mundo administraÇÃo alunos de -...

8
PÁGINA 7 ALERTA PARA CONSUMO DE ENERGIA COM O SISTEMA DE BANDEIRAS TARIFÁRIAS, CONTA DE LUZ AUMENTOU E É PRECISO EVITAR DESPERDÍCIOS mundo Edição Nº 25 • Ano II • 11 a 24 de junho de 2015 FOTO: BRUNO TODESCHINI ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO CRIAM BOLARIA PÁGINA 4 PÁGINA 5 LAPREN, UM ESPAÇO DE APRENDIZADO

Upload: ngonhi

Post on 14-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PÁGINA 7

ALERTA PARA

CONSUMO DE ENERGIA

COM O SISTEMA DE BANDEIR

AS

TARIFÁRIAS, CONTA DE

LUZ AUMENTOU

E É PRECISO EVITAR DESPERDÍCIOS

mundo

Edição Nº 25 • Ano II • 11 a 24 de junho de 2015

FOTO

: BRU

NO

TO

DES

CHIN

I

ALUNOS DE

ADMINISTRAÇÃO

CRIAM BOLARIAPÁGINA 4

PÁGINA 5

LAPREN,

UM ESPAÇO DEAPRENDIZADO

FOTO

: BRUN

O TO

DESCH

INI

FOTO

: DIVU

LGAÇÃO

MUNDO PUCRS • PÁGINA 2

17 E 24 DE JUNHO Sobremesa Musical Prédio 9, saguão, às 12h30min. No dia 17, a apresentação é do Duo Cantilena, com a soprano Cynthia Barcelos e o violonista Thiago Kreutz. No dia 24, será a vez do Coral da TotalIdade da PUCRS. A entrada é franca.

22 DE JUNHO A 30 DE AGOSTO Programa Educando Líderes para Resultados A PUCRS, em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), lança o programa, que terá oito módulos abordando conhecimentos específicos da área de qualidade. O objetivo é oferecer cursos de extensão a distância por meio do Moodle. O primeiro encontro terá o tema Formação em liderança organizacional. Inscrições e informações: www.pucrs.br/pgqp.

Pela primeira vez, a PUCRS realiza a Ava-

liação do Lato Sensu (especialização), de

forma unificada em todos os cursos. Alu-

nos atualmente matriculados e profes-

sores podem responder ao questionário

on-line até 30 de junho. Infraestrutura,

condições de ensino-aprendizagem, me-

todologia, integração e coerência entre

as disciplinas, qualificação acadêmica e

para o mercado de trabalho e autoava-

liação de desempenho são alguns dos

temas. Além de atender a uma exigência

do Sistema Nacional de Avaliação do

Ensino Superior (Sinaes), que passará a

incluir o lato sensu em suas avaliações

institucionais, o objetivo é qualificar o

ensino. No caso da Avaliação de Disci-

plinas de graduação, realizada a cada

semestre, alunos e professores também

devem responder até o dia 30. Os resul-

tados são utilizados como ferramenta de

gestão para qualificar os cursos.

# ficadica

11 DE JUNHO Palestra O Pensamento de Paulo Freire e a pesquisa como princípio pedagógico: algumas aproximaçõesPrédio 10, auditório, às 16h, com a professora Marta Maria Almeida Pernambuco (UFRN). Evento gratuito e aberto ao público. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Informações: 3320-3650.

13 E 14 DE JUNHO Vestibular de Inverno PUCRS 2015As provas serão realizadas das 14h às 18h. Lista de aprovados sairá no dia 17 de junho. Dúvidas: http://vestibular. pucrs.br.

13 E 14 DE JUNHO Acalanto Inverno 2015Das 13h às 20h. Enquanto o vestibulando realiza a prova, os pais e acompanhantes participam de atividades na Universidade – Missa e Centro de Convivências (prédio 9), com informações sobre Créditos Educativos e Benefícios, cinema, chimarrão, pipoca e laboratório de informática. Promoção: Proex.

