município faz entrega de tratores doados a mais quatro...

7
ANO III NUMERO 28 UNAÍ-MG / OUTUBRO / 2013 CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ REALIZA REUNIÃO ITINERANTE NO DISTRITO DE RURALMINAS Através de requerimento do vice presidente da Câmara Municipal de Unaí vereador Edimilton Andrade, foi realizada dia 30 de setembro no Distrito de Ruralminas a 1ª Reunião Itinerante em 2013 naquela localidade com a presença dos 15 representantes do Poder Legislativo. Município faz entrega de tratores doados a mais quatro assentamentos As máquinas foram doadas para as associações de pequenos produtores dos assentamentos Papa-Mel, Santa Clara, Curral do Fogo e São Miguel Página 04 Página 07 Página 02 Página 03 A mais nova mania de Unaí

Upload: trantu

Post on 20-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

ANO III NUMERO 28 UNAÍ-MG / OUTUBRO / 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ REALIZA REUNIÃO ITINERANTE NO DISTRITO DE RURALMINAS

Através de requerimento do vice presidente da Câmara Municipal de Unaí vereador Edimilton Andrade, foi realizada dia 30 de setembro no Distrito de Ruralminas a 1ª Reunião Itinerante em 2013 naquela localidade com a presença dos 15 representantes do Poder Legislativo.

Município faz entrega de tratores doados a mais quatro assentamentos

As máquinas foram doadas para as associações de pequenos produtores dos assentamentos Papa-Mel,

Santa Clara, Curral do Fogo e São Miguel

Página 04

Página 07Página 02

Página 03

A mais nova mania de Unaí

Page 2: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

PágINA 2 UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013 PágINA 3UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013

Diretor PresidenteCarlos Eugênio

[email protected]

Circulação:Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Brasilândia de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, João Pinheiro, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Uruana de Minas, Urucuia, Unaí e entorno do DF

Diagramação:Paulo Cézar S. Duarte(38) 98488533

Arte Final:Carlos Eugê[email protected]

Fones: (38) 3676 - 4063 (38) 8806 - 3408 (38) 9848 - 8548

Rua Santa Clara, 785 Bairro Cruzeiro - Unaí-Mg

As matérias assinadas e comercial-izadas não refletem necessariamente a opinião do jornal, e o conteúdo dos anúncios é de responsabilidade dos anunciantes.

Assessoria Jurídica:Samuel de Lima Gaia e Marcos CoelhoAdvocacia e Assessoria Juridica

O prefeito Delvito Alves e o deputado federal Rodrigo de Castro fizeram a entrega de quatro tratores com grades ara-doras doados pelo município a mais quatro associações de as-sentamentos rurais: Papa-Mel, São Miguel, Curral do Fogo e Santa Clara. O ato ocorreu na Praça da Prefeitura, na manhã de quarta-feira (25/9), e foi acompanhado pelo vice-prefeito Hermes Martins, secretários municipais, asses-sores e auxiliares municipais diretos, vereadores, bem como por lideranças de trabalhadores rurais, representantes de as-sociações rurais e de órgãos governamentais ligados ao setor. O município investiu R$ 500 mil na aquisição das máquinas e implementos.

“Esses pequenos produtores querem continuar no campo, querem trabalhar, querem os filhos também ajudando o cultivo da terra. Por isso, adotamos essa política pública e vamos continuar com ela até o final do nosso governo”, discursou o prefeito Delvito, durante a cerimônia de entrega dos tratores. Segundo o pre-feito, a meta da administração é colocar pelo menos um trator com implementos em cada assentamento ou comunidade rural de Unaí.

“Quando fui procurador do município, cansei de ver presidentes de associações rurais virem ao gabinete se humilhar perante o prefeito para ganhar duas horas de trator. Lugar de trator não é em pátio de Prefeitura, é na zona rural, nas comunidades rurais. Por isso, desenvolvemos essa política pública e, no próximo ano, vamos entregar outros 15 tratores”, desabafou Delvito.

Em seu pronunciamento, o deputado Rodrigo de Castro disse que a parceria do municí-pio com as associações rurais está descortinando um novo momento para o campo. Se-gundo o parlamentar, a doação de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho e de produtividade agrícola.

“Assentamentos que depen-

Município faz entrega de tratores doados a mais quatro assentamentos

diam dos humores de prefeitos nunca completavam o trabalho. Um trator para atender 30 assentamentos corresponde a menor produção, menos recursos para os pequenos agricultores, menor produtivi-dade e menos desenvolvimento econômico para Unaí”, o depu-tado criticou.

Com a proposta de mudar essa realidade, segundo Ro-drigo de Castro, o compro-misso assumido pelo prefeito para alavancar a economia da agricultura familiar e do pequeno agricultor tradicional tornou-se compromisso de todo o grupo ligado ao governo de Minas. “Estamos ao lado do prefeito para atingir a meta de entregar um trator a cada assentamento. Isso é respeito e parceria do poder público com os assentados”.

Em sua fala, o vice-prefeito Hermes Martins também refor-çou que a administração está cumprindo os compromissos assumidos com as associações rurais e está preparando a casa para fazer mais. “É apenas o ponto de partida de programas de governo que ainda serão im-plantados em Unaí”, afirmou Hermes.

Para o secretário municipal da Agricultura, Adriano Dib, a entrega das máquinas significa “autonomia e mobilidade” para as associações fazerem o trabalho na hora certa, e no momento em que precisarem. “Os pequenos produtores não podem aguardar a boa von-tade da Prefeitura, na hora

que couber ao governo”, ar-gumentou, acrescentando que os tratores vão melhorar a vida do pequeno agricultor para a “grande missão de produzir”.

