naquele tempo disse jesus aos seus discípulos: «em verdade ... · se morrer, dá muito fruto....

2
CONVÍVIO Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora SOLENIDADE DE SÃO VICENTE, MÁRTIR 22 de Janeiro de 2017 Série II Número 518 Apesar de ser o santo patrono da diocese de Lisboa, O MÁRTIR SÃO VICENTE vive na sombra do mais popular Santo António. A devoção das gentes da península ibérica a São Vicente é muito antiga. O mártir era originário de Saragoça, onde foi ordenado diácono no século III. Numa das perseguições aos cristãos, tão habituais nessa altura, foi aprisionado e sujeito a terríveis torturas, resistindo sem- pre com grandes demonstrações de fé. A ligação aos corvos, ainda um elemento sempre presente na iconografia, começa com a sua morte, no ano 304, às mãos do governador Daciano, na era do imperador Diocleciano. Lançado aos abutres, o seu cadáver foi protegido por um corvo. Então Daciano mandou lançá-lo ao mar, mas as marés trouxeram-no de volta e uma viúva piedosa sepul- tou-o junto aos muros da cidade de Valência. Mas o que liga intrinsecamente Lisboa a São Vicente é a chegada das suas relíquias ocorrida em 1173. Conta a "Crónica de Al-Razi", composta no século X, que, durante a perseguição de Abderra- mán I, o corpo de São Vicente fora levado de Valência, onde estaria na antiga igreja sob sua invoca- ção, para o Promontório Sacro, hoje Cabo de S. Vicente, em Sagres. Em 1173, de acordo com um texto de finais do século XII ou XIII um anónimo alerta para a existência do corpo do mártir na ponta do Algarve, em mãos dos infiéis. No dia 15 de Setembro, as relíquias chegam a Lisboa, ficando na igreja de Santa Justa, antes de se recolherem no dia seguinte na Sé. O mártir de Valência tornou-se assim o padroeiro de Lisboa, sendo o dia da chegada do seu corpo celebrado na liturgia e em anima- das festas populares (15 de Setembro). E este dia, que no século XIX mudou para 16 de Setembro, foi comemorado até recentemente. A memória de São Vicente é evocada pela Igreja a 22 de Janeiro. Neste dia, no ano 2000, o actual patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, recebeu a ordenação episcopal. Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo».

Upload: others

Post on 14-Oct-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade ... · se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura

CONVÍVIO

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

SOLENIDADE DE SÃO VICENTE, MÁRTIR 22 de Janeiro de 2017 Série II – Número 518

Apesar de ser o santo patrono da diocese de Lisboa, O MÁRTIR SÃO VICENTE vive na sombra do mais popular Santo António. A devoção das gentes da península ibérica a São Vicente é muito antiga. O mártir era originário de Saragoça, onde foi ordenado diácono no século III. Numa das perseguições aos cristãos, tão habituais nessa altura, foi aprisionado e sujeito a terríveis torturas, resistindo sem-pre com grandes demonstrações de fé. A ligação aos corvos, ainda um elemento sempre presente na iconografia, começa com a sua morte, no ano 304, às mãos do governador Daciano, na era do imperador Diocleciano. Lançado aos abutres, o seu cadáver foi protegido por um corvo. Então Daciano mandou lançá-lo ao mar, mas as marés trouxeram-no de volta e uma viúva piedosa sepul-tou-o junto aos muros da cidade de Valência.

Mas o que liga intrinsecamente Lisboa a São Vicente é a chegada das suas relíquias ocorrida em 1173. Conta a "Crónica de Al-Razi", composta no século X, que, durante a perseguição de Abderra-mán I, o corpo de São Vicente fora levado de Valência, onde estaria na antiga igreja sob sua invoca-ção, para o Promontório Sacro, hoje Cabo de S. Vicente, em Sagres. Em 1173, de acordo com um texto de finais do século XII ou XIII um anónimo alerta para a existência do corpo do mártir na ponta do Algarve, em mãos dos infiéis. No dia 15 de Setembro, as relíquias chegam a Lisboa, ficando na igreja de Santa Justa, antes de se recolherem no dia seguinte na Sé. O mártir de Valência tornou-se assim o padroeiro de Lisboa, sendo o dia da chegada do seu corpo celebrado na liturgia e em anima-das festas populares (15 de Setembro). E este dia, que no século XIX mudou para 16 de Setembro, foi comemorado até recentemente.

A memória de São Vicente é evocada pela Igreja a 22 de Janeiro. Neste dia, no ano 2000, o actual patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, recebeu a ordenação episcopal.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo».

Page 2: Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade ... · se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura

LEITURAS | SOLENIDADE DE SÃO VICENTE, MÁRTIR

Ref Sois o meu refúgio, Senhor, no dia da minha tribulação.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Sir 51, 8-17

58(59)

2 Cor 1, 3-7

Jo 12, 24-26

Informações

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

No dia 24 de Janeiro, terça-feira, às 21H, realiza-se a 2ª sessão das OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA que se iniciaram no pas-sado dia 17. Ainda há possibilidade de acolher mais participantes. Entrada pela porta 27. Informações: 210078716|968745729.

FORMAÇÃO SOBRE DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

No dia 25, das 21H30 às 23H, realiza-se a 3ª sessão sobre DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. O formador é o Padre Dr. José Manuel Pereira de Almeida. Local: sala das conferências. Entrada pe-la porta 29. Quem não esteve presente nas sessões anteriores pode participar nesta.

“À DESCOBERTA DA GRÉCIA” E “PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA”

A nossa paróquia vai organizar uma via-gem “À descoberta da Grécia, com cru-zeiro no Mar Egeu”, de 28 de Junho a 5 de Julho, e uma “Peregrinação a Santia-go de Compostela”, de 5 a 6 de Outubro. Mais informações/inscrições: cartório.

AGRADECIMENTO|VICENTINOS

A Conferência Vicentina de Nª Senhora do Rosário de Fátima, da Amadora, em nome das 31 famílias apoiadas, agrade-ce as generosas ofertas de alguns paro-quianos na recolha de alimentos, reali-zada na época natalícia de 2016.

FESTIVAL DE SABORES|CATEQUESE

A Catequese vai promover no dia 5 de Fevereiro, a partir das 13H, no salão pa-roquial, um FESTIVAL de Pratos Típicos da Cozinha Portuguesa. Prémios para os vencedores e lembranças para todos os participantes a concurso. Inscrições para participar: no Secretariado da Cateque-se ou através do 926252121. Ver cartaz afixado.