mÚsica actualidade excesso de dívidas motiva dois ... · quinta-feira 2 fevereiro de 2012 · ·...

16
Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell O grupo belga actua amanhã no Teatro Sá da Bandeira, e no sábado na Aula Magna. CINEMA PÁGINA 09 Dois concertos de dEUS no País MÚSICA PÁGINA 08 Reitman traz ‘Jovem Adulta’ GRANDE PORTO PÁGINA 02 Professor agredido a murro e pontapé depois de expulsar aluna da sala de aula Excesso de dívidas motiva 64 pedidos de ajuda por dia Mais de 23 mil pessoas contactaram a Associação de Defesa do Consumidor, em 2011, por situações de sobreendividamento. DECO recomenda a procura de ajuda antes de começar o incumprimento. ACTUALIDADE PÁGINA 03 Marretas & Artista CINEMA PÁGINA 09 ‘O Artista’, o tributo ao cinema mudo que é um dos favoritos aos Óscares, estreia no mesmo dia do regresso de ‘Os Marretas’. FOTOMONTAGEM DESTAK Mais de 70 mortos em jogo treinado por Manuel José DESPORTO PÁGINA 06 Exposição ‘Uivo’ no Fórum Maia O trabalho de 17 ilustradores vai estar patente até ao próximo dia 26 de Fevereiro. SUGESTÕES PÁGINA 07 FIM DE SEMANA Começar de novo é o tema do filme de Jason Reitman, com Charlize Theron. ACTUALIDADE PÁGINA 03 Ministro da Saúde anunciou auditoria externa aos dez maiores hospitais do País ACTUALIDADE PÁGINA 04 Crimes cometidos em flagrante delito vão passar a ser julgados em 15 dias ACTUALIDADE PÁGINA 05 Autoridades de saúde alertam viajantes para casos de raiva nos PALOP Estrelas alvo de investigação FAMA & TV PÁGINA 14 Americanos de olhos postos no Super bowl DESPORTO PÁGINA 06

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

O grupo belga actua amanhã no Teatro Sá da Bandeira, e no sábado na Aula Magna.

CINEMA PÁGINA 09

Dois concertos de dEUS no País

MÚSICA PÁGINA 08

Reitman traz ‘Jovem Adulta’

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Professor agredido a murro e pontapé depois de expulsar aluna da sala de aula

Excesso de dívidas motiva 64 pedidos de ajuda por diaMais de 23 mil pessoas contactaram a Associação de Defesa do Consumidor, em 2011, por situações de sobreendividamento. DECO recomenda a procura de ajuda antes de começar o incumprimento.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Marretas & Artista CINEMA PÁGINA 09

‘O Artista’, o tributo ao cinema mudo que é um dos favoritos aos Óscares, estreia no mesmo dia do regresso de ‘Os Marretas’.

FOTOMONTAGEM DESTAK

Mais de 70 mortos em jogo treinado por Manuel José

DESPORTO PÁGINA 06

Exposição ‘Uivo’ no Fórum Maia

O trabalho de 17 ilustradores vai estar patente até ao próximo dia 26 de Fevereiro.

SUGESTÕES PÁGINA 07

FIM DE SEMANA

Começar de novo é o tema do filme de Jason Reitman, com Charlize Theron.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Ministro da Saúde anunciou auditoria externa aos dez maiores hospitais do País

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Crimes cometidos em flagrante delito vão passar a ser julgados em 15 dias

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Autoridades de saúde alertam viajantes para casos de raiva nos PALOP

Estrelas alvo de investigação

FAMA & TV PÁGINA 14

Americanos de olhos postos no Super bowl

DESPORTO PÁGINA 06

Page 2: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

MAIA

Novo balcão destinado a pessoas portadoras de deficiência

A Câmara da Maia assina amanhã um protocolo de coo-peração com a Área Metropoli-tana do Porto, na pessoa do Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência, com vista a implementar o SIM-PD (Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência). O novo serviço vai disponibilizar um balcão de atendimento personalizado aos munícipes com deficiência e respectivas famílias.

VALADARES

Bloqueio continua «até às últimas forças» dos trabalhadores Os trabalhadores da Cerâmica de Valadares, em Gaia, decidi-ram manter o bloqueio à porta da fábrica, uma vez que a administração afirmou ser «impossível pagar [ontem]» o salário de Dezembro. «Vamos aqui continuar até às nossas últimas forças» a bloquear a entrada da unidade fabril, explicou Raul Almeida, da Comissão de Trabalhadores.

METRO

Janeiro melhor mês de sempre com cinco milhões de validações O metro do Porto registou em Janeiro um crescimento de 4% face a igual período do ano passado, com 4,92 milhões de validações. Segundo fonte da empresa, este foi «o melhor mês de Janeiro de sempre na histó-ria» do metro do Porto. Os dados indicam que, em 2011, o metro registou mais cerca de dois milhões de vali-dações do que em 2010.

CÂMARA DO PORTO

Rio dá tolerância de ponto aos funcionários na terça de Carnaval

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, vai dar tolerân-cia de ponto aos funcionários do município a 21 de Feverei-ro. Segundo informação escrita na página oficial da autarquia na Internet, «apesar de a terça-feira de Carnaval não constar da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, prevaleceu o peso da tra-dição relativamente às festivi-dades que, neste período, costumam animar a cidade».

10 SEGUNDOS

Atropelamento mortal Uma mulher morreu ontem atropelada na Av. Vasco da

Gama, Porto, quando atraves-sava a rua fora da passadeira.

Um professor de mate-mática de 63 anos, que ex-

pulsou uma aluna da sala de au-la por estar a perturbar a lição, foi na passada terça-feira agre-dido à frente da Escola EB 2/3 Padre António Luís Moreira, nos Carvalhos, por alegados fa-miliares da estudante do 6º ano.

Fonte do hospital de Gaia, pa-ra onde o professor agredido a murros e pontapés foi transpor-tado, adiantou que a vítima deu entrada nas urgências pelas 14h30 e teve «alta médica pelas 18h07» do mesmo dia.

Segundo o bombeiro José Pereira, dos Bombeiros dos Car-valhos, que foram chamados ao local da ocorrência, o professor Mário J. S. foi «agredido ao iní-cio da tarde de terça-feira quan-do se preparava para entrar no estabelecimento de ensino, alegadamente por familiares de uma aluna sua».

Ameaças de morte Quando foi assistido pelos bom-beiros, a vítima apresentava fe-rimentos no rosto, uma infor-

GAIA Docente da Escola EB 2/3 Padre António Luís Moreira, nos Carvalhos, agredido a murros e pontapés

Professor agredido depois de expulsar aluna da sala de aulaAgressão terá sido feita por familiares da aluna. Docente teve de ser assistido no hospital de Gaia.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

LUÍS ANICETO

mação confirmada por uma professora da mesma escola, que presenciou a agressão, que prefere manter o anonimato por medo de retaliações.

A professora adiantou que os agressores eram três indiví-duos, com idades compreendi-das entre os 20 e os 30 anos, e que bateram no colega com «murros e pontapés», mas sem armas. Enquanto batiam no

professor caído no chão, acres-centa, diziam-lhe «para nunca mais bater em crianças», ao mesmo tempo que o ameaça-vam de morte.

No final da agressão, a aluna do 6º ano, que tinha sido expul-sa da sala de aula pelo professor agredido, entrou na viatura com os três indivíduos, abandonan-do o recinto escolar, contou a mesma professora.

Direcção da escola está a conduzir um processo de averiguações e a DREN está a acompanhar o caso

Professor apresentou queixa na GNR, mas não quis comentar o caso, porque a ocorrência registou-se «fora da escola»

Autocarros e comboios estão hoje quase parados

Os trabalhadores da CP, da CP Carga e da Socie-

dade de Transportes Colecti-vos do Porto (STCP) realizam hoje uma greve de 24 horas. Os sindicatos contestam o conjun-to de medidas anunciadas pe-lo Governo para o sector dos transportes, que afirmam que vai «agravar os custos para os utentes e reduzir os salários dos trabalhadores».

A paralisação da STCP co-meçou às 23h de ontem e esten-

GREVE NOS TRANSPORTES

de-se até às 02h de amanhã. Os serviços mínimos solicitados pela empresa foram negados, pelo que a greve deverá ser mesmo total.

Na CP, os serviços mínimos decretados pelo tribunal garan-tem a circulação de pelo menos 20% dos comboios regionais e de longo curso e ainda alguns suburbanos. Quanto aos Inter-cidades, estão previstos 12 a cir-cular. A paralisação dura até amanhã de manhã.

A Metro do Porto não divul-gou qualquer pré-convocató-ria de greve e estará a funcio-nar normalmente. Recorde-se que a operação do metro é as-segurada por um privado.

