natal de 2008 - marília espíritamariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao86.pdf · “o...

8
N° 86 - ANO XIX - OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2008 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Allan Kardec “O Espiritismo é o mais poderoso auxiliar das idéias religiosas, porque dá ao homem a convicção do seu destino futuro. Faz mais do que argumentar: torna as coisas patentes ” . Oh! Meus queridos da Terra, Que seguem nas vossas lutas, Nesta hora que encerra Grandes dores, duras justas. Não percais a coragem, Ante o mal que apareça, Inda mesmo que esmoreça A beleza da paisagem. Se tudo parece à deriva, E a alma se mostra aflita, Se a angústia mais se aviva E o mundo estertora e grita, Erguei as mãos às alturas, Cantai glórias ao Senhor, Louvai o infinito Amor Que conforta as amarguras. . É Natal outra vez, que chega com emoção, Um raio de esperança acende no coração A bênção de nova Luz. Não mais o medo e a tristeza, Mas a confiante certeza De que segue à frente Jesus. Donizete Pinheiro NATAL DE 2008 O melhor exemplo a seguir... JESUS JESUS modelo e guia da humanidade OUTDOOR QUE A USE MARÍLIA CONTRATOU PARA O NATAL DE 2008 Educação Espírita Infantil O grupo APOIARE-Centro de Apoio ao Educador Espírita, o Departamento de Evangelização Infantil da USE Marília e a Comunidade Eurípedes Barsanulfo fizeram importante parceria para a implantação da Educação Espírita Infantil na sede da última entidade. O objetivo é oferecer o ensino do Espiritismo às crianças de 4 a 13 anos, com base nas obras de Allan Kardec, com as necessárias adaptações às faixas etárias. Serão atendidas as crianças da Comunidade e também todas aquelas cujas famílias participem de centros espíritas que ainda não possuem esse tipo de serviço. Simultaneamente, será desenvolvido um trabalho com os pais, relacionado com os assuntos oferecidos aos filhos, de modo a favorecer maior aproveitamento das aulas. No futuro, as casas espíritas que desejarem implantar a educação infantil poderão indicar trabalhadores para acompanhar as aulas e serem preparados para a tarefa. As matrículas deverão ser feitas em janeiro e as aulas terão início no dia 07 de fevereiro, sábado, das 15 às 16:30 horas, na sede da CEB, localizada na Av. Sampaio Vidal, 2110-A - Jardim Continental. As matrículas também poderão ser feitas na Biblioteca Espírita de Marília, localizada na Rua Bahia, 84, com Alessandra. Contatos e informações com telefones , . E com : telefones , . ALCIONE: 3454- 6393 ou 9762-3767 email: [email protected] ALINE 3422-1686 ou 9762-377 email: [email protected]

Upload: ngobao

Post on 03-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

N° 86 - ANO XIX - OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2008 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Allan Kardec“O Espiritismo é o mais poderoso auxiliar das idéias religiosas, porque dá ao homem a convicção do seudestino futuro. Faz mais do que argumentar: torna as coisas patentes ”.

Oh! Meus queridos da Terra,Que seguem nas vossas lutas,Nesta hora que encerraGrandes dores, duras justas.

Não percais a coragem,Ante o mal que apareça,Inda mesmo que esmoreçaA beleza da paisagem.

Se tudo parece à deriva,E a alma se mostra aflita,Se a angústia mais se avivaE o mundo estertora e grita,Erguei as mãos às alturas,Cantai glórias ao Senhor,Louvai o infinito AmorQue conforta as amarguras..É Natal outra vez, que chega com emoção,Um raio de esperança acende no coraçãoA bênção de nova Luz.

Não mais o medo e a tristeza,Mas a confiante certezaDe que segue à frente Jesus.

Donizete Pinheiro

NATAL DE 2008

O melhor exemplo a seguir...

JESUSJESUSmodelo e guia da humanidade

OUTDOOR QUE A USE MARÍLIA CONTRATOU PARA O NATAL DE 2008

Educação EspíritaInfantil

O grupo APOIARE-Centro deApoio ao Educador Espí r i ta , oDepartamento de Evangelização Infantilda USE Marília e a ComunidadeEurípedes Barsanulfo fizeram importanteparceria para a implantação da EducaçãoEspírita Infantil na sede da última entidade.

O objetivo é oferecer o ensino do Espiritismoàs crianças de 4 a 13 anos, com base nas obras de Allan Kardec,com as necessárias adaptações às faixas etárias. Serãoatendidas as crianças da Comunidade e também todas aquelascujas famílias participem de centros espíritas que ainda nãopossuem esse tipo de serviço.

Simultaneamente, será desenvolvido um trabalho comos pais, relacionado com os assuntos oferecidos aos filhos, demodo a favorecer maior aproveitamento das aulas.

No futuro, as casas espíritas que desejarem implantar aeducação infantil poderão indicar trabalhadores para acompanharas aulas e serem preparados para a tarefa.

