Índice - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. o centro...

36

Upload: others

Post on 08-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes
Page 2: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015

2 3

ÍNDICE

VISÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

“Até 2023, o Escotismo será o mais importante movimento juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadão ativos que inspirem mudanças positivas em suas comunida-des e no mundo, baseado em valores comuns”.

MISSÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL

“Contribuir para o desnvolvimento integral de crianças e jovens por meio do Método Escoteiro, para a vivência da cidadania e contrução de um mundo melhor”.

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ

Escritório RegionalRua Desembargador Ermelino de Leão, 492 Centro - Curitiba - PR(41) 3323-1031CEP 80410-230www.escoteirospr.org.brCNPJ: 33.788.431/0015-19IE: 903.66613-70

CAMPO ESCOLA DESEMBARGADOR LUIS SILVA ALBUQUERQUE

Estrada do Cerne - KM 29 - Bateias/PR

Utilidade Pública Federal - Decreto nº 3.297 de 11/07/1917

Utilidade Pública Estadual - Lei nº 7.941 de 08/11/1984

Utilidade Pública Municipal - Lei nº 2.972 de 14/04/1967

Instituição destinada à educação extra-esco-lar pelo Decreto-Lei nº 8.828 de 24/01/1946

Índice

Page 3: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015

4 5

e muito aprendizado que será levado adiante na construção de um escotismo cada vez melhor para cada vez mais paranaenses e brasileiros.

Esta diretoria está encerrando o seu mandato e a análise que fazemos é que valeu a pena. Os re-sultados alcançados são bons, na verdade muito bons e os aprendizados imensuráveis.

Quero agradecer aos nossos diretores, coor-denadores e colaboradores, agradecer a todos os que nos ajudaram e aos que fizeram o Escotismo acontecer, especialmente nos Grupos Escoteiros.

Por fim, desejo àqueles que estarão assumin-do esta difícil mas bela missão de conduzir a Re-gião do Paraná pelos próximos anos, um bom tra-balho e muito sucesso.

Não poderia encerrar esta mensagem sem agradecer a Deus nosso Pai e pedir a sua prote-ção para os novos dirigentes e para todos os que se dedicam a este Movimento fantástico que tem por objetivo a educação de crianças e jovens para a construção de um mundo mais justo, mais fra-terno, melhor.

José Mario Moraes e SilvaDiretor Presidente

PALAVRA DO PRESIDENTE

O que falar de 2015. Que foi um ano difícil?Bem, 2015 foi um ano muito difícil para mui-

tas pessoas, para a maioria das empresas, para o Brasil e para o Planeta. Não teria porque ser dife-rente para os Escoteiros e para a Região do Para-ná, mas foi.

Para nós, em nossa Região Escoteira o ano também foi muito difícil, mas terminou de manei-ra muito boa, com a sensação de missão cumpri-da.

Nada ilustra melhor nosso ano que o V Cam-poree Sul – deveria ter sido nosso grande acam-pamento e após muito esforço e investimento

2015 um ano para ficar na história

começou em grande expectativa. A madrugada e a manhã do segundo dia foram terríveis com uma chuva que alagou todo o acampamento e provo-cou a saída do campo de centenas de pessoas, mas o último dia e a última noite foram sensacio-nais, com uma alegria que poucas vezes vi em ati-vidades escoteiras. Pensando bem, o V Camporee Sul foi nosso grande acampamento e mais do que isso, uma grande lição e um grande desafio.

Assim foi nosso ano. Começamos com ex-pectativas, fomos surpreendidos por problemas imensos que nos deixaram sem fluxo de caixa, que nos levaram a fazer cortes difíceis e dolori-dos de pessoal, comprometendo o trabalho do escritório e que exigiram uma dedicação muito além do razoável de diretores, colaboradores e profissionais.

Graças ao trabalho de todos e ao apoio de muitos chegamos ao final do ano em uma situa-ção muito diferente da que vivemos por muitos meses: situação financeira em ordem, sem ne-nhuma dívida e até com um pouco de dinheiro em caixa; após dificuldades com o Projeto Esco-tismo na Escola, mudamos toda a sistemática de trabalho e criamos uma metodologia de abertura e apoio aos grupos que vem dando muito certo e que poderá ser de grande valia para o escotismo brasileiro; chegamos em dezembro com o maior número de escoteiros registrados desde o início do SIGUE e com o maior número de unidades es-coteiras da história.

A sessão solene em comemoração ao Cen-tenário do Escotismo entrou para a história da Assembleia Legislativa do Paraná como uma das mais belas sessões já vistas naquela casa; os co-légios onde os Grupos Escoteiros deram certo reportam excelentes resultados e experiências; a maioria dos grupos vem trabalhando de maneira consistente, animados e com muita vontade de que crescer e acontecer e nos últimos meses do ano assistimos a fundação de vários grupos esco-teiros em diferentes municípios do estado.

2015 foi um ano difícil e é nas dificuldades que mais aprendemos. Foi um ano de grandes lições

Palavra do Presidente

Page 4: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015

6 7

ESCOTISMO E COMUNIDADE

Escotismo e Comunidade

Grupo Escoteiro Marechal Rondon 39/PR – CuritibaSensibilizados com os desabrigados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Minas Gerais, o grupo atendeu ao apelo da Força Tare-fa Escoteira de Minas, colocando-se como ponto de coleta de água potável para enviar a cidade de Mariana. Foram 25 dias de campanha, onde o grupo arrecadou 27 mil litros de água de um total de 55 mil litros captados em todos os postos de recebimento espalhados por Curitiba.

Foto

: GE

Mal

Ron

don

GE Mal Rondon

Faz parte das programações anuais dos grupos escoteiros a realização de atividades que envol-vam a comunidade, seja em ações sociais como cívicas e ambientais.

Temos aqui alguns exemplos de trabalhos realizados pelos grupos paranaenses.

Grupo Escoteiro Santa Mônica 72/PR – Co-lomboOs lobinhos do grupo estiveram no mês de outubro visitando os velhinhos do Asilo Belo Lar, em Pinhais, onde levaram as doações de produtos de higiene pessoal arrecadados entre todos os participantes do grupo.

GE Santa Mônica

Foto

: GE

Sant

a M

ônic

a

Participação dos Escoteiros no dia Nacional do Meio Ambiente, juntamente com a Secretária de Meio Ambiente do Município, com distribui-ção de mudas de árvores e concientização sobre a preservação do meio ambiente.

Grupo Escoteiro Acaé 304 Turvo -Pr

CuritibaO grupo, em parceria com o Centro Social Marello, proporcionou em novembro um dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes de famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.

Grupo Escoteiro do Ar Bagozzi 59/PR

Grupo Escoteiro Guardião das Águas – 170/PR – Piraquara

Em setembro, mês em que se comemora o Dia da Árvore, o grupo realizou uma atividade de lim-peza em torno da Barragem Piraquara II, além do plantio de mudas de árvores nativas. O objetivo principal foi de conscientizar os jovens e popula-ção da importância da manutenção da mata, pre-servando assim as nascentes de água que abaste-cem o reservatório.

Grupo Escoteiro Guardião das Águas – 170/PR – Piraquara

Escoteiros de Rolândia/PR, fazendo a diferen-ça, na ajuda aos desabrigados pelas chuvas que assolaram a região no mes de Janeiro de 2016.

Aproximadamente, 25 jovens de todos os ra-mos, 7 adultos escotistas, do Grupo Escoteiro Ca-viúna - 310/PR, e do Coordenador de Escotismo, Gustavo Marconi, participam ativamente da aju-da aos desabrigados.

Grupo atuante na região o Acae participa ati-vamente de várias atividades. Destaque para o trabalho realizado junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Aterro Sanitário da cidade, com a orientação sobre a forma correta de sepa-rar o lixo. Após a palestra os jovens realizaram um trabalho conscientização nas residenciais, expli-cando sobre a importância de adquirir o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico.

Grupo Escoteiro Acaé 304 Turvo -Pr

Page 5: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Eventos e atividades escoteiras

8 9

EVENTOS E ATIVIDADES ESCOTEIRAS

INTERNACIONAIS

NACIONAIS

23º WORD SCOUT JAMBOREESCOUT MONDIAL

O Jamboree é destinado a membros de Organizações Esco-teiras Nacionais registradas junto à Organização Mundial do Movimento Escoteiro. A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) integrou ao seu contingente, por convite, membros da Federa-ção de Bandeirantes do Brasil.

O Paraná esteve presente no 23º Jamboree Mundial Esco-teiro, que aconteceu entre 28 de julho e 8 de agosto a cidade de Yamaguchi, no Japão. O contingente do Estado foi o segundo maior entre todos os participantes brasileiros com 110 partici-pantes. De todo o Brasil foram 485 jovens, 55 adultos e 170 ins-critos para as Equipes de Serviço.

Todos os participantes encararam a ida ao evento um gran-de desafio, principalmente devido a distância e ao idioma. Mas nada comparado a oportunidade que tiveram em conviver com cerca de 35 mil escoteiros, representando 216 países.

19º JAMBOREE ON THE INTERNETSCOUT JOTI CHALENGE

O SJC (Scout Joti Challenge) é uma gincana que os Escotei-ros do Brasil organizam, promovem e realizam para Lobinhos, Escoteiros, Sêniores e Pioneiros por ocasião do mundialmente conhecido JOTI (Jamboree on the Internet).

O principal objetivo é permitir a integração entre os jovens do Movimento Escoteiro do Brasil e outros ao redor do mundo, via internet, num final de semana por meio de atividades, tare-fas e desafios.

O evento a cada ano ganha mais destaque no calendário es-coteiro e no Paraná o crescimento vem sendo sentido ano a ano desde 2009. Em 2015 tivemos seu recorde de participação, fi-cando atrás apenas da região de São Paulo.

No ano passado tivemos 2258 participantes com 28 bases de Lobinhos e 107 dos demais ramos. Foram representados com estes números 68 grupos escoteiros paranaenses.

VI Jamboree Nacional EscoteiroEntre os dias 11 e 16 de janeiro, a cidade de Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), recebeu o VI Jamboree Nacional Es-coteiro. O evento reuniu 4215 participantes, sendo que o contingen-te do Paraná foi o terceiro em número de inscritos com 472 jovens e adultos. Com o tema “O Mundo que Queremos” todos tiveram a oportuni-dade de participar de oficinas e módulos de atividades com temas diversos, bem como de atividades externas ao Parque Aristófanes Fernandes, inclusive conhecendo pontos turísticos da cidade de Natal.

MOVIDOS PELO AMORRealizado entre os dias 13 de setembro e 17 de outubro proporcio-nou a jovens de todo Brasil a realizarem uma ação nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a socie-dade - em especial com as comunidades abrangidas pelos grupos escoteiros espalhados em todo o território nacional.Em 2015 o tema foi “Motivados pelo Amor”, e deu a todos os parti-cipantes a oportunidade de proporcionar aos jovens atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, no intuito de promover a formação do indivíduo que queremos entregar à sociedade.

MOVIDOS PELO ESCOTISMORealizado anualmente em todo Brasil o MutEco chegou em 2015 a sua 24ª edição. Com o tema “Movidos Pelo Escotismo, Apaixona-dos pela Natureza”, grupos escoteiros desenvolveram entre os dias 30 de maio e 12 de julho ações de conscientização, de preservação e cuidados com o meio ambiente.

26º Mutirão Nacional Pioneiro em FloripaA participação do Paraná no 26º Mutirão Nacional Pioneiro em Flo-ripa - SC foi bastante expressiva, com uma delegação de quase 100 paranaenses para a Ilha da Magia! Proporcionando a todos uma troca de experiência com diversos jovens de todo país. Além das atividades comunitárias que possibilitaram colocar em prática o lema “SERVIR”, os jovens participaram de atividades reflexivas, de festas e turismo em Santa Catarina.

ELO NACIONAL Por meio das atividades do ELO Nacional, milhares de jovens pude-ram vivenciar de forma mais intensa a diversa e unida comunidade escoteira.Inspirado no tema do 23o Jamboree Mundial Escoteiro, “WA: Espí-rito de união”, o evento proporcionou aos jovens uma experiência que os aproximou do 23o Jamboree Mundial.

Page 6: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Eventos e atividades escoteiras

10 11

JOGOS DA FRATERNIDADECURITIBA

O 23º Jogos da Fraternidade em Curitiba foi o even-to de abertura das comemorações do Centenário do Escotismo no Paraná. Os jogos aconteceram no Santa Mônica Clube de Campo e reuniu nesta edição 2500 participantes entre jovens e adultos.

No total estiveram presentes 39 grupos escoteiros de Curitiba e Região Metropolitana. Dentro do espíri-to dos jogos, que é ajudar ao próximo, os grupos juntos conseguiram arrecadar 354 bolsas de sangue, 103.350 peças de roupas, 11.069 pares de sapatos, 8.076 quilos de alimentos e 678 cobertores. Todos os donativos fo-ram encaminhados para entidades assistenciais deter-minadas pelos próprios grupos.

Pela primeira vez os Jogos da Fraternidade foram descentralizados de Curitiba, permitindo assim que outros grupos escoteiros também pudessem viven-ciar a experiência. A cidade pioneira em abrigar os jogos no interior foi Guarapuava, no Distrito 15, ob-tendo um retorno muito bom.O local escolhido foi o Cedeteg – Campus da Uni-centro. Foram 329 inscritos em todos os ramos, que puderam vivenciar no dia 12 de abril atividades es-pecíficas para cada um deles.Participaram desta primeira edição sete grupos es-coteiros. Na campanha de arrecadação na parte de alimentos, feita em parceria com o programa Mesa Brasil, os grupos conseguiram 1.604 quilos. Já dos demais itens foram 3172 peças de roupas, 443 pa-res de calçados, 62 unidades de chocolates, 1 co-bertor e 58 bolsas de sangue.

Também foram realizados os Jogos da Fraternida-de em Cascavel, com um total de 200 participantes; sob a Coordenação do GE Aldeia Verde, as doações arrecadadas, foram encaminhadas para ví timas do tornado em Xanxerê-SC.

GUARAPUAVA

Page 7: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Eventos e atividades escoteiras

12 13

ESCOTEIROS DO MAR ESCOTEIROS DO ARComo Coordenador da Modalidade do Mar no Paraná (COREMAR/PR), em

um nível pessoal, este ano revelou-se ser muito maior do que a mera conclusão de uma, entre várias, etapas da Modalidade do Mar, enquanto escrevo, penso em tan-tos momentos e a alegria me contagia, me emociona. Além do G. E. do Mar Amigo Velho – 16/PR e G. E. do Mar Ilha do Mel – 85/PR, este ano, tivemos a fundação do G. E. do Mar Léa Germana Monteiro – 319/PR e G. E. do Mar Antonina – 161/PR, estas duas fazendo parte do Projeto Escotismo na Escola.

Tivemos a Regata do Centenário, realizado no dia 15 de novembro de 2015, em Paranaguá, tendo em vista a comemoração do Centenário do Escotismo Paranaen-se, Coordenado pelo Escotista Marco Antonio Bortoli. A preparação e realização do 11º AJURI Nacional dos Escoteiros do Mar, juntamente com a UEB Nacional

Foi durante o 11º AJURI, que se realizou uma atividade classificatória para ele-ger a dupla que representará o Brasil na Willian I Koch Sea Scout Cup, regata a vela promovida pela Boy Scouts of America. Creio que estes acontecimentos foram um importante marco para a história do Escotismo Brasileiro e Paranaense.