• Alunos Lato Sensu: www.pucrs.br/autoavaliacao

• Alunos Graduação: www.pucrs.br/portal/?p=alunos

• Professores: webapp.pucrs.br/

avaliacaoDisciplinas

Acesso aos instrumentos:

15 DE JUNHO Cine Comentado Prédio 40, auditório 202, às 14h30min. Apresentação do filme A Família Bélier, do diretor Eric Lartigau. Público: a partir dos 55 anos. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

16 DE JUNHO Filosofia, Teologia e Bioética

Prédio 5, auditório. Das 18h às 19h15min. Curso de extensão comunitária com diálogos interdisciplinares em Bioética. O palestrante é o professor Érico Hammes. Entrada franca. Válido como atividade complementar. Pré-inscrição: http://migre.me/q8e5j. Informações: 3320-3555.

16 DE JUNHO Fé & Cultura

Prédio 9, auditório, das 18h às 19h15min. O evento terá como tema Personalidade digital: (des)harmonia no ser e saber. Conta com a participação das professoras Silvia Koch, da Famecos, e Aline Amaro da Silva, Faculdade de Teologia. Atividade gratuita e aberta ao público. Informações: [email protected].

Fone: 3353-4446 ou ramal 4446Site: www.pucrs.br/mundopucrsE-mail: [email protected] page: www.facebook.com/ mundopucrs

Fale com a gente

napauta

A Rede Extensionista foi inaugurada tendo o papel de mobilizar professores, técnicos administrativos e alu-nos na realização de atividades de extensão. A Rede é composta por um representante de cada uma das 22 unidades acadêmicas e gerenciada pela Coorde-nadoria de Captação e Desenvolvimento de Projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). Em abril, a Rede atuou intensamente na mo-bilização de propostas do edital ProExt, do Ministério da Educação. As propostas, que somam mais de R$ 4 milhões, têm cartas de apoio de órgãos públicos. Os resultados finais serão divulgados em junho.

A Fundação Irmão José Otão (Fijo) passa a gerir o Progra-ma de Crédito Educativo (Proed) da PUCRS, por meio da assinatura de um convênio. A implantação do gerencia-mento do programa na Fijo deve começar neste mês de junho, estendendo as etapas de conclusão da transferência dos serviços até meados de 2016. Segundo o presidente da Fijo, João Dornelles Junior, “os resultados obtidos com o Proed permitirão o fomento ao Fundo de Futuros Talentos, permitindo a geração de bolsas rotativas para o incremen-to e o atendimento às finalidades definidas no estatuto da Fijo, principalmente aquela vinculada ao auxílio, na sua formação, de estudantes de nível superior que revelem insuficientes condições socioeconômicas”.

Fijo faz gestão de crédito educativo

aípor

A FACE/Escola de Negócios aprovou 71,7% dos seus alunos, formandos de Ciências Contábeis, que prestaram o Exame Nacional de Suficiência 2015/1. Esse resultado coloca a PUCRS bem acima da média de aprovação

do País (54,4%), sendo também superior aos percentuais de todos os 27 estados. O Exa-me é um dos requisitos para a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade.

MUNDO PUCRS • PÁGINA 3

O Proed é destinado ao aluno da Universidade, tendo como objetivo o acesso ao ensino superior por meio da concessão e ampliação do prazo para pagamento das parcelas escolares, em até o dobro do tempo estabele-cido para conclusão de curso de graduação.

Saiba mais

Você sabia?

O Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cul-tural – fará uma homenagem ao professor e escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, que, em 2015, completa 40 anos de PUCRS e 30 anos na coordenação da Oficina de Criação Literária da Faculdade de Letras. A solenidade será no dia 23 de junho, às 17h30min, no Delfos (7º andar da Biblioteca Central). Perso-nalidades do mundo literário darão testemunhos sobre a importância de Assis Brasil no cenário cultural gaúcho. Nascido em 1945, destacou-se já no livro de estreia, em 1976, Um quarto de légua em quadro, com o Prêmio Ilha de Laytano. Em 1987, lançou Cães da província, com o dramaturgo Qorpo-Santo como personagem, e evocando os crimes da Rua do Arvo-redo. O romance dá o título de Doutor de Letras para Assis Brasil e o Prêmio Literário Nacional, do Instituto Nacional do Livro. Colecionando outros troféus, tam-bém foi patrono da 43ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Mobilizando a extensão

40 anos de PUCRS, 30 de Of icina

FOTO

: DO

UG

LAS

MAC

HAD

O

A Incubadora Raiar é a primeira das Américas a receber a certificação de qualidade Business and Innovation Cen-tres (BIC). O título foi concedido pela European Business Innovation Centre Network, rede europeia que congre-ga incubadoras. Para a gerente da Incubadora, Flavia Cauduro, trata-se de um passo fundamental na inter-nacionalização da Raiar e do Tecnopuc. Estar inserido nessa rede traz uma série de oportunidades para a Raiar e empresas incubadas de participarem de eventos e editais internacionais, segundo a diretora de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Gabriela Ferreira.

