movimento cultural combate ao crack cidadania na...

16
Combate ao Crack Cidadania na Praça Movimento Cultural Relatório - 1º Semestre/2014

Upload: lamkhuong

Post on 09-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Combate ao Crack

Cidadania na Praça

Movimento Cultural

Relatório - 1º Semestre/2014

Page 2: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

AP

RES

ENTA

ÇÃ

O

Doação de Livros

Vote Consciente

Mês do Artesão

O ano de 2014 tem sido de inovação e reestruturação. As estratégias de criação e execução de projetos sociais têm sido revistas e atualizadas. Somado a isto, outras ações e atividades foram elaboradas para dinamizar ainda mais a atuação social da entidade. Por meio deste Relatório - 1º Semestre de 2014 - apresentamos as principais realizações destes primeiros meses do ano. Estas são apenas algumas das atividades que serão realizadas ao longo do ano de 2014. O objetivo é aproximar a Fundação da comunidade, principalmente as que são assistidas pelas Paróquias Franciscanas. No próximo semestre, a proposta é levar os projetos Vote Consciente e Diga não ao Crack para dentro dos grupos da igreja, para que a transformação social aconteça na base e onde de fato precisa acontecer.

As emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel e as Redes Sociais também são amplamente utilizadas para divulgar as campanhas que são realizadas com o objetivo de cumprir a finalidade estatutária da entidade. E também para apresentar aos ouvintes as mensagens de Evangelização e ações dos frades.

Boa leitura!

Victor Almeida FrançaDiretor Executivo

Letícia JuryCoord. Comunicação e Projetos

Page 3: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

EVA

NG

ELIZ

ÃO

No dia 31 de março, a Fundação Frei João Batista Vogel promoveu a palestra Comunicação e Evangelização: a importância das emissoras de Rádio e Redes Sociais para a difusão do Evangelho, que foi ministrada pelo Irmão Diego. O evento aconteceu no auditório da Paróquia São Francisco, localizada no bairro Jundiaí e contou com a participação de mais de cem pessoas. A abertura oficial foi feita pelo pároco de Sant’Ana, Frei Fábio Inácio, que destacou a importância da presença da igreja Católica na comunicação. E disse ainda como os leigos e religiosos devem manter suas presenças nas redes sociais, de modo a difundir o Evangelho. Durante sua palestra, Ir. Diego falou sobre a postura do católico nas Redes Sociais, como ele deve postar mensagens religiosas, ser exemplo de fé e trabalhar sua imagem

cristã. O encerramento da palestra foi feita pelo pároco de São Francisco, Frei Carlos Antônio, que agradeceu ao palestrante, elogiou a presença do público que participou ativamente da palestra; e destacou o papel dos frades franciscanos que sempre valorizaram a comunicação.

Resultados alcançados

-Capacitação dos voluntários que participam dos programas religiosos da Rádio São Francisco;- Formação de leigos e religiosos quanto a utilização dos veículos de comunicação com ênfase nas redes sociais;- Criação de uma cultura da ‘Educação Continuada’ de colaboradores, parceiros e voluntários, para adquirir conhecimento na difusão do Evangelho.

Palestra: Comunicação e Evangelização

Page 4: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Boletins durante a programação As emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel - Rádio São Francisco, 96 FM e Cultura AM - veiculam diariamente, durante t oda a p r og ramação , bo l e t i n s de evangelização, que falam sobre:

- Os ensinamentos de São Francisco de Assis;- Frases de Papas;

- Conversão e Evangelização;

- Convite para conhecer a Pastoral Vocacional dos Frades Franciscanos;

- A vida de fé na Ordem dos Frades Menores;

- Venha ser um frade franciscano.

Os boletins são importantes pois demonstram aos ouvintes o carisma fransciscano das emissoras de Rádio.

Reencontrar-se com a vidaEvangelização e combate ao uso de drogas pela Rádio

A Rádio São Francisco veicula todos os sábados, às 19 horas, o programa Reencontrar-se com a vida, apresentado pelo Frei Carlos Antônio e equipe do Oásis Santo Antônio. O objetivo de programa é divulgar os projetos em combate ao álcool e drogas, realizado pelos frades, e ao mesmo tempo mostrar a superação, o reencontro com a vida sem vícios, uma vida de fé e esperança.

Reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2014.Tráfico Humano

O programa Amigos do Bem veicula entrevistas especiais com frades e religiosos sobre as datas importantes da fé católica. Um dos programas especiais, em que cada dia um

deles, e também o bispo Dom João, fez reflexões, foi sobre o tema da Campanha da Fraternida: Tráfico Humano. Abordagens de temas sociais com o foco na fé!

EVA

NG

ELIZ

ÃO

Page 5: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

As mensagens do Papa FranciscoEm janeiro, o mês denominado da paz, a Rádio São Francisco e a Cultura AM (Catalão) veicularam boletins de evangelização sobre a postura do Papa Francisco e os ensinamento de São Francisco de Assis. Foram apresentadas aos ouvintes, durante uma semana, mensagens do Papa em que ele trata de assuntos que também foram amplamente apresentados por Francisco de Assis; como a ecologia; a união dos irmãos; o auxílio aos pobres e outros temas.

Reflexões sobre a

Q U A R E S M AAs emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel - Rádio São Francisco, 96 FM e Cultura AM - têm realizado entrevistas especiais com enfoque na Evangelização. Em março, o ministro provincial Frei Marco Aurélio da Cruz falou sobre o tempo da Quaresma, que deve ser de oração, jejum e penitência. Ele falou ainda sobre a conversão que deve ocorrer nestes 40 dias e como vivenciar a Semana Santa. Frei Carlos Antônio, pároco de São Francisco, participou também do programa Amigos do Bem, ocasião em que falou sobre a simbologia dos 40 dias e destacou os textos bíblicos que remontam ao período.

Programação especial: Semana Santa As emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel promoveram uma semana especial com entrevistas e reportagens durante toda a Semana Santa, com a participação dos frades e religiosos. A Rádio São Francisco fez a cobertura ao vivo das celebrações como ‘Quinta-feira’, Missa do Lava Pés; Procissões; Encenação da Paixão e Morte de Cristo; além de uma programação ao vivo, com a participação dos voluntários, durante toda a Sexta-Feira Santa.

EVA

NG

ELIZ

ÃO

Page 6: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

EVA

NG

ELIZ

ÃOEspecial

S A N T O A N T Ô N I O

Do dia 9 a 13 de junho, a Rádio São Francisco veiculou uma Semana Especial de reflexões para celebrar Santo Antônio, este frade franciscano que é um dos mais populares do mundo. As entrevistas foram veiculadas no programa Amigos do Bem, em que cada frade falou sobre um aspecto da vida deste santo. Participaram: Frei Carlos, Frei Fábio, Frei Jair, Frei Flávio Nolêto e Frei Paulo Sérgio.

EspecialCorpus Christi

No dia 19 de junho, a Rádio São Francisco planejou uma programação especial, com a ampla participação dos voluntários da Evangelização, que fizeram a cobertura das procissões nas paróquias, nos bairros da cidade. E transmissão da Missa.

Carisma Franciscano durante a programação O Carisma Franciscano pode ser observado durante toda a programação das emissoras de Rádio. Tanto nas mensagens veiculadas durante os programas e intervalos comerciais, quanto nas entrevistas que são realizadas com frades e religiosos; e também por meio da cobertura de eventos promovidos pelas paróquias, como a Pamonhada (Paróquia São Francisco) e o Bazar da

Vovó Sant’Ana. A presença dos frades é observada em cada vinheta, que enfatiza: «Uma emissora dos frades franciscanos» e também na linha editorial de cada programa, que sempre ressalta uma aspecto da fé católica, seja por meio de uma entrevista ou um comentário. Desta forma observamos que os objetivos de difusão do Evangelho por meio da Rádio são alcançados.

