moinhos - cne – escutismo católico português ... · durante o decorrer da missa, ... pequenos...

10
Núcleo Moinhos de Vento Moinhos Janeiro 2010 6ª Edição NESTA EDIÇÃO Notícias dos Agrupamentos; RAP; 9ºCIP; III ACANUC. Tendo como testemunho de vida Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, e na procura de darmos Sentido ao Caminho, desafiamo-nos a lutar e a ALCANÇAR VALORES nesta sociedade em permanente mudança. S. Nuno de Santa Maria é um modelo de vida para todos. Um patrono e um herói. Modelo de vida cristã. Unificou num único sentir, num único ideal toda a sua vida. É modelo para todos nós escuteiros, para todos os cristãos, e, nos seus valores e virtudes modelo para o ser humano. “Não tenhais medo por serem muitos, nem pelas ameaças que fazem com o seus gestos e alaridos, pois tudo não passa de um pouco de vento, que dentro em breves momentos terminará. Deveis ser fortes e esforçados, recebendo a grande ajuda de Deus (…)” Nuno Alvares Pereira EDITORIAL 2009 foi o ano onde lançamos o tema “ALCANÇAR VALORES”, que pretende unificar os temas Regionais e Mundiais e transmitir a verdadeira vivência do Escutismo, e ser a ponte para o III ACANUC do nosso Núcleo, que terá lugar de 27 a 31 de Março. 2009 foi também o ano de testes do novo programa pedagógico – o RAP, onde todo o CNE se empenhou nesta tarefa, sendo que o nosso Núcleo teve vários Agrupamentos nesta Fase Piloto. Neste sentido podemos afirmar que 2010 será um grande ano! Como a aplicação do RAP e a sua introdução em todos os Agrupamentos, e com o ACANUC, o ano de 2010 vai ser fulcral para a vivência e coesão do Núcleo Moinhos de Vento. Com o habitual empenho de todos certamente ultrapassaremos todas as expectativas. "Os nossos valores fundamentais e a nossa missão, reflectem os escuteiros que queremos ser. Quanto mais elevado é o valor, mais partilhado é entre as pessoas… O AMOR é o exemplo de um valor que se não divide, mas que se partilha.” Sérgio Mouta—Comunicação e Imagem NMV TEMA PARA 2010 – “ALCANÇAR VALORES”

Upload: tranquynh

Post on 26-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

Núc leo Mo inho s de

Ven to

Moinhos J a n e i r o 2 0 1 0

6 ª E d i ç ã o

NESTA EDIÇÃO

⇒ Notícias dos

Agrupamentos;

⇒ RAP;

⇒ 9ºCIP;

⇒ III ACANUC.

Tendo como testemunho de vida Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, e na procura de darmos Sentido ao Caminho, desafiamo-nos a lutar e a ALCANÇAR VALORES nesta sociedade em permanente mudança.

S. Nuno de Santa Maria é um modelo de vida para todos. Um patrono e um herói. Modelo de vida cristã. Unificou num único sentir, num único ideal toda a sua vida. É modelo para todos nós escuteiros, para todos os cristãos, e, nos seus valores e virtudes modelo para o ser humano.

“Não tenhais medo por serem muitos, nem pelas ameaças que fazem com o seus gestos e alaridos, pois tudo não passa de um pouco de vento, que dentro em breves momentos terminará. Deveis ser fortes e esforçados, recebendo a grande ajuda de Deus (…)” Nuno Alvares Pereira

EDITORIAL

2009 foi o ano onde lançamos o tema “ALCANÇAR VALORES”, que pretende unificar os temas Regionais e Mundiais e transmitir a verdadeira vivência do Escutismo, e ser a ponte para o III ACANUC do nosso Núcleo, que terá lugar de 27 a 31 de Março.

2009 foi também o ano de testes do novo programa pedagógico – o RAP, onde todo o CNE se empenhou nesta tarefa, sendo que o nosso Núcleo teve vários Agrupamentos nesta Fase Piloto.

Neste sentido podemos afirmar que 2010 será um grande ano!

