micro sistemas de abastecimento de Água e abastecedouros

43
1 Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros Comunitários Município de Nova Santa Rosa – Pr. Estamos levando água e preservando a vida. Dorival Nome: Dorival da Silva Schnekemberg Formação: Técnico Agropecuário Lotação: Unidade Local de Nova Santa Rosa Micro Sistema de Abastecimento de Água E Abastecedouros Comunitários

Upload: lecong

Post on 07-Jan-2017

241 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

1

Micro Sistemas de Abastecimento de Água e

Abastecedouros Comunitários Município de Nova Santa Rosa – Pr.

Estamos levando água e preservando a vida. Dorival

Nome: Dorival da Silva Schnekemberg Formação: Técnico Agropecuário Lotação: Unidade Local de Nova Santa Rosa

Micro Sistema de Abastecimento de Água E

Abastecedouros Comunitários

Page 2: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

2

A – Contextualização – A relação ser humano e habitat, faz com que muitas vezes as ações dos dirigentes através dos programas governamentais não faça uma prévia correlação da necessidade mútua “SER HUMANO X HABITAT”.

Alguns programas governamentais com enfoque a preservação ambiental muitas vezes estão despreocupados com a qualidade de vida do cidadão que esta no meio ambiente rural; havendo a necessidade dos executores adequar ou sugestionar o objetivo principal do Projeto a Realidade do seu Meio Rural.

Estamos apresentando um breve histórico de um programa de preservação ambiental governamental, adequado para formação e gestão de Recursos Hídricos e Fundos Financeiros a grupos de pequenos produtores rurais. O programa de conservação solos através de micro bacias hidrográficas implantado na Região Oeste do Estado do Paraná no final dos anos setenta inicio dos anos oitenta, despertou a necessidade de organização dos produtores rurais para adoção das tecnologias obrigatórias para preservação do maior patrimônio “o solo”, mas no bojo dos sub componentes do programa, uma preocupação: o abastecimento de pulverizadores para aplicação de agro químicos, no princípio analisando o lado ambiental evitando o abastecimento de pulverizadores, os quais estariam poluindo os mananciais, sangas, rios, riachos, etc; com o derramamento de resíduos, espalhando embalagens por locais impróprios e automaticamente ocasionando a morte de peixes e de toda a flora aquática como também tornando a águas impróprias para o consumo humano e dos animais.

Com o estudo de implantação de alguns primeiros abastecedouros por declividade chegou-se a conclusão da não solução total dos problemas, pois poderia inda haver algum escorrimento superficial, pois as fontes as quais estavam sendo usadas estariam em áreas de risco em virtude da necessidade de aguadas em locais estratégicos e o principal fator o ser humano, ou seja, o usuário não tinha um beneficio direto e próprio para sua família além da preservação ambiental, pois sabemos que em qualquer meio seja ele urbano ou rural além da preservação, o cidadão quer levar alguma vantagem ou tirar algum proveito ou ainda alguém do sistema tem que levar alguma vantagem, pois estamos longe de um mundo ecologicamente correto. Com a análise deste quadro optou-se pela formação de grupos ou associações formais e informais para desenvolvimento das ações e apoio à conscientização das famílias rurais.

B – Conceituação – Os Abastecedouros Comunitários com Micro Sistemas de Abastecimento de Água, teve seu conceito ou concepção baseados em diferentes necessidades “SER HUMANO X HABITAT”, ou seja, Preservação do Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Família Rural.

O Município de Nova Santa Rosa de topografia suave ondulada com pouca declividade para construção de abastecedouros por declividade (tipo I e II);

Muitas das propriedades rurais não margeiam rios ou sangas ou são desprovidas de qualquer curso d’água mina ou fonte, para consumo.

Page 3: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

3

A estrutura agrária da divisão das propriedades rurais em minifúndio com área média de 12,0 hectares por imóvel, ou seja, por família.

A contaminação dos poços rasos com profundidade média de 20 a 25 metros, contaminados por coliformes fecais, a quantidade de água ou a vazão destes poços estão aquém das necessidades exigidas para abastecimento de algumas propriedades rurais.

A diversificação das propriedades rurais com o aumento das atividades relacionadas à suinocultura, avicultura de corte, avicultura de postura e bovinocultura de leite, etc.

Elevado índice de utilização de agrotóxico sem muita preocupação com a preservação do meio ambiente tanto na captação de água como na deriva sobre outras áreas e mananciais.