Por fim, desejo que tenhamos sempre bons acampamentos e uma vida feliz, caso tenhamos percalços, que possamos arrumar nossas velas e corrigir nossos ru-mos, como dizem: se não houver vento. Reme. Remar a canoa da vida como nos foi passado, simples assim…

Roberth Tonny HellmannCoordenador da Modalidade do Mar

AJURI O 11º AJURI Nacional dos Escoteiros do Mar aconteceu entre os dias 21 e 24

de janeiro de 2016, em Antonina. Participaram representantes de 12 estados, onde nossos jovens puderam participar de atividades atraentes e variadas da Modali-dade do Mar, como, por exemplo, velejar, construir uma embarcação e navegar no Rio Itiberê, realizar atividades na Ilha do Mel, entre outras. Escoteiros de outras modalidades - básico e ar - também participaram e puderam vivenciar o cotidiano dos Escoteiros do Mar, aproximar-se das atividades desenvolvidas e confraternizar com nossos irmãos de lenço.

Em 2015 a Coordenação Regional da Modali-dade do Ar (COREAR teve um ano muito agitado e com muitas atividades, agradecemos desde já a todos os Grupos da Modalidade do Ar que estão buscando o seu crescimento e investindo em cur-sos para seus chefes e atividades para seus jovens contribuindo no desenvolvimento.

Fechamos o ano com um crescimento positivo da Modalidade do Ar, contamos com seis Grupos Escoteiros do Ar, além de estarem mantendo seus efetivos e trabalhando para um crescimento posi-tivo, damos destaque para Projeto Escotismo na Escola que no dia 2 de Outubro de 2015 no Colé-gio Estadual João Sampaio na cidade de Londrina foi fundado o Grupo Escoteiro do Ar Orion 352 PR. Mais não foi só isso, também tivemos nosso Grupo Escoteiro do Ar Falcão Real 204 PR com-pletou seu primeiro ano de fundação na cidade de São José dos Pinhais com belíssimas atividades.

Trabalhamos duramente no desenvolvimento pessoal do adulto e do jovem neste ano de 2015, foram realizados os Cursos de Aperfeiçoamento Técnico do Ar (CATAr I e II) Adulto e Jovem que tem por objetivo habilitar membros juvenis em técnicas aeronáuticas básicas e conhecimentos gerais sobre a aviação e preparar os Grupos Es-coteiros do Ar para que mantenham seus efetivos entrosados com as tradições, místicas e caracte-rísticas da Modalidade do Ar. Destaque para o CATAr II adulto e jovem, na história do escotismo do ar em nosso estado foram os primeiros promo-vidos com muito sucesso e aceite pelos chefes e jovens.

Sobre nosso biênio 2014/2015 ano de traba-lho efetivo da Coordenação, contabilizamos nú-meros expressivos com 54 Chefes conquistando o CATAr I Adulto, 9 Chefes conquistando o CA-TAr II Adulto, 64 Escoteiros e Seniores conquis-tando o CATAr I Jovem e 37 Escoteiros e Seniores

conquistando o CATAr II Jovem. Totalizamos 164 Breves em diversos Grupos Escoteiros no estado do Paraná tanto na Modalidade do Ar quanto na Modalidade Básica.

No mês de Abril tivemos uma atividade muito especial sobre a modalidade, foi realizado o Gran-de Jogo Aéreo, uma proposta do Escritório Nacio-nal para todos os grupos escoteiros. Em Curitiba os Grupos Escoteiros do Ar Falcão Real, Bagozzi e Thalia realizaram em conjunto a atividade e foi um sucesso. Em 2016 teremos mais Jogo Aéreo e com certeza a atividade ira se tornar um dife-rencial para os Jovens. No mês de Setembro re-cebemos a visita do chefe Vlamir Pereira nosso Coordenador Nacional da Modalidade do Ar e realizamos um Modulo sobre o Programa Esco-teiro aliado com Modalidade do Ar no escritório regional e contamos com a presença de chefes de vários grupos escoteiros do Ar.

O reconhecimento aos nossos amigos e par-ceiros também foi um ponto muito importante, são pessoas e instituições que colaboram para que o escotismo paranaense e as atividades pos-sam acontecer da melhor forma possível.

Para este ano de 2016, iremos manter nossas bases de trabalho, só temos que parabenizar ao esforço de todos chefes que compõe a equipe da Coordenação Regional da Modalidade do Ar. Não existem restrições, o conhecimento e oportuni-dade são para todos e todos aqueles que queiram se doar para novas experiências e conhecimen-tos. Deixamos o nosso muito obrigado e o convite para vir participar conosco deste projeto tão lin-do que estamos construindo.

Sempre Alerta e muito Obrigado!

Daniel de Sousa RibeiroCoordenador Regional da Modalidade do Ar

No mês de Abril foi realizado o Grande Jogo Aéreo, uma proposta do Escritório Nacional para todos os grupos escoteiros. Em Curitiba os Grupos Escoteiros do Ar Falcão Real, Bagozzi e Thalia realizaram em conjunto a atividade e foi um sucesso. Em 2016 teremos mais Jogo Aéreo e com certeza a atividade ira se tornar um diferencial para os Jovens.

Page 8: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Eventos e atividades escoteiras

14 15

RAMO LOBINHOO ano de 2015 foi marcado por diversas atividades voltadas para o Ramo Lobi-

nho, visando propiciar boas atividades e boas práticas escoteiras às nossas crianças:

Jogos da Fraternidade – Os Jogos da Fraternidade de 2015 mantiveram a estru-tura da programação de sucesso de 2014. Instigamos a Roca de Conselho, a autono-mia, argumentação e tomada de decisão pelos lobinhos. Tendo como símbolos su-per-heróis foram oferecidas três rotas onde os jovens puderam escolher uma a fim de localizar o objeto furtado por um vilão. Ao final da atividade, os lobinhos conquis-taram o seu objetivo e a atividade novamente foi um sucesso. Vamos aos números: a) 18 bases funcionando simultaneamente; b) 24 Grupos Escoteiros participando; c) mais de 100 escotistas envolvidos na programação; d) participação de 900 lobinhos.

Camporee – O V Camporee Sul foi marcante e intenso. Os lobinhos do Paraná e de outros estados tiveram a oportunidade de acampar e acantonar durante 5 dias. Além de toda estrutura disponível todos tiveram a oportunidade de conhecer o Par-que Estadual de Vila Velha, participar de 3 (três) módulos, relacionados à cultura de países que colonizaram o Paraná, à história local e do escotismo paranaense, bem como sentir o gostinho de ser um tropeiro explorador. Além disso, participaram de uma festa Julina e de uma divertidíssima Flor Vermelha.

Sessão Solene do Centenário do Escotismo Paranaense na Assembleia Legislati-va do Paraná – O Ramo Lobinho teve a honra de levar os vencedores do II Festival de Canções para cantar, durante a sessão solene, a música composta em homenagem ao centenário do Escotismo Paranaense.

III Festival de Canções – O III Festival de Canções repetiu o sucesso dos anos an-teriores. Esta edição contou com a participação de mais de 100 lobinhos disputando o primeiro lugar entre as categorias inédita e paródia, com músicas relacionadas ao tema anual “Movidos Pelo Escotismo”.

Módulos – O ano de 2015 foi também bastante importante para a formação dos adultos. Em parceria com a Diretoria de Formação, foram realizados três módulos específicos para o ramo: Contação de histórias, Canções e o livro da Jângal e o pro-cesso de socialização.

Foram muitos escotistas envolvidos para tornar 2015 um ano especial para os lobinhos. A todos os envolvidos, os nossos mais profundos agradecimentos.

Juntos 2016 será melhor!!! 

Ariadne Nascimento da Silveira BonatoCoordenadora do Ramo Lobinho

Anna Paula ‘GalvãoCoordenadora Adjunta do Ramo Lobinho

RAMO ESCOTEIROO ano de 2015 foi de novidade e desafios para o Ramo Escoteiro dentro das

Comemorações do Centenário do Escotismo no Paraná. Mantendo a tradição foi realizado dentro da XXII Assembleia Escoteira Regional, em Cascavel, o Indaba do Ramo com a execução de módulos de formação, onde os escotistas puderam interagir e trazer suas experiências vividas em cada Tropa.

No primeiro semestre do ano os esforços do Ramo Escoteiro foram voltados para a grande atividade escoteira regional, o V Camporee Sul.

Foram 5 dias de muitas aventuras e experiências na Fazenda Thalia, em Balsa Nova. Por meio bases divididas em módulos, nossos bravos jovens puderam re-alizar atividades voltadas à história e a cultura Paranaense, com destaque para a cultura do Tropeirismo, com jogos temáticos sobre o movimento que marcou o estado do Paraná a partir do século XVII; às relacionadas à preservação do meio ambiente; às diferentes modalidades do ar e do mar; um grande Enduro e tam-bém sentir a adrenalina numa descida de Rapel nos paredões de arenito da região dos Campos Gerais. Se integraram com a Rede de Jovens Líderes em atividades por eles promovida e, para coroar o acampamento, foram os protagonistas de um magnífico Fogo de Conselho.

No segundo semestre, o Ramo Escoteiro retomou às reuniões mensais, tra-zendo assuntos de relevante importância aos escotistas que atuam com os jo-vens. A participação foi expressiva, e acreditamos que todos os participantes sa-íram sempre com conhecimento e boas ideias e lembranças para aplicarem em suas Seções!

Foi um ano de muitas atividades, muitas aventuras e muito trabalho! Aqui encerra-se a gestão desta Coordenação, que espera ter contribuído, através de atividades marcantes e significativas, com o desenvolvimento de nossos jovens! Agradecemos o apoio de todos, e esperamos contar com vocês para o próximo ano que chega! Vem 2016!

Nosso Sempre Alerta para Servir!Muito obrigado!

Maria Tereza CordeiroCoordenadora do Ramo Escoteiro

Bruno Palka MirandaCoordenador Adjunto

Page 9: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretorias

16 17

RAMO SÊNIOR RAMO PIONEIROA Nação Grená no Paraná manteve o excelente trabalho que vem realizando

nos últimos anos. Começamos o ano já de forma fantástica, com a maior atividade do estado do Paraná: os tradicionais Jogos da Fraternidade.

Depois de ter realizado uma Aventura Sênior Regional espetacular em 2014, em 2015 a Região Escoteira do Paraná deu um passo à frente, com a realização do V Camporee Sul. Diversos escotistas, de leste a oeste do Paraná se envolveram na organização desse grande acampamento, planejando uma série de atividades que desafiaram a perseverança e o espírito escoteiro de todos os participantes. O Ramo Sênior do Paraná está de parabéns por ter enfrentado as adversidades, mostrando que sabe acampar até debaixo de temporal.

E como já é tradição, nosso ramo não para de crescer. Terminamos o ano de 2015 com um total de 1.118 inscritos, o que, mais uma vez, aponta para a qualida-de do escotismo que vem sendo praticado nas nossas tropas. Mantenham o bom trabalho! Continuem incentivando os acampamentos de patrulha! Continuem rea-lizando suas cortes de honra semanais/quinzenais! Continuem realizando ativida-des desafiadoras! E assim, vamos continuar aumentando nosso efetivo na Região Escoteira do Paraná!

Daniel HackbartCoordenador Regional do Ramo Sênior

O ano de 2015 foi marcado por muitas atividades no Ramo Pioneiro do Paraná. Com o objeto de fortalecer, crescer e integrar este ramo os jovens acamparam, re-alizaram atividades comunitárias, serviram, refletiram, se divertiram e, sobre tudo, aprenderam!

Em Março a realização do I Congresso Regional Pioneiro em Cascavel foi um momento de encontro, formação dos pioneiros e pioneiras e mais um passo para aprimoramento da COREPIO do Paraná.

Nos Jogos da Fraternidade, mais uma vez com programação específica e quali-ficada para o ramo, foi seguida a descentralização regional onde se pode oferecer atividade para pioneiros do interior, além da Capital.

O V Camporee Sul foi um marco para a comemoração do centenário do esco-tismo paranaense e o ramo pioneiro se fez presente. Realizou uma inesquecível ati-vidade tanto para os participantes quanto para a cidade de Balsa Nova que pode receber o belo serviço.

No oeste do Estado o Ramo Pioneiro se fez presente no 26º ELO Nacional rea-lizado em Santa Helena, com atividades específicas para os pioneiros e o auxílio a novos clãs que estão em desenvolvimento.

No mês de setembro foi realizado Fogo de Conselho Regional denominado Aclãfuego, com o objetivo de integrar os pioneiros do Estado. A atividade ocor-reu de forma descentralizada no Paraná, tendo sua realização em quatro cidades ao mesmo tempo. Os jovens puderam desfrutar do momento mais especial de um acampamento com seus irmãos de lenço!

A participação do Paraná no 26º Mutirão Nacional Pioneiro em Floripa - SC foi bastante expressiva, com uma delegação de quase 100 paranaenses para a Ilha da Magia! Proporcionando a todos uma troca de experiência com diversos jovens de todo país. Além das atividades comunitárias que possibilitaram colocar em prática o lema “SERVIR”, os jovens participaram de atividades reflexivas, de festas e turis-mo em Santa Catarina.

O estado paranaense também teve representante em atividades regionais rea-lizadas no Rio Grande do Sul como o Alemut e o Mutfood (Mutirões Regionais do RS)

O ano foi finalizado com um churrasco de confraternização em Curitiba com a presença de pioneiros, pioneiras, mestres e mestras recolhendo brinquedos para ser entregue a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia.

Sempre Alerta Para Servir!Marcelo EdlingSérgio Marangoni Coordenação Ramo Pioneiro

Comissão Regional Ramo Pioneiro (COREPIO):João Victor Garcia Junior - PresidenteHeloisa Tonello - SecretáriaAmanda Machado - TesoureiraMaria Luísa Bettoni - Comunicação Fo

to: A

cerv

o U

EB-P

R

Page 10: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Eventos e atividades escoteiras

19

Relatório Anaual 2015

18

DIRETORIA DE MÉTODO ESCOTEIRO E PROGRAMA DE JOVENS

Nossas prioridades no triênio 2013/2016 foram propiciar momentos nos quais os jovens se vissem desafiados a tomarem decisões por si mesmos, determinando os rumos a serem seguidos por suas patrulhas e seções; também incentivamos que as alcateias, tropas e clãs realizassem suas próprias atividades.

Demos destaque aos programas Alcateia Padrão, Tropas Padrão e a Revolução Pioneira e realizamos a maioria das nossas atividades regionais no interior do Para-ná, como as edições de Guarapuava e Cascavel dos Jogos da Fraternidade.

Todos os acertos, vitórias e conquistas se deram graças à dedicação de inúme-ros Escotistas e Dirigentes aos quais agradecemos nas pessoas dos coordenadores de ramos, que se dedicaram incansavelmente.

A todos, o nosso muito obrigado.

Forte canhota,

Enrico Miguel NichettiDiretor Vice Presidente de Método Escoteiro ede Programa de JovensNelson Hey JuniorCoordenador Geral dos Ramos

Entre os dias 15 e 19 de Julho de 2015, a Re-gião Escoteira do Paraná sediou com grande ale-gria e espírito de fraternidade o V Camporee Sul. Para proporcionar a integração dos participantes e começar antecipadamente a confraternização e as novas amizades, foi realizado o Hoho V Cam-poree Sul (Home Hospitality) no período de 11 a 15 de Julho e de 19 a 22 de Julho, na cidade de Curitiba quando os participantes foram recebi-dos pelos Grupos Escoteiros Do Ar Bagozzi 59/PR, Marechal Rondon 39/PR, Do Mar Amigo Ve-lho 16/PR e Carlos Pereira de Araujo 77/PR para alojamento.