Paralisação dos autocarros da STCP deverá ser total

LUÍS ANICETO

Bairro dos pescadores vai ser requalificado

A Câmara de Es-pinho já aprovou o

plano de requalificação que irá transformar o bairro piscatório num espaço «de qualidade e asseio urbanís-ticos», que não motive «dis-tinção negativa» em re-lação ao centro da cidade.

Respeitando as «condi-cionantes e potencialida-des» de uma envolvente marcada pela praia, linha de caminho-de-ferro, ribei-

ESPINHO

ra de Silvalde e campo de gol-fe, o projecto deverá transfor-mar a zona habitada pelos pes-cadores de Espinho naquilo que o presidente da autarquia anuncia como «um bairro pis-catório onde a qualidade de vi-da seja uma realidade».

«Queremos um espaço dig-no, para gente digna que tam-bém merece qualidade e as-seio urbanísticos», afirma Pin-to Moreira. «Não queremos fo-mentar a negativa distinção que outros fizeram, nem que-remos diferenciar os que vivem no bairro piscatório da-queles que vivem no centro – todos são espinhenses», acres-centa o autarca.

Projecto prevê «mais qualidade de vida» para a zona piscatória

DR

LUÍS ANICETO

ANTÓNIO RILO

Page 3: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

O ministro da Economia mostrou-se bastante

preocupado com os números do desemprego publicados pelo Eurostat (13,6%), mas sublinhou que o desemprego é um «tsunami que foi lançado bem antes» do Executivo de Passos Coelho tomar posse.

Nesse sentido, Santos Pe-reira sinaliza que «o processo de reestruturação da econo-mia portuguesa continua» e que «o recente acordo de concertação social assinado

CRISE

Ministro da Economia promete políticas activas de empregro

entre o Governo e os parcei-ros sociais é importante por-que prevê toda uma série de políticas activas de emprego e de combate ao desemprego» que o Governo vai accionar.

Uma dessas políticas, sus-tentou ainda o ministro, é «a portaria 2012, uma medida que vai proporcionar a for-mação de desempregados» as-sim como vai permitir «co-meçarmos a actuar de forma decisiva nas questões de com-bate ao desemprego».

Seca pode gerar prejuízos de 120 milhões Os agricultores dizem que a situação é preocupante e temem que se repita a seca de 2005. O prejuízo pode chegar a 120 milhões de euros, refere a Associação de Produtores de Cereais.

CLICK NUNO VEIGA/LUSA

O ministro da Saúde anunciou que solicitou

auditorias externas aos dez maiores hospitais portugue-ses, que são também «das dez maiores empresas do País». Paulo Macedo, que fa-lou ontem na Comissão Par-lamentar de Saúde, revelou que as auditorias foram so-licitadas e são para conti-nuar, independentemente do «bom trabalho» que es-tá a ser feito pela Inspecção Geral das Actividades em

SAÚDE

Ministério solicitou auditoria aos dez maiores hospitais

Saúde. O ministro revelou ain-da que, em matéria de fraude, estão actualmente a ser inves-tigados pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público entre 40 a 50 casos. No mesmo dia, o secretário de Estado da Saú-de anunciou que o Governo pretende diferenciar as farmá-cias consoante os volumes de negócios que apresentem, o que influenciará as despesas destes estabelecimentos. Uma proposta que irá ser discutida com os parceiros.

O futebol faz-me pagar mais impostos

Basta ler as letras gordas dos jor-nais desportivos e ouvir a con-versa de alguns

especialistas, para estar a par de que o Sporting está em falência técnica, o Ben-fica pode ir pelo mesmo caminho e suponho que todos os outros “grandes” clubes têm a coluna do Deve bem mais longa e pesada do que a do Haver. Porque na do Deve estão milhões de euros, e são mesmo milhões, que há anos não pagam ao Estado, já nem quero saber dos outros credores. Não pagar ao Estado significa basicamente que não nos pagam a nós, deixando pensões, reformas, subsídios e apoios à míngua de finan-ciamento, e sendo que o dinheiro do jogo financia misericórdias e assistências sociais, são mais uma vez os mais pobres aqueles a quem o comportamento “caloteiro” dos grandes clubes afecta numa primeira linha. Sinceramente não sei o sufi-ciente da contabilidade do futebol para entender de onde vem o buraco finan-ceiro, muito anterior à actual crise, e não quero entrar na conversa primária do “ah, e

tal, se não pagassem tanto aos jogadores”, porque entendo que há uma lógica de negócio que passa por aquelas transacções, acreditando que dentro da lei da oferta e da procura que rege aquele mercado, como todos os outros, cada um ganha o que vale (pelo menos é o que diz o Dr. Catroga, em declaração feita a propósito do seu vencimento na EDP), mas o que me pergunto é porque é que o Estado é tão condescendente quando são estes os maus pagadores. É verdade que o futebol é o

divertimento das massas, e que quando não há pão, dá-se circo ao povo, mas se esses adeptos perceberem que em cada bilhete que compram pagam o seu custo fácil, mais todos os aumentos de impostos que a situação dos seus clubes impõe ao País, talvez percebam que o futebol lhes está a sair caro de mais. Se não entenderem, então que se aplique o princípio do pagador-utilizador, e todos os adeptos paguem pelo menos os meus impostos.

As dívidas que ninguém cobra aos clubes saem dos nossos bolsos.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

quase 390 mil em 2011, as quei-xas mais frequentes estão re-lacionadas com telecomunica-ções (87 135), compras e ven-das (39 699) e bancos (34 456). Nas telecomunicações, a maio-ria dos contactos foram moti-vados pelas «campanhas de venda, a facturação e o perío-do de fidelização». «Os mes-mos problemas e os mesmos sectores», é assim que Ana Tapadinhas, da DECO, co-menta o balanço, concluindo que devem ser exigidos códi-gos de boas práticas e mais proactividade na fiscalização.

Múltiplos créditos, situa-ções de desemprego e

cortes de subsídios, nomeada-mente o do último Natal, leva-ram mais de 23 mil pessoas a procurar a DECO em 2011, a uma média superior a 64 por dia. Ao Destak, o jurista do Ga-binete de Estudos da DECO, Paulo Fonseca, explica que a actual crise deve fazer com que as famílias «aprendam a lidar com o seu orçamento, re-pensem a sua cultura de vivên-cia» e tenham noção que «nin-guém está imune a uma situa-ção de sobreendividamento».

O especialista aconselha as-sim os cidadãos a contactarem a associação «antes de terem a corda no pescoço», ou seja, no momento em que ainda não há dívidas, nem notificações judiciais e a verificarem se não estão a pagar por serviços que desconheciam ter subscrito, nomeadamente seguros.

Telecomunicações e banca Já no que respeita aos restan-tes contactos feitos à DECO,

CONSUMO Mais de 23 mil cidadãos contactaram a associação em 2011 por causa de dívidas múltiplas

64 pessoas sobreendividadas pedem ajuda à DECO por dia Telecomunicações e serviços financeiros na origem do maior número de contactos de consumidores.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

MARCO LEAL

Telecomunicações tiveram mais de 87 mil reclamações em 2011

DECO recebeu quase 390 mil contactos, maioria sobre teleco-municações e vendas

A actual crise vai aumentar os casos de vendas agressivas? A clara diminuição do poder de compra dos consumidores e a manutenção da mesma vontade de vender dos comer-ciais faz com que o recurso a um marketing mais agressivo seja quase uma certeza. Quais as áreas mais afectadas? Antigamente estas técnicas eram mais comuns nas vendas ao domicílio, por exemplo de colchões ou aspiradores, hoje têm um carácter transversal. A banca, através da venda de car-tões e de produtos de poupança, e as telecomunicações, com no-vas campanhas, são frequentes. Quais os entraves ao combate do marketing agressivo? Existe um diploma desde 2008 que contempla esta área, mas é um comportamento difícil de provar e de fiscalizar, já para não falar das empresas que abrem hoje e fecham amanhã. Os consumidores estão mais atentos na hora de comprar? Sim, interessam-se mais e estão mais sensíveis aos seus direitos e ao que está certo e errado.

CONVERSA RÁPIDA

PAULO FONSECA Jurista do Gabinete de Estudos da DECO – Ass. Defesa do Consumidor

Page 4: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

Gerar mais confiança na Justiça é um dos objectivos da medida

do em vésperas do baptizado da filha, em 2002. Entre insul-tos, terá dito à mulher que re-colhera imagens dela a traí-lo com um padre. Uma semana depois, terá apontado uma ar-ma à cabeça dela, no Monte do Cortiço, em Évora. Pouco de-pois da ameaça, procurou não deixar transparecer a fúria e almoçou calmamente com ela e outro casal.

