motor eletrostático

5
PROTOCOLO DE AULA PRÁTICA Curso: Engenharia Mecânica Civil Produção Disciplina: Física Geral e Experimental III Período: 4º Professor: D.Sc. Sarah Rabelo Data: Horário: Laboratório a ser utilizado: Física Presença do técnico: ( x ) sim ( ) não Uso de data show: ( ) sim (x) não Título : Motor eletrostático (Com latas e copo plástico) Objetivos: Material Duas latas de refrigerante Copo plástico Caneta esferográfica comum 30 cm de papel alumínio 2 clipes metálicos Aparelho de cola à quente (ou cola comum, se você não se importa de esperar secar); Fita adesiva Fios conectores com garras jacarés, para a fonte. Montagem Visão geral da montagem

Upload: clovis-andrade

Post on 26-Jul-2015

139 views

Category:

Documents


22 download

TRANSCRIPT

PROTOCOLO DE AULA PRÁTICA Curso: Engenharia Mecânica Civil Produção Disciplina: Física Geral e Experimental III Período: 4º Professor: D.Sc. Sarah Rabelo Data: Horário: Laboratório a ser utilizado: Física Presença do técnico: ( x ) sim ( ) não Uso de data show: ( ) sim (x) não

Título: Motor eletrostático (Com latas e copo plástico)

Objetivos:

Material

Duas latas de refrigerante Copo plástico Caneta esferográfica comum 30 cm de papel alumínio 2 clipes metálicos Aparelho de cola à quente (ou cola comum, se você não se importa de esperar

secar); Fita adesiva Fios conectores com garras jacarés, para a fonte.

Montagem

Visão geral da montagem

Comecemos pelo rotor:

1) Passe cola, camada fina, em toda lateral externa do copo plástico e cubra com a folha de papel alumínio.

2) Com uma colher vá alisando as regiões onde aparece enrugamentos. Recorte os excessos deixando apenas toda superfície lateral do copo revestida de alumínio. Aguarde secagem.

3) Com uma lâmina bem afiada recorte duas tiras do alumínio, de ambos os lados do copo, de largura de cerca de 1,5 cm. Desse modo o copo ficará com dois setores distintos (e isolados) de cobertura de alumínio, conforme figura.

Construção do mancal e eixo:

1) Recorte a extremidade do corpo da caneta esferográfica.

Esse pequeno 'copinho plástico', que servirá de mancal, deverá ser colado no centro do fundo do copo plástico. É através desse 'copinho plástico' que a ponta da caneta esferográfica irá apoiar todo o rotor. Deverá haver uma espécie de 'covinha' nesse mancal onde a ponta da caneta irá ajustar-se. Note isso na ilustração abaixo.

Suporte do projeto:

1) Uma placa de plástico, cerâmica ou de vidro pode ser usado como base do projeto; mesmo um prato de papelão encerrado (tipo pizza) servirá.

2) Cole (cola quente) a caneta esferográfica, de pé, no centro dessa placa (ou prato de papelão emborcado). Ajuste as dimensões da caneta com base nas ilustrações apresentadas.

3) Cole (cola quente) as latas de refrigerante nas posições ilustradas acima. A distância entre elas deve ser tal que o copo plástico apoiado na ponta da caneta possa girar livremente, com a borda do copo (agora de ponta-cabeça) se mantenha a uns 1,5 cm das latas.

Construção das 'escovas':

1) Endireite as duas curvas grandes do clipe metálico (deixando um extremo dobrado, como se ilustra acima) e os cole nas latas, como ilustrado (vale a pena ligeira raspada nas latas para tirar a tinta superficial, expondo o alumínio; ponha uma bola de cola quente comprimindo o clipe contra a lata).

2) Dobre os arames em forma de "S" e deixe espaço para o copo plástico (as pontas livres desses arames devem ficar cerca de 1 cm afastados do copo plástico).

Finalizando a montagem:

1) Coloque o copo plástico de cabeça para baixo sobre a esfera da ponta da caneta. Tenha certeza de que a 'covinha' do mancal se ajusta bem ao redor da esferinha da caneta.

2) Teste a livre rotação desse rotor. 3) Reajuste os arames para que não toquem no copinho e sim fiquem afastados dele cerca de

1 cm. 4) Ligue os fios flexíveis com as garras jacarés nas latas 'estatores' (fita adesiva podem ajudar

nessa operação -- raspe as latas nos locais de contato). 5) A extremidade de um desses fios irá para a folha de alumínio que cobre a tela do televisor

(caso use dessa técnica para obter a alta tensão necessária ao funcionamento desse motor). 6) A extremidade do outro fio deverá ser ligada 'em terra' (poderá ser um cano metálico de

água, uma estrutura metálica de janela ou mesmo na carcaça metálica da cobertura do seu PC.

7) E agora ligue a televisão (caso uso dessa técnica). A chapa de alumínio que reveste a tela irá 'apanhar' uma boa alta tensão e seu rotor começará a girar. Quando a velocidade começar a diminuir, desligue a TV e o rotor ganhará 'outro ponta-pé' e girará mais rapidamente. Você poderá manter o rotor girando desde que aceite ficar ligando e desligando a TV de tempo em tempo. Devidamente sincronizado seu copinho irá adquirir formidável velocidade.