nao me deixes sem rachel de queiroz

17
Não  Me  Deixes  sem Rachel  de  Queiroz... Capa: Fotografia pertencente a Sérgio Freire de uma pintura existente na Fazenda Não Me Deixes O Centenário da Primeira Imortal! 2010

Upload: sergio-wellington-freire-chaves

Post on 23-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

uma homenagem ao centenario da primeira mulher a ingressar na academia brasileira de letras, rachel de queiroz

TRANSCRIPT

Page 1: nao me deixes sem rachel de queiroz

Não  Me  Deixes  sem Rachel  de  Queiroz...

Capa: Fotografia pertencente a Sérgio Freire de uma pintura existente na Fazenda Não Me Deixes

O Centenário da Primeira Imortal!

2010

Page 2: nao me deixes sem rachel de queiroz

'' ... A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa

tanto de viver acompanhado ... ''Rachel de Queiroz

Page 3: nao me deixes sem rachel de queiroz

Produção

Alunos da EEM Francisco Moreira Filho – 2º ano, turma A, turno Matutino

Créditos

Laboratório Escolar de Informática – LEI 01 da Escola Francisco Moreira Filho / Projeto

“Construindo Conhecimento com as Novas Tecnologias!”

Coordenador: Professor Sérgio Freire

EEM Francisco Moreira Filho

Núcleo de Tecnologia Educacional – NTEProfessora Eliana Oliveira Batista

Professora Maria de Fátima Gonçalves LeitãoProfessora Monalisa de Paula Chaves

Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola –

NRDES

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 10ª CREDE – Russas/Ceará

Page 4: nao me deixes sem rachel de queiroz

APRESENTAÇÃO

Os textos deste Livro Virtual foram produzidos pelos alunos do 2º ano “A” do turno matutino da E.E.M. Francisco Moreira Filho da cidade Tabuleiro do Norte – Ceará.

Possui a finalidade de fomentar a escrita e leitura, buscando conhecer um pouco mais e homenagear a escritora cearense Rachel de Queiroz – 2010, ano do seu centenário – a

primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Page 5: nao me deixes sem rachel de queiroz

O Quinze !!!

Juliane Jennyffer de Castro Chaves

Por Rachel de Queiroz ter tido problemas com a seca na sua infância, ela quis escrever alguma coisa relacionada as secas, usando como fundo um romance entre duas pessoas, um vaqueiro e sua prima, uma linda moça, ela escreveu O Quinze.

Apesar de momentos ruins, surgi, no romance, uma coisa linda, como um brotar de uma flor, no meio do nada, num lugar totalmente sem estrutura nenhuma para nascer algo tão lindo, uma paixão entre duas pessoas; um vaqueiro que tinha muitas cabeças de gado e uma moça que gostava de ler os livros de sua avó.

Page 6: nao me deixes sem rachel de queiroz

As Três Marias

ANDRÈA DE SOUSA DOS REIS*.*!!

É o quarto romance dela [Rachel de Queiroz]. Nessa obra ela se aprofunda na questão das mulheres na sociedade. O livro aborda justamente o fato da mulher ser discriminada naquela época.

O livro foi narrado por Maria Augusta que descreve suas experiências, dramas e frustrações livro marcou a literatura brasileira.

Ele foi publicado em 1939 e décadas depois adaptado como novela de televisão,a historia narrada começa em pátios e salas de aula de um colégio interno de uma universidade católica.

Ela conta que tudo começa a parte de um simples apelido colocado pelos colegas AS TRÊS MARIAS, esse apelido foi dado quando três amigas inseparáveis se chamavam Maria Augusta, Maria glória e Maria José. Maria Augusta quando narra denúncia o sistema de ensino da época e introduz o tema da emancipação da mulher na sociedade depois no fim da história mostra o processo de ajustamento ao mundo.

Page 7: nao me deixes sem rachel de queiroz

“O Quinze”

Maria Elanne Mendes Rodrigues, 2ºA Manhã

Rachel de Queiroz ficou nacionalmente conhecida quando aos vinte anos, publicou sua primeira obra, “O Quinze”(1930) , um romance que mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria em 1915. Seca na qual foi vivenciada pela escritora na infância, e que obrigou a transfere-se para o Rio de Janeiro, onde em 1930, antes de publicar seu livro, foi submetida a um rígido tratamento, suspeita de tuberculose, então vê se obrigada a ficar de repouso e resolve escrever o livro “O Quinze”.

