nam - intermidiariopreto.com.br · educação médica 04-05 encerramento das especializações em...

40
Ano XII / Nº 148 - Abril / Maio - 2014 Cada um de nos é... ...peça importante... ...para garantir... ...a segurança de todos os pacientes e colaboradores! Página 20 a 25 Maio - Mês da Segurança do Paciente mobiliza colaboradores de toda a fundação

Upload: phamnhu

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

FUNFARMEAno XII / Nº 148 - Abril / Maio - 2014

Cada um de nos é...

...peça importante...

...para garantir...

...a segurança de todos os pacientes e colaboradores!

Página 20 a 25

Maio - Mês da Segurança do Paciente mobiliza colaboradores

de toda a fundação

Page 2: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Informativo da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme)Ano XII/ Nº 148 - Abril / Maio - 2014• Diretor Executivo da Funfarme: Dr. Ho-rácio José Ramalho• Vice-Diretor Executivo Funfarme: Dr. José Luís E. Francisco • Coordenador de RH e DP: Dr. Paulo Nakaoski• Diretor Administrativo do HB: Dr. Jorge Fares• Vice-Diretora Administrativa do HB:

Editorial

Sumário

ExpedienteDra. Amália Tieco R. Sabbag• Diretor Clínico: Dr. João Fernando Picollo de Oliveira• Vice-Diretor Clínico: Dr. William José Duca• Diretor Técnico: Dr. Paulo Nogueira• Vice-Diretor Técnico: Dr. Maurício de Nassau Machado• Diretor do Hemocentro: Dr. Octávio Ricci Júnior• Diretor do Ambulatório: Dr. Aldenis Borim • Diretora do Lucy Montoro: Dra. Regina Chueire

• Diretoria de Transição do HCM: Dr. Antônio Carlos Tonelli Gusson e Dra. Eloísa Galão Produção Editorial: Intermídia PublicaçõesTelefone: 17 3353-2083Jornalista responsável: MTB 24.527Jornalista: Fernanda MartinazziEstagiários: Juliana Elias e Marcelo SchaffauserDiagramação: Roger GoulartImpressão: Fotogravura Rio PretoTiragem: 2000 exemplares

Edinho Araújo anuncia liberação de verba em visita à Funfarme

03

Famerp e HB sediam 9° Congresso Paulista de Educação Médica

04-05

Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância

06

Campanha contra a hipertensão atende cerca de 2 mil pessoas

08-09

Filhas de colaboradores que passaram em faculdades públicas

26

Intranet ganha novo visual para facilitar e agilizar o acesso

27 a 29

Importância do uso do crachá na Funfarme 30

2° andar do Hospital de Base passa por reformas 31

Mutirões de cirurgia: mais de 70 operações em quatro dias

34 e 35

Perfis: conheça um pouco mais sobre nossos colaboradores

38

Meu setor: ajudar é o lema dos operacionais da Funfarme

39AVOHB comemora vinte anos de dedicação e atuação na Funfarme

10 a 12

Profissionais do mês: parabéns aos que comemoram o dia em abril e maio

16 a 19

Fumo zero: ações antitabagismo são implantadas na Funfarme

32 e 33Especial “Mês da Segurança do Paciente”: confira as atividades

20 a 25

Diretoria Funfarme

Segurança até de brincadeira

Dra. Eloisa Galão agradece o apoio recebido pelos colaboradores

Neste mês, publicamos duas revistas em uma edição – Abril e Maio – e nela você con-fere o que aconteceu em nossa instituição nestes últimos dois meses. Destacamos o importante Congresso Paulista de Educação Médica que tivemos a honra de organizar e sediar.

Trazemos também a cobertura completa do Mês da Segurança do Paciente que mo-bilizou a instituição com vídeos educativos, cartazes, palestras e uma grandiosa gin-cana na Semana de Enfermagem, que deu um show de solidariedade nas provas de ar-recadação de roupas e produtos de higiene pessoal, que foram doados à AVOHB, além do espírito de trabalho em equipe.

Aproveitamos para parabenizar a todos

que participaram, pois tudo foi pensado com carinho para proporcionar a dissemina-ção e atualização do conhecimento de uma forma lúdica.

Nesta edição aproveitamos para fazer um resumo ilustrativo da nova intranet, que ag-ora está mais dinâmica e mais fácil de utili-zar, tudo com o propósito de deixar nossos colaboradores sempre bem informados so-bre tudo o que ocorre em nossa instituição em uma mesma língua, de forma rápida e objetiva.

Além disso, trazemos imagens das ações, campanhas, homenagens e informações úteis para nossos colaboradores, como a ho-menagem de 20 anos da AVOHB e os mu-tirões de cirurgia.

Funfarme Notícias - Abril / Maio 20142

Funfarme

“Agradecemos a todas as pessoas desta casa de ensino e saúde que nos confortaram com seu carinho no momento do falecimento de nossa mãe. Muito obrigada!”

José e Eloísa Galão - Diretora do HCM

Page 3: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

O deputado Edinho Araújo (de terno)conversa com lideranças da

Funfarme/Famerp

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 3

Funfarme

O deputado federal Edinho Araujo (PMDB--SP) esteve na Funfar-me/Famerp, no dia 5 de maio, para informar a liberação de R$ 1,4 milhão para o Hospi-tal de Base e Hospital da Criança e Mater-nidade. A verba será utilizada na compra de 16 novos equipamen-tos como ventiladores pulmonares, mesas cirúrgicas elétricas e aparelhos de monito-ramento da anestesia. Durante a visita, dire-tores da Funfarme e da Famerp conversaram com o deputado sobre novos projetos da fun-dação e ressaltaram a importância de sempre haver investimentos nas instituições. “A modernização e a melhoria da infra-estrutura de nossos hospitais são fundamentais para que a Funfarme siga oferecendo

para compra de novos equipamentosR$ 1,4 milhão

um atendimento de qualidade e excelência na educa-ção, enquanto hospital de ensino”, afirmou Dr. Dulci-mar Donizeti de Souza, presidente dos Conselhos da Funfarme e diretor geral da Famerp.

População de Potirendaba realiza leilão de animais e utensílios domésticos em prol do Hospital de Base

Em reconhecimento ao atendimento e serviços de qualidades oferecidos à população pelo Hos-pital de Base, moradores de Potirendaba promo-veram, no mês de abril (13), um leilão de animais, aparelhos eletrônicos e utensílios domésticos, cuja renda será revertida ao hospital.

“Estamos felizes por poder ajudar o Hospital de Base. Minha família, assim como a de mui-ta gente em Potirendaba, sempre foi muito bem atendida por todos no HB. Esse leilão é a forma de dizermos obrigado”, afirmou o mecânico apo-sentado Renivaldo José da Silva (Borná), um dos organizadores.

A mobilização para o leilão acontecer foi gran-de e envolveu dezenas de cidadãos. Tanto empe-nho resultou na doação de 55 bezerros, 11 lei-tões, 6 cavalos, 3 carneiros, 2 burros, coelhos, aves e inúmeros equipamentos e utensílios. “Tudo foi arrematado, uma beleza!”, comemorou o si-tiante Devanir Reino, que fez o papel do leiloeiro,

anunciando lance a lance.Muitos dos que arremataram animais ou obje-

tos inclusive fizeram questão de devolvê-los, de-monstrando o espírito de solidariedade para com o Hospital de Base. “Eu doei uma cabeça de gado, arrematei e devolvi. Queremos que o HB continue a fazer o bem para a população”, declarou o si-tiante José Atílio Prosdócimo.

Leilão reuniu dezenas de pessoas em prol do HB

Page 4: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

4 Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014

Funfarme

Famerp sedia, pela primeira vez, o evento, tendo

pleno sucesso

Mais de

700profissionais de saúde de todo o país participaram

Ao sediar pela primeira vez o Congresso Paulista de Educação Médica, a Funfarme obteve pleno êxito, a julgar pela avaliação dos congressistas e pela grande adesão. Em sua 9ª edição, o evento atraiu mais de 700 profis-sionais da área da saúde de todas as regiões do país, em seus três dias (24 a 26 de maio) de palestras, mesas redondas, reuniões e oficinas, realizadas na Famerp e na Sociedade de Medicina e Cirurgia.

Outra demonstração do sucesso foi o número de trabalhos científicos, mais de 160, dos quais, 110 foram aprovados para apresentação em duas categorias: pesquisas em educação médica e relatos de experiência. É o reconhecimento pelo trabalho conjunto da Famerp, Centro Acadêmico Eu-ryclides Zerbini (CAEZ), Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e a Associação Brasileira de Educação Médica, que uniram forças para trazer o evento para Rio Preto.

O objetivo foi discutir o ensino médico no Brasil e a possibilidade de pro-por alterações nas diretrizes curriculares. Segundo o Prof. Sérgio Brienze, presidente do evento e diretor adjunto de Ensino de Medicina da Famerp, o tema foi escolhido por estar em destaque na mídia brasileira, tendo em vis-ta as mudanças nas legislações da saúde propostos pelo Governo Federal.