E um dos principais fatores a necessidade de organização das Famílias Rurais em prol de objetivo comum com necessidade de auto-gestão de um precioso bem cedido pela natureza “A ÁGUA”. C – Desenvolvimento – O processo de mobilização e organização das famílias rurais nos sistemas de Conservação de Solos em Micro Bacias Hidrográficas teve a participação de diversos profissionais da área de Ciências Agrárias “Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas, Topógrafos, Assistentes Sociais, etc”.

A participação do setor político “Governadores, Deputados, Prefeitos, Vereadores, Lideranças Partidárias, etc.”.

A participação entidades Sindicais e Classistas “Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Associação Municipal de Suinocultores, Comissão de Meio Ambiente, Comissão Municipal de Conservação de Solos e Água, CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, ATAEPAR - Associação de Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná, etc”.

A cooperação das Entidades Religiosas através de seus Ministros Religiosos, Pastores, Padres, etc. com suas disposições em cooperar na divulgação da necessidade do ser humano em preservar o Meio Ambiente e a necessidade de buscarem soluções para seus problemas em conjunto.

E a parceria muito importante das empresas atuantes na área de fomento no meio rural, com vínculo direto com o produtor rural, entre elas Cooperativas, Empresas de Assistência Técnica, Revendas de Insumos, etc. como também a parcerias das empresas vinculadas ao Sistema Estadual de Agricultura; os empresários e técnicos destas Entidades atuavam com afinco e dando total apoio para o desenvolvimento dos projetos.

O desenvolvimento do projeto teve seu inicio em meados de 1.990 com a tentativa de conscientização de dois grupos de produtores a serem os primeiros a adotarem e assumissem o compromisso de administrarem um Abastecedouro Comunitário Tipo III, ou seja, com perfuração de um poço semi-artesiano (tubular profundo) com aproximadamente 100 metros de profundidade e com vazão esperada de no mínimo 7.000 litros por hora - o que ninguém podia dar garantia, a única garantia que podíamos oferecer é que teríamos apoio do Programa Estadual PMISA com recursos financeiros na ordem de até 70% (setenta por cento) dos investimentos até o Abastecedouro Comunitário “desde que esse funcionasse”.

Page 4: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

4

Com média de sete reuniões em cada uma das comunidades “Alto Santa Fé e Linha Internacional em Nova Santa Rosa” não conseguimos êxito. Fomos obrigados ao tratamento de choque da extensão, munidos de todos dos entraves até então levantados nas reuniões anteriores, tais como:

Políticas partidárias – o próximo Prefeito vai nos dar água de graça; Divergências religiosas – o Pastor ou Padre não se posicionou de qual é o reflexo

para as entidades religiosas, Nova Santa Rosa possui 22 Entidades Religiosas; Os produtores – não se definiram, afinal temos falta de água só em momentos de

seca e em épocas de aplicação de agrotóxico. Resolvemos convocar uma, talvez, a ultima reunião, aparando todas as arestas

possíveis para adquirir a confiança do grupo e expondo “os recursos estão disponíveis, se vocês não querem, precisamos repassar para outro grupo”; e para nossa surpresa, vamos formar a Diretoria; conforme ata a seguir: Ata de Fundação e Aprovação de Regulamento –

Aos 17 (dezessete) dias do mês de julho de 1991(Um mil novecentos e noventa e um) tendo como local e centro Comunitário de Alto Santa Fé, com início às 14:00 (Quatorze) horas, Município de Nova Santa Rosa-Pr, reuniram-se as pessoas interessadas com a finalidade de juntarem um Grupo Comunitário e do mesmo tempo ditaram normas de funcionamento do micro-sistema de abastecimento de água e abastecedor comunitário e disciplinar o uso correto e a manutenção do micro-sistema de água e ao mesmo tempo levar as residências para uso doméstico e seus assemelhados promovendo assim o desenvolvimento a higiene e saúde ambiental dos seus familiares. Os trabalhos foram iniciados com a palavra do Sr. Dorival da S. Schnekemberg, representante da EMATER-PR. Local e Jandir Dal Moro representante da Prefeitura Municipal onde foi exposto aos presentes a forma de funcionamento de implantação do sistema do qual existe um Convênio da Prefeitura Municipal com a SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura), onde o Estado pagará até 70% da obra e 30% por conta dos associados do grupo Comunitário, ficando como segunda etapa por conta dos associados e Prefeitura Municipal, a canalização de água até as propriedades. Também ficou esclarecido que a energia gasta no hidrômetro do abastecedor comunitário seria paga pela Prefeitura Municipal. No decorrer desta explanação houve perguntas por parte do grupo para melhor esclarecimento, ficando desta forma constituído o grupo comunitário. Após pequeno intervalo o grupo tratou da eleição da Primeira Diretoria que ficou assim constituída: Presidente: Lino Guilherme Meinerz, Secretário: Bernado Wagner, Tesoureiro: Severino Philippsen, conselho fiscal: Darcilo Orlandin, Pastolino Backes e Bruno Saussen. Diretoria esta eleita para um ano ao contar desta data, com direito à reeleição. Após o transcurso normal da eleição foi empossada a Diretoria e o Conselho Fiscal, fazendo uso da palavra o Presidente, agradeceu a todos, pedindo apoio e empenho de todos para o bom andamento da nova sociedade constituída. Dando seqüência aos trabalhos ficou decidido o regulamento para uso do Abastecedor Comunitário. O regulamento geral da sociedade será definido em assembléia geral que deverá ser convocado pela Diretoria eleita. Nada mais havendo a tratar o Presidente encerrou a reunião, que , eu, Jandir Dal Moro, secretário nomeado lavrei esta ata de fundação, que depois de lida e achada conforme pela assembléia vai devidamente datada e subscrita por mim, pelo Presidente, por toda a Diretoria e pelos demais presentes, sendo os que assinam esta, serão considerados fundadores, Alto Santa Fé, Nova Santa Rosa -Pr.17.07.91, Darcilo Orlandin, Bernardo Wagner, Belarmino Rocha, Adelino Johann,

