microsoft power point - manual de...

26
Pág. 1 de 26 Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Upload: duongtuyen

Post on 27-May-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Pág. 1 de 26

Microsoft Power Point - Manual de Apoio

Pág. 2 de 26

Apresentação e introdução

O ambiente de trabalho do Power Point. Abrir, guardar e iniciar apresentações. Obter ajuda enquanto trabalha. Principais barras de ferramentas (Desenho, Word Art, Clip Art, Imagens).

Introdução ao Power Point

Métodos de criação de apresentações. Acrescentar, apagar e modificar slides. Aplicar os layouts de desenho.

Esquemas e templates

Conhecer os principais de efeitos de animação. A utilização de templates de desenho. Aplicar esquemas de cor.

A formatação dos slides

Inserir um Organograma. Incluir e formatar imagens e gráficos. Inserir e formatar tabelas. Inserir Objectos e componentes Inserir filmes, sons, faixa de cd ou uma gravação.

O Master Slide

Visualizar o master slide. Alternar a visualização do master (slide, folheto e notas). Modificar o master.

Efeitos Especiais

Efeito de Transição de Slides. Efeito de Composição de Texto. A transição e temporização dos slides.

Em relação às Ferramentas de Sistema

Modo de slides

Pág. 3 de 26

Modo de classificação dos slides Modo Estrutura de Tópicos Modo de Anotações

Recursos

Impressão da apresentação. Guardar com página web. Conhecer o “Enviar para”: destinatário de mensagem, destinatário de circulação, Ms Word, Pasta Exchange e o Online Net Meeting. Visualização Página Web. Assistente “Pack and Go”.

Pág. 4 de 26

I n t r o d u ç ã o e a p r e s e n t a ç ã o

O PowerPoint é um programa destinado a criação e exibição de apresentações. Através desta ferramenta poderá preparar-se apresentações profissionais de forma simples e rápida. Com o PowerPoint é possível fazer: Apresentações - Conjunto de slides, folhetos, anotações do apresentador e estruturas de tópicos, agrupados em um arquivo. Slides/diapositivos - São as páginas individuais da apresentação e podem ter títulos, textos, elementos gráficos, “Clip Art” (desenhos) e muito mais. Folhetos - Utilizados para dar suporte à apresentação, podem-se distribuir folhetos ao público. Os folhetos consistem em pequenas versões impressas dos slides. Anotações do apresentador - Destinado ao próprio apresentador para o momento da apresentação. Consiste em folhas com slide em tamanho reduzido e anotações. Estruturas de Tópicos - Representam o sumário da apresentação. Na estrutura aparecem apenas os títulos e os textos principais de cada slides.

Pág. 5 de 26

Conhecer o ambiente de trabalho do Power Point: Minimizar Fechar Barra de Título Menu Principal Restaurar

Pág. 6 de 26

Modo de apresentação Slide O Power Point é um programa que pertencendo ao pacote de software da Microsoft (Office) tem todas as funcionalidades e orgânica de funcionamento no que respeita os princípios de menus, ícones e organização gráfica. Abrir, guardar e iniciar apresentações:

ou através da “Task Pane”

Pág. 7 de 26

Obter ajuda enquanto trabalha:

Funcionalidades das principais barras de ferramentas Permitem a organização os comandos no Power Point da maneira que desejar para que possa localizá-los e usá-los rapidamente. É possível personalizar barras de ferramentas com facilidade. Mover uma barra de ferramentas Clique na alça de movimento em uma barra de ferramentas ancorada ou clique na barra de título em uma barra de ferramentas flutuante. Arraste a barra de ferramentas para uma nova localização. Se arrastar a barra de ferramentas para a borda da janela do programa, ela se tornará uma barra de ferramentas ancorada.

Pág. 8 de 26

Atalhos Pressionar o Botão direito do mouse em qualquer parte da barra de ferramenta, aparecerá o menu de atalho ao lado.

Barra de ferramenta activas (em uso). Pode-se exibir as Barras de Ferramentas a medida que precisar.

