moda e política nos anos 60 ao 90

13

Click here to load reader

Upload: rodrigofgui

Post on 15-Jun-2015

1.671 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Política e Moda dos anos 60 ao 90

➲ Anos 60 Política Moda

➲ Anos 70 Política Moda

➲ Anos 80 Política Moda

➲ Anos 90 Política Moda

Page 2: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 60 Política:O golpe militar de 1964 iniciou mais de duas décadas

de ditadura com apoio de diversos setores conservadores, passando pelo empresariado, latifundiários e empresas estrangeiras, estendendo-se por jornais conservadores até a Igreja Católica.

Substituindo o populismo decadente pela ditadura que dizia ter a missão de estabilizar o país, acabando com a corrupção e subversão, o que vimos nesses 20 anos porém, foi a opressão, o aumento da dependência econômica e o crescimento da dívida externa.

Page 3: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 60

Moda:No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na

televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa.

O grupo "Os Mutantes", formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista, seguiam o caminho da contracultura e afastavam-se da ostentação do vestuário da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodélica.

Page 4: Moda e Política nos Anos 60 ao 90
Page 5: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 70

Política:Os brasileiros viviam a ditadura e a intensa

repressão e, ao mesmo tempo, o chamado Milagre Econômico. O plano, criado pelo então ministro Delfim Neto para impulsionar o consumo, estimulava financiamentos para a compra de carros e da casa própria.

"As pessoas tinham a impressão de viver um momento de prosperidade econômica. No entanto, esse período durou apenas até a crise do petróleo (1973). Obras faraônicas nunca foram terminadas", conta Favaretto

Page 6: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 70

Moda:Predominam as sandálias plataforma, as calças

boca-de-sino, as blusas tomara-que-caia e o jeans pintado e bordado. As cores vibrantes nas roupas também estão voltando com tudo.

As confortáveis poltronas sacco, mais conhecidas como pufes, novamente estão fazendo parte da decoração das casas. Até as Frenéticas voltaram! Muitas danceterias faturam alto promovendo noites só de discos.

Page 7: Moda e Política nos Anos 60 ao 90
Page 8: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 80 Política:

Fevereiro de 1980: fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) em São Paulo.

1981: Rondônia deixa de ser território e passa ser um estado da federação.

1984: Movimento Direta Já (movimento que pedia a volta das eleições diretas para presidente do Brasil) .

1985. Tancredo Neves é eleito, de forma indireta, presidente do Brasil. Porém, morre antes de assumir o cargo. Assume o vice-presidente José Sarney. Fim da Ditadura Militar no Brasil.

1988: Amapá e Roraima deixam de ser territórios e passam a ser estados brasileiros.

Page 9: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 80

Moda:Ressurgimento da indústria têxtil em grandes

promoções e desfiles , bem como a formação de vários grupos regionais de moda, como paulista, o carioca, o mineiro e o cearense. As grifes nacionais estavam em voga e o jeans continuou sendo o filão da moda, principalmente em marcas como Ellus, Zoomp e Fórum

Page 10: Moda e Política nos Anos 60 ao 90
Page 11: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 90

Política:Itamar franco no poder ocupando o lugar de Collor. O

então ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso colabora na criação do plano real. Oposição só diz “NÃO” e ataca o governo (PMDB, PFL, atual DEM, PSDB de corrupção). Lula perde sucessivas eleições. FHC chega ao poder. Queda dos coronéis do nordeste: barbalho e ACM. Crise do governo FHC. Na reeleição em 98, FHC perde popularidade e Lula toma proveito da situação crítica da economia para conquistar votos. O MST faz sucessivas invasões

Page 12: Moda e Política nos Anos 60 ao 90

Anos 90

Moda:Na década de 90 a moda se inspira em muito do que

já passou. Os desenhistas de vanguarda vem da Inglaterra e Bélgica, mas a Itália dita as tendências. É a década da Prada, Versace, Armani, Dolce e Gabanna e Gucci, entre outros. Mais comportada nas cores e modelagens, como reação às peruas da décadas passada.

Page 13: Moda e Política nos Anos 60 ao 90