Como a aplicação do RAP e a sua introdução em todos os Agrupamentos, e com o ACANUC, o ano de 2010 vai ser fulcral para a vivência e coesão do Núcleo Moinhos de Vento.

Com o habitual empenho de todos certamente ultrapassaremos todas as expectativas.

"Os nossos valores fundamentais e a nossa missão,

reflectem os escuteiros que queremos ser.

Quanto mais elevado é o valor, mais partilhado é entre as pessoas…

O AMOR é o exemplo de um valor que se não divide, mas que se partilha.”

Sérgio Mouta—Comunicação e Imagem NMV

TEMA PARA 2010 – “ALCANÇAR VALORES”

Page 2: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 2

M o i n h o s

582—MOSCAVIDE

“Sempre Alerta para Servir” é aquilo a que nos temos de habituar quando passamos para a Quarta Secção, e foi assim que acabamos este primeiro trimestre, integrando as equipas de animação das outras Secções e ajudando-as nas suas actividades de Natal.

Recém chegadas ao nosso abrigo, foram três dias para a Costa da Caparica com os mais novos no seu acantonamento de Alcateia, no PNEC.

Uma grande aventura para elas, pela primeira vez no “outro lado” do Escutismo, e para muitos Lobitos que viveram o seu primeiro acampamento.

Os dias encheram-se com jogos, actividades, provas, jogos nocturnos e muita correria recheados com grande animação.

Não faltou tempo para uma visita ao Parque d'A Mata, e não esqueceram a Missa Dominical e o serviço ao campo, sempre importantes.

O momento forte de todos os acampamentos esteve lá na última noite como sempre.

O Fogo-de-Conselho é sempre algo novo para os pata-tenras e foi vivido como deve ser.

Como bons Lobitos que demonstraram ser, no último dia deixaram tudo “um pouco melhor do que encontraram”. Arrumaram e limparam as camaratas onde estiveram instalados.

Segunda-feira, regressaram, Lobitos e Caminheiras, cansados mas felizes, depois de tantas novidades e de três dias bem passados.

Margarida Manarte / Mariana Correia

Page 3: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 3

M o i n h o s

879– PÓVOA SANTO ADRIÃO “Quem Conta um Conto Acrescenta um Valor”

Era uma vez….

Era o fim de semana 12 e 13 de Dezembro de 2009 e o Agrupamento 879 da Póvoa de Santo Adrião reuniu-se para viver 2 dias muito intensos. No sábado tratou-se dos preparativos e da Vigília de Oração na nova igreja de Nossa Senhora da Anunciação. O domingo começou logo pela manha, com Lobitos ( onde estão incluídos os primeiros lobitos do futuro agrupamento de Loures), Pioneiros e Dirigentes a fazerem a sua promessa. Durante o decorrer da missa, notava-se no ar uma animação e um nervozinho miudinho, típico de quem vai fazer a sua promessa pela primeira vez, como os lobitos, ou renová-la como no caso dos Pioneiros ou dos nossos Chefes. Os pais estavam com aquele brilhozinho nos olhos por verem os seus petizes (alguns já bem crescidos) serem o centro das atenções.

Afinal as promessas são sempre motivo de orgulho para todos: os escuteiros que a fazem, briosos por terem cumprido os objectivos a que se propuseram, os pais porque vêem que os seus filhos começar uma nova etapa.

Seguiu-se o almoço, momento de excelência para o convívio entre pais, filhos, amigos, chefes.

De barriguinha cheia e de estarmos bem acomodados nas cadeiras do Centro Paroquial, começou a festa de Natal do 879.

O tema escolhido foi “Quem Conta um Conto Acrescenta um Valor”.

O primeiro conto foi o do Pedro e o Lobo, seguido do Abecedário dos Lobitos.

Enquanto era contada a história dos 3 Porquinhos, o grupo explorador preparava-se para apresentar uma dança inspirada no filme High School Musical e na Freira Dolores do filme “Caberet para o Convento”. Após a história do Capuchinho Vermelho, entraram em cena os Pioneiros com o Musical Hairspray.

De seguida os caminheiros contaram a história do Patinho Feio e os Chefes dos Lobitos a História do Livro da Selva.