Usaram da palavra também durante a solenidade de en-trega das máquinas, o vereador Edimilton Andrade (repre-sentando a Câmara Munici-pal); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, Waldacir Martins; o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do PA Papa-Mel, Valdivino Soares Rodrigues; a presidente da As-sociação dos Produtores Rurais do Assentamento São Miguel, Eleusa Maria de Barros Lopes; o presidente da Associação Comunitária do Assentamento Rural Curral do Fogo, Jose-nildo Romualdo da Silva; e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do PA Santa Clara, Ednilson Machado Rosa.

Agradeceram as doações, acrescentando ser a realização de um sonho das comunidades, e comprometeram-se a empen-har o melhor dos esforços para fazer valer a parceria que estão firmando com o município. Aumentar a produtividade no campo, segundo os presidentes, significa também melhorar a qualidade e quantidade de alimentos que chegam às pes-soas na cidade. A agricultura familiar é responsável hoje por 60% da produção que chega à mesa dos unaienses.

As máquinas foram doadas para as associações de pequenos produtores dos assentamentos Papa-Mel,

Santa Clara, Curral do Fogo e São Miguel

Ao lado do deputado federal Rodrigo de Castro, a quem considera parceiro no projeto, Prefeito Delvito disse que até o final do seu governo, cada assentamento terá pelo menos um trator

Município entrega 148 barraginhas e 220 curvas de nível

para 43 famílias do PA Taboca

“Vamos fazer nosso trabalho para a agricultura familiar un-aiense ficar conhecida em toda Minas Gerais e no Brasil”. Essa afirmação do prefeito Delvito Alves sinaliza a disposição da administração municipal em trabalhar com foco nos peque-nos produtores, e foi feita na Fazenda Taboca, quarta-feira (2/10), durante entrega de 148 barragens (incluindo bacias para tanque de psicultura) e 60 quilômetros de curvas de nível (220 curvas). O trabalho vai beneficiar 43 famílias de pequenos produtores rurais do Projeto de Assentamento da Fazenda Taboca. O serviço feito pela Secretaria Municipal da Agricultura durou quatro meses e demandou 618 horas de trabalho com pá carrega-deira. Um antigo desejo da comunidade da Taboca. “São ações que vão resultar em práticas de manejo e conser-vação do solo e gerar imensos benefícios na produção”, disse o secretário municipal da Agri-

cultura, Adriano Dib.Nelson Antônio Gaia ,

presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Taboca e Riacho das Pedras, comemora: “fiz-eram um trabalho muito bom para nós. Vai dar uma segu-rança muito grande para nós em produtividade, pastagens e conservação do solo”, afir-mou. “Antes, toda chuvinha que caía levava terra, adubo e calcário para dentro dos córregos e para o Rio Preto. Hoje, com as obras, nosso solo ficará protegido”.

Esse trabalho, segundo Del-vito - “motivo de orgulho para a administração municipal” -, é apenas o projeto piloto de outros que serão expandidos por assentamentos e comuni-dades de pequenos produtores de todo o município. Além da expansão desse projeto, o prefeito lembrou como avanços da política pública a doação dos tratores (com implementos) para as associa-

ções de pequenos produtores e o aporte de aproximadamente R$ 5 milhões para recuperação das estradas rurais.

M e s m o r e a f i r m a n d o a dependência da agricultura familiar em relação ao poder público (“estamos atendendo quem realmente necessita do governo para avançar”), o pre-feito disse que a administração do município não se esquece da agricultura empresarial, im-portante segmento da economia unaiense.

“De jeito nenhum esquecemos a agricultura empresarial, fun-damental para o fortalecimento da economia do município. Já acionamos nossos deputados e estamos lutando muito pela aprovação do dispositivo do Código Florestal mineiro sobre a construção de barramentos de água em veredas e córregos. Acreditamos que o governa-dor Anastasia vai sancionar o projeto de lei que fortalecerá tanto a agricultura empresarial quanto a familiar”, assinalou o prefeito.

Dia 07 de outubro, o P a r t i d o Tr a b a l h i s t a Brasileiro, recebeu Díl-son Rodrigues Barbosa para assinar ficha de fil-iação como o mais novo membro da legenda. Para o ato esteve presente o prefeito Delvito Alves que é presidente da sigla em Unaí e toda a comissão provisória composta por Luciana Alves, presidente da Câmara Legislativa e vice – presidente do partido, Ernandes de Menezes, Adelson José da Silva, Osmar Leitão, José Eugênio Sena Souto e Luiz Pereira Gontijo. Os vereadores Edmilton Andrade e Netinho do Mamoeiro, o vice- prefeito

Hermes Martins, vários secretários do governo municipal, diretores, ami-gos e familiares de Dílson

participaram, demonstrando a importância política do momento.

Fonte: www.prefeituraunai.mg.gov.br

Page 3: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

PágINA 4 UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013 PágINA 5UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013

Shilma Nunes homenageia professores na Câmara de VereadoresEu sei que é de conheci-

mento geral que estamos passando por um período difícil na Educação no Brasil. Vi recentemente em alguns veículos de co-municação relatos de que professores tem entrado de greve reivindicando sa-lários melhores, precisamos admitir que as condições de trabalho nessa área não são ideais.

Acredito que não importa qual profissão você almeja seguir no futuro, no seu caminho sempre terá um professor que te dará as ferramentas certas para que você alcance seus ob-jetivos.

O professor é uma das bas-es da educação de qualquer sistema de ensino, se não for a mais importante. Porém, ao mesmo tempo, é um dos profissionais menos valori-zados e apreciados do nosso país. Não basta investirmos em Educação e escolas melhores e mais modernas, precisamos primeiramente reconhecer e respeitar esse profissional tão importante na formação dos indivíduos que compõem nossa socie-dade. Tenho absoluta con-vicção de que a Educação é o degrau mais importante pro desenvolvimento de

qualquer país, de qualquer cidadão, e também é de direito seu receber uma Educação de qualidade, e isso começa e termina com o profissional que deveria ser o mais respeitado e re-conhecido: o professor.