O livro retrata uma história contada em dois planos, um conta a historia do vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro conta a relação entre Vicente, um rude proprietário de terras e criador de gado, e sua prima Conceição, uma professora. Conceição é apresentada como uma moça que gosta de ler vários livros, inclusive tendências feministas e socialistas, o que fazia sua avó Mãe Nácia estranhar. O período de férias, Conceição passava na fazenda da família, em Logradouro, perto de Quixadá. Apesar de já ter vinte e dois anos, Conceição ainda não pensava em casar, mas sempre se “engraçava” com seu primo Vicente.

Esse livro “O Quinze” se tornou tão famoso que chegou a ser publicado no Japão pela editora Shinsekaisha e na Alemanha pela Suhrkamp, em 1978.

Page 8: nao me deixes sem rachel de queiroz

O centenário da primeira imortal

Jardel

Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza no dia 7 novembro de 1910. Ela morou algum tempo no rio de janeiro, pois saiu do ceara fugindo dos horrores da seca de 1917. Quando retornou a Quixadá ela foi matriculada em curso normal em uma escola interna. Pois ela foi matriculada por causa da sua avó que um dia chamou Rachel e perguntou se ela sabia rezar ela falou que sim, mas quando Rachel começou a rezar e foi fazer o pelo sinal fez com a mão trocada fez com a mão esquerda. Aí sua avo resolveu fazer uma reunião com seus pais para colocar ela para estudar em um colégio interno da ir ela foi ficando muito conhecida.

Uma das suas primeiras obras foi O Quinze que relata os horrores da seca de 1915 uma das suas obras foi uma redação que ela fez criticando um concurso que aconteceu na escola.

Page 9: nao me deixes sem rachel de queiroz

O Quize

Ana Claudia

O Quinze foi a primeira obra escrita por Rachel de Queiroz, esta obra foi escrita no ano de 1930, referente a uma seca que ela mesma presenciou na sua infância.

O livro foi dividido em duas partes, a primeira falava da vida do vaqueiro Chico Bento e sua família, e a segunda refere-se a relação afetiva vivida por Vicente e Conceição.

A obra escrita por Rachel de Queiros refere-se a realidade do sertão nordestino onde ela vivia com sua família, na cidade onde ela nasceu ,em Fortaleza.

Foi uma das piores secas já vistas naquela época, a seca foi tão forte que matou toda a vegetação e os animas que existia no lugar.

O quinze foi o romance mais popular da escritora que foi reconhecida nacionalmente. O livro retrata a esperança, a fome, o milagre e a morte, o romance retrata o drama vivido pelos retirantes da seca, em que eles enfrentaram temas políticos da maior importância da época.

Esse drama não foi vivido apenas pelos retirantes, mas foi também pela autora do livro, a grande escritora Rachel de Queiroz.

Alguns anos depois da seca, no ano de 1917 Rachel de Queiroz e sua família foram para o Rio de Janeiro, nesta migração, ela pretendia fugir da terrível seca logo depois a família Queiroz viajou para Belém do Pará, onde residiu por dois anos.

Page 10: nao me deixes sem rachel de queiroz

As Três Marias

Carina Moreira

As Três Marias é o quarto livro de romance da escritora nordestina. Na obra ela se aprofunda na questão do papel das mulheres na sociedade, ele foi publicado em 1939, conquistando o prêmio na sociedade e décadas depois adaptou-se pra novelas em televisão.

O livro começa com pátios e salas de aulas de um colégio interno de católico, lá estudam três amigas inseparáveis: Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José elas são apelidadas por colegas do colégio daí o título do livro. O livro foi narrado por Maria augusta que descreve suas experiências, seus dramas, seus medos e frustrações tudo ao mesmo tempo.

Ela denuncia o sistema de ensino daquela época e coloca o tema na emancipação da mulher na sociedade. No fim ela mostra o processo de ajustamento do mundo.

Esta obra foi um marco muito grande na vida de Rachel, pois com ela, fez com que fosse a primeira mulher a entrar na academia brasileira de letras. O livro aborda justamente o fato de a mulher ser descriminada naquela época.

Page 11: nao me deixes sem rachel de queiroz

A grande seca!

ELIENE OLIVEIRA MAIA

Em 1915 no sertão do Ceará aconteceu a pior seca de todas, muitas pessoas foram embora pra não morrerem de fome, muitos viram os animais morrendo de fome pois nada tinha para comer já que a plantação também havia morrido já que não chovia as pessoas se desesperavam ao ver seus filhos pedirem alguma coisa pra comer e a única coisa que eles falavam era isso vai passar já que não tinha nada pra comer.

