mundo reto com um papo avelino -...

8
Edição Nº 30 • Ano II • 17 a 30 de setembro de 2015 mundo PÁGINA 4 O QUEBRA-CABEÇA DOS PRÉDIOS PÁGINA 5 PÁGINA 7 DESVENDAMOS O EDIFÍCIOS DO CAMPUS MISTÉRIO DA NUMERAÇÃO DOS UM PAPO RETO COM #DOEÓRGÃOS, DOE VIDA AVELINO ZORZO, DA INFORMÁTICA FOTOS: ARQUIVO PUCRS

Upload: duongphuc

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição Nº 30 • Ano II • 17 a 30 de setembro de 2015

mundo

PÁGINA 4

O QUEBRA-CABEÇADOS PRÉDIOS

PÁGINA 5

PÁGINA 7

DESVENDAMOS O

EDIFÍCIOS DO CAMPUS

MISTÉRIO DA NUMERAÇÃO DOS

UM PAPO

RETO COM

#DOEÓRGÃOS,

DOE VIDA

AVELINO

ZORZO, DA

INFORMÁTICA

FOTO

S: A

RQU

IVO

PU

CRS

Agora, nas sextas-feiras, você pode visitar o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) até às 21h! O novo horário incentiva o acesso do público para despertar ainda mais a curiosidade e o gosto pelas ciências. E olha só: até 4 de outubro, o MCT recebe a exposição A herança da Terra – salvar o planeta do Pequeno Príncipe, parceria da Aliança Francesa de Porto Alegre com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude. Ilustrada com fotografias da Terra e do universo feitas pela Nasa, pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais do governo francês, pela Agência Espacial Europeia e pelo fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, a exposição marca a atualidade da obra de Saint-Exupéry e provoca a reflexão sobre o destino do homem e do planeta. O Museu funciona de terça a quinta, das 9h às 17h. Sexta-feira, das 9h às 21h; e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO

: BRU

NO

TO

DES

CHIN

I

Fone: 3353-4446 ou ramal 4446Site: www.pucrs.br/mundopucrsE-mail: [email protected] page: www.facebook.com/ mundopucrs

Fale com a gente

23 A 25 DE SETEMBRO – 6º Congresso Internacional de Ciências CriminaisAuditório térreo e sala anexa do prédio 50. Abertura no dia 23, às 19h30min, com a conferência O mundo de hoje e o Direito Penal: algumas reflexões críticas, de José de Faria Costa (Universidade de Coimbra). Evento com participação de professores convidados de Portugal, Itália, Argentina e de diversas universidades do Brasil. Entre os temas, direito penal, constituição e os novos rumos na prevenção e repressão da corrupção. Voltado a alunos de graduação e pós da PUCRS e interessados. Promoção: Faculdade de Direito. Inscrições: www.pucrs.br/eventos/cienciascriminais. Informações: 3320-3680. 25 DE SETEMBRO – Incubação RAIAR Inscrições abertas para seleção de empresas para a incubação na Raiar da PUCRS. Para conhecer mais sobre o processo, a incubadora está realizando visitas guiadas, quando apresenta o ambiente e sua metodologia. Inscrições e informações: www.pucrs.br/raiar.

ATÉ 25 DE SETEMBRO – Curso Produção de Trabalhos Acadêmicos Último dia para inscrições. Acesse http://goo.gl/d0XNBx. O curso de extensão será realizado na modalidade a distância, por meio do moodle. A oficina, voltada a estudantes de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, de todas áreas, será ministrada pelo professor Jurandir Malerba, do curso de História. Interessados devem encaminhar uma cópia do RG e do CPF para o e-mail [email protected].

25 E 26 DE SETEMBRO – 1º Seminário de Modelos Farmacológicos e Experimentais Aplicados ao Estudo da Memória Sala 701 do prédio 40. O evento vai discutir as ferramentas utilizadas na pesquisa básica da neurobiologia da memória, suas descobertas e implicações na prática clínica. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Medicina. Informações e inscrições: http://eventos.pucrs.br/memoria2015/.

