mudanças climáticas

9
Aquecimento Global X Resfriamento Global No consenso mais geral o CO2 é o grande vilão, o principal responsável pelo aquecimento global, entretanto, alguns especialistas em climatologia não corroboram com esse posicionamento. Para eles os principais fatores que regulam a temperatura da Terra são a atividade solar e a temperatura dos oceanos. O CO2, ao contrário, é o gás da vida, pois é a principal molécula sequestrada por algas e plantas, sendo utilizada na produção de alimentos para os animais e o homem. Efeito Estufa Efeito Estufa Natural Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente. Mudanças Climáticas

Upload: leonardo-vieira-hastenreiter

Post on 12-Apr-2017

73 views

Category:

Environment


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mudanças Climáticas

Aquecimento Global X Resfriamento Global

No consenso mais geral o CO2 é o grande vilão, o principal responsável pelo aquecimento global, entretanto, alguns especialistas em climatologia não corroboram com esse posicionamento. Para eles os principais fatores que regulam a temperatura da Terra são a atividade solar e a temperatura dos oceanos. O CO2, ao contrário, é o gás da vida, pois é a principal molécula sequestrada por algas e plantas, sendo utilizada na produção de alimentos para os animais e o homem.

Efeito Estufa

Efeito Estufa Natural

  Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.

A ação do homem e o aumento do efeito estufa artificial

O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos.

Mudanças Climáticas

Page 2: Mudanças Climáticas

Antropogênico

Efeitos, processos, objetos ou materiais são aqueles derivados de atividades humanas, em oposição a aqueles que ocorrem em ambientes naturais sem influência humana.

Este termo é muitas vezes utilizado no contexto de externalidades ambientais na forma de resíduos químicos ou biológicos que são produzidos como subprodutos de atividades humanas.

Camada de ozônio

Chamamos de “camada de ozônio” a uma porção da atmosfera terrestre onde a concentração do gás ozônio (O3) é maior do que nas outras camadas. Esta camada fica na estratosfera e está à cerca de 30 km de altura, nível onde o ozônio atinge sua concentração máxima.

A camada de ozônio formou-se há aproximadamente 400 milhões de anos e de lá até hoje mantém praticamente a mesma espessura, com exceção da região do chamado “buraco na camada de ozônio”. Foi a camada de ozônio que permitiu o surgimento da vida sobre a terra ao refletir a maior parte dos raios ultravioletas. Sem o ozônio o mundo seria um lugar extremamente quente, praticamente inabitável. Por isso a destruição da camada de ozônio é algo tão preocupante.

A questão é que quanto mais substâncias deste tipo foram lançadas na atmosfera mais rapidamente a camada de ozônio vai perdendo sua capacidade de se regenerar e o buraco na camada de ozônio tende a aumentar tornando incerto o futuro do planeta.

Problemas Urbanos Ambientais

Page 3: Mudanças Climáticas

Chuva Ácida

A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).

Estima-se, embora não haja dados concretos, que o fenômeno da chuva ácida tenha surgido com a Revolução Industrial e a crescente queima de combustíveis fósseis.

As grandes cidades como Nova York (EUA), Berlim (Alemanha) e até a Atenas (Grécia) já sofrem com os efeitos da chuva ácida há muito tempo, mas, há apenas 10 anos que este tema começou a ser investigado mais a fundo pelos ecologistas e cientistas do clima.

Ilha de Calor

As “ilhas de calor” são uma anomalia do clima que ocorrem quando a temperatura em determinadas regiões dos centros urbanos fica muito maior do que a temperatura nas regiões periféricas.

Essa anomalia climática ocorre devido à junção de diversos fatores como a poluição atmosférica (principalmente), alta densidade demográfica, pavimentação e diminuição da área verde, construção de prédios barrando a passagem do vento, grande quantidade de veículos e outros fatores que contribuem para o aumento da retenção de calor na superfície.

Poluição Atmosférica e Inversão térmica

Page 4: Mudanças Climáticas

Inversão Térmica ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.

  Poluição atmosférica  é a contaminação da atmosfera  por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

Diferença entre: Lixão, Aterro e Compostagem

Lixão: depósito a céu aberto

O Lixão é uma opção inadequada de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. No local não há nenhum controle ou monitoramento dos resíduos depositados, onde nesse caso, resíduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade podem ser depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor.

Aterro sanitário: opção comum para o lixo urbano

É uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, que visa prevenir danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais.

Compostagem: a melhor opção para o meio ambiente

Trata-se de um processo biológico de reaproveitamento que transforma resíduos orgânicos em matéria orgânica com qualidade para ser utilizada na agricultura como fertilizante orgânico composto ou condicionador de solos.

Reciclagem

Page 5: Mudanças Climáticas

A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Além de se apresentarem com propriedades físicas diferentes, estes também possuem uma nova composição química – fator principal que difere o reaproveitamento da reciclagem, conceitos estes muitas vezes confundidos.

Este processo é importante, nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo, utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário.

Ocupação irregular das encostas

O processo de ocupação irregular das encostas é resultante do crescimento rápido e desordenado das cidades. No que diz respeito às encostas, é importante observar que, no Brasil, assim como outros países que seguiram a linha do desenvolvimento dependente, materializado no subdesenvolvimento, a ocupação danosa é mais flagrante por suas consequências fatais.

Como a previsão das ocorrências é muito complexa e exige dedicação investigativa, elas são atribuídas, na maioria das vezes, a “catástrofes” naturais, num cômodo alinhamento com os terremotos, vulcões, furacões e etc., não associando a relação que esses processos têm com as condições de vidas humanas que se estabelecem nesses espaços.

A ocupação urbana promove o crescente desmatamento e a impermeabilização do solo. O resultado disso se traduz no assoreamento de rios e córregos com a frequência ainda maior de cheias e inundações, que atingem exatamente os estratos mais pobres da população. 

Page 6: Mudanças Climáticas

Disponibilidade de água no mundo

De toda água existente na Terra (1.380.000 km³), 97,3% é água salgada e apenas 2,7% água doce.

Da água doce disponível na terra (37.000 km³), 77,20% se encontra em forma de gelo nas calotas polares (28.564 km³), 22,40% se trata de água subterrânea (8.288 Km³), 0,35% se encontra nos lagos e pântanos (128 km³), 0,04 % se encontra na atmosfera (16 Km³) e apenas 0,01% da água doce está nos rios (4 km³).

ÁFRICA: 10,00 %AMÉRICA DO NORTE: 18,00 %AMÉRICA DO SUL: 23,10 %ASIA: 31,60 %EUROPA: 7,00 %OCEANIA: 5,30 %ANTÁRTIDA: 5,00 %

Declínio do mar de AralO Mar de Aral é testemunho de uma grande catástrofe ambiental, em menos de trinta anos perdeu tamanho de forma considerável causado pela ação antrópica, mais especificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas à irrigação.

Atualmente, o Mar de Aral conta com aproximadamente metade de seu volume original, ao passo que o percentual de salinidade obteve uma grande elevação em seus níveis, reduzindo de forma significativa a quantidade de vida silvestre (fauna e flora). As 178 espécies de animais diminuíram drasticamente para 38.

Estresse HídricoO estresse hídrico pode ser causado tanto pela falta d'água em termos

naturais quanto pela má preservação e gestão dos recursos hidrográficos.

Vai Faltar Água?

Page 7: Mudanças Climáticas

Trabalho

De

Geografia

Nome: Leonardo Vieira Hastenreiter dos Reis

Turma: 2° B