Que Deus abençoe. Juntos somos mais! Um abraço da vereadora Shilma Nunes. Vereador Netinho em prol

do Bairro MamoeiroSurpreendendo em seu

1º ano de mandato o vere-ador Demétrio Antônio Ferreira Neto (PSB) líder de governo destaca algumas das várias benfeitorias já adquiridas em prol do bairro Mamoeiro.

Saúde – Já está em anda- ymento o projeto de reforma e ampliação do posto de saúde, e recentemente o vereador esteve em BH com o deputado Antônio Lerin, onde conseguiu através de uma Emenda Parlamentar recursos para aquisição de uma ambulância.

Habitação – O vereador yvem trabalhando para que todos os moradores do bairro Santa Clara recebam o mais rápido possível as

escrituras de seus imóveis. Serviços Urbanos – y

Atendendo a pedido do vereador Netinho, o prefeito Delvito Alves autorizou serviços de varrição das ruas asfaltadas do bairro e também limpeza e conser-vação da praça.

Segurança – Após várias yreuniões e reivindicações foi conseguido policia-mento todos os dias para o bairro.

Esporte – Em breve yserá reativada a escolinha de futebol no bairro com treinador.

Infra Estrutura – A rede yde esgoto em breve será iniciada as obras, o que mudará de vez a realidade do bairro. A pavimenta-

ção asfáltica dos bairros Mamoeiro, Santa Clara e Adjacências também faz parte de suas lutas, pois é público e notório que é um grande sonho do verador que é morador do bairro. “Lutarei até que sejam con-cretizadas as obras de pavi-mentação asfáltica em meu bairro,” Disse Netinho. “E a luta continua”, concluiu.

Vereador Netinho e Zé do Juca presidente do Bairro Mamoeiro

O vereador Paulo do SAAE nos últimos meses vem realizando inúmeras visitas a diversos órgãos em busca de soluções para alguns problemas de cidadãos unaienses. Dentre várias visitas podemos resaltar a com o presidente da CEMIG, Agnaldo Morais Ataíde, objetivando solucionar os problemas de ilumi-nação publica nos bairros e ampliação de redes urbanas e rurais. Foi recebido pelo presidente da COHAB-MG, Otacílio Machado Júnior e o vice presidente Ludwig Von Klaus Dovik Gischewiski para tratar da regulamentação das escrituras das habitações quitadas construídas pela a empresa estatal, localizadas em alguns bairros no município de Unaí. Os cidadãos cuja situação se encaixe no termo de pendência com relação a documentações e débitos poderão estar se informando junto ao vereador, que atenderá e estará procurando trazer uma solução plausível a questão. Esteve também com Erivalda Suzuki, Secretária de Estado de Esporte e da Juventude em busca de recursos para melhorar ainda mais o desporto unaiense. Sabendo-se que já contamos com academias populares e particulares, quadras poliesportivas, projetos voltados ao meio esportivo, ao qual o vereador almeja explorar esse potencial com maior atenção. (Isaias 40:31) – Mas os quem esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.

Vereador Paulo do SAAE ladeado pelo presidente da COHAB senhor Otacílio Machado e o vice presidente Sr. Ludwig Von Klaus

Presidente da CEMIG Agnaldo Morais e a Secretária de Estado de Esporte e da Juventude junto a Paulo do SAAE

Vice prefeito Hermes Martins, prefeito Delvito Alves, assessor de comunicação Osmar Leitão e o vereador Netinho do Mamoeiro

Page 4: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

PágINA 6 UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013 PágINA 7UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013

Nesta segunda feira em re-união ordinária a vereadora Dorinha Melgaço(PDT), presi-dente da Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher discor-reu acerca o que é a campanha de prevenção do câncer de mama. São milhares de víti-mas por ano, necessitando avanços nos tratamentos mais rápidos para as mulheres, no diagnóstico da doença. É pre-ciso que as mulheres façam o tratamento de prevenção. Isso poderá diagnosticar e levar a um número menor de vítimas. Essa é uma campanha correta e todo o Brasil está aderindo. Refiriu-se ao tema que está em destaque nesse Outubro Rosa, as ações de prevenção ao Câncer de Mama, doença que a segunda maior causadora de mortes entre as mulheres, só em 2011 foram 13.225 vítimas no Brasil. Portanto, demonstra a relevância que é esta campanha, pois sendo diagnosticada precocemente pode ser curado em quase 100% dos casos. Avanços em políticas públicas de acesso à prevenção, políticas edu-cativas e de conscientização da população é necessário, avançar no tratamento rápido das mulheres após diagnos-ticada a doença, ressaltando

também o acesso à cirurgia de recomposição dos seios no caso das mulheres submetidas à mastectomia, o que promove o aumento da auto-estima e a força para enfrentar a doença. Mas ainda é necessário avançar mais, que possamos fazer não só um Outubro Rosa, mas todo o ano rosa, aumentando a conscientização, o acesso e o tratamento ao Câncer de

Mama, salvando e cuidando das mulheres Unaienses. Rela-tou sobre a carreta da Secretaria Estadual da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Unaí desde o dia 06 de outubro realizando 50 mamografias dia, e que este programa de atendimento irá permanecer no nosso município até o início de Dezembro, perfazendo mais de 2000 tomografias.