As matrículas deverão ser feitas em janeiro e as aulasterão início no dia 07 de fevereiro, sábado, das 15 às 16:30 horas,na sede da CEB, localizada na Av. Sampaio Vidal, 2110-A - JardimContinental. As matrículas também poderão ser feitas naBiblioteca Espírita de Marília, localizada na Rua Bahia, 84, comAlessandra.

Contatos e informações com telefones, . E com :

telefones , .

ALCIONE: 3454-6393 ou 9762-3767 email: [email protected] ALINE

3422-1686 ou 9762-377 email: [email protected]

Edição 86 - página 2

-EXPEDIENTE-

Órgão de Divulgação daDoutrina Espírita

Donizete Pinheiro

Rua Mecenas Pinto Bueno, 905Marília/SP - CEP 17.516-030

(14) [email protected]

Coordenador:

Correspondência:

Telefone:E-mail:

Edson Tomazelli

A Doutrina Espírita tem, comoum dos seus fundamentos, a valorizaçãodas virtudes individuais, pois somenteatravés do aprimoramento pessoal é querealmente conseguimos avançar rumoao progresso espiritual.

E não há novidade nenhuma emafirmar que o exercício das virtudes éitem obrigatório de cada um, indepen-dentemente do credo religioso, pois édever de cidadania e não só dosreligiosos. De fato, quando nosaprofundamos nos estudos da DoutrinaEspírita e, melhor, passamos a vivenciá-la, começamos a entender o quanto édifícil praticar verdadeiramente asvirtudes que conhecemos, porquantoessa dificuldade, quase sempre, estádiretamente ligada aos hábitos ecostumes infelizes que trazemosarraigados em nosso espír i to ,adquiridos nos milênios de nossaexistência, e que ainda teimam em semanifestar, por mais que encetamosesforços nos sentido de apaziguá-los.

Todavia, é sempre bom lembrarque todo o esforço cabe a cada um, poisesse trabalho é individual e aresponsabilidade é só nossa, se bem quepodemos sempre contar com a ajuda denosso próximo.

Sem duvida, sabemos que é umlongo e penoso caminho, inevitável,contudo, porque a lei do progresso exigeque caminhemos sempre no sentidoadiante, encontrando, não raro, asdurezas e obstáculos pela frente, que naverdade servem como aguilhãoapressando os mais retardatários.

Por meio da vivência espíritasomos constantemente avisados de queé necessário avançar sempre, buscandoo amadurecimento e o aprimoramentodo espírito, refreando o domínio dosinstintos e pautando-nos por umaconduta mais ética, pois, à medida quecrescemos no amadurecimento espi-ritual, começamos a compreender arazão da lei divina e aí, então, surge odesejo de libertar-se e de alcançar logo atal felicidade.

Mas só com o rompimento,pouco a pouco, das couraças que nosacondicionam e dificultam alcançar a

meta, quando então nos livramosdessas amarras grosseiras herançadas experiências milenares , vamosagregando recursos para alcançar nossaconsciência lúcida para fazer brilhar anossa luz.

É fazer despertar o “eu” divinoínsito em nós, para realmenteconseguirmos vencer nossa “inferio-ridade”, conquistando valores maisnobres para o pleno desenvolvimentoespiritual. Do contrário, quandoinsistimos na negação do exercício dasprincipais virtudes, somos levados pelavaidade, indiferença e o preconceito,que são alguns dos reflexos inevitáveisdo nosso estado orgulhoso de ser nasações de cada dia.

Veja-se, por exemplo, acompaixão, cujo sentimento enrique-cedor, especialmente para aquele que asente, espraia-se e se amplia em direçãoa todos sem qualquer reserva oudiscriminação, tendo como pano defundo a própria vida onde seu campo deação de expande como um recurso depaciência e de misericórdia. Por isso, oaprendizado deve começar bem cedo; edaí o porquê da grande importância dafamília estruturada, para o crescimentodo espírito, pois o sentimento deternura que ali existe transforma-se emcompaixão pelos que sofrem e nãopossuem uma estrutura equivalente ouadequada, levando-lhes, em forma deamor, os melhores sentimentos da nãoviolência, tornando o convívio daspessoas mais digno de ser experimen-tado no cotidiano.

Então , com essa v isãoespiritualista, encontramos os meiosmais adequados para entender a realfelicidade, pois através da vivência dospostulados cristãos, exercitando nossaspotenciais virtudes, podemos encurtaro caminho na busca da libertação denossos preconceitos, ainda arraigadosem nosso ser, transformando-nos empessoas realizadoras e solidárias, cujasações no trabalho incansável, traz-nos asatisfação da paz intima, ensejandocontentamento e esperança num futuromelhor.

––

VISÃO ESPÍRITADA VIRTUDE

ASSINE A REVISTA

REFORMADORPedidos podem ser feitos pelos telefones

(21) 2187-8264 ou 2187-8274ou por email:

[email protected]

edição 86 - página 3

RECEBENDOASSISTÊNCIA

PRECIOSOAVISO

.