Page 7: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Dig

a n

ão

ao

cra

ck

Na manhã de terça-feira, 8 de abril, aconteceu no Salão da Paróquia São Francisco o debate 'Crack, adolescentes e aumento da criminalidade'. O evento foi uma parceria da Fundação Frei João Batista Vogel, Oásis Santo Antônio e Colégio São Francisco de Assis. Segundo o pároco de São Francisco, Frei Carlos Antônio, a proposta para este ano é que as ações e atividades sejam realizadas de forma integrada. De acordo com ele, é importante esta interação entre os colégios franciscanos, as paróquias, obras sociais, fundação e emissoras de Rádio.

O diretor executivo da Fundação Frei João Batista Vogel, Victor Almeida França, destacou a realização do debate e ressaltou que em 2014 o projeto 'Diga não ao crack: apresentando soluções', que completa quatro anos, ganha um novo enfoque. "Vamos focar em ações diferentes do ano passado. Fizemos o debate junto ao Colégio São Francisco na manhã de terça-feira, e a etapa seguinte é levar a discussão para dentro das faculdades de Anápolis", adianta.

Participaram do debate, o promotor de Justiça, Marcelo Henrique dos Santos; o juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi; o coordenador do Viva Vida, Mauro Lima; a escrivã de Polícia, Ana Flávia (Delegacia de Apuração de Atos Infracionais); o comandante do 3° CRPM, Coronel Juverson; o assessor especial anti-drogas da prefeitura de Anápolis, Coronel Sidney Pontes; o vereador da Comissão de enfrentamento ao uso e drogas da Câmara Municipal, o vereador Wederson Lopes; e o representante do Conselho Anti-Drogas, Odair Borges. O mediador do debate foi o psicólogo e um dos coordenadores do Oásis Santo Antônio, Artur Vandré.

Na platéia, marcaram presença coordenadores de projetos e ações sociais da Secretaria de Gestão Social e também de entidades do Terceiro Setor; assim como profissionais de saúde que atuam na rede de assistência e representantes de conselhos municipais; os estudantes do 2° e 3° anos do Colégio São Francisco de Assis, o diretor Ronaldo, professora Julivânia e coordenadora Taiane. A abertura oficial foi realizada pelo Frei Carlos Antônio, pároco de São Francisco. O evento contou com ampla cobertura da Rádio 96 FM e São Francisco AM.

1º Debate

Crack, adolescentes e aumento da criminalidade

Resultados alcançados Após o debate, os parceiros do projeto Diga não ao crack fizeram um balanço positivo da ação. Enfatizaram as perguntas que foram feitas durante o encontro e a metodologia da organização do

evento. Já ficou definido que em agosto/setembro será promovido o segundo Debate 'Crack, adolescentes e aumento da criminalidade' dentro de faculdades ainda a definir. A terceira etapa é levar o debate para junto à comunidades em que os adolescentes estão em situação de

risco (região e local ainda a definir).

Page 8: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Campanha em combate ao crack nas redes sociais

Diariamente são postados banners em combate ao uso de drogas na página do Facebook da Fundação Frei João Batista Vogel. O objetivo é mostrar o lado negativo do uso de drogas e propor que os internautas possam compartilhar tais mensagens. Desta forma as redes sociais são utilizadas amplamente para expandir o projeto Diga não ao crack, apresentando soluções. Somado a isto, são veiculados boletins educativos na programação das emissoras, que conscientizam, principalmente os jovens dos malefícios do uso de drogas.

Dig

a n

ão

ao

cra

ck

Page 9: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Mo

vim

en

to C

ult

ura

l

Circuito Universitário de Bossa Nova e MPB

No dia 26 de fevereiro aconteceu na Faculdade Católica de Anápolis, a primeira edição do projeto Circuito Universitário de Bossa Nova e MPB. O projeto cultural que foi lançado neste ano pela Fundação Frei Joã Batista Vogel e Roberto Brenner Trio tem como objetivo levar a boa música para dentro da faculdade, principalmente resgatar a cultura popular brasileira. O objetivo é que mais edições sejam realizadas ao longo do ano.

