motiva cultural - atletas que valem ouro

12
Informativo Colégio Motiva João Pessoa, PB - Ano3 - N o 13 outubro de 2012 Solidariedade Motiva faz doação de suplementos alimentares para Hospital Laureano Conquistas Estudantes se destacam em olimpíadas científicas ITA Luiz Carlos Rossato desmistifica o vestibular da instituição Atletas que valem ouro Handebol feminino do Motiva é campeão das Olimpíadas Escolares 2012 e bicampeão do Brasileiro de Clubes

Upload: motiva-joao-pessoa

Post on 24-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição eletrônica da revista Motiva Cultural

TRANSCRIPT

Page 1: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Informativo Colégio Motiva João Pessoa, PB - Ano3 - No 13

outubro de 2012

SolidariedadeMotiva faz doação de suplementos alimentarespara Hospital Laureano

ConquistasEstudantes se destacam em olimpíadas científicas

ITALuiz Carlos Rossato desmistifica o vestibularda instituição

Atletas que valem ouro

Handebol feminino do Motiva é campeão das Olimpíadas Escolares 2012 e bicampeão do Brasileiro de Clubes

Page 2: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

O Motiva Cultural é uma publicaçãodo Colégio Motiva.Campina GrandeJardim AmbientalRua Luiza Bezerra Motta,589 - CatoléFone: (83) 2101.4900CentroRua Irineu Joffily, 163 - CentroFone: (83) 2101.4800

João PessoaAmbientalRua Silvino Lopes, 255 - TambaúFone: (83) 3015.2100MiramarAv. Rui Carneiro, 850 - MiramarFone: (83) 3015.2800

Direção:Carlos BarbosaJane Eyre Karamuh Martins

JornalistaDDDResponsávelRafaella Ribeiro - DRT: 2735

Projeto Gráfico eDiagramaçãoFeliciano Neto

RevisãoJerônimo Vieira

Rafaella Ribeiro

FotografiaArtur Cavalcanti

ImpressãoGráfica Moura Ramos

Expediente

Rafaella Ribeiro

Ao Leitor

Este é um ano de comemorações para o Colégio Motiva, mas não apenas por-que estamos celebrando os 10 anos das unidades de João Pessoa. Isso também. No entanto, inúmeras são as conquistas que “A Escola das Grandes Conquistas” alcançou até então.

Nesta nova edição do Motiva Cultural, temos motivos de sobra para comemo-rar. As atletas de handebol ganharam dois títulos extremamente importantes para o handebol paraibano. Elas foram campeãs brasileiras durante os Jogos Escolares, que aconteceu em setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG), e também sa-graram-se bicampeãs do II Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol, que aconteceu neste mês de outubro, em João Pessoa.

Além do esporte, destaque para as Olimpíadas Científicas. Cada vez mais, o Colégio Motiva e os alunos conquistam excelentes premiações nesses exames, a exemplo de Bárbara Rodrigues e Safire Torres, convidadas para participar da VIII Jornada Espacial, realizada pelo ITA, em São Paulo, e dos alunos Lucas de Matos Figueiredo (ouro), Vinícius Rosendo (prata) e Lucas de Melo Jurema (bronze), pelos resultados alcançados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Lucas, inclusive, foi classificado para a etapa nacional da competição e conquistou o quinto lugar.

Na 13ª publicação do Motiva Cultural você vai ver também uma entrevista exclusiva com Luiz Carlos Rossato, coordenador de vestibular do Instituto Tecno-lógico da Aeronáutica (ITA), desmistificando o processo seletivo da instituição, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, para quem deseja cursar Engenharia.

Comemoramos também os 10 anos da nossa Semana de Arte, Cultura e Ciên-cia e dos Jogos da Amizade, confira a matéria completa e as fotos aqui no Motiva Cultural e acesse também o site do Colégio Motiva www.colegiomotiva.com.br.

E para ficar ligado em tudo o que acontece diariamente na escola, acesse nos-sas redes sociais: twitter (@MotivaJP) e facebook (/colegiomotivajp).