A SÁBADO dá-lhe a conhe-cer estes e outros casos de violência doméstica totalmen-te improváveis. Um economis-ta, um médico e um funcioná-rio numa empresa comercial são alguns exemplos.

Era um bom vizinho, um óptimo tio e um excelen-

te oficial de guerra. À chega-da ao aeroporto militar de Fi-go Maduro, o tenente-coronel, de 42 anos, dirigiu-se logo à mulher. Tinha estado três meses numa missão e parecia impaciente. Seguiram para o carro, mas nem saíram do es-tacionamento. A mulher ten-tou acalmá-lo. Ele violou-a ali mesmo, dentro do carro. A se-guir deu-lhe duas bofetadas e fez-lhe uma ameaça: «Se não queres é porque estás farta, mas vou descobrir. Quem é ele? Eu mato-te, mato-o e de-pois mato-me a mim!»

Para os vizinhos e família era um homem terno e dedi-cado; nas missões era corajo-so e admirado. Mas em casa e durante quase dois anos tratou a mulher como escra-va sexual. O divórcio foi decre-tado em Outubro e o agressor teve de pagar uma indemni-zação de 7500 euros à vítima. Foram os acessos de ciúmes que potenciaram a violência, à semelhança do que acusa a ex-mulher de Paco Bandeira.

A acusação diz que os ciú-mes do cantor terão começa-

ILÍCITO

Enriquecimento dá cinco anos de prisão O crime de enriqueci-mento ilícito, que será um crime público, poderá dar um a cinco anos de prisão, estendendo-se a todos os cidadãos. Uma decisão que resulta de um acordo entre PSD e CDS.

PRECARIEDADE

Partidos saúdam proposta de lei Os movimentos que orga-nizam a Iniciativa Legisla-tiva de Cidadãos por uma Lei Contra a Precariedade estiveram reunidos com os grupos parlamentares do PCP, BE e Os Verdes, que apoiam de forma unânime a proposta de lei, saudando a iniciativa, refere a organização em comunicado.

FACE OCULTA

Empresas gastavam milhares em prendas As empresas do grupo de Manuel Godinho, principal arguido no processo Face Oculta, gastavam cerca de 80 mil euros por ano em presentes de Natal, um valor que diminuiu para metade em 2008. A infor-mação foi avançada hoje pelo ex-director comercial da O2, co-arguido.

SAÚDE

Médicos recebem mais horas extra O secretário de Estado da Saúde esclareceu que o pagamento das horas extraordinárias mais favo-rável aos médicos resul-tou de uma interpretação da lei em vigor que per-mitirá a estes profissio-nais receber mais pelo trabalho suplementar.

REORGANIZAÇÃO

Autarcas reúnem-se contra mapa judicial A Associação Nacional de Municípios vai reunir com os 47 autarcas que podem vir a ficar sem tri-bunais na nova reorgani-zação do mapa judiciário, avançou a Rádio Renas-cença. O presidente da ANMP está preocupado e quer explicações.

Sensíveis em público, violentos em privado

123RF

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Paco Bandeira está a ser julgado por agressões contra a ex-mulher

10 SEGUNDOS Crimes em flagrante delito

serão julgados em 15 dias O julgamento rápido de crimes cometidos

em flagrante delito deverá realizar-se no prazo de 15 dias, anunciou ontem o líder da bancada do CDS, ficando o Governo de enviar ao Par-lamento uma proposta legis-lativa nesse sentido. «Este entendimento a que hoje che-gámos é um passo histórico no combate ao sentimento de impunidade, no combate ao crime, na dignificação do trabalho das polícias e gera mais confiança, que é bem preciso, dos cidadãos na jus-tiça», afirmou Nuno Ma-galhães, citado pela agência

JUSTIÇA

Lusa. Segundo o líder da banca-da do CDS, «não havia nenhu-ma razão jurídica, constitucio-nal e até lógica, para que quem cometesse um crime em fla-grante delito não fosse julgado rapidamente e o processo se arrastasse em tribunal».

Gastos bizarros dos funcionários da Casa da Moeda

Os trabalhadores da Ca-sa da Moeda têm até 30

dias de férias, podem usar uma quinta com piscina, courts de ténis e cavalos e têm direito a empréstimos com juros boni-ficados para comprar casa. Já para não falar que são gastos 113 mil euros em jardinagem, 806 mil em viagens, 167 mil na produção de conteúdos audio-visuais informativos e 22 mil em agendas.

PRIVILÉGIOS

Quais os salários dos diferentes líderes religiosos

A SÁBADO foi desco-brir quanto ganham por

mês os diferentes represen-tantes religiosos. O salário não varia muito, quer sejam cató-licos, protestantes, ortodoxos, muçulmanos ou judeus. As re-galias é que mudam. Enquan-to os padres têm a casa paga e recebem pelos sacramentos que realizam; os rabinos não gastam com a habitação nem com a educação dos filhos.

RELIGIÃO Parlamento vai discutir adopção homossexual

O Parlamento vai de-bater a adopção por

casais homossexuais dia 24, por iniciativa do BE, que propõe ainda igualdade de tratamento no registo civil «para a adopção, apadri-nhamento civil e procria-ção medicamente assisti-da» em casos de pessoas do mesmo sexo. Já a deputa-da Isabel Moreira e o líder da JS vão apresentar um projecto para permitir a co-adopção ao cônjuge ou uni-do de facto homossexual.

BLOCO DE ESQUERDA

Paulo Valente Gomes à frente da PSP O superintendente Paulo Valente Gomes, que ontem tomou posse como director nacional da PSP, vai propor um regime de carreira e sistema remuneratório «mais justos e equilibrados».

Bancos agravam spreads e dão menos crédito

Segundo o Inquérito aos Bancos sobre o

Mercado de Crédito, divul-gado ontem pelo Banco de Portugal, a contracção do crédito que tem afectado a economia irá manter-se ou mesmo agravar-se em 2012. Os cinco bancos inqui-ridos perspectivam que, no primeiro trimestre deste ano, vão continuar a apli-car «critérios mais restri-tivos na concessão de em-préstimos», nomeadamen-te spreads mais altos.

ECONOMIA

CLICKJOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Em público são simpáticos, prestáveis e sedutores. Em casa são violentos, ciumentos e manipuladores. A SÁBADO revela-lhe a vida dupla destes homens.

ENTREVISTA A ASSANGE O fundador do WikiLeaks, nas-cido na Austrália há 40 anos, está há mais de um ano em prisão domiciliária por acusa-ção de abuso sexual – surgida logo após a publicação de mi-lhares de documentos diplomá-ticos dos EUA, em Novembro de 2010. Em entrevista, revela que tem recebido centenas de pedidos de casamento e cartas de fãs. Apesar de ser uma celebridade, diz que só queria voltar ao que fazia antes. EX-ESPIÃO SERÁ ACUSADO Jorge Silva Carvalho, ex-chefe do Serviço de Informações Es-tratégicas de Defesa, pode ter de responder em tribunal pela prática dos crimes de abuso de poder, tráfico de influências, violação de segredo de Estado e ainda atentado à liberdade de imprensa. A SAÍDA DE SANTOS FERREIRA Está proibido de andar de avião e de conduzir e faz fisioterapia três vezes por semana. Mas foi o problema de ouvidos que acelerou a saída de Santos Fer-reira da presidência do BCP aos 62 anos de idade. De salientar que a instituição bancária deverá ter prejuízos de 700 milhões de euros este ano.

OUTROS TEMAS

Tenente-coronel tratou a mulher como escrava sexual e prendeu-a em casa durante dois anos.

Page 5: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012

Desde 1952 que não exis-tem casos autóctones de

raiva, ou seja, situações com origem no território nacional. Ainda assim, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) deixa o alerta: cuidado com a doença diagnos-ticada nos últimos seis meses duas vezes no País. E com um desfecho fatal. Embora os dois casos tenham sido adquiridos em países africanos de língua oficial portuguesa, fica o con-selho para quem viaje de ou para estas zonas do globo.

«A ocorrência destes dois casos num curto espaço de

tempo evidencia a possibilida-de de importação no contexto da mobilidade de pessoas oriundas de países onde a en-zootia tem progredido nos úl-timos anos, nomeadamente nos PALOP», lê-se no comuni-cado emitido pela DGS. E em especial Guiné-Bissau e Ango-la, onde se verificaram as duas situações: uma em resultado da mordedura de um cão e a outra causada por um gato.