Diretores da Funfarme e Famerp, autoridades públicas da área da Saúde e representantes Abem prestigiaram a abertura oficial, na Sociedade de Medicina e Cirurgia

Prof. Sérgio Brienze, presidente do Congresso

“Além de discutir tema tão importante e atual, o Congresso exerce o efeito de oxigenar o ambiente da Funfarme, Famerp e Hospital de Base, pois nos dá a oportunidade

de discutir novas ideias e propostas do ensino com educadores das principais instituições do Estado de

São Paulo”,

Page 5: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 5

Funfarme

Organização e participação dos congressistas são alvos de elogios

Palestra impactante

A frase acima foi apenas uma das muitas declarações que o Prof. Milton de Arruda Martins que causaram impacto na pla-téia que assistiu a sua conferên-cia “Como formar médicos no Brasil”, na abertura do 9º Con-gresso Paulista. Chefe da dis-ciplina de Clínica Geral da Uni-versidade de São Paulo (USP), ex-presidente da Abem e estu-dioso da realidade do ensino de medicina e da saúde no Brasil, Prof. Milton apresentou núme-ros e estatísticas preocupantes e que justificam os graves proble-mas que abalam o setor e pena-lizam alunos, residentes, profes-sores e, sobretudo, a população. Ao final, listou, em breves itens, o que precisa ser feito para mu-dar este triste cenário:

• redistribuir os médicos no ter-ritório nacional;• rever o Sistema Único de Saú-de;• promover mudanças na ma-neira como o médico trabalha;• melhorar as condições de tra-balho dos profissionais de Saú-de.

Estudantes da Famerp que participaram da organização do evento

“A criação de novos cursos de medicina só terá impacto sobre a saúde no Brasil daqui

a 20 anos.”

“Para nós, estudantes, este congresso representou passo importante para que nossa instituição aprimore seu ensino. Alguns dos

melhores educadores médicos do Estado trouxeram a Rio Preto conhecimento valioso, e nossa função é contribuir para que este

conhecimento permaneça na Famerp.”

Guilherme Marum OlmedoPresidente discente do Congresso, coordenador de Educação Médica do CAEZ

e coordenador discente da ABEM - Regional São Paulo

“Participei de todos os congressos paulistas e fiquei muito feliz e satisfeito com o nível dos

trabalhos apresentados. Foram extremamente adequados aos temas propostos. Nas oficinas que coordenei, foi grande o entusiasmo dos

participantes, com resultados muito positivos. Tenho certeza de que este congresso trará

muitos benefícios ao ambiente, profissionais e alunos da Famerp e seus hospitais de ensino.”

Prof. Maurício Braz Zampolli, coordenador do Internato da Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

“Parabéns à Funfarme pelo belo congresso, muito bem organizado e com grande número de participantes, que mantiveram discussões ricas e de alto nível, que contribuem muito para buscar-

mos a melhoria da educação médica.”

Profa. Jadete Barbosa Lampert, diretora-presidente da Abem (Associação

Brasileira de Educação Médica)

Page 6: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme realiza encontro em comemoração ao Mês da hemofilia

Para evidenciar abril, mês da hemofilia, a equipe de multipro-fissionais, pacientes e familiares integrantes do Grupo de Apoio aos Pacientes Hemofílicos da Funfarme reuniu-se, no Anfitea-tro Fleury, para discutir sobre a enfermidade.

“Não é fácil manter um gru-po ativo durante o ano todo. Os resultados positivos obtidos nos tratamentos são frutos da persis-tência e do trabalho em conjun-to de pacientes e profissionais”, afirmou Dr. Jandir Nicássio, mé-

dico hematologista da Funfarme e integrante da equipe.

Durante a cerimônia, a vice--presidente da Federação Brasi-leira de Hemofilia, Mariana Leme Batazza Freire, ministrou pales-tra sobre a doença genético-he-reditária. Dr. Jandir apresentou dados estatísticos sobre a enfer-midade no Brasil e na região de São José do Rio Preto. Também houve apresentação de dança do ventre e um coffe-break para os convidados.

Dona Aparecida Pozzi, avó do

Funfarme Notícias - Abril / Maio 20146

Funfarmevv

Foto maior, equipe de multiprofissionais da Funfarme recebe vice-presidente da Federação Brasileira de Hemofílicos.

pequeno Iago Gonçalves de Mo-raes, hemofílico que realiza tra- tamento na instituição, vem de Catanduva a Rio Preto todo mês para participar das reuniões. “Os encontros são esclarecedores. A troca de experiências e a discus-são acerca do assunto auxiliam muito na maneira como vemos a doença e o tratamento”, afir-ma. As reuniões acontecem to-das as primeiras sextas-feiras de cada mês, no hemocentro. Mais informações, pelo telefone (17) 3221-5151.

A primeira edição dos cursos de aperfeiçoamen-to para técnicos e tecnólo-gos de radiologia nas áreas de tomografia e ressonân-cia magnética terminou em abril e o balanço da coordenação foi bastante positivo. Com status de especialização, primeiro e único na região, o curso foi muito disputado. Ses-senta e um profissionais se inscreveram no processo seletivo para as 20 vagas. “A frequência foi de quase 100% no estágio prático. Alguns alunos que se formaram já estão atuando na área no HB e em outras instituições”, afirmou o técnico em Radiologia da

Primeira Especialização em Tomografia e Ressonância da região, oferecida pela

Funfarme, encerra cursos com chave de ouro

Funfarme, Victor D’Addario, um dos coordenadores do curso.

O aluno Mauro Matheus Cirillo ressalta que o curso foi muito im-portante para sua carreira profis-

sional. “A capacitação deste tipo mais próxima é em Campinas. Foi de extrema importância que tenha acontecido em Rio Preto e, espe-cialmente, em um grande hospital, com excelência no ensino.”

Primeira turma de aperfeiçoandos em Tomografia e Ressonância Magnética da Funfarme

O menino Iago Gonçalves (blusa azul), hemofílico,com a avó, mãe e irmã

Page 7: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Trote arrecada alimentos e produtos para a AVOHB

Alimentos e produtos higiênicos foram doados à Associação de Voluntários do HB pelos alunos de medicina e enfermagem. Os utensílios foram arre-cadados em abril através do Trote Solidário, ação criada pelo Centro Acadêmico “Euryclides Zerbini”, em 1998. Paola Ferres, aluna do terceiro ano de medicina, resume: “é muito gratificante participar do trote com este espírito. Além de permitir que ajudemos quem precisa, o trote também estimula a integração dos calouros com os estudantes que já cursam a faculdade há mais tempo.”

Alunos da Famerp entregam produtos higiênicos

e alimentícios à AVOHB

De dois em dois meses, Thiago Soler Fragoso (foto abaixo) tem compromisso marcado com o Hemo-centro. O analista de sistemas da Funfarme é doador assíduo de sangue desde 2003 e, a cada 60 dias, comparece para fazer a sua parte. “Doar sangue tor-nou-se um hábito em minha vida”, afirma. Além do Thiago, o hemo-centro conta com outros doadores fiéis, porém o nú-mero de colabo-radores que doam ainda é pequeno. A quantidade de bolsas coletadas no geral, também diminuiu. Hoje, o Hemocentro tem estoque suficien-te para suprir uma demanda de dois dias. “O ideal é que essa capacidade dure em média uma semana, já que a unidade atende 32 municípios, além de re-alizar cerca de 6 mil transfusões por mês”, explica Rodrigo Borges, enfermeiro do Hemocentro.

7

vv

Colaborador, DOE SANGUE

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014

CACHECOL solidárioAlunos do Colégio Liceu incorporaram o espírito de

solidariedade e confeccionaram 187 cache-cóis, doados aos pacientes do HB. Próximo do inver-no, representantes do co-légio, acompanhados por voluntários da Avohb, cir-cularam, no dia 31 de abril, pelos quartos do hospital entregando o presente. “É importante desenvolver nos estudantes o espírito de solidariedade, ainda mais em uma sociedade de consumo como a que vivemos hoje”, afirmou Renato Tozzo, diretor do Liceu. Surpre-sa e, ao mesmo tempo, emocionada, Maria Aparecida de Araújo, 71 anos, declarou: “Nunca tive um cache-col. Agora vou usá-lo não só para me aquecer, mas também para compor meu visual.”

AVOHB acompanhou proprietários do colégio Liceu durante entrega dos itens. No detalhe, pacientes internados no HB

recebem cachecol

Pacientes e colaboradores do Hospital da Criança e Maternidade foram surpreendidos, em maio, pela visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Na-zaré. Foi o quarto ano que Rio Preto recebeu a visita da santa, cuja paróquia localiza-se em Belém (PA). “Meus sobrinhos eram para ter alta hospitalar, mas foi adiada por um dia. Acho que estava escrito para acontecer para que eles recebessem a benção de Nossa Senhora”, afirmou Eduardo Barbosa, tio dos gêmeos Mateus e Miguel, de 2 anos e oito meses.

Paciente chora diante da imagem da santa

Visita da imagem de Nossa Sra. de Nazaré

emociona pacientes do HCM

Funfarme

No inverno, diminui o estoque do Hemocentro

Page 8: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme/Hospital de Base e Famerp se unem a instituições de Rio Preto em campanha contra a hipertensão

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Na-cional de Combate e Prevenção à Hipertensão e, para marcar a data, a Funfarme/ Hospital de Base e Famerp, em parceria com outras instituições acadêmicas e de saúde, realizaram uma cam-panha, no mês de abril, para aconselhar a população so-bre os riscos da doença. Fo-ram atendidas cerca de 2 mil pessoas nos quatro pontos de atendimentos espalhados por Rio Preto. “Como profis-sionais da área, temos o de-ver de chamar a atenção da comunidade para este gran-de problema de saúde pú-blica, que atinge de 25% a 30% da população brasileira”, explicou o car-diologista do Hospital de Base e coordenador do evento, Dr. José Fernando Vilela. Durante a ação, realizada nos shoppings Cidade Norte, Praça e Plaza Avenida e no Hospital de Base, profissionais da área da saúde orientaram a

população sobre a hipertensão, maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Enquanto orientavam, eles faziam o cálculo do índice de massa corporal (IMC)

de cada pessoa, aferiam a pres-são arterial, mediam a circunfe-rência abdominal e a glice- mia capilar (veja fotos). Somente em 2014, a Funfarme já fez mais de 2.050 atendimentos de pa-cientes com hipertensão e com outros problemas cardíacos em decorrência da enfermidade. “Em um hospital de ensino, te-mos de estar à frente na educa-ção e atendimento ao público”, afirmou Dr. Vilela. José Carlos de Pádua, um dos pacientes aten-

didos durante o evento, disse: “Estes exames oferecidos de forma gratuita são muito im-portantes. Ajuda muito aqueles que não têm condições de pagar por uma consulta. Vi pela televisão que teria o exame chamei meu ami-go para virmos aqui”.