Incubadora é destaque nas Américas

Vai dar bolo Se todo mundo vende o almoço, devemos vender a so-bremesa. Com essa ideia, Rafael Vicentin, aluno de Admi-nistração da Face/Escola de Negócios da PUCRS, 24 anos, pesquisou e identificou um mercado quase inexplorado, o de bolarias. Durante dois anos, foi bolsista de iniciação científica na Face e trabalhava como secretário da Facul-dade de Informática quando decidiu não renovar seu contrato. Saiu do emprego e está montando a própria empresa no ramo alimentício com a Vai Dar Bolo, loja especializada ao estilo “bolo da vovó”. O colega de curso Mateus França, 24, também pediu demissão e o acompanha na empreitada. França, que já vendia cupcakes na Faculdade e para amigos, fica encarrega-do da produção dos bolos, enquanto Vicentin cuida de toda a parte de administração e marketing. “Ele possui experiência na cozinha graças à sua mãe, que faz produtos caseiros. Eu trabalhava desde os 11 anos em uma padaria da família em São Leopoldo”, revela Vicentin, que se forma no final de 2015 e já iniciou disciplinas no mestrado.

Na disciplina de Estratégia Empresarial, tiveram que criar um plano de negócios para uma empresa. Decidiram então aplicar todo o conhecimento visto em aula e implementar a estratégia da bolaria. “O grande professor Alziro Rodrigues disse que nosso ponto forte era a paixão ao falar da Vai Dar Bolo. Também partilhamos a ideia com vários professores e todos se encantaram com a proposta, dando feedbacks e dicas para empreender”, conta Vicentin.

Num primeiro momento, testaram o mercado e lança-ram a Vai Dar Bolo no Instagram e no Facebook. Os pedidos cresceram exponencialmente e, ainda em fase de testes, estão atendendo alguns. A proposta é colocar a produção na ativa a partir de 15 de junho, com estrutura para uma produção em maior escala. “Vamos trabalhar apenas com tele-entrega e data marcada. Levaremos o bolo pessoal-mente na casa dos clientes, a pé, de bicicleta ou de carro.” De forma criativa, em uma embalagem transparente, com um bilhete de agradecimento escrito à mão e vestidos de chefs de cozinha, querem tornar o produto único para cada pessoa, através de uma relação mais humana e de uma ex-periência divertida e prazerosa.

A bolaria atenderá Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo, com foco na produção apenas de bolos, ven-didos inteiros, de vários sabores. A produção será feita no bairro Menino Deus, na Capital, sem uma loja física aberta ao público.

A seção O Outro Lado da última Mundo PUCRS, contando a relação do escritor e professor da Faculdade de Letras Charles Kiefer com a caba-la, foi sucesso na web, com milhares

de pessoas atingidas. O álbum de fotos do Reflexões, encontro que apresenta a cultura da Universidade e dos maristas, em Bento Gonçalves, também teve muitas curtidas.

MUNDO PUCRS • PÁGINA 4

Os sócios Mateus França (E) e Rafael Vicentin mostram os bolos de cenoura com ganache e embriagado de coco

O campeão de pedidos da Vai Dar Bolo:

chocolate com nutella

e fezFoi lá

SUCESSO NA WEB

Contatos• 8525-9556 (Rafael) e 9737-5298 (Mateus) • www.facebook.com/VaiDarBolo• Instagram @vaidarbolo

FOTO

S: A

RQU

IVO

PES

SOAL

FOTO

: REPROD

UÇÃO

FACEBOO

K

apoio pedagógicoEspaço de

Na hora de estudar, o aluno PUCRS pode contar com o apoio do Labora-tório de Aprendizagem (Lapren). O espaço foi inaugurado em 2009 para atender a necessidades específicas dos estudantes da Universidade e dar melhores condições de acompanha-mento das disciplinas, principalmente nas áreas de Matemática e de Língua Portuguesa.