31- As religiões, no planeta, convocam as criaturas aobanquete celestial. Em sã consciência, ninguém que se tenhaaproximado, um dia, da noção de Deus, pode alegarignorância nesse particular. Incontável é o número doschamados, meu amigo; mas, onde os que atendem aochamado? Com raras exceções, a massa humana prefereaceder a outro gênero de convites. Gasta-se a possibilidadenos desvios do bem, agrava-se o capricho de cada um,elimina-se o corpo físico a golpes de irreflexão. Resultado:milhares de criaturas retiram-se diariamente da esfera da carneem doloroso estado de incompreensão. Multidões sem contaerram em todas as direções nos círculos imediatos à crostaplanetária, constituídas de loucos, doentes e ignorantes.

32 - Acreditaria, porventura, que a morte do corpo nosconduziria a planos de milagres? Somos compelidos atrabalho áspero, a serviços pesados e não basta isso. Se temosdébitos no planeta, por mais alto que ascendamos, éimprescindível voltar, para retificar, lavando o rosto no suordo mundo, desatando algemas de ódio e substituindo-as porlaços sagrados de amor.

33 - Não seria justo impor a outrem a tarefa de mondar ocampo que semeamos de espinhos, com as próprias mãos.

34 - No arrependimento verdadeiro é preciso saber falar, paraconstruir de novo.

35 - Toda medicina honesta é serviço de amor, atividade desocorro justo; mas o trabalho de cura é peculiar a cada espírito.

36 - Quando as lágrimas não se originam da revolta, sempreconstituem remédio depurador.

37 - Aprenda, então, a não falar excessivamente de si mesmo,nem comente a própria dor. Lamentação denota enfermidademental e enfermidade de curso laborioso e tratamento difícil.É indispensável criar pensamentos novos e disciplinar oslábios.

38 - Somente conseguiremos equilíbrio, abrindo o coração aoSol da Divindade. Classificar o esforço necessário deimposição esmagadora, enxergar padecimentos onde há lutaedificante, sói identificar indesejável cegueira dalma.

39 - Quanto mais utilize o verbo por dilatar consideraçõesdolorosas, no círculo da personalidade, mais duros se tornarãoos laços que o prendem a lembranças mesquinhas

O livro NOSSO LAR foi publicado pela primeira vezem 1944 e se tornou um best-seller, com mais de ummilhão e meio de exemplares vendidos. É o primeirolivro da série deANDRÉ LUIZ, que traz informaçõesimportantíssimas sobre a vida no mundo espiritual.

A USE Marília realizou o 4º ENCONTRO DEPRESIDENTES DE CASAS ESPÍRITAS, no dia 26 denovembro, 20 horas, na sede da União Espírita João deCamargo, com a presença de 13 casas e 29 pessoas.

Dentre outros, foram tratados os seguintes assuntos:1) Campanha financeira em favor da USE Estadual, para

fazer frente às despesas de fim de ano.2) Relatório sobre a 1a.

3) Informação sobre a implantação da Educação EspíritaInfantil, na Comunidade Euripedes Barsanulfo, em parceriacom o APOIARE e o Departamento de Evangelização daUSE, para atendimento de casas que ainda não possuem esseserviço.

4) Informação sobre a contratação de outdoor para adivulgação de mensagem alusiva a Jesus, como modelo e guiada Humanidade. Oferecimento de modelo do cartaz para queos centros afixe em seus prédios.

5) Retomada do Projeto CASA FRATERNA, com amanifestação de três casas espíritas na participação.

No encerramento, houve confraternização proporcio-nada pela diretoria da casa.

Feira do Livro Espírita ChicoXavier, realizada em outubro, no Shopping Esmeralda.

4º ENCONTRO DE PRESIDENTES

DE CASAS ESPÍRITAS

DE MARÍLIA

DEFINIÇÕES ESPÍRITAS

Deus:

Espírito:

Princípio vital:

Espíritos:

Perispírito:

Anjos:

Demônios:

inteligência suprema, causa primária de todas ascoisas.

o princípio inteligente do Universo.

fluido que animaliza a matéria, derivadodo fluido cósmico universal.

os seres inteligentes da criação; povoam oUniverso, fora do mundo material.

corpo fluídico do espírito.

espíritos puros - os que se acham no mais alto grauda escala e reúnem todas as perfeições.

espíritos imperfeitos, ainda inclinados para aprática do mal.

para fixar o conhecimento

edição 86 - página 4

É coisa antiga nos centros espíritas os cadernos oulistas onde se lançam os nomes de pessoas para vibrações oupreces.

Num centro onde participávamos, a prática se repetia.Eram listas, que a cada dia se avolumavam, com nomes e maisnomes. As listas eram levadas às reuniões mediúnicas, masnão eram lidas, dado o elevado número de pedidos.

Parou-se, então, para pensar a respeito.Até que pontorealmente eram eficazes? Precisariam os espíritos dessasanotações para ajudar os solicitantes?

Concluímos:1) As listas, para alguns,

funcionavam como um desaguar desuas ansiedades, pois semanalmente aliestavam repetindo seus nomes, defamiliares ou amigos próximos.