A hipertensão atinge de

25% a 30% da população

brasileira

Durante a abertura do evento houve exercícios

físicos para toda a população

Funfarme Notícias - Abril / Maio 20148

Funfarme

Page 9: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 9

Funfarme

Page 10: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Não poderia ser diferente! A celebração que comemorou os 20 anos da Avohb – As-sociação de Voluntários do Hospital de Base – foi marcada pela emoção em suas mais variadas manifestações: sorrisos, abraços, lágrimas e agradecimentos... muitos agradecimentos à devoção, empenho e carinho que os mais de 150 voluntários dedicam aos pacientes do complexo Funfarme ao longos das últimas duas décadas.

A confraternização, organizada pela Funfarme através da Comissão Interna de Eventos, aconte-

“Em nome de todos os profissionais da Funfarme, agradeço pelos abraços e pelas

manifestações de carinho que vocês dedicam a cada um dos milhares de pacientes com

quem conviveram nestes 20 anos.”Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201410

Hospital de Base

AVOHB 20 anos: Voluntárias mais antigas são homenageadas durante evento

Page 11: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

ceu no dia 10 de abril, no anfiteatro da Sociedade de Medicina e Cirurgia, onde estiveram as dire-torias e lideranças da Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade, além dos voluntários.

Aos integrantes mais antigos da associação, que se dedicam à nobre causa há mais de 15 anos, foi prestada uma justa homenagem, sob a forma de troféus. Durante a celebração, foram exibidos vídeos sobre o trabalho desempenhado pela Avohb e depoimentos de familiares dos voluntários.

“A comemoração conseguiu reunir praticamente todos os voluntários. Isso foi de suma

importância para a Avohb. Todos sentiram que realmente fazem a diferença dentro da

instituição. Foi uma injeção de ânimo!”Heloísa Siqueira, presidente da Avohb

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 11

Voluntárias mais antigas são homenageadas durante evento

Hospital de Base

Page 12: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201412

Hospital de Base

Durante a festa...

“Já está comprovado que a interação social com paixão e solidariedade, como é feita pelos voluntários, colabora muito para o sucesso dos

tratamentos clínicos.”Dra. Regina Chueire, diretora da unidade rio-pretense

do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro

“Não existe trabalho mais bonito do que o voluntariado.”Dra. Amália Tieco Sabbag,

vice-diretora administrativa do HB

“Estamos extremamente emocionados. Sabemos do carinho que todos na instituição sentem por nós, mas não imaginávamos que iriam preparar

um evento desta magnitude. O vídeo com depoimento do meu filho foi minha maior

alegria. O maior orgulho da minha vida é ser voluntária, poder doar-me ao próximo.”

Maria Cristina Ortega, voluntária desde a fundação da Associação, há 20 anos

Page 13: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 13

Hospital de Base

Atenção, fogo!

197 colaboradores do Hos-pital da Criança e Maternidade (foto) participaram do treina-mento da Brigada de Incêndio, promovido pelo Sesmt – Serviço

Colaboradores do Hospital da Criança e Maternidade recebem treinamento de Brigada de Incêndio

Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, durante uma semana, em abril. As aulas teóricas e prá-ticas os capacitaram a ser, a par-

tir de agora, brigadistas.“Eles estão prontos para agir,

caso ocorra um incêndio na ins-tituição para evitar que a situa-ção se agrave.

A paciente Aparecida Pereira aprovou a criação do balcão de informações do HB

A partir de maio o hospital lan-çou o Projeto piloto de balcão de informações, administrado pela AVOHB. A iniciativa é uma parce-ria das voluntárias com o grupo de Humanização e a Diretoria. “O ob-jetivo é instruir todos que passam pela instituição. O fluxo de pessoas que passam pelo HB diariamente é grande e com o balcão de informa-ções, quem passar por aqui vai se sentir mais amparado e orientado”, explica Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Funfarme.

“Assim que notei o balcão me aproximei para pedir informação sobre onde deveria ir para realizar um exame de tomografia. Em um hospital grande como o HB esse tipo de ser-viço é primordial para nós, pacientes”, pon-tua Aparecida Pereira, paciente do Hospital de Base.

Hospital de Base ganha balcão de informações, administrado

pelas voluntárias

Page 14: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201414

Hospital de Base

capacitação e incentivo à pesquisa

A Funfarme participa do programa Saúde Baseada em Evidências, oferecido pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto é um curso de pós-graduação que instrumentaliza os profissionais da área para o desenvolvimento de pesquisas científicas. O conteúdo central das palestras envolve modelos, metodologias e a coleta de dados para um melhor embasamento e estruturação dos estudos.

As aulas são transmitidas por videoconferência, todas às quintas-feiras, das 10h às 12h, e todas as provas são realizadas virtualmente. São 3400 inscritos no Brasil e 100 integrantes da Espanha. As atividades iniciaram em 10 de março e vão até novembro, somando-se 34 semanas. Ao final, os 19 alunos da Funfarme que participam do programa deverão apresentar um Traba-lho de Conclusão de Curso e ter média mínima de 7 nos exames.

A Coordenadora do CEP, Ilza Zborowski, responsável pelo gerenciamento do curso na Funfar-me explica importância dele para a instituição. “Somos um hospital de ensino e temos esta cul-tura da pesquisa científica, que deve ser aperfeiçoada. É imprescindível ressaltar que a interação na hora da aula e a troca de experiências são fundamentais para o aprendizado, mesmo que as atividades e a videoconferência possam ser vistas posteriormente na web”, pontua.

Intercâmbio

de experiênciasCom o objetivo de trocar conhe-

cimentos e informações, a equipe multidisciplinar de cancerologia do Hospital de Base reuniu-se, no dia 17 de abril, com os profissionais res-ponsáveis pelos Registros de Câncer, que atuam na cidade de Jaú (SP). Cerca de 40 profissionais da Funfar-me, entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e re-gistradores participaram do evento. Dr. Fabio Leite, chefe do Serviço de Oncologia da Funfarme, apresentou dados registrados pela fundação aos convidados. “Este intercâmbio é im-portante para conhecermos nossos indicadores clínicos de qualidade, relacionados ao tratamento oncoló-gico, e compará-los, através da base de dados da Fundação Oncocentro de São Paulo, com institutos nacio-nais e internacionais. A partir daí, poderemos traçar novos objetivos”, explicou Dr. Fábio.

Encontro reuniu cerca de 40 profissionais responsáveis pela área de oncologia da Funfarme

Multiprofissionais do HB se reuniu com os responsáveis pelo registro de câncer que atuam na cidade de Jaú-SP

Diretoria da Funfarme também recepcionou os profissionais

Cada vez mais

Page 15: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 15

Pensando na segurança do paciente e dos gru-pos de animação e entretenimento que atuam na Funfarme, o Grupo de Humanização realizou um curso (foto) sobre as normas internas da institui-ção para os que desejam atuar como voluntário nestas atividades.

“É importante que os voluntários conheçam as regras instituídas pelos hospitais. Lavar as mãos

de maneira correta, ter conhecimento dos setores que podem ser visitados são algumas informações apresentadas durante a capacitação”, disse Andre-za Ferreira Rocha, integrante do Grupo de Huma-nização. Anni Jing Wen Liu, membro do grupo “Eis Me Aqui”, criado pela Famerp, aprovou: “É impor-tante termos conhecimento sobre as normas para a segurança dos pacientes e para a nossa tam-bém”, afirmou.

Hospital de Base

HB, Famerp e Sesc celebram Dia Mundial da Saúde

Visando o incentivo da atividade física, preven-ção de problemas de saú-de e orientação de condi-cionamento físico, o HB e a Famerp, em parceria com Sesc, realizaram nos dias 4 e 5 de abril o even-to Dia Mundial da Saúde.

Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento cujo o foco foi o diagnós-tico e o tratamento de

doenças cardiometabó-licas. “Já temos um pro-grama de ginástica na Faculdade. Levamos este programa para o evento com a intenção de mos-trar a sua importância, pois a ginástica auxilia tanto o equilíbrio, quan-to a respiração cardio-vascular”, afirma o Prof. Dr. Kazuo Nagamine da Famerp.