Entrega de Moções da Câmara Municipal de UnaíFoi entregue pelo vere-

ador Paulo Arara, Moção de Congratulação ao em-presário Sr. Adelcimon Geraldo de Paula, propri-etário da AGP Financeira, pelos relevantes serviços prestados à sociedade un-aiense, em especial a popu-lação carente, seja através da Associação São Vicente de Paula ou pela igreja em geral. Também ao Jovem Antony Schwarzenegger Mariano da Silva, pela a excelente gestão como presidente do LEO Clube de Unaí “Marina Góes”, gestão 2012/2013. Pelos vereadores Thiago Mar-tins e Adilson da Saúde foram entregues Moções de congratulação pela conquista do 3º lugar na 1ª Competição Nacional de Mediação, promovida pelo Conselho Nacio-nal de Justiça – CNJ, aos acadêmicos Miriã Fran-cielly Souza de Paula, Carla Machado da Silva Lemos e Marcelo dos San-tos Chagas e também a professor Kátia Analu de Paula Oliveira pela co-ordenação da equipe.

No dia 12 de outubro de 2013 no Porto Vitória localizado no Setor de Clubes Sul em Brasília DF, aconteceu o Enlace Matrimonial de Ana Sara e Luíz Alberto, iniciando assim mais uma linda história de amor. Felicidades aos Nubentes.

Com sentido de dupli-cidade fica os parabéns à Mônica Alves Rodrigues pelo seu aniversário comemorado dia 07/10 e pela conclusão de sua faculdade de pedagogia. Felicidades e Sucesso.

Parabéns Mônica Alves Rodrigues

CASULO Alda Alves Barbosa

lança seu 4º livroEm 25 de setembro, a escritora e poeta unaiense

Alda Alves Barbosa lançou seu mais recente livro, Casulo. Casulo é o quarto livro escrito por Alda Alves Barbosa. Apaixonada por esta terra, já escreveu os causos e histórias vividos por ela ou contados por outras pessoas, e declarou seu amor pelo chão e pelo Rio Preto em belas poesias e contos. Em Casulo, Alda Alves Barbosa externa com ousadia e delicadeza os sentimentos mais profundos da alma humana.

Municípios da base do Deputado Inácio Franco assinam convênio do ProMunicípio esta semanaO Deputado Inácio Franco comemora mais

um grupo de municípios de sua base política beneficiado pelo Programa ProMunicípio. O Governo do Estado assina esta semana convênio que vai destinar soma superior a R$ 2,9 milhões aos municípios de Abaeté, Cabeceira Grande, Formoso, Natalândia, Paineiras, Riachinho e Uruana de Minas para investimentos em infraestrutura viária. O evento acontecerá, no dia 24 de outubro, às 15 horas, na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, em Montes Claros.

Prefeitos das cidades contempladas estão sendo aguardados para a cerimônia no Norte do Estado. O Deputado Inácio Franco afirma que as parcerias com as prefeituras e câmaras municipais são fundamentais para assegurar os recursos destes convênios. “Quando so-mamos nossas forças, conseguimos atender as principais demandas reivindicadas da população,” conclui o parlamentar.

Solenidade na sede da 16ª Cia PM Ind MAT

Aconteceu em 11/10 na sede da 16ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, em Unaí (Noroeste de Minas), a solenidade de entrega de equipamentos (Barco, motor de popa, carretinha semirreboque, computadores, impressoras, Tablet’s, dentre outros). Através de uma parceria entre a 16ª Cia PM Ind MAT, o Ministério Público Estadual de Minas Gerais e o Conselho de Segurança Pública Urbano (CONSEP), os bens e serviços foram adquiridos por meio de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC’s). Os equipamentos serão destinados à potencialização das fiscalizações de trânsito rodoviário e meio ambiente, bem como o aprimoramento das atividades administrativas e melhorias das instalações da sede da Unidade. A solenidade foi presidida pelo Comandante da 16ª Região da Polícia Militar, Coronel PM Hercules dos Reis Silva. O Promotor de Justiça da Comarca de Unaí, Drº. Diogo Cabral Glordano Garlos entregou um Tablet ao Coronel PM Hercules, o mesmo gesto foi realizado pela Presidente do CONSEP, Drª. Adriana Oliveira Batista ao Maj PM Adinan José Braga, simbolizando os equipamentos que foram recebidos pela Unidade. Estiveram presentes à cerimônia, autoridades civis e militares.

FATO E FOTOS

Vereadoras Luciana Alves, Dorinha Melgaço e Shilma Nunes aderindo a causa

Page 5: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

PágINA 8 UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013 PágINA 9UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013

MITOS DA MÚSICA

Ultraje a Rigor

O Ultraje a rigor foi formado no final de 1980, inicialmente como uma banda de covers, principalmente Beatles, rock dos anos 60, punk e new wave. Depois de algumas formações provisórias, Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard começaram a se apresentar em festas e bar-zinhos. Em 1982, ainda sem um nome fixo, decidiram por Ultraje a rigor, já que nunca eram muito fiéis às versões originais dos covers que fa-ziam, frequentemente avacal-hados ou distorcidos. O nome Ultraje a rigor foi escolhido meio por acaso. Roger e Leôspa estavam tentando achar um nome durante uma festa em que se apresentavam. Roger sugeriu Ultraje, mas achava meio punk demais (para a época, pelo menos). Roger então perguntou a Edgard, que chegou no meio da conversa, o que ele achava de Ultraje. Edgard, sem entender direito a pergunta, disse: “que traje? O traje a rigor?” Roger e Leôspa adoraram e adotaram então este nome. Logo depois, Sílvio sairia, entrando Maurício em seu lugar. Com esta formação, em abril de ‘83 participaram do projeto Bôca no Trombone, do Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, seu primeiro show só com composições próprias. Foram contratados após uma das apresentações pelo produ-tor Pena Schmidt, na época contratando grupos para a WEA. Gravaram seu primeiro compacto, “Inútil/Mim quer tocar”, que, por problemas com a Censura, só saiu em outubro daquele ano. Após a gravação do compacto, agora fazendo mais shows, Edgard, já na época com o Ira (ainda sem ponto de exclamação), não pôde mais dividir-se entre os