2) O hábito de lançar ospedidos em listas pode dar a falsa idéiade que as preces dos trabalhadores docentro espírita são mais “fortes”,quando na realidade a súplica sincerade qualquer pessoa sempre é ouvidapor Deus, porquanto intelectual eemocionalmente envolvida naproblemática.

3) De nada adiantam as listas, se os trabalhadores dacasa desconhecem as pessoas e suas necessidades, nãopodendo a elas se conectar mentalmente, para serem “pontes”

com a Espiritualidade.4) E, com certeza, sendo os Espíritos mentores mais

organizados e evoluídos que nós, não precisam que anotemosnossos pedidos em papéis para terem conhecimento dasnossas aflições e necessidades: simplesmente registram osnossos pensamentos.

Por conta disso, as listas foram deixadas de lado.Os atendentes fraternos foram orientados a informar

aos assistidos sobre o valor da prece pessoal e da necessidadede fortalecimento da fé em Deus e nos bons espíritos, mesmaorientação que se procurou regularmente repetir ao público

em geral por ocasião das orações coletivas.Os casos mais particulares foram repassados aos

dirigentes de reuniões mediúnicas ou de vibração, paradoações de energia e eventual atendimento mediúnico deespíritos vinculados.

E, cada trabalhador que recebesse a solicitação deajuda espiritual ou oração, ficava com o compromissopessoal de orar pela pessoa necessitada.

Informação do espírito Manoel Philomeno deMiranda, em seu recente livro “Transtornos psiquiátricos e

obsessivos” (capítulo19, psicografiade Divaldo P. Franco), reforça aconvicção a que chegamos:

Portanto, cada pessoa que chega na casa espíritasuplicando ajuda sincera é de pronto atendida pela equipeespiritual, que já inicia o atendimento de suas necessidades,antes mesmo que nós, os encarnados, possamos lhe dar anossa colaboração.

Façamos, pois, a nossa parte, porque Deus, por seusemissários, já está fazendo a Dele.

“A movimentação, portanto,naquele núcleo, onde nos en-contrávamos, era expressiva eincessante. As reuniões especiais paradesencarnados multiplicavam-se, aolado de socorros variados, nãosomente para esses, como tambémpara os deambulantes da caminhadafísica.

Um dos setores encarregava-se deregistrar os apelos mentais de alguns

dos freqüentadores, assim como de outros que recebiaminformações dos benefícios ali distribuídos, de maneira aserem atendidos, na medida do possível.

Treinando sempre novos cooperadores desen-carnados, à medida que chegavam os pedidos, eramdestacados voluntários para visitarem o apelante, passando,a partir desse momento, a auxiliá-lo, inspirando-o, conformea gênese da sua necessidade.”

DA DESNECESSIDADE DAS LISTAS DE PEDIDOS DE PRECESOU VIBRAÇÕES NOS CENTROS ESPÍRITAS.

Donizete Pinheiro

Torna-te amigo de todas as pessoas.A amizade é um tesouro do espírito, que

deve ser repartido com as demais criaturas.Como um sol, irradia-se e felicita

quantos a recebem.Há uma imensa falta de amigos na Terra,

gerando conflitos e desconfianças, desequilí-brio e insegurança.

Quando a amizade escasseia na vida, ohomem periga em si mesmo.

Sê tu o amigo gentil, mesmo que, porenquanto, experimentes incompreensão e difi-culdades. (Joanna de Ângelis/DPF, VIDA FELIZ,cap.XI)

?

Fariøu amiko de æiuj homoj.La amikeco estas trezoro de la spirito,

kiu devas esti dividita inter la aliaj estuloj.Kiel suno, øi radias kaj feliæigas æiujn,

kiuj ricevas øin.Estas grandega manko de amikoj sur la

Tero; tio kaýzas konfliktojn kaj malkonfidojn,malekvilibrojn kaj malsekurecon.

Kiam amikeco mankas en la vivo, lahomo endanøerigas sin mem.

Estu øentila amiko, eæ se vi ricevasmiskomprenon kaj malfacila¼on.

PORTUGUÊS ESPERANTO

“O Esperanto é lição de fraternidade.” - Emmanuel

edição 86 - página 5

* O Nucleo Espírita Amantes da Pobreza, localizado na Rua 7 deSetembro, 560, alterou seus estatutos e a sua denominação, quepassou a ser NÚCLEO ESPÍRITA AMOR E PAZ. O Núcleo tambéminiciou o módulo Mediunidade do Curso Básico de Espiritismo, o qualé apresentado às quintas-feiras, 20 horas.

* Na segunda-feira, 22 de dezembro, 20 horas, na confraternizaçãode fim de ano do Núcleo Espírita Amor e Paz, palestra com JOSÉMARIA SOUTO NETTO, sobre o tema: Jesus: modelo e guia dahumanidade.

* Dia 19 de dezembro, 20 horas, no encerramento das atividades doano da União Espírita João de Camargo, falará Donizete Pinheiro,sobre o tema: “O TEMPO”.

