movimento pendular, principais destinos e tempo de...

15
Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Ulisses Carlos Silva Ferreira 1 , ENCE, [email protected]. 1 Ulisses Carlos Silva Ferreira mestrando em População, Território e Estatísticas Públicas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Upload: others

Post on 15-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

MovimentoPendular,principaisdestinosetempodedeslocamentoparaotrabalhonaRegiãoMetropolitanadoRiodeJaneiro

UlissesCarlosSilvaFerreira1,ENCE,[email protected].

1Ulisses Carlos Silva Ferreiramestrando em População, Território e Estatísticas Públicas na Escola Nacional de CiênciasEstatísticas

Page 2: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 2

RESUMO

O movimento pendular é definido como o deslocamento diário de pessoas que saem de ummunicípioparaoutrosejaparatrabalharouestudareretornamparaomunicípioondemoratodosos dias. Nesta pesquisa foi dada ênfase no deslocamento casa-trabalho de pessoas com idadesentre 15 e 65 anos, quemoram e trabalham emmunicípios diferentes que compõem a RegiãoMetropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e que retornam para casa diariamente. Como base dedados foramutilizados osmicrodados do CensoDemográfico de 2010do Instituto Brasileiro deGeografiaeEstatística(IBGE).Apartirdistofoicalculadoosaldodomovimentopendular,queéadiferença entre o número de trabalhadores que entram e saem de cada município da RMRJdiariamente,assimforamidentificadosduascidadesquetêmumafunçãodinâmicanaatraçãodetrabalhadorespendularescomsaldospositivosquesãoNiteróieRiodeJaneiroeummunicípioemqueessesaldoestavaem``equilíbrio''queéItaguaí.Alémdisso,outrosdoismunicípioschamamatençãopelograndecontingentepopulacionalqueatraemtodososdiasmesmoapresentandoumsaldo domovimento pendular negativo, Duque de Caxias eNova Iguaçu. Por fim, analisou-se otempodedeslocamentodepessoasquetrabalhamnoRiodeJaneiroeNiterói,ondemaisde70%dos que trabalham na capital do estado demorammais de uma hora e dos que tem destino acidadedeNiteróiessaporcentageméde47,4%.

PalavrasChave:MovimentoPendular,tempodedeslocamentoeregiãometropolitana

ABSTRACT

The pendular movement is defined as the daily displacement of people leaving from onemunicipalitytoanotherwhetherit istoworkorstudyandreturntothemunicipalitywheretheyliveeveryday. In this research,emphasiswasplacedonthework-homedisplacementofpeopleaged15-65wholiveandworkindifferentmunicipalitiesthatmakeuptheMetropolitanRegionofRiodeJaneiro(RMRJ)andreturnhomedaily.Themicrodataofthe2010DemographicCensusoftheBrazilianInstituteofGeographyandStatistics(IBGE)wasusedasadatabase.Fromthisitwascalculatedthebalanceofthependulummovement,whichisthedifferencebetweenthenumberofworkers entering and leaving eachmunicipality of the RMRJ daily, thus identifying two citiesthathaveadynamicfunctioninattractingcommuterswithpositivebalancesthatareNiteróiandRiodeJaneiroandamunicipalityinwhichthisbalancewasin"balance"thatisItaguaí.Inaddition,two other municipalities draw attention to the large population that attracts every day eventhough it has a negative pendulum balance, Duque de Caxias and Nova Iguaçu. Finally, it wasanalyzed the timeofdisplacementofpeopleworking inRiode JaneiroandNiterói,wheremorethan 70% of those who work in the state capital take more than an hour and those that aredestinedtothecityofNiteróithispercentageIs47.4%.

Keywords:PendularMoviment,Displacementtimeandmetropolitanregion

Page 3: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 3

1–INTRODUÇÃO

Segundo Aranha (2005) o movimento pendular é parte da realidade das grandes cidadesbrasileiras e também reflete as desigualdades sociais e espaciais. Sendo assim, o estudo destefenômeno indicanãoapenaso volume, sentidoedireçãodosdeslocamentos,mas tambémsãoimportanteselementosparacompreenderosdesafioseasoportunidadesexistentesemregiõesondeessemovimentoocorre(ARANHA,2005,p.96).

Este artigo tem como principal inclinação identificar os principais destinos das pessoas querealizam movimentos pendulares na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o tempo dedeslocamentocasa-trabalhocombasenosmicrodadosdoCensoDemográficode2010organizadopeloInstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística(IBGE).

O tempodedeslocamentoatéo trabalhoéum importante indicadordaqualidadede vidasemáreasurbanas,todososdiasmilhõesdepessoasdeixamsuascidadesparatrabalharemoutra,nasregiõesmetropolitanasestemovimentoéessencialparacompreenderasdinâmicasurbanasedomercado de trabalho, principalmente naqueles municípios onde a entrada de pessoas paraestudar,trabalhar,paraolazereoutrasatividadessãoexpressivas.