Desta forma simples, é possível acreditarmos na magia destes belos contos infantis porque ao longo do caminho, devemos ser prudentes e não provocar o perigo, tal como o porquinho que construiu a casa de tijolo para se proteger do lobo mau.

Mas, se o tivermos de enfrentar, temos de o fazer com a coragem do lenhador no conto do Capuchinho Vermelho.

Mas nunca devemos fazê-lo a sós. Afinal a união faz a força, como nos provaram os ratinhos no conto da Cinderela, ao fazerem-lhe o vestido.

E é na partilha destas situações do dia-a-dia que nasce o amor entre nós. Não importa as diferenças. como nos mostrou a mãe-pata no conto do patinho feio.

A festa terminou com a distribuição de presentes pelo Pai Natal e com a c e l e b r a ç ã o d o X X I aniversário do agrupamento.

Sofia Venâncio

Page 4: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 4

M o i n h o s

895—SÃO JOÃO DA TALHA

O primeiro trimestre do ano escutista de 2009/2010 encontrou-se repleto de actividades para todos os escuteiros do agrupamento 895 S. João da Talha. Desde actividades de agrupamento como o JOTA/JOTI, a campanha do calendário, a recolha de alimentos para o Banco Alimentar ou o 1º Arraial de São Martinho às actividades de secção. Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros; todos eles quiseram partilhar com o Núcleo as actividades que mais os marcaram ao longo deste trimestre. Aqui ficam os seus testemunhos.

I Secção

Durante o primeiro trimestre de actividades do ano, a Alcateia acolheu 19 Pata-Tenras e teve um calendário de actividades muito recheado.

Depois de celebrar o JOTA/JOTI com um jogo de comunicação muito animado e da apresentação do imaginário, o mês de Novembro foi dedicado ao serviço – houve oportunidade para concretizar a Boa-Acção em Bando e em Alcateia em diferentes ocasiões, além da participação no 1º Arraial de São Martinho organizado pelo Agrupamento, que foi um enorme sucesso na comunidade.

Ainda houve tempo para projectarmos a primeira Caçada do ano: fomos “Viver a Magia” com os Feiticeiros de Waverly Place na bela vila de Mafra. Todos ficaram radiantes por poder pôr em prática as aprendizagens do trimestre e poder construir e cultivar o espírito de Bando e de Alcateia. Trabalhámos também na nossa campanha de fundos de Natal. Todos contribuíram com a sua criatividade e habilidade na elaboração de lindos Postais de Natal, que levaram mensagens de paz e esperança na quadra natalícia que passou.

Por fim, acolhemos o Natal falando da vida de São Francisco de Assis e na novidade da sua mensagem, que permanece actual e tão próxima da vida da Alcateia como nunca.

Em suma, foi um 1º trimestre muito atarefado mas rico em novas experiências e novas aprendizagens. E o 2º trimestre promete não ser diferente… Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

Pantera Dedicada

II Secção

No fim-de-semana de 19 e 20 de Dezembro de 2009 realizámos o primeiro acampamento do ano, no Campo Escotista da Costa da Caparica. Vivemos o imaginário do Tio Patinhas.

O objectivo deste acampamento foi ensinar os elementos mais novos a viver em campo.

Neste acampamento, apesar de ser pequeno, tivemos tempo para seremos verdadeiros EXPLORADORES e fazer algumas actividades, tais como: dois ateliers (um de nós e outro de ferramentas); momentos de progresso, ajuda comunitária e os já habituais montagem e desmontagem de tendas e Fogo de Conselho.

Gostámos muito desta experiência, pois este ano, somos um grupo muito grande e novo, mas conseguimos viver em pleno esta AVENTURA.

Patrulha Veado.

III Secção

O começo de ano do grupo pioneiro foi um pouco atribulado. De início o grupo estava a ajustar-se aos novos elementos, mas com actividades como o raid entre Peniche e Óbidos e os acantonamentos de equipa fomos aumentando o nosso espírito de união e partilha, conseguindo atingir rapidamente um nível semelhante ao do ano passado.