* O Lar Amélie Boudet, em comemoração ao aniversário de 52 anosde fundação, promoveu o 7º Festival da Primavera, com palestrassobre o tema central: " Muitos os Chamados e Poucos os Escolhidos".Foram expositores: Wilson Ferreira Mart ins, falandosobre:"Reconhece-se o verdadeiro Cristão pelas suas Obras”;Antonio Braojos Dantas, com o tema: "A quem muito foi dado, muitoserá cobrado"; e, finalmente, Agrício Antônio de Almeida", quediscorreu sobre: “Os que dizem: "Senhor!, Senhor!".

* Comemorando 80 anos, o Centro Espírita Luz, Fé e Caridade fezrealizar em novembro ciclo de palestras, com a seguinteprogramação de expositores: José Carlos Reis, tema livre;EdsonToledo Silvério, tema: Reforma Íntima; Cristian Macedo, tema:Família:Anotações deAllan Kardec; Donizete Pinheiro, tema: Família- Dificuldades e Sugestões.

* No Centro Espírita Luz e Verdade, dois destaques: A médium CéliaXavier de Camargo fez palestra no dia 14 de novembro, oportunidadeem que também lançou seu livro "Asas da Liberdade". E, no dia 6 dedezembro, o conhecido escritor Richard Simonetti falou sobre o tema:Uma Receita de Vida.

* Dia 16 de dezembro, terça-feira, 20 horas, no Centro Espírita ChicoXavier, os jovens da Mocidade Espírita João de Camargoapresentarão o Projeto: "Jovens. Conheça-nos!", com o temaRelacionamento entre pais e filhos. Trata-se da conclusão de estudorealizado pelos jovens, com foco principal na identificação dasdificuldades do jovem no meio familiar, que atrapalham o seucrescimento e amadurecimento. A apresentação compreendevídeos, músicas e exposições, o que a torna bastante agradável.

Alguns grupos mediúnicos exigem a manifestação dosMentores Espirituais para declararem iniciados os trabalhos.É isto necessário?

DIVALDO P. FRANCO - Exigir a manifestação do Mentor é invertera ordem do trabalho. Quem somos nós para exigir alguma coisados Mentores? Quando o trabalho está realmente dirigido, são osMentores que, espontaneamente, quando convém, se apressamem dar instruções iniciais, objetivando maior aproveitamento daprópria experiência mediúnica. Ocorre que, se se condicionar oinício do trabalho a incorporações dos chamados Espíritos Guias,criar-se-á um estado de animismo nos médiuns que, enquanto nãoouçam as palavras sacramentais, não se sentirão inclinados auma boa receptividade. Isso é criação nossa, não é da DoutrinaEspírita.

(do livro Diretrizes de Segurança)

A USE Regional deMarília realizou, no domingo dia19 de outubro, na cidade de Garça,o seu 23o. Encontro de Dirigentes eTrabalhadores Espíritas, com aparticipação especial do professorRODRIGUES FERREIRA, dacidade de São José do Rio Preto, oqual desenvolveu o tema “APRÁTICA MEDIÚNICA NOCENTRO ESPÍRITA”.

Na primeira parte, os participantes foram divididosem grupos, levantando diversas questões relacionadas àmediunidade.

Posteriormente, Rodrigues Ferreira fez umaapresentação sobre o tema e à tarde, após o almoço,respondeu às questões inicialmente selecionadas pelosgrupos.

Participaram do evento 174 pessoas, representandocasas espíritas das cidades de Marília, Pompéia, Tupã,Herculândia, Bastos, Quintana, Gália, Lupercio, Vera Cruz,São José do Rio Preto, Araraquara e Garça.

O próximo encontro, em 2009, será na cidade deTupã.

23º ENCONTRO DETRABALHADORES E DIRIGENTES

ESPÍRITAS DA REGIÃO DE MARÍLIA

Transição é o programa detelevisão em que o médium baianoDIVALDO PEREIRA FRANCO responde adiversas questões da vida e que sãoexplicadas pelo Espiritismo.

É apresentado por ClaudiaSaegusa, pela Rede TV, aos domingos, às15 horas.

O programa também pode ser visto pela internet:www.tvmundomaior.com.br

edição 86 - página 6

Depois da tão aguardada vitória nas eleiçõespresidenciais americanas, Barack Obama, em sua primeiracoletiva à imprensa, foi questionado por jornalistas se haviaconsultado ex-presidentes, e ele respondeu ter conversadoapenas com os que estão vivos. Muitos dos presentescomeçaram a rir

A resposta de Obama poderia ter passado em branco,se a imprensa americana não soubesse e não fosse vozcorrente nos Estados Unidos que a ex-primeira dama, NancyReagan, viúva do presidente Ronald Reagan, costumaparticipar de 'sessões espíritas' e, segundo dizem, atéconversar com o marido. Mas, logo que percebeu a delicadezada situação, Obama, com toda elegância, ligou para NancyReagan e pediu desculpas pelocomentário descuidado, dizendo quenão teve intenção de emitir qualquercrítica a respeito.