Em cidades como Rio de Janeiro e Niterói que são as duas mais importantes da RegiãoMetropolitanadoestado,essascaracterísticassãobastantedistintas,enquantoacapitaldoestadorecebeamaiorpartedostrabalhadoresdaRMRJ,Niteróisedestacaporserumaáreadeinfluênciaprincipalmenteparaostrabalhadoresdemunicípiosquesãodaregiãolestemetropolitano,comoSãoGonçalo,ItaboraíeMaricá.

Outros dois municípios são destaques para atração de trabalhadores na RMRJ, Nova Iguaçu eDuquedeCaxiasatraemdiariamente juntosumvolumepopulacionaldemaisde80milpessoasrepresentando assim o destino de mais de 10% dos trabalhadores que realizam movimentopendular na região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo, desta forma, duas importantescidades, principalmente porque tem uma função de atrair majoritariamente trabalhadores daBaixadaFluminense.

Além desta introdução, o artigo conta com uma breve revisão da literatura que apresenta osprincipais resultados e métodos de pesquisas que tiveram o movimento pendular em regiõesmetropolitanascomoobjetodeanálise,hátambémumaseçãoreferenteaosmateriaisemétodosqueforamutilizadosparasechegaraosresultadosnestapesquisa,alémdadefiniçãodasvariáveisutilizadas. Na seção de resultados consta com a discussão das principais respostas encontradasduranteestapesquisa.Porfim,hánesteartigoumaseçãovoltadaparaasconsideraçõesfinaisdapesquisaeasreferênciasbibliográficasqueforambasedesteestudo.

2–MATERIAISEMÉTODOS

O primeiro passo para a construção deste trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico daproduçãoacadêmica sobreomovimentopendulareo tempodedeslocamentocasa-trabalho.Apartirdisto,naseçãoRevisãodaLiteraturasãoapresentadososprincipaisresultadosefontesdedados de pesquisas que abordaram o movimento pendular e o tempo de deslocamento casa-trabalhoemregiõesmetropolitanas.

Page 4: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 4

ComofontededadosforamutilizadososmicrodadosdaamostradoCensoDemográficode2010quesegundooInstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística(IBGE)“éumretratodecorpointeirodopaíscomoperfildapopulaçãoeascaracterísticasdeseusdomicílios,ouseja,elenosdizcomosomos,ondeestamosecomovivemos”(IBGE,2011),porestarazãoéumadasprincipaisfontesdeinformação sobre as características socioeconômicas da população brasileira, servindo de baseparapolíticaspúblicaseprivadas(IBGE,2011).Alémdisso,éumlevantamentodecenalquechegaem todos os estados e unidades da federação e que colhe informações relevantes para essa eoutraspesquisas.

TendooCensode2010comofontededadosfoifeitaaexpansãodaamostraapartirdospesosamostraiseforamselecionadaspessoasquetêmoRiodeJaneirocomounidadedafederação,queresidemetrabalhamnosmunicípiosquecompõemaRegiãoMetropolitanaasaber:BelfordRoxo,DuquedeCaxias,Guapimirim,Itaboraí,Itaguaí,Japeri,Magé,Maricá,Mesquita,Nilópolis,Niterói,NovaIguaçu,Paracambi,Queimados,RiodeJaneiro,SãoGonçalo,SãoJoãodeMeriti,SeropédicaeTanguá.

Ainda foram selecionadas no Censo de 2010 pessoas que estavam ocupadas na semana dereferência (31/07/2010), que trabalhavam em município diferente do que residiam, quetrabalhavamemcidadesquecompõemaRMRJ,queretornavamparaomunicípioderesidênciatodososdiasequetinhamentre15e65anos,osdemaiscasosforamexcluídosdabasededados.Apósaplicadosos filtrosmencionados, foram realizadasanálisesdescritivasdosdados,onde foicalculadaaproporçãodepessoascomidadeentre15e65anosquemoravamemmunicípiosquecompõemaRMRJequesedeslocavamparaoutrosmunicípiosparatrabalhar.

Foianalisadotambémovolumedepessoasqueentramesaemdascidadespara,posteriormente,sercalculadoumsaldodomovimentopendular,ouseja,adiferençaentretodasaspessoasqueentraramemummunicípioesaíramdomesmoparatrabalhar.

Destemodo,foramidentificadosascidadesquetêmcomofunçãoatrairpessoasparaotrabalho,masalémdosaldo,foi levadoemconsideraçãoovolumedepessoasqueentramnosmunicípiosdaRMRJmesmoqueosaldodomovimentopendularsejanegativo.

Ascidadesquetiveramsaldodomovimentopendularpositivoealémdissorecebemdiariamenteumgrandevolumepopulacionalde trabalhadoresque realizam talmovimento foramanalisadasnosentidodeidentificaraorigemdaspessoasquesedeslocamatéessascidadeseotempoquedemoramnodeslocamentoparachegaratéolocaldetrabalho.