O raid contribuiu para nos habituarmos à fadiga de actividades mais pesadas, além de nos dar experiências de partilha singulares. Os acantonamentos de equipa, como sempre, fizeram com que partilhássemos momentos únicos em equipa e desenvolvêssemos confidencialidade e cooperação no seio da equipa. Temos agora como objectivo futuro aumentar ainda mais a união do grupo e, com ela, a responsabilidade e empenho de cada um.

Chita Pensadora

IV Secção

Em Outubro iniciou-se mais um ano escutista. O Clã 73 recomeçou da melhor forma, uma vez que este ano tivemos o prazer de integrar mais 5 novos elementos, ficando com 16 elementos no total.

Durante o trimestre passado foi possível encontrar o clã a vivenciar o seu lema (“Servir”), uma vez que se prontificou a colaborar não só com o seu agrupamento como também com o Banco Alimentar, na participação de mais uma edição de recolha de bens alimentares.

São de salientar duas grandes actividades realizadas por este grupo, a primeira que se realizou no mês de Outubro e a outra que finalizou este trimestre. No inicio deste ano os elementos do Clã 73 estiveram durante uma tarde a realizar o seu PPV (Projecto Pessoal de Vida) para o decorrente ano. Esta actividade foi de grande importância uma vez que ao analisar o que cada elemento se propõe a fazer ao longo deste ano o Clã está pronto para calendarizar e preparar todo o seu ano escutista.

A outra actividade de grande utilidade foi o acantonamento de equipa. Cada equipa retirou-se por um fim-de-semana da nossa paróquia para que num local diferente pudesse integrar os novos elementos e realizar a sua Proposta para o Projecto de Hike (calendarização do ano). Esta actividade foi muito interessante uma vez que promoveu momentos de convívio, reflexão e de partilha, desenvolvendo desta forma uma maior união entre os diversos elementos.

Golfinho Sorridente

Page 5: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 5

M o i n h o s

905 –SACAVÉM Nos primeiros dias de Agosto, o Agrupamento viveu dias de aventura e emoção, ao festejar o seu 20º aniversário, junto de toda a sua “família” na ilha da Madeira. Foram actividades onde pequenos e graúdos puderam conviver, divertir-se e aproveitar o que a ilha tem de melhor para oferecer: desde o percorrer de algumas levadas, passando pela ida às piscinas naturais, até às subidas ao Pico Ruivo e ao Pico do Areeiro,

sem esquecer a boa comida que se pode saborear.

O dia reservado à subida ao Pico Ruivo e ao Pico do Areeiro, foi particularmente exigente, já que começou bem cedo (pelas 5h para se poder ver o nascer do sol) e o percurso era rigoroso o suficiente para nos sentirmos bem no final. Foi um dia marcante para pioneiros, caminheiros e dirigentes que nele participaram, pela dificuldade, mas sobretudo pelas fantásticas paisagens que se puderam observar. Os mais pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua idade e ainda viajar de avião. Foram de facto, 5 dias inesquecíveis para todos.

No entanto, o acampamento não era o mesmo se não tivesse um imaginário para viver. Desta vez, foi o Hércules e assim, as actividades foram bastante animadas pelas 7 equipas: Mégara, Hades, Hércules, Pégaso, Filoctétes, Pânico e Agonia e Zeus e Hera. Todos se esforçaram muito para estarem à altura do desafio proposto, e por isso foi possível ver caracterizações muito boas e músicas excelentes.

Foram dias inesquecíveis, que marcaram 20 anos de

trabalho, mas também de muita fraternidade escutista.

Sónia Almeida

1023 SÃO JULIÃO TOJAL Como todos os anos, este ano fizemos uma vez mais o

presépio público em São Julião do Tojal.

Este ano, feito em chapa de ferro, contando com uma

participação activa de elementos do Agrupamento. Por

trás tem uma cortina de luzinhas azuis que só acendiam

à noite.

Mais uma iniciativa do Agrupamento no Natal,

relembrando a importante época vivida e quão

importante é viver de forma plena a nossa Fé, que nos

guia e orienta. Afinal : “O escuta orgulha-se da sua Fé e

por ela orienta toda a sua vida”.