Durante o período em que estiveram em Curi-tiba 155 participantes do Camporee, vindos de vários pontos do país, puderam conhecer a cida-de com passeios turísticos especialmente prepa-rados para eles.

V CAMPOREE SUL 2015

Page 11: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Eventos e atividades escoteiras

20 21

De 15 a 19 de julho a Fazenda Thalia, em Bal-sa Nova, foi palco de um dos principais eventos comemorativos do Centenário do Escotismo no Paraná, o V Camporee Sul. Estiveram presentes jovens entre 7 e 21 anos vindos dos três estados do Sul do país, além de São Paulo, Rio de Janei-ro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas, totalizando 1300 participantes. Nos quatro dias do evento eles acamparam e vivenciaram experiências escotei-ras diversas tendo como tema central o Tropei-rismo no Paraná.

Para que todas atividades acontecessem com segurança e de forma ordenada 300 voluntários foram mobilizados. A parte de alimentação per-mitiu aos jovens dos ramos escoteiro, sênior e pioneiro cozinhar a própria comida, enquanto os lobinhos e voluntários tiveram refeitórios a dis-posição.

Todos puderam vivenciar experiências como quando os Lobinhos conheceram sobre a cultura indígena e foram trans-portados para países como a África, Itália e Japão. A exploração da região e da fauna local fizeram parte do programa com um passeio especial ao Parque de Vila Velha.

Os ramos Escoteiro e Sênior passaram por experiências escoteiras diversas den-tro da área do evento com enduros e rapel nos paredões de arenitos.

O ramo Pioneiro, dentro do seu lema Servir, realizou atividades junto a comu-nidade da cidade de Balsa Nova.

O V Camporee Sul deixou lindas lem-branças e a comprovação que as dificul-dades aprimoram o aprendizado e o cres-cimento individual.

As grandes atividades escoteiras cons-troem amizades e deixam recordações para toda uma vida e (como dizia o refrão da música cantada no encerramento) “... quando acaba a gente quer de novo”.

Page 12: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Eventos e atividades escoteiras

22 23

PROJETO FORMED 217

Há 15 anos o programa de intercâmbio FOR-MED 217 é organizado pelo Grupo Escoteiro Mattehorn de Madrid. O projeto tem o objetivo de promover e fomentar a participação, colabo-ração e formação de escoteiros durante 40 dias de atividades, todos os anos no período de Julho a Agosto. O GE Jângal foi convidado a participar do projeto em 2015, abrindo a oportunidade des-se intercâmbio para dois jovens do grupo: Ludam Utrabo e Josafa Rodrigues.

A relação com o G.E. Jângal e o G.E. Mattehron começou a anos atrás quando o atual presidente e fundador do G.E. Jângal, Rafael Eduardo, par-ticipou ativamente das atividades na Espanha como chefe da Tropa Escoteira Tibet e Chikay na Alcateia. Anos depois, de volta ao Brasil, fundou o G.E. Jângal 217-PR, com as mesmas cores de len-ço e numeral do grupo amigo Mattehorn, em ho-menagem aos bons tempos passados lá e a todo aprendizado recebido.

“Em 2015 tivemos essa oportunidade e fomos mui-to bem recebidos em Madrid, agradecemos imensamente a oportunidade ao Roberto Garcia Alas, responsável pelo grupo em Madrid. Nós como adultos temos o dever de criar oportunidades para nossos jovens e esse projeto é uma grande parceria entre grupos amigos, quere-mos dar oportunidade para jovens pioneiros que nunca imaginaram sair do Brasil e participar de Intercâmbio Multicultural.” - diz Rafael Eduardo.

O Chefe Ludam Utrabo, um dos participantes desse grande evento traz seu depoimento sobre essa grandiosa experiência escoteira internacio-nal.

“É uma responsabilidade muito grande escrever a todos sobre este projeto. Mas talvez tenha sido isto que Baden-Powell fez no cerco de Mafeking. E con-tinua fazendo, demonstrando a todos os jovens que são capazes.

Grupo Escoteiro Jângal 217-PR inicia uma parceria de intercâmbio es-coteiro com o Grupo Escoteiro Mattehorn 217 - Madrid

Grupo Escoteiro Mattehorn 217 - MADRID

O projeto Formed217, me foi a primeira opor-tunidade de sair desta Pátria tão amada, e conhecer outras Pátrias, pois tive a oportunidade de ir a Por-tugal fazer o Caminho de Santiago de Compostela, e conhecer os filhos dessa Terra, a cultura dos povos, de tantos outros povos que se reuniram no albergue escoteiro de Fuente Nueva em debates com pontos de vistas de diferente pontos do globo. Alguns da Bo-lívia, El Salvador, Estônia, Pôlonia e eu e meu com-panheiro de mochila Josafá, utilizando o mais belo lenço do mundo o lenço brasileiro.

Relatar-lhes tudo o que foi apreendido em tanto tempo (80 dias) em linhas tão breves é tarefa que não poderei realizar, pois o contato em um ambiente tão

próximo daquela cabana de nossos sonhos onde B.P escreveu seu último adeus, como me parecia o alber-gue onde ficamos. E a experiência de participar desta multiculturalidade em um acampamento de 20 dias à beira de uma praia onde só se ouviam o som do mar, o canto das gaivotas, e o grito dos lobinhos que ale-gremente corriam, são versos que estão condenados a não mais sair do meu coração.

Mas o que pude perceber é que o movimento es-coteiro é uma canção que é cantada no mundo intei-ro. Em várias línguas, vários instrumentos, em tantos ritmos. É regida por um mesmo maestro que já se foi, e com sua melodia toca e transforma o coração de to-dos aqueles que a ouvem.” - Ludam Utrabo

Pimiango - Espanha

Rota entre os Picos Europeus, atividade com 3 dias de duração

Page 13: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Ações comunitárias

24 25

AÇÕES COMUNITÁRIAS

Grupos Escoteiros de todo o Paraná estão tra-balhando ativamente em parceria com entidades

das suas cidades para acabar com o mosquito da dengue. Temos aqui alguns exemplos.

Grupo Escoteiro Liane Marta daCosta 329/PR O ano nem bem havia começado e em 9 de ja-

neiro jovens e adultos do Grupo Escoteiro Liane Marta da Costa 329/PR, de Guarapuava, saíram a campo para combater o mosquito da dengue.

O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Saúde do Município, em conjunto com os escotei-ros, Vigilância Sanitária e Defesa Civil. Além de orientações e distribuição de material educativo, os agentes e voluntários realizaram vistorias nas residências da Vila Carli onde foram encontrados o maior número de focos do mosquito na cidade.

O Grupo Escoteiro Guarani 46/PR, de Rolandia, par-ticipou junto com entidades da sua cidade de uma força tarefa que mobilizou o norte do Paraná no dia 6 de fevereiro, o dia da Hora H no combate a dengue.

Grupo Escoteiro Guarani 46/PR

As Tropas Escoteira e Sênior do Grupo Escoteiro Jângal 217/PR, de Curitiba, realiza ação de limpeza no bosque do bairro Cajuru com o objetivo eliminar focos de dengue. A alcatéia faz uma ação de pan-fletagem para concientizar a comunidade sobre os perigos da dengue e possíveis locais de acumulo de água. Durante a atividade receberam a visita do An-tônio Carlos da Secretaria de Saúde que num bate papo bem legal e didático explicou para os jovens os cuidados que se deve ter para evitar que o mosquito Aedes Aegypti procrie.

Grupo Escoteiro Jângal 217/PR

DESFILE CÍVICO

Todos os anos os grupos escoteiros de Curiti-ba são convidados a participar do Desfile Cívico do Pinheirinho, bairro de Curitiba que concen-tra uma grande população. Em 2015 o evento aconteceu no dia 30 de agosto e teve como tema central “100 Anos de Escotismo no Paraná”. Para prestigiar o evento centenas de jovens e adultos de grupos escoteiros de todo a Curitiba estive-ram presentes, mostrando a força do Movimento Escoteiro na capital.

Os escoteiros também participaram do desfi-le oficial do Estado, realizado em 7 de Setembro. Vários grupos estiveram representados com jo-vens e escotistas.

Grupo Escoteiro Servidores do Rei 169PR

Page 14: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015

26 27

Ano do centenário

O ano de 2015 foi marcado por comemora-ções e atividades tendo como tema os 100 Anos do Escotismo no Paraná. Jogos da Fraternidade, Camporee, Sessão Solene na Assembleia Legisla-tiva do Paraná, placas comemorativa.

Esta história tem vários momentos, que fo-ram resgatados pelo professor Ernani Straub, primeiro Comissário Regional do Paraná e hoje presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

1907 Criação do Movimento Escoteiro por Sir Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.

1915 Primeira atividade escoteira em Curi-tiba, realizada a sombra de um pinheiro na área do antigo campo do Internacional (hoje Arena da Baixada), com a orientação de Julio Moreira e Newton Guimarães. Ainda neste ano foram cria-das as Patrulhas Lobo e Raposa, com 24 escotei-ros.

1916 Criação da primeira tropa em Antoni-na, Morretes, Rio Negro e Foz do Iguaçu.

1928 Abertura da Associação Escoteira de Guarapuava.

1937 Momento marcante quando em 28 de abril foi criado o primeiro Grupo do Ar no Bra-sil, denominado de Associação de Escoteiros do Ar Tenente Ricardo Kirk. A abertura contou com o apoio do 5º Regimento de Aviação e do Aero Clube do Paraná, no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

2015 – O ANO DO CENTENÁRIO DO ESCOTISMONO PARANÁ

1941 Ponto marcante na história quando quatro escoteiros do Grupo Escoteiro Vale Por-to de Antonina, liderados pelo jovem chefe Al-berto Storache Júnior, fizeram uma jornada até o Rio de Janeiro num percurso que levou 46 dias. O objetivo foi entregar um documento ao então presidente da república Getúlio Vargas pedindo a reabertura dos escritórios das Companhias de

Navegação que haviam sido fechados, prejudi-cando assim a economia de Antonina. A solici-tação foi atendida. Este é um marco importante devido principalmente a dificuldade que tal jor-nada representou para os participantes, que com orgulho representaram o verdadeiro espírito de civismo e aventura dos escoteiros paranaenses.

1950 Durante a realização da 6ª Assembleia Escoteira Nacional em São Paulo todas as entida-des escoteiras são reunidas numa só, a União dos Escoteiros do Brasil, que já existia desde 1924. Neste ano houve a eleição da primeira diretoria regional no Paraná tendo como Presidente Nel-son Hey e Primeiro Comissário Regional Ernani Costa Straub.

1985 Durante anos e trabalhando o escotis-mo paranaense se consolidou, tanto que em 1985 Curitiba foi escolhida como sede pela primeira

vez no Brasil de uma Conferencia Escoteira Inte-ramericana.

1999 Curitiba é a cidade escolhida para se-diar o Escritório Nacional da União dos Escotei-ros do Brasil, fazendo da cidade a Capital Escotei-ra do país.

2011 Curitiba sedia a 39ª Conferência Mun-dial Escoteira, evento que entrou para a história como a mais bem organizada de todas as con-ferências mundiais até então. Mais do que isso, a conferência colocou o Brasil definitivamente no mapa mundi do Escotismo. As resoluções de Curitiba entraram para a história como a primeira apuração eletrônica de votos.

2012 Início do projeto Escotismo na Escola. Este trabalho permitiu a abertura de 31 novos grupos escoteiros em três anos, atendendo mais de mil jovens.

2015 Realização do V Camporee Sul com a participação de representantes de 14 estados brasileiros e 183 grupos escoteiros. Neste mes-mo ano aconteceu a Sessão Solene na Assem-bleia Legislativa do Paraná, um marco dentre as sessões realizadas naquela casa com a presença maciça de adultos e jovens do Movimento.

Foto

: Ace

rvo

UEB

-PR

Page 15: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015 Sessão Solene

28 29

No dia 20 de outubro foi realizada no Plená-rio da Assembleia Legislativa do Paraná a Sessão Solene de comemoração do Centenário do Esco-tismo no Paraná. O espaço foi pequeno para re-ceber os mais de 500 escotistas e escoteiros que foram presitigiar a comemoração.

A solenidade foi uma proposição do Deputado Estadual Elio Rusch, que comentou em seu pro-nunciamento “é raro termos as galerias lotadas com famílias inteiras, tantos jovens e crianças, que vieram uniformizados, trouxeram as bandei-ras dos seus grupos escoteiros para honrar esta comemoração e cantaram com tanta emoção suas músicas”.

Para o Presidente da União dos Escoteiros do Brasil – PR, José Mario Moraes e Silva, “é nosso desafio é levar o escotismo a mais jovens, a mais escolas, a mais classes sociais, para que os valo-res do Movimento Escoteiro alcancem cada vez mais pessoas. Receber esta homenagem na As-sembleia pelos representantes do povo do Para-ná nos lembra da nossa responsabilidade perante a juventude”.

HomenagensDurante o evento foram realizadas várias ho-

menagens para pessoas e grupos que se destaca-ram na história e no apoio ao escotismo parana-ense.

Menções Honrosas concedidas pela Assem-bleia Legislativa

- Aos irmãos Henrique Estrella Moreira e Júlio Estrella Moreira. A homenagem foi recebida “in memoriam” pelos filhos de ambos, Ofélia, Regina, Aline e Ivo.

- Ao escoteiro mais antigo em atividade, João Luiz Baggio, registrado desde 1964 na União dos

Escoteiros do Brasil e que ainda hoje atua como Chefe Escoteiro do Grupo Escoteiro Verde Vale, de Londrina.

- Ao escoteiro mais antigo vivo, Jaime Was-serman e que foi escoteiro na Associação dos Es-coteiros do Círculo Militar na segunda metade da década de 1930. A homenagem foi recebida pelo seu neto, Fernando Brodeschi, membro do Movi-mento Escoteiro Mundial.

- Ao Grupo Escoteiro mais antigo em ativida-de com breve interrupção de atividades, o Jor-ge Frassati, em Curitiba, fundado em 1951; e ao Grupo Escoteiro mais antigo em atividade sem interrupção de atividades, o São Luiz de Gonzaga, também de Curitiba, fundado em 1954. Ao Grupo

1915 -O Jornal “A República” de Curitiba, edição de 10 de setembro, em editorial noti-ciava que o “Diário do Commercio” da cidade de Paranaguá, em diversas edições vinha pu-blicando alertando a população para a ne-cessidade da fundação de uma “Associação de Escoteiros”, de acordo com o preconizado por Baden Powell, transcrevendo o de 7 de setem-bro, nos seguintes termos:

“ESCOTISMO A campanha que vimos man-tendo pelo escotismo no nosso paiz, e muito principalmente no Paraná, tem dado os melho-res resultados possíveis.