Campanha trata de prevenção a cânceres que atingem a mulher

Grupos de animação conhecem normas internas dos hospitais

Alunos da Liga de Oncologia da Famerp (LOF) e professores realizaram, em abril, a campanha de combate ao câncer de mama e colo do útero chama-da “Noite preventiva da saúde da mulher”, no Cento de Saúde Escola do Estoril. Cerca de 50 pessoas fo-ram orientadas sobre como se prevenir. “O câncer de mama e de colo do útero são as neoplasias de maior incidência no país. É preciso trabalhar a prevenção e promoção da saúde nas mulheres para diminuir essa incidência e obter qualidade de vida”, disse Ana Cláudia Sangali, presidente da Liga. “E é função da Funfarme produzir conhecimento e estendê-lo à co-munidade, promovendo a saúde de todos”, comple-tou Dr. Fábio Leite, chefe da Oncologia da Funfarme.

Alunos da LOF no Centro Saúde Escola do Estoril, durante a campanha de prevenção ao câncer

Residente de Radiologia é único brasileiro convidado a participar de programa internacional

O médico radiologista Dr. Eduardo Portela foi um dos 15 escolhidos no mundo para apresentar pesquisa no Introduction to Research for International Young Academics – IRIYA- de 2013. O programa é promovi-do pela Sociedade de Radiologia da América do Nor-te – RSNA. Na época em que participou do encontro, ele ainda era residente da Funfarme. “Todas as aulas são ministradas por radiologistas americanos, alta-mente experientes em pesquisa e com uma carreira acadêmica bem conso-lidada. Jus-tamente por isso os co-nhecimentos transmitidos por eles são muito valio-sos”, pontua o médico. Dr. Eduardo apresenta seu trabalho

na Sociedade de Radiologia

Equipe de reabilitação cardiometabólica no Sesc

Page 16: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201416

Cerca de 25% dos mais de 5 mil colaboradores da

Funfarme fazem parte da emfer-magem. 12 de maio foi o dia deles. A instituição parabeni-za e agradece a dedicação de todos os têcnicos, auxiliares e

enfermeiros pelo bom trabalho desenvolvido!

PROFISSIONAIS DO MÊS

Dia do profissional de enfermagem

12 DE MAIO

Funfarme

Estes são alguns de nossos colaboradores da enfermagem

Page 17: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 17

Parabéns!Na instituição, são 34 colaboradores, 12 aprimorandos/aperfeiçoandos e 5 es-tagiários na área. Eles trabalham para garantir o acesso do usuário aos direitos civis, políticos e sociais, para a efetivação da cidadania e mudança da realidade na qual o paciente está inserido.

A Funfarme conta com 10 cozinheiras responsáveis por preparar todos os dias cinco diferentes refeições para médicos, residentes, alunos, estagiários, colaboradores, pacientes e acompanhantes. Tudo é feito com muita dedicação, carinho e tem a supervisão do setor de Nutrição. Parabéns a todos!

Dia do Cozinheiro

Dia do Assistente Social15 DE MAIO

10 DE MAIO

PROFISSIONAIS DO MÊS

Funfarme

Page 18: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201418

PROFISSIONAIS DO MÊS

A Funfarme, entre HCM, HB e Ambulatório, tem 55 porteiros que controlam o acesso à instituição. Muito obri-gada a todos por nos auxiliarem no trabalho diário e na segurança!

Dia do Porteiro

9 DE Junho

Funfarme

Page 19: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 19

PROFISSIONAIS DO MÊS

O quesito principal destas colaboradoras, segundo a responsável por elas, Gislai-ne Lopes Cardoso (PABX), é a simpatia. Além de repassar li-gações, elas detêm toda agen-da telefônica da Funfarme e devem estar sempre prontas a responder às demandas. No total, são 15 telefonistas que trabalham de manhã tarde e noite, todos os dias do ano (em escala). Parabéns a todas elas pelo empenho!!!

Dia da Telefonista

29 DE Junho

Funfarme

Page 20: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201420

Para celebrar o Dia Mundial da Higiene de Mãos (5 de maio), uma equipe de animadores, vestidos de palhaços, percorreu vários setores do Hospital de Base e do Hospital da Criança e Maternidade alertando pacien-tes e colaboradores sobre a ma-neira correta de higienizar as mãos no ambiente hospitalar. A ação foi organizada pela Co-missão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Superinten-dência Assistencial, Enferma-gem, Diretoria e Comissão de Eventos e fez parte do Mês da Segurança. “O assunto é mui-to sério e acreditamos que, de uma maneira leve e divertida, podemos sensibilizar a todos. Como instituições referência na área da Saúde, o Hospital de Base e o Hospital da Criança e Maternidade devem participar ativamente destas datas tão im-portantes e contam com total apoio da diretoria”, afirmou o diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho.

Mês da Segurança do PacienteEm maio, a Funfarme comemorou o Mês da Segurança do Paciente. Para celebrar a data, a Fundação

desenvolveu, junto a seus colaboradores, diversas ações que os conscientizam e alertam para uma atuação mais segura diante de seus pacientes. Acompanhe nas próximas páginas como foram estes eventos.

Higienizar as mãos – a melhor forma de prevenção

Todas as fotos estão em: www. facebook.com./HospitaldeBaseRioPreto

Funfarme

Page 21: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 21

Para comemorar o mês de segurança do paciente e o dia mundial do profissional da en-fermagem (12 de maio), a ge-rência do setor realizou, de 6 a 12 de maio, uma gincana com diversas provas que envolviam o assunto. “A ideia era tirar estes profissionais da rotina deles e, de maneira descontraída, alertá--los para a importância da segu-rança do paciente”, explica Edna Castro, gerente de enfermagem do HB.

Foram sete diferentes provas, todas valiam pontos. No entan-to, duas delas já somavam valo-res apenas pela participação das equipes e as outras cinco eram classificatórias, ou seja, posicio-navam em 1º, 2º e 3º lugar.

Segurança até de BRINCADEIRA!

Confira os campeões

Perguntas e Respostas ?

Arrecadação de Agasalhos e Produtos Higiênicos

Centro Cirúrgico

Mural

UTI 7º (Convênio)

Ucor e P.O.I

Paródia Musical

Centro Cirúrgico

Mês da Segurança do PacienteFunfarme

Page 22: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201422

E o Nobel foi para...1 Lugar

º

3 Lugar

º

“Assumi há pouco o Centro Cirúrgico e, além de todos os desafios, veio

a gincana. E as pessoas compraram a ideia e este envolvimento me

deu muita força.”Priscila Buck (Centro Cirúrgico)

“Além de aprendermos mais sobre a segurança do paciente, nós nos divertimos muito! Obrigada.”Enfª. Vanessa Bonafim (Ucor)

“Com as brincadeiras,

passamos a prestar mais atenção nos

detalhes e buscamos aprender. Não parem

com a gincana!”Enf. Marlon Freitas

(UTI – 7º - Convênio)

Depois de uma semana de disputas acirradas, nossos vencedores na contagem geral, com louvor e honra, são:

Centro Cirúrgico e Centro Cirúrgico Oftamológico

Ucor e P.O.I

UTI do 7º - Convênio

2º Lugar

Mês da Segurança do PacienteFunfarme

Page 23: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 23

Café da manhãUm café da manhã foi oferecido aos grandes campeões, em seus

setores. Confira nas fotos como foram as confraternizações:

Mês da Segurança do Paciente Funfarme

Page 24: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201424

Após uma semana de muito aprendizado, di-versão e descontração, a 1ª Gincana da Enferma-gem terminou em clima de alegria, com um Anfi-teatro Fleury lotado e a presença da Diretoria da Funfarme e dos líderes da gerência de enferma-gem. A equipe vencedora foi a do Centro Cirúr-gico do HB, cujos profissionais participaram do sorteio de uma televisão de 42 polegadas e 4 ta-blets (veja os ganhadores abaixo). As três equipes mais bem colocadas na gincana ganharam, cada uma, um café da manhã especial em seu setor. Centro Cirúrgico/Centro Cirúrgico Oftalmoló-gico, Ucor/P.O.I e UTI do 7º (Convênio) foram os grandes campeões, respectivamente.

TV 42’’ - Maria Goreti Mariotto (turno tarde)Tablets - Sueli Antônia Guedes e Regiane Apa-recida Rosa (ambas, da tarde), Madalena R. da Silveira (manhã) e Cléria Camargo Silva (noturno)

Os sorteados:

Diretoria e comissão premia grupo de vencedores

Os colaboradores encontraram-se no Fleury para celebrar o fim de uma semana muito divertida

“Sou fã da enfermagem. O profissional desta área é fundamental para a qualidade de

atendimento que oferecemos. Parabéns a todos!” Dr. Jorge Fares

“Só existe trabalho médico de excelência graças ao ótimo desempenho de vocês e à sinergia entre os profissionais.

Parabéns a todos do corpo de enfermagem que se mobiliza-ram na gincana e pelo dia de vocês.”

Dr. Horácio Ramalho

“Quando falamos para outras instituições de saúde é que vemos a qualidade e os avanços que tivemos na Funfarme

em relação à segurança dos pacientes.” Maria Regina Jabur

Um grupo caracterizado com ca-misetas amarelas e vermelhas pas-sou em todos os setores da Funfar-me, explicando as maneiras corretas de usá-los. O intuito era chamar a atenção dos profissionais para a se-gurança na medicação, por meio de uma cartilha com cinco passos na recepção e administração dos itens.

Outras três ações do mês da Seguran-ça do Paciente, que fecharam os even-tos, foram feitas em diversos setores da instituição. Confiram:

Mais alertas!