Umaoutraquestãoanalisadaéaproporçãodepessoasquedemoramatéumahoraoumaisdeuma hora para chegar o trabalho, essa informação foi calculada para todas as cidades queintegramaáreametropolitanadoRiodeJaneiro.

UmaoutramedidafoianalisarotempodedeslocamentodepessoasquetrabalhamemNiteróienoRiodeJaneiro,ondecalculou-seaproporçãodepessoasquedemorammaisdeumahoraparachegaraotrabalhonessasduascidadesdaRegiãoMetropolitanadoRiodeJaneiro.Estaproporçãoéum importante indicadordaqualidadedevidadaspessoasque realizammovimentopendularemáreasurbanasoumetropolitanas.

Page 5: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 5

3–REVISÃODALITERATURA

Adistribuiçãoespacialdapopulaçãotemumpapeldedestaquenaformaçãodoespaçourbanodopaís,poisdesdedos1960háumamaioriadapopulaçãovivendoemáreasurbanasnoBrasilcomum papel destacado do movimento migratório rural-urbano ocorrido na segunda metade doséculoXX,oquefazdotemaumimportanteobjetodeestudoaserinvestigado,poispeloCensode2010existemcercade70milhõesdepessoasquevivememRegiõesMetropolitanasemtodopaís(TAVARES,2012,p.42),alémdissoomovimentodepessoasnoespaço:

(...)é também um fenômeno que decorre das transformações da sociedade,dos modelos econômicos, da localização das atividades produtivas, daschances de acesso aos bens e serviços públicos e privados, entre outrosfatores, faz parte das estratégias de localização no espaço urbano dosdiferentesgrupossociais(TAVARES,2012).

Ou seja, o estudo damobilidade populacional pode indicar mudanças das relações sociais queocorrem em aglomerados urbanos, mudanças nas atividades econômicas e de emprego, bemcomoasegregação,noespaçourbano,dosdiferentesgrupossociais.

Sabe-se que o movimento de pessoas ocorrem diariamente em várias direções e por diversosmotivos,porexemplo,paraotrabalho,parao lazerouparaaeducação(ARANHA,2005,p.96)esegundoÂntico(2005)osdadosdoCensode2000mostraramquenoBrasilmaisde7milhõesdepessoastrabalhavamouestudavamemmunicípiodiferentedoqueresidiam.

Nos primeiros estudos a respeito das questões urbanas, os principais interesses de observaçãoestavam ligadosasquestõesdamalha viária e a circulaçãode transportedepassageiros, sendoposteriormente estudado aspectos sociais e econômicos ligados as condições de vida dapopulação (PERO; MIHESSEN, 2013, p.22), sendo que o estudo do tempo despendido até otrabalho é um importante indicador da qualidade de vida das pessoas que vivem em regiõesmetropolitanas.

O movimento pendular é muito importante também para definir uma área metropolitana, emalgunspaísesestefenômenoéutilizadocomoindicadorderelacionamentoentreascidadesenosEstadosUnidos,porexemplo,éocritérioutilizadopeloBureaudoCensonadefiniçãodessasáreas(ARANHA,2005,p.96).

O estudo da dinâmica metropolitana através das análises do movimento pendular está muitoligado a identificação de áreas de influência ou regiões funcionais e estas “áreas seriam,essencialmente, de mercado de trabalho, econômicas e metropolitanas” (MOURA; BRANCO;FIRKOWSKI,2005,p.122),essasfunçõespodem,nessecaso,sertantodeatraçãoquandorecebemumvolumepopulacionalsignificativoquantoderepulsãoqueocorrequandoháasaídamassivadepessoaseconomicamenteativasparatrabalharouestudaremoutrosmunicípios.

As regiões metropolitanas podem ser caracterizadas como formações espaciais especiais ondeexisteumnúcleourbanodinâmicoeoutrosmunicípiosquegravitamemtornodeste,aindaquesejamindependentesadministrativamente,estesmunicípioscompartilhamcomonúcleourbanoumadinâmicasocial,econômicaecotidiana(PAGANOTO,2012,p.2).

De acordo com Pero e Mihessen (2013) as áreas dinâmicas são lugares onde há maiorconcentraçãodosrecursosedasvagasdeemprego.Emgeral,esteslugaresestãolocalizadosem

Page 6: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 6

núcleosurbanoscentrais,ondeaspessoasdebaixarendatemmaisdificuldadesdeacessodevidoestarem em residências irregulares ou na periferia. Ainda conforme Pero e Mihessen (2013) aocupaçãodoespaçodestemodoimpõeasfamíliasderendamaisbaixasmaioresdificuldadesnomovimentopendular,ouseja,nodeslocamentodopercursocasa-trabalho-casa.

Lago(2008)afirmaqueocorreuumareduçãonomovimentopendularnaRegiãoMetropolitanadoRio de Janeiro (RMRJ) entre os anos 1980 e 2000, na medida em que 63% dos ocupadostrabalhavamnomunicípioemquemoravamnoano2000,enquantonosanos1980essenúmeroerade48%. Lago (2008)aponta tambémquehouve reduçãonopercurso casa-trabalho-casadelonga distância para pessoas que vivem em locais mais periféricos, sugerindo a expansão domercadodetrabalhonestaslocalidades,bemcomoaabsorçãodamãodeobralocal.