No Lapren, os acadêmicos podem realizar estudos individuais ou em gru-po, com ou sem auxílio de professores e bolsistas. A equipe de atendimento direto ao aluno é formada por duas professoras e oito bolsistas de Ma-

temática e duas professoras e dois bolsistas de Língua Portuguesa.

Eventualmente, professores e bolsistas organizam oficinas sobre conteúdos dessas áreas para a co-munidade acadêmica. Também são desenvolvidos estudos sobre cons-ciência linguística, pensamento lógi-co-matemático, desenvolvimento de objetos de aprendizagem e contri-buições à formação acadêmica. Para essas investigações, o projeto conta com uma equipe interdisciplinar, com oito professores e 13 bolsistas das Faculdades de Educação, Letras, Ma-temática e Informática.

Caráter InterdisciplinarAs investigações nas diferentes áreas do conhecimento envolvem professores e bolsistas de iniciação científica de muitos cursos, especialmente de licenciatura. Assim, os alunos têm a oportunidade de atuar em grupos de pesquisa. Os bolsis-tas participam do planejamento e da elaboração de materiais.

Objetos de aprendizagemOs objetos de aprendizagem são ma-teriais pedagógicos autoinstrucionais que permitem ao estudante ampliar seus conhecimentos sobre conteúdos específicos de várias áreas: Matemáti-ca, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Português para Estrangeiros, Química,

Física e Biologia. Estão disponíveis on-line, tanto para a comunidade aca-dêmica como para o público externo. Podem ser acessados no repositório institucional da PUCRS, pelo site https://lapren.pucrs.br, sem necessi-dade de login e senha.

Onde ficaO Lapren está localizado no térreo do prédio 15. Funciona de segunda a sex-ta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. Em geral, à tarde, não há necessidade de agendamento de horário. Informações: [email protected] ou 3353-7759.

As lindas fotos de flores da seção Ângulo Aberto da edição nº 24 (ou-tra estampa a capa do Facebook da Mundo PUCRS) são da funcionária da Faculdade de Enfermagem, Nu-trição e Fisioterapia (Faenfi) Liliane Magno, 52 anos. Para ela, “foto-grafar é despertar um sentimento, eternizar um momento e uma maneira de expressar o que vemos e percebemos”.

Liliane utiliza o celular e às ve-zes a câmera. Clica durante viagens, eventos de família e caminhadas. Gosta muito dos jardins do Campus e há algum tempo acompanha a floração da cerejeira perto do pré-dio 40. Em 2014, foi em julho (foto). “Sua flor, chamada sakura em japo-nês, simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Aparece só uma vez por ano e dura cerca de uma semana”, diz. Liliane ingres-sou na Universidade há 18 anos, quando foi criada a Faenfi, tendo participado da organização da área administrativa e da montagem dos novos cursos.

* Nesta seção, leitores da Mundo PUCRS e seguidores da revista no Facebook que conseguem “emplacar” sua foto na capa da fan page.

FOTO

: GIL

SON

OLI

VEIR

A/AR

QU

IVO

PU

CRS

A Dona da Foto*

campusVIDA NO

Fonte: Professora Bettina Steren dos Santos, da Faculdade de Educação e Pró-Reitoria Acadêmica

FOTO

: ARQ

UIVO PESSOAL

MUNDO PUCRS • PÁGINA 5

FOTO

: LIL

IAN

E M

AGN

O

Unir doação de órgãos com games. Essa é a ideia do Res-tart, case produzido pela agência porto-alegrense DM9Sul e vencedor do maior prêmio da internet, o Webby Awards 2015, na categoria Publicidade & Mídia/Saúde, Bem-Estar, Produtos Farmacêuticos. Entre as redatoras do projeto está Vitoria Fonseca, aluna do 8º semestre de Publicidade e Propaganda. O objetivo do Restart é criar uma cultura entre os jovens sobre o assunto. A ideia é falar com o pú-blico-alvo no momento em que ele está mais propenso ao assunto: quando “morre” nos games. E no lugar em que mais se comunica: seu celular. Assim que o jogador “mor-re”, recebe um aviso que permite doar vida para outros

jogadores. Ao acei-tar, ele também é convidado a ser um doador na realidade através de uma pos-tagem no Facebook, onde pode marcar seus familiares.