Tenham todos uma excelente leitura!

www.colegiomotiva.com.br

Page 3: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Expediente

@MotivaJP

Tome Nota

Campanha da Solidariedade

Projeto Artese Faz Assim

Durante aula do Projeto Sangari, os alunos do 5º ano, orientados pela professora Cláudia Savino, realizaram uma simulação de como a Terra é iluminada pelo Sol.

Munidos de um globo terrestre, luminária e plane-tário móvel, eles descobriram como a iluminação do Sol, combinada com a rotação do planeta, provoca al-ternância entre as regiões claras e escuras. Os estudan-tes observaram também que, em determinado lugar, a duração da parte clara do dia varia no decorrer do ano.

Segundo a professora, o resultado dessa experiência foi espetacular. “Nada como simular na prática para faci-litar o aprendizado”, afirmou. Confira algumas fotos, no site do Colégio Motiva!

O Colégio Motiva já iniciou a reserva de vagas de no-vos alunos para o ano 2013. Os interessados devem pre-encher o formulário que está disponível no site www.co-legiomotiva.com.br ou se dirigir até a secretaria de uma das unidades para efetuar o cadastro.

No ato da inscrição são necessários: a cópia do regis-tro de nascimento e o boletim 2012 do aluno (até a ter-ceira etapa). A escola também realizará entrevistas com a família, no caso da Educação Infantil e Ensino Fundamen-tal I e com os estudantes, no caso do Ensino Fundamental II e Médio.

Este ano, os alunos que querem ingressar no Ensino Fundamental II e Médio devem realizar uma pré-seleção, por meio de avaliações de Matemática, Língua Portu-guesa e Redação. Os exames para a primeira seleção de alunos acontecerão no dia 10 de novembro. Conforme a disponibilidade de vagas, novas provas serão realizadas nos dias 01 e 15 de dezembro.

Projeto Sangari:vivências científicas

Reserva de vagas para novos alunos

Os alunos da Educação Infantil (I ao IV) viraram verda-deiros artistas durante este semestre. Através do projeto “Arte se Faz Assim!”, eles exploraram o universo da pintu-ra, desenho e escultura.

Nas atividades desenvolvidas em sala de aula foram estimuladas diversas formas de expressão artística com o objetivo de ampliar a visão de mundo que as crianças possuem. Durante as vivências, elas manusearam obje-tos e materiais, explorando características e possibilida-des de uso e também aprenderam sobre a vida e obra de artistas específicos.

Confira no site da escola e também na página do face-book /colegiomotivajp algumas fotos desses momentos!

O Colégio Motiva esteve engajado em mais uma cam-panha solidária em parceria com a Associação Donos do Amanhã, para as crianças em tratamento contra o câncer, no Hospital Napoleão Laureano. Desta vez, foram arre-cadadas mais de 1.600 latas de suplementos alimentares que vão contribuir para elevar a qualidade nutricional desses meninos e meninas.

Nos últimos quatro anos, a escola promoveu campa-nhas para arrecadação de fraldas descartáveis. Só no ano passado, o ato solidário resultou na arrecadação de apro-ximadamente 100 mil fraldas.

Quem quiser e puder contribuir para um amanhã mais digno a quem necessita, a conta corrente para doa-ção é no Banco do Brasil (Agência: 3396-0/ Conta Correte: 20000-X/ Associação Donos do Amanhã).

3

Page 4: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

4

www.colegiomotiva.com.br

Uma década de comemorações

O Colégio Motiva João Pessoa celebra este ano 10 anos de escola e realizou de 18 a 22 de setembro a 10ª edição da Semana de Arte, Cultura e Ciência (SACC), um dos principais projetos desenvolvidos com os estudantes. O evento acontece anualmen-te com o objetivo de incentivar o hábito de pesquisa e produção, bem como in-centivar os trabalhos em grupo, buscando a formação de jovens competentes, autô-nomos, criativos e cidadãos conscientes. Mostra de dança, apresentações teatrais e trabalhos científicos fizeram parte da pro-gramação, que envolveu alunos da Educa-ção Infantil ao Ensino Médio.

Este ano, o tema dos trabalhos cien-tíficos foi livre e os estudantes evidencia-ram propostas práticas e pesquisas com aplicabilidade no cotidiano. Já na Mostra de dança, o tema central foi “Musicais” e verdadeiros espetáculos e performances a la Brodway foram apresentados. Entre as peças teatrais, a cultura nordestina foi exal-tada com sucesso através das encenações de “Morte e Vida Severina”, “Um homem, um artista: Luiz Gonzaga” e “A triste partida”.