«A raiva é uma doença infecciosa que, uma vez decla-rada, mata sempre», refere à agência Lusa Francisco Geor-ge, que chama ainda a atenção para a possibilidade de vaci-nação após a agressão. «É uma doença que pode ser evi-tada, mesmo depois da pessoa ter sido mordida por um cão ou por um gato, num país on-de existe este problema. A va-cina é eficaz se for administra-da mesmo depois da exposição à mordedura.» O Director-Geral da Saúde deixou avisos para os viajantes

SAÚDE Em seis meses, foram diagnosticados dois casos em território nacional, oriundos da Guiné-Bissau e de Angola

Alerta para casos de raiva nos PALOPDGS deixa conselhos para quem viaje de ou para estas zonas, apesar de doença ter sido erradicada.

SÉRGIO LEMOS/CM

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Para os viajantes provenien-tes de áreas geográficas onde

a raiva é enzoótica (cães, gatos, morcegos ou outros animais selvagens), nomeadamente Angola e Guiné-Bissau, a DGS aconselha a consulta de um médico no caso de exposição a: mordeduras, beliscaduras, arranhões e/ou abrasões de animais potencialmente infec-tados, mordeduras múltiplas ou com sangue, arranhões ou lambidelas em pele não inte-gra, contacto directo com mor-cegos, exposição das mucosas à saliva ou partículas cerebrais de animais potencialmente infectados. E informa ainda que, no nosso país, a adminis-tração da vacina contra a raiva «pode ser efectuada de forma gratuita» em vários hospitais.

Situações que merecem atenção

Merkel de visita à China Angela Merkel, a chanceler

alemã, começa hoje uma visita à China, que visa reforçar

a cooperação entre os dois países.

Lula premiado por luta contra a pobreza O ex-presidente brasileiro Lula da Silva vai receber, em Maio, o International Four Freedoms Award 2012, prémio concedido pelo seu trabalho na luta contra a pobreza no Brasil.

18 anos de prisão para quatro sul-africanos que mataram uma jovem por ter relação amorosa com outra mulher.

8,5 toneladas de água radioac-tiva derramaram de um reac-tor, mas não saíram da danifi-cada central nuclear do Japão.

NO

GLOBO

Autoridades não têm mãos a medir por causa da neve intensa

É uma das piores ondas de frio polar da última

década nos países do Báltico, mas os habitantes já o sabem, uma vez que a têm sentido na pele, graças às temperaturas que se aproximam dos 30 graus negativos. Na Roménia, em 24 horas morreram mais seis pessoas na sequência de hipotermia grave, o que fez au-mentar para 14 o número de mortos na sequência do frio. Por cá, espera-se também que o tempo arrefeça ainda mais e, por isso, a Direcção-Geral da Saúde deixa conselhos pa-ra os mais sensíveis, ou seja, bebés e idosos. Para quem tem de andar na rua, o melhor é co-brir as extremidades (mãos, pés, cabeça) e usar várias camadas de roupas folgadas e calçado adequado.

EUROPA

SALVATORE DI NOLFI/EPA

Mais seis mortos na Roménia em apenas 24 horas

UNIÃO EUROPEIA

O regresso de Portugal aos mercados em 2013,

previsto no acordo com a troika, é «inconcebível» e os mercados já antecipam um incumprimento «nos próximos cinco anos», avançou um dos editores do jornal Financial Times, que defende que a crise lusa pode «lançar uma nova tempestade sobre o euro».

ESPANHA

O julgamento de 11 pessoas pelo acidente

laboral que, em 2005, vitimou seis trabalhadores das obras de um dos viadutos da A7 em Almuñécar, entre eles cinco portugueses, arrancou ontem num tribunal de Granada, Espanha, com pedidos de anulação e uma sala de audiências cheia de gente.

EUA

O Pleno do Supremo Tribunal de Justiça

indeferiu a reclamação apre-sentada pelos Estados Unidos contra a decisão do Supremo de não apreciar um recurso relacionado com a extradição de George Wright, naturalizado português.

AFEGANISTÃO

Os talibã negaram ontem a possibilidade

de negociações com o governo do Afeganistão, com quem vivem há mais de uma década em guerra. «Não há ponta de verdade nessas notícias», referiu um comunicado que a milícia talibã publicou numa das suas páginas na Internet, ‘A Voz da Jihad’.

LÍBIA

Milícias rivais envolve-ram-se em confrontos

armados no centro da capital Líbia, Trípoli, numa zona de edifícios de escritórios e onde se situa um hotel de cinco es-trelas. Segundo o correspon-dente da Reuters, a estrada marginal perto desta zona está cortada e há fumo no local onde se registaram combates.

SÍRIA

Nações Unidas tentam pressionar a Rússia pa-

ra aceitar resolução contra o regime sírio de Bashar al- -Assad, que está há dez meses mergulhado numa onda de violência. De frisar que a Rús-sia rejeita a hipótese de uma intervenção militar na Síria.

Romney vence na Florida Mitt Romney, pré-candidato repu-blicano à presidência dos Estados

Unidos, venceu sem dificuldade as primárias da Florida.

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Há muita gente furiosa, desesperada com a auste-ridade. Isso

é justo e razoável, porque fomos vítimas de muitos erros e crimes. Mas as dis-cussões costumam incluir uma alternativa que não existe: a ausência de sacrifícios. Portugal neste momento enfrenta apenas duas hipóteses: ou cumpre com sucesso a austeridade prescrita, ou terá ainda mais austeridade. Pensar que se pode escapar aos custos é uma ilusão tão grave como as que criaram a crise. Se Portugal rejeitasse o pacote e mandasse os credores dar uma curva, a dívida desapareceria, mas a austeridade seria muito maior. A troika exige cor-tes fortes e medidas dolo-rosas para reduzir o défice público a 0,5% do PIB em 2015. Em troca os nossos parceiros estão a empres-tar-nos 78 mil milhões de euros (quase metade da nossa dívida pública à data do acordo) ao longo de vários anos. Se nos recu-sássemos aos cortes, como os mercados estão fechados, ninguém nos emprestava mais nada e o défice tinha de ser zero amanhã. Isto não é ficção científica. A Argentina viveu assim no passado recente e Portugal teve a mesma experiência nos dez anos após 1892. A nossa situação é seme-lhante ao bêbedo endivi-dado. O pior não é pagar as bebidas que tomou, mas garantir que pode continuar a beber fiado. O Estado está mesmo viciado em dívida. Aliás a nossa taxa de endivida-mento é agora maior que há dez meses, quando a troika cá chegou. A irritação é compreensí-vel, mas a fúria é má con-selheira, logo quando mais precisamos de serenidade para decidir a melhor dieta, indispensável à recuperação da saúde económica.

Austeridade

Page 6: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Argentino diz que se deixou levar por conselhos e comentários

LUSA

Djaló «era benfiquista» e Enzo Pérez pede desculpa

Yannick Djaló «era benfiquista ferrenho».

A confidência é de Francis-co Cruz, olheiro do Benfica e treinador da Associação Desportiva Estação, que explicou à Rádio Renas-cença que quando Yannick representava o clube da Covilhã, «gostava imenso de ir para o Benfica, mas como lhe apareceu a hipó-tese de ir jogar para o Spor-ting, aproveitou». Entre-tanto, o extremo Enzo Perez pediu ontem descul-pa aos adeptos e aos res-

BENFICA

ponsáveis do Benfica pelos «erros» e diz querer dar o seu contributo à equipa da Luz. Em entrevista à Benfica TV, o argentino diz que se deixou «levar por conselhos».

Mais de 70 mortos em jogo com Manuel JoséUm jogo entre o Al-Ahli, clube do treinador por-

tuguês Manuel José, e o Al Masri, na cidade de Port Said (nordeste do Egipto), fez mais de 70 mortos e centenas de fe-ridos, indicam as autoridades egípcias. O treinador portu-guês explicou à SIC Notícias

TRAGÉDIA

que o jogo teve vários atrasos pela constante invasão de campo por parte dos adeptos do Al Masri. Mas foi na parte final do jogo, quando o clube local marcou golo, que a últi-ma invasão de campo provo-cou confrontos e muitos mor-tos, obrigando os jogadores a

fugirem. Manuel José admitiu que foi agredido com murros e pontapés, mas disse estar bem, defendendo que «não há condições para continuar» no futebol egípcio. O técnico de-fende a suspensão do campeo-nato. O estádio foi ainda alvo de um incêndio.

Sporting ostenta 183 milhões de capital negativo

A auditoria indepen-dente às contas do

Grupo Sporting, relativa ao período entre 1 de Agosto de 1998 e 26 de Março de 2011, apresenta o universo empresarial leonino em «falência técnica», com ca-pitais próprios negativos de 183 milhões de euros. Esta situação estruturalmente desequilibrada fica a dever--se, sobretudo, ao futebol profissional.

