natal-rio grande do norte - ano 03 -junho/2009- ediÇÃo … · natal-rio grande do norte - ano 03...

8
NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21 .br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou os associados, familiares e amigos para um grande arraiá. A festa ocorreu no Jerimum Eventos. Comidas típicas, quadrilhas e muito forró foram as marcas do evento promovido pelo sindicato. A repercussão do evento foi tanta que a diretoria do Sindipostos já planeja incluir a festa junina no calendário anual de evento da entidade. Na página 4 dessa edição, confira os flashs do grande São João. O chamado dinheiro de plástico já conquistou os consumidores, por sua facilidade de uso, ampla aceitação e até segurança – em teste, sua utilização evita que as pessoas portem quantias maiores de dinheiro e, em caso de roubo ou perda, comuniquem rapidamente a empresa emissora do cartão, que faz o bloqueio. A teoria é comprovada pela elevação dos índices de emissões de novos cartões e pelo aumento do volume de transações. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, tanto o volume de cartões, quanto a quantidade e valor das transações aumentaram de forma expressiva no último ano. em janeiro de 2009, por exemplo, havia 519 milhões de cartões no Brasil (incluindo os cartões de Clonagem de cartões: controle para não ser a próxima vítima crédito, de débitos e híbridos), ante 457 milhões no mesmo período de 2008. Um aumento de 14%. O volume de transações também cresceu de 393 milhões em janeiro de 2008 para 475 milhões em 2009, o que significa uma elevação de 21%. No entanto, apesar de cada vez mais as empresas emissoras de cartões investirem em segurança, ainda existem brechas que possibilitam a ação de quadrilhas especializadas na clonagem do meio de pagamento. E um dos principais alvos destes agentes irregulares é o segmento da revenda de combustíveis. A explicação para isso deveria ser motivo de reflexão por parte do setor: a alta rotatividade de clientes nos postos, aliada à falta de controles eficientes, permite muitas ações passem despercebidas.

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21

.br

Sindicato promove grande São João

O Sindipostos levou os associados, familiares e amigos para um grande arraiá. A festa ocorreu no Jerimum Eventos.

Comidas típicas, quadrilhas e muito forró foram as marcas do evento promovido pelo sindicato. A repercussão do evento foi tanta que a diretoria do Sindipostos já planeja incluir a festa junina no calendário

anual de evento da entidade.Na página 4 dessa edição, confira

os flashs do grande São João.

O chamado dinheiro de plástico já conquistou os consumidores, por sua facilidade de uso, ampla aceitação e até segurança – em teste, sua utilização evita que as pessoas portem quantias maiores de dinheiro e, em caso de roubo ou perda, comuniquem rapidamente a empresa emissora do cartão, que faz o bloqueio. A teoria é comprovada pela elevação dos índices de emissões de novos cartões e pelo aumento do volume de transações.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, tanto o volume de cartões, quanto a quantidade e valor das transações aumentaram de forma expressiva no último ano. em janeiro de 2009, por exemplo, havia 519 milhões de cartões no Brasil (incluindo os cartões de

Clonagem de cartões: controle para não ser a próxima vítima

crédito, de débitos e híbridos), ante 457 milhões no mesmo período de 2008. Um aumento de 14%. O volume de transações também cresceu de 393 milhões em janeiro de 2008 para 475 milhões em 2009, o que significa uma elevação de 21%.

No entanto, apesar de cada vez mais as empresas emissoras de cartões investirem em segurança, ainda existem brechas que poss ib i l i t am a ação de quadr i l has especializadas na clonagem do meio de pagamento. E um dos principais alvos destes agentes irregulares é o segmento da revenda de combustíveis. A explicação para isso deveria ser motivo de reflexão por parte do setor: a alta rotatividade de clientes nos postos, aliada à falta de controles eficientes, permite muitas ações passem despercebidas.

Page 2: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

PALAVRA DO PRESIDENTE:

Prezado associado,

Na política de aproximar e i n t e g r a r o s a s s o c i a d o s o S i n d i c a t o d o C o m é r c i o Varejista dos Derivados de Petróleo promoveu mais uma ação. O arraiá da nossa entidade, promovido no Jerimum Eventos, foi um momento muito especial.

Agora já começamos a organizar a grande festa que irá marcar a comemoração dos 30 anos do Sindipostos. Nas próximas edições do nosso informativo traremos detalhes, mas já posso adiantar que o evento acontecerá no Versailles Recepções e tem na produção a Verbo Eventos.

Comemorações por um lado. Desafios e muito trabalho pelo outro. O Sindipostos

está engajado no trabalho empreendido pelo Ministério Público para que todos os postos se enquadrem nas exigências da legislação ambiental.

Recentemente, apoiamos e custeamos parte das cartilhas impressas pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente onde conscientiza os consumidores dos cuidados que os postos revendedores devem seguir.

Nosso Jornal Sindipostos, que já ultrapassou a marca das 20 edições, também se tornou um importante instrumento para levar informação e ser aliado no trabalho de conscientizar o nosso associado.

Nessa edição, estamos trazendo vários quadros com dicas e úteis para o segmento.