Conforme notícia inserta hontem nesta folha, teve lugar hoje, as 3 horas da tarde, na sede do Tiro 99 a rua Vieira dos Santos, a orga-nização da commissão regional de escoteiros paranaenses. A pressa em que temos de fechar a nossa paginação não nos permitte dizer ago-ra o que foi a installação do primeiro grupo de escoteiros neste Estado o que faremos no pró-ximo número. É o caso de darmos parabens à mocidade paranaguense que nos vem dar um exemplo de patriotismo e vigor.Porque não ha-vemos nós tambem em vez de estar para ahi a jogar foot-ball, de apoiando os nossos irmãos da marinha, fundarmos uma associação de “boys scouts”? Vamos, já é tempo de educar-mos os nossos filhos, nas normas que a expe-riencia tem aconselhado.”

Texto retirado do documento “ROTEIRO DE PESQUISA SOBRE O ES-

COTISMO NO PARANÁ.” Ernani Costa Straube

Escoteiro do interior do estado, o Monte Alegre, de Telêmaco Borba, fundado em 1957.

- Ao historiador Ernani da Costa Straub.- À União dos Escoteiros do Brasil – Região

Paraná.- A chefe escoteira Ronilde Roda Cervi repre-

sentando todas as famílias que atuam no Movi-mento Escoteiro do Paraná.

Homenagens da União dos Escoteiros do Brasil - Paraná

- Cruz de São Jorge – Entregue ao secretário especial de Assuntos Estratégicos, Flavio Arns, pelo seu trabalho de incentivo do projeto Escotis-mo na Escola, quando atuou como Secretário da Educação no governo estadual. Esta é a mais alta honraria concedida pelo Movimento Escoteiro a quem não é membro da organização.

- Gratidão Ouro – Ao Deputado Estadual Elio Rusch e a Assembleia Legislativa do Paraná pelo apoio ao Movimento Escoteiro no estado; e a Secretaria de Estado da Educação pelo apoio ao Projeto Escotismo na Escola.

Assembleia Legislativa do Paraná

SESSÃO SOLENE - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ

Page 16: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015

30 31

Placa comemorativa

PLACA COMEMORATIVADOS 100 ANOS

Os 100 Anos de Escotismo no Paraná foram marcados pelo descerramento de placas come-morativas em locais importantes para o Movi-mento. A primeira foi no dia 17 de setembro na sede regional da União dos Escoteiros do Brasil.

No dia 28 de Novembro de 2015, em Cerimô-nia presidida pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Renato Eugenio de Lima, represen-tando o Poder Executivo do Município de Curi-tiba, e prestigiada por autoridades Regionais e Nacionais do Movimento Escoteiro, dentre elas o Vereador Paulo Salamuni, e com a presença dos membros do Conselho de Administração Nacio-nal (CAN), foi inaugurada na Praça Afonso Bote-lho, local da 1a Reunião Escoteira do Paraná, a Placa alusiva aos 100 anos de escotismo no Esta-do.

A Placa e o Toten erguido na referida praça, são uma homenagem do Município de Curitiba, aos Escoteiros do Paraná, pelo 1o Centenário de Atividades.

Na edição de 21 de setembro, o “A Repú-blica” volta ao assunto, publicando o edital que se segue:

“Communico-vos que em 7 de setembro p. passado foi installada nesta cidade, a pri-meira Commissão Regional de Escoteiros do Paraná, filiada ao grande Conselho Su-perior de Escoteiros. com sede no estado de São Paulo e cuja Directoria ficou assim constituída:

Presidente: Lydio d’Albuquerque2º Vice Presidente: Docilo Silva1º e 2º Secretários: A. Wanderley Júnior

e Roberto BarrosoTesoureiro: Manoel Nunes Barranco.São Instructores os seguintes srs.: Dr.

Accyoly da Costa, Roberto Regnier, tenente Themistocles Muniz, Lydio d´Albuquerque. A. Wanderley Junior e Antonio M. Pereira da Costa.

Aproveitando a occasião remetto-vos um impresso elucidativo do que vem a ser o Escotismo, e rogo-vos espalheis pelas co-lumnas de vosso jornal, o valor e utilidade do mesmo, para que o nosso Estado possa marchar com a fundação de novas Commis-sões Regionais ao flanco do grandioso Esta-do de S. Paulo, em tão brilhante iniciativa.

Saude e Fraternidade, A. Wanderley Junior, 1º Secretário.”

Texto retirado do documento “ROTEIRO DE PESQUISA SOBRE O

ESCOTISMO NO PARANÁ.” Ernani Costa Straube

Page 17: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015

32 33

Projeto Escotismo na Escola

PROJETOESCOTISMONA ESCOLA

Como resultado de nossa parceria com a Se-cretaria de Estado de Educação, o Projeto Esco-tismo na Escola surgir com o objetivo de propiciar a prática do Escotismo para um grande número de jovens no Estado do Paraná, através da estrutura da rede escolar. Após 3 anos de atividades com os jovens podemos constatar que foi um grande aprendizado para os jovens, bem como para to-dos as pessoas que contribuem com o Movimen-to Escoteiro.

Os colégios onde os grupos conseguiram se estruturar contam com alunos mais comprometi-dos com o processo de educação e que se trans-formam em colaboradores das escolas.

Mesmo para as crianças e jovens que por ra-zões diversas não permaneceram em seus gru-pos, o que aprenderam com certeza será válido para suas vidas e para algumas dessas pessoas acabará por fazer grande e positiva diferença em seus futuros.

Desde 2012 até dezembro de 2015 contata-mos com mais de 100 escolas, em todo o Estado

do Paraná. As crianças e os jovens tiveram a opor-tunidade de participar das atividades escoteiras, atividades estas como Acampamentos, Acanto-namentos, Excursões, Passeios, etc. Atualmente estamos com 33 escolas em atividades partici-pando do Programa.

Em decorrência do cenário de 2015, a Dire-toria da UEB-PR efetuou em conjunto com a Se-cretaria de Estado da Educação, várias mudanças nos controles administrativo financeiro e pude-mos alinhar de forma a dar continuidade ao Pro-grama na abertura de novos Grupos Escoteiros.

Retomamos as atividades do GE Zilda Arns, GE Palmital, GE Shirley Catarina.

Efetivamos Autorizações Provisórias no GE Faxinal do Céu, GE Eng° Michel G. P. A. Reydams em Salto Segredo nas Usinas da Copel, GE Tribo de Judá, em Matinhos, GE Pedra Partida na Lapa e GE Harmonia de Cambé.

Fundamos o GE Farol do Passaúna, Seção Au-tônoma do Ar Orion em Londrina, Seção Autô-noma Professora Edithe em Campo Largo, GE do

Mar Antonina em Antonina, bem como em par-ceiras com Grupos Escoteiros já existentes pas-samos a oferecer o Escotismo para os alunos das Escolas Pedro Piekas, Atilio Bini, Nossa Senhora de Salete e Loureiro Fernandes.

Foram realizadas várias atividades com os Grupos Escoteiros, tais como: Jogos da Frater-nidade, Camporee, Acampamentos em Bateias, Regata Náutica de Paranaguá, Elo em Rolândia, Acampamento MEPE (Maratona Ecológica de Pa-trulhas Escoteiras), Visitas ao Escritório Regional do Paraná e Gruta de Lancinhas.

Os Grupos Escoteiros tiveram a oportunidade de participar de vários Módulos Ambientais ofe-recidos e desenvolvido pelo Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga.

Agradecemos a todas as pessoas por fazer par-te deste grande desafio, obrigada pela confiança e apoio recebido durante mais este ano.

Denize de Paula Neves ArantesARANTES Diretora do Projeto Escotismo na Escola

Page 18: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015 Condecorações e reconhecimentos

34 35

CONDECORAÇÕES E RECONHECIMENTOS

5 ANOS

10 ANOS

MEDALHA DE BONS SERVIÇOS

NOME GRUPOBruno Palka Miranda 017/PRCarolina Patrício 017/PRDenilson Balzer 017/PREsvaldir Preto Chaves 084/PRJoacir Freitas Messias 079/PRLilian Paula Morozini Orneles 127/PRMarcelo Vasconcelos Schimidt 127/PRMarco Antônio Santana 017/PRMaria Lilian Konolsaisen 017/PRMateus manfrinato 049/PRPaulo Rogério Rothert 049/PRTerezinha Luiza Loeblein Dias 079/PR

NOME GRUPOAllana Cervi Prohmann 020/PRFernando Nunes Patrício 017/PRGabriela Canalli Kretzschmar 020/PRIsadora Tonet Assad 020/PRJocelene de Oliveira 020/PRMariles Glakowski 020/PRMauro César Vesgerau 020/PRMilton Luiz Pignataro 017/PRNivaldo Fazio 084/PRRodrigo Nascimento Gomes 020/PRWillian Iwersen 017/PR

A Medalha de Bons Serviços é destinada a premiar a boa e eficiente atividade escoteira, só podendo ser concedida aos sócios do Movimento Escoteiro. A condecoração não se destina a premiar somente o tempo de atividade; os serviços pelos quais ela é concedida devem ter um especial caráter meritório, durante o número de anos indicado em que o sócio esteve registrado, ultrapassando os limites do de fiel cumprimento ou exercício de cargos no Movimento.

CRESCIMENTOE EXPANSÃO

Este ano de 2015 foi de muito aprendizado e um crescimento do Movimento Escoteiro no Estado do Paraná bastante representativo. Até dezembro efetuamos 8.200 renovações e novas inscrições entre jovens e adultos. Demos conti-nuidade ao Convênio com a Secretaria de Estado da Educação, a abertura de novos Grupos Esco-teiros, Seções Autônomas e o fortalecimento dos grupos já existentes. Muitas mudanças foram ne-cessárias e realizadas no cenário do Paraná, para que pudéssemos chegar ao belíssimo resultado no final do ano, mas foram necessários muitos ajustes nas despesas administrativas e financei-ras do Escritório Regional.

Realizamos visitas em muitas cidades do Esta-do, através de palestras informativas divulgando o Movimento Escoteiro nas Comunidades, Esco-las Estaduais, com a participação de novos jovens e adultos.

Efetivamos Autorizações Provisórias no Gru-po Escoteiro Faxinal do Céu, Grupo Escoteiro Eng° Michel G.P.A. Reydams em Salto Segredo nas Usinas da Copel, entre outros.

Fundamos o Grupo Escoteiro Brasileiro Árabe de Curitiba, Grupo Escoteiro Farol do Passaúna, Seção Autônoma do Ar Orion, Seção Autôno-ma Professora Edithe, Seção Autônoma Pedro Piekas, Seção Autônoma do Mar Antonina.

Retomamos as atividades do Grupo Escoteiro

Zilda Arns, Grupo Escoteiro Palmital, Grupo Es-coteiro Shirley Catarina, entre outros.

Foram realizadas várias atividades com os Grupos Escoteiros, tais como Acampamento em Bateias, Regata Náutica de Paranaguá, Elo em Rolândia, Acampamento MEPE (Maratona Ecoló-gica de Patrulhas Escoteiras), Visitas em Curitiba e Gruta de Lancinhas(GE Liane Marta da Costa de Guarapuava), Acampamento em Bateias (GE Princesa do Vale e GE Farol do Passaúna), entre outras atividades.

Vários grupos participaram da Escola nos Mó-dulos Ambientais oferecidos pelo GE São Luiz de Gonzaga.

Foram muitos desafios, muitas reuniões, vá-rias reflexões, mas conseguimos superar as prin-cipais dificuldades as quais não podemos deixar de agradecer o companheirismo da Diretoria atu-al, Diretoria da Nacional, Equipe da Secretaria da Educação, funcionários do Escritório Regional, bem como nossos irmãos escoteiros.

Nosso agradecimento a todos que contribuí-ram para o sucesso de mais este ano de ativida-des.

Muito obrigada!

Denize de Paula Neves ArantesDiretora de Crescimento e Expansão

GE do Mar Antonina

SA do AR ORION - Londrina

Page 19: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015 Condecorações e reconhecimentos

36 37

MEDALHA DE GRATIDÃO15 ANOSNOME GRUPOElisa Aparecida Matsuno Morgado 020/PRGrupo Escoteiro Ita'Y 127/PRHenrique Thá Reinhardt 020/PRJoão Trindade Orneles 127/PRLeonardo de Almeira Morgado 020/PRMário Armando Arantes 020/PRReni Mocelin Sutil 045/PRWillian Iwersen 017/PR

20 ANOSNOME GRUPOAna Carolina das Costa Massaro 020/PRAntônia Maria Orneles 127/PRDenize de Paula Neves Arantes 020/PRÉlio Ricardo Cagnato 017/PRJorge Cid Constantino Jurescu 112/PRJorge Luiz Orneles 127/PRMarcelo Moraes Edling 205/PRMaria Tereza de camargo 059/PR

30 ANOSNOME GRUPOEniltron Temporal Gomes 002/PRMariovani Carsten Cervi 020/PRRonilde Roda Cervi 020/PR

40 ANOSNOME GRUPOMaria de Lourdes Arbus Cagnato 017/PROscar Victor Palmquist Arias 049/PR

A Medalha de Gratidão é concedida a pessoas, sócias da UEB, Grupos Escoteiros, Seções Escotei-ras, Seções Escoteiras Autônomas ou entidades que tenham prestado grandes e comprovados ser-viços a órgãos ou ao Movimento Escoteiro em geral. A Medalha de Gratidão pode ser concedida nos graus bronze, prata e ouro, em sinal de agradecimento pelos serviços prestados em qualquer nível.

NOME GRUPOColégio Padre João Bagozzi 059/PRFábio Carvalho de Souza 020/PRMajor Aviador Rodrigo Rizzolo Lucena 004/PRProc. Ch. MPT/PR Gláucio Araújo de Oliveira 008/PRSargento Paulo César Segalla 004/PRDesembargador Altino Pedrozo dos Santos 008/PR

GRATIDÃO PRATAConsidera-se para este grau os grandes e comprovados serviços

prestados em nível regional ou nacional, ou em sequência ao grau bronze.

GRATIDÃO OURO

NOME GRUPOAssembleia Legislativa do Estado do ParanáCoronel Aviador José Vágner Vital 004/PRDeputado Estadual Élio Lino RuschReilly Agari Algodoal 085/PRSecr. Estadual de Educação do Est. do Paraná

Considera-se para este grau os grandes e comprovados serviços prestados ao Movimento Escoteiro em geral, ou em sequência ao grau prata. O alto grau de dedicação, comprometimento, devotamento ao dever e serviços prestados são considerados como determinantes para outorga deste grau.

Page 20: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anual 2015 Condecorações e reconhecimentos

38 39

GRATIDÃO BRONZE

NOME GRUPOJoão Trindade Orneles 127/PRAlcateia 1 127/PRAlexandre Ramalho de Farias 008/PRAntônia Maria Orneles 127/PRClã pioneiro Merlin 127/PRDenise Luiza Varaschin 059/PRDiogo Cristian Rochemback 127/PREliandra Rosenberger 127/PRGilvan Koza 020/PRGrupo Escoteiro Ita'Y 127/PRJoão Paulo Orneles 127/PRJorge Luís Orneles 127/PRJuciane Araújo Lechowicz Orneles 127/PRLilian Paula Morozini Orneles 127/PRLuci Aparecida Rivas 127/PRMarcelo Luiz Tokars 002/PRMarcelo Vasconcelos Schimidt 127/PRMárcia do Rocio Camilli Paulus 004/PRMarcus Vinícius da Silva Oliveira 004/PRMaria Júlia Teleginski 004/PRMarlova Terezinha Fritzen 004/PRMirian Gonçalves Vieira 127/PRNelson Kultcheck 049/PRRanieri Emerson Krambeck 075/PRRaphael Bochnia 127/PRSilvia Regina Salau Brollo 008/PRTropa Escoteira Mista Pantera 127/PRTropa Sênior Mista Phoenix 127/PRVilmar Morozini 127/PRVinícius Augusto Camilli Mastrângelo 004/PR

Considera-se para este grau os grandes e comprovados serviços prestados em Nível Local (Grupo Escoteiro, Seção Escoteira Autônoma) ou ao Distrito Escoteiro.