Um vídeo instrutivo sobre a manei-ra correta e segura de se fazer uma hemotransfusão foi veiculado no hall de elevadores da Emergência do SUS, de 20 a 23 de Maio. A mídia está dis-ponível aos colaboradores no servidor do sistema MV

Uma mobilização e tanto

22equipes participantes, sendo

3 do HCM e 19 do HB

1.641 agasalhos arrecadados, doados à Avohb

6.146 produtos de higiene, também doados à Avohb

Mês da Segurança do Paciente

O comporta-mento dos pro-fissionais também influencia na segu-rança do paciente. Um vídeos sobre o assunto foi passa-do aos colaborado-res pela equipe do Serviço de Psicologia, do dia 26 a 30 de maio.

Funfarme

Page 25: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 25

o mesmo carinho, o mesmo amor!No mês de comemoração da Semana de Enferma-

gem e o Dia das Mães, o Hospital de Base aproveita para homenagear todas as mamães e enfermeiras da instituição. Confira os depoimentos de nossas colaboradoras sobre maternidade e o trabalho.

Ser mãe e enfermeira é um desafio constante.

Uma emoção, com muita responsabilidade, compromisso,

aprendizado contínuo e amizade. Enfim, não sa-beria ser outra coisa. Faço com gosto e carinho e a contribuição com a semana de enfermagem foi espetacular, mais uma experiência.

Ser mãe, enfermeira e aju-dar na semana de enferma-gem, é difícil mais é possível e gratificante!

É complicado, mas é gosto-so. Fazemos nosso trabalho com o mesmo amor e carinho que damos aos nossos filhos.

Ser mãe é um presente de Deus, e ser mãe pela segunda vez é uma alegria em dobro. O trabalho do CEP já faz parte da organização da Semana de Enfermagem, portanto é um prazer realizá-lo.

• Darlene caldorin Furlan – enfermeira do Centro obstétrico• Eliane dos Santos - Altimari – fisioterapeuta da UTI do HB• Jane Carla Tomazeli – técnica em farmácia da emergência do HB• Luana Gonçalves de Lima – téc. em enfermagem da emergência do HB• Luci Nari Zorzim Marcon – farmacêutica do HCM• Melissa Christina de Araujo – biomédica do laboratório central• Natália Zamfolini Silva de Oliveira – administração do HLab• Regina de Azevedo Correia – aux. Enfermagem UTI Neo• Santa Mora Scarmelote Cardoso – monitora do ambulatório• Silvia Lopes Moreira Kawata – enfermeira da Hotelaria

Amor de mãe é o maior amor do mundo. Nós como enfermeiras temos o mes-

mo cuidado e carinho com os pacientes, assim como se

fossem com nossos filhos. Como mãe eu me encontrei.

Mães e enfermeiras,

Márcia Venâncio de Carvalho - Enfermeira

Quimioterapia

Andrea Ranucci de Oliveira Enfermeira CME

Andreia Cristina Prado Volpe Auxiliar de enfermagem

Samantha Vaccari Grassi Melara - Enfermeira da

Gerência de Enfermagem

Kátia Luciana Franca Pereira Enfermeira do Centro de

Educação Permanente (CEP)

“Ainda não sei como vou utilizar o vale, mas adorei! Pretendo comprar algo para mim, já que o

presente é em comemoração ao dia das mães”.Natalia Zanfolini de Oliveira,

do setor administrativo do laboratório HLab

Em celebração ao Dia das Mães, a Funfarme contemplou dez colaboradoras mamães, com um vale-presentes no va-lor de R$250. Elas foram esco-lhidas através de um sorteio, que aconteceu no dia 12 de maio. Confira as ganhadoras:

Funfarme sorteia dez vale-presentes em comemoração ao Dia das Mães

Contempladas

Funfarme

Page 26: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201426

Hospital de Base

Colaboradores e filhos:orgulho de conquistar um espaço na universidade pública

“Foi igual ganhar na loteria!” A frase do superintendente financeiro da Funfarme, Robson Pádua Ribeiro resume a feli-cidade de ver a filha Camila Fernandes Ribeiro passar para o curso de biologia da Unesp de Rio Preto, UNIFESP – Universi-

dade Federal de São Paulo e UFU– Universidade Federal Uberlândia.

Optou pela primeira. Camila conta que desde pequena foi

incentivada pelos pais a ler, escrever e estudar o que, acredita, foi importante para esta conquista. “Estudei em boas escolas públicas, como Oscar Pires e SESI, que me ajudaram muito. Os pro-fessores eram rígidos e isso foi uma boa

influência. Não tive tantas dificuldades, pois desde cedo pro-curei alternativas para complementar o meu estudo e as es-colas eram muito boas”, diz.

Precoce, ainda no 6º ano do fundamental, ela já se inte-ressou pelo universo dos vestibulares. “Comecei a procurar provas para me preparar melhor.” Tanto interesse e empenho foram recompensados. Robson viu sua filha conquistar o 11º lugar para o curso da Unesp, que tinha oito candidatos por vaga. “Eu quase tive um ataque cardíaco”, lembra, enquanto ressalta a importância dos pais nesta trajetória de sucesso. “Se não fossem eles, não teria chegado onde estou.”

Para seguir os passos da mãe, a coordenadora da Hemodinâmica do Hospi-tal de Base, Maria Lourdes Benvenuti, Caroline Benve-nuti trilhou caminho que muito orgulhosa a família. Ex-aluna da Escola Estadu-al Miziara, passou nos vestibulares da Unicamp e Famerp, optando por aqui se formar em enfer-magem e ter como hospital escola um lugar que fez parte de sua vida.

“Vivi muito de minha infância no HB acompa-nhando minha mãe. Estou muito feliz por estar aqui e dizer que sou aluna de uma das melhores faculdades públicas do país. Um dos incentivos para ingressar na Famerp foi acompanhar o tra-balho da minha mãe”, afirma Caroline, ao lado de uma Lourdes emocionada. “Não tenho como descrever o orgulho e a felicidade. Ela sempre gostou do HB.”

Aos que consideram desvantagem estudar em escola pública, Caroline responde: “Temos que buscar nossos sonhos, por mais difíceis que pa-reçam. Se você se esforçar e se dedicar, chega lá.”

Ter um filho aprovado em instituição referência pública já é uma alegria. Ter dois en-tão! Pois esta experiência in-descritível Thiago, 20 anos, e João Roberto, 26, proporcio-naram ao pai, José Roberto Belusi, técnico do Setor de Engenharia da Funfarme.

O feito de Thiago foi ain-da mais significativo. Ele foi aprovado no vestibular

de 5 instituições públicas – Famerp, USP, Unicamp, Ufs-car (Federal de São Carlos) e Federal de Minas. Optou por medicina na USP.

“Sempre tive muito incentivo da minha família. Meu tio, que fez

Camila, filha do superintendente financeiro da Funfarme, Robson Pádua Ribeiro ECaroline, filha da coordenadora da

Hemodinâmica do HB, Maria Lourdes Benvenuti

Também conquistaram suas vagas

Intranet O colaborador Roberto Belusi entrou na faculdade e se formou junto com seu filho João Roberto. E Thiago, o mais novo, conseguiu o feito de ser aprovado em medicina, em 5 instituições públicas.

matemática na Unesp, e meu pai sempre estudaram muito. Eles me incentivaram a estudar em primei-ro lugar, antes mesmo de traba-lhar”, lembra Thiago.

João Roberto concluiu, em ju-lho de 2013, o curso de tecnó-logo em informática e gestão

de negócios na disputa-da Fatec, e – o que é me-lhor! – junto com o pai. Como o irmão, ele faz ques-tão de destacar o exemplo e apoio da família. “Ele me permitiram concentrar es-forços apenas no objetivo de conquistar uma vaga na uni-versidade pública. Saber que aqueles que são próximos dão suporte e torcem por

você é fundamental para o bem-es-tar e segurança do estudante diante da luta que é o vestibular”, declarou.

O pai José Roberto sabe o valor destas conquistas. “Somos pro-dutos do meio em que vivemos. Temos sempre que querer melho-rar”, afirmou.

José Roberto (à esquerda), com João Roberto (óculos) e Thiago

Page 27: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 27

Novo visual traz facilidade e agilidade para os colaboradores

Intranet

A partir de junho, en-tra no ar a nova Intranet do complexo Funfarme. A mudança ocorre após quase 1 ano de testes, sugestões e muito tra-balho da equipe de TI e o Departamento de Co-municação do Hospital.

A nova Intranet vem para facilitar a vida dos 5 mil colaboradores da Funfarme. Luís Fernan-do Neves, chefe do De-partamento de Comuni-cação fala sobre como a mudança da Intranet vai beneficiar a todos. “A nova Intranet terá uma série de mudanças que foram sugeridas pelos próprios colabo-radores. Agora vai ficar mais fácil de mexer e vi-sualizar”, afirma.

Ele explica também que os informativos ganharam destaque já que estão na página inicial da intranet.

A parte dos classifica-dos ficará mais visível e com um atalho de aces-so logo na página prin-cipal. Além disso, todos os comentários sobre os produtos que estão a venda ficarão centra-lizados no post daque-le produto, facilitando assim a comunicação entre anunciante e in-teressado.

Fique atento! A Intranet será o meio de comunicação

oficial de toda a instituição. Então avisos de oportunidades, recrutamento

e todas as medidas da diretoria serão feitos diretamente

através da nova Intranet.