dois grupos. Para o seu lugar foi chamado Carlinhos. Com esta formação,gravaram seu segundo compacto, “Eu me amo/ Rebelde sem causa” em ‘84. “Eu me amo” foi bem nas rádios, impulsionado um pouco pela polêmica coincidência de refrões com a música Egotrip, da Blitz. Mas o lado B do compacto, que começou a tocar no começo de ‘85 foi que detonou a explosão do Ultraje. Seu primeiro LP, “Nós vamos invadir sua praia”, lançado a seguir e puxado inicialmente por “Ciúme”, foi um enorme sucesso. Foi o primeiro LP de rock nacional a conseguir dis-cos de ouro e platina. Das 11 músicas do disco, 9 foram amplamente executadas e o Ultraje quebrou recordes de público em diversas casas de shows no Brasil inteiro. No começo de ‘86, gravaram um EP chamado “Liberdade para Marylou”, com uma versão remixada de “Nós vamos in-vadir sua praia”, o “Hino dos cafajestes” e a música “Mary-lou” gravada em ritmo de carnaval e com as frases cen-suradas substituídas por frases de trombone. “Marylou” arre-bentou nos bailes de carnaval daquele ano e até hoje continua sendo tocada quase como um clássico de carnaval. Já em ‘87, gravaram seu segundo LP, “Sexo!!”. Durante a gravação deste disco, Carlinhos, que já pensava em mudar-se para Los Angeles para formar sua própria banda (o que acabou fazendo), saiu para dar lugar a Sérgio Serra na guitarra. O disco foi tão bem sucedido quanto o primeiro, quebrando um tabu da indústria fonográ-fica, que ditava que um primeiro disco que vendesse muito bem era sempre suce-

dido por um fracasso. Isso não aconteceu. O disco foi lançado com um show-surp resa histórico na Avenida Paulista, uma das principais avenidas de S. Paulo, provocando um con-gestionamento de vários quilômetros. Nova tournée por todo o Brasil, novas músicas estouradas nas rádios e nada de férias, desde ‘84. Em ‘89, amadurecidos e um pouco es-tressados pelas longas tournées, gravaram “Crescendo”, seu terceiro LP. O disco vendeu bem, mas a mídia já não estava tão interessada no Ultraje, após 4 anos de sucesso ininterrupto. Mesmo assim, o Ultraje ainda provocava polêmica, ao provo-car o anunciado fim da Cen-sura oficial com a música “Filha da Puta”. Palavrões não eram coisa comum naquela época, muito menos num re-frão. Logicamente, a música foi censurada extra oficial-mente em diversas rádios e em programas de TV, o que tam-bém atrapalhou na divulgação do disco. Outras músicas, com palavrões leves ou temas pi-cantes, como “O Chiclete” e “Volta comigo”, que fala de adultério, também tiveram a execução prejudicada. Em ‘90, o Ultraje volta às origens e lança “Por Quê Ultraje a rig-or?”, um disco de covers que faziam parte de seu repertório original. Maurício, casado com uma americana, muda-se para Miami (onde vive até hoje) e Andria Busic entra em seu lu-gar provisoriamente, sendo substituído por Oswaldo um mês depois (Foto 4). Quase um ano de tournée depois, e Roger percebe que o Ultraje já não era a mesma coisa. Leôspa, casado, já não tinha mais a mesma disposição para viajar e ensaiar, Sérgio Serra queria sair para formar sua própria banda e Oswaldo preferia trabalhar em seu estúdio profissional. Após uma conversa com Leôspa, decide procurar novos inte-grantes que quisessem con-tinuar o Ultraje a rigor. A nova formação - Procurando em bares e shows de bandas inici-antes, encontra Flávio Suete, baterista que tocava com a banda Nem e com o Central Scrutinizer Band, cover de Frank Zappa. Flávio indica Serginho Petroni, baixista com o Zappa cover. Jun tos , começam a fazer audições para

novos guitarristas. Após meses de ensaio e procura, acabam encontrando Heraldo Paar-mann, por meio de um anúncio informal na rádio Brasil 2000 (hoje 107,3 FM). Continuam com os ensaios e uns poucos shows para entrosamento. Em 1992, contra a vontade do grupo, a gravadora lança uma coletânea, “O mundo encan-tado do Ultraje a rigor”, sendo a palavra “encantado” uma ironia de Roger com relação ao encanto dos primeiros anos e as dificuldades com a grava-dora, em relação a novos pro-jetos. Apesar de ser uma co-letânea, o disco tem duas faixas inéditas gravadas com esta formação , além de algu-mas gravações diferentes de sucessos anteriormente lança-dos. Ainda em ‘92, revoltados com o descaso da gravadora com o grupo, gravam de ma-neira independente “Ah, se eu fosse homem “, uma divertida divagação sobre as dificuldades encontradas pelos homens fr-ente à nova posição da mulher pós-movimentos feministas. A fita com esta música, dis-tribuída às rádios pelo próprio grupo, acaba provocando a reação esperada. Em ‘93, num clima já tenso com a grava-dora, lançam “”Ó!”, seu sexto LP, o quarto com músicas in-éditas, gravado às pressas e com orçamento pequeno, por imposição da gravadora. Foi um disco um pouco estranho, ainda pouco entrosado com relação a estilo e praticamente ignorado pelo departamento de divulgação da Warner. Teve um clip de sucesso na MTV, “(Acontece toda vez que eu fico) Apaixonado” e sucesso discreto na mídia e nas lojas, embora tenha agradado seus fãs mais fiéis e conseguido alguns novos fãs. Em ‘95, nova coletânea, dessa vez, sem nem o conhecimento do grupo, foi lançada. Faz parte de uma série chamada “Geração Pop”. Em ‘96, também de surpresa para a banda, lançaram uma série chamada “O melhor do Ultraje a rigor/2 é demais!”, reunindo os dois primeiros LPs do Ult-raje, sem as faixas bônus dos CDs originais. Sem nunca se incomodar em avisar a banda, mas já não “de surpresa”, a Warner lança mais duas co-letâneas, em ‘97 “Pop Brasil”, na verdade uma reedição do Geração Pop com menos músi-cas e em ‘98 “Ultraje a rigor Vol. 2 / 2 é demais!” com o terceiro e quarto discos da banda reunidos em um CD e, mais uma vez, sem as faixas bônus originais. No início de ‘99 Serginho deixa a banda para seguir carreira como En-genheiro Químico. Mingau assume o baixo. Logo depois, o Ultraje a rigor assina con-trato com a Deckdisc/Abril

