my own landscape dreams eu não sei costurar- episódio 2 - a primeira lição

4
My Own Landscape Dreams http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br Post: Eu não sei costurar: episódio 2 a primeira lição http://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/04/eunaoseicosturarepisodio2primeira.html Data de publicação: 20110424 Primeiro dia de aula de Corte e Costura. A primeira lição é: como tirar as suas medidas!

Upload: adriana-albuquerque-rodrigues

Post on 17-Jul-2015

44 views

Category:

Design


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: My own landscape dreams   eu não sei costurar- episódio 2 - a primeira lição

My Own Landscape Dreamshttp://myownlandscapedreams.blogspot.com.br

Post: Eu não sei costurar: episódio 2 ­ a primeira liçãohttp://myownlandscapedreams.blogspot.com.br/2011/04/eu­nao­sei­costurar­episodio­2­primeira.html

Data de publicação: 2011­04­24

Primeiro dia de aula de Corte e Costura. A primeira lição é: como tirar as suas medidas!

Page 2: My own landscape dreams   eu não sei costurar- episódio 2 - a primeira lição

Como já falamos aqui no Landscape, eu faço corte e costura básico e confesso que fiquei super surpresa com a simplicidade dessa tarefa que pode parecer tão complexa.

Eu usarei parte do material do curso, ou melhor, partes do meu caderno do curso como base para fazer alguns dos posts sobre costura =D.

Antes de mais nada, existem vários métodos e técnicas diferentes para aprender a costurar e eu estou longe de pretender que a minha maneira de fazer as coisas seja a melhor. O objetivo do Landscape é apenas o de mostrar o que funciona para mim com base nas minhas tentativas e experiências, na teoria e na prática.

Afinal de contas, eu só tenho um mês de aula e meu objetivo com esses posts, é aprender também com quem passar por aqui! Por isso, dicas e sugestões serão sempre bem­vindas!

Sem mais conversas, vamos ao que interessa! A foto no inicio do post é de um livro de costura antigo que eu ganhei de natal do meu namorado. Nós o encontramos juntos em um sebo no centro do Rio. Não é o Grande Livro da Costura, mas é um chamado Método Singer de Corte e Costura, de 1950. Ele tem vários moldes de roupas e no início apresenta os vários tipos de costuras, pontos, bainhas e, claro, como tirar medidas.

Quero apresentar a vocês o meu caderno! rsrs

Page 3: My own landscape dreams   eu não sei costurar- episódio 2 - a primeira lição

Espero que fique bem nítido e dê para entender direitinho ;)

Eu ia colocar aqui também as minhas anotações do próprio caderno, mas como alguém podenão entender a minha letra, vou digitar os 7 passos para tirarmos as nossas próprias medidas eas de quem mais você quiser.

Dica: não deixe a fita métrica super apertada. Deixe sempre uma "folguinha" de um dedomais ou menos ao tirar as medidas.

Os 7 passos para tirar as medidas:

1) Com a fita métrica, colocamos a ponta no ombro e passamos a fita por cima do busto até acintura (até a altura do umbigo). Chamamos essa medida de Comprimento da Blusa.

Page 4: My own landscape dreams   eu não sei costurar- episódio 2 - a primeira lição

2) Colocamos uma das pontas da fita métrica na altura da cintura (em cima do umbigo) e aoutra ponta será colocada no local aonde ficará a bainha. Essa marcação é totalmente livre epode ficar praticamente em qualquer lugar que quisermos (desde que fique abaixo da cintura),dependendo do comprimento preferido. Chamamos essa medida de Comprimento da Saia.

3) Medidas de Contorno: Passe a fita em volta do busto, cintura (a fita métrica fica bem emcima do umbigo) e quadril (a parte mais alta do bumbum).

4) Comprimento do braço: pegue a fita métrica e a coloque no ponto 4a (observe a figura).Dobre o braço e passe a fita pelo cotovelo até o ossinho do pulso. É importante tirar a medidacom o braço dobrado, pois caso contrário, a medida não ficará certa.

5) Largura de Manga: passe a fita métrica em volta do braço (a letra c na figura)(.)

6) Punho: passe a fita em volta do pulso.

7) Largura de Costas: passe a fita métrica entre as duas extremidades dos ombros (a letra dna figura).

Pronto! Você acabou de tirar todas as sua medidas!Cada passo corresponde ao seu número na figura e com certeza, na prática, tirar assuas medidas é muito mais fácil do que parece.

Então por hoje é isso! No próximo post sobre costura irei falar um pouquinho das réguas quesão utilizadas para a criação de moldes, sobre a tabela de medidas e algumas continhasmágicas que são necessárias para ficar tudo no lugar. Depois disso, já poderemos partir paraos moldes básicos! Eu até agora aprendi o molde base de blusa e pelo que já andeiperguntando à minha professora, ainda tem muita coisa pela frente.

Até a próxima!E bom início de semana!

Thaís Melo

O trabalho My Own Landscape Dreams de Thais Melo foi licenciado com uma Licença CreativeCommons ­ Atribuição ­ NãoComercial 3.0 Não Adaptada.