PIN DO CÔNJUGE

NOME GRUPOMaria Elizabeth Gomes de Freitas 008/PRMaria Goretti Pereira Patrício 017/PR

É destinado a homenagear cônjuges e/ou companheiros com mais de 10 anos de vida em comum com Escotistas, Dirigentes ou outros adultos da UEB que contribuem com o Escotismo há mais de 20 anos. É uma maneira formal de agradecer a estas pessoas, que de maneira indireta, apoiam o Escotismo, acompanhando seus parceiros durante sua trajetória no Escotismo

Foram concedidas, durante o Jamboree Mundial do Japão, para as seguintes pessoas:

CRUZ DE SÃO JORGE

NOME GRUPOSecretário de Estado Flávio José ArnsUlysses Marcellos Rocha Filho 004/PRWaldiney Marcos Ruppel 112/PR

A Cruz de São Jorge é concedida a sócios da UEB ou a altas autoridades, em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Movi-mento Escoteiro em geral ou ao nível Regional de direção.

TUCANO DE PRATA

NOME GRUPOJosé David de Ferreira Bandeira 023/PR

É a recompensa honorífica de mais alto reconhecimento no nível local, e só poderá ser concedida a associados da UEB a quem já tenha sido conferida, há pelo menos 5 anos, a Cruz de São Jorge, e que te-nham prestado novos e relevantes serviços ao Movimento Escoteiro em nível local de direção.

MEDALHA DO ESCOTISMO LUSÓFONO

Fernando BrodeschiVitor Augusto GayPaulo SalamuniOscar Victor Palmquist AriasMelissa Martins CasagrandePedro Sferelli

A Medalha do Escotismo Lusófono é concedida a pessoas, associadas nos respectivos países membros, que tenham prestados grandes, rele-vantes e comprovados serviços à Comunidade Escoteira Lusófona.

Foram concedidas, durante o Jamboree Mundial do Japão, para as seguintes pessoas:

Page 21: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Distintivos Especiais

40 41

NOME DATA GRUPOAdriana De Ré 09/01/15 GUARA-PUAVA - 034/PRAdrielle Giovanna M. Reis Militão 12/11/15 PINDORAMA - 051/PRAdryan Patryck Araujo Andreola 27/02/15 MANOEL RIBAS - 089/PRAlberto Inácio Da Silva Jr 11/05/15 CAMPOS GERAIS - 092/PRAlessio Luzitani Neto 12/06/15 TARUMÃ - 109/PRAli Marwan Baalbaky 11/05/15 GUAIRACÁ - 033/PRAlice Just Ramos 25/11/15 MARECHAL RONDON - 039/PRAna Beatriz Vieira Ouriques 12/06/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRAna Carolina Lang Ribeiro 11/05/15 SÃO FÉLIX - 084/PRAna Clara Migliorini Sátiro 17/12/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRAna Julia De Carvalho Eleutério 12/06/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRAna Paula Vaz Machado 12/06/15 TAKASHI MARUO - 188/PRAndré Luís Tigre Malinoski 09/07/15 CAMPOS GERAIS - 092/PRAndré Luiz Moura 09/09/15 MUNDO NOVO - 151/PRAndré Ricardo Dziura 19/11/15 UNIVERSITÁRIO - 101/PRAndréas Bassani Stelmak 10/08/15 ENERGIA ATIVA - 196/PRAnna Beatriz Alves Dos Santos 01/10/15 PINDORAMA - 051/PRAntônio Guilherme Bordin Vilas Boas 10/08/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRBarbara Wagnitz Neves 25/03/15 LAGOA DOURADA - 206/PRBeatriz Eduarda Nunes Lima 01/07/15 RALHA AZUL - 06/PRGBeatriz Martins Prado 18/12/15 DOM ORIONE - 112/PRBeatriz Pratis S. Araujo 25/11/15 MARECHAL RONDON - 039/PRBeatriz Stangler Fronczak 24/04/15 MARECHAL RONDON - 039/PRBruno Barros Schiavoni 12/06/15 VERDE CANÇÃO - 047/PR

Bruno Emanuel Mussio De Souza 08/10/15 GUARA-PUAVA - 034/PRCarolina Cecília Ratzke Binder 17/12/15 NOSSA SENHORA - 049/PRCecilia Dias Queiroz 28/05/15 JANGAL - 217/PRClara Guarinello Barusso 19/11/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRConrado Villela Rosa 26/10/15 JORGE FRASSATI - 002/PRDaniel Caznoch 19/11/15 JORGE FRASSATI - 002/PRDaniel Gonschorovski Stofella 23/02/15 SÃO JUDAS TADE - 017/PRDouglas Da Silva Correa 17/12/15 DORCAS - 209/PREduarda Prezotto Andrade 17/12/15 MAX WOLFF FILHO - 121/PREduardo Fredegotto Silva E Souza 01/07/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PREmanuelle Mosson De Carvalho 09/09/15 SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT - 111/PR

Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Direto-ria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional ao Lobi-nho especialmente recomendado pelos escotistas da Alcateia

CRUZEIRO DO SUL NOME DATA GRUPOFernando Augusto De Paula Breve 19/11/15 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRGabriel Antunes Siqueira 18/12/15 VERDE VALE - 003/PRGabriel Chacur Gobbi 12/02/15 IMPISA - 128/PRGabriel Francisco Rocha 25/11/15 COMANDANTE SANTA RITA - 026/PRGabriel Giacomelli R. Da Rocha 26/10/15 VERDE VALE - 003/PRGabriel Gonçalves Fagundes 01/07/15 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRGabriel W. Olenka 27/02/15 MANOEL RIBAS - 089/PRGabriela Regina Barbiero Brasil 03/11/15 GUAIRACÁ - 033/PRGabriela Tisera Da Silva 07/04/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRGabriela Tisera Da Silva (2ª Via) 03/06/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRGabriella Dametto 01/07/15 PRIMAVERA - 155/PRGeorgia Camargo Custodio De Lima 14/05/15 MANOEL RIBAS - 089/PRGiulia Bendhack De Mello 17/12/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRGiulia Bruneto 01/07/15 PRIMAVERA - 155/PRGuilherme Santos Ferreira Alves 24/04/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRGustavo Queiroz 09/01/15 GUARA-PUAVA - 034/PRHector Iago Waldow Esquivel 01/10/15 25 DE JULHO - 011/PRHenrique Greca Cardoso 11/05/15 JORGE FRASSATI - 002/PRHisadora Solano Piccoli 11/05/15 CASCAVEL - 041/PRIan Assme Pasquali 03/11/15 IMPISA - 128/PRIsabela Cristina Dino 06/01/15 IMPISA - 128/PRIsabela Leticia Schuster 01/07/15 GUARANI - 046/PRIsabela Maria Fantini Kucek 09/09/15 SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT - 111/PRIsabella Amália Baron Dos Santos 01/07/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PR

Foto

: Ace

rvo

UEB

-PR

Page 22: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Distintivos Especiais

42 43

NOME DATA GRUPOJean Augusto Przybysz 08/10/15 DOM ORIONE - 112/PRJoão Gabriel Palma Pinheiro 17/12/15 CATARATAS - 079/PRJoão Marcos Antunes Ribeiro 09/09/15 MAX WOLFF FILHO - 121/PRJoão Pedro Padilha Munhoz 12/06/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRJoão Vitor Lopes Antunes 02/12/15 ITA'Y - 127/PRJosé Augusto Pereira Andrade 09/01/15 GUARA-PUAVA - 034/PRJuan Pablo Gaio Cubilla 08/10/15 GUARA-PUAVA - 034/PRJulia Francisca Chaves Rodrigues 03/11/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRJulia Klein Nakatani 28/05/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRJúlia Piazzetta Torres Consenza 18/12/15 DOM ORIONE - 112/PRJuliana Da Costa Vieira 01/07/15 JORGE FRASSATI - 002/PRJulie Akemi Sasaya 09/09/15 DO MAR AMIGO VELHO - 016/PRKamilly Eduarda Druszcz Da Luz 11/05/15 GRALHA AZUL - 006/PRKamilly Vitoria Pinati 01/10/15 25 DE JULHO - 011/PRKaua Hinke M Da Silva 12/02/15 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRKauan Rodrigues Dos Santos 08/10/15 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRKauê Felipe Marins 10/08/15 MARECHAL RONDON - 039/PRKawani Donelli 01/07/15 JORGE FRASSATI - 002/PRLais Hoeltgebaum 17/12/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRLander Furusho Gerotto 11/05/15 UNIVERSITÁRIO - 101/PRLarissa Bento 01/07/15 JORGE FRASSATI - 002/PRLarissa De Assis Rossini 27/07/15 CASCAVEL - 041/PRLarissa Maria Andrade Kessler 17/12/15 CASCAVEL - 041/PRLaura Beerends Yamada 01/07/15 PINGO D`AGUA - 126/PRLeonardo Arthur Cardoso Taurinho 02/12/15 CRISTÓVÃO COLOMBO - 110/PRLeonardo Castellano Boschetti 26/10/15 ALDEIA VERDE - 186/PRLeonardo De Almeida Junior 01/07/15 GRALHA AZUL - 006/PRLeonardo De Assis Moscatelli 01/07/15 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRLeonardo Henrique Cruz De Oliveira 02/12/15 CRISTÓVÃO COLOMBO - 110/PRLeonardo Moreno Da Silva Kufner 03/11/15 CASCAVEL - 041/PRLeticia Abbado Neres 01/10/15 25 DE JULHO - 011/PRLetícia Keller Corrêa De Aguiar 01/07/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRLetícia Neppel 01/10/15 CASCAVEL - 041/PRLuan Carlos De Oliveira 18/08/15 PINGO D`AGUA - 126/PRLuana Kloster Grube 09/01/15 GUARA-PUAVA - 034/PRLucas Alves Martins 09/09/15 VERDE VALE - 003/PRLucas Braian Hungaro Ferreira 10/08/15 ENERGIA ATIVA - 196/PRLucas Nogueira Vilkevicius 19/11/15 UNIVERSITÁRIO - 101/PRLucas Venturin Trindade 28/05/15 JORGE FRASSATI - 002/PRLucca Mascarenhas Di Napoli 03/03/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRLuciano Rogeski Boá Marzola 12/02/15 PRINCESA DOS CAMPOS - 007/PRLuigi Bobko Bilibio 26/10/15 ALDEIA VERDE - 186/PRLuís Eduardo De Rezende Siqueira 11/05/15 CAMPOS GERAIS - 092/PR

NOME DATA GRUPOLuciano Rogeski Boá Marzola 12/02/15 PRINCESA DOS CAMPOS - 007/PRLuigi Bobko Bilibio 26/10/15 ALDEIA VERDE - 186/PRLuís Eduardo De Rezende Siqueira 11/05/15 CAMPOS GERAIS - 092/PRLuiz Antonio Pereira Machado 03/11/15 MACHADINHO - 322/PRLuiz Guilherme Oliani 01/10/15 VERDE VALE - 003/PRLuiz Henrique Lago Martins 26/10/15 MILTON HORIBE - 166/PRLuiza Araujo Semião 11/05/15 MORGENAU - 146/PRLuiza Lorena Molenda 01/07/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRMarcelo Parolim Dias 02/12/15 SANTOS DUMONT - 020/PRMarcelo Piluski Pozzobon 01/10/15 CASCAVEL - 041/PRMaria Clara Fabrini Lobo Silva 25/03/15 CASCAVEL - 041/PRMaria Cristina P. Pinto Dos Santos 01/07/15 GRALHA AZUL - 006/PRMaria Eduarda Heberle De Souza 01/10/15 SANTOS DUMONT - 020/PRMaria Eduarda Muller Ventura 21/05/15 DO MAR ILHA DO MEL - 085/PRMaria Eduarda Rebello 11/05/15 CASCAVEL - 041/PRMaria Fernanda Rodrigues Costa 18/12/15 PAUL HARRIS - 010/PRMaria Helena Do Carmo Staniszewski 01/07/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRMaria Luisa Francheschi Coimbra 01/07/15 GRALHA AZUL - 006/PRMariana De Souza Da Nobrega 03/03/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRMariana Marques Palagi 26/05/15 CASCAVEL - 041/PRMatheus Henrique Costa Olschowsky 03/08/15 CAVIÚNA - 310/PRMatheus Henrique Da Costa Barbosa 26/10/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRMatheus Henrique Fornaza Viana 26/10/15 VERDE VALE - 003/PRMayara Sayuri Pastore Saito 14/08/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRMurilo Fernandes Garcia Da Silva 01/07/15 GUARANI - 046/PRNatascha Tumler 25/11/15 DO AR BRIGADEIRO EPPINGHAUS - 004/PRNathieli Camile De Oliveira Leal 01/07/15 GRALHA AZUL - 006/PRNicoli Belit Simões Alves 11/05/15 CASCAVEL - 041/PROtávio Sales 10/08/15 ENERGIA ATIVA - 196/PRPablo Henrique Accordi De Oliveira 01/10/15 CASCAVEL - 041/PRPedro Alonso Marchini 12/06/15 PINDORAMA - 051/PRPedro Henrique Da Silva Braga 10/08/15 ENERGIA ATIVA - 196/PRPedro Henrique Feitoza Da Silva (2ª Via) 12/02/15 DO MAR ILHA DO MEL - 085/PRPedro Henrique Filla Decolin 12/02/15 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRPedro Henrique M. Dubuc Ramos 02/12/15 VERDE VALE - 003/PRPedro Henrique Verdasca De Lima 09/01/15 GUARA-PUAVA - 034/PRPedro Roberto Macena Barossi 09/03/15 CAVANIS - 075/PRPedro Vitorelli Piai Vieira 23/02/15 GUARANI - 046/PRPoliane Emanuelly Cassimiro 02/12/15 MILTON HORIBE - 166/PRRafael Luis Freitas Hatschbach Filho 01/10/15 DO AR BRIGADEIRO EPPINGHAUS - 004/PRRaul De Paula Xavier Darela 03/08/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRRenan Hideki Uyetaqui Cavani 25/11/15 DO MAR ILHA DO MEL - 085/PRRoberta Klingelfus Polzl 03/08/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PR

Page 23: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Distintivos Especiais