Music para lançar “18 anos sem tirar!”, um disco ao vivo, com algumas canções inéditas gravadas em estúdio. O CD é muito bem recebido por público e crítica e recebe o disco de ouro por vendagens acima de 100.000 cópias, es-tourando a faixa “Nada a de-clarar”, que critica o tédio e a falta de assunto geral do cenário musical e da juventude em especial. Em Maio de 2002, novamente o Ultraje precisa de um ajuste na formação. Logo antes de começarem as grava-ções de Os Invisíveis, Flávio e Heraldo estavam distanciando-se das intenções musicais de Roger e Mingau. Havia insat-isfação de ambas as partes e a melhor solução era a separa-ção. Para gravar o disco e continuar com o grupo foram chamados Sérgio Serra, que adorou voltar ao Ultraje, e Bacalhau, ex-Rumbora e Little Quail, que também aceitou imediatamente o convite . O disco sai em Agosto de 2002, puxado pela faixa Domingo eu vou pra praia, que no dia de seu lançamento foi uma das mais executadas no país. Em 2005, aceitando um convite da Deck-disc e da MTV, o Ultraje grava seu CD e primeiro DVD na carreira, Acústico MTV, ambos recebidos muito bem pela crítica e público e ambos ating-indo as marcas de CD de Ouro e DVD de Ouro. O Ultraje grava de maneira diferente, considerado por muitos como o Acústico MTV mais roqueiro de todos. A banda é apresen-tada a uma nova geração que só tinha ouvido falar do Ult-raje através de pais e irmãos e faz enorme sucesso com ela. Outras coletâneas continuam sendo lançadas pela Warner regularmente, em 2006 e 2007.

Em 2010, houve o anúncio do lançamento da biografia Nós Vamos Invadir sua Praia, que mostra a história da banda. O livro foi lançado em abril de 2011 pela Editora Belas Letras . Roger disse que pretende gravar ainda este ano um CD e DVD ao vivo, comemorando os 30 anos de carreira. Desde junho de 2011, a banda faz parte do elenco do talk show Agora é Tarde, como banda fixa. Com isso, a banda voltou a ter um maior destaque na grande mídia, se apresentando em grandes festivais, como o SWU, onde tiveram problemas com a produção do cantor britânico Peter Gabriel, e no Revellion na Paulista. Recente-mente, a banda lançou pela Deckdisc um álbum em parce-ria com os Raimundos, intitu-lado O Embate do Século: Ultraje a Rigor vs. Raimundos. A idéia do projeto é de que uma banda regrave da outra, e vice-versa.

Fonte: Ultraje a Rigor Ofi-cial

CULINáRIAINgREDIENTES

Massa900 ml de água filtrada1/4 de xícara de óleo de soja6 cubos (cerca de 60 g) de caldo de galinha650 g de farinha de trigo es-pecial

Recheio e acabamento900 g de peito de frango cozido e finamente picado1 cebola pequena bem picada1/4 de xícara de salsinha bem picadaSal e pimenta-do-reino900 g de requeijão cremoso (catupiry)500 g de farinha de rosca (para empanar)1 litro de óleo (ou mais, se

necessário, para fritar)Modo de preparo

MassaNuma panela grande, coloque

a água junto com o óleo de soja e o caldo de galinha e leve ao fogo. Assim que ferver, sem desligar o fogo, vá colo-cando aos poucos a farinha de trigo peneirada, continuando a mexer até que a massa se solte do fundo da panela e esteja suficientemente cozida e lisa (cerca de dez minutos). Reserve e deixe esfriar só até que seja possível pegá-la com as mãos.

Recheio e acabamentoTempere o frango picado

com a cebola, a salsinha, o sal

e a pimenta-do-reino a gosto. Pegue pequenas porções de massa (cerca de uma colher de sopa ou 30 gramas) e abra na palma da mão. Recheie com meia colher (sobremesa) de catupiry e uma colher (so-bremesa) de peito de frango temperado. Feche a massa sobre o recheio e modele-a em formato de coxinha. Tente modelar a massa fininha, sem remendos, puxando o bico da coxinha e fechando bem para

que ela não abra enquanto frita. Coloque a farinha de rosca numa tigela e passe por ela as coxinhas uma a uma. Numa panela funda, coloque o óleo e aqueça. Dependendo do tamanho da panela, junte mais óleo, de modo que as coxinhas fiquem submersas. Frite-as aos poucos, até estarem cro-cantes e douradas. Escorra bem e coloque-as sobre papel absorvente antes de servir

Coxinha de Frango com Catupiry

FACISA – Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí

CONVITE IV Congresso de Iniciação à Pesquisa

30 de Outubro de 2013 a 1º de Novembro de 2013.LOCAL DO ENVENTO: CAPUL - Rua Prefeito João Costa, nº

1375 – Bairro: Planalto – Unaí - MGTema:

PESQUISA, SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PARA A SOCIEDADE.