28 A 30 DE SETEMBRO – 28º Set Universitário

Entre as novidades desta edição, está o número de categorias, que subiu de 44 para 45, com o acréscimo de Publicação Impressa – Livro. O evento, que teve recorde de inscrições para a mostra competitiva, com 1.177 trabalhos, terá palestras e oficinas nos prédios 40 e 7. O SET estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual e Design. Promoção: Famecos.

17 DE SETEMBRO – Capacitação de Monitores para Eventos PUCRSAs inscrições vão até 5 de outubro. Alunos interessados podem inscrever-se na Proex, prédio 40, sala 201, das 8h às 20h. A capacitação será em 8 de outubro, no auditório do prédio 9, em dois horários: das 11h30min às 13h30min e das 17h30min às 19h30min. 17 DE SETEMBRO – Oportunidades de Carreira na P&GAuditório do prédio 9, às 18h. A palestra apresenta a empresa e auxilia a entender os desafios do mercado. Inscrições: www.carreiraspucrs.com.br. Entre os palestrantes, está a gerente regional da Região Sul, Luana Borges. Válida como atividade complementar. Informações: 3205- 3141.

DE 20 A 26 DE SETEMBRO – 4ª Semana do Farmacêutico Prédios 8, 9 e 40. O evento conta com a participação de conferencistas dos EUA, Canadá, Espanha, Austrália, além de profissionais e pesquisadores brasileiros. Ensino farmacêutico, farmácia clínica, saúde pública, práticas integrativas e gerontologia serão alguns dos temas abordados nos encontros. Programação e inscrições: http://goo.gl/uamFV2. Informações: 3320-3512.

23 DE SETEMBRO – Debate Criação e Evolução Auditório do prédio 11, das 8h às 9h30min, com a presença dos professores Érico Hammes (Teologia) e Eduardo Eizirik (Biociências). Atividade aberta a toda comunidade. Não requer inscrição. Válida como atividade complementar.

#ficadica

napauta

MUNDO PUCRS • PÁGINA 2

poraí

Prevenção, diagnóstico precoce e os mais modernos trata-mentos para as principais doenças clínicas e psiquiátricas da velhice estão na pauta do 16º Simpósio Internacional de Ge-riatra e Gerontologia e do 7º Simpósio de Psiquiatria Geriátrica que a PUCRS realiza de 17 a 19 de setembro. O evento reúne importantes nomes mundiais entre geriatras, gerontólogos, psiquiatras e psicólogos que falam sobre hipertensão, câncer, depressão, demências, gerontomotricidade e finitude. Entre os conferencistas estrangeiros estão Maurizio Popoli (Universidade de Milão), Alfredo Fusco (Universidade de Nápoles Federico II), Flavia Caretta (Policlínica Agostino Gemelli/Roma), Armin Von Gunten (Universidade de Lausanne/Suíça), Ovidio Costa e Agos-

tinho Monteiro (Universi-dade do Porto), Pablo Carús (Universidade de Évora) e Clarissa Printes (Instituto de Ciências Educativas/Lisboa).

Geriatria traz os melhores da área

De acordo com o Ranking Universitário Folha, divulgado pela Folha de S. Paulo, a PUCRS é a 2ª Melhor Universidade Privada do Brasil (e a 20ª entre todas as instituições) e a Melhor Universidade Privada da Região Sul. A Instituição consta ainda como a 1ª entre as Privadas do Brasil no quesito Inovação, a 2ª Privada do País em Pesquisa e a 1ª Privada da Região Sul em Ensino e Internacionalização. Foram avaliadas 192 uni-versidades, em cinco aspectos: Pesquisa, Ensino, Inserção no Mercado de trabalho, Inovação e Internacionalização. A análise alia ainda indica-dores objetivos, como volume de publicações científicas de cada uni-versidade, e a opinião de profissionais envolvidos no ensino superior.