FALÊNCIA TÉCNICA

McLaren é a primeira escuderia com ‘bólide’ A McLaren foi a primeira das equipas da Fórmula 1 a apresen-tar o carro para 2012. O MP4-27 foi desvendado por Jenson Button e Lewis Hamilton e introduz algumas novidades.

Lucho e Janko já treinaram com os novos colegas

Os reforços de Inver-no Lucho González e

Marc Janko cumpriram ontem o primeiro treino com o plantel orientado por Vítor Pereira. O médio ar-gentino e o avançado aus-tríaco são assim opção à partida para os portistas. Entretanto, o ex-seleccio-nador da França, Raymond Domenech, criticou o Mar-selha por ter deixado sair um jogador como Lucho.

FC PORTO

CLICKCREDITO XXXXXX

FUTSAL

Portugal começa Europeu a ganhar Portugal venceu (4-1) ontem o Azerbeijão no grupo D, considerado o mais renhido tendo em conta as prestações das selecções no Europeu de 2010: Portugal foi fina-lista vencido, o Azerbaijão ficou em quarto lugar e a Sérvia chegou aos quartos-de-final.

FC PORTO

Negócio de Walter é alvo de suspeitas A UEFA pediu às autorida-des inglesas que investi-guem duas empresas que financiaram a compra do passe do avançado brasi-leiro Walter pelo FC Porto, noticia a Bloomberg. Há suspeita de que os fundos possam servir para bran-queamento de capitais.

BENFICA

Capdevilla avança para a Champions O Benfica impediu Capde-villa de sair durante o mercado de Inverno e vai inscrevê-lo na Liga dos Campeões, garantem os jornais desportivos, depois de ter ficado de fora da lista elaborada para a fase de grupos.

ITÁLIA

Guarín só volta a jogar em Março Fredy Guarín foi um dos reforços de Inverno do Inter, mas o ex-jogador do FC Porto ainda não pode ser opção para Clau-dio Ranieri porque está lesionado e só volta em Março, garantia ontem a imprensa italiana.

10 SEGUNDOS

2 Março sexta-feira é o dia

do Benfica-FC Porto que pode definir o título, anunciaram as águias.

pensas (o dia de Super Bowl é quando se consome mais co-mida nos EUA a seguir ao dia de Acção de Graças), e a tele-visão que vai emitir já vendeu há vários meses todo o espaço publicitário disponível – entre uns recordistas 3,5 e 4 milhões de dólares, por cada 30 segun-dos de anúncio. Os anúncios da Super Bowl são tão origi-nais e únicos que são quase tão importantes quanto o jogo em si – no Canadá já houve pro-testos por não poderem ver os anúncios americanos.

O espectáculo no intervalo está a cargo de Madonna e tem a colaboração do Cirque du Soleil. Em campo, em In-dianápolis, vão estar os New England Patriots (de Boston,

Foi em 2010 que o Super bowl tornou-se no programa

mais visto de sempre nos Estados Unidos, ao conseguir 106,5 milhões de espectadores, superando a longínqua final de 1983. Este ano, já foram batidos recordes no valor pago pelos anúncios.

É o evento desportivo rei nos EUA, mas mais do

que um desporto é um evento que pára por completo o país e coloca um em cada três ame-ricanos colados ao ecrã. A três dias do domingo de Super Bowl XLVI (é a 46ª edição e já é considerado feriado nacio-nal), as famílias norte-ameri-canas já abasteceram as dis-

FUTEBOL AMERICANO Evento do ano nos EUA é já este domingo em Indianápolis

Super bowl pára Estados Unidos

Recordes televisivos nos Estados Unidos

O evento que mais comida, mais euros em anúncios e mais atenção recebe vai contar com Madonna.

JOÃO TOMÉ [email protected]

EPA

zona de comunidades lusas) contra os New York Giants para decidir o título de 2011/12. As estrelas são os quarter-backs Tom Brady, namorado de Gisele Bündchen (Patriots), e Eli Manning (Giants).

Os Patriots (de zona de comunidades portuguesas) enfrentam domingo os Giants e o frenesim já começou

Page 7: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

www.Destak.pt · 075ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s Experiência ‘selvagem’

O Zoo Santo Inácio, em Gaia, e a Fotoadre-

nalina uniram-se para criar momentos exclusivos com os animais. Acompanhados por um fotógrafo profissio-nal os amantes da natureza vão poder fotografar algu-mas das 400 espécies exis-tentes no zoo, algumas em extinção, na I Experiência Fotográfica de Vida Selva-gem. A iniciativa começa amanhã com a preparação para os dois dias de fotogra-fia no terreno, que acontece-rá no sábado e no domingo.

FOTOGRAFIA

A história de Maria Sem

A Lua de Maria Sem, peça escrita por João

Monge a partir dos fados de Alfredo Marceneiro, estará sábado em cena no Teatro Municipal de Vila do Con-de. Entre o teatro e a músi-ca, Maria João Luís e Ma-nuela Azevedo, vocalista dos Clã, representam duas ex-pressões da mesma perso-nagem, Maria Sem, cuja his-tória vai sendo contada. A peça começa com o velório do pai e é a partir daí que se conhecem as desilusões e as paixões de Maria Sem.

TEATRO

Muitos dos autores são do Porto, cidade que neste momen-to tem duas galerias dedicadas inteiramente à comercialização de ilustrações, a Ó! e a Dama Aflita e uma, A Mundo fantas-ma, que também comercializa banda desenhada.

Uivo é a exposição que vai estar patente no Fórum

da Maia a partir de amanhã e onde se procura, segundo o seu comissário, Miguel Ministro, mostrar a «contemporaneida-de da ilustração portuguesa».

António Soares, Artur Es-carlate, Célia Esteves, David Pe-nela, Francisco Martins, João Drumond, Júlio Dolbeth, Krue-lla D’Enfer, Mariana a Miserá-vel, Mesk, Miguel Ministro, Nicolau, Oker, Rui Ricardo, Rui Sousa, Wasted Rita e Zé Cardoso são os 17 ilustradores de quem será possível ver tra-balhos até 26 de Fevereiro.

EXPOSIÇÃO Trabalhos nacionais para ver até 26 de Fevereiro no Fórum da Maia

‘Uivo’ de 17 ilustradores Maioria dos autores são do Porto. Em caso de sucesso, mostra poderá ser realizada uma vez por ano.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

DR

Mostra para ver à semana até às 19h e aos sábados das 15h30 às 18h30

PUB

«Estas são ilustrações livres que os autores fazem como trabalho individual, sem ligação a um texto ou a um tema», diz Miguel Ministro, admitindo que a ideia é que esta mostra possa ter continuidade, «talvez uma vez por ano».

Participantes têm de levar a sua câmara fotográfica

DR

Espectáculo começa às 21h30, com bilhetes a 15 euros

JOÃO NUNO REPRESAS

Page 8: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012www.Destak.pt · 08

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acústico Pablo Alborán 2 (= 2*) Na Balada Michel Telo 3 ( 4*) 21 Adele 4 ( 3*) Eu Acre-dito Angélico 5 ( 6*) Live at The Royal Albert Hall Adele 6 ( 5*) N.º1 David Carreira 7 (= 7*) Best Of – 20 Anos de Canções Vol.2 Tony Carreira 8 (= 8*) Ao Vivo Paula Fernandes 9 (= 9*) Mylo Xyloto Coldplay 10 ( 16*) Aurea Aurea * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

guesas. Amanhã, às 21h, vão subir ao palco do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e no dia seguinte apresentam-se na Aula Magna, em Lisboa, à mesma hora.

Na bagagem trazem o mais recente CD Keep You Close, que inclui o single Constant Now. A banda liderada por Tom Barman começou a dar que falar logo no primeiro álbum Worst Case Scenario, em 1994. Depois seguiram-se In a Bar, Under the Sea (1996), The Ideal Crash (1999), Pocket Revolution (2005) e Vantage Point (2008).