Esperamos que tenha uma boa leitura e até a próxima edição!

Ismar MedeirosPresidente do Sindipostos-RN

O que fazer para evitar a imagem manchada?

!Depois que acontece a fraude (no cartão de crédito), o mais importante é garantir que o nome da empresa mantenha-se intacto. O procedimento mais indicado obedece as seguintes etapas:

! Identificar o golpista e chamar a polícia;

!Identificar os clientes lesados;

!Entrar em contato com todos, informando o ocorrido;

!Orientar estes clientes sobre como proceder para estornar o débito e cancelar o cartão de crédito;

!Manter um funcionário à disposição dos clientes, para que em conjunto com os mesmos buscar soluções para o problema.

.br

Page 3: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

.br.br

Page 4: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

I arraiá do Sindipostos abre calendário de festa dos 30 anos da

entidade

Um momento de confraternização e alegria entre todos que fazem o Sindipostos. Associados, familiares e amigos marcaram presença nesse que entrou para a história como o primeiro arraiá do Sindipostos.

.br

Page 5: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

SERVIÇOS PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

JM PONTEENGENHARIA

- Projetos de arquitetura; Instalações Elétricas à Prova de Explosão; Drenagem de Pista e Caixa Separadora; Projetos Estruturais; Instalações Hidro-sanitárias, etc...

- Projetos de Instalações de Equipamentos (Tanques, Bombas, Filtros, Medição Eletrônica, Monitoramento, etc...)

- Construção; Reforma; Instalações e Manutenção de Postos Revendedores e Grandes Consumidores

- Manutenção e Reforma em Bombas e Filtros

- Venda de Peças e Acessórios para Bombas e Filtros(Wayne, Stratema, Gilbarco, Veeder-root, Mecânicas, e Eletrônicas)

Rio Grande do NorteTravessa Santo Onofre, 33 - PlanaltoCEP: 59073-121 - Natal - RNTel: (84)3218-4322

CearáRua Luciano Alves, 3397 - JangurussuCEP: 60870-640 - Fortaleza - CeTel: (85)3274-3695

E tem mais arraiá do Sindipostos

O arraiá promovido pelo Sindipostos foi mais um evento que apostou nas iniciativas de integração promovido pela entidade.

O Sindipostos, ao longo da história de 30 anos, vem marcando a atuação com políticas sociais, de melhoria do comércio varejista e também de integração entre todos que fazem esse segmento no Rio Grande do Norte.

E v e n t o s c o m o o a r r a i á chamaram atenção pela oportunidade dos revendedores e familiares usufruírem de momentos de lazer e interagirem com os demais colegas.

.br

Page 6: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

O Sindipostos integra a c o m i s s ã o c o o r d e n a d a p e l a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte que foi criada para discutir a lei municipal 256/2008, que limita o horário do tráfego de caminhões pelas principais ruas da cidade.

“Esse debate que a Fecomércio está promovendo é uma oportunidade para analisarmos o reflexos dessa lei, de forma a apresentar soluções que adequem a regulamentação da lei às necessidades de cada segmento”, d e s t a c o u o p r e s i d e n t e d a Fecomércio, Marcelo Queiroz.

Fecomércio discute lei que proíbe tráfego de

caminhões

Num esforço para aumentar a interação entre a Agência Nacional de Petróleo e a sociedade, o órgão lançou no final de abril o Projeto ANP Itinerante, pelo qual diretores e técnicos do órgão regulador irão percorrer os Estados brasileiros, levando informações e tirando dúvidas sobre fiscalização e qualidade no mercado de combustíveis, proteção dos direitos

ANP itinerante

do consumidor, cadastro e regularização de agentes econômicos, cálculo e distribuição de royalties e capacitação de mão de obra para o setor de petróleo, gás natural e biscomubstíveis. O projeto tem apoio da Confederação Nacional do Comércio, Fecombustíveis e sindicatos locais para mobilização do público-alvo. A estréia do programa ocorreu em São Luiz, no Maranhão.

!Seja rigoroso na contratação, buscando informações dos empregos anteriores do candidato;!Crie uma política de segurança para o posto;!Mantenha se possível o pagamento centralizado em um único local no posto;!Eleja alguns funcionários para realizar o processo de pagamento, evitando que funcionários novos tenham acesso a este procedimento!Deixe informações claras para os clientes não entregarem o cartão na mão de frentista, sem que o mesmo acompanhe visualmente todo o procedimento.

Como evitar que os cartões dos clientes

sejam clonados

.br

Page 7: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

Fone: (84) 3084.6907 - (84) 8854.8167 (84) 8899.3984

E-mail: [email protected]

[email protected]

A BRASÓLEO é uma empresa de consultoria e administração dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos líquidos e sólidos, sendo eles Classe I (perigosos: óleo usado/contaminado, água oleosa da caixa separadora de água e óleo, trapos, estopas contaminados com óleo, entre outros) e também Classe II (não-perigosos). A empresa dispõe de multitecnologias para destruir estes resíduos e dar destinação final correta perante as leis e os órgãos ambientais. O cliente receberá após o tratamento, o Certificado de Destinação Final de Resíduos. Ligue agora mesmo e solicite a visita de um técnico na sua empresa para darmos a solução adequada no tratamento de qualquer que seja o seu tipo de resíduo.

