na segunda visita a unidade básica de saúde do guamá

2
Na segunda visita a unidade básica de saúde do Guamá, nosso grupo foi subdividido em três subgrupos. Cada grupo ficou responsável por aplicar um questionário, ou seja, foram 3 questionários diferentes aplicados para demanda de usuário espontânea, demanda de usuário programada e para profissionais da unidade. Após a aplicação dos questionários, todos os alunos forma conhecer o trabalho realizado no CEO pelos dentistas na UBS Guamá. Descobrimos que todos os dias temos atendimento de 30 pacientes, sempre dividindo em 3 turnos (manhã, intermediário e tarde). As consultas odontológicas não são verdadeiramente marcadas, existe uma distribuição de fichas, sendo 10 a cada turno, porém elas não são distribuídas no mesmo dia. Existe dias específicos para busca-las, geralmente elas são entreguem em torno de 2 dias antes da consulta. No CEO não existe um preenchimento de uma ficha clínica do paciente, ou seja, não se tem um real acompanhamento deste. Os profissionais preenchem uma ficha chamada SERM com os seguintes dados: nome, sexo, idade, demanda atendida e tratamento. Temos demandas espontâneas, programadas e de referências. A consulta pode ser inicial, de manutenção ou final (alta do paciente). Através destes dados, o SUS observa a eficiência do sistema. Atualmente existe uma nova ficha de atendimento individual odontológico, ela apresenta todos os procedimentos realizados no CEO, e através dela é possível marca-los com um simples “X” o que foi realizado, não sendo necessário colocar mais os códigos de cada procedimento. Nas categorias dessa ficha, deve haver obrigatoriamente pelo menos uma cessão preenchida, os valores dos repasses financeiros para o CEO são realizados através dessa análise de produção que o próprio dentista é responsável em preenche-los. Essa ficha serve também como forma de mapeamento de cada região em relação as suas enfermidades que ali predominam, facilitando assim a articulação do sistema para atuar naquela área. Tanto a ficha SERM como a ficha de atendimento individual odontológico, elas são entregues ao final do mês ao setor de informática da UBS, onde suas informações serão digitalizadas. Tanto a manutenção do CEO como o repasse do salário do dentista dependem diretamente dessas fichas.

Upload: ronaldo-souto

Post on 21-Dec-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Visita a Unidade Básica de Saúde do Guamá - Pará (relato)Visita realizada para ver como funciona o sistema único de saúde em uma unidade localizada no bairro do Guamá. Nas proximidades da Universidade Federal do Pará (UFPa). Foi realizada por alunos da Faculdae de Odontologia da Univercidade

TRANSCRIPT

Page 1: Na Segunda Visita a Unidade Básica de Saúde Do Guamá

Na segunda visita a unidade básica de saúde do Guamá, nosso grupo foi subdividido em três subgrupos. Cada grupo ficou responsável por aplicar um questionário, ou seja, foram 3 questionários diferentes aplicados para demanda de usuário espontânea, demanda de usuário programada e para profissionais da unidade.

Após a aplicação dos questionários, todos os alunos forma conhecer o trabalho realizado no CEO pelos dentistas na UBS Guamá. Descobrimos que todos os dias temos atendimento de 30 pacientes, sempre dividindo em 3 turnos (manhã, intermediário e tarde). As consultas odontológicas não são verdadeiramente marcadas, existe uma distribuição de fichas, sendo 10 a cada turno, porém elas não são distribuídas no mesmo dia. Existe dias específicos para busca-las, geralmente elas são entreguem em torno de 2 dias antes da consulta.

No CEO não existe um preenchimento de uma ficha clínica do paciente, ou seja, não se tem um real acompanhamento deste. Os profissionais preenchem uma ficha chamada SERM com os seguintes dados: nome, sexo, idade, demanda atendida e tratamento. Temos demandas espontâneas, programadas e de referências. A consulta pode ser inicial, de manutenção ou final (alta do paciente). Através destes dados, o SUS observa a eficiência do sistema.

Atualmente existe uma nova ficha de atendimento individual odontológico, ela apresenta todos os procedimentos realizados no CEO, e através dela é possível marca-los com um simples “X” o que foi realizado, não sendo necessário colocar mais os códigos de cada procedimento. Nas categorias dessa ficha, deve haver obrigatoriamente pelo menos uma cessão preenchida, os valores dos repasses financeiros para o CEO são realizados através dessa análise de produção que o próprio dentista é responsável em preenche-los. Essa ficha serve também como forma de mapeamento de cada região em relação as suas enfermidades que ali predominam, facilitando assim a articulação do sistema para atuar naquela área.

Tanto a ficha SERM como a ficha de atendimento individual odontológico, elas são entregues ao final do mês ao setor de informática da UBS, onde suas informações serão digitalizadas. Tanto a manutenção do CEO como o repasse do salário do dentista dependem diretamente dessas fichas.

Observando as entrevistas aplicadas, vemos que o princípio da integralidade não foi respeitado. Ao buscar medicamentos na farmácia da UBS, o paciente consegue 1 ou 2 medicamentos ou nenhum. Se observa também que não existe um acompanhamento do dentista através de uma ficha clínica apropriada, sendo uma espécie de atendimento espontâneo (assemelha-se a agendamento) como atenção básica. Dificultando um acompanhamento até ao final do tratamento.

Auto avaliação:

Bem, creio que esse trabalho me fez ver a realidade do SUS e também conhecer um pouco mais do seu sistema, que apenas conhecia dentro das salas de aula. Achei de extrema importância essas visitas realizadas pela matéria extra-muros, todo profissional da área de saúde deve com toda certeza conhecer a realidade que o cerca. Mesmo com todas as dificuldades encontradas na UBS do Guamá, vemos que temos um sistema que a pesar de suas falhas, atende muitas pessoas fazendo o seu papel diante da sociedade que ali o faz uso.

Page 2: Na Segunda Visita a Unidade Básica de Saúde Do Guamá

Tecnicamente eu me daria uma nota levando em consideração a minha frequência, trabalhos e prazos de entrega, que foram todos respeitados dentro dos períodos determinados. Pelo aprendizado e conhecimento que adquiri nessas duas visitas, eu não teria nem uma nota para expressar o quanto foi valioso tudo isso para mim, porém como é solicitada uma nota pessoal direcionada a avaliação, eu me daria seria 9 (nove) tecnicamente falando.9