Outro destaque foi no Guia do Estudante Abril, que avaliou positi-vamente 36 cursos de graduação da PUCRS, destacando 18 com cinco estrelas (excelente) e 18 com quatro (muito bom). Publicado anual-mente, o corpo de consultores da publicação é formado, basicamente, por docentes e coordenadores de curso, com currículo na Plataforma Lattes do CNPq. O Guia do Estudante Profissões Vestibular 2016 circula a partir de 10 de outubro.

O Torneio Empreendedor PUCRS agora é mais do que uma competição. A versão 2015 estimula a cultura em-preendedora na Universidade e possibilita aos alunos um aprendizado em que serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos através de um torneio. Design thinking, modelagem de negócio, teste de mer-cado e pitch, são novidades estranhas para você? Estas

metodologias e técnicas esta-rão em palestras e oficinas

teórico-práticas para o desenvolvimento

das ideias de negó-cio. No torneio é possível praticar com espírito de competição, pois os projetos serão apresentados a um

júri avaliador que irá eleger os vencedores.

PUCRS é destaque nacional

Vem para o Torneio Empreendedor!

FOTO

: PIE

RRE

AMER

LYN

CK/F

REEI

MAG

ES

Foi instalado o segundo totem de impressão no saguão do prédio 50. O outro está na Faculdade de Engenharia, prédio 30. Ambos podem ser utilizados por todos os alunos da Universidade. O uso do terminal de autoatendimento traz mais agilidade, pois não é preciso in-gressar em um laboratório. O estudante pode programar sua impressão de casa, pelo computador ou smartphone, pelo impressora.pucrs.br.

FOTO

: CAM

ILA

CUN

HA

#ficadica

MUNDO PUCRS • PÁGINA 3

Como participar Acesse www.pucrs.br/eventos/torneio2015. As

inscrições vão até o dia 25 e são presenciais no Edu-

con, prédio 15, sala 112, das 8h às 21h, de segunda

a sexta. O torneio começa no dia 26 de setembro.

Inscrições para ouvintes estão abertas pelo site www.pucrs.br/eventos/simposiogeriatria2015.

Administração, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Enfermagem, Engenharia da Computação, Farmácia, Filo-sofia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Os cursos cinco estrelas

informática O gladiador da

Nos dias 24 e 25 de setembro, mais de 5 mil alunos de Ensino Médio e vestibulandos são esperados no Campus. Eles vão participar do Open Campus PUCRS, que apresentará os cursos de graduação da Univer-sidade com cerca de 400 atividades

e muitas atrações. Professores das Faculdades receberão os visitantes para falar sobre as profissões e demonstrar atividades práticas de cada área. Mais informações no site eventos.pucrs.br/open-campus e pelos fones 3320-3725 e 3353-7717.

#ficadica

Professor da Faculdade de Informática (Facin), Avelino Francisco Zorzo ou Ave, para os amigos, é natural de São Miguel do Oeste, Santa Catarina. Mudou-se para a capital gaúcha em 1985, com 17 anos, para cursar o terceiro ano do Ensino Médio e prestar vestibular. Formado em Ciências da Computação pela UFRGS, conheceu Mári no primeiro ano da graduação, em 1986. Casaram-se seis anos depois. “So-mos casados há 22 anos, mas estamos juntos há 28”. Em 1995 decidiu seguir a carreira acadêmica – “a sala de aula é apaixonante”. Vendeu as ações que tinha de uma empresa e foi para a Inglaterra fazer doutorado na Universidade de Newcastle, onde ficou até 1999. Durante esse período, nasceu a filha Gabriela. Zorzo atua na PUCRS desde 1990. Foi diretor da Facin entre 2005 e 2011 e planeja seguir na Uni-versidade pelos próximos 20 anos. Fã do filme Gladiador, gosta de jogar e cozinhar no tempo livre.