44 45

NOME DATA GRUPOAna Carolina Benato 17/12/15 MARECHAL RONDON - 039/PRAna Helena Machado Malheiros 03/11/15 MANOEL RIBAS - 089/PRAna Lívia De Ré 13/03/15 GUARA-PUAVA - 034/PRAna Maria Aurelio Da Silva 01/07/15 MANOEL RIBAS - 089/PRAriadnes Siqueira 13/03/15 ITA'Y - 127/PRCarlos Aparecido Martins Neto 17/12/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRCláudia Da Silva De Oliveira 25/11/15 DOM BOSCO DE APUCARANA - 044/PRDébora Sartori Dos Santos 17/12/15 GUARANI - 046/PREduarda Ferreira De Goes 25/11/15 MANOEL RIBAS - 089/PREduarda Santini Da Silva 12/06/15 CRISTÓVÃO COLOMBO - 110/PRElen Dias 03/11/15 ITA'Y - 127/PREvandra Noeli Alves (2ª Via) 03/11/15 GUARANI - 046/PRFelipe Chabatura De Sousa 18/08/15 CRISTÓVÃO COLOMBO - 110/PRFernanda Cristina Silva (2ª Via) 03/11/15 GUARANI - 046/PRFernanda Inocêncio De Araújo 02/12/15 PRIMAVERA - 155/PRGabriel Henrique Da Silva Pinto 03/11/15 IMPISA - 128/PRGabriely Jeziorny Ribeiro 07/04/15 GUAIRACÁ - 033/PRGuilherme Henrique Datech 10/08/15 ALFA ÔMEGA - 066/PRGustavo Henrique Farias 23/02/15 PRIMAVERA - 155/PRIan França Brenner 17/03/15 NOVO HORIZONTE - 195/PRIsabela Do Prado 06/01/15 IMPISA - 128/PRIsabela Martin Silva 01/07/15 DOM ORIONE - 112/PRIsabella Alves Dos Santos 24/04/15 PINDORAMA - 051/PRIsabelle Pereira Bueno 06/01/15 UNIÃO JUVENTUS - 090/PRIsadora Macchi Prokop 08/10/15 NOSSA SENHORA - 049/PRJamile Eloise Bail 28/05/15 CAMPOS GERAIS - 092/PRJulia Brumatti Dos Santos 06/01/15 IMPISA - 128/PRJulia Costa Frega 27/07/15 DO MAR ILHA DO MEL - 085/PRJúlia Iwano Ferreira 17/12/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRJúlia Maria Rosa Da Silva 17/12/15 VERDE VALE - 03/PR Júlia Sayuri Alvarado Nakashima 18/12/15 TAPEJARA - 023/PRLeonardo Da Silva Blanc 09/01/15 ALFA ÔMEGA - 066/PRLeonardo Henrique B. Dos Santos Gabre 03/11/15 GUARA-PUAVA - 034/PRLetícia Zornig Raicoski 17/12/15 MARECHAL RONDON - 039/PR

Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Direto-ria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao Esco-teiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa

LIS DE OURONOME DATA Ruan Pablo Pfeffer Gallio 11/05/15 CASCAVEL - 041/PRSamara Thaiz De Andrade 23/02/15 CASCAVEL - 041/PRSamuele Akio Ambrosetti 25/11/15 MARECHAL RONDON - 039/PRSarah Marques Rickli 12/06/15 ACAE - 304/PRSofia Chagas Neitzke Silva 03/11/15 IMPISA - 128/PRSophia Guimarães De Sá R. Cesconetto 01/07/15 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRTarsila Tomacheski Bordignon 19/11/15 ALDEIA VERDE - 186/PRThiago Konjunski Oliveira 01/10/15 MANOEL RIBAS - 089/PRValter Henrique De Sales Gomides 25/11/15 UNIÃO JUVENTUS - 090/PRVinícios André Fey 01/10/15 25 DE JULHO - 011/PRVinicius Vaz Cascais 27/11/15 DO AR BRIGADEIRO EPPINGHAUS - 004/PRVitor Garcia Foltz 27/07/15 CASCAVEL - 041/PRVítor Guimarães Scabora 18/12/15 VERDE VALE - 003/PRVitor Luiz A. Da Rocha 11/05/15 JORGE FRASSATI - 002/PRVitor Straub Bicalho 25/11/15 DO AR BRIGADEIRO EPPINGHAUS - 004/PRYasmin Motta Vieira Lovis 14/08/15 JORGE FRASSATI - 002/PRYuri Gabriel Langaro 01/10/15 25 DE JULHO - 011/PR

Foto

: Ace

rvo

UEB

-PR

Page 24: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Distintivos Especiais

46 47

Luan Zornig Raicoski 17/12/15 MARECHAL RONDON - 039/PRLuana Alves Velho 18/08/15 CRISTÓVÃO COLOMBO - 110/PRLucas Salamuni 25/11/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRLucas Zandonadi Dos Santos 26/10/15 NOVO HORIZONTE - 195/PRMaria Fernanda Casagrande 02/12/15 PRIMAVERA - 155/PRMariana Monteiro 12/06/15 GUARA-PUAVA - 034/PRMatheus Cordeiro Torrezan 25/11/15 GUARANI - 046/PRMatheus Lourenção Crotti 25/11/15 DOM BOSCO DE APUCARANA - 044/PRMilena Boraiko 11/05/15 ENTRE RIOS - 205/PRNatalli Godinho Molina 06/01/15 IMPISA - 128/PRRafaella Costa Olschowsky (2ª Via) 10/02/15 CAVIÚNA - 310/PRSamara De Oliveira 03/03/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRSamoel Dametto 23/02/15 PRIMAVERA - 155/PRSarah Jade Soares Winch 24/04/15 UNIÃO JUVENTUS - 090/PRThamires De Souza Macedo (2ª Via) 05/01/15 SANTOS DUMONT - 020/PRVictoria Salomão Boschiroli 13/03/15 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 08/PR Vinícius Gamba Maestri 12/02/15 VERDE CANÇÃO - 047/PRVitória Nascimento 12/02/15 VERDE VALE - 03/PR Vitória Pastega Barros De Freitas 17/12/15 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRYasmin Emanuele Dal`Bó 01/07/15 GUARANI - 046/PR

Foto

: Ace

rvo

UEB

-PR

ESCOTEIRO DA PÁTRIA

NOME DATA GRUPOKetlin Lorena Piotto 09/01/2015 UNIÃO JUVENTUS - 090/PRLuiz Fernando Ramos Pinto Filho 09/03/2015 DO MAR ILHA DO MEL - 185/PRAdriana Caldas Zahernski 13/03/2015 ITA'Y - 127/PRDaiana Caldas Zahernski 13/03/2015 ITA'Y - 127/PREros Medeiros Do Nascimento 13/03/2015 ITA'Y - 127/PRLucas Henrique Sallo Costa De Morais 13/03/2015 ITA'Y - 127/PRRicardo Harms Schiniegoski 07/04/2015 CAMPOS GERAIS - 092/PRGabriel Augusto Ravelli Dos Santos 11/05/2015 DOM BOSCO DE APUCARANA - 044/PRGiovani Lucca Quenehenn Berbert Barbosa 28/05/2015 DO MAR ILHA DO MEL - 085/PRRodrigo Lunardon Tokars 28/05/2015 JORGE FRASSATI - 002/PRMichele Schwendler Camargo 12/06/2015 PINDORAMA - 051/PRPoliana Back Da Silveira 12/06/2015 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRVictoria Capelli Wichinescki 12/06/2015 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRAna Clara Lui 01/07/2015 SANTOS DUMONT - 020//PRMarcos Alberto Schlichting Junior 01/07/2015 UNIÃO JUVENTUS - 090/PRMariana Dircksen Nascimento 01/07/2015 JORGE FRASSATI - 002/PRLucyjane Dominico Silva 27/07/2015 GUARA-PUAVA - 034/PRMariana Rozentalski Machado 14/08/2015 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRPedro Henrique Brito Da Cunha 09/09/2015 VERDE CANÇÃO - 047/PRFernando Franceschi E Coimbra 08/10/2015 GRALHA AZUL - 006/PRJulia Murbach Wille 26/10/2015 JORGE FRASSATI - 002/PRMaria Luiza Konolsaisen Giller 03/11/2015 SÃO JUDAS TADEU - 017/PRCaroline Duarte Bernardes 20/11/2015 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRRicardo Scorsin Schreiber 20/11/2015 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRJúlia Coraiola Zanella 25/11/2015 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PRLúcio Marcos Nascimento Ramos 02/12/2015 ITA'Y - 127/PRPatrick Luan Martins Da Silva 02/12/2015 MILTON HORIBE - 166/PRRafael Wozniak Lipka 02/12/2015 ILHA DE BROWNSEA - 050/PRBruna Aline Afornalli 03/12/2015 SÃO LUIZ DE GONZAGA - 008/PRBeatriz Kimura De Oliveira Mendes 17/12/2015 DOM BOSCO DE APUCARANA - 044/PRLuana Lie Itami 17/12/2015 VERDE CANÇÃO - 047/PR

Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Direto-ria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao jovem especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa

Page 25: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretoria de Formação

48 49

Insígnia de BP

NOME DATA GRUPO ESCOTEIROThais Rebeca Aquino Gonçalves 25/03/2015 ILHA DE BROWNSEA -050/PRAxel Giller 24/04/2015 DO AR BRIGADEIRO EPPINGHAUS - 004/PRJeferson Machado Batista 11/05/2015 SANTOS DUMONT - 020/PRAngélica Fagunde Moeller 01/07/2015 CAMPOS GERAIS - 092/PREros Queiroz Neto 14/08/2015 GUARA-PUAVA - 034/PRBianca Falcão 09/09/2015 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO- 077/PRThaissa Falcão 09/09/2015 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO - 077/PRBrenda Gregório Plastina Silva 08/10/2015 PÁSSAROS DA PAZ - 060/PRCarlos Henrique Gonçalves Luz 08/10/2015 ITA'Y - 127/PRLuiz Douglas Da Silva Martins 03/11/2015 ITA'Y - 127/PRGabriela Da Motta Labres Bueno 25/11/2015 MILTON HORIBE - 166/PRAlexandra De Paula Messias 26/11/2015 CATARATAS - 079/PRDaniel Luiz Alves 17/12/2015 DO MAR AMIGO VELHO - 016/PRStephanie Berón Merhy 17/12/2015 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA - 049/PR

Aprovado pela Dire toria do Nível Local, homologado pela Direto-ria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional, ao jovem especialmente recomendado pelos Mestres Pioneiros e pelo Conse-lho de Clã

Foto

: Ace

rvo

UEB

-PR

FORMAÇÃOÉ com alegria que constatamos que 2015 foi

um ano de muitas atividades na Área de Formação de Adultos. Foram cursos, módulos e oficinas que contribuíram para o aperfeiçoamento dos adultos que atuam nos Grupos Escoteiros do Paraná. Em consequência, acreditamos que os nossos jovens, razão de toda a nossa atuação, tiveram um Esco-tismo de melhor qualidade.

Prosseguimos com a interiorização da For-mação. Foram realizados dezoito iniciativas de formação no interior, entre Cursos, Módulos e Oficinas. Dos quatro participantes indicados pelo Paraná para o Curso de Formadores Nível 1 reali-zado em São Paulo em 2015, dois são do interior do Estado. Estas ações visam fortalecer a Forma-ção em todo o Estado, já que em Curitiba/Bateias inúmeros eventos da área também ocorreram.

Por outro lado, intensificamos os nossos es-forços para que as conclusões de níveis ocorres-sem, já que há um caminho a percorrer depois dos Cursos Básico e Avançado. Aqui cabe um agrade-cimento especial aos Assessores Pessoais de For-mação (APFs) que realizaram um ótimo trabalho

junto aos seus assessorados, o que resultou em várias conclusões.

Realizamos dois Seminários de Formação de Adultos onde junto com convidados, estudamos sobre a Educação de Adultos e também discuti-mos sobre formas de avaliação das atividades de Formação, sobre como fazer um Escotismo mais eficiente e efetivo e como nos colocamos no con-texto da Educação não Formal.

Finalmente, queremos agradecer a dedicação, entusiasmo e empenho de toda a Equipe Regio-nal de Formação do Paraná e também a todos os Escotistas e Dirigentes que atenderam ao nosso chamado para se aperfeiçoar em prol de nossos jovens.

Ilka Denise Rosseto Gallego CamposDIRETORA DE FORMAÇÃOVitor Augusto GayCoordenador de FormaçãoPatrícia Maria Flores FermanCoordenadora Adjunta da Formação

Page 26: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretorias

50 51

DIRETORES DE CURSO BÁSICO (DCB)

DIRETORES DE CURSO AVANÇADO (DCIM)

Agda Aparecida Pulceno SielskiAriadne Nascimento da Silveira BonatoClécio Zenni FilhoDaniel Dammski HackbartIsabela Cristina Medeiros de OliveiraLuciano Cordeiro de LoyolaMarcos Antônio Rodrigues MassaroMariovani Carsten CerviLuiz Gilmar HeckeVladmir BrennerWaldiney Marcos Ruppel

Chistian NadasIlka Denise Rosseto Gallego CamposIrineu Muniz de Resende netoJosé David de Ferreira BandeiraLuiz Fernando VendraminiMarcelo Margraf de OliveiraNelson Weckerlin Hey JuniorPatrícia Maria Flores FermanRenato Eugênio de LimaRuy Carlos GuimarãesSérgio Luiz Albuquerque JúniorUlysses Marcellos Rocha FilhoVitor Augusto GayCíntia Batista Freitas

Adir Barusso (in memorian)Adriano de Souza MartinsAgda Pulceno SielskiAntonio Franciscus Kramer NogueiraAriadne Nascimento da Silveira BonatoArthur Gevaerd NetoBeatrice Doff SottaCarla NevesCarlos Eduardo Augusto Dias Carlos José da SilvaChristian NadasCicero Rocha de MoraesCíntia Batista FreitasCíntia Mara Sandrini de LimaClécio Zenni FilhoDaniel Dammski HackbartDenize de Paula Neves ArantesEdnilson Antonio Pereira dos SantosÉlbio José RochaElisa Aparecida Matsuno MorgadoElisete de Carvalho BazzoEnrico Miguel NichettiFábio Adriano Guimarães PintoFábio Carvalho de SouzaLuiz Fernando VendraminiMarcelo Margraf de OliveiraMarcelo Mores EdlingMarcos Antonio Rodrigues MassaroMaria das Graças VicelliMaria Helena MacenoMaria Tereza CordeiroMariovani Carsten CerviMilton Luiz PignataroNelson Weckerlin Hey Jr.Osvaldo Gallego CamposOzório Cezar Moraes de FreitasPatrícia Maria Flores FermanPedro Antonio da Silva Pavão Martins

INTEGRANTES DA EQUIPE DE FORMAÇÃO

Foto

: Vit

or A

ugus

to G

ay

Renato Eugênio de LimaRegis Wilton Stein RosaRoberth Tonny HellmannRuy Carlos GuimarãesSérgio Luiz Albuquerque JuniorSilvânia Aracy Gomes FerrazThais Batista RochaFabrício Garcia AntônioFernando BrodeschiFlávio Freitas DinãoGabriel Vautier Teixeira FonsecaGabriela Canalli KretzschmarGeraldo de FreitasGilmar Sielski Guilherme RuthesIlka Denise Rossetto Gallego CamposInês Cristina Gomes de OliveiraIrineu Muniz de Resende NetoIsabela Cristina Medeiros de OliveiraJoão Luiz BaggioJosé David de Ferreira BandeiraJosé Mário Moraes e SilvaJuliano Alceu WernerKleber BrochLeonardo de Almeida MorgadoLoraini Izabel SauerLuciano Cordeiro de LoyolaLuiz Gilmar HeckeLuiz Henrique Silveira OlschowskiUlysses Marcellos Rocha FilhoVera Márcia BenziVerônica Aparecida de Oliveira AlbuquerqueVitor Augusto GayVladmir BrennerWaldiney Marcos RuppelWilliam IwersemZundir José Buzzi