Para a professora Zaíra Moreira, traba-lhos dessa natureza despertam a conscien-tização dos jovens. “Muitos se interessam por pesquisar temas por uma necessidade da população, como a questão da susten-tabilidade e da água, por exemplo. Temas que fazem parte do dia a dia deles e se isso

X SACC está despertando o interesse dos alunos é importante, porque é como se fosse um trabalho educativo desde agora. Ou seja, a coisa não está sendo ainda esperada para ser resolvida num futuro, mas eles estão despertados por causa da necessidade e eles estão partindo para agir, buscando soluções e soluções práticas”, exaltou.

A aluna Ana Luiza Sampaio, do 2º ano A (Ensino Médio) revelou que o trabalho escolhido pelo grupo do qual participou, cujo tema foi Energia Renovável, tinha

um propósito maior: apresentar soluções práticas e aplicáveis. “Queríamos mostrar para população algo útil, que existem coi-sas que cada um pode fazer na sua própria casa de uma maneira bem simples e que tem uma aplicabilidade muito grande. Mecanismos que as próprias pessoas que visitam a SACC acreditem que pode ser

“Muitos se interessam por pesquisar temas por uma necessidade da população, como a questão da sustentabilidade e da água, por exemplo”

Zaíra Moreira,Professora

possível utilizar”, afirmou.Os pais Fátima e Luis Almeida ficaram

encantados com a apresentação da filha, aluna do 1º ano (Educação Infantil). Eles já entendem a importância do tema estuda-do desde os primeiros anos de vivência na escola. “Somos de outra cidade e o traba-lho dela girou em torno de João Pessoa, então achamos muito bacana, porque amplia experiências, enriquece o conheci-mento e ajuda no crescimento da criança”, destacaram.

Entre os trabalhos científicos apresen-tados na X SACC estavam: “A história do cinema”, “A importância do tratamento e distribuição da água para a saúde huma-na”, “Cidade sustentável”, “Projeto Arte se Faz Assim”, “Porta do Sol”, “Como o lixo vira riqueza”, “Viagem pelo corpo humano” e muito mais.

Já a Mostra de Dança foi embalada por espetáculos como “A Bela e a Fera”, “High School”, “Step Up 3D”, “A Chorus Line”, “O Fantasma da Ópera”, “Ópera do Malandro”, “Dirty Dancing”, entre outros.

Veja fotos no site do Colégio Motiva ou na página do facebook.

Page 5: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

5

@MotivaJP

X Jogos da Amizade

“O esporte é importante para a saúde do corpo e da mente, portanto, a escola deve investir e proporcionar oportunidades para que os alunos realizem atividades que favoreçam essa prática”

Carlos Barbosa,Diretor Geral

De 6 a 9 de setembro, o Colégio Moti-va João Pessoa reuniu mais de 900 atletas de escolas parceiras do Nordeste para a re-alização da 10ª edição dos Jogos da Ami-zade. O evento reuniu os estudantes em torno de um ideal: a integração dos jovens através do esporte, tendo a amizade como o ingrediente principal.

O diretor Karamuh Martins afirmou que este é um dos principais eventos no qual a escola participa todos os anos. “Oportunidade dos alunos se integrarem, conhecerem pessoas diferentes e até se medirem do ponto de vista esportivo”, de-finiu. Ele lembrou também a dupla come-moração: “Hoje, celebramos a décima edi-ção dos Jogos da Amizade e os dez anos desta escola. São anos de muito trabalho, conquistas, dedicação à educação nesta cidade”, exaltou.

Carlos Barbosa, diretor geral do Co-légio Motiva, ressaltou a importância da valorização do esporte. “O esporte é importante para a saúde do corpo e da mente, portanto, a escola deve investir e proporcionar oportunidades para que os alunos realizem atividades que favoreçam essa prática. Enquanto os jovens praticam esportes, estão fugindo de atividades que não trazem efeitos positivos para a sua vida e saúde”, afirmou.