A realização de sessõesmediúnicas na Casa Branca, noentanto, não é novidade. Já comAbraham Lincoln, que governou opaís nos meados do século XIX, eracomum a presença de médiuns na sededo governo americano. Basta dizerque a senhora Lincoln era médium e que o próprio Lincolntinha pressentimentos e sonhos premonitórios, tendoprevisto, inclusive, seu próprio assassinato. A Editora “OClarim” publicou uma obra de Nettie Colburn Maynard,intitulada “Sessões Espíritas na Casa Branca”, que relatavárias situações de comunicação espiritual, envolvendo nãosó Abraham Lincoln, mas outros presidentes dos EstadosUnidos, como George Washington, Millard Fillmore,Woodrow Wilson, Franklin Delano Roosevelt, HarryTruman, Dwight Eisenhower e John Kennedy. Conta-se,também, que Hillary Clinton, esposa do ex-presidente BillClinton senadora, ex-primeira dama que disputou aconvenção democrata com Barack Obama tem umconselheiro espiritual, e teria conversado com o espírito deEleanor Roosevelt, esposa de Franklin Roosevelt. Logo, otema mediunidade não é desconhecido nos Estados Unidos.

Na verdade, pouca gente sabe que, embora oEspiritismo tenha surgido na França, suas raízes estão nosEstados Unidos, pois foi em Hyddesville, no Condado deWayne, Estado de NovaYork, que, em 1847, através das irmãsFox, eclodiram os fenômenos que chamaram a atenção daimprensa, propagaram-se pelo mundo, chegando à Europa epropiciando o surgimento da Doutrina Espírita na França.

Comunicações com Espíritos sempre existiram. Não,porém, o Espiritismo, que é uma doutrina moderna, surgidaem 1857, justamente a partir do estudo desses fenômenos edas conclusões a que chegou Allan Kardec. Muitas pessoas,porém, confundem fenômeno mediúnico com DoutrinaEspírita; sempre que ouvem falar de médiuns, acham que setrata de Espiritismo. Por isso, lá nos Estados Unidos, quandoNancy Reagan promove sessões, diz a imprensa que ela estápraticando espiritismo.

Na verdade, não está. O que ela está fazendo é meraprática mediúnica: mediunismo não é Espiritismo. OEspiritismo é uma doutrina de bases científicas e filosóficascom conseqüências morais, cuja finalidade é o

––

José Benevides Cavalcante

aperfeiçoamento moral da humanidade.Adoutrina surgiu dosfenômenos mediúnicos, porque foi através desses fenômenosque se pôde constatar de fato a sobrevivência da alma e aexistência do mundo espiritual, permitindo uma visão maisampla e profunda da vida. Mas a doutrina é muito mais queprática mediúnica, razão pela qual Kardec afirma que o maisimportante no Espiritismo não são os fenômenos, mas, sim, asua filosofia.

Os Espíritos são seres humanos desencarnados e,portanto, eles não são nem superiores e nem inferiores aoshomens: são o que são os homens, porque, emboradesencarnados, eles participam e evoluem com ahumanidade. Eventualmente, alguns podem nos orientar,como qualquer de nós, que tem mais conhecimento ouexperiência em alguma área específica, pode fazê-lo. Por essarazão, não é recomendável nem producente que fiquemosconsultando Espíritos a respeito de qualquer assunto ouestribemos nossa vida em orientações particulares quevenham através de médiuns. E isso por várias razões:primeiro porque a doutrina já nos oferece os princípiosnorteadores para a condução da própria vida; depois, porqueos Espíritos elevados não nos dirão o que devemos fazer, nãonos anteciparão o futuro ou farão revelações do passado.Além disso, insistindo em consultas espirituais, estaremossujeitos aos abusos de Espíritos enganadores, ao passo que osverdadeiros benfeitores espirituais, mesmo seguros de suaopinião, respeitam nosso livre-arbítrio e sabem que sócrescemos se nos esforçarmos para descobrir soluções econstruir os próprios caminhos.

OBAMA E OS

EX-PRESIDENTES

A, promovida pela USE Marília, alcançou

plenamente o seu objetivo de divulgar os livrospsicografados pelo notável médium e também as obras deAllan Kardec.

A feira foi instalada no Esmeralda Shopping efuncionou das 10 às 22 horas, no período de 25 de outubro a2 de novembro. Foram vendidos quase 700 livros,oferecidos com o desconto de vinte por cento em relação aopreço de capa.

Destaque importante, também, para oconhecimento e aproximação dos trabalhadores espíritasdas diversas casas, pois foram mantidos três períodosdiários de atendimento.

1ª. FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA CHICOXAVIER

edição 86 - página 7

EmmanuelEmmanuel

pala

vras d

e

Nos ensinos fundamentais de Jesus, é imperiosoevitar as situações acomodatícias, em detrimento das ativida-des do bem.