Page 27: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretorias

52 53

CURSO DE FORMADORES NÍVEL 1

CONCLUSÕES DE NÍVEL EM 2015

INSÍGNIAS DE MADEIRA 2015

NOMELoraini Izabel SauerRoberth Tonny HellmannEdnilson Antônio Pereira dos SantosPedro Antônio da Silva Pavão Martins

Preliminar 399Básico 103Avançado 24

NOME RAMO - GEPaulo Roberto Schiniegoski Sênior - 092/PRLarissa Mendes Terra de Sousa Escoteiro - 017/PRAlberto Marsicano Júnior Dirigente - 059PRVladmir Brenner Dirigente - 000/PRMaria Julia Teleginski Sênior - 004/PRJair Donizete Stefani Escoteiro - 046/PRCarlos Magno Soares Escoteiro - 124/PRStefan Luiz Neves Fontanella Escoteiro - 017/PRMarta Yumi Noda Pelegrini Lobinho - 111/PRAdriano Koeholer Escoteiro - 020/PRDaniel Felipe Tratz Sênior - 034/PRGiselle Pascual Ponce Escoteiro - 049/PRMaurício Sampaio Bially Lobinho - 111/PRPedro Paulo Ferraz Pioneiro - 034/PRAlexandre Novakowski Sênior - 101/PRVinícius Garcia Haensch Sênior - 101/PRJosé Henrique Gonzaga de Oliveira Escoteiro - 023/PREulália Mariza Lavoratti Girardi Sênior - 077/PRLeandro do Prado Escoteiro - 020/PRLeonardo Leonardi Stringal de Souza Escoteiro - 128/PRLuciane de Souza Pantean Escoteiro - 110/PRManoel Augusto Correa Salles Pioneiro - 049/PRRodrigo Langowski Escoteiro - 077/PRSandra Maisa Fava D. Manzano Escoteiro - 047/PR

CURSOS REALIZADOS EM 2015CURSO PRELIMINAR - ESCOTISTAS E DIRIGENTESDIRETOR LOCAL Nº PART.Waldiney Marcos Ruppel Palmas 18Nelson Weckerlin Hey Júnior Ponta Grossa 13Vitór Augusto Gay Bateias 33Daniel Dammski Hackbart Curitiba 35Waldiney Marcos Ruppel Bateias 39Antônio Franciscus Kramer Nogueira Céu Azul 26Ednilson Antônio Pereira dos Santos Londrina 26Maria Tereza Cordeiro Bateias 37Elisete de Carvalho Bazzo Curitiba 26Fabio Adriano Guimarães Pinto Guarapuava 18Pedro Antônio da Silva Pavão Martins Foz do Iguaçu 23Milton Luis Pignataro Bateias 30Waldiney Marcos Ruppel Paranaguá 30Roberth Tonny WhelmannIlka Denise Rosseto Gallego Campos Bateias 38Carlos José da SilvaVitor Augusto Gay Bateias 27

CURSO BÁSICODIRETOR LOCAL RAMO Nº PART.Sérgio Luiz de Albuquerque Júnior Santa Terezinha do Itaipu Escotista 49Marcos Antônio Rodrigues Massaro Curitiba Pioneiro 6Irineu Muniz de Resende Neto Curitiba Dirigente 17Luiz Fernando Vendramini Bateias Sênior 14Luciano de Cordeiro Loyola Bateias Escoteiro 31Agda Aparecida Pulceno Sielski Bateias Lobinho 24Cíntia Batista Freitas Guarapuava Escotista/Dirigente 44Ariadne Nascimento da Silveira Bonato Bateias Lobinho 22Isabela Cristina Medeiros de Oliveira Bateias Escoteiro 12Marcelo Margraf de OliveiraVitor Augusto Gay Bateias Sênior 17Vitor Augusto GayMarcelo Margraf de Oliveira Bateias Dirigente 17Marcos Antonio Rodrigues Massaro Bateias Pioneiro 6

CURSO AVANÇADODIRETOR LOCAL RAMO Nº PART.

Patrícia Maria Flores Ferman Bateias Dirigente 21Ilka Denise Rosseto Gallego Campos Fazenda Thalia Pioneiro 12Ulysses Marcellos Rocha Filho Bateias Lobinho 15

Realizado no Campo Escola de Jaraguá na cidade de São Paulo, entre dias 4 a 7 de Junho de 2015. Além dos participantes da Região do Paraná, desta-cados abaixo, o CF1 teve como diretora a escotista Ilka Denise Rosseto Gallego Campos, que contou também com a participação de Vitor Augusto Gay, como integrante da equipe do curso:

Page 28: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Efetivo Regional

55

Relatório Anaual 2015

54

EFETIVO REGIONALMÓDULOS E OFICINAS

OUTRAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

N UNIDADE ESCOTEIRA 2015000 UNIÃO DOS ESCOTEI-

ROS DO BRASIL - PR9

001 PÉ VERMELHO 57002 JORGE FRASSATI 178003 VERDE VALE 178004 DO AR BRIGADEI-

RO EPPINGHAUS78

005 14 DE DEZEMBRO 43006 GRALHA AZUL 102007 PRINCESA DOS CAMPOS 79008 SÃO LUIZ DE GONZAGA 409010 PAUL HARRIS 37011 25 DE JULHO 110015 COROADOS DE PATO BRANCO 29016 DO MAR AMIGO VELHO 195017 SÃO JUDAS TADEU 219020 SANTOS DUMONT 238021 DO AR THALIA 44023 TAPEJARA 119026 COMANDANTE SANTA RITA 114033 GUAIRACÁ 78034 GUARA-PUAVA 119036 CAMPO MOURÃO 42037 GUY DE LAURIGAUDIE 37039 MARECHAL RONDON 122041 CASCAVEL 214044 DOM BOSCO DE APUCARANA 72045 MONTE ALEGRE 53046 GUARANI 71047 VERDE CANÇÃO 91048 JOHN THURMAN 36049 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA 369050 ILHA DE BROWNSEA 93051 PINDORAMA 140054 BADEN-POWELL 41058 DO AR AMÉRICA 29059 DO AR BAGOZZI 58060 PÁSSAROS DA PAZ 52064 CÉU AZUL 104065 FALCÃO NEGRO 10

DIRETOR MÓDULO LOCAL Nº PART.Congresso Escoteiro Cascavel 45

Maria Helena Maceno Contação de História Curitiba 44Carlos Karol Gerolomo Orientação por Mapas e Bússola Maringá 4Cleverson Wesley Pichelli Técnicas Verticais - Maringá 3Ednilson Antônio Pereira Dos Santos Fundo de Cena e Criatividade Maringá 8Fábio Adriano Guimarães PintoThais Batista Rocha

SIGUE Guarapuava 7

Élbio José RochaRenan Santos Lima

Rapel Guarapuava 17

Élbio José Rocha Nós Guarapuava 9Cíntia Batista FreitasSilvania Aracygomes Ferraz

Canções Guarapuava 5

Agda Pulceno SieslkiUlysses Marcellos Rocha Filho

Cerimônias do Ramo Lobinho Curitiba 30

Ariadne Nascimento da Silveira Bonato O Livro da Jângal Curitiba 30Canções Curitiba 18

SEMINÁRIO DA EQUIPE REGIONAL DE FORMAÇÃO

DIRETOR CURSOUlysses Marcellos Rocha Filho Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar

COORDENAÇÃO PARTICIPAÇÃO ESPECIALIlka Denise Rosseto Gallego Campos

Hector Omar CarrerVitor Autgusto GayPatrícia Maria Flores Ferman

N UNIDADE ESCOTEIRA 2015066 ALFA ÔMEGA 86072 SANTA MÔNICA 160075 CAVANIS 55077 CARLOS PEREIRA DE ARAÚJO 249079 CATARATAS 117084 SÃO FÉLIX 96085 DO MAR ILHA DO MEL 140088 SÃO GABRIEL 24089 MANOEL RIBAS 107090 UNIÃO JUVENTUS 25092 CAMPOS GERAIS 70095 SOL NASCENTE 33101 UNIVERSITARIO 181109 TARUMÃ 71110 CRISTÓVÃO COLOMBO 70111 SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT 133112 DOM ORIONE 142121 MAX WOLFF FILHO 37124 SÃO GASPAR BERTONI 121126 PINGO D`AGUA 55127 ITA'Y 101128 IMPISA 94131 CAMINHO DAS ÁGUAS

DE SANTA HELENA40

146 MORGENAU 46150 ITATIAIA 7151 MUNDO NOVO 45155 PRIMAVERA 75161 DO MAR ANTONINA 1166 MILTON HORIBE 42169 SERVIDORES DO REI 41170 GUARDIÃO DAS ÁGUAS 20173 VICENTINO DE TOLEDO 116174 LIBANO BRASILEIRO 33177 PEDRA QUE CANTA 20178 TRES FRONTEIRAS 11181 TUPINAMBÁ 12183 LIAHONA 1186 ALDEIA VERDE 64

Page 29: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Efetivo Regional

56 57

N UNIDADE ESCOTEIRA 2015188 TAKASHI MARUO 78189 ECO 96192 GRANDE FENIX 31193 FLAVIO COSSU 39195 NOVO HORIZONTE 62196 ENERGIA ATIVA 85200 HARMONIA CAMBÉ 46202 TROPEIROS 36203 CAIÇARA 12204 AR FALCÃO REAL 32205 ENTRE RIOS 56206 LAGOA DOURADA 121207 PEDRA PARTIDA 25209 DORCAS 73210 BRASILEIRO ÁRABE DE CURITI-

BA51

217 JANGAL 72218 FAROL DO PASSAUNA 1301 PEDRO MACEDO 39304 ACAE 68305 ÁGUIA DE HAIA 33310 CAVIÚNA 53313 PALMITAL 28317 PRINCESA DO VALE 15321 PARANAÍ 46322 MACHADINHO 47329 LIANE MARTA DA COSTA 59332 SHIRLEY CATARINA 15344 ADONIS MORSKI 48351 SEÇÃO AUTONOMA PROFESSO-

RA EDITHE5

352 AUTONOMA DO AR ORION 18

Efetivo Total 8200Jovens 6387Adultos 1813Jovens Masculino 4011Jovens Feminino 2376Adulto Masculino 1006Adulto Feminino 807Lobinho 1411Lobinha 771Escoteiros 1665Escoteiras 1001Seniores 703Guias 441Pioneiros 232Pioneiras 163

Inclusão 3053Renovação 5147Isentos 151

TOTAIS

Foto: GE Pindorama

Page 30: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Condecorações especiais

58 59

GRUPOS ESCOTEIROS PADRÃOPADRÃO OURONUMERAL GRUPO

2 JORGE 3 VERDE VALE 7 PRINCESA DOS CAMPOS

20 SANTOS DUMONT 33 GUAIRACÁ 34 GUARA-PUAVA 41 CASCAVEL 44 DOM BOSCO DE APUCARANA46 GUARANI 49 NOSSA SENHORA MEDIANEIRA 66 ALFA ÔMEGA 75 CAVANIS 79 CATARATAS 92 CAMPOS GERAIS

101 UNIVERSITARIO 112 DOM ORIONE 124 SÃO GASPAR BERTONI 127 ITA'Y 128 IMPISA 155 PRIMAVERA 200 HARMONIA CAMBÉ 206 LAGOA DOURADA

PADRÃO PRATANUMERAL GRUPO

6 GRALHA AZUL 51 PINDORAMA

177 PEDRA QUE CANTA 196 ENERGIA ATIVA 204 AR FALCÃO REAL 310 CAVIÚNA

PADRÃO BRONZENUMERAL GRUPO

23 TAPEJARA 59 DO AR BAGOZZI

110 CRISTÓVÃO COLOMBO

ALCATEIA PADRÃO

CLÃ PIONEIRO PADRÃO

GRUPO ALCATEIAGE Jorge Frassati – 02/PR Alcateia IGE Jorge Frassati – 02/PR Alcateia IIGE do Ar Brigadeiro Eppinghaus – 04/PR Alcateia IGE São Luiz de Gonzaga - 08/PR Alcateia IIIGE Tapejara – 23/PR Alcateia TapejaraGE Marechal Rondon – 39/PR Alcateia Patas AzuisGE Cascavel – 41/PR Alcateia Lobo GrisGE Cascavel – 41/PR Alcateia Cruzeiro do SulGE Guarani – 46/PR Alcateia RakshaGE Ilha de Brownsea – 50/PR Alcateia CurucacaGE Pindorama – 51/PR Alcateia ImpisaGE Pássaros da Paz – 60/PR Alcateia KotickGE Carlos Pereira Araújo – 77/PR Alcateia MowgliGE Carlos Pereira Araújo – 77/PR Alcateia SeeoneeGE Carlos Pereira Araújo – 77/PR Alcateia KaáGE Campos Gerais – 92/PR Alcateia Lobo GuaráGE Dom Orione – 112/PR Alcateia Lobo GrisGE Aldeia Verde – 186/PR Alcateia RTTGE Falcão Real – 204/PR Alcateia Lua novaGE Primavera – 155/PR Alcateia Lobo GuaráGE São Judas Tadeu – 17/PR Alcateia KotickGE Dom Bosco – 44/PR Alcateia Dom BoscoGE Guairacá – 33/PR Alcateia GuairacáGE Cristóvão Colombo – 110/PR Alcateia MowgliGE Cataratas - 079/PR Alcateia Melhor PossívelGE Verde Vale - 003/PR Alcateia SeeoneGE do Mar Ilha do Mel - 085/PR Alcateia Ilha do Mel

GRUPO CLÃGE Cascavel - 41/PR CascavelGE Pindorama - 51/PR Lagartixa BaiaGE Alfa Omega - 66/PR Cavaleiros TempláriosGE Campos Gerais - 92/PR AvalonGE Universitário - 101/PR LughGE São Gaspar Bertoni - 124/PR ExcaliburGE Carlos Pereira de Araújo – 77/PR Cálice SagradoGE Ita’Y - 127/PR MerlinGE Vicentino de Toledo - 173/PR Caio Viana MartinsGE Guarani - 46/PR Kadarço de Kichute

Page 31: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

61

ComunicaçãoRelatório Anaual 2015

60

TROPA ESCOTEIRA PADRÃO

TROPA SÊNIOR PADRÃO

GRUPO TROPAGE Primavera - 155/PR OrionGE Verde Canção - 47/PR EscorpiãoGE Ita'Y - 127/PR PanteraGE Verde Vale - 3/PR MafekingGE Guarani - 46/PR ImpisaGE Alfa Ômega - 66/PR Gralha AzulGE Marechal Rondon - 39/PR TexugoGE Impisa - 128/PR Lobo AzulGE Guara Puava - 34/PR Lobo BravoGE Carlos Pereira de Araújo - 77/PR Tropa 3GE Carlos Pereira de Araújo - 77/PR Tropa 2GE São Judas Tadeu - 17/PR SuricataGE Tapejara - 23/PR Tropa 1GE Cristóvão Colombo - 110/PR NhandejaraGE Santos Dumont - 20/PR TitanGE Lagoa Dourada - 206/PR TungurahuaGE Frassati - 02/PR MasculinaGE Frassati - 02/PR FemininaGE Dom Bosco - 44/PR Tropa Escoteira dos FalcõesGE Cascavel - 41/PR FênixGE São Luiz de Gonzaga - 8/PR Tropa 2GE Carlos Pereira de Araújo - 77/PR AnimáliaGE do Mar Amigo Velho - 16/PR Escuna

GRUPO TROPAGE Ita'Y - 127/PR Mista PhoenixGE Guarani – 46/PR Cana DuraGE Dom Bosco 44/PR Inferno VerdeGE Jorge Frassati – 02/PR ÁguiaGE Jorge Frassati – 02/PR AbutresGE NSra Medianeira – 49/PR KahluanaGE Carlos Pereira de Araújo – 77/PR Harpyja

E lá se vão 100 anos de Escotismo no Paraná...O ano de 2015, vai ficar marcado na história

do Escotismo no Paraná, pelas inúmeras ativida-des em comemoração ao centenário.