Para Raissa Cavalcante, estudante do Colégio Antares, de Fortaleza, foi uma ex-periência, sem dúvidas, gratificante. “Tudo aconteceu como eu esperava, os jogos foram muito bons, a gente teve novas

oportunidades, fiz novas amizades. Somos muito competitivos, mas lá no fundo o que a gente quer é fazer novas amizades”, declarou.

Mais de 900 atletas dos Colégios Mo-tiva (João Pessoa e Campina Grande), CEI (Natal), Antares (Fortaleza) e Master (Forta-leza) participaram da competição em nove modalidades: vôlei, handebol, basquete, futsal, futebol de campo, judô, xadrez, ka-ratê e natação. Os resultados finais podem ser visualizados no site do Colégio Motiva.

Valorizar os ideais olímpicos através do esporte, incentivando o sentimento de amizade e valorizando integração de jo-vens; favorecer o conhecimento de novos horizontes geográficos, além de reforçar os

ideais da educação como ferramenta pe-dagógica das escolas envolvidas e detectar novos talentos do esporte são os diferen-ciais da competição.

Veja fotos e vídeos no site do Colégio Motiva ou na página do facebook.

Page 6: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Atletas que valem ouro

6 Capa

www.colegiomotiva.com.br

Handebol feminino do Motiva é campeão das Olimpíadas Escolares 2012 e bicampeão do Brasileiro de Clubes

“Elas estão em um nível muito adiantado para a idade que têm, se continuarem se dedicando, podem chegar longe no handebol brasileiro”

Isaias OliveiraTécnico

As atletas de handebol feminino do Colégio Motiva alcançaram uma marca histórica no esporte paraibano. Elas sa-graram-se campeãs brasileiras dos Jogos Escolares 2012, no campeonato que acon-teceu em setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG), e bicampeãs brasileiras, du-rante o II Campeonato Brasileiro de Clubes de Handebol Feminino, que aconteceu em outubro, em João Pessoa.

As paraibanas fizeram duas campanhas invictas em ambas as competições. Na pri-meira, venceram a partida final contra o time do Colégio Ábaco, de São Paulo, que

era um dos favoritos. Na decisão, disputa-da ponto a ponto, o Motiva levou a melhor e fechou o placar em 22 a 20. Já no cam-peonato brasileiro, elas disputaram o título contra o clube Pinheiros, também de São Paulo, e levaram a melhor, vencendo a par-tida por 24 a 19.

O técnico Isaias Oliveira revelou que as vitórias eram muito desejadas e são resul-tado do esforço dedicado aos treinamen-tos. “Estamos treinando intensivamente desde fevereiro, focados nesses títulos. Dá uma sensação gostosa de dever cumpri-do”, disse. Isaias também ressaltou o po-tencial das atletas. “Elas estão em um nível muito adiantado para a idade que têm, se continuarem se dedicando, podem chegar

longe no handebol brasileiro”, completou.Para a atleta Marina Monteiro, esses

títulos foram conquistados para a Paraíba e para o Motiva, em especial. “Representa todo o nosso esforço, empenho e dedi-cação nos treinamentos”, contou. Bárbara Maria, também integrante do time cam-peão, estava emocionada com a coquista. “Tivemos oportunidade de fazer o que a gente sabe fazer. Treinamos para isso e conseguimos”, frisou.

Segundo Karamuh Martins, diretor do Motiva e pai de uma das atletas , essas conquistas são importantes para que o es-porte paraibano seja cada vez mais valori-zado. “Entendo que o esporte é essencial para a formação do jovem e é uma das ca-racterísticas principais para a formação do indivíduo, então devemos sempre investir nele”, refletiu.

A equipe do Colégio Motiva é com-posta por: Clara Caiaffo, Marina Montei-ro, Bárbara Maria, Mariah Oliveira, Beatriz Madruga, Carol Torres, Maria Luiza, Bruna Martins, Letícia Holmes e Mariana Barbo-sa. Durante as disputas do II Campeonato Brasileiro, a equipe contou com reforços de Geandra de Sousa (Belém), Handara Vitória (Pernambuco) e Eduarda Rodrigues (Natal).