SegundoAranha (2005)muitaspesquisas têm investigadoo impactodosmovimentopendularesno mercado de trabalho e a associação entre este fenômeno e as oportunidades de empregoforamobjetodeestudodeMihessen,PeroeMachado(2014)ondeconcluíramque:

ApesardaCidadeedoCentrodoRiodeJaneiroseremasáreasqueaglutinamgrandepartedasocupaçõeseondesão tomadasamaiorpartedasdecisõesrelativas ao desenvolvimento regional, existe um percentual significativo depessoas que moram em outras localidades. Neste sentido, para estecontingentedepessoas,questões relativasàmobilidadeeacessibilidadesãocategóricas, não apenas como garantia de inserção na atividade econômica,mas também de qualidade de vida e participação ativa da dinâmica dacidade/região(MIHESSEN;PERO;MACHADO,2014).

Já sobreaqualidadedevidaemáreasurbanasoprincipalmeiodemensuraressa informaçãoéatravésdoÍndicedeBemEstarUrbano,quetrata-sedeumindicadorsintéticodesenvolvidopeloObservatório das Metrópoles e que possui cinco dimensões, mobilidade urbana, condiçõesambientais, condições habitacionais, infraestrutura e condições de serviços urbanos. No que serefere aomovimentopendular, este indicador em suadimensãodemobilidadeurbana levaemconsideraçãoumúnicoquesito,queéaproporçãodepessoasocupadasque trabalhamemummunicípiodiferentedoque reside, voltapara casa tododiaenãogastammaisdeumahoranotrajetocasa-trabalho(RIBEIRO;RODRIGUES,2013).

AregiãometropolitanadoRiodeJaneiroéasegundamaiordopaís,perdendoapenasparaSãoPauloemtamanhopopulacional,masnoquedizrespeitoamobilidadeurbanaéaqueapresentaapiorcondiçãoparaodeslocamentodaspessoas.SegundoRodrigues(2013)oÍndicedeBemEstarUrbano -Mobilidade (IBEU) da regiãometropolitana do Rio de Janeiro é o pior do país, tendoalcançadoovalorde0,015numescalaquevaide0a1,ondequantomaispróximode1melhor,seguidopelaRegiãoMetropolitanadeSãoPaulo (RMSP)queatingiu0,032nomesmo indicador,ambas regiões estão muito distante no que se refere a comparação com as RegiõesMetropolitanas de Florianópolis e Campinas que atingiram no mesmo indicador 0,962 e 0,9respectivamente.

Noiníciodosanos90otempodedeslocamentoatéotrabalhoerasuperioraumahoraparacercade23%daspessoas,estaproporçãoapresentoumelhorasentreosanos1996e1997chegandoa18%, mas voltou ao patamar do 23% emmeados dos anos 2000 (PEREIRA; SCHWANEN, 2013,P.16).SegundoPereiraeSchwanen(2013)amelhoraocorridapodetersidograçasainauguraçãodeobrascomoalinhaamarelaem1997elinhasdemetrôentre1996e1998.

Page 7: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 7

Entretanto,umatendênciadeaumentodaproporçãodepessoasquedemorammaisdeumahoranodeslocamentoatéo trabalhopodeservistanaRegiãoMetropolitanadoRiode Janeiroeemoutrasregiõesapartirdametadedosanos2000quesegundoPereiraeSchwanen(2013):

(…)aproporçãodelongasviagensnoRiodeJaneiroenoDFvoltouasubirapartir da segunda metade dos anos 2000. Diversos fatores podem tercontribuídoparaestatendênciarecentedepioranascondiçõesdetransporte,incluindooaumentodafrotadeveículosedastaxasdemotorizaçãoassociadoaorecentecrescimentoeconômicodestasregiões,bemcomoaexpansãodebairrosresidenciaismaisafastados,ondeasdistânciascasa-trabalhotendemaser mais longas do que nas regiões mais centrais das cidades (PEREIRA;SCHWANEN,2013).

EmumestudosobreaRMSP,Aranha(2005)calculouadiferençaentreaspessoasqueentravamesaíamdeummunicípio, assimoautorencontrouapenas trêsmunicípiosdos39pertencentesaRMSP com saldos positivos aoqual caracterizou comoáreas de atração, sendo a cidadede SãoPaulo a que mais recebe pessoas que realizam movimento pendular, atraindo 58,2% dosdeslocamentos,oautortambéminvestigouosprincipaisdestinosdaspessoasquesedeslocavamdo município de residência para trabalhar ou estudar em outra cidade da grande São Paulo,concluindoqueo:

(…) intenso deslocamento populacional – que independente defunção, distância e volume – pode estar indicando uma tendênciasegundo a qual tanto a compensação e a complementariedade domercadode trabalho,porum lado,quantoa seletividade,poroutro,fazem dos deslocamentos pendulares um importante fator noprocessodeestruturaçãodoespaçometropolitano(ARANHA,2005)

Deste modo, o movimento pendular é um importante objeto de estudo, não apenas para acompreensãodasdinâmicaspopulacionaisdeincrementoedecrementodovolumepopulacionaleda suadistribuiçãoduranteumapartedodia,assimcomoummeiopara investigaro tempodedeslocamentoatéotrabalhoetambémomercadodetrabalho.