Informações: Prof. MSc. Maria da Gloria A. M. Ferreira / Prof. Espec. Daniel Suzuki ([email protected]) – Núcleo de

Apoio à Pesquisa – NAP

FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE DE UNAÍ – FACISA.AV. GOVERNADOR VALADARES, Nº1441 – CENTRO – UNAÍ - MG

Page 6: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

PágINA 10 UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013 PágINA 11UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013

Editado em 23/10/2013

Voyage 1.6 MI 8V Total Flex 4P Manual 2013/2014 Voyage 1.6 MI Trend 8V Total Flex 4P Manual 2013/2014 Palio 1.8 Weekend MPI Adventure Locker 8V Flex 4P Dualogic 2010/2010 Linea 1.8 HLX 16V Flex 4P Dualogic 2009/2010 Gol 1.0 MI 8V Total Flex 4P Manual G.VI 2013/2014 Gol 1.0 MI 8V Total Flex 4P Manual G.VI 2013/2014 Voyage 1.6 MI Trend 8V Total Flex 4P Manual 2012/2013 Fox 1.6 MI I-MOTION 8V Total Flex 4P AUTOMA-TIZADO 2010/2011 Vectra 2.0 SFI GT Hatch 8V Flexpower 4P Manual 2009/2009 Gol 1.6 MI 8V Total Flex 4P Manual G.V 2011/2012 Polo Sedan 1.6 MI 8V Total Flex 4P Manual 2009/2010 Punto 1.4 Attractive 8V Flex 4P Manual 2009/2010 Gol 1.0 MI 8V Total Flex 4P Manual G.V 2012/2013 Gol 1.0 MI Trend 8V To-tal Flex 4P Manual G.V 2011/2012 Voyage 1.0 MI Trend 8V Total Flex 4P Manual 2010/2010SpaceFox 1.6 MI Com-fortline 8V Total Flex 4P Manual 2006/2007 Palio 1.8 MPI ELX 8V G a s o l i n a 4 P M a n u a l 2009/2010

Gol 1.0 MI 8V Total Flex 4P Manual G.V 2009/2010 Uno 1.0 WAY 8V Flex 4P Manual 2011/2012 Fiesta 1.0 MPI GL Class 8V Gasolina 4P Manual 2010/2010 Gol 1.0 MI Trend 8V To-tal Flex 4P Manual G.V 2009/2010 Uno 1.0 MPI Mille Way Economy 8V Flex 4P Manual 2011/2012 Siena 1.0 MPI Fire 8V Gaso l ina 4P Manua l 2009/2010 Corsa 1.0 MPFI Clas-sic Sedan 8V Gasolina 4P Manual 2008/2009 Prisma 1.4 MPFI Maxx 8V Econoflex 4P Manual 2008/2009 Palio 1.0 MPI Fire 8V Gaso l ina 4P Manua l 2008/2008Gol 1.0 MI Trend 8v To-tal Flex 4p Manual G.IV 2007/2008 Astra 2.0 MPFI Advantage 8V Flexpower 2P Manual 2004/2005 Celta 1.0 MPFI VHC Spirit 8V Gasolina 4P Manual 2008/2009 Uno 1.0 MPI Mille Fire 8V Gasolina 4P Manual 2007/2008 Fiesta 1.0 MPI PERSON-NALLITÉ Sedan 8V Gaso-lina 4P Manual 2003/2003 Siena 1.0 MPI Fire EX 8V Gasolina 4P Manual 2003/2004 Gol 1.0 MI 8V Gasolina 4P

Manual G.III 2003/2004 Corsa 1.0 MPFI Clas-sic Sedan 8V Gasolina 4P Manual 2001/2001 Celta 1.0 MPFI 8V Gaso-lina 4P Manual 2004/2004 Gol 1.0 MI Plus 8V To-tal Flex 4P Manual G.III 2005/2005 KA 1.0 I 8V Gasolina 2P Manual 2004/2005 Uno 1.0 MPI Mille 8V G a s o l i n a 4 P M a n u a l 2003/2004 U n o 1 . 0 M P I M i l l e Fire 8V Flex 4P Manual 2004/2004 Polo 1.8 MI Classic Sedan 8V Gasolina 4P Manual 2000/2000 Gol 1.0 MI Special 8V G a s o l i n a 2 P M a n u a l 2003/2003 Palio 1.0 MPI Fire 8V Flex 2P Manual 2000/2001

KA 1.0 I 8V Gasolina 2P Manual 2003/2004 Gol 1.0 MI Special 8V G a s o l i n a 2 P M a n u a l 2000/2001 Uno 1.0 MPI Mille Smart 8V Gasolina 4P Manual 2001/2001 Palio 1.0 MPI Young 8V Gasolina 2P Manual 2001/2001 Gol 1.8 CL 8V Gasolina 2P Manual 1997/1997 Fiat Uno 1.0 MPI Mille Smart 8V Gasolina 4P Manual 2000/2001 Gol 1.8 GTS 8V Gasolina 2P Manual 1993/1993 Corsa 1.0 EFI Wind Super 8V Gasolina 2P Manual 1996/1997 Fiesta 1.0 MPI 8V Gasolina 2P Manual 1997/1997 Gol 1.6 C 8V Gasolina 2P Manual 1994/1994

AVISO DE LICITAÇÃOA Câmara Municipal de Unaí – MG, torna público que realizará Licitação, na

modalidade – Pregão Presencial nº 011/2013 – Objeto: Aquisição de Equipamentos de informática (notebook e Acess Point). Data de Julgamento: 04/11/2013 – Horário de Julgamento: 14:00 horas, na Av. José Luiz Adjuto, 117 centro. O edital está disponível no site: www.camaraunai.mg.gov. – Informações (38) 3676-1477 das 12:00 às 18:00 horas, ou pelo e-mail: [email protected] – Unaí –MG, 22 de outubro de 2013 – Deusdete José Ferreira – Pregoeiro

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 03/2013Pelo presente EDITAL de convocação o presidente da comissão provisória do

SINDIBURI sindicato dos servidores públicos municipais de Buritis MG no uso das suas atribuições legais convoca todos os servidores públicos municipais afiliados ao SINDIBURI para eleição da DIRETORIA EXECUTIVA , CONSELHO FISCAL E DELEGADOS SINDICAL, que se realizará no dia 08 de novembro de 2013 das 08:00 as 17:00 horas, na nova sede, Avenida Bandeirantes 450 centro Buritis MG, com uma urna fixa e demais urnas itinerantes passando pelos locais de trabalho.