Eu sou: otimista.Acredito que: fazer o bem satisfaz.Eu admiro: pessoas que dedicam a vida a ajudar os outros.Melhor lembrança: difícil, pois são tan-tas, mas o dia do meu casamento com a Mári e o nascimento de minha filha Gabriela representam dois dos melho-res momentos na minha vida.Um lugar: Assis, na Itália.Durante a minha vida aprendi: que fazer o bem é melhor do que qualquer outra atividade.Experiência marcante: o dia da minha formatura.Já visitei: muitos países (Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Escócia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, México, Mônaco, País de Gales, Paraguai, Portugal, Suíça, Turquia, Uruguai, Vaticano e quase todos os estados brasileiros), mas ainda poucos lugares.Não gosto de: pessoas falsas.

Meu esporte é: qualquer jogo com-petitivo: andar a cavalo, jogar cartas, dardos, voleibol… mas adoro futebol.Pessoas que me influenciaram: meu pai, que sempre ajudou os outros, e mi-nha mãe, que sempre foi um exemplo de retidão.Tenho saudades de: minha infância e do período do meu doutorado.Se eu fosse um personagem: Máximus Décimus Meridius.Recomendo: andar a cavalo, ler um bom livro e estar entre amigos.Se eu fosse um filme eu seria: Gla-diador.A trilha musical da minha vida teria: Rush.Coisas simples que me fazem feliz: jo-gar cartas, jogar futebol, fazer comida.As melhores coisas da vida são: ver as pessoas felizes, viajar.Quando não estou trabalhando, gos-to de: jogar, cozinhar e estar com os amigos.

Momento mais marcante na trajetória PUCRS: quando fui convidado para ser diretor da Facin.Se eu não trabalhasse na Facin, eu seria: professor em algum outro lugar.Meu talento é: jogar truco.Planos futuros: nos próximos 20 anos continuar na PUCRS.

AutorretratoAvelino Zorzo

Em Stonehenge (Inglaterra), com a filha Gabriela (C)

e a esposa Mári

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Em Paris: viajar está

entre as melhores coisas da vida para

Zorzo

numeração dos prédios

O mistério da

Por que o prédio 11 está ao lado do 40? E o 15, em frente ao 30? Por que faltam números na sequência entre eles? Esse mistério sobre a nume-ração dos edifícios tem uma breve explicação. O idealizador é o Irmão Jacob Kuhn, hoje com 92 anos. Ele foi

prefeito universitário de 1975 a 1978. Anteriormente, os nomes dos cursos eram o guia para indicar as constru-ções. “Mas era necessário algum tipo de organização. Disse que o prédio 1 devia ser a Reitoria para seguir uma hierarquia e todos aceitaram”, conta

Kuhn. Ele reuniu seu secretariado e foi posicionando os números. No início, o critério não era a ordem de constru-ção. “Imagine uma linha partindo da Av. Ipiranga, da esquerda para a direita, em direção ao Centro”, explica Kuhn. Assim os prédios foram posicionados.

O 2 é atualmente a sede da Fundação Ir. José Otão. O 3 é o Restaurante Universitário; o 4 é o Salão de Atos; o 5 é a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; o 6 é a Faculdade de Odontologia; o 7 é a Faculdade de Comunicação Social; o 8, que anteriormente era a Engenharia, agora é somente a Faculdade de Letras. O 11 foi transferido para o maior prédio da Universidade quando inaugurado (1998): as Faculdades de Direito e de Psicologia; e o 9 (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) foi anexado ao 8. O 12, das Faculdades de Bioci-ências, Química e Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, ficou com uma divisão de blocos. Em seguida, até o número 23, foram colocados por ordem de construção. O 21 não existe mais. A Capela ganhou o número 23. O Centro de Convivência é o 22, ao lado do Colégio Champagnat que é o 17.

Da esquerda para a direita

Com o crescimento da PUCRS, houve o aumento da constru-ção de prédios e a necessidade de um Plano Diretor Viá rio, já que pedestres e automóveis circulam pelo Campus, utili-zando suas vias como as ruas de uma cidade. Assim, foram sendo reorganizadas as novas edificações. O prédio 30, por exemplo, tem esse número em comemoração ao aniversário da Universidade, anteriormente, era o 14. Igualmente ocorre com o 40 e o 50 – homenagens aos aniversários da PUCRS. Já o 41 tem essa numeração por estar anexado e próximo ao 40. O Hospital São Lucas, que antigamente foi 50, é hoje 60. O Centro Clínico é 55 e o 70 não existe mais.