O redator Guilherme Grossi, diplomado em 2012 em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, disputará o Young Lions Award, du-rante o Cannes Lions Festival 2015, repre-sentando os Emirados Árabes. Com o diretor de arte Gabriel Gama, foi selecionado depois

de conquistar o Young Lions UAE (United Arab Emirates) pela TBWA Dubai e concorre na catego-

ria Cyber. O festival ocorre entre 21 e 27 de junho, na França. Grossi está há um ano e meio em Dubai. Com passagem pela DM9Sul, já havia conquistado a etapa Rio Grande do Sul do Young em 2012. Na oportunidade, acompanhou a dele-gação brasileira. Agora, volta ao festival como competidor.

A PUCRS participou com uma delegação da 4th World Confe-rence on Research Integrity, realizada no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, a integridade da investigação científica tem sido um tema crítico na política de pesquisa e ganha atenção em todo o mundo. O evento promove o diálogo mundial sobre o tema, com participação de representantes de agências de fo-mento, instituições de pesquisa, academias de ciências, orga-nizações governamentais e não governamentais e editores de 50 países. A PUCRS foi uma das poucas instituições de ensino superior apoiadoras. As professoras Carla Bonan (diretora de Pesquisa da Propesq) e Rosemary Shinkai (assessora-chefe de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais) integraram o comitê organizador local da conferência no Brasil.

Integridade científ ica

Doação de órgãos e games

A PUCRS recebeu a visita dos irmãos Manel Mendonza e Vicente Falchetto, da Fundação Marista de Solidariedade Internacional, localizada em Genebra (Suíça). A fundação realiza o acompanhamento da defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens junto à ONU. Na Univer-sidade, participaram de reuniões com a Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (foto), visan-do a um convênio entre ambas as instituições. Também estiveram reunidos com representantes do Centro de Pastoral e Solidariedade/Observatório Juventudes e as Faculdades de Direito, Educação e Serviço Social, que pro-movem o 1º Curso Internacional sobre Direitos Humanos da Infância, Adolescência e Juventude. A turma do curso teve uma aula com os dois Irmãos que trataram do tema sob a perspectiva internacional.

Marista internacional

Nos Emirados Árabes

&Cia

FOTO: GIULIANO CECATTO/DIVULGAÇÃO

A PUCRS conquistou o Top of Mind no Rio Grande do Sul na categoria Universidade Privada. A distinção é concedida pelo Grupo Amanhã, em parceria com a Segmento Pesquisas. O Reitor Joaquim Clotet recebeu a premiação, em 2 de junho, em jantar no Grêmio Náutico União, que reuniu

líderes empresariais do Estado. Nesta edição, o Top of Mind ouviu 1,2 mil pessoas de ambos os sexos, entre 16 e 65 anos, que responderam à pergunta “Quando eu falo em... qual é a primei-ra marca que você lembra?”. A pesqui-sa foi realizada em fevereiro e março, nas sete mesorregiões do Estado.

MUNDO PUCRS • PÁGINA 6

GenteFO

TOS: D

IVULG

AÇÃO

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Você sabia?

Entenda as bandeiras tarifárias

Campeões de consumo

Como economizar

A conta de luz tem sido mais pesada para muitos usuários em 2015. Desde o início do ano, o sistema de bandeiras tarifárias cria uma relação entre o valor desem-bolsado pelo consumidor e o que é pago pelas geradoras, além de indicar que o custo de geração está elevado devido ao acionamento de termelétricas para

poupar água nas hidrelétricas e permitir que esse adicional seja repassado mensalmente às tarifas. No sistema antigo, pagava-se apenas o referente à energia consumida, multiplicando o custo (R$/kWh) pelo consumo mensal (kWh). No novo cál-culo, há o acréscimo (bandeira), estabelecido de acordo com os níveis dos reservatórios das hidrelé-tricas no Brasil.

Funcionam como um semáforo e indicam, a cada mês, se a energia custará mais ou menos conforme o grau de uso das ter-melétricas.

Verde – custos baixos para gerar a eletri-cidade; portanto, a tarifa de energia não deve ter acréscimo no mês.

Amarelo – sinal de atenção, os custos de geração aumentaram, ocasionando um acréscimo de R$ 0,025 a cada 1 kWh (qui-lowatt-hora) utilizado.

Vermelho – o custo da geração está eleva-do devido ao aumento da participação de termelétricas, apresentando um custo a mais de R$ 0,055 a cada 1 kWh.