Na agenda musical do País estão marcados

dois concertos a cargo de dEUS. Os músicos belgas, com nome de quem parece ser omnipresente, vão estar em apenas duas cidades portu-

CONCERTOS Na bagagem os músicos trazem o novo álbum ‘Keep You Close’

dEUS vão dar música ao País

O grupo belga vai protagonizar duas noites memoráveis. Amanhã no Porto e no sábado em Lisboa.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

Os Hong Kong Dong são a banda escolhida pelos dEUS para a primeira parte, e vão apresentar o primeiro EP ho-mónimo, recém-lançado. – – TOME NOTA PORTO Local Teatro Sá da Bandeira Horário 3 de Fevereiro, às 21h (portas abrem às 20h) Preço 25 euros LISBOA Local Aula Magna Horário 4 de Fevereiro, às 21h (portas abrem às 20h) Preço 25 e 30 euros

Portugal vai ser palco de dois espectáculos da banda liderada por Tom Barman

Está na altura de o dis-co Tiago na Toca sair

para os palcos. Os espectácu-los prometem ser irrepetíveis, já que levam para as salas um CD e um livro, que vestiram poemas, participações de ami-gos e canções. Em palco, o Tia-go está só com os poemas, o piano e a guitarra. Tiago está hoje, às 22h no Teatro Gil Vicente, em Cascais, amanhã, às 22h, no Centro Cultural de Aveiro e no sábado, às 22h30, no Hard Club, Porto. Preço 15 euros (CD/Livro Tiago na Toca e bilhete)

ESPECTÁCULOS EXCLUSIVOS

‘Tiago na Toca’ ao vivo Indie-pop com humor

Depois de uma acla-mada actuação no

Festival Vodafone Mexe-fest, os Julie and the Car-jackers regressam aos pal-cos para apresentar o ál-bum de estreia Parasol. Es-te sábado, às 24h, o Café Teatro do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, irá receber as harmonias misteriosas do indie-pop, partilhando os nove temas deste álbum de João Cor-reia e Bruno Pernadas.

VILA FLOR

‘Confusão’ de ambientes

Os The Happy Mess apresentam amanhã

no Porto, no Plano B, o novo EP October Sessions. Ban-da com um ano que se ali-menta de ambientes indie- -pop com referências aos anos 80 é o resultado de uma vontade de criar lados B da música pop nacional. A ban-da é formada por gente liga-da à comunicação, mas tem também uma arquitecta e bailarina e um psicólogo. O concerto começa às 23h30.

PLANO B

Estreia de Aimard

Na sua primeira ac-tuação a solo no Por-

to, o pianista francês Pier-re-Laurent Aimard traz na bagagem os célebres Jogos de água em Villa d’Este, de Liszt, os divertidos Jogos, de Kurtág, peças de carác-ter de Schumann e o se-gundo caderno dos Prelú-dios de Debussy, celebran-do os 150 anos do nasci-mento de Claude Debussy. O concerto é este sábado, na Casa da Música.

CASA DA MÚSICA

Tiago Bettencourt leva o novo disco a Cascais, Aveiro e Porto

DR

Tem havido um fenómeno nos últimos anos que não entendo. Onde anda o “i”. Vejamos. É redícula a deme-nuição que tem sido bem vesível nesta infantelidade e preguiça de dezer as palavras como deve ser. O que para mim acaba por tornar o des-curso numa coisa bem senis-tra. É de arrescar dezer que não é só em Lesboa que isto acontece e é com espanto que ainda descubro pessoas que conseguem admetir que falam assim porque sim. E ser corregido nestes casos, torna-se uma ofensa, faz-me parecer uma estrangeira. No lemite podia dezer que é um

«SOU DO TEMPO EM QUE SE PUNHAM OS PONTOS NOS IS»

O caso do i perdido…mestério bem guardado para alguns que ligam a estas coi-sas e que ouvem campainhas soar quando, lá de um infe-nito se ouve o assassinar do “i”. Eu tento não permetir que se fale assim na minha presença, mas constato que sou eu quem tem que aleviar a tensão. Tem que haver uma demenuição da minha esquesetice e para manter a minha felecidade é uma questão de fazer ouvidos moucos. Ainda sou do tempo em que se punham os pontos nos “is”. Hoje em dia só peço que ponham os “is” no sítio de onde eles nunca deveriam ter saído.

JOANA CRUZ 2ª a 6ª 18h-22h;

sábado GPS 10h-13h [email protected]

VOZES DA RÁDIO

Antes de tocar com os Xutos & Pontapés

no Porto, Tim actua este sábado, no Montijo, com os Companheiros de Aventura às 21h30, no Cine Teatro Joaquim de Almeida com

a RFM. Nestes concertos Tim revisita os seus êxitos a solo, um ou outro tema dos Xutos e músicas como Voar, Bola de Trapos, Hora das Gaivotas ou Melhor Amigo. Sabe mais em rfm.pt.

Tim ao vivo no Montijo com a RFM

Page 9: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

www.Destak.pt · 095ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

CINEMA

Nova lei «mais dialogante» O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Vie-gas, disse ontem à agência Lusa que a nova lei de cinema vai diversificar as fontes de financia-mento do cinema, que pode colocar à disposição dos autores 32 milhões de euros para novos filmes.

ANTEVISÃO

A vida de Assis Pacheco Este sábado a RTP2 passa em estreia o documentário Sau-dade Burra, reali-zado por Margarida Moura Guedes e Paulo Galvão, que é uma viagem biográfica à vida do poeta e jornalista Fernando Assis Pacheco.

Quando entramos na sa-la de cinema esperamos

encontrar coisas básicas co-mo diálogos e conversas, uma imagem com cor e, ultima-mente, a tecnologia 3D. O Ar-tista, do francês Michel Haza-

navicius, não tem nada disto e, no entanto, é um dos mais originais, arrojados, simples e belos filmes feitos nos últimos anos. Esta homenagem senti-da ao cinema mudo tem a ar-te e o engenho de mostrar que o cinema vive da emoção das expressões humanas, do que os protagonistas fazem em cena e da música.

À semelhança do que os filmes de D. W. Griffith, F. W. Murnau, Ernst Lubitsch e Charlie Chaplin faziam, há actores muito expressivos (já que não se ouve o que eles di-zem), um acompanhamento

musical cativante e os habi-tuais cartões para explicar o que os actores vão dizendo. O que surpreende neste misto de drama e comédia (ao bom estilo dos anos 1920) é como a simplicidade da história não impede de nos sentirmos atraídos pelas personagens, apaixonantes.

Acompanhamos a estrela maior do cinema mudo, Geor-ge Valentin – personagem fic-tícia inspirada em Rudolph Valentino, numa bela interpre-tação do francês Jean Dujar-din que já lhe valeu prémios em Cannes e nos Globos de

ESTREIA DA SEMANA Uma estrela do cinema mudo sorridente vai ‘cair’ com a chegada do cinema falado

‘O Artista’ do sorriso

Nomeado para 10 Óscares e ‘rei’ nos Globos de Ouro, filme de Hazanavicius distingue o cinema.

JOÃO TOMÉ [email protected]

FOTOS D.R.

A magia do cinema mudo é homenageada neste filme franco-americano com uma dupla que faz ‘faísca’ no ecrã e actores como John Goodman

Os Marretas parecem não ter perdido a graça

desde que nasceram, nos anos 1950, da mente criativa de Jim Henson, um norte-americano manipulador de marionetas que, através das suas perso-nagens divertidas, inspirou vá-rias gerações por todo o mun-do. No primeiro filme feito sob a égide da Disney – já não é produzido pela companhia ori-ginal The Jim Henson Com-pany –, a realização ficou a car-go do inglês James Bobin (que ajudou a criar as personagens de Ali G e Borat). Já o argu-mento é escrito pelo próprio protagonista, Jason Segel e o seu amigo Nicholas Stoller.

COMÉDIA/FAMÍLIA

‘Marretas’ no caminho de Jason Segel

Actor Jason Segel é também argumentista dos novos ‘Marretas’

Segel concretiza assim um sonho de criança, de levar ao cinema a criação de Jim Hen-son, especialmente Cocas, o

sapo. Tal como O Artista, que também estreia hoje, Os Mar-retas, versão 2012, também são uma comédia musical, no

DR

Ouro. Com uma confiança ina-balável e um sorriso cativan-te, George é ‘rei’ do cinema mudo em 1927, rico e influen-te. É já depois de conhecer nu-ma antestreia a fã Peppy Mil-ler (a bela franco-argentina Bérénice Bejo, esposa do rea-lizador e também nomeada para um Óscar) que, com a chegada dos filmes falados, os ‘talkies’, o seu mundo desaba já que os produtores querem caras novas. Na penúria e de orgulho ferido, vai ter ajuda de onde menos espera.

O Artista é um filme raro e de sorriso fácil, a ver.

entanto são produtos quase opostos, na cor que têm e no pú-blico para o qual se destinam.

Acompanhamos Walter, um rapaz nascido como mar-reta que vai embarcar numa aventura quando o seu irmão humano Gary (Jason Segel) e a namorada Mary (Amy Adams) decidem levá-lo ao Teatro dos Marretas ver as figuras que idolatraram toda a vida. Por lá descobrem o maquiavélico plano de Tex Richman (Chris Cooper), pa-ra demolir o Teatro dos Mar-retas e vão ajudar o Cocas a salvar o teatro. Não faltam estrelas, incluindo Miss Piggy, Gonzo e muitos outros.

