movimentos sociais no brasil

7
MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL Uma breve análise dos movimentos sociais do Brasil Prof. Gil Camelo

Upload: espacoaberto

Post on 04-Jul-2015

57.078 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Material disponibilizado pelo Professor Gil Camelo, para os alunos do 2o. ano do Colégio Espaço Aberto - Fortaleza - Ce

TRANSCRIPT

Page 1: Movimentos sociais no brasil

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Uma breve análise dos movimentos sociais do Brasil

Prof. Gil Camelo

Page 2: Movimentos sociais no brasil

ORIGEM E OBJETIVO

A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural.

Exemplos:

1. espaço urbano: as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc.

2. espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.

Page 3: Movimentos sociais no brasil

EXEMPLOS

PODEM OCORRER MOBILIZAÇÃO PÚBLICA POR DIVERSOS MOTIVOS:

1. para a geração de empregos no campo;

2. ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas);

3. ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial);

As passeatas, manifestações em praça pública, difusão de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características da ação de um movimento social.

Page 4: Movimentos sociais no brasil

MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerra, também conhecido pela sigla MST, é ummovimento social brasileiro de inspiração marxistacujo objetivo é a implantação da reforma agrária noBrasil. Teve origem na aglutinação de movimentosque faziam oposição ou estavam desgostosos com omodelo de reforma agrária imposto pelo regimemilitar, principalmente na década de 1970, o qualpriorizava a colonização de terras devolutas emregiões remotas, com objetivo de exportação deexcedentes populacionais e integração estratégica.Contrariamente a este modelo, o MST declara buscara redistribuição das terras improdutivas.

Page 5: Movimentos sociais no brasil

O Movimento dos TrabalhadoresSem Teto (MTST) surgiu em 1997 danecessidade de organizar a reformaurbana e garantir moradia e a todos oscidadãos. Está organizado nosmunicípios do Rio de Janeiro, Campinase São Paulo. É um movimento decaráter social, político e sindical. Em1997, o MST fez uma avaliação internaem que reconheceu que serianecessária uma atuação na cidade alémde sua atuação no campo. Dessaconstatação, duas opções de luta seabriram: trabalho e moradia.

Estão em quase todas asmetrópoles do País. Sãodesdobramentos urbanos do MST, comum comando descentralizado. As formasde atuação variam de um movimentopara outro. Em geral, as ocupações nãotêm motivação política, apenas apoioinformal de filiados a partidos deesquerda. O objetivo das ocupações épressionar o poder público a criarprogramas de moradia e dar àpopulação de baixa renda acesso afinanciamentos para a compra deimóveis.

Page 6: Movimentos sociais no brasil

O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (FSM) É UM EVENTO ALTERMUNDIALISTA ORGANIZADO POR MOVIMENTOS SOCIAIS DE DIVERSOS

CONTINENTES, COM OBJETIVO DE ELABORAR ALTERNATIVAS PARA UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL GLOBAL. SEU SLOGAN É UM OUTRO

MUNDO É POSSÍVEL.

É UM ESPAÇO INTERNACIONAL PARA A REFLEXÃO E ORGANIZAÇÃO DE TODOS OS QUE SE CONTRAPÕEM À GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL

E ESTÃO CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO HUMANO E BUSCAR A SUPERAÇÃO DA DOMINAÇÃO

DOS MERCADOS EM CADA PAÍS E NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

O Fórum Social Mundial se reuniu pela primeira

vez na cidade de Porto Alegre, estado do Rio

Grande do Sul, Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de

2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum

Econômico Mundial de Davos. Esse Fórum

Econômico tem cumprido, desde 1971, papel

estratégico na formulação do pensamento dos

que promovem e defendem as políticas

neoliberais em todo mundo. Sua base

organizacional é uma fundação suíça que

funciona como consultora da ONU e é financiada

por mais de 1.000 empresas multinacionais.

Page 7: Movimentos sociais no brasil

Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que seconvencionou chamar movimento de contracultura dosanos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita forçaem países como o Brasil somente na década de 70. Umadas frases ideomáticas associada a este movimento foi acélebre máxima "Paz e Amor" (em inglês "Peace andLove") que precedeu á expressão "Ban the Bomb" , a qualcriticava o uso de armas nucleares.

As questões ambientais, a prática de nudismo, ea emancipação sexual eram idéias respeitadasrecorrentemente por estas comunidades.

Adotavam um modo de vida comunitário,tendendo a uma espécie de socialismo-anarquistaou estilo de vida nômade e à vida em comunhãocom a natureza, negavam o nacionalismo e aGuerra do Vietnã, bem como todas as guerras,abraçavam aspectos de religiões como o budismo,hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativasnorte-americanas e estavam em desacordo comvalores tradicionais da classe média americana edas economias capitalistas e totalitárias. Elesenxergavam o patriarcalismo, o militarismo, opoder governamental, as corporações industriais,a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e osvalores sociais tradicionais como parte de uma"instituição" única, e que não tinha legitimidade.