Então viram que a única solução era ir embora para outro lugar longe de todo aquele sofrimento, então algumas pessoas foram tentar uma vida nova lá na cidade grande lá no Rio de Janeiro chamada hoje a cidade maravilhosa. E algumas pessoas se deram bem pois uma linda garotinha que também0 passou por tudo aquilo resolveu que iria guardar aquela época triste mais causadora de um dos maiores sucessos de sua vida pois ela escreveu um livro retratando aquela história triste e angustiante que hoje tornou-se apenas uma história triste de seu passado.

Page 12: nao me deixes sem rachel de queiroz

O Centenário de Rachel de Queiroz

Gleudstone

Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza - CE no dia1 17 de novembro de 1910,filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franclin de Queiroz, Rachel de Queiroz chegou aos 90 anos afirmando que não gosta de escrever e faz isso para se sustentar, em toda vida de Rachel de Queiroz o livro mais importante da vida dela foi o QUINZE,EM 1932 Rachel de Queiroz casa-se com o poeta bissexto, mais o casamento não durou muito porque em 1939 ela se separa de seu marido e se muda para o rio de janeiro onde ela publicou o seu quarto romance As três Marias.

Quando ela era pequena foi mandada para um colégio de freiras, só porque ela fez o sinal da cruz com a mão esquerda, mais ela acabou fugindo. Ela também se tornou a primeira mulher a ser eleita pela academia de letras, apos vencer o Jurista Francisco Cavalcante pontes de Miranda por 23 votos a quinze. Ela uma vez escreveu um texto reclamando da escolha da musa, ela disse que aquilo não era certo porque poderia ofender as outras meninas, mas com o passa dos tempos ela ganhou título de musa. Um título que ela achava extremamente errado quando outra garota havia ganhado. Na vida de Rachel de Queiroz aconteceu muitas coisas , como uma que ela foi presa acusada de ser comunista

Rachel de Queiroz sempre foi uma mulher guerreira mas todo o Brasil teve uma grande decepção quando ela faleceu em 2003 dormindo em sua rede no Rio de Janeiro.

Page 13: nao me deixes sem rachel de queiroz

CENTENARIO DA PRIMEIRA IMORTAL

Tayane, 2A MANHA

Raquel de Queiroz nasceu em Fortaleza no dia 17 de novembro de 1910, filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz. Foi a primeira mulher a entrar na academia Brasileira de Letras. Ela foi para cadeira em 4 de agosto de 1977.

Raquel veio para o Rio de Janeiro em 1917, na campanha dos pais, fugindo dos horrores da seca de 1915, e aproveitando que escritora escreveu seu primeiro e mais importante livro “O Quinze”.

Que retratava a seca. E com pouco tempo seus familiares viajaram para Belém do Pará e voltando para Fortaleza Raquel de Queiroz se matriculou no colégio da Imaculada Conceição e com 15 anos recebeu seu diploma.

Aos 20 anos projetava na vida a literária dos pais, profundamente realista em sua dramática exposição que lutou muito pelo seu povo contra a miséria e a seca. Em 1932 publicou um novo romance, intitulado João Miguel em 1937, retornou com caminho de pedras. Com dois anos depois conquistou o prêmio sociedade Felipe D'Oliveira, o romance “As três Marias”.

No Rio desde 1939, colaborou no diário de noticias, o cruzeiro jornal. Ela publicou mais de dois mil cônicas, e em 1950 publicou em folhetins, e o romance “O Galo de Ouro”. e no campo de literatura infantil escreveu o livro menino mágico, a pedido de Lucia Benedetti.

Raquel de Queiroz morreu no dia 4 de novembro de 2003.

Page 14: nao me deixes sem rachel de queiroz

Rachel

Ananda Raquel

Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza em 1910. Já havia na literatura brasileira recente um livro em que a seca nordestina era a paisagem na qual transcorria a ação ficcional, mas foi em 1930, com a estreia de uma jovem de 19 anos, que a seca passou a ser não apenas o ambiente mas o próprio personagem da história narrada.

Mais do que o personagem, ela se transfigurou num estilo conhecido, então, pela primeira vez: uma prosa árida, despojada, o avesso completo de qualquer possibilidade épica.