ROMANCE/DRAMA

‘O Grande Milagre’ no Círculo Árctico

Inspirado numa história real que cativou milhões de pessoas, este filme de Ken Kwapis e com Drew Barrymore e John Kra-sinski é uma adaptação de um livro de 1989. Acompanhamos uma repórter televisiva (Barry-more) e um defensor dos animais (Krasinski) a salvarem uma família de baleias encurraladas.

COMÉDIA/DRAMA

‘Jovem Adulta’ por Jason Reitman

O novo filme de Jason Reitman é sobre uma escritora de ficção (Char-lize Theron) que após o seu divórcio volta à sua cidade natal, no Minne-sota. O objectivo inicial é contactar com um antigo namorado (Patrick Wil-son), mas descobre que ele agora é casado e tem uma filha a caminho.

FICÇÃO CIENTÍFICA

‘Crónica’ traz amigos com poderes

Realizado por Josh Trank e escrito por Max Landis este filme de ficção cientí-fica conta a história de um grupo de amigos que ganham poderes sobre-humanos, que começam a usar para ganho pessoal. Mas tudo muda quando um deles entra num mundo mais negro.

OUTRAS ESTREIAS

Page 10: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 201210 ·

Leitor

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Joana Túlio, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), Alexandra Cayolla (Gestora de Produto), Marta Seruya (assistente) ([email protected]); Pas-satempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tava-res; Administração/Redacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Lu-ís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento); Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau,

N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

“Pimba” revisitado Aquele que é considerado um dos melhores músicos de sem-pre fez recentemente 65 anos, mas pouco destaque teve no nosso país. David Bowie é um artista completo, inovador da sua imagem e da sua música que ainda hoje se mantém actual.

Revolucionou o rock, a cul-tura pop, o punk e a arte, mas parece não ter influenciado uma geração portuguesa “amoran-gada”, sem referências, que ido-latra personagens a que a comu-nicação social chama de “canto-res”, mas que apenas vão me-xendo os lábios, figuras cómicas como Bieber, o clã Carreira e tantos outros que deturpam o conceito de música e poluem o ambiente sonoro com esta espé-cie de “pimba” revisitado para meninos do papá.

Emanuel Caetano ERMESINDE

Clusters e pastéis de nata

O ministro Álvaro, que veio do frio, referiu o pastel de nata co-mo Cluster/nicho de exportação. O ministro Álvaro não sabe que o pastel de Belém só pode ser comido quentinho na pastelaria de Belém.

Gostaria de ter ouvido do senhor ministro dizer em que

novos clusters devem os nossos empresários apostar, depois das propostas do senhor Porter (1990). Apostar em sectores que diminuam as importações e au-mentem as exportações. Quais são estes sectores inovadores, de pequenas ou médias empre-sas que necessitam do apoio do Estado/CGD para crescer?

Leio no DN o Made in Portu-gal e procuro o volume de negó-cios destas empresas: não diz. Quanto pesam estas empresas no PIB?

Portugal desindustrializou-se a partir de 1980 e não vejo os nossos economistas a propor um novo tipo de industriali-zação. Senhor ministro o cluster não está no pastel de nata.

José Raimundo ST.º ANT.º DOS CAVALEIROS

Em termos gerais…

Meus amigos sejamos lúcidos, se não houver riqueza (trabalho ou outra espécie de rendimen-tos) não se podem pagar dívi-das. Senão vejamos: se não pagarmos os impostos, o Estado re-tira-nos os nossos haveres para colmatar a dívida, não é verdade?

Se o Governo não pagar à UE tudo o que tem recebido e es-banjado, esta não irá fazer outra coisa senão confiscar-nos o nos-so País, a nossa terra

(temos uma posição estratégica global que é aliciadora para a Europa), desta vez sem guerras, porque estamos impotentes perante tantas leis paralisantes que só beneficiam os que nos têm explorado continuamente ao longo de décadas, esta súcia de espertalhões que tanto apregoam a defesa do povo (e que julga ter vida eterna e serem incólumes), nos têm ven-dido em lotes ao desbarato no estrangeiro.

Nós que na nossa história (rica de factos) fomos uns luta-dores acérrimos da nossa Pátria, hoje não temos forças para com-bater tamanhas desigualdades, e somos forçados a ver cair a pique tudo aquilo porque se lu-tou durante gerações, temendo assim pelo futuro dos nossos fi-lhos. E FOMOS TÃO GRANDES…

Vitor Almeida VIA E-MAIL

Vem, Primavera, vem!

Tanta gente descontente. Até as crianças reclamam, fazem birras por tudo e por nada. O povo an-da stressado, desmotivado, re-voltado e mais pobre.

Faço votos para que a Prima-vera venha depressa para nos animar um pouco. Portugal pre-cisa de voltar a sorrir!

Maria CASCAIS

BRAGA

AMANHÃ -4º MÍNIMA

11º MÁXIMA

HOJE -1º MÍNIMA

11º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 3º MÍNIMA

9º MÁXIMA

AMANHÃ -2º MÍNIMA

8º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 3º MÍNIMA

12º MÁXIMA

AMANHÃ -2º MÍNIMA

10º MÁXIMA

FARO

HOJE 7º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 2º MÍNIMA

11º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 8º MÍNIMA

13º MÁXIMA

AMANHÃ 2º MÍNIMA

10º MÁXIMA

PORTO

HOJE 2º MÍNIMA

11º MÁXIMA

AMANHÃ -1º MÍNIMA

10º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE***

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Clínico. Cruz de pano que se punha nos sam-benitos. 2. Servir-se. Segurar, consertar com gatos ou gram-pos de metal. 3. Fruto da limeira. A unidade. 4. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). Peça do arado que serve para afastar a terra do rego. 5. Ave palmípede, espécie de pato. Que tem abas. 6. Arrabalde. Esteja unido por aderência. 7. Pequeno (Brasil). Verbal. 8. Soleira da porta. Graceja. 9. Fluido gasoso, transparente e invisível que constitui a atmos-fera. Tubo próprio para a condução de gases ou líquidos. 10. Detença. Estrofe de nove versos. 11. Camareiros. Subtrair vio-lentamente Verticais: 1. Trocar entre si. Qualquer de entre dois ou mais. 2. Existes. O mesmo. Monarca. 3. Oferecer. Vereador. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 4. Caminhar. Amor ligeiro. 5. Medida itinerária chinesa. Escrever em versos rimados. 6. Figura arquitectónica formada por dois arcos iguais que se cortam superiormente. Escavar o interior da terra. 7. Amiba. Contr. da prep. a com o art. def. o. 8. Cordão com que se aperta uma peça de vestuário ou calçado. Des-pido. 9. A si mesmo. Agregar. Debaixo de. 10. Pedaço de madeira. Discursar. Sódio (s.q.). 11. Qualquer instrumento de ataque ou defesa. Aliviar

CRUZADAS Horizontais: 1. Médico, Aspa. 2. Usar,

Gatear. 3. Lima, Um. 4. Ui, Aiveca. 5. Adem, Abado. 6. Redor, Adira.

7. Mirim, Oral. 8. Limiar, Ri. 9. Ar, Cano. 10. Demora, Nona. 11. Aios, Roubar

Verticais: 1. Mutuar, Cada. 2. És, Idem, Rei. 3. Dar, Edil, Mo. 4. Ir, Amoricos. 5. Li,

Rimar. 6. Ogiva, Minar. 7. Ameba, Ao. 8. Atacador, Nu. 9. Se, Adir, Sob. 10. Pau,

Orar, Na. 11. Arma, Alijar

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Rock in Rio em contagem decrescente. Os Xutos & Pontapés estiveram na FNAC do Colombo a conversar via Skype com os Titãs, os gigantes do rock brasileiro com quem actuaram no Rock in Rio 2011 e vão actuar na próxima edição portuguesa do evento. Saiba mais em www.destak.pt e no facebook destak!

AGÊNCIA ZERO

Page 11: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel
Page 12: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

Classificados · www.Destak.pt · 12 5ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012

Page 13: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

PUB

Page 14: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

5ª Feira · 2 de Fevereiro de 201214 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

de pessoas. Nos EUA, marcas como a Toyota e a American Airlines usam e abusam des-ta fórmula polémica. E a vaga é tal que já atingiu a Europa, nomeadamente o Reino Uni-do, onde o regulador da publi-cidade decidiu agora investi-gar uma estranha predilecção de gente famosa pelos choco-lates Snickers.