Programa Movimento Cultural

A Rádio São Francisco veicula todos os sábados o programa Movimento Cultural, que tem como objetivo levar ao ouvinte as expressões culturais da cidade; valorizar o artista local; dar espaço para as manifestações e eventos. O programa ‘Observatório da Rádio 96 FM’ também destina espaço para os músicos todas as sextas-feiras. Os artistas se apresentam ao vivo durante a programação.

Page 10: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Trá

fico

Hu

ma

no

Do dia 10 a 14 de fevereiro, a Rádio São Francisco, por meio do programa Amigos do Bem, promoveu uma semana especial com entrevistas sobre ‘Tráfico de Pessoas’. O objetivo foi divulgar amplamente este problema internacional e orientar os ouvintes a não cair nesta ‘armadilha’ dos aliciadores. Entre 2005 e 2011 a Polícia Federal (PF) registrou 157 inquéritos por tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, enquanto que o Poder Judiciário, segundo o Conselho Nacional de Justiça, teve 91 processos distribuídos. Os dados constam no primeiro relatório com a consolidação das informações existentes sobre

o Tráfico de Pessoas no Brasil elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Tráfico de Pessoas foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a Campanha da Fraternidade deste ano. Várias ações serão realizadas com o objetivo de despertar a atenção de toda a sociedade para este problema. As emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel estão atentas a esta realidade e engajadas nesta campanha.

Mariane Stival

A advogada, professora universitária e doutoranda em Direitos Humanos pela UniCeub, em Brasília, Mariane Stival, participou na quarta-feira da série especial de entrevistas. Inicialmente ela definiu o que é Tráfico de Pessoas, suas principais características, as convenções internacionais que tratam do assunto; ela destacou ainda que no Estado de Goiás é alta a incidência de tráfico; e explicou que não é um crime isolado, ou seja, vem acompanhado de outros. Vários aspectos foram tratados na entrevista.

Marco Aurélio e Valdir Monteiro

Marco Aurélio Souza, secretário Executivo do Projeto Resgate e Valdir Monteiro, coordenador da Comissão Executiva de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas participaram da série de entrevistas. O Projeto Resgate oferece retorno seguro ao país de origem ao traficado, atua diretamente no Brasil, Costa Rica e República Dominicana, está estabelecido na Suíça e oferece abrigo temporário, atendimento médico e psicológico e passagem aérea. O trabalho não atende somente o tráfico para exploração sexual, mas também para tráfico de órgãos, crianças, bebês e qualquer tipo de trabalho análogo.

Campanha pelo fim do tráfico humano

Page 11: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Dia

Mu

nd

ial d

a Á

gu

a

A Rádio São Francisco promoveu campanha especial alusiva ao Dia Mundial de Água celebrada em 22 de março. Na segunda-feira, o entrevistado foi o professor Neivaldo Dias, diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Anápolis; na terça- feira o ambientalista Reginaldo Félix falou sobre a degradação de rios e córregos; na quarta-feira, a doutoranda em Direito, Mariane Stival, destacou as construções irregulares que resultam em desastres ambientais.

Dia Mundial da ÁguaEducação ambiental

s d

o A

rte

são

Mês do artesão Tradicionalmente a Rádio São Francisco promove sorteio de peças de artesanato aos ouvintes no mês do Artesão. A parceria é com a Casa do Artesanato (unidade da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Anápolis). Mais de 20 peças foram sorteados aos ouvintes (ao vivo) durante o programa Amigos do Bem.

Page 12: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que
Page 13: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Combate a corrupção eleitoral Na manhã de quarta-feira, dia 28 de maio, aconteceu o lançamento oficial do projeto 'Vote consciente' por meio de um debate ao vivo pela Rádio São Francisco AM. Quem acompanha diariamente a programação da emissora observou que desde janeiro estão sendo veiculados boletins educativos, para conscientizar os eleitores sobre compra e venda de votos; formas de corrupção eleitoral e garantia de direitos; onde denunciar; formas de garantir o direito à participação popular de forma ética; dentre outros.

