negaÇÃo e isolamento  

6
NEGAÇÃO e ISOLAMENTO mecanismos de defesas temporários do mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da Ego contra a dor psíquica diante da Morte . Morte . Não persistem por muito tempo. Não persistem por muito tempo.

Upload: adonica

Post on 19-Mar-2016

71 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

NEGAÇÃO e ISOLAMENTO  . mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da Morte . Não persistem por muito tempo. 2 - RAIVA. devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento,surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.   - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: NEGAÇÃO   e    ISOLAMENTO  

NEGAÇÃO e ISOLAMENTO    

mecanismos de defesas temporários do Ego contra mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da Morte .a dor psíquica diante da Morte .

Não persistem por muito tempo. Não persistem por muito tempo.

Page 2: NEGAÇÃO   e    ISOLAMENTO  

2 - RAIVA2 - RAIVA

devido à impossibilidade do Ego manter a Negação devido à impossibilidade do Ego manter a Negação e o Isolamento,surgem sentimentos de revolta, e o Isolamento,surgem sentimentos de revolta, inveja e ressentimento.  inveja e ressentimento.  

““- p- porque comigoorque comigo? ?

““com tanta gente ruim pra morrer porque eu, eu que com tanta gente ruim pra morrer porque eu, eu que sempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honestosempre fiz o bem, sempre trabalhei e fui honesto”...  ”...  

Page 3: NEGAÇÃO   e    ISOLAMENTO  

FASES DO LUTO

Page 4: NEGAÇÃO   e    ISOLAMENTO  

3. BARGANHA3. BARGANHA

A maioria dessas barganhas é feita com Deus e, A maioria dessas barganhas é feita com Deus e, normalmente, mantidas em segredo.  normalmente, mantidas em segredo.  

  Prá Deus só podemos oferecer NOSSA VIDA!Prá Deus só podemos oferecer NOSSA VIDA!

Nessa fase o paciente se mantém sereno, reflexivo e dócil Nessa fase o paciente se mantém sereno, reflexivo e dócil (não se pode barganhar com Deus, ao mesmo tempo em (não se pode barganhar com Deus, ao mesmo tempo em que se hostiliza pessoas). que se hostiliza pessoas).  

Page 5: NEGAÇÃO   e    ISOLAMENTO  

44 - DEPRESSÃO- DEPRESSÃO

Negar não adiantou, Negar não adiantou, agredir e se revoltar também não, agredir e se revoltar também não, fazer barganhas não resolveu.fazer barganhas não resolveu.

Surge então um sentimento de grande perda. Surge então um sentimento de grande perda.

DESÂNIMO, DESINTERESSE, APATIA, DESÂNIMO, DESINTERESSE, APATIA, TRISTEZA, CHORO, ETC. TRISTEZA, CHORO, ETC.

Page 6: NEGAÇÃO   e    ISOLAMENTO  

55 - ACEITAÇÃO - ENTREGA- ACEITAÇÃO - ENTREGA

Não se experimenta o desespero e nem Não se experimenta o desespero e nem nega a realidade. nega a realidade.

Esse é um momento de repouso e serenidade