módulo 10 setor 171 - colegiorodin.com.br de materias/arquivos/lucas/3ano... · o extremismo...

14
Módulo 10 – Setor 171 Nacionalismo e xenofobia Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Upload: doankiet

Post on 25-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Módulo 10 – Setor 171

Nacionalismo e xenofobia

Prof. Lucas Guide

3º ano EM

O nacionalismo corresponde ao sentimento de pertencimento a uma cultura, a uma localidade, a um povo específico e ganhou força na Europa e nos Estados Unidos, a partir do século XVIII, com a construção de um Estado-nação mais democrático.

O que é nacionalismo?

Não se deve confundi-lo com patriotismo, que é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o hino, a bandeira, suas instituições ou representantes.

Historicamente, o Estado (moderno) surgiu primeiro, por volta do século 16, a partir do continente europeu, difundindo-se depois para o resto do mundo e a nação apareceu no século 18. Nesta mesma época, os termos se fundiram dando origem ao que hoje conhecemos por Estado-nação.

• Histórico

– Séc. XIX – Soberania do Estado-nação

– Séc. XX – Nacionalismo extremista

• Formas mais comuns

– Ultranacionalismo

– Nacionalismo separatista

Nacionalismo

Na primeira metade do século XX, após a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929, ocorreu a ascensão de regimes totalitários ultranacionalistas, como o nazifascismo, provocando uma variante catastrófica da ideologia nacionalista.

O ultranacionalismo é uma ideologia político-filosófica de extrema-direita, de teor populista e chauvinista. O ultranacionalismo traz o sentimento de amor à nação ufanizada, com o sistema conservador

O nacionalismo separatista – constituição de um território próprio por meio da independência política de um povo ou nação – ocorreu no pós-Segunda Guerra Mundial com o processo da descolonização afro-asiática, na extinção da URSS e da Iugoslávia. Ocorre ainda com povos que não reconhecem a unidade nacional, mesmo vivendo dentro do Estado-nação.

A Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais e religiosos.

O que é xenofobia?

• Fatores estimulantes

– Aumento das migrações

– Crises econômicas

• Maior frequência em países centrais

Xenofobia

A forma como médicos e medicas brasileiras reagiram à entrada de médicos cubanos no país é vista como xenófoba e racista por vários sectores da sociedade brasileira.

O que é neonazismo?

O neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. De maneira específica, os principais alvos de discriminação são: estrangeiros, comunistas, judeus, índios, negros e homossexuais.

O extremismo político presente no Parlamento europeu, uma das maiores instituições da União Europeia, intensifica a ideologia xenófoba, principalmente a da islamofobia, além do nacionalismo exacerbado que se espalha pelo continente, colocando em risco o futuro da integração continental.

Propaganda do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) com os dizeres: “Sem fronteiras. Sem controle. A UE (União Europeia) abriu nossas fronteiras para 4 000 pessoas por semana”.

A integração mundial com a globalização reduziu ou aboliu as barreiras para as mercadorias, ampliando as práticas comerciais. Por outro lado, as barreiras construídas para conter seres humanos tornaram-se realidade, concretizando a preocupação dos governos com a segurança e a intenção de conter os fluxos de imigrantes “ilegais”.

Muros pelo mundo