Luís Gaspar

Page 6: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 6

M o i n h o s

RAP—RENOVAÇÃO DA ACÇÃO PEDAGÓGICA

Chefe, desde a algum tempo que se ouve e usa a palavra RAP. Ele é RAP para lá, ele é Agrupamento Piloto do RAP, ele é forum na web sobre o RAP. Toda a gente fala do RAP, do que aí vem, que vai ser difícil aplicar.

Mas afinal o que é o RAP?

O RAP, originalmente do inglês “Renewed Approach to Programme”, traduzido para português como Renovação da Acção Pedagógica, é a expressão que surgiu pelo mandato da 32ª Conferência Mundial do Escutismo, que aconteceu em 1990 em Paris, França, determinando que o programa educativo não é algo que é definido uma vez para todos, mas é algo (uma política) que deve ser adaptado às necessidades e aspirações dos jovens em cada nova geração e em cada país. Esta, e as restantes, políticas de juventude podem ser trabalhadas definindo o que é que os

jovens fazem no Movimento, i.e., as actividades, como o fazem, i.e., através do método escutista, e porque o fazem, i.e., quais os objectivos. Algo muito importante emanada desta conferência foi que o programa devia ser determinado com os jovens e não para os jovens. E claro que a política educativa têm de estar em acordo com os princípios e objectivos do movimento escutista. O facto de ser com os jovem não afasta os adultos do movimento, pelo contrário, os adultos tÊm o seu lugar naturalemnte no programa de desenvolvimento, através da sugestão de possibilidades, da oferta de possibilidades e motivando os jovens a fazerem uso de todo o seu potencial.

O quê??? O RAP já tem 20 anos?????

Não, o RAP foi mandatado à 20 anos, e desde então as associações escutistas nacionais estiveram a preparar as modificações da política pedagógica em vigor. Foram muitas horas e horas de trabalho por todo o país, de modo a poder decidir o melhor possível as alterações à acção pedagógica no CNE. Na altura uma comissão da secretaria mundial do movimento escutista (o Bureau Mundial), propos que se trabalhasse esta “renovação” seguindo oito passos: i) definição de uma proposta educativa, ii) identificação de áreas de desenvolvimento pessoal (aquilo que define a personalidade), iii) definição de objectivos educativos gerais (aquilo que dentro de cada área constitui oresultado quando já não se tem idade para estar no movimento), iv) definição de escalões etários e secções (unidades), v) determinação de objectivos educacionais para cada secção com base em conhecimentos, competências e atitudes a adquirir, vi) desenvolvimento de actividades que proporcionem aos jovem alcançar os objectivos educacionais de cada secção, vii) construção de um sistema de progresso para cada secção tendo por base o método escutista e viii) contrução de um esquema de desenvolvimento pessoal e progressivo que permita o estabelecimento de objectivos pessoais e que motive o jovem a progredir.

Bom que grande trabalheira. E o CNE já fez isso tudo certo?

Sim, o CNE já terminou o grande trabalho de renovação da acção pedagógica, o RAP. Fez este caminho ao longo destes anos e concluiu aquilo que parece ser o aplicavel ao jovem que aderem ao nosso movimento actualmente. É por isso que vais começar a ouvir falar de seis áreas de desenvolvimento pessoal (Físico, Afectivo, Carácter, Espiritual, Intelectual, Social), três trilhos educativos para cada área de desenvolvimento, objectivos educativos finais em cada secção e no movimento, e do novo sistema de progresso baseado em dar prova de e não fazer provas. Vão surgir novos manuais para as secções e para os adultos. Vão haver oportunidades de perceber como tudo isto funciona, de partilhar experiências. Ah, é verdade, a mística e simbologia das secções vai também ser ajustada à realidade. Acho que fui mais amadurecida e adequada aquilo que se espera de cada jovem durante as diferents fases od seu desenvolvimento. E não te preocupes não vais deixar de estar na secção onde estás agora... os escalões etários para cada secção não foram alterados. E sabes aquilo que acho o melhor de tudo, é que os jovens não têm de começar todos na mesmo ponto de partida porque cada um de voçês é diferente, logo podem estar mais ou menos desenvolvidos, serem mais ou menos rápidos.

