mutirão: art. 19 fica aprovado o projeto de pesquisa ... · serviÇo pÚblico federal universidade...

2
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N9 1.347 - DE 02 DE JANEIRO DE 1986 EMENTA: Aprova o projeto de pesquisa Mutirão: campo e. c-ldadz. 0 REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA, no USO das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Qaal, e em cumprimento ãs decisões do egrégio Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, em sessão realizada no dia 02.01.86, e da colenda Câma ra de Assuntos Econômico-Financeiros (Parecer n9 091/86), de acordo com a delegação de competência do Conselho Superior ds Administração na sessão plenária de 16.10.85, promulga a seguinte RESOLUÇÃO; Art. 19 Fica aprovado o projeto de pesquisa intitulado MutÁJião: cam po e cX.dad<í, de responsabilidade do Nücleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), com o objetivo demonstrar que o mutirão é uma forma de organização para produzir, correspondente, ao nível de desenvolvimento das forças produtivas e ao tipo de relação que os indivíduos estabelecem entre si, é também iam meio de os camponeses desenvolverem outras dimensões de vida social; tudo de conformidade com o Anexo, que consti tui parte integrante e inseparável desta Resolução, e com os autos do Processo n9 19.597/85-UFPA. Art. 29 Esta Resolução passa a viger a partir da data de sua aprova ção. 03 de julho de 19 86. Reitoria da Universidade Federal do Pará, em Dr. JOSE SEIXAS LOUREWÇO Reitor Presidente do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa " d /af. GEU 103.001.024

Upload: duongtruc

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISARESOLUÇÃO N9 1.347 - DE 02 DE JANEIRO DE 1986EMENTA: Aprova o projeto de pesquisa Mutirão:

campo e. c-ldadz.

0 REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA, no USO das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Qaal, e em cumprimento ãs decisões do egrégio Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, em sessão realizada no dia 02.01.86, e da colenda Câma ra de Assuntos Econômico-Financeiros (Parecer n9 091/86), de acordo com a delegação de competência do Conselho Superior ds Administração na sessão plenária de 16.10.85, promulga a seguinte

R E S O L U Ç Ã O ;

Art. 19 Fica aprovado o projeto de pesquisa intitulado MutÁJião: cam po e cX.dad<í, de responsabilidade do Nücleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), com o objetivo demonstrar que o mutirão é uma forma de organização para produzir, correspondente, ao nível de desenvolvimento das forças produtivas e ao tipo de relação que os indivíduos estabelecem entre si, é também iam meio de os camponeses desenvolverem outras dimensões de vida social; tudo de conformidade com o Anexo, que consti tui parte integrante e inseparável desta Resolução, e com os autos do Processo n9 19.597/85-UFPA.

Art. 29 Esta Resolução passa a viger a partir da data de sua aprova ção.

03 de julho de 19 86.Reitoria da Universidade Federal do Pará, em

Dr. JOSE SEIXAS LOUREWÇO Reitor

Presidentedo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa

" d

/af.G EU 1 0 3 .0 0 1 .0 2 4

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ANEXO DA RESOLUÇÃO N9 1.347/86-CONSEP .02.

01. Titulo; Mutirão — campo e cidade.02. Núcleo: Altos Estudos Amazônicos (NAEA).03. Objetivos;

- Geral: complementar a pesquisa, já concluída como tese de doutorado, sobre mutirão objetivando a publicação de um

livro sobre o assunto.- Específico; complementar dados do mutirão na pecuária no in

terior do Amazonas (Município de Parintins), e aprofundar dados do mutirão da casa-da-farinha desenvolvido pelo Estado do Pará na Zona Bragantina, nos Municípios de São Miguel do Guamá (comunidade de São Pedro) e Santa Izabel do Pará (comunidade de Catumbi).

04. Resumo da Proposta; 0 projeto tem como tema central o Mutirão.Visa a análise crítica dos mutirões organi

zados pelo Estado e daqueles cujas concepções são passadas e co mandadas pela publicidade organizada, onde as concepções são p^ meadas pela ideologia de participação.

Objetiva demonstrar que o mutirão é uma for ma de organização para produzir, correspondente, ao nível de de senvolvimento das forças produtivas e ao tipo de relação que os indivíduos estabelecem entre si, é também um meio de os campone ses desenvolverem outras dimensões de vida social.

05. Materiais e Métodos; A metodologia que adotamos para o mutirãoparte da análise das condições matéria is

de existência da população estudada.Assim o instrumental para a coleta de da

dos visa colher informações que nos permitem conhecer não apems o que a população produz mas também como se organiza para produ zir. Nessa perspectiva priorizamos a observação participante e a estrevista livre com o seguinte fio condutor definido: identi ficar porque a população realiza mutirão. Para documentar as ob servações utilizaremos fitas cassetes, fotografias e slides.

06. Duração da Pesquisa; Será desenvolvida no período de 12 (doze)meses, a começar em janeiro de 1986.

07. Pesquisador Responsável; Tereza Maria Ferreira Ximenes Ponte.08. Orçamento;

Receita: -PROPESP ...............................Despesa; 3.1.2.0 - Material de Consumo . . .

3.1.3.2 - Outros Serviços e EncargosCz$Cz$

303,92337,95

Gz$ 641,87

G EU 1 0 3 .0 0 1 .0 2 4