O prazo para inscrições de chapas será de (05) cinco dias, de 28 de outubro a 1º de Novembro de 2013

De 08h00 as 12h00 de 14h00 as 17h00 horas no endereço já citado.Buritis 23 de Outubro de 2013

Francisco das Chagas Pereira da SilvaPresidente da Comissão Provisória

Este an imal se chama Chrysocyon brachyurus que quer dizer “animal dourado de cauda curta”. É chamado Guará porque em tupi-guarani, a língua dos indígenas, guará significa “vermelho”. Tem o corpo todo dourado; as patas e os pelos da nuca pretos; a cauda, o papo e um pouco do rosto brancos. É branco tam-bém o pavilhão das orelhas, que se movimentam como um radar, captando todos os sons e movimentos. É o maior canídeo da América do Sul, sendo encontrado desde o sul da Amazônia até o Uruguai, excetuando-se o litoral, os picos de altitude e a Mata Atlântica. É canídeo, ou seja, da família do cachorro, do cachorro-do-mato, do coiote,

LOBO gUARá

do chacal, da raposa e do lobo europeu, estadunidense e canadense, o Canis lupus. E é o maior canídeo da América do Sul porque a fêmea mede 90cm e o macho, 95cm, aproximada-mente. E da ponta do focinho até a ponta do rabo, 1,45m. Suas patas são altas para facili-tar seu movimento nos campos, já que é um animal do Cerrado. O Chrysocyon brachyurus não é animal das matas fechadas, é um animal campestre, andando em estradas e em trilhas e onde há campos com baixa vegetação. Por sinal, quem for andar para o Banho do Belchior, Pinheiros, Tanque Grande, Prainha, Cascatinha e Bocaina poderá ver com muita facilidade as pegadas

do lobo guará nas trilhas. São quatro dedos, sendo que os dois do meio são um pouco mais juntos, almofada e gar-ras. Estima-se que a espécie do Chrysocyon brachyurus vive 16 anos, pesa em média 25kg e anda 30Km por noite caçando. É um animal de hábitos noturnos, mais ágil ao entardecer e ao amanhecer. Durante o dia fica descansando sobre a relva, deitando-se cada dia em um lugar. Não fica em tocas. O Chrysocyon brachyurus é onívoro: come de tudo. Come pequenos animais e aves. Ele continua caçando, independente da comida que nós oferecemos a ele. Esta comida não o deixa dependente dos padres. Dos pequenos animais, ele come rato, gambá, coelho, coelho-do-mato, preá, cobra, sapo; das aves, come jacu (Penelope obscura e P. Superciliaris), saracura e outras. Por sinal, precisa dos pelos dos animais e das pe-nas das aves para facilitar os movimentos peristálticos, da digestão. Come também fru-tas, como a fruta-do-lobo ou lobeira (Solanum lycocarpum), pêssego, maracujá, goiaba, etc. Além disso, é atraído por cheiros fortes, como o de frutas e comida apodrecendo, motivo pelo qual costuma revirar as lixeiras.

O Guará tem hábitos soli-tários; não vive em alcatéia,

em grupo, como o Canis lupus. Também não uiva, ele late. Aqui no Caraça, nós temos apenas um casal de lobos. Não cabem mais, porque são territorialistas, demar-cando todo o território com a urina. O casal precisa de 2.500 hectares (2.500 campos de futebol). É mais ou menos o que temos aqui no Caraça de Cerrado. Nossa propriedade mede 11.233 hectares, mas não podemos contar, para o lobo, a Mata Atlântica e os picos de altitude. É animal do Cerrado. O acasalamento se dá em abril e maio. Sabe-mos disso porque o tempo do acasalamento é quando o macho e a fêmea começam a andar juntos. Inclusive sobem até a Igreja e comem juntos na bandeja. A gestação é de 62-65 dias. Os filhotes, de 1 a 3, nascem cinza escuro e são colocados em buracos, às vezes de cupinzeiros, para ficar mais protegidos. Por 2-3 meses, são alimentados pelos pais, que regurgitam o alimento para eles. Depois começam a fazer pequenas caminhadas com a fêmea, geralmente, até que no 5º-6º mês começam a aprender a caçar e, no Caraça, começam a aprender a subir as escadas da

Igreja. Uma fêmea já foi vista empurrando com o focinho um filhote escada acima.

Quando chegam a 1 ano, à maturidade sexual, é como se perdessem a relação de parentesco e ficassem a ter apenas relação de gênero. Aí precisam disputar o território. Os machos lutam entre si e as

fêmeas lutam entre si. Os que vencem dominam o território e expulsam os demais, que vão procurar outros campos de cerrado para sobreviver. O filhote pode acasalar com a mãe, o irmão com a irmã, se forem o casal vencedor nas disputas pelo território.

Page 7: Município faz entrega de tratores doados a mais quatro ...jornalalternativo.net/wp-content/uploads/2013/10/Edicao028.pdf · de máquinas significa aumento na capacidade de trabalho

PágINA 12 UNAÍ - MG / OUTUBRO / 2013