpresso.

Page 35: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

FE

MA

AL

FE

AM

MU

DE

VA

MU

SC

22 de novembro a 2 de dezembro

Andreas Borregaard (DIN) e Quarteto Camargo Guarnieri (BRA)Berlin Counterpoint (ALE)Duo Contexto & Convidados (BRA)Entre Tambores, Baquetas e Chocalhos (BRA)Quatuor Zaïde (FRA) e Ovanir Buosi (BRA)Sopro Transcendente (BRA)Tallis Scholars (ING)Tesla Quartet (EUA) e Ricardo Castro (BRA)Troupe (ING)

34 concertos e 4 atividades formativas, nas unidades Bom Retiro, Campo Limpo, Consolação, Jundiaí, Rio Preto, São Carlos e Sorocaba. Mesas e debates no Centro de Pesquisa e Formação.

Mais informações em sescsp.org.br/musicadecamara

Page 36: NEGRITUDE: VOZES E OLHARES DA DIVERSIDADE NEGRA · COMIDINHAS DE ORIGEM AFRICANA: UMA MISTURA DE SABORES E CORES Chef Paula Leite ensinará a história e o preparo de pratos originários

Apo

io

9772358

864009

ISSN

2358-8640

49

São

José

dos

Cam

pos

Av. D

r. Ad

hem

ar d

e Ba

rros

, 999

CEP

1224

5.01

0TE

L.: (

12) 3

904.

2000

sesc

sp.o

rg.b

r