É possível reduzir significativamente o uso de energia co pquenas mudanças na loja, mesmo naquelas que já estão em operação. Segundo levantamento da bandeira, o maior consumo de energia vem da parte de refrigeração da loja ( 35% a 40% da energia consumida em todo posto), seguida da iluminação (cerca de 30%), aquecimento (10%) e o ar condicionado (6%).

Veja que modificações podem ser feitas para reduzir o consumo.! Instalação de circuitos diferenciados de iluminação.! Sensores de presença que permitem o acionamento das lâmpadas somente quando há usuários ocupando determinado espaço. Existem também sensores de luz que através de fotocélulas ligam e desligam a iluminação externa, de acordo com incidência ou não de luz natural.

Ações práticas que reduzem o consumo de energia

! Sempre verificar as condições das borrachas de vedação dos equipamentos de refrigeração.! Observar a temperatura dos refrigeradores e freezers, e aconcidicionar alimentos conforme a necessidade de refrigeração. Alimentos que não exijam temperatura muito baixa podem ficar em equipamentos programados para funcionar com menor potência, por exemplo. Não misture na mesma geladeira alimentos que precisam de maior refrigeração com outros que não demandam tanta potência.! Quando possível, os motores dos equipamentos devem ficar do lado de fora da loja.! Reduzir tempo de abertura das portas automáticas.! Regular a temperatura do ar condicionado para 23 graus.! Fazer a manutenção e limpeza de filtros condensadores a cada três meses.

O Centro de Tecnologia do Gás (CTGás) deflagrou mais uma importante ação para qualificar profissionais no uso do gás natural. Está sendo realizado o Curso de Segurança e Eficiência no Uso de Gás Natural Veicular.

As aulas são proferidas a distância. Entre os enfoques das aulas estão Técnicas de Abastecimento de Combustível, Normas e Técnicas

de Segurança, Sensibilização dos Perigos causados pela incorreta utilização do GNV, Capacidade de Orientar e Convencer outras pessoas quanto as condições seguras na utilização de GNV, saber trabalhar em equipe, Equipametnos, Componentes e Acessórios que compõem a instalação para abastecimento de veículos e Segurança e Combate a Incêndio.

CURSO NO CTGÁS

.br

Page 8: NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO … · NATAL-RIO GRANDE DO NORTE - ANO 03 -JUNHO/2009- EDIÇÃO 21.br Sindicato promove grande São João O Sindipostos levou

04/06 – Telma (Posto Redinha)05/06 – Marluce Ramalho (Posto Santa Cruz I)05/06 – Dulcilene (Posto Novo Horizonte)05/06 – Agenor Sobral (Posto Alvorada)

05/06 – Joaquim (Posto Emaus)11/06 – Edna de Fátima (Posto Candelária)11/06 – Maria de Lourdes Costa (Posto Araújo I)30/06- Clóvis Barreto (Posto Express)

ANIVERSARIANTES

.br

nquanto as alterações propostas pelo Código Brasileiro de Combustíveis não Esão aprovadas, é bom atentar para as

multas que podem ser aplicadas hoje.

Placas obrigatórias: faça a sua parte

!Placa com o nome e a razão social do revendedor varejista e informações do órgão regulador!!Placa com os tipos de combustíveis nas bombas (comum, aditivada, Premium, podium)!!Número de registro do aditivo na ANP!!Cartaz com os dizeres “Sonegar e adulterar combustível é crime, denuncie”, em cada bomba!!Placa indicando que álcool somente poderá ser comercializado se estiver “límpido e incolor”!!Placa com inscrições “Por favor, desligue o moto. Não fume”!!Placa de Periculosidade/Nocividade dos produtos nas bombas!!É bom atentar ainda para as leis específicas

Revendedor: esteja atento!

de cada Estado, com o as referentes aos Procons, e também a outras especificidades, com o caso de Postos GNV.

Garantindo seu direito

O r e c o l h i m e n t o d a a m o s t r a testemunha não é mais obrigatório, mas ela é sua garantia de defesa. Os sindicatos estaduais orientam os revendedores a sempre recolher as amostras, pois em caso de autuação, há como se defender. “ela é a sua única prova e mcaso de autuação por não-conformidade do combustível”, diz Ricardo Lisboa, do Sindiestado (RJ). E vai além. “Em caso de autuação, orientamos a revenda a solicitar a contra-prova e pedir a ANP que a teste. Quando a Agência marcar a data do teste junto ao laboratório, é bom que o revendedor vá, com seu advogado, acompanhar o procedimento. Outro detalhe importante a lembrar é que caso o revendedor solicite a contra-prova e esta não lhe seja fornecida, o ato é nulo”, diz.

O fato de verificar o que está escrito no auto de infração, para só depois assiná-lo, e solicitar que sejam feitas ressalvas em caso de discordância, também faz a diferença no caso de contestação.