O prédio 32, da Faculdade de Informática, tem esse número por uma lógica curiosa. “Claro que a proxi-midade com o prédio 30 influenciou, mas ficamos entre o 31, que é um número primo (e tem diversos significados para a computação), e o 32”, comenta o ex-diretor da Informática, Avelino Zorzo. No final, foi escolhido o 32 por ser uma potência de 2, ou seja, 2 elevado na 5ª. “Como em computação trabalhamos com sistema de numeração na base 2, sistema biná-rio, o 32 pareceu o mais apropriado. O número 32 em binário é 100.000”, finaliza Zorzo.

Os prédios 80 e 81 fazem parte da Educação Fí-sica e do Parque Esportivo, respectivamente. O 84, junto a eles, é o Centro de Reabilitação. O Tecnopuc é da “casa dos 90”, com uma numeração especial para o Parque Tecnológico por meio do Plano Dire-tor. Ele foi construído em uma área que pertencia ao quartel.

Mesmo com uma numeração que não segue uma lógica exata, os números acompanham o Pla-no e foram se posicionando onde havia espaços. “Alguns tópicos marcaram e seguiram, mas outros foram uma sequência por ocupar tal espaço físico”, comenta a arquiteta Eliane Salvi. Também alguns prédios foram demolidos e restaurados. O prédio 50 ficou quase ao lado do prédio 5, por exemplo. Entretanto, segue uma sequência direcional, porém não lógica.

Plano Diretor Viário

Curiosidade matemática

VIDA NOcampus

Fontes: Arquiteta Eliane Salvi, Irmão Jacob Kuhn e o Professor Avelino Zorzo

Gente &Cia

Doutor Honoris Causa O ex-presidente da Capes nos últimos

12 anos, Jorge Almeida Guima-rães, recebe da PUCRS o título de Doutor Honoris Causa, em 17 de setembro. A homenagem é uma proposta da Pró-Reitoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Antes de comandar a

agência federal de fomento à pes-quisa, ele fez carreira universitária

como professor na área de ciências bio-médicas na UFRJ, Unifesp, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Unicamp e UFF. Hoje é professor apo-sentado da UFRGS, pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu também o título de Doutor Honoris Causa da University of Nottingham (Reino Unido) e de diversas universidades brasileiras.

Teses premiadasO Prêmio Capes de Tese 2015 teve três teses defendidas na PUCRS em 2014 entre as vencedoras. Os autores dos trabalhos são Mártin Perius Haeberlin (Direito), com Crí-tica da razão do Estado: uma (re)formulação do conceito de interesse público e a correlata construção de um Esta-do meritocrático de direito, orientado por Thadeu We-ber; Luís Fernando Munaretti da Rosa (Filosofia), com Toward explicating and modelling epistemic rationality, orientado por Cláudio Gonçalves de Almeida; e Marta Ribeiro Hentschke (Medicina), com Pré-eclâmpsia: ava-liação de aspectos fisiopatológicos e clínicos, orientada por Carlos Eduardo Poli de Figueiredo. A premiação con-siste numa bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, ou um ano fora do Brasil em instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 10 de dezembro, em Brasília.

Japão em focoA PUCRS teve uma bela participação no recente Festival Japão 2015, na Academia de Polícia Militar. Esteve presente com o Coral e nas apresentações de shorinji kempo – arte marcial que visa ao melhoramento contínuo, tendo como base a pessoa e a paz – oferecida pelo Parque Esportivo. Este foi o quarto ano con-secutivo da presença da Universidade no evento que atraiu cerca de 30 mil pessoas, em dois dias, em Porto Alegre.