“O grande diferencial são as informações na página inicial”

Luís Fernando Neves,Responsável pelo Departamento de Comunicação da Funfarme

Problemas técnicos ou solicitações de

inscrição na IntranetMiguel Freddi da TI

[email protected] ou no ramal 1401 ou 1402

Reclamações e sugestões Luís Fernando do Departamento de Comunicação comunicaçã[email protected]

Conheça o novo visual nas duas próximas

páginas

Funfarme

Page 28: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201428

Confira as mudanças da nova intranet

Sugestões, elogios e reclamações

Solicitações

Ramal, nome, departamento e e-mail

Documentos da instituição

Pratos do dia atual e do dia seguinte

Reserva de sala

Agenda pessoal

Notificações do setor* uso exclusivo da enfermagem

Link para livros disponíveis em

nossa biblioteca

Arquivos das circulares

Anúncios para fins comerciais

Funfarme

Page 29: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 29

Confira as mudanças da nova intranet

Dica do dia ou semana

Aniversariantes do dia

Banner rotativo

Notícias

Para cadastrar eventos enviar e-mail para [email protected]

Previsão do tempo

Classificados

Informativos

Data

Funfarme

Page 30: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

O crachá é sua

identidade dentro da Funfarme

Atenção! Colaboradores, docentes, médicos, residentes e

alunos. Com o objetivo de garantir a segurança dentro da Funfarme,

fica proibida a entrada na instituição sem o uso do crachá. Aqueles que não estão em dia

com o documento devem comparecer ao controle de

frequência ou a coreme/coaprimo para regularizar.

COMUNICADO

Renata Teixeira está há 27 anos na instituição e nunca precisou de uma segunda via do crachá

“Cerca de 250 colaboradores começam a trabalhar na instituição

todo mês, o que torna o controle de entrada e saída

impossível sem o uso da identificação pessoal.”

Emerson Rodrigues da Silva, responsável pelo setor de cartão de ponto.

“Aqui é uma instituição de atendimento externo, muitas pessoas passam por

aqui diariamente. Quando o profissional não se identifica com o uso do crachá, ele impossibilita que o porteiro filtre a entrada, já que pelo mesmo local onde

passam os funcionários, médicos, docentes, residentes e alunos

também entram pacientes e acompanhantes”.

Alex Correa de Souza, responsável pelo setor da Emergência SUS

Os porteiros são

orientados a solicitar o uso do

crachá para o acesso à instituição

Para alguns uma identificação, para outros uma segurança. Fato é que de uma forma ou de outra, o uso do crachá é indispensável den-tro das corporações. E na Funfar-me não é diferente. Composta por 5.729 colaboradores, além dos mé-dicos, docentes, residentes e alunos, o fluxo de pessoas que circulam pelo complexo é grande e aqui o crachá é sua identidade.

Renata Teixeira, secretária da dire-toria, está há 27 anos na instituição e nunca precisou pedir uma segunda via do crachá. Para ela não existe se-gredo quando à pontualidade com o documento: “basta ser organiza-do e atencioso, guardar o crachá na bolsa ou na carteira, dessa forma, é mais difícil esquecer ou perder”.

2º andar

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201430

Funfarme

Page 31: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Hospital de Base

Estamos

em reforma, em breve tudo novo!

2º andar

Com o objetivo de melhorar suas instalações e acomodações, o HB inicia em breve mais uma reforma, desta vez, do 2º andar do bloco B, que já foi desocupado. Enquanto a reforma aconte-ce, o atendimento e serviços foram transferidos para o 4º andar do mesmo bloco. A engenhei-ra civil, Maria José, detalha as melhorias pelas quais vai passar o 2º andar: “Toda a estrutura física será reformada e o andar receberá pintu-ra, revestimento e piso novos.” Esta obra, como todas que vêm sendo realizadas, integram o plano da Diretoria de padronizar o hospital se-gundo o conceito de excelência em qualidade e bom atendimento. Uma das responsáveis pelo atendimento dos pacientes no segundo andar, a enfermeira Mariana, vê com entusiasmo as mu-danças. “Sem dúvida, os pacientes terão mais conforto e um ambiente mais agradável, o que contribui para sua recuperação. Com a reforma, nós, profissionais, teremos melhores condições e mais conforto no atendimento aos pacientes”, disse Mariana.

Foto representa local destacado em amarelo no mapa, onde será realizada a reforma

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 31

Page 32: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201432

FUMO ZEROA Funfarme iniciou, em maio, uma série de ações para

coibir ao máximo o fumo dentro do complexo hospitalar. A iniciativa visa não só cumprir a lei estadual de antitabagis-mo nº 13.541, mas também garantir um ambiente limpo, saudável, essencial sobretudo numa instituição de saúde. As ações pretendem sensibilizar colaboradores, pacientes, acompanhantes, visitantes, terceirizados e fornecedores.

Veja as principais ações antitabagismo- fixação de cartazes em toda a fundação (foto ao lado)- maior eficácia na fiscalização ao cumprimento da lei

- distribuição de panfletos informativos sobre a lei a pa-cientes na internação

Para que as ações cheguem ao conhecimento de todos, no dia 14 de maio, as chefias e líderes de setores reuniram--se para discutirem as ações e proporem novas ideias. “So-mos uma instituição de saúde e temos o dever de promovê--la. Esperamos a colaboração e auxílio de todos”, ressaltou Dr. Jorge Fares, diretor administrativo do HB.

A Funfarme disponibilizou aos colaboradores que dese-jam largar o cigarro o apoio do ambulatório de fumantes, sob a responsabilidade da psicóloga Laura Lemos Cury Cé-sar, no ramal 1215. Já aos pacientes que, sensibilizados, de-cidirem parar de fumar, os profissionais da Funfarme vão orientá-los a procurar o atendimento médico.

Fumar só é permitido, por enquanto, nos estacionamen-tos, até que a cultura antitabagista seja incorporada defini-tivamente, o que todos esperam seja logo.

O hábito de fumar leva ao desenvolvimento de problemas cardiorrespiratórios como in-farto, derrame e alteração da pressão, além de câncer. Veja abaixo os números de atendi-mentos de câncer na Funfarme:

Fumar pode causar câncer e outros problemas de saúde

Diretores e colaboradores no encontro em que se definiram as novas normas implementadas na instituição contra o fumo

Câncer de pulmão

CASOS NOVOSÓBITOS *

201217364

201312554

Câncer de boca e garganta

CASOS NOVOSÓBITOS *

20128460

20137954

* 31% dos óbitos diagnosticados em anos anteriores

* 49 % dos óbitos diagnosticados em anos anteriores

Fontes: CIP e Registro de Câncer (Funfarme).

Funfarme

O Fumo é a segunda causa de mortalida-de no mundo

1 em cada 10 óbitos de adultos advém do uso contínuo de cigarro

Um bilhão de pessoas devem morrer por uso e exposição ao fumo até o final deste século

DADOS MUNIDAIS

Page 33: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 33

Entre em contatoO grupo da psicologia que trabalha com

pessoas que querem deixar de fumar funciona semanalmente de terça das

14h às 15h e de quarta das 7h30 às 8h30, no Ambulatório de Especialidades.

Informamos que todas as solicitações de Visitas técnicas ao complexo FUNFARME devem ser feitas via site do HB, em www.hospitaldebase.com.brno campo Visita técnica (conforme imagem anexa). Esta solicitação será direcionada ao CEP que fará o devido encaminhamento.

O que é visita técnica? É quando outro serviço de saúde/escola de cursos da saúde solicitam uma visita para conhecer determina-do setor/procedimento/serviço que prestamos.

Mais informações: CEP ramais: 1888/ 1889

Funfarme

Page 34: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201434

603

DIA

S

cirurgias de amígdala e adenoide em

“Oba! Vou fazer a cirurgia e nunca mais ter problema para respirar!”

Mas, afinal, o que são as amígdalas e adenoides???

A menina Yasmin Edu-arda, de 10 anos (foto ao lado), não conseguia con-ter a alegria. Ela foi uma das 60 crianças e bebês beneficiados pelo mutirão de cirurgias de amígdala e adenoide, realizado pelo HCM, no Hospital de Base, e a Secretaria de Estado da Saúde nos dias 16, 17 e 18 de maio.

As cirurgias mobilizaram uma equipe de 25 pessoas, entre médicos cirurgiões e anestesistas e profissionais de enfermagem, ocupan-do 3 salas cirúrgicas do Hospital de Base. “Esta inicia-tiva em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado é muito importante para agilizarmos o atendimento à população”, afirma Dr. Jorge Fares.

Que o diga a auxiliar de produção Vanderlini Go-thischark, moradora de Guapiaçu (foto abaixo), que comemorou o fim da espera de um ano para a cirur-gia de sua filha, Evellyn, de 3 anos. “Ela vivia gripada. O hospital nos deu um grande presente. Espero que ela tenha uma vida mais saudável agora.”

Segundo o diretor administrativo do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares, as 60 cirurgias correspondem ao movimento de três meses na instituição.

As amígdalas (estruturas localizadas na parte pos-terior da boca, em ambos os lados da garganta) e os adenoides (estruturas que existem na parte posterior do nariz) são compostos por tecido linfoide, rico em linfócitos, plasmócitos e macrófagos que são células do organismo importantes no combate às infeções. Se, por um lado, as amígdalas e os adenoides são parte fundamental do sistema de defesa do organis-mo, são também focos habituais de problemas (infe-ções, obstrução).

Parte da equipe multiprofissional que participou do mutirão

Um dos 60 pacientes recebe anestesia em centro cirúrgico do HB

Hospital da Criança e Maternidade Mutirão de Amígdala e Adenoide

Page 35: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 35

HCM recebe seu primeiro Mutirão de Cirurgia Pediátrica

Logo em seu primeiro ano de funcionamento, o Hospital da Criança e Maternidade mostrou, mais uma vez, o prestígio que desfruta na comuni-dade ao ser escolhido pelo presidente da CIPE Nacional – Sociedade Brasi-leira de Cirurgia Pediátrica, Dr. José Roberto Baratella para daqui liderar o 8º Mutirão de Cirurgia Pediátrica, realizado em todo o Brasil. Foi a 4ª edição em que a Funfarme participa, mas a primeira do HCM, inaugurado em ou-tubro passado.