4–RESULTADOS

4.1–DeslocamentosdaspessoasnaregiãometropolitanadoRiodeJaneiro

AoseanalisarosdadosdoCensode2010,verificou-seque862.604pessoasvivememmunicípiosdaregiãometropolitanadoRiodeJaneiroetrabalhamemmunicípiosdiferentesdoqueresidem,retornandoparacasadiariamente,ouseja,fazemomovimentopendular,dessas832.340pessoastem como destino de trabalho osmunicípios que compõem a RegiãoMetropolitana do Rio deJaneiro,representandoassimmaisde96%dosdeslocamentospendularesdaregião,comopodeservistonaTabela1.

Daspessoasquerealizammovimentopendularparatrabalhar77%possuemempregosformais,ouseja,possuemcarteiradetrabalhoassinada,sãoservidorespúblicospeloRegimeJurídicoÚnicoousão militares, ou seja, quase um quarto dos trabalhadores, mais de 180 mil, que realizam omovimento pendular não possuem carteira assinada, são não remunerados ou trabalham porcontaprópria,podendosercaracterizadoscomotrabalhadoresinformais.

Page 8: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 8

Outrodadoimportanteéquepoucomaisde60%daspessoasquesedeslocamdiariamenteparatrabalharemoutromunicípioeretornamparacasatodososdiasdemorammaisdeumahoraparachegar ao local de trabalho. Através dessa informação é possível obter o quesito proporção depessoas que levam até uma hora para chegar ao trabalho do Índice de Bem Estar Urbano –Mobilidade(IBEU–Mobilidade)quefoideaproximadamente0,4paraaspessoasquevivememmunicípiosdaRMRJequeseenquadramnosfiltrosrealizadosparaanálise,masparaocálculodoIBEU-Mobilidadeénecessário realizaresteprocedimentoparaasdemais regiõesmetropolitanasdopaís,porémestenãoéobjetivodestapesquisa.

Um resultado significativo é identificar as cidades da RMRJ que são áreas de atração detrabalhadoresquerealizammovimentopendular,estedadofoiencontradocalculandoadiferençaentreaspessoasqueentramnomunicípioesaemdomunicípioparatrabalhar,nestapesquisatrêscidades têmessa função, comsaldopositivos:Riode Janeiro,Niterói e Itaboraí, comopode servistonaTabela2.Aindapelaanálisedas informaçõescontidasnaTabela2épossívelenxergarovolumedeentradadepessoasquesedirigemaosmunicípiosdaregiãometropolitanadoRiodeJaneiro, neste sentido quatro cidades se destacam por receberemmais de 30mil pessoas, emprimeiro lugar aparece a capital do estado, Rio de Janeiro, atraindo 530.440 trabalhadores deoutros municípios da RMRJ, em segundo lugar aparece Niterói com a atração de 118.624trabalhadores, em terceiro aparece Duque de Caxias com 50.165 trabalhadores entrando nacidadeeNovaIguaçuqueincorpora35.371trabalhadores.

Emconjuntoessesquatromunicípiosatraem88%dosdeslocamentospendulares,comdestaquepara a capital do estado que sozinha absorve 63,73%dessesmovimentos casa-trabalho, sendo,portanto, a maior porta de entrada da RMRJ, atraindo trabalhadores de todas as cidades quecompõemaregiãometropolitana(Tabela3).

Itaguaí mesmo apresentando um saldo positivo não apresenta um volume de entrada muitoelevado, pouco mais de 6.800 pessoas são acrescidas no volume populacional da cidade, aomesmotempoemquesaemtambémpoucomaisde6.600pessoas,fazendocomqueosaldosejapositivoem218pessoas,principalmentepelofatodenãopossuirumacréscimomuitograndeemcomparação as outras cidades da RMRJ, Itaguaí não será considerada uma área de atração domovimento pendular nesta pesquisa e mesmo com saldo de deslocamento positivo, é factívelafirmarqueomunicípiopossuium“equilíbrio”dasentradasesaídasdepessoas.

AcidadedoRiodeJaneiroéaquemaisatraítrabalhadoreserecebeumgrandecontingentedepessoasvindasdeoutrosmunicípios,maisde90%dovolumededeslocamentospendularesvêmde 10 cidades: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, São João deMeriti, Nilópolis, Mesquita, Magé e Queimados. Isso torna a cidade mais influente da RMRJ,

Page 9: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 9

atraindo trabalhadores vindos tanto da Baixada Fluminense quanto do Leste Metropolitano(Tabela3).