Vais ouvir falar nas sete maravilhas do método (escutista) que resumem tudo isto que te conto.

Page 7: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 7

M o i n h o s

RAP—RENOVAÇÃO DA ACÇÃO PEDAGÓGICA (cont.)

Oh Chefe... tudo isto me está a parecer muito complicado. Eu ando nos escuteiros é para me divertir e estar com a malta, não para andar a estudar, e a ler montes de coisas. Parece-me uma grande seca.

Descansa, as actividades que tu tanto gostas, não vão acabar, os acampamentos, os hikes, os raids, os fogos de conselho, aquela maravilhosa comida em campo, os jogos nocturnos e de vila, entre outros. Como disse B.P. à muitos anos quando descreveu o conceito de educação do escutismo recordando que o isco que o pescador coloca no final da linha de pesca não tem, em principio, nada a ver com a sua dieta alimentar, mas com a preferência alimentar do peixe. E claro está voçês os jovens são atraídos pelo movimento escutista não porque estão preocupados com o desenvolvimento harmonioso das vossas personalidade (áreas de desenvolvimento pessoal), mas porque queres participar em actividades excitantes e divertidas. Contudo B. P. deixa um aviso aos chefes, avisando-os que uma actividade tem de ser mais do que excitante, tem de ser educativa. As actividades têm de te ajudar a alcançar competências que te ajudam a desenvolver. Fazer um Raid só por fazer não é escutismo. Tem de haver claramente pensado quais os objectivos educativos dessa actividade senão é apenas diversão e não educação. Sabes tu não tens de te preocupar com nada, nós (os adultos) vamso explicar-te tudo, vamos ajudar-te a atingires os teus objectivos, aqules que tu nos propões para o teu desenvolvimento. É que afinal quase nada muda, é visto é de modo diferente de acordo com a época que vivemos. Vais ver que no próximo ano escutista de 2010-2011, quando todos os agrupamentos aplicares a nova acção pedagógica, não vai haver problema. Olha se quiseres saber mais de como tudo começou há vinte anos atrás e como CNE está em termos da sua proposta educativa é só ires ao site do CNE (http://www.cne-escutismo.pt) e ao site do European Scout Office (http://www.scout.org/en/around_the_world/europe). Procura também nos vários foruns nacionais na internet sobre o assunto. Olha é pede ao teu Chefe que procure, lei-a, participe nos encontros de formação e nos encontros de partilha que vão surgir em breve.

Pedro Martins– Recursos Adultos NMV Referências: RAP User’s Guide. 2000. WOSM - European Scout Office. Geneva, Switzerland RAP - Programa Educativo (Proposta ao Conselho Nacional de Representantes – RAP de Novembro de 2009). 2009. Corpo Nacional de Escutas. Portugal

Page 8: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 8

M o i n h o s

9º CIP DE PORTAS ABERTAS

No passado sábado dia 16 de Janeiro, na Escola Agrícola da Paiã, o 9º CIP do NMV abriu portas a agrupamentos, amigos e famílias convidando todos para uma noite de partilha e alegria.

Aos convidados, os formandos do 9º CIP apresentaram três peças de comédia. A Patrulha Porco Preto ofereceu um Acampamento Explorador de pantanas, onde um desesperado dirigente tentava incutir ordem relembrando o Primeiro Acampamento num teatro de sombras chinesas.

A Patrulha Lince levou à cena o hilariante e bem vestido Conto da Lincezinha Vermelha. Fazendo lembrar outro conto infantil, o Conto da Lincezinha Vermelha também tinha lobo mas este teve que se contentar em comer um frango em vez da avozinha…

A Patrulha Lobo revisitou os clássicos da comédia à antiga portuguesa. Do “Pátio das Cantigas à Canção de Lisboa”, dos pastelinhos de bacalhau aos copinhos de vinho branco, das Tias ao Fado do Estudante numa bem adereçada adaptação.