Coordenado pelo Dr. Paulo Nakaoski, cirurgião pediatra da Funfarme, o mutirão mobilizou 31 profissionais, que operaram 16 crianças, no dia 10 de maio. Enquanto acompanhava, do HCM, a mobilização em todo o país, Dr. Baratella falou sobre a importância das atividades. “Visamos diminuir as filas no país, além de fomentar o aprendizado com a participação dos residentes e aprimorandos/aperfeiçoandos da enfermagem.”

Responsável pela criação da disciplina de cirurgia pediátrica da Famerp, Dr. Humberto Liedtke Junior foi homenageado pelos serviços prestados, du-rante a solenidade de início do mutirão.

Diretores e professores da Funfarme e Famerp e autoridades da Secretaria de Saúde do Estado, durante a cerimônia de início do mutirão

Cirurgia de fimose realizada em um dos pacientes do mutirão

Hospital da Criança e Maternidade

“Meu filho tem um cisto e,

possivelmente uma hérnia. Se não fosse o mutirão, teríamos de arranjar um dinheiro

que não temos. Foi realmente um presente para o Dia das Mães.”

Andréia Watanabe, mãe de Vítor, na foto, com o pai

Mutirão de Cirurgia Pediátrica

Page 36: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201436

Da dir. à esq., Silva, Andressa, Carlos, José Alexandre, e a voluntária da AVOHB, Maria do Carmo

As voluntárias já atuam na Funfarme há 20 anos

Ação entre amigos

Ação em Família

Voluntariado

Para comemorar a Páscoa, diversos grupos de amigos e de vo-luntários uniram-se para tornar a data mais alegre para os peque-ninos pacientes do Hospital da Criança e Maternidade.

Incitados por uma ação solidária da qual participaram no final do ano passado, os quatro amigos, An-dressa Gonzaga, José Carlos Ribeiro, José Alexandre Peral e Silvia Saes reuniram algu-mas dezenas de ovos e passaram distribuindo os chocolates às crian-ças do HCM, no dia 12 de abril.

Ao ver reportagem sobre as crianças que iriam passar a Páscoa internadas, o professor de matemática Marce-lo Marconi sensibilizou-se, juntou alguns amigos e fa-miliares e combinou com a namorada, Maria Eugênia, técnica em farmácia da Funfarme, de fazer uma visita surpresa ao HCM. O sorriso estampado nos rostos de todos (à direita) revela a quem foi a recompensa maior.

Há 20 anos é assim. Em todas as datas comemorativas, as vo-luntárias da Avohb estão presen-tes transformando o dia em pura alegria. Na primeira Páscoa do HCM, elas arrancaram sorrisos e gargalhadas das crianças ao pre-senteá-las com ovinhos e outras guloseimas.

O coelhinho da Páscoa visitou

todas as crianças do HCM

“Vivemos uma Páscoa inesquecível, proporcionada pela alegria destas crianças.

O importante é perceber que todas têm o apoio e carinho dos familiares e dos

profissionais do hospital.”Rose Marconi, mãe do professor Marcelo Marconi

“Faz toda a diferença. Ele fica mais alegre e brinca mais!”

Aline Pricila Alves, mãe do pequeno Sérgio

COELHINHOS DA SOLIDARIEDADEHospital da Criança e Maternidade

Page 37: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 37

Bill George reve-la como a liderança autêntica pode ser poderosa e, o mais importante, como é possível conquistá--la. O livro mostra de onde vêm as inspirações dos líderes e como eles surgem, a partir de crises pessoais e outras experiências de vida, trazendo também todo o tipo de sabedo-ria profunda e prática da qual todo aspirante a líder precisa.

AutenticidadeBill George

Biblioteca

Aculpa é das estrelas De Jhon Green

Hazel é uma paci-ente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais al-guns anos — o último capítulo de sua história foi escrito no mo-mento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma revira-volta, e a de Hazel se chama Au-gustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Diário de um banana De Jeff Kinney

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino funda-mental, onde fracotes subdesen-volvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.

Em “Diário de um banana”, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: “só não espere que eu seja todo ‘Querido diário’ isso, ‘Querido diário’ aquilo”.

Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.

Agradecimentos

“Quero agradecer, em meu nome e de minha família, à recep-ção que tivemos durante nossa permanência para o tratamento de Angelo Batista Marin. Também agradeço a toda equipe da UTI, aos enfermeiros (as), funcionários da limpeza e da copa pela com-preensão, pois se não fosse isso, talvez, a dor não tivesse passado.

Quero agradecer à equipe mé-dica, de quem tivemos o mesmo carinho. Que Deus lhes pague com muito sucesso na vida profis-sional e que a cada dia, vocês ob-tenham êxito em cada tratamen-to dos pacientes. Só Temos que parabenizar a todos, por tudo o que foi feito por nós. Muito Obri-gada!”

“Foi a primeira vez que fui atendida em um hospital com tanta presteza e cordialidade. Onde moro, isso não é comum. Parabenizo a equipe do Hospital da Criança e Maternidade, espe-ro que nunca falte humanidade àqueles que procuram pelos ser-viços da instituição. Tive excelen-te atendimento, pelos funcioná-rios, em todos os setores onde passei. Nota 10!”

“Quero elogiar a equipe de enfermagem do 2º andar pelo excelente atendimento. Deixo um grande abraço a todos. PARA-BÉNS!”

Otavio Alves Chaves – Frutal - MG

Aparecido Pereira Martins – S. J. Rio Preto - SPMarlene Ribeiro Louzada Marin

Valentim Gentil -SP

pelos anos de dedicação!Obrigada, Aurora,

Uma linda e justa despedida foi realizada no dia 30 de abril para a colaboradora Aurora Gasparini, em seu último dia de trabalho na Fun-farme, após 26 anos dedicados ao Setor de Lavanderia. Diretores da fundação, do HB e colegas de Au-rora reuniram-se no anfiteatro de radiologia para surpreendê-la e en-tregar uma placa de homenagem pelo carinho e dedicação. “Lembro--me até hoje do dia em que entrei

nesse hospital. Pude acompanhar o crescimento da instituição. Minha vontade é percorrer os corredores abraçando todos os companheiros, tamanha a alegria”, declarou, emo-cionada. “É uma honra para a insti-tuição ter uma pessoa tão dedicada. Agora, uma nova fase se inicia em sua vida, mas saiba que as portas estarão sempre abertas para você”, declarou Dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Funfarme.

Diretores e colegas da Funfarme fizeram questão de despedir-se de Aurora

Funfarme

Page 38: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201438

Logo de manhazinha ele já monta em sua moto. É sobre duas rodas, paixão que descobriu desde cedo, que Luciano Perpetuo de Souza, o Luciano da gráfica, inicia suas atividades diárias. Colaborador da Funfar-me há 20 anos, ele aprendeu ainda na adolescên-cia, aos 13 anos, o que é responsabilidade, quando passou a fazer parte do quadro de funcionários da instituição, como menor aprendiz. No trabalho, ele é responsável pela gráfica (atual xérox), mas já passou pelo setor de compras e pela portaria. Natural de Rio Preto, ele se lembra de quando começou a atuar na instituição. “À época, eu era chamado de guardi-nha, devido ao uniforme da Arprom, que era seme-lhante ao dos militares. A empresa era rígida, exigia sapato engraxado e blusa por dentro da roupa. Mas esse período foi crucial para minha formação”, afir-ma. Outro xodó de Luciano é o futebol, mas só por apreciação. Corintiano roxo, ele não perde um jogo

Paixão sobre duas rodasPERFIL

Justamente conciliado

quando o time do coração en- tra em campo. E assim como no esporte, ele driblou várias dificuldades na vida, sem- pre com a caracterís- tica de brincalhão herdada do pai e com a serenidade da mãe. Por fim, mas não menos importante, Vinicius Figueira de Souza, completa a lista de amores do funcionário. Fruto de um casamento, o filho tem hoje 10 anos e assim como o pai é apaixonado pela adrenalina proporcionada pela moto. “Sempre levo meu pe-queno aos encontros automobilísticos, ele fica fas-cinado. É como dizem: tal pai, tal filho”, pontua.

A “raspa do tacho” de uma família de cinco irmãos, Dr. Luiz Loraschi, responsável pelo setor jurídico da Funfarme, inspirou-se na irmã mais velha para seguir carreira no Direito. Natural de Colina, no interior de São Paulo, o advogado assu-miu o cargo na instituição em 2010.

Luiz se diz satisfeito com as escolhas que fez. Na adoles-cência, ficou dividido entre a medicina e a advocacia e, hoje, encontra no trabalho na Fundação a realização profissional nas duas áreas. “O Direito é minha vocação e consegui envol-ver-me com a saúde, que também é uma paixão. São poucos que têm a oportunidade de conciliar os gostos”, conta.

Aqueles que têm uma relação mais próxima a ele garantem que, apesar da timidez inicial, Luiz é divertido e tem um hu-mor inteligente. São nas reuniões familiares em sua cidade de ori-gem, aos finais de semana, onde consegue relaxar e se abrir mais. “O mais bacana é que tenho uma família grande, tenho nove so-brinhos, inclusive alguns quase na mesma faixa etária que eu. O almoço em família aos domingos é meu tempo de descanso”, fina-liza. Além de atuar na Funfarme, o advogado é professor regular na graduação e na pós em uma faculdade de Rio Preto.