Realizamos o IV Camporee Sul, e como não poderia deixar de ser em eventos de grande porte no nosso estado, tivemos muita chuva, o que nos fez enfrentar inúmeros desafios, e não teria como ser diferente.

A Assembleia Legislativa do Paraná, realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos, que ficará marcada na história daquela casa, como a mais bela solenidade, já realizada.

O local onde aconteceu a primeira reunião de escoteiros em Curitiba, foi agraciado com uma placa comemorativa aos 100 anos, e um “toten”, oferecidos pela Prefeitura de Curitiba.

Descentralizamos os Jogos da Fraternidade, com uma bela atividade realizada em Guarapua-va e também em Cascavel.

E assim foram inúmeras as atividades realiza-das com sucesso, fazendo o Escotismo Paranaen-se, estar sempre entre os destaques do cenário nacional, como o 2º maior contingente de partici-pação no JOTI (Jamboree On The Internet).

Assumimos a Equipe de Comunicação da Região do Paraná, em Outubro de 2015, e nos-sa proposta principal, foi a de fazer com que o Jovem tivesse interesse pelas publicações da Região, em 4 meses, fizemos com que a faixa etária média das pessoas que acompanham nossas publicações em redes sociais, que antes era de 27 a 35 anos, passasse para a média de 18 a 27 anos, com isso concluímos que alcan-çamos nosso objetivo.

Aumentamos também a número de pes-soas alcançadas por nossas publicações, atin-gindo o patamar de cerca de 5 mil pessoas em média.

Ao olhar para trás, podemos ver o belo ca-minho que trilhamos até aqui. Entre erros e acertos, crescemos, nos unimos e mostramos a força do Movimento Escoteiro. Esperamos que o ano que se inicia traga ainda mais de-safios, mais aventuras, mais oportunidades, e que, juntos, sejamos capazes de superar todos os obstáculos.

DOUGLAS JUNIOR FERREIRACoordenador de Comunicação

COMUNICAÇÃO

Equipe Regional de ComunicaçãoCristine Berdaky Gerlach Keli Mendonça SovinskiAlberto Marsicano JuniorEduardo Henrique RezendeLucas Milani PereiraLucyjane Dominico Silva

Tiragem: 700 exemplaresOrganização e Montagem: Equipe Regional de ComunicaçãoProdução e Revisão de Textos: Cristine Berdaky Gerlach Diagramação: Keli Mendonça SovinskiTextos e dados enviados pelos Diretores e Coordenadores Regionais e extraídos dos arquivos da Região Escoteira

Relatório Regional 2015

Page 32: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretorias

62 63

José Mário Moraes e Silva Diretor PresidenteElisete de Carvalho Bazzo 1º Vice-PresidenteIlka Denise Rosseto Gallego Campos 2º Vice-PresidenteAntônio Franciscus Kramer Nogueira 3º Vice-PresidenteMariovani Carsten Cervi 4º Vice-PresidenteEnrico Miguel Nichetti 5º Vice-PresidenteDenize de Paula Neves Arantes Diretora de Crescimento e Expansão

DIRETORES REGIONAIS

Adir Barusso (in memorian) Comissão Fiscal NacionalFernando Brodeschi Comitê Mundial EscoteiroLuis Fernando Vendramini Presidente do Conselho de Administração Nacional (CAN)Mariovani Carsten Cervi Comissão Fiscal NacionalOscar Vitor Palmiquist 1º Vice-Presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN)Sergio Marangoni Alves Conselho de Administração Nacional (CAN)

REPRESENTANTES

Nelson Hey Jr Coordenador Geral dos RamosAriadne Nascimento da Silveira Bonato Coordenadora do Ramo LobinhoAnna Paula Galvão Coordenadora Adjunta do Ramo LobinhoMaria Tereza Cordeiro Coordenadora do Ramo EscoteiroBruno Palka Miranda Coordenador Adjunto do Ramo EscoteiroDaniel Dammski Hackbart Coordenador do Ramo SêniorMarcelo Mores Edling Coordenador do Ramo PioneiroSergio Marangoni Alves Coordenador Adjunto do Ramo PioneiroDaniel de Sousa Ribeiro Coordenador da Modalidade do ARRoberth Tonny Hellmann Coordenador da Modalidade do MARVitor Augusto Gay Coordenador de FormaçãoPatrícia Flores Ferman Coordenadora Adjunta de FormaçãoDouglas Junior Ferreira Coordenador de ComunicaçãoZundir José Buzzi Coordenador de PatrimônioAna Célia de Palmas Medeiros Coordenadora de Recurso HumanosGilberto Meirelles de Miranda Filho Coordenador de Tecnologia da Informação

COORDENADORES REGIONAIS

Carlos José da Silva Coordenador Distrito Campos GeraisPedro Antônio da Silva Pavão Martins Coordenador Distrito Três FronteirasCíntia Batista Freitas Coordenadora Distrito Terceiro PlanaltoMarco Antônio Bortoli Coordenador Distrito LitoralWladmir Brenner Coordenador Distrito Norte

COORDENADORES DISTRITAIS

Adir Barusso (in memorian)Ivo ZamonerMilton Luiz PignataroAlberto Marsicano Junior

João Alfredo CooperMarlon BazzoPedro Antônio da Silva Pavão Martins

COMISSÃO FISCAL COMISSÃO DE ÉTICA E DISCIPLINA

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

O ano de 2015 foi marcado pela grande movi-mentação no Calendário Regional. Coube a Vice Presidência e Diretoria de Relações Institucio-nais organizar eventos de importância para o Es-cotismo Paranaense. O primeiro evento foi a XXII Assembleia Regional Ordinária Escoteira, reali-zada na cidade de Cascavel, onde foi apresentado oficialmente o ano de 2015 como o de Comemo-ração do Centenário do Escotismo no Paraná.

Outro evento de destaque do ano foi o V Cam-poree Sul, onde esta diretoria respondeu pela in-fraestrutura e sistema de inscrições, um trabalho iniciado em janeiro e que encerrou em agosto.

A partir daí os esforços foram direcionados para eventos pontuais de comemoração do Cen-tenário do Escotismo no Paraná, que culminou com a realização em outubro de Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Em paralelo aos eventos, a diretoria Relações de Institucionais trabalhou junto a Diretoria de Projetos, na manutenção do processo de expan-são do escotismo no Paraná, participando ativa-mente de reuniões presenciais nas cidades de Dr. Ulisses, Guarapuava, Faxinal do Céu, Salto Se-gredo, Cerro Azul e Adrianópolis. Tais encontros proporcionaram a reativação de um convênio com a Copel - Companhia Paranaense de Energia Elétrica para a abertura de grupos em Faxinal do Céu e Salto Segredo.

Para os grupos abertos em 2015 realizamos um trabalho presencial auxiliando na realização de suas assembleias e na redação dos estatutos.

Pode não parecer muito mas tenham a certe-za que tudo foi feito objetivando fazer o nosso Melhor Possível!

Obrigado pela confiança nestes últimos 3 anos.

Mariovani Cervi Vice-PresidenteRelações institucionais

DIRETORIAREGIONAL

Elisete de Carvalho Bazzo Ilka Denise Rosseto Gallego Campos

Antônio Franciscus Kramer Nogueira Mariovani Carsten Cervi

Enrico Miguel Nichetti Denize de Paula Neves Arantes

José Mário Moraes e Silva

Page 33: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretorias

64 65

RESULTADOS DA GESTÃO 2013-2016

Quando analisamos uma empresa os critérios são muito claros: balanço, resultado operacional, lucro. Mas para uma instituição composta por vo-luntários, sem fins lucrativos e que tem por finali-dade a educação não formal de crianças e jovens esses critérios não são tão claros.

O Movimento Escoteiro ainda não dispõe de ferramentas para avaliar o seu impacto na vida das pessoas e na Sociedade em geral. Como já

QUANTIDADE 2012 2013 2014 2015 Crescimento (2012/2015)

Grupos Escoteiros 89 98 103 107 20,2%Registros 7103 7634 7614 8200 15,1%Participantes/Eventos de Formação* -- 705/32 686/31 700/30

* Cursos preliminar, básico e avançado

Uma análise mais acurada dos dados nos mos-tra que houve a abertura de 37 grupos no período de 5 anos (desde 2011), dos quais 9 não sobrevi-veram e houve o fechamento de 2 grupos com mais de 5 anos.

Também se observa que ainda há problemas operacionais com a sistemática de registros e para a comprovação de “carente” para pleitear a gratuidade. A UEB-PR tem colocado colabora-dores do escritório para auxiliar neste processo e entende que deve procurar colaborar, cada vez mais, com os grupos nos processos de registro, não apenas para melhorar a fidelidade dos núme-

Um trabalho feito pela região de São Paulo mostra como os novos grupos tiveram um grande efeito no crescimento do efetivo naquele estado. No Paraná nós também tínhamos a impressão de que a expansão do número de grupos também

Comparação entre o efetivo dos grupos com mais de5 anos e grupos jovens

EFETIVOS DE GRUPOS 2012 2013 2014 2015Com mais de 5 anos 6754 6905 6705 7076Com menos de 5 anos 349 729 909 1124Total 7103 7634 7614 8200Participação dos grupos com menos de 5 anos 4,8% 9,5% 11,9% 13,6%

Dos números acima se observa que o cres-cimento está mais atrelado à expansão (grupos novos) que ao crescimento dos grupos já existen-tes. Isto é fácil de ser entendido, pois alguns dos grupos tradicionais estão saturados e outros com dificuldade para sobreviver. Evidentemente exis-tem grupos que estão crescendo, mas este cresci-mento acaba sendo comprometido pelos grupos que perdem efetivo. Esta constatação indica que temos que continuar trabalhando nas duas fren-tes – maior apoio aos grupos existentes para que superem seus problemas e forte atuação na ex-pansão, tanto geográfica como social.

Os indicadores que mostram como vai o es-cotismo no Paraná são bons, muito bons, graças ao trabalho de cada um em seus grupos, e ao tra-balho de todos. É claro que gostaríamos que os

números fossem ainda melhores, mas os de-safios são grandes e o trabalho maior ainda. É desejo de nossa comunidade mantermos os esforços para um vigoroso crescimento nos anos vindouros. Acreditamos que mais do que um número de escoteiros elevado, o que nos coloca como o terceiro efetivo do país, esta-mos deixando a base para a continuidade dos trabalhos, através de diferentes ações que irão permitir novas parcerias em futuro próximo e, se Deus quiser, alcançar um número de jovens atendidos bem mais significativo em termos de quantidade, de alcance social e de qualidade na aplicação do Método Escoteiro.

Esta diretoria agradece a todos os que co-laboraram para este resultado que é motivo de orgulho para a nossa Região Escoteira.

tem sido o principal ponto de crescimento. Fa-zendo um simples levantamento pelos dados do sistema SIGUE observamos este impacto também em nossa Região.

identificado em nossas conferências de educa-ção, no Projeto Escotismo na Escola e no Plane-jamento Estratégico da UEB, precisamos criar e aprimorar essas ferramentas e metodologias.

Na ausência de critérios e ferramentas bem estabelecidas, escolhemos três indicadores:

- número de grupos escoteiros- número de registros- número de eventos de formação

Como avaliar a gestão de uma região escoteira?

ros, mas principalmente para diminuir os riscos e irregularidades na prática do Escotismo.

Os números da formação estão estáveis, em um ótimo patamar. Temos oferecido uma média de 30 cursos formais (preliminar / básico / avan-çado), atendendo cerca de setecentos escotistas e dirigentes por ano, sem considerarmos os cur-sos de modalidade, dentre os quais destacamos o CATAR, as palestras e oficinas. O Paraná se or-gulha em ser uma das regiões que mais investe e fornece formação, o que é indispensável para um crescimento sustentável e um escotismo de qua-lidade.

Page 34: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes

Relatório Anaual 2015 Diretorias

66 67

GESTÃO FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA“Não podemos aprender nada de novo até que pos-samos admitir que ainda não sabemos de tudo.” (Erwin G Hall)“O problema que a maioria de nós tem é que prefe-rimos ser arruinados por elogios do que salvos por críticas.” (Norman Vincent Peale)Caros Colegas, Com essas frases quero finalizar minha caminhada à frente da gestão financeira da UEB/PR, trilhada nos últimos quase 10 anos, conduzindo-os a refletir sobre nosso propósito no movimento escoteiro.Realmente foi uma experiência gratificante!Ao lembrar da forma como fui levada a conduzir esse trabalho, só posso agradecer pela confiança depositada, pois, honestamente, não sabia quão grande era o desafio. Ao lado de cada dificuldade enfrentada durante essa jornada vieram também as recompensas: a sensação de que o trabalho realizado; o aprendiza-do pessoal na superação de cada problema; a de-terminação cada vez maior de contribuir para que o verdadeiro escotismo pudesse ser praticado nos Grupos Escoteiros.Ciente da necessidade de desenvolver essas com-petências, posso afirmar que 2015 foi o ápice des-sa jornada, em virtude das dificuldades que nossa gestão enfrentou. Mas, com alegria e perseverança, nós as superamos e chegamos ao final com saldo positivo.Muito trabalho há pela frente, especialmente se con-siderarmos que a “inovação” – termo constante nos planos de gestão das empresas modernas – tam-

bém chega para uma associação sem fins lucrati-vos, como é o nosso caso. Temos que considerar ainda que sob nossa responsabilidade, mesmo que indiretamente, está o jovem, agente de inova-ção em todos os sentidos e que nos impulsiona a buscar o equilíbrio entre nossa maturidade, carac-terística de adultos, e o espírito da descoberta e da busca de aventura, sempre presente na juventude.Assim, chegando ao final dessa jornada, quero agradecer sinceramente...- A Deus que sempre esteve conosco ao longo des-ses anos, guiando nossos caminhos e nossas de-cisões; - Aos meus familiares, especialmente meu marido Bazzo e meus filhos Marlon e Lisiane; - Aos jovens por existirem e serem a razão de estarmos todos aqui; - Aos chefes, dirigentes e formadores pelo companheirismo e pela dedicação que vão muito além daquelas “duas horinhas por semana”, preparando atividades e aventuras incríveis aos nossos jovens, conduzindo-os da melhor forma no caminho do bem e orientando a formação de novas lideranças, dentro dos princípios que nor-teiam o Movimento Escoteiro; - Aos meus colegas de diretoria pela oportunidade de vivenciarmos o maravilhoso espírito de equipe e sem os quais não seria possível percorrer essa trajetória.

Elisete de Carvalho BazzoDiretora Vice-Presidente Financeira Administrativa

Page 35: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes
Page 36: ÍNDICE - escoteirospr · dia de atividades escoteiras para os 75 jovens da instituição. O centro é uma entidade socioassis-tencial que atende crianças e adolescentes, pro-venientes