Page 7: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

7

@MotivaJP

Representante brasileiro Com o resultado positivo nas

Olimpíadas Escolares, as atletas do Colégio Motiva vão representar o Brasil nas disputas dos Jogos Esco-lares Sul-Americanos, que acontece-rão entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro, na cidade de Natal (RN). Uma vitória nesse campeonato classifica as atletas para a disputa do Mundial.

Os treinamentos já foram intensi-ficados e o time não teve descanso. De acordo com Isaias, a responsabi-

lidade é cada vez maior e o técnico aposta no entrosamento entre as atletas. “Estamos muito confiantes com o nível que atingimos este ano e, com certeza, vamos brigar de igual para igual. Nosso time está prepara-do e entrosado para essa competi-ção internacional”, contou.

Um dos destaques da equipe, Mariah Leite pontuou: “estamos mui-to felizes, mas agora, mais do que nunca, focadas na próxima compe-tição. E que venha o sul-americano”.

Page 8: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Representanteparaibano

Destaques Olímpicos

www.colegiomotiva.com.br

8

O Colégio Motiva não para e faz jus ao nome “Escola das Grandes Conquistas”. Nos meses de setembro e outubro foram inúmeros resultados positivos nas provas realizadas em Olimpíadas Científicas. Os destaques, desta vez, vão para Bárbara Rodrigues e Safire Torres, convidadas para participar da VIII Jornada Espacial, realizada pelo ITA, em São Paulo; e para os alunos Lucas de Matos Figueiredo (ouro), Vinícius Rosendo (prata) e Lucas de Melo Jurema (bronze), pelos resultados alcançados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Segundo a vice-diretora, Ana Patrícia Matos, esse é um resultado que comprova o trabalho sério que a escola faz com os estudantes, incentivando-os a participar dessas olimpíadas e oportunizando aulas específicas para a preparação deles em busca dos melhores resultados. “É também uma oportunidade de crescimento para os alunos que melhoram suas habilidades e descobrem aptidões, importantes para o futuro”, ressaltou.

Bárbara Rodrigues e Safire Torres se destacaram pelo desempenho alcançado na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Dos

Lucas de Matos conquistou a melhor nota da Paraíba na OBR e representou o Estado na etapa nacional da Olimpíada, ficando em quinto lugar geral. Para ele, a conquista foi recebida com alegria, já que ele sempre participou de provas olímpicas, mas nunca tinha alcançado um resultado como este. “Eu já fiz essa mesma prova outras três vezes, sempre me empenhei bastante e, agora, conquistei por méritos”, explicou.

Ele acrescentou que a participação na fase nacional agregou oportunidades e trouxe mais desafios para ele, enquanto estudante. “Tive a oportunidade de entrar em contato direto com a robótica e aprender mais”, disse.

Durante a etapa nacional, que aconteceu de 18 a 21 de outubro em Fortaleza (CE), os estudantes selecionados de cada Estado da federação tiveram contato com cursos e palestras sobre o mundo da robótica. Eles receberam um mini-curso de robótica básica, seguido de desafios práticos onde tiveram que construir e programar robôs com kits fornecidos pela organização para executar tarefas.

No Colégio Motiva os alunos interessados em participar de olimpíadas científicas recebem apoio e treinamento específico a partir do 6º ano (Fundamental II). Aulas extras de Matemática, Física e Química fazem parte do calendário anual da escola.

Você faz parte dessa conquista

800 mil estudantes de todo o Brasil que realizaram as provas dessa olimpíada, apenas 50 foram convidados pelo ITA para participar do evento., que acontecerá em novembro. Segundo Bárbara, essa é uma conquista que a deixou lisonjeada e muito importante para acrescentar experiência para a sua vida profissional, no futuro. “Eu quero fazer medicina, mas quero atuar nessa área de astronáutica, então essa será uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimentos”, frisou.

Safire, que está em intercâmbio, não viajará para a expedição. Já Bárbara, acompanhada da professora Adriana Vasconcelos, participará de palestras e oficinas sobre o contexto histórico da corrida espacial, satélites e plataformas espaciais, o uso de minifoguetes educativos, experimentos da astronomia e muito mais. Entre os palestrantes, o astronauta Marcos César Pontes falará sobre “A Conquista do Espaço”.