Funfarme

Page 39: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

Funfarme Notícias - Abril / Maio 2014 39

Um dos maiores desafios dos que lutam hoje pelo seu sustento é se permitir e garantir o próprio prazer e a alegria de viver. Todos estão correndo contra o relógio. E para vivermos com prazer, pre-cisamos reservar e cobrar muito tempo para nós.

A principal força motivadora de todo o ser humano é a bus-ca pelo significado de sua vida. O homem sempre procurou dar um sentido à sua existência. A frus-tração dessa necessidade gera o vazio existencial e uma crise de identidade. Ao contrário, quando “nos encontramos”, mesmo que sem certezas absolutas, vivencia-mos o prazer.

O prazer renova as ideias, a vi-talidade e a quantidade de ener-gia disponível para o dia-a-dia. Ajuda a ativar o sistema paras-simpático e representa o grande protagonista quando o assunto é autoestima. Quanto menos pra-

Esta coluna dedica-se a ideias e informações que nos tornem pessoas e profissionais melhores. Para participar, envie e-mail a [email protected] e [email protected].

Para refletir

LENY GONÇALVES FERREIRA - Psicóloga Nefrologia - Especialista

em Gestão de Pessoas e em Terapia Cognitivo Comportamental

Prazer contagiantezer, maior a percepção que muitos relatam como “viver sem sentido”, sem beleza, sem encantamento pela vida e por si próprio. A valori-zação e a coragem de viver passam pelo prazer.

Não apenas o prazer sexual,

mas o prazer de experimentar di-versos tipos de sensações: “um vi-ver sensorial”. O mais importante é escolher o primeiro passo desta longa caminhada de mudança de hábitos e de estilo de vida. Pode ser caminhar descalça na areia ou numa grama macia, fazer cócegas

numa criança e gargalhar junto, acordar tarde e tomar um belo café da manhã numa mesa bem arrumada, que não custam mui-to. Um tratamento médico pode sair bem mais caro!

E sobre o tempo necessário para sentir mais prazer na vida, é uma questão de abrir mão do mito de que temos que dar con-ta de tudo, diariamente... Esse pode ser outro grande desafio – a ser gradativamente alcançado. Sua saúde e seu amor agradece-rão por essa nova forma de viver.

Cada um, acredite, pode exer-cer poderosa influência sobre sua existência.

O prazer é contagioso, e quem sente uma vez sempre quer mais!...

Direcionar pacientes para internações e altas, auxi-liar no transporte de cadeirantes e acamados, trans-portar medicações e vacinas de um lugar ao outro dentro da instituição... Essas são algumas, das muitas tarefas atribuídas aos chamados “funcionários opera-cionais”, da Funfarme. Criado há mais de 15 anos, o setor tem o objetivo de agilizar os serviços dentro da

Ajudar é o lema dos operacionais da FunfarmeFundação e orientar todas as pessoas que passam por aqui, sejam elas acompanhantes ou pacientes.

Gerenciado pela superintendência de enfermagem, a área conta hoje com 65 profissionais, que são fun-damentais para a equipe multiprofissional. Eles atuam no Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternida-de, Lucy Montoro, Instituto do Câncer, Ambulatório e

Hemocentro. Se comparado ao corpo humano, eles poderiam ser considerados como o sistema nervoso, já que tem a função de interligar to-das as alas da instituição.

Tão importantes são os trabalhos desempe-nhados pelos operacionais, que o setor fun-ciona 24 horas, de segunda a segunda-feira. José Orny Neto integra a equipe há nove anos. Para ele, responsabilidade, sensibilidade e de-dicação são alguns dos atributos fundamentais para desempenhar a função.

“Gosto do que faço e penso que essa é a principal condição para desempenhar qualquer função. Para ser um operacional também é pre-ciso ter caráter em primeiro lugar e educação, já que lidamos com atendimento direto ao pa-ciente”, pontua.

MEU SETORFunfarme

Page 40: NAM - intermidiariopreto.com.br · Educação Médica 04-05 Encerramento das especializações em Tomografia e Ressonância 06 ... mais de 70 operações em quatro dias 34 e 35 Perfis:

1. Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, é suficiente completar o esquema já iniciado. 2. Indicada para as pessoas nascidas a partir de 1960 e mulheres no puerpério. Caso a vacina não tenha sido aplicada na puérpera na maternidade administrá-la na primeira visita ao serviço de saúde. 3. Para pessoas que residem ou viajam para regiões onde houver indicação, de acordo com a situação epidemiológica. 4. Disponível na rede pública para pessoas até 49 anos de idade.5. Em caso de gravidez e na profilaxia do tétano após alguns tipos de ferimento, deve-se reduzir este intervalo para cinco anos.

Ramais do NHE/HB – 1380 e 1837 – http://www.hospitaldebase.com.br/nheHorário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. À noite, nos finais de semana e feriados, o telefone

do plantão da Vigilância Epidemiológica municipal está disponível com a telefonista do Hospital de Base.

“ Os profissionais de saúde da FUNFARME e FAMERP foram

vacinados contra a Gripe nos dias 6 e 7 de maio no HB e dia

13 de maio na FAMERP. Maiores informações no NHE com Enf Andressa no ramal=1380

NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIANHE/FUNFAME/FAMERP

NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIANHE/FUNFAME/FAMERP

A seguir, apresentam-se os “Calendários de Va-cinação para o Programa de Imunização do Estado de São Paulo”, conforme o Ministério da Saúde pela Portaria GM/MS - 1498, de 19 de julho de 2013 e a Resolução SS - 129, de 3-12-2013 da Secretaria da Saúde de São Paulo.

VACINAS?aplicadas asdevem serQuando

Sabendo um pouco mais sobre Vacinas

1. Caso a vacina BCG (contra Tuberculose) não tenha sido administrada na maternida-de, aplicar na primeira visita ao serviço de saúde. 2. A vacina hepatite B deve ser administrada preferencialmente nas primeiras 12 ho-ras de vida, ainda na maternidade. Caso não tenha sido administrada na maternidade, aplicar na primeira visita ao serviço de saúde. Se a primeira visita ocorrer após a 6ª semana de vida administrar a vacina Pentavalente (DTP-Hib-HB) 3. Vacina inativada poliomielite 4. Idade máxima para a primeira dose é de 3 meses e quinze dias. 5. Idade máxima para a segunda dose é de 7 meses e vinte e nove dias. 6. Vacina Oral poliomielite 7. Para pessoas que residem ou viajam para regiões onde houver indicação, de acordo com a situação epidemiológica. Reforço a cada dez anos. 8. A vacina tetraviral deverá se administrada para crianças que já receberam uma dose de Sarampo-caxumba-rubeola.

Calendário de Vacinação em crianças do nascimento a 7 anos

Calendário de Vacinação para Adultos entre 20 e 59 anos 1

Calendário de Vacinação para Adultos com 60 anos ou mais de idade1 1

Calendário de Vacinação para Gestantes e Puérperas11

Calendário de Vacinação para crianças maiores de sete anos e adolescentes 1

1. adolescência – período entre 10 e 19 anos de idade (OMS, SBP). Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, é suficiente com-pletar o esquema já iniciado. Ressalte-se que a adolescência é o período apropriado para a verificação e complementação de esquemas vacinais iniciados na infância. 2. As vacinas BCG e poliomielite são indicadas, prioritariamente, para pessoas com até 15 anos de idade. Havendo disponibilidade utilizar a vacina poliomielite inati-vada. 3. Para pessoas que residem ou viajam para regiões onde houver indicação, de acordo com a situação epidemiológica. 4. O intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose é de dois meses desde que o intervalo de tempo decorrido entre a primeira e terceira dose seja, no mínimo, de quatro meses. 5. Em caso de gravidez e na profilaxia do tétano após alguns tipos de ferimento, deve-se reduzir este intervalo para cinco anos.

1. Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, é suficiente completar o esquema já iniciado. 2. Para pessoas que residem ou viajam para regiões onde houver indicação, de acor-do com a situação epidemiológica e avaliação do benefício da vacina. 3. Disponível na rede pública durante períodos de campanha 4. Na profilaxia do tétano após alguns tipos de ferimento, deve-se reduzir este in-tervalo para cinco anos. Nota: Vacina pneumocócica 23-valente – indicada durante as ‘campanhas nacionais de vacinação para pessoas com 60 ou mais anos’ para indivíduos que vivem em instituições fechadas como: casas geriátricas, hospitais, asilos, casas de repouso.

1. Caso a gestante apresente documentação com esquema de vacinação incomple-to, é suficiente completar o esquema já iniciado.2. Em caso de gravidez e na profilaxia do tétano após alguns tipos de ferimento o intervalo para reforço, previsto a cada dez anos, deve-se reduzir para cinco anos. 3. O intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose é de dois meses desde que o intervalo de tempo decorrido entre a primeira e terceira dose seja, no mínimo, de quatro meses. 4. Disponível na rede pública nos meses de outono/inverno. Administrar no puer-pério se a mulher não recebeu uma dose durante a gestação daquela sazonalidade. 5. Caso a vacina não tenha sido aplicada na puérpera na maternidade administrá-la na primeira visita ao serviço de saúde.

Funfarme Notícias - Abril / Maio 201440

Funfarme