NoqueserefereaNiterói,pode-seafirmarqueacidadeéresponsávelporatraircercade14%dosdeslocamentos pendulares, mas possui uma característica de ser uma área dinâmica para osmunicípiosdaregiãolestedaRMRJ,onde87%daspessoasquetrabalhamnomunicípioeresidemem outro são de três cidades, São Gonçalo que representa 72,9% das pessoas que entram emNiterói, Itaboraícom9,9%eMaricácom4,2%,alémdesses,mais6,6%daspessoasquerealizammovimentopendularcomdestinodetrabalhoNiteróisãodacidadedoRiodeJaneiro(Tabela3).

DuquedeCaxiastemumincrementode50.165pessoasdeoutrascidadesdaRMRJ,dessevalorcercade89% sãoorigináriosdeBelfordRoxo,Riode Janeiro,Magé, São JoãodeMeriti eNovaIguaçu, sedestacandoporatrairmajoritariamente trabalhadoresdaBaixadaFluminense (Tabela3).AssimcomoDuquedeCaxias,NovaIguaçusedestacapelaatraçãomajoritáriadetrabalhadoresda Baixada Fluminense, com destaque para Belford Roxo que representa 29% da populaçãopendularquetrabalhanacidade.

Ainda com base na Tabela 2 é possível afirmar que dos 19 municípios da RMRJ, 16 “perdem”pessoasnodeslocamentocasa-trabalhoepodemosclassificaressasperdasemtrêstipos,aquelascidadesemquesaematé20milpessoas:Paracambi,Tanguá,Guapimirim,Seropédica,MaricáeJaperi; as que saemmais de 20mil até 50mil pessoas: Nilópolis, Queimados,Magé, Itaboraí eMesquita;easquesaemmaisde50miltrabalhadores:DuquedeCaxias,SãoJoãodeMeriti,NovaIguaçu,BelfordRoxoeSãoGonçalo.

Page 10: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 10

Apesardeseremcidadesquemaisatraemtrabalhadoresquerealizammovimentopendular,tantoo Rio de Janeiro quantoNiterói sãomunicípios que tambémpossuemum volume populacionalsignificativo de pessoas que se deslocam para outras cidades da Região Metropolitana.Diariamente,sãoquase60milpessoasquedeixamNiteróienoRiodeJaneirosaemmaisde41miltrabalhadores, sendo o sexto e sétimo município respectivamente que mais possuemtrabalhadoresquerealizamomovimentopendular(Tabela2).

Das 19 cidades da RMRJ, 10 delas são responsáveis por cerca de 87% das saídas, sendo SãoGonçalo omunicípio de ondemais saem pessoas para trabalhar em cidades diferentes da queresideme retornampara casa diariamente, todos os dias essamais de 150mil pessoas deixamessacidadeparatrabalhar,sendoseguidaporNovaIguaçucommaisde105milpessoaseDuquedeCaxiascommaisde95mil.Emquarto lugarestáBelfordRoxodeondesaemmaisde89milpessoas, em quinto São João deMeriti commais de 87mil trabalhadores, em sexto lugar estáNiterói e em sétimooRio de Janeiro, a oitava colocação é deMesquita, seguidopor Itaboraí eNilópolis,emnonoedécimolugares,respectivamente(Tabela2).

Chama a atenção que das 59.646 pessoas que deixam Niterói para trabalhar, 48.568 vão emdireção aoRio de Janeiro, representandomais de 80%dos trabalhadores que eixama cidade equase 10% das pessoas que entram e saem do Rio de Janeiro diariamente para trabalhar.Entretanto, dos que deixam o Rio de Janeiro, 41.316 pessoas, sãomais dispersos em relação aNiterói,sendoquemaisde80%sedescolampara5cidadesdaRMRJquesãoDuquedeCaxiasqueéodestinode33%dosmoradoresdoRio,Niteróiqueéodestinodecercade18%dosmoradoresdo Rio de Janeiro, seguido por Nova Iguaçu, Itaguaí e São de Meriti que em conjunto são osdestinosdequasede30%dosresidentesdacapitaldoestado(Tabela3).

Page 11: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 11

4.2–Tempodedeslocamentoatéotrabalho

Entre os trabalhadores informais, ou seja, aqueles que não possuem carteira assinada outrabalhamporcontaprópria60%levammaisdeumahoraparachegaraotrabalho,estenúmeroépraticamente igual aqueles que possuem carteira de trabalho assinada, sendo este 60,8%,indicando não haver diferenças significativas entre o vínculo empregatício e o tempo dedeslocamentoatéotrabalho.

Olhandoagoraparaosmunicípiosquemaisrecebemvolumedepessoasquerealizammovimentopendular,73,8%daspessoasquetemoRiodeJaneirocomodestinodemorammaisdeumahorapara chegar a atividade ocupacional, estamesma proporção é de 47,4% emNiterói, 37,2% emDuquedeCaxiasede24%paraquemtrabalhaemNovaIguaçu,comopodeservistonaTabela4.