Em uma residência, o que mais consome energia são o chuveiro elétrico, a geladeira, o ar-condicionado e a iluminação.

Geladeira• Verifique se as borrachas de vedação estão em bom estado. Para

testar, feche a porta prendendo uma folha de papel. Tente tirá-la. Se deslizar e sair facilmente é sinal de que as borrachas não estão vedan-do corretamente e você deve trocá-las.

• Não abra sem necessidade ou por tempo prolongado; • Coloque e retire os alimentos e bebidas de uma só vez e evite guardá-

-los quentes; • Não forre as prateleiras com plásticos ou vidros; • Faça o degelo periódico;• No inverno, diminua a regulagem da temperatura; • Mantenha limpa a parte traseira e não use para secar panos e roupas.

Chuveiro elétrico• Evite banhos excessivamente quentes e demorados;• Utilize a posição “inverno” somente nos dias frios. A posição “verão”

gasta até 40% menos energia. Não a mude com o chuveiro ligado;• Não diminua, emende ou reaproveite resistências queimadas.

Iluminação• Abra as cortinas e use ao máximo a luz do sol; • Coloque cores claras nas paredes internas, pois as escuras exigem

lâmpadas com potência maior e consomem mais; • Prefira lâmpadas fluorescentes ou LEDs, que consomem menos e du-

ram mais do que as incandescentes; • Apague as luzes dos ambientes desocupados, salvo os que contribuem

para segurança; • Limpe regularmente luminárias, globos e arandelas.

Condicionador de ar• Mantenha portas e janelas fechadas; • Limpe os filtros periodicamente; • Desligue-o meia hora antes do fim do expediente e também durante o

almoço, pois a sala ainda permanecerá climatizada; • Evite instalar em local exposto a raios solares;• Regule o termostato para obter uma temperatura agradável (nem

muito frio e nem muito quente). A variação de um grau pode elevar em até 8% o consumo de energia.

Ferro elétrico• Acumule uma boa quantidade de roupa e passe tudo de uma vez; • No caso de ferro automático, use a temperatura indicada para cada

tipo de tecido. Comece pelas roupas que requerem temperaturas mais baixas;

• Deixe-o desligado quando não estiver em uso, mesmo por intervalos curtos.

Máquinas de lavar roupa e louça• Utilize na capacidade máxima com a quantidade adequada de sabão

ou detergente, para não ter que repetir a operação de enxaguar.

# Contadeluz

Chuveiro

Geladeira

Ar-condicionado

Lâmpadas

Outros

24%

22%

20%

14%

20%

Fonte: Professor Odilon Duarte, coordenador do Laboratório de Eficiência Energética da Faculdade de Engenharia

MUNDO PUCRS • PÁGINA 8

Mundo PUCRS é uma publicação interna quinzenal da Universidade editada pelo Setor Editorial da Assessoria de Comunicação e Marketing, prédio 1, 2º andar, sala 202.02, fone 3353-4446 • Coordenadora da Assessoria: Stefânia Ordovás de Almeida • Comunicação: Ana Maria Roig • Editora Executiva: Magda Achutti • Edição e Redação: Ana Paula Acauan, Magda Achutti e Vanessa Mello • Estagiária: Júlia Bernardi • Revisão: Antônio Dalpicol • Fotógrafos: Bruno Todeschini e Camila Cunha • Arquivo Fotográfico: Analice Longaray e Camila Paes Keppler • Publicação on-line: Rodrigo Marassá Ojeda • Projeto gráfico e Editoração Eletrônica: Pense Design • Impressão: Epecê-Gráfica

Hoje o sol apareceu e o dia ficou lindo!

#mundopucrs

Enviada por Liana Furini

pelo Instagram

Ânguloaberto

Porque estudar

é muito bom!

Envie suas fotos feitas na PUCRS para [email protected] ou pelowww.facebook.com/mundopucrs.Você também pode usar a #mundopucrs no Instagram.

Somente hoje busquei meu diploma e o reconhecimento de láurea acadêmica como Bacharel em Filosofia. Agora sim, definitivamente, um diplomado do #mundopucrs

“Aprenda como se você

fosse viver para sempre.

Viva como se você fosse

morrer amanhã.”

Mahatma Gandhi

Enviada por Anderson Barcelos pelo Instagram

Querparticipar?

Ansiosas pelo novo semestre

Enviada por Walessa Signorini pelo Instagram