O Instituto de Cultura da PUCRS está iniciando os preparativos para a monta-gem da ópera As Bodas de Fígaro. Baseada na peça de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, trata-se de uma das partituras mais ge-niais de Wolfgang Amadeus Mozart, que contará com a Orquestra Filarmônica, o Coral da Universidade e a regência do maestro Márcio Buzatto. A comédia vibrante revela as tensões entre aristocracia e burguesia, às vésperas da Revo-lução Francesa. No dia em que vai se casar, o barbeiro Fígaro tem que pôr em prática uma série de estratagemas para manter a noiva longe de seu patrão, o Conde de Almaviva.

FOTO: DIVULGAÇÃO

OdontologiaForam quase 40 anos de dedicação à PUCRS. Em julho, a Facul-dade de Odontologia perdeu o professor César Sant’Anna Loran-di, que faleceu aos 75 anos. Doutor e livre-docente na área de Patologia, ministrou as disciplinas de Patologia Geral e Bucoden-tal e instituiu a de Estomatologia. Em 1977, fundou o Serviço de

Estomatologia do Hospital São Lucas, centro de referência da especialidade. Em 1988,

criou na PUCRS o primeiro doutorado em Estomatologia do Brasil. Foi sócio fundador da Academia Gaúcha de Odontologia. Seu legado de docência e pesquisa fundamentou-se no rigor científico e no senso de justiça, ge-

rando orientados, seguidores e admi-radores em todo o País e América Latina.

FOTO

: ARQUIVO PUCRS

FOTO

: DIV

ULGAÇÃO

MUNDO PUCRS • PÁGINA 6

Você Sabia?

FOTO

: DIVU

LGAÇÃO

O novo talento do professor de Radiojornalismo Luciano Klöeckner, da Famecos, agora também escritor de histórias infantis, bombou no Face da Mundo PUCRS. Cumprimentos, compartilhamen-tos e comentários saudaram o jornalista. Klöeckner, que começou a escrever para o público infantil com o nascimento do primeiro neto, Theo, conta que a repercussão foi tão grande que até surgiram con-vites para ele contar histórias em escolas de Porto Alegre. Em 2015, lançou Pedroca, nariz de pipoca. O outro lado deste dedicado avô-escritor está na edição anterior da Mundo PUCRS: www.pucrs.br/mundopucrs/029/outro_lado.htm.

SUCESSO NA WEB

IMAGEM: REPRODUÇÃO

MUNDO PUCRS • PÁGINA 7

Ao perder uma pessoa amada, é preciso lidar com senti-mentos de tristeza, negação, dor, raiva, medo e, em meio a esse turbilhão de emoções, decidir pela doação de órgãos ou não. Dados da Central de Transplantes do RS, em 2015, mostram um total de 149 doadores efetivos até agosto. Fo-ram 324 transplantes de rim, 84 de fígado, 28 de pulmão, 10 de coração e cinco de rim e pâncreas. De tecidos (córneas, esclera, osso, pele, válvula) foram 941 transplantes até julho de 2015 no Estado. Janeiro deste ano foi o mês de mais ne-gativas familiares (55%), seguido de fevereiro (45%) e agos-to (47%). Na lista de espera, havia 1.272 pacientes em julho.

Para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital São Lucas (HSL) promove o 4º encontro da data, em 22 de setembro, em parceria com o Programa Vida com

Panorama no RSO Estado é o primeiro em transplantes de rim proporcionalmente à população. Segundo Franke, o RS é referência na Região Sul e no Brasil também em pulmão e coração. “Somos primeiros colocados em números absolutos de transplante de pulmão, temos um centro de referência para a América Latina”, comenta.

BrasilO País é o segundo no mundo em número de transplantes. Com o aumento da longevidade, as chances de doenças que levam à falência de órgãos com possibilidade de transplante são maiores. “Há alguns anos, não se fazia esse procedimento em idoso ou pacientes infectocon-tagiosos. Hoje essas pessoas recebem um órgão e têm qualidade de vida e sobrevida boa, melhor do que quando faziam diálise, por exemplo”, explica Franke. No entanto, não há órgãos para todos.