Estesnúmerospodem indicarqueaspessoasque sedestinamaoRiode Janeiropercorremumcaminhomaior,mastambémpodeserumindicativodequeascondiçõesdemobilidadeurbanaemdireçãoacapitalsejampiores,sendonecessárionestecasoumestudofocadonaqualidadeeeficiênciados transportespúblicos, na infraestruturaurbana, naspessoasque sedeslocamcomveículopróprioenoscongestionamentos,porexemplo.

TendoaindacomobaseaTabela4analisandootempodedeslocamentodaspessoaspartindodecadamunicípio temosaproporçãodepessoasquedemorammaisdeumahorapara chegar aotrabalho,das19cidadesanalisadasapenasemquatrodelasmenosde50%dostrabalhadoresquefazemmovimentopendulardemorammenosdeumahoraparachegaraoemprego, Itaguaítêm33\% de pessoas que demoram até uma hora, Tanguá onde 40,7%, Mesquita 45,3% e Rio deJaneirocom47,8%.

Poroutrolado,maisde70%dostrabalhadoresdeJaperi,Maricá,NovaIguaçueQueimadoslevammaisdeumahoraparachegaraotrabalho,essaproporçãoésuperiora60%emenorque70%emBelfordRoxo,DuquedeCaxias,Itaboraí,MagéeParacambiesuperam50%emenorque60%naspessoasdeGuapimirim,Nilópolis,Niterói,SãoGonçalo,SãoJoãodeMeritieSeropédica.

Um outro dado sobre o tempo de deslocamento é olhar qual é a proporção de pessoas quedemorammaisdeumahoraparachegarao trabalho tendocomoorigemcadaumadascidadesque compõem a Região Metropolitana e têm como destino os municípios do Rio de Janeiro,Niterói,DuquedeCaxiaseNovaIguaçu.

Page 12: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 12

AnalisandooGráfico1,tem-sequemaisde90%daspessoasquetemcomoorigemGuapimirim,Japeri,Maricá,QueimadoseTanguádemorammaisdeumahoraparachegaremaoRiodeJaneiro,entre70%e90%dos trabalhadoresdeBelfordRoxo,DuquedeCaxias, Itaboraí,Maricá,Nova Iguaçu,Paracambi e SãoGonçalo tambémenfrentammaisdeumahoradedeslocamento, entre50%e70%depessoasquedeMesquita,Nilópolis,Niterói,SãoJoãodeMeritieSeropédicanecessitamde mais de uma hora pro destino de trabalho no Rio de Janeiro, das 19 cidades somente emItaboraícercade70%dostrabalhadoresprecisamdemenosdeumahoraatéacapital.

Page 13: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 13

No que se refere as pessoas que se deslocam com destino a Niterói os dados do Censo 2010,apresentados no Gráfico 2 mostram que mais de 90% que partem de Belford Roxo, Japeri,Mesquita,NovaIguaçu,ParacambieQueimadosgastammaisdeumahoraatéNiterói,essetempodeslocamentoéentre70%e90%dosque temorigememDuquedeCaxias,Guapimirim,Magé,Nilópolis, São João deMeriti e Seropédica, entre 50% e 70% para pessoas de Itaboraí, Itaguaí,MaricáeRiodeJaneiro, jáparamoradoresdeSãoGonçalo40%delesprecisamdemaisdeumahora.

5–CONSIDERAÇÕESFINAIS

Os dados analisados mostram que as tendências dos movimentos pendulares na RegiãoMetropolitana do Rio de Janeiro são processos importantes para a compreensão das dinâmicasmetropolitanas. Todos os dias, mais de um 800 mil de pessoas saem de seus municípios paratrabalharemoutracidadee retornamparacasadiariamenteedessaspessoasmaisde96%daspessoassedeslocamparaasatividadeslaboraisemmunicípiosdaRMRJ.

Os movimentos pendulares ocorrem majoritariamente em direção ao Rio de Janeiro, sendo aprincipalportadeentradadaspessoasquesedeslocamrumoaoutracidadeparatrabalhar.Cabedizer também que tais deslocamentos ocorrem de modo generalizado por toda a regiãometropolitanadoestado,destacando-secomocidadesquetemcomofunçãoaatraçãodegrandevolumedepessoasosmunicípiosdeNiterói,DuquedeCaxiaseNovaIguaçu.

Noqueserefereaotempodedeslocamento,principalmenteemdireçãoaoRiodeJaneirograndepartedostrabalhadoresnecessitamdemaisdeumahoranodeslocamentocasa-trabalho,sendoque73,8%dosquetemcomodestinoacapitaldoestadoprecisammaisdeumahora.Eporlocal

Page 14: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 14

de moradia mais de 70% dos trabalhadores dos municípios de Japeri, Nova Iguaçu, Maricá eQueimadosgastammaisdeumahoraatéolocaldetrabalho.

