mudanças emocionais e comportamentais na...

7
MUDANÇAS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS NA ADOLESCÊNCIA: O QUE PODE SER CONSIDERADO NORMAL? O corpo muda, e ninguém deixa de notar. A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que tem início aos 11 anos, mas término muitas vezes incerto. O cérebro também muda mais ainda, e, com ele, muda o jeito de pensar, sentir e agir daqueles que, até então, eram crianças bastante dependentes dos pais.

Upload: others

Post on 08-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

MUDANÇAS EMOCIONAIS E COMPORTAMENTAISNA ADOLESCÊNCIA: O QUE PODE SERCONSIDERADO NORMAL?

O corpo muda, e ninguém deixa de notar.

A adolescência é uma fase do desenvolvimento humanoque tem início aos 11 anos, mas término muitas vezesincerto.

O cérebro também muda mais ainda, e, com ele, muda o jeitode pensar, sentir e agir daqueles que, até então, eram criançasbastante dependentes dos pais.

Page 2: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

O amadurecimento total dessa complexa rede de neurônios só ocorre por volta dos 24 anos.

O cérebro não nasce pronto; transforma-se ao longo dos anos.

Por isso, é esperado que osadolescentes desenvolvam novashabilidades ao mesmo tempo emque são imaturos para tantasoutras.

A capacidade intelectual contribui para o desenvolvimento dehabilidades sociais e desperta a curiosidade por novos temas;mas, também, induz ao gosto pela discussão, manifestadopor atitudes contestatórias e reivindicatórias que, muitasvezes, fazem dos adolescentes, “aborrecentes” na opinião dosmais velhos.

Page 3: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezesacompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em

sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas.

Também intensas são as reações emocionais nessafase da vida.

A inconstância que alarma osfamiliares é a mesma que oadolescente sente e com a qual nemsempre sabe lidar. Daí, surgemmomentos de tristeza ou frustração queo levam a ficar sozinho em seu quartoou agir por impulso a fim de aliviar aprópria sensação de impotência.

É nesse contexto que o uso de drogas ou as“dependências não químicas” – fazer compras,comer, jogar ou usar a internet de maneiraexcessiva – podem parecer alternativas deenfrentamento, pois produzem efeitos imediatos.

Page 4: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

Os adolescentes apresentam uma percepção alteradado tempo: hipervalorizam o momento presente,

mostrando-se pouco tolerantes à espera e inábeispara fazer planos a médio ou longo prazo.

Impulsividade

Em situações assim, é comumque as famílias imponhamlimites de maneira arbitráriaou contra argumentem comseu “cérebro adulto”, tentandopromover reflexões sobrepossíveis prejuízos no diaseguinte, nos estudos, na saúdeou no futuro.

Além de instáveis, os adolescentes são fortementereconhecidos pela necessidade de construção de suaidentidade.

Page 5: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

Costumam se opor as crenças evalores da família e procuraroutras fontes de identificação,como amigos, professores epessoas famosas.

Para tal, é necessário superar processos de luto em relação aocorpo infantil, à identidade de criança e aos pais da infância. Astransformações corporais ocorrem rapidamente e fora decontrole, exigindo que o jovem se adapte a um novo esquemacorporal e, assim, possa tolerar o despertar da sexualidade...

Daí, surge a importância de pertencer aalgum grupo, ou “tribo”. Os adolescentesdependem da identificação com os parespara se distanciarem dos próprios pais e,aos poucos, adquirirem autonomia.

No entanto, ser aceito pela turma e conquistar opróprio espaço em um grupo não é tarefa fácil.

Page 6: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

Apesar de doloroso, o distanciamento é saudável e necessáriopara que os filhos descubram o mundo e encontrem um lugarpróprio nele. Não é à toa que a adolescência pode serconsiderada um “segundo parto”, no qual o jovem nasce dafamília para ingressar definitivamente na sociedade.

Para vivenciar essa fase de experimentações demaneira mais segura e construtiva, é necessárioque o adolescente tenha pessoas de confiançacom as quais possa contar em momentos dedúvida ou frustração.

Distanciamento

Portanto, dar-lhes oportunidades deexperimentar atividades diferentes desenvolver novas habilidades éfundamental para a formação daidentidade.

Page 7: Mudanças emocionais e comportamentais na adolescênciaweb2.petropolis.rj.gov.br/see/educa-em-casa/uploads/arquivos/muda… · Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às

Compreender que não é o único a ter dificuldades já pode serbastante tranquilizador para eles.

A adolescência é, portanto, uma fase tão desafiadora quanto prazerosa,que precisa ser vivida em sua plenitude. Àqueles que já passaram porela, resta tolerar as mudanças, estimular a autonomia dos filhos, osinformar sobre as consequências de seus comportamentos e,principalmente, se dedicar à construção de vínculos fortes com eles.

Outras estratégias de enfrentamento incluemconhecer seus pontos frágeis e tentar preveras consequências de seus atos para evitarcomportamentos impulsivos indesejados.

É possível buscar outras formas de se expressar,socializar, regular emoções e, até mesmo,“descarregar a raiva”, como através de esportesou atividades artísticas. Ao encontrar umaatividade na qual tenha destaque, o jovem sesente, também, mais autoconfiante e realizado,motivando-se para outros planos no futuro.