Antes de a noite acabar, houve ainda tempo para as patrulhas apresentarem os seus gritos e cantarem um hino ao 9º CIP com música de hipermercado. Com a oração final, a Equipa de Formação deu por encerrada a noite agradecendo a presença dos convidados e lembrando que o fim último do CIP é formar recursos adultos capazes de educar os nossos jovens no Escutismo para a vida e para Cristo.

Ivo Martins

Page 9: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

P á g i n a 9

M o i n h o s

III ACANUC “ALCANÇAR VALORES”

27 A 31 MARÇO 2010

Campo Nacional de

Actividades Escutistas de

Idanha-a-Nova

“Na manhã do dia 14 de Agosto de 1385 o exército castelhano chegou aos campos de Aljubarrota. Eram 30 000 soldados contra os cerca de 8 000 portugueses. Como em todas as batalhas era necessária uma táctica eficaz que neste caso nasceu da inteligência de D. Nuno A táctica do quadrado. Esta táctica consistiu em dispor as tropas portuguesas em quatro alas. A vanguarda comandada por D. Nuno, duas linhas laterais uma de arqueiros outra de besteiros e a da retaguarda

comandada pelo rei D. João I.

Hoje, tal como D. Nuno, somos desafiados a "Alcançar valores" tais como a solidariedade,

compreensão, coragem, humildade, unidade, generosidade, conversão.

Vamos neste ACANUC alcançar esses valores.”

Mais uma grande actividade se irá realizar no nosso Núcleo, o III ACANUC.

Iremo-nos encontrar em Idanha-a-Nova de 27 a 31 de Março de 2010. A preparação está a decorrer de forma activa e é com grande alegria que vemos o empenho e dedicação de todos.

Os números actuais de participações ascendem já o último acampamento realizado. Os Agrupamentos encontram-se dedicados em mais uma actividade que colocará em prática o método escutista, lembrando que o Escutismo faz cada vez mais a diferença na vida dos nossos Jovens, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral.

NÃO PERCAS!

Mais informações em :

http://www.moinhosdevento.lisboa.cne-escutismo.pt/

VISITA AO LOCAL DE CAMPO

Unindo esforços, as diferentes equipas de trabalho rumaram até Idanha-a-Nova para visitar o local de Campo. A visita decorreu pelo melhor e todos concordam que as preparações estão ao mais alto nível.

Logística, abastecimentos, pedagógicos, segurança, chefia de campo verificaram que estão reunidas as condições para que se vivam 5 dias à luz de São Nuno.

Page 10: Moinhos - CNE – Escutismo Católico Português ... · Durante o decorrer da missa, ... pequenos puderam nestes dias fazer pela primeira vez slide, percursos difíceis para a sua

Rua Cidade de Lisboa, Letra A—R/C Bairro de Angola 2680—037 Camarate Tel/Fax: 212463580 Email: [email protected]

Corpo Nacional de Escutas Núcleo Moinhos de Vento

Edição da Secretaria para a Comunicação e Imagem NMV

Contribuições: Agrupamento 582, Agrupamento 879,

Agrupamento 895, Agrupamento 905, Agrupamento 1023,

Pedro Martins, Ivo Martins.

Revisão: Sérgio Mouta

Redacção e Paginação: Ana Santos

Datas Importantes NMV ⇒ 6 Fevereiro 2010—Promessas 1177 Famões

⇒ 21 Fevereiro 2010— Promessas 1023 S. J. Tojal

⇒ 27/28 Fevereiro 2010—Acap. 9º CIP

⇒ 6 Março 2010—Promessas 895 S. J. Talha

⇒ 6 Março 2010—Curso Introdução Ramada

⇒ 14 Março 2010— Promessas 582 Moscavide

⇒ 14 Março 2010— Promessas 879 Póvoa Sto. Adrião

⇒ 27 a 31 Março 2010 –III ACANUC Idanha-a-Nova

⇒ 18 Abril 2010—Promessas 594 Camarate

⇒ 18 Abril 2010—Promessas 905 Sacavém

⇒ 18 Abril 2010—Promessas 1216 Pontinha