PerfilA característica da doença que leva ao transplante depende do órgão. Pacientes pulmonares têm mais histórico de tabagismo. Cardíacos são mais ligados à hipertensão, colesterol e tabagismo. O comprometimento renal está relacionado à diabete e à hipertensão, as maiores causas que levam à falência dos rins.

BastidoresAo se identificar um doador, quando o doente em tratamento na UTI evolui para morte cere-bral, e depois da comprovação do diagnóstico, profissionais capacitados para atuar neste mo-mento tão delicado fazem uma abordagem com a família para verificar a possibilidade de doação. “As pessoas levam em conta muitos fatores nessa decisão, principalmente o desejo do paciente em ser doador ou não. Por isso é tão importante comunicar os familiares da sua vontade”, ressalta Franke. São atendidas pessoas de todo o RS, mas os centros que realizam transplantes estão no HSL, na Santa Casa e no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, em Passo Fundo, em Caxias do Sul e em Santa Maria. Coração e pulmão podem ser trans-plantados até quatro horas após o óbito; fígado, até oito horas; e rim, até 24 horas.

# DoeÓrgãos

FOTO

: DIV

ULGAÇÃO

• Quando: 22 de setembro, terça-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

• Onde: auditório térreo do prédio 50• Programação: www.pucrs.br/mundopucrs

4 º Encontro do Dia Nacional da Doação de Órgãos do HSL*

* Inscrições encerradas

ista de Espera no RS em 2015

Qualidade, da PUCRS. A abertura será comanda-da pelo coordenador da Organização de Procura de Órgãos no HSL, nefrolo-gista Leonardo Kroth. Entre os temas debatidos estão ações de incentivo à doação de órgãos no RS, panorama no Brasil, mitos e verdades, religiões e crenças. Além de palestras e talk show, há uma mostra fotográfica, na sala anexa, sobre fa-mílias de doadores e de receptores. O coordenador da Central de Transplantes do RS, o médico Cristiano Franke, é um dos palestrantes do evento e conversou com a Mundo PUCRS.

1000

900

800

700

600

500

400

300

200

100

0

Font

e: C

entr

al d

e Tr

ansp

lant

es d

o RS

em

201

5

MUNDO PUCRS • PÁGINA 8

Mundo PUCRS é uma publicação interna quinzenal da Universidade editada pelo Setor Editorial da Assessoria de Comunicação e Marketing, prédio 1, 2º andar, sala 202.02, fone 3353-4446 • Coordenadora da Assessoria: Stefânia Ordovás de Almeida • Comunicação: Ana Maria Roig • Editora Executiva: Magda Achutti • Edição e Redação: Ana Paula Acauan, Magda Achutti e Vanessa Mello • Estagiária: Júlia Bernardi • Revisão: Antônio Dalpicol • Fotógrafos: Bruno Todeschini e Camila Cunha • Arquivo Fotográfico: Analice Longaray e Camila Paes Keppler • Publicação on-line: Rodrigo Marassá Ojeda • Projeto gráfico e Editoração Eletrônica: Pense Design • Impressão: Epecê-Gráfica

Querparticipar?

Envie suas fotos feitas na PUCRS para [email protected] ou pelo

www.facebook.com/mundopucrs.Você também pode usar a

#mundopucrs no Instagram.

Café com pipoca!

A aulacompipoca hoje foi sobre o Imitation Game #mundopucrs

Enviada por Liana Gross Furini (aluna de Publicidade e Propaganda) pelo Instagram

Enviada por Frei Malone Rodrigues (aluno de Filosofia) pelo Instagram

Só vai... #mundopucrs

Enviada por Jalize Pereira Chuaste (aluna de Pedagogia) pelo Instagram

Ah, meu companheiro de todos os dias... Salvando minhas manhãs, minhas tardes e minhas noites... #café #xôsono #mundopucrs

abertoÂngulo