O Evangelho de Lucas, nesta passagem, conta que osdiscípulos “dormiam de tristeza”, enquanto o Mestre oravafervorosamente no Horto. Vê-se, pois, que o Senhor nãojustificou nem mesmo a inatividade oriunda do choque ante asgrandes dores.

O aprendiz figurará o mundo como sendo o campo detrabalho do Reino, onde se esforçará, operoso e vigilante,compreendendo que o Cristo prossegue em serviço redentorpara o resgate total das criaturas.

Recordando a prece em Getsemani, somos obrigadosa lembrar que inúmeras comunidades de alicerces cristãospermanecem dormindo nas convivências pessoais, nosmesquinhos interesses, nas vaidades efêmeras. Falam doCristo, referem-se à sua imperecível exemplificação, como sefossem sonâmbulos, inconscientes do que dizem e do quefazem, para despertarem tão-só no instante da morte corporal,em soluços tardios.

Ouçamos a interrogação do Salvador e busquemos aedificação e o trabalho, onde não existem lugares vagos para oque seja inútil e ruinoso à consciência.

Quanto a ti, que ainda te encontras na carne, nãodurmas em espírito, desatendendo aos interesses do Redentor.Levanta-te e esforça-te, porque é no sono da alma que seencontram as mais perigosas tentações, através de pesadelosou fantasias.

“E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.”(Lucas, 22:46)

do livro “CAMINHO, VERDADE E VIDA”psicografia de Francisco Cândido Xavier

Aylton Guido Coimbra Paiva

POR QUE DORMIS?

O desejo do prazer épróprio do ser humano. Sentir-se eufórico, alegre, feliz é oobjetivo que se busca, pordiversos meios e através dossentidos: visão, audição, tato,paladar; e os estéticos: amúsica, a pintura, a dança, aescultura e outros.

No entanto, às vezes,essa busca do prazer transfor-ma-se em sofrimento quando oprazer leva ao vício.

Para entendermos oque é o vício e os seus malefícios, fomos à procura daspalavras do psicólogo e espírita Valci Silva, fazendo-lhealgumas indagações:

“Diz o doutor FernandoAntônio Neves, no prefáciode nosso livro ‘

que os vícios são, sem dúvida alguma, a maiorchaga moral da humanidade nos tempos atuais. Segundo oneurocientista Stefen Clein, em seu livro “A Fórmula daFelicidade”, quando enveredamos na obtenção dos prazeresgrosseiros a área cerebral estimulada é exatamente a mesma,com larga produção de serotonina e dopamina, que nos dãouma sensação transitória de prazer. A má notícia é que,imediatamente após, os hormônios contrarreguladores sãoliberados nos dando uma sensação de mal-estar eindisposição. Quando ingerimos bebidas alcoólicas,buscamos a sexolatria sem afetividade, comemos docesexageradamente ou nos drogamos, estamos, portanto,estimulando a mesma área do sistema límbico, numa buscadesenfreada por serotonina em nosso organismo. O problemaé que após a bebida vem a ressaca, após os lautos banquetes aindigestão e a sonolência, após o sexo sem amor, a melancoliae o desinteresse.”

A longo prazo, destruímos prematuramente o nossotemplo físico, pois, como diz Paulo de Tarso, “o salário dopecado ( vício ) é a morte” ( Romanos 6:23 )”.

“AOrganização Mundial de Saúde (O.M.S.) definecomo droga qualquer substância que, uma vez introduzida noorganismo vivo, pode modificar uma ou mais de suasfunções, exceto aquelas necessárias à manutenção da saúdenormal.”

“A dependência em drogas é uma doençacomplexa. É caracterizada por busca compulsiva, algumasvezes incontrolável e seu uso persiste mesmo diante deconseqüências extremamente negativas. Para muitas pessoasa dependência se torna crônica com possíveis recorrências atéapós longos períodos de abstinência.

O caminho para a dependência nas drogas começacom o ato de experimentar drogas.

– O que você pode dizer sobre os vícios?

Drogas: Causas, Conseqüências eRecuperação’,

Dentre os vícios, você tem se preocupado emoferecer esclarecimentos e tratamentos sobre as drogas,então podemos perguntar: o que é a droga?

A dependência da droga é uma doença ou apenasfalta de vontade de se libertar dela?

Considerando que a família deve ser a base doapoio para que o jovem não entre no perigoso labirinto dadroga,como ela deverá preparar-se para tal função?

,

“A educação familiar deveria basear-se na re-ligiosidade, para promover a saúde física, psicológica erelacional. Isto significa que o relacionamento familiar deveser mais importante que cada um de seus integrantes. Todossentem que pertencem à mesma família, mas ela também lhepertence. Por isso, os filhos não devem estar sempre emprimeiro lugar, mas nem por isso suas necessidades deixamde ser atendidas.

Uma criança sente que pertence aos pais e que os paislhe pertencem, e assim respeita e aprende compor-se comomembro da família. Quem respeita seus pais tem maiorfacilidade para entender e aceitar a socialização comunitária.Apessoa sente que pertence à comunidade e é importante paraela; que a comunidade também lhe pertence e é importante.”