A régua de desenho Usar as réguas horizontal e vertical para mover e alinhar objectos de forma precisa. Se as réguas não forem exibidas, ir ao Menu Exibir clicar em Régua. Quando se move o ponteiro ou uma ferramenta de desenho, o movimento é traçado nas réguas para mostrar precisamente onde está posicionado no slide. A aparência da régua é alterada dependendo do que é seleccionado no slide. Quando se selecciona uma figura ou uma AutoForma, a origem da régua fica no centro. Quando se selecciona um texto, a origem fica à esquerda. Quando é seleccionado um texto dentro de uma caixa de texto, a régua exibe os marcadores de recuo e as tabulações do texto. Cada caixa de texto tem sua própria régua e suas próprias definições de recuo e tabulação.

Régua

Guia

Pág. 9 de 26

A ferramenta WordArt permite criar efeitos especiais de texto. Barra de ferramentas desenho:

Clicar em Auto Formas, aponte para uma categoria e escolher na forma desejada. Para inserir uma forma com um tamanho predefinido, clique no slide. ou redimensione.

Auto Formas É um grupo de ferramentas pré definidas que inclui tanto formas básicas como rectângulos e círculos, quanto uma variedade de linhas e conectores, setas largas, símbolos de fluxo gramas, estrelas, faixas e legendas. Para inserir uma Auto Forma, clicar em Auto Formas na barra de ferramentas Desenho. Para anexar texto a uma Auto Forma - clique na forma e comece a digitar. o texto torna-se parte da Auto Forma. Para inserir um tamanho diferente, arraste a forma até obter o tamanho desejado. Para manter a proporção largura-altura da forma, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta a forma. Barra de ferramentas de imagens:

Pág. 10 de 26

Criação e tipos de layouts para formatar slides:

Clique em Novo Slide. Escolher o tipo de layout em branco. Ao criar um novo slide, pode-se seleccionar um dos muitos Layouts. Os Layouts dependem do que se deseja fazer. Por exemplo - existe um layout que tem espaços reservados para o título, o texto e um gráfico, e existe outro com espaços reservados para o título e clip-art. Os espaços reservados para título e texto obedecem à formatação do slide mestre da apresentação. Pode-se mover, redimensionar ou reformatar os espaços reservados para que se tornem diferentes do slide mestre.

Pág. 11 de 26

Para alterar a cor, utilizar esses botões.

Cor do preenchimento

Cor da linha

Clip Art

Barra de ferramentas Word Art:

Pág. 12 de 26

É só escolher um Clip Art e clicar no botão inserir. Para mover: clicar e arrastar. Para redimensionar: clicar na figura, encoste o mouse em um dos pontos da figura então arraste, solte quanto estiver na dimensão desejada.

Inserir um Organograma No modo de slides, exiba o slide ao qual deseja adicionar um organograma. No menu Inserir, aponte para Figura e clique em Organograma. Use as ferramentas e menus do Organization Chart para criar o gráfico.

Para obter Ajuda sobre como criar um gráfico, clique em Índice no menu Ajuda do Organograma.

Para retornar ao PowerPoint, clicar em Sair e Retornar a Apresentação no menu Arquivo do Organograma.

Pág. 13 de 26

Gráfico A d i c i o n a r u m g r á f i c o a u m a a p r e s e n t a ç ã o

Quando se cria um gráfico clicando duas vezes em um espaço reservado para gráficos ou clicando em Inserir gráfico, o Microsoft Graph exibe um gráfico e seus dados associados em uma tabela chamada "grelha de dados". A grelha de dados fornece informações de exemplo que mostram onde digitar seus próprios rótulos e dados de linhas e colunas. Depois de criar um gráfico, pode-se inserir seus próprios dados na grelha de dados, importar dados de um arquivo de texto ou arquivo do Lotus 1-2-3, importar uma grelha ou gráfico do Microsoft Excel ou copiar dados de outro programa. Aparecerá uma grelha de dados e um gráfico já pronto. Altere a grelha de dados, observe que o gráfico tem alteração simultânea.

Utilize também a barra de ferramenta de gráfico, experimentando diferentes tipos de gráficos. Clique numa coluna do gráfico e altere a cor de preenchimento.

Pág. 14 de 26

Para terminar clicar fora da área do gráfico.

Como os dados são visualizados facilmente neste tipo de gráfico, fica desnecessário uma legenda. Então clique no botão legenda para desactivar.