A VIII Jornada Espacial é realizada anualmente no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A programação inclui atividades com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a área espacial com palestras e experimentos sobre temas

como a microgravidade, os sistemas propulsivos e instrumentos de medição, a astronomia, passando por imagens de satélites, tecnologia de aviões e ciências ambientais, até o contexto histórico da corrida espacial e a construção de foguetes

Page 9: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Semanada Criança

@MotivaJP

9

Os alunos da Educação Infantil tiveram uma semana diferenciada de brincadeiras e muita diversão entre os dias 8 e 11 de outubro, semana que antecedeu o Dia das Crianças. Na programação, recreação com músicas e personagens infantis, momento com brin-quedos infláveis, apresentações musicais e teatrais. Confira algumas fotos dos melhores momentos e acesse mais fotos no site do Colégio Motiva.

Fotos

Page 10: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Desmistificando o vestibular do ITA

www.colegiomotiva.com.br

10

Luiz Carlos Rossato fala das formas de ingresso na instituição e oportunidades no mercado de trabalho

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São Paulo, é o sonho de consumo de muitos estudantes que desejam cursar Engenharia. É a melhor universidade dessa área no Brasil e também tem um dos pro-cessos seletivos mais rigorosos.

O Colégio Motiva realiza um trabalho específico para alunos que estão no 3º ano (Ensino Médio) e buscam uma dessas tão sonhadas vagas. Duas vezes por semana, eles assistem aulas de aprofundamento nas disciplinas física, química, matemática e língua portuguesa, voltadas para o con-teúdo específico do ITA.

Este ano, mais especificamente no mês de agosto, a escola recebeu pela segun-da vez, o chefe de vestibular do instituto, Luiz Carlos Rossato. Ele proferiu palestra aos estudantes e falou sobre as formas de ingresso no instituto, as maiores dificulda-des dos estudantes, os cursos oferecidos e oportunidades no mercado de trabalho. Confira uma breve entrevista que fizemos com ele e acesse também, através do nos-so site, a matéria completa:

QUAL O SEGREDO DA EXCE-LÊNCIA DO ITA?Luiz Carlos - Nós temos toda a nossa infraestrutura e professo-res capacitados, mas uma coisa é imprescindível: a qualidade dos nossos alunos. Sem ela, cer-tamente o ITA não teria o suces-so que tem hoje. A universidade funciona, por excelência, com alunos bons.

O QUE O ESTUDANTE DEVE FAZER PARA CONSEGUIR UM RESULTADO POSITIVO NO VESTIBULAR DO ITA?Luiz Carlos - Tem que ser um aluno determinado e que aceite o ITA como desafio. Um aluno estudioso, autodidata. Sugiro estudar muito para a prova de português, porque é a prova que tem o maior índice de re-provação, especialmente em Redação.

QUAIS AS OPORTUNIDADES QUE OS ESTUDANTES TÊM AO

INGRESSAR NESSA UNIVERSI-DADE?Luiz Carlos - O que é importan-te em se fazer engenharia é que este curso abre um leque gran-de de opções. Abre-se várias portas no setor de assessoria, na parte aeroespacial de uma forma geral, na parte de consul-toria, uma gama de oportunida-des em várias áreas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DES-SE TRABALHO QUE É DESEN-VOLVIDO COM OS ALUNOS QUE TÊM O INTERESSE EM INGRESSAR NA INSTITUIÇÃO, VISITANDO AS ESCOLAS PELO BRASIL?Luiz Carlos - Se tem uma escola que dá oportunidade ao aluno é o ITA. Nós aplicamos provas de Manaus a Porto Alegre, porque certamente nem todos teriam condições de se deslocar para realizar essas provas em São José dos Campos. Ao mesmo tempo, vamos a cata de talen-

tos, porque a sobrevivência da escola está na capacidade dos seus alunos, então nós vamos atrás de selecionar os melhores alunos.