Concluímos que a família deve cultivar os valoresmorais e espirituais para que os seus membros sejamfortalecidos contra o vício, especialmente os jovens, em umclima de compreensão, orientação, limites e afetividade.

Bibliografia ..

: Silva, Valci Drogas: Causas, Conseqüências eRecuperação Editora EME.

O PRAZER E O VÍCIO

edição 86 - página 8

Histórias deTiamara

DEVOLUÇÃO PELO CORREIO PARA

Rua Mecenas Pinto Bueno, 905 - Marília/SP- CEP 17.516-030

Tiamara é S iomaraAugusta Ladeia Marinho. Nasceuem 1960, na cidade de Assis, eainda criança mudou para Marilia.Casou-se com o medico pediatraDr. César Antonio FrancoMar inho e fo i morar emAdamantina, onde reside até hoje.Tem dois filhos, Bruno e Pedro. Égraduada em Pedagogia eEducação Especial pela Unesp deMarilia e possui mestrado emPsicologia pela Unesp de Assis.

Atualmente é coordenadora e docente doDepartamento de Educação das Faculdades AdamantinensesIntegradas - FAI, e professora de cargo efetivo na RedePública Estadual, em Educação Especial. No campo social,foi voluntária durante vários anos na Casa do Garoto “CarlosMiranda Pegoraro”, entidade de abrigo de crianças.

Nesse tempo todo, várias vezes recebemos palavraselogiosas de leitores, que informaram sobre o uso dashistórias para o ensino na educação espírita infantil, emescolas e na leitura para os filhos. Certa mãe relatou que ashistórias acompanharam o crescimento da filha, na suapassagem da infância para a adolescência.

Há alguns anos, Edições Sonia Maria, da InstituiçãoSolidária Carlos Pegoraro-Casa do Garoto, de Adamantina,publicou um livro com a história “O Sol Vaidoso”.

Agora, a Editora EME está lançando o livro“Histórias de Tiamara”,com 10 histórias, todastrazendo situações denossa própria vida,representadas por bi-chinhos da natureza.

Com isso, mui-tas outras cr iançaspoderão ser beneficiadaspelas importantes liçõesque nos foram ofertadaspela nossa inspiradaamiga e colaboradora.

O s p e d i d o spodem ser feitos àEdi tora EME, pelotelefone (19) 3491-7000.

Tiamara escreve para o Ação Espírita há 15 anos esuas histórias trazem ensinamentos morais para as crianças,auxiliando-as na sua formação.

Ela estava adormecida eeu me aproximei sem fazernenhum barulho. Mas quandomais perto cheguei, ela abriuseus olhos e deu um grandesorriso, gritando:

Papai! Um dia você memata de susto!

Há muitos anos a camaera o mundo para minha filhinha.A doença de maneira alguma aabandonava. Mas naquelemomento eu não queria pensarnessa provação, que fez com queeu e minha esposa Jandira nosuníssemos no único ideal de viver para Isabel.

Envolvido em meus sentimentos, despertei com otoque de suas mãos branquinhas, a dizer-me:

Papai, como será o Natal das outras crianças? Soutão feliz em ter você e a mamãe. E as outras crianças, sãofelizes como eu?

Por alguns momentos fiquei imaginando a força e oamor de Isabel em relação ao próximo. Como aquelamenininha, de apenas nove anos, que vivia presa ao leito porcausa de grave doença, ainda se preocupava com a tristeza deoutras criança?

Papai, você esta me ouvindo?Sim, querida.Diga-me, papai, o que posso fazer para alegrar o

Natal de algumas crianças?Não se preocupe filha, Jesus cuida disso.Mas, papai, Jesus tem tantos doentes para visitar dia

e noite.Surpreso, indaguei:

Como sabe disso?Ora, papai, está no Evangelho: “Não são os que têm

saúde que precisam de médico, e sim os doentes”.Isabel, meu bem, vamos falar de outras coisas.Não, papai, estou preocupada.

Por alguns segundos ficamos pensando, até queIsabel deu uma gargalhada e disse:

Papai, já sei! O Evangelho diz que os doentes é queprecisam de ajuda; então eu vou dizer a Jesus que não precisase preocupar comigo e que de agora em diante Ele vai poderter mais tempo para esses doentes.

Muito bem, minha filha!Os dois, pai e filha, se abraçaram, e naquele momento

uma linda luz se fez presente, confirmando a presença deJesus.

Jesus ouve o nosso chamado e atende às nossaspreces. Que possamos sempre seguir com amor, fé e verdade,semeando a palavra Dele, que nos mostra como podemosajudar as outras pessoas.

–––

––

––

––

Crianças:

JESUS É AMOREDITORA EME PUBLICA

LIVRO COM AS HISTÓRIASDE TIAMARA

EM ABRIL DE 2009,MÊS ESPÍRITA EM MARÍLIA

Confirmadas as presenças dos oradores eescritores SUELY CALDAS SCHUBERT, de MinasGerais, e ORSON PETER CARRARA, de Matão.

AGUARDEM!