JásobreotempodedeslocamentodaspessoasquesedestinamaNiterói,DuquedecaxiaseNovaIguaçuaproporçãodepessoasquedemaismaisde1héde47,4%,37,2%e24%respectivamente.Talcaracterísticapodeestarassociadaadistânciapercorridapelostrabalhadoresparachegaremaessas cidades, pois elas se destacam, principalmente, pela atração de trabalhadores de cidadesmaispróximas,sendoNiteróiumimportantenúcleoparaosmunicípiosdolestemetropolitanoeDuquedeCaxiaseNova Iguaçunúcleosqueatraemmajoritariamente trabalhadoresdaBaixadaFluminense.

Esse intenso deslocamento populacional diário para o trabalho dá pistas sobre a dinâmica domercadodetrabalhoemcadamunicípioquecompõeaRegiãoMetropolitanadoRiodeJaneiro,principalmentenoquetangeascidadesquemaisrecebemvolumedetrabalhadorestodososdias.

6–REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS

ÂNTICO, C.; Deslocamentos Pendulares na Região Metropolitana de São Paulo. São PauloPerspectiva.,SãoPaulo,v.19,n.4,p.110-120,Dezembro,2005.\

Disponívelem:http://www.scielo.br/pdf/spp/v19n4/v19n4a07.pdf.Acessoem:05deOutubrode2016.

ARANHA,V.;MobilidadePendularnaMetrópolePaulista. SãoPauloPerspectiva.,SãoPaulo,v.19,n.4,p.96-109,Dezembro,2005.

IBGE.MicrodadosdoCensoDemográfico2010.RiodeJaneiro.

IBGE.DocumentaçãodoCensoDemográfico2010.RiodeJaneiro.

LAGO, L. C.;Omercado de trabalho na metrópole do Rio de Janeiro: a “periferia” que virou“centro”. In: XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008, Caxambu. Asdesigualdadessócio-demográficaseosdireitoshumanosnoBrasil,2008.

MIHESSEN,V.;MACHADO,D.C.;PERO,V.;Mobilidadeurbanaemercadodetrabalhonaregiãometropolitana do Rio de Janeiro. In: 42º Encontro Nacional de Economia, 2014, Natal.Anaisdo42ºEncontroNacionaldeEconomia.Niterói:ANPEC,2014.v.1.p.1-20.

MOURA, R.; CASTELLO BRANCO, M; FIRKOWSKI, O. Movimento pendular e perspectivas depesquisasemaglomeradosurbanos.SãoPauloPerspectiva.,SãoPaulo,v.19,n.4,p.121-133,Dec.2005.

PAGANOTO,F.;CrescimentoEconômiconaPeriferiadaRegiãoMetropolitanadoRiodeJaneiroeaReorganizaçãodosDeslocamentosEspaciaisdaPopulação.In:IIICongressoInternacionaldoNúcleodeEstudodasAméricas,2012,RiodeJaneiro.

PEREIRA,RH.M.;SCHWANEN,T.TempodeDeslocamentoCasa-TrabalhonoBrasil(1992-2009):Diferenças Entre RegiõesMetropolitanas, Níveis de Renda e Sexo. Riode Janeiro: Ipea,2013(TextoparaDiscussãoIPEA,nº.1813).

Page 15: Movimento Pendular, principais destinos e tempo de ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII...Movimento Pendular, principais destinos e tempo de deslocamento para o trabalho

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 15

PERO,V.;MIHESSEN,V.MobilidadeUrbanaePobrezanoRiodeJaneiro.RevistaEconômicaUFF.Niterói,v.15,n.2,p.23-50,Dezembro,2013.

RODRIGUES, J.M.;CAPÍTULO 3:MobilidadeUrbana. In: LuizCesardeQueirozRibeiro;MarceloGomesRibeiro.(Org.).IBEU-ÍndicedeBem-EstarUrbano.1ed.RiodeJaneiro:LetraCapital,2013, v. 1, p. 40-46. Disponível em: http://ibeu.observatoriodasmetropoles.net/sobre.Acessoem:22deOutubrode2016

RIBEIRO,M.G.;RODRIGUES, L.C.Q.;Capítulo1: ProcedimentosMetodológicos do Índice de BemEstar Urbano. In Luiz César de Queiroz Ribeiro; Marcelos Gomes Ribeiro. (Org.). IBEU –Índice de Bem-Estar Urbano. 1ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v.1, p 14-30.Disponívelem:

http://ibeu.observatoriodasmetropoles.net/sobre.Acessoem:22deOutubrode2016

RIBEIRO,M.G.;Capítulo2:ÍndicedeBem-EstarUrbano.InLuizCésardeQueirozRibeiro;MarcelosGomes Ribeiro. (Org.). IBEU – Índice de Bem-Estar Urbano. 1ed. Rio de Janeiro: LetraCapital,2013,v.1,p31-39.Disponívelem:

http://ibeu.observatoriodasmetropoles.net/sobre.Acessoem:22deOutubrode2016