COMO VOCÊ AVALIA O TRA-BALHO DESENVOLVIDO NO COLÉGIO MOTIVA?Luiz Carlos - Nós precisamos de alunos cada vez mais compe-tentes. No Japão, por exemplo, tem vestibular até para entrar no jardim da infância. Então, precisamos ser bem seletivos. A preparação, assim como acon-tece no Motiva, tem que ser especializada no tipo de prova que é da nossa instituição e treinar mais os alunos em mate-mática e física, principalmente. Grande parte dos nossos alunos são daqueles que fizeram cursi-nhos especializados. Portanto, parabenizo o Colégio Motiva pelo trabalho com os seus estu-dantes, estimulando-os sempre.

Os cursos de engenharia do ITA têm duração de cinco anos e os es-tudantes aprovados podem optar por morar ou não na universidade e seguir ou não a carreira militar. Anu-almente, são oferecidas 120 vagas entre os cursos de Engenharia Aero-náutica, Aeroespacial, Eletrônica, Me-cânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáuti-ca e de Computação.

“Sugiro estudar muito para a prova de português, porque é a prova que tem o maior índice de reprovação, especialmente em Redação. ”

Luiz Carlos Rossato,Chefe de Vestibular - ITA

Entrevista

Page 11: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro

Vivências Culturais

@MotivaJP

11

Estudantes exploram aspectos históricos de João Pessoa e curiosidades sobre a cultura internacional

Na programação pedagógica dos es-tudantes do Ensino Fundamental Anos Ini-ciais algumas vivências culturais enrique-cedoras foram realizadas durante o mês de setembro. Os alunos do 3º ano, por exem-plo, exploraram características históricas da cidade de João Pessoa, enquanto os do 4º ano entrevistaram parentes estran-geiros para descobrir curiosidades sobre seus países de origem. O projeto, interdis-ciplinar, agregou as disciplinas de História e Geografia.

Os estudantes do 3º ano tiveram uma aula de campo e saíram da escola com ro-teiro certo pelos bairros da capital e des-cobriram riquezas por muitos deles des-conhecida. A integração entre o trabalho desenvolvido em sala de aula e a prática de atividades fora do espaço escolar foi um dos principais objetivos do projeto, segundo a supervisora Cláudia Valéria. Ela também citou a importância da observa-ção através do contato físico. “Eles pude-ram conhecer bairros diferentes do que

eles moram, observar as características peculiares da cidade e conhecer aspectos históricos e geográficos de João Pessoa”, frisou.

O ponto de partida dos estudantes foi a Avenida Epitácio Pessoa; passaram pela Usina Cultural da Energisa, Bairro das In-dústrias, Cruz das Armas, Jaguaribe, Praça João Pessoa, Ponto de Cem Réis, Mosteiro de São Bento e, por último, visitaram a Ba-sílica de Nossa Senhora das Neves (Cate-dral).

Cultura internacional

Já os alunos do 4º ano (Ensino Funda-mental I) vivenciaram a experiência de um diálogo com pais e familiares estrangeiros. O encontro aconteceu no auditório do Colégio Motiva. Foram entrevistados pelos alunos: Frederic Brington (francês), Helena Wong (chinesa) e Calogero (italiano).

Segundo Cláudia Valéria, os alunos es-

tudaram, principalmente, sobre a influên-cia dos imigrantes na cultura da Paraíba. “Foi, portanto, um encontro importante para que eles compreendessem o concei-to de migração, conhecer causas e con-sequências dos processos de migração existentes no nosso Estado e também conhecer a cultura de outros povos”, des-tacou.

Confira fotos desses momentos no site do Colégio Motiva.

“Eu achei bem legal a cultura italiana e chinesa, porque são bem diferentes uma da outra, tanto na comida, nas vestimentas, nos pontos turísticos e jogos tradicionais ”

Maria Clara - 4º ano

“Achei bem interessante fazer uma entrevista com imigrantes para saber mais sobre outros costumes. Descobri que Tarantella é um tipo de música muito conhecida na Itália e que na China um dos principais cultivos é a lichia ”

Lucca – 4º ano“Eu gostei muito de aprender sobre a cultura de outros países, especialmente sobre a culinária e as brincadeiras das crianças ”

Gabriela Teixeira – 4º ano

“Eu aprendi que dá pra ver a Muralha da China da Lua e que é a única coisa construída pelo homem que se consegue ver da Lua ”

Ana Caroline – 4º ano

Confira alguns relatos dos alunos:

Page 12: Motiva Cultural - Atletas que valem ouro