Estranho acaso Tudo porque com pouco inter-valo temporal, figuras públi-cas britânicas como o pugilis-ta Amir Khan, a cantora do concurso X Factor Cher Llo-yd, e o comentador de cricket

A revelação substitui Blake Lively na fita de Soderbergh

Blake Lively deveria participar em Side

Effects, contracenando com Jude Law e Channing Tatum mas, subitamente, a actriz da série Gossip Girl foi substituída na fita de Steven Soderbergh. Roo-ney Mara, nomeada para o Óscar de Melhor Actriz por Millennium 1: Os Homens que Não Gostam de Mulhe-res, foi a eleita para dar vida a Emily Hawkings, uma rapariga que lida com a pressão de ver o marido libertado da cadeia.

ACTRIZ DE ‘MILLENNIUM’

Bruna em pose sensual

Tem 20 anos, não en-trou na Casa dos Se-

gredos, mas mesmo assim o programa mudou a sua vida ao ponto de Bruna Vinha ter agora honras de capa na revista masculina online Hot Magazine. À pu-blicação, a alentejana reve-la que a concorrente com que menos se identifica é a Cátia, enquanto é com Fanny que tem passado mais tempo. Bruna revela ainda que nunca teria tido sexo dentro da casa e que o maior período que esteve sem actividade sexual foi durante dois meses.

‘HOT MAGAZINE’

DR

DR

Mara já tem novo filme

ACTOR BRITÂNICO

Prémios Bafta prestam tributo a John Hurt A 12 de Fevereiro, o actor britânico John Hurt receberá um troféu de carreira nos prémios Bafta. O actor, com uma carreira de seis décadas, comentou que «já sabia que o cinema significa muito para mim, mas não fazia ideia que eu significava tanto para o cinema». Harry Potter, Indiana Jones e Dogville são alguns dos seus trabalhos. O presidente dos Bafta disse que o actor de 72 anos tem uma «extraordinária presença». «É fascinante de observar, dá convicção a todos os papéis. Ele é único, uma figura icónica.»

DIETA

Alec Baldwin emagrece 13,5 quilos em 4 meses

A luta de Alec Baldwin com o peso, nos últimos anos, é cada vez mais visível. Mas agora o actor garante ter emagrecido 13,5 quilos em quatro meses. O protagonista da comédia 30 Rock está a fazer uma dieta para emagrecer dada a sua condição de pré-diabé-tico. «Desisti do açúcar. Faço

Pilates e spinning, mas não estou a conseguir fazer tanto ioga quanto gostaria. Em gravações, não consigo treinar tanto, mas como menos».

MUSEU DE MADRID

Cavaco Silva ganha réplica feita de cera

O Presidente da República Portuguesa está prestes a ganhar uma réplica no Museu de Cera de Madrid. A partir de Junho, a estátua de Cavaco Silva ficará na galeria reservada aos chefes de Estado. A réplica enver-gará um fato escuro, camisa branca, gravata vermelha e botões de punho com o escudo da República Portu-guesa. De momento, o único português com lugar cativo no Museu de Cera vizinho é Luís de Camões.

REVISTA HEAT

David Beckham eleito o Homem mais Sexy

David Beckham foi eleito o Homem Mais Sexy de 2012, num ranking de 101 celebri-dades. A votação da revista Heat teve em conta a opi-nião de mil leitores. Os acto-res Ryan Gosling, Bradley Cooper e Johnny Depp também integram a lista.

NAS

ESTRELASSexta à noite na RTP1

O próximo ‘Nico à Noite’ convida Fernando Seara, Beatriz Batarda, Laurent

Filipe e Paula Castelar.

«Parti o cóccix a fazer um salto

mortal… para cima do sofá»

MILEY CYRUS (CANTORA)

A socialite Kim Kar-dashian amealha 10 mil

dólares (cerca de 7.600 euros) por cada mensagem de 140 ca-racteres na rede social Twit-ter recomendando determina-do produto, segundo valores apurados pela The New York Magazine.

Também o rapper Snoop Dogg é gratificado com 8 mil dólares (6100 euros) por um anúncio dissimulado a um pro-duto, sendo outro exemplo gritante da tendência actual para as marcas explorarem o tempo de antena das celebri-dades e a sua capacidade de chegar, num ápice, a milhões

TWITTER Promiscuidade entre celebridades e marcas sob investigação

140 caracteres de projecção

Cantores e atletas britânicos promovem os chocolates Snickers. A entidade reguladora avalia a legalidade.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

Ian Botham publicaram foto-grafias suas a dar dentadas nos ditos chocolates ou inclu-sive a mostrar a tablete en-quanto apontam para o nome da marca com a outra mão. As suspeitas aumentaram quan-do Rio Ferdinand, defesa do Manchester United e da Se-lecção de Futebol inglesa, e a actriz Katy Price twittaram (desculpem o neologismo) a mesma frase «quando tenho fome fico fora de mim», em alusão ao slogan da marca.

Para termos noção das pro-porções do assunto, acrescen-te-se que o atleta é seguido por 1,9 milhões de pessoas, en-quanto a intérprete tem 1,5 milhões de seguidores. A En-tidade Reguladora da Publici-dade está a investigar se a campanha online, feita sem aviso prévio, choca com a lei de protecção do consumidor. Anunciantes e celebridades poderão vir a ser penalizados. «Não estou aqui para ver anúncios», já criticou um fã.

Kim Kardashian (1.ª à esquerda) ganha 10 mil dólares sempre que fala num produto no Twitter

Marcas como a Toyota e a American Airlines exploram esta forma de divulgar produtos

DR

Page 15: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

Fama & TV · www.Destak.pt · 155ª Feira · 2 de Fevereiro de 2012

«Acabei de me meter em grandes sarilhos (...) era suposto ser ultra-secreto», frisou

Em entrevista a um ca-nal de TV australiano,

Melanie B. deixou escapar que as Spice Girls estarão de re-gresso aos palcos para uma actuação única na gala come-morativa do Jubileu de Dia-mante da Rainha Isabel II de Inglaterra. A festa acontece a 4 de Junho, ainda que o 60º aniversário do reinado da avó de William e Henry se come-more a 6 de Fevereiro.

«Acho que esse concerto é o sítio mais excitante para que as Spice regressem», revelou

JUBILEU Melanie B. revela regresso da banda aos palcos para celebrar os 60 anos de reinado de Isabel II

Spice Girls reúnem-seA inconfidência foi feita a um canal de TV australiano. A 4 de Junho, sobem ao palco no show único.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

a cantora. Após a revelação, a intérprete teve consciência que «andou com o carro à frente dos bois», como diz o povo. «Acabei de me meter em grandes sarilhos por dizer isto. Era suposto ser ultra-se-

A formação poderia actuar na abertura dos Jogos Olímpicos 2012

Harrison Ford recebe prémio de carreira

Harrison Ford rece-berá um prémio de

carreira da Associação de Cineastas norte-america-na. A cerimónia em home-nagem ao protagonista da saga Indiana Jones realiza--se em Hollywood, a 12 de Fevereiro. Julia Roberts, Warren Beaty e Francis Ford Coppola são alguns dos artistas que já merece-ram tal honra.

Em 2000, Ford recebe-ra um prémio de carreira do Instituto de Cinema nor-te-americano. No seu currí-culo constam quatro no-meações para os Globos de Ouro da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, a última em 1996, por Sabrina.

Em 2002, a mesma associação distinguiu o ac-tor de 69 anos com o pré-mio Cecil B. DeMille pelo seu contributo excepcional

ASSOCIAÇÃO DE CINEASTAS NORTE-AMERICANA

à Sétima Arte. O filme de ficção científica Ender’s Ga-me é o seu novo projecto. Bla-de Runner, O Fugitivo e A Testemunha, que lhe valeu a nomeação para o Óscar de Melhor Actor em 1985, são alguns dos seus trabalhos mais significativos.

PUB

A cerimónia de homenagem ao actor acontece a 12 de Fevereiro

DR

DR

creto…», comentou divertida. Há muito que um novo re-

gresso das Spice Girls tem vin-do a ser alvo de especulação nos media britânicos, que che-garam a garantir que a reu-nião só ainda não tinha acon-tecido por causa da ‘diva’ Vic-toria Beckham. Inicialmente, chegou-se a pensar que a girls band voltaria aos palcos para uma actuação na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a 27 de Julho, facto ainda por confirmar oficialmente.

Fundada em 1995, a banda vendeu em todo o mundo mais de 75 milhões de discos. Em 2001 o projecto dissolveu-se para 6 anos depois se reunir num disco e numa digressão mundial em registo Greatest Hits. Em 1997, Emma Bunton, Melanie B., Victoria, Melanie C. e Gery Halliwell conhece-ram a rainha num concerto de gala no London Palladium.

Page 16: MÚSICA ACTUALIDADE Excesso de dívidas motiva Dois ... · Quinta-feira 2 Fevereiro de 2012 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1747 · Ano 10 · Directora: Isabel

PUB