Seleccione uma coluna do gráfico e altere a cor de preenchimento.

De um clique na linha de grade e mude seu estilo para tracejado. Experimente clicar no canto do gráfico e manter o botão do mouse pressionado e arrastar suavemente, mudará a apresentação 3-D do gráfico.

Pág. 15 de 26

Filme I n s e r i r u m f i l m e :

Escolher o ficheiro de filme para inserir. I n s e r i r O b j e c t o

Para inserir qualquer objecto (feito em um outro programa), com uma figura do Paint, um texto, um arquivo de som, um arquivo do Core Draw, etc.. Pode-se criar um novo objecto ou seleccionar um da lista:

O tipo de objecto pode ser qualquer programa que estiver instalado no seu computador.

Pág. 16 de 26

Exemplo:

I n s e r i r u m a T a b e l a

Seleccionando no menu principal Inserir -> Tabela aparece a seguinte caixa de dialogo:

Introduz-se o numero de colunas e linhas que a nossa tabela irá ser constituída. As tabelas também podem ser formatadas em relação aos limites a cor de fundo. Podemos alterar as propriedades através da barra de ferramentas de tabelas e limites.

Pág. 17 de 26

M o d o s d e E x i b i ç ã o d o P o w e r P o i n t

Também se pode mudar facilmente de modo, com os botões (que estão no canto inferior esquerdo da tela).

M o d o S l i d e s

Modo padrão em que se cria slides, pode-se adicionar textos a cada

slide, pode-se ver o slide inteiro ou alterar o zoom para ampliar uma parte do slide para trabalhos mais detalhados. Para mover de um slide para outro, arraste a barra de rolamento à direita da janela do Power Point. M o d o d e C l a s s i f i c a ç ã o d e S l i d e s

Tem-se uma visão geral da apresentação.

Neste modo pode excluir e mover slides com facilidade. Com a barra de ferramentas pode-se definir intervalos para uma apresentação de slides e seleccionar transições animadas para passar de um slide para outro.

Pág. 18 de 26

* Para alterar a sequência de exibição de slide, clicar no slide e arrastar até a posição desejada.

* Caso queira que um slide não apareça durante a exibição da apresentação, é só seleccionar com um clique e utilizar o botão ocultar slide.

* Para testar intervalos ( tempo de apresentação de um slide) utilize o botão

E f e i t o e n t r e u m s l i d e e o u t r o

Pág. 19 de 26

E f e i t o s d e A n i m a ç ã o

As formas de exibição dos slides, já estudadas, no momento da apresentação são:

Efeito de Transição de Slides - Forma de passagem de um slide para outro. Efeito de Composição de Texto - Formas de exibição dos títulos e parágrafos que compõem a apresentação. Nota: Estes dois efeitos não se aplicam aos objectos incorporados ao slide, isto é, gráficos, desenhos e figuras são apresentados imediatamente após a exibição do slide; desta forma, se desejarmos exibir o objecto após a exibição de um parágrafo, teremos que recorrer ao botão Efeitos de

animação da barra de ferramentas padrão. Ao seleccionar este botão, será apresentado uma nova barra de ferramentas com recursos de animação que poderão ser aplicados à objectos e textos.

Pág. 20 de 26

Estes efeitos são muito simples de serem usados, basta seleccionar o texto ou o objecto, clicar sobre o texto ou objecto e de em seguida, escolher um dos recursos de animação. M o d o E s t r u t u r a d e T ó p i c o s