Livrando-se de todo excesso romanesco, Rachel de Queiroz esteve no princípio do movimento regionalista, um dos mais importantes que o país já teve e que revelou nomes da importância de Graciliano Ramos e Jorge Amado, entre outros.

O Nordeste brasileiro tornou-se, enfim, conhecido através de uma voz literária própria.

Posteriormente, tendo escrito um romance feminino de formação, trabalhado como jornalista e com forte atuação política, ela se transformou num símbolo das conquistas da mulher brasileira e foi a primeira escritora a entrar para a Academia Brasileira de Letras.

Page 15: nao me deixes sem rachel de queiroz

Rachel

NOME:MARIA CHARLIENE

Rachel de Queiroz fala um pouco da sua infância, em quando ela chegou na casa da sua avó que ela perguntou se ela sabia reza, e fizesse-o pelo sina ''o sinal da cruz'', Rachel de Queiroz disse que sabia reza, e fez o sinal da cruz, mas ao fazê-lo a sua avo percebeu que ela tinha feito com a mão esquerda, e então mandou-lhe pro um colégio interno.

Outra fala comentada pela Rachel de Queiroz, foi ela criticando o concurso da garota mais bonita da escola, e com o passa, ouve outro concurso e ela foi a escolhida, a mais bonita da escola.

O nome dado ao primeiro livro de Rachel de Queiroz, foi ''O Quinze'', o motivo dado ao esse nome ,foi pela seca.

Rachel de Queiroz era viúva e só teve uma filha que se chamava Clotilde, que faleceu aos dezoito meses como vitima de septicemia além de comentar suas historias nos livros, ela também protecional um livro infantil, para todas as crianças, com suas mais bela historias no dia 04/11/2003 na cidade do Rio de Janeiro acaba de falecer uma das melhores escritoras Rachel de Queiroz.

Page 16: nao me deixes sem rachel de queiroz

AS TRES MARIAS

Erika Glycye damasceno 2°ano A

Rachel de Queiroz publicou um livro que abordava o tema do papel da mulher na sociedade. A história começa em um colégio interno de freiras, onde foi dirigido por: Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José, três grandes amigas , daí o título do livro.

Esta obra conquistou o cobiçado premio da sociedade 'Felipe de Oliveira'.

Foi um importante marco na literatura brasileira. Anos depois foi adaptado como uma novela na televisão brasileira.

Essa obra foi um marco gigantesco na vida de Rachel; pois com ela, fez com que fosse a primeira mulher a entrar na academia brasileira de letras.

O tema do livro foi justamente o fato da mulher ser descriminada naquele tempo, Rachel abordou muito esse fato.

Este livro foi o quarto romance que ela criou e um dos principais na carreira dela.

Ela denuncia o sistema de ensino daquela época e coloca o tema na emancipação da mulher na sociedade. No fim ela mostra o processo de ajustamento do mundo.

Page 17: nao me deixes sem rachel de queiroz

UMA RAINHA

Laura Chaves , 2 ano A

No dia 17 de novembro de 1910 nasce em Quixadá uma das grandes escritoras conhecida nacionalmente e internacionalmente: Rachel de Queiroz.

Rachel sempre foi uma pessoa simples. Ela adorava escrever e não é a toa que ela foi e sempre será uma de nossas grandes escritoras produziu grandes obras como por exemplo “O Quinze” que retrata a maior seca do nordeste no ano de 1915.

Prestes a entrar na adolescência foi mandada para o interno onde as professoras eram freiras, e porque ela foi mandada pra lá? Simples: ela fez o sinal da cruz com a mão esquerda!

Em certo ano de sua vida quando já estava bem conhecida e ganhando seu dinheiro foi para o Rio de Janeiro onde certa vez enquanto estava na cidade maravilhosa publicou em um jornal uma critica sobre o concurso de “a rainha dos estudantes”. Rachel achava essa coisa de eleger uma garota como a mais bonitas da escola uma grande besteira coisa que não tinha sentido. Claro que ela escreveu essa critica sem saber o que a vida reservava para ela , pois em um ano em que tudo parecia que ia ser normal par a surpresa de Rachel ela foi eleita “a rainha dos estudantes” . Era o seu ano de brilhar afinal ela era agora a garota mais bonita da escola mas ela não se importava muito ela só queria escrever, escrever e escrever.

Rachel morreu no dia 04 do mês de novembro do ano de 2003 mas é e sempre será lembrada pois Rachel sempre foi e sempre será uma das grandes escritoras do nosso Brasil.