A abertura do debate foi feita pelo ministro provincial Frei Marco Aurélio da Cruz, que ressaltou que o projeto é parte de uma ação nacional da Conferência dos Frades do Brasil. Ele ainda ressaltou a mensagem do papa Francisco sobre o tema. "O papa destaca que pede a Deus que cresça o número de políticos capazes de entrar num autêntico diálogo que vise efetivamente sanar as raízes profundas e não a aparência dos males deste mundo", citou frei Marco Aurélio.

O ministro provincial ressaltou ainda que a iniciativa das emissoras de Rádio - São Francisco e 96 FM - pode parecer isolada, mas não é. Ele aposta que a audiência e o poder de mobilização das Rádios serão fundamentais para conscientizar e educar os eleitores nas eleições deste ano. "Acredito que vamos sim, conseguir alcançar os resultados almejados, que é sobretudo, o combate a corrupção, principalmente a compra de votos", aposta.

O debate, que teve como tema: 'O voto é seu, e a responsabilidade também', teve como mediadores os apresentadores do Bate-Rebate, Lucivan Machado e Nilton Pereira; e como convidados o juiz eleitoral, Jonny Ricardo de Freitas; o promotor Marcelo Henrique dos Santos e o advogado Carlos Alberto de Lima. De 9h às 11 horas, eles responderam às perguntas dos ouvintes (ao vivo) e também as mensagens encaminhadas pelas Redes Sociais.

Na semana seguinte, nos dias 2, 3 e 4 de junho aconteceu o lançamento do projeto na Rádio 96 FM. Na segunda-feira participou do programa Observatório, juiz do Direito Jonny Ricardo de Freitas; na terça-feira, o advogado Dr. Carlos Alberto de Lima e na quarta-feira, o Dr. Marcelo Henrique dos Santos, promotor de Justiça eleitoral.

Combate a corrupção eleitoral

Vo

te C

on

scie

nte

Page 14: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Vo

te C

on

scie

nte

Page 15: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Cid

ad

an

ia n

a P

raça

No dia 26 de abril, a Fundação Frei João Batista Vogel e suas emissoras de Rádio São Francisco e 96 FM promoveram a 22ª edição do projeto Cidadania na Praça. O evento que contou com a parceria da Apae (4ª Apae na comunidade) foi promovido de 8h ao meio dia na Comunidade Nossa Senhora da Guia, no Jardim Primavera. Durante toda a manhã foram realizados diversos atendimentos aliados a recreação infantil e apresentações culturais. Para o ministro provincial, Frei Marco Aurélio da Cruz, estamos vivenciando a Páscoa e ações como estas demonstram o verdadeiro espírito da fé e da realização concreta do que pregou Jesus Cristo. O prefeito de Anápolis, João Gomes, que também participou da ação ressaltou justamente esta 'festa da cidadania' como ele definiu, este projeto que leva a rede de voluntariado para junto da comunidade carente.

23ª Edição

Em decorrência do período eleitoral, que se inicia em julho, o projeto Cidadania na Praça será realizado apenas em novembro, após as eleições.O projeto será reestruturado, ganhará novas atrações e novos parceiros serão convidados a participar da ação. O local da edição será na comunidade atendida pelos frades franciscanos no Residencial Santo Antônio, próximo ao Filostro Machado, em data a definir.

Agradecimentos

Em nome da Fundação Frei João Batista Vogel agradecemos a todos os frades, colaboradores, voluntários e organizações/entidades/empresas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da 22ª edição do projeto. Paz e Bem.

Cid

ad

an

ia n

a P

raça

Page 16: Movimento Cultural Combate ao Crack Cidadania na Praçafundacaofreijoaobatista.com.br/uploads/3ec13538356705a3527be... · etapa é levar o debate para junto à comunidades em que

Ass

éd

io M

ora

l

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de Maio, a Fundação Frei João Batista Vogel promoveu uma semana especial, em combate ao Assédio Moral, em que foram veiculados boletins educativos nas emissoras e foram feitas entrevistas especiais, tanto na Rádio São Francisco, quanto no programa Observatório da Rádio 96 FM. Também foram publicados banners do Facebook, com o objetivo de orientar e despertar a atenção dos internautas para este grave problema que ainda existe no mercado de trabalho.

Campanha em combate ao Assédio Moral