A apresentação é composta dos títulos e do texto principal de cada

slide. Pode digitar uma estrutura de tópicos no PowerPoint, começar com uma estrutura de tópicos do Assistente de Auto Conteúdo ou importar uma estrutura de tópicos de outro programa, como por exemplo do Microsoft Word. Cada título de slide é exibido ao lado de um número e de um ícone. O corpo do texto, recuado em até cinco níveis, é exibido abaixo de cada título. Ao trabalhar no modo de estrutura de tópicos, pode-se reorganizar itens em um slide, mover slides inteiros de uma posição para outra e editar os títulos e o corpo do texto. É fácil organizar o conteúdo no modo de estrutura de tópicos, pois enquanto trabalha são exibidos na tela todos os títulos e o texto principal. Por exemplo, para reorganizar os slides ou itens com marcadores, basta seleccionar o conteúdo que se deseja mover e arrastá-lo para o novo local. Quando se alterna para o modo de estrutura de tópicos, é exibida a barra de ferramentas tópicos com ferramentas que se pode usar para organizar rapidamente a apresentação. Os botões podem ser usados para alterar o nível de recuo de um marcador ou para mover um marcador ou slide inteiro para cima ou para baixo na estrutura de tópicos. Também se pode usá-los para mostrar ou ocultar a formatação ou expandir ou reduzir o texto de slides seleccionados. É um método de organização da apresentação.

Pág. 21 de 26

M o d o d e A n o t a ç õ e s

Pode-se criar anotações ao criar uma apresentação e usá-las como

anotações do apresentador ao fazer uma apresentação de slides.

Pág. 22 de 26

Também pode criar folhetos de slides para o público. Além disso, é possível enviar as anotações e imagens dos slides para o Word e usar os recursos do Word para melhorar a apresentação.

M o d o A p r e s e n t a ç ã o

Modo de apresentação dos slides.

ou

No momento de apresentação.

Pág. 23 de 26

M e n u A p r e s e n t a ç õ e s

M o d o M e s t r e

Para adicionar itens, como um logótipo de empresa ou a formatação

que se deseja que apareça em todos os slides, anotações ou folhetos, faça as alterações no mestre apropriado. Para alternar para o modo mestre, pressione SHIFT e clique em um botão de modo.

Slide Mestre Folheto Mestre Anotações Mestras

Existem dois mestres para cada apresentação - um slide mestre e um título mestre. O slide mestre controla a formatação em todos os slides. Quando se altera qualquer formatação no slide mestre, como o tamanho da fonte, a mesma alteração será feita no título mestre. Se aplicar um novo modelo de estrutura, a cor ou tamanho dos títulos dos slides ou alterar a cor de segundo plano no slide mestre, todos os slides reflectirão a alteração. Ao adicionar um gráfico ao slide mestre, ele será

Pág. 24 de 26

exibido em todos os slides. Da mesma forma, se modificar o layout do título mestre, os slides que tiver designado como slides de título também serão alterados. No entanto, ao criar slides únicos - por exemplo, slides com um segundo plano que seja diferente do mestre ou com uma cor de preenchimento que não faça parte do esquema de cores mestre - estes slides continuarão a ser únicos mesmo que se altere o mestre. Pode-se usar cabeçalhos e rodapés para informações comuns dos slides, como a data e a hora da apresentação, o número da página ou do slide ou a ocasião da apresentação. Após adicionar informações ao cabeçalho ou rodapé, pode-se alterar a aparência ou posição do mesmo nos slides, anotações, folhetos e estruturas de tópicos alterando-os nos mestres correspondentes. Se não desejar adicionar informações nas áreas do cabeçalho ou rodapé, poderá adicionar a data, hora ou número do slide em qualquer lugar em um slide.

Para alterar a cor padrão do slide Menu Formatar escolha a opção esquema de cores

Pág. 25 de 26

Um resultado exemplo:

I m p r e s s ã o

Configuração da página:

O p ç õ e s d e i m p r e s s ã o :

Pág. 26 de 26

R e c u r s o s

Guardar a apresentação como pagina html: �

Salvar como HTML Se tiver instalado o "Web page Authoring" (HTML). Converter uma apresentação de forma que possa ser lida pelo navegador da World Wide Web. * Sua apresentação vira Home Page

P r e p a r a r u m a a p r e s e n t a ç ã o p a r a u s o e m o u t r o c o m p u t a d o r

Para se executar uma apresentação de slides noutro computador,

pode-se usar o modulo “Pack and Go”. O assistente organiza num ficheiro, todos os arquivos e fontes necessários para a apresentação. Ao decidir executar a sua apresentação em um computador que não possui o PowerPoint instalado, ele inclui o “PowerPoint Viewer”. Pode-se incluir arquivos vinculados como parte do seu pacote, e se utilizar fontes do tipo TrueType, elas também podem ser incluídas.