Page 5: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

5

Romaldo Hesenfeld, Waldomiro Benke, Querino Rambo, Alcides Bernardo, Carlos Kayser,Claudino Laufer, José Rambo, Osvaldo Beker, Pedro Saussen, Otilo Orlandin, Lino Meinerz, Otilo Brand, Helmuth Weber, Norma Berwanger, Frontino Koenig, Lino Backes, Severino Philippsen, José A.Deimeling, Irineu Schish, Francisco Dewes, Pedro C.Meinerz, Pedro Scheider, Roque Reckziegel. Esta é cópia fiel do livro de registro de atas do grupo Comunitário de Alto Santa Fé-Nova Santa Rosa. Presidente Secretário nomeado em assembléia Lino Guilherme Meinerz Jandir Dal Moro Obs. Cópia da Ata em anexo. Na seqüência agilizou-se o Projeto “PEC” Projeto de Empreendimento Comunitário, o qual foi aprovado e em Setembro de 1.991 concluído a primeira etapa de, que era a perfuração do poço até instalação do abastecedouro comunitário, após esta etapa executada com sucesso e com o apoio dos parceiros – Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Produtores Rurais” todas as famílias acompanhando atentamente o andamento das obras. A Diretoria juntamente com os técnicos da extensão se organizaram e colocaram em pratica a segunda etapa do Projeto, a distribuição de água nas propriedades rurais, etapa essa também realizada com muito sucesso e bastante harmonia com os produtores sendo que suas esposas e filhos também participavam do mutirão, pois era um benéfico direto para toda a família.

Hoje algumas pessoas desta história não estão mais em nosso meio, entre elas o Presidente Sr. Lino Guilherme Meinerz que faleceu recentemente, mas os resultados destes trabalhos estão cada vivo nos lares destas famílias que continuam organizadas e graças a formação deste grupo estão com água abundante em suas residências, para o consumo humano e animal, preservando o meio ambiente e ainda com recursos financeiros em caixa aproximadamente R$ 15.000,00 mais moto bomba de reserva e outros adquiridos em grupo, pois a administração deste empreendimento esta a cargo dos sócios do grupo, com o seguinte quadro de sócios:

EMATER – PARANÁ - NOVA SANTA ROSA

“Grupos ou Associações” Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Alto Santa Fé NOME DO PRESIDENTE: Eliseu Johann NOME DO SECRETÁRIO: Ildemar Schallemberger NOME DO TESOUREIRO: Adelmo Johann OUTROS CARGOS ANO DE FORMAÇÃO: 1.991

Page 6: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

6

RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1.Osvaldo Becker 26. José Alceu Deimeling 2.Pedro Cirio Shütz 27. Marlei Dierings 3.Romaldo Liesenfeld 28. Severino Philippsen 4.Pedro Canizio Meinerz 29. Mario Weber 5.José Albino Bohn 30. Belarmino Rocha 6.Claudino Laufer 31. Bruno Sausen 7.Elizeu Johan 32. Darcilo Orlandin 8.Bernardo Wagner 33. Helmuth Liesenfeld 9.Otilio Orlandin 10.Adelmo Johan 11.Norma Berwanger 12 Pedro Berwanger 13.Helena Grefard 14.Querino Rambo 15. Geraldo Schroder 16. Wilmar Johan 17. Waldomiro Benke 18.Dëcio Johan 19 Erasmo Baungartner 20 Maria Schneider 21 Lino Guilherme Meinerz 22 Mario Acher 23 Postolino Backes 24 Frontino Koenig 25. Helmuth Weber Quanto ao segundo grupo que estávamos trabalhando ocorreu a mesma situação, teve sua ata de fundação data de 19 de Setembro de 1.991 e hoje conta com o seguinte quadro de sócios:

EMATER – PARANÁ - NOVA SANTA ROSA “Grupos e Associações”

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Internacional NOME DO PRESIDENTE: Lírio Elpidio Kollas Lasch fone – 253 11 61 NOME DO SECRETÁRIO: Gerson Heimerdinger NOME DO TESOUREIRO: Rudi Stallbaum FONE: 253 - 1301 OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO: 1.991

Page 7: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

7

RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Donir Dal Moro 26- Olimpio Schaefer 2. Valdemar Herzog 27- Holdi Leske 3. Liro Elpidio Kollas Lasch 28- Bruno Eggers 4. Sociedade Esportiva Internacional 5. Vilson Karkov 6. Milton Dreissig 7. Otto Borkenhagem 8. Hélio Muller 9. Atima Genz 10. Villi Elvanger 11. Gerson Heimerdinger 12. Telmo Englert 13. Jacob Dilkin 14. Ademar Herzog 15. Albino Schenknecht 16. Bruno Neunfeld 17. Rudi Stallbaum 18. Teodoro Hein 19. Valdemar Englert 20. Siegfried Modes 21. Alécio Ferreira 22. Arnildo Schweig 23. Noedi Gund 24. Ervin Modes 25. Armando Kynast D – Resultados – A metodologia e os resultados aplicados e obtidos, tiveram excelente aceitação no Município, onde os parceiros “Governos do Estado, Prefeitura Municipal, Produtores Rurais” cada com suas funções previamente estabelecidas, desencadeou uma demanda elevada de projetos. Buscamos inserir todas as fases do projeto nos Sub Componentes dos Programas apoiados pelo BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) expondo para os Coordenadores Internacionais do Banco Mundial a importância desta pratica no Meio Rural; este é hoje um dos motivos que levaram o Programa Paraná 12 Meses a contemplar a rede distribuição de água nos Projetos de Abastecedouro Comunitário Tipo III. Em alguns Projetos também se agrupo parcerias, por exemplo, com a SANEPAR, no Programa Saneamento Rural, vindo a beneficiar ainda mais as comunidades rurais. No Município de Nova Santa Rosa a evolução dos Grupos ou Associações de Micro Sistema de Abastecimento de Água e Abastecedouro Comunitário já atende mais de 90% (noventa por cento) da população rural, interligando Produtores, Clubes de Mães, Associações, Cerâmicas, Pequenas Industrias, Distritos Administrativos, etc., cada grupo com suas Estruturas Administrativas. É importante salientar que alguns desses grupos ou Associações já deram novos passos além da preocupação com Meio Ambiente e Qualidade

Page 8: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

8

de Vida, com as sobras acumuladas no sistema administrativo, formação de fundos de reserva estão adquirindo maquinas, equipamentos úteis ao meio rural, construindo novos abastecedouros comunitários, perfurando novos poços quando aumenta a demanda, colocando reservatórios em locais estratégicos e alguns pensando até na possibilidade de explorar o engarrafamento de Água Mineral aumentando os lucros para os produtores rurais. Relação de Grupos constituídos no Município de Nova Santa Rosa e 100% (cem por cento) em pleno funcionamento e administrados pelos usuários: Nome do Grupo / Associação N. º de Famílias Fundação 01 – Braço do Norte 29 1.991 02 – Alto Santa Fé 33 1.991 03 – Esquina Santa Fé 43 1.991 04 – Internacional 28 1.991 05 – Liinha Pietrowski 27 1.992 06 – Marco Grande 24 1.992 07 – Linha Guaçú 29 1.992 08 – Linha jaguarundi 46 1.992 09 – Sol Nascente 38 1.992 10 – Sanga Líria 62 1.994 11 – Linha Jundiaí I 40 1.994 12 – Águas Claras 15 1.998 13 – Águas Cristalinas 28 1.998 14 – Linha 1º de Março 26 1.998 15 – Sanga Vera 25 2.000 16 – Linha Jundiaí II 11 2.000 17 – Planalto do Oeste 45 2.001 18 – Linha Taquarinchin 29 2.001 19 – Sanga Xere 33 2.001 20 – Água Limpa 19 2.004 Sub total 630 Famílias Distritais e Chácaras Planalto do Oeste 141 2.001 Santa Fé 86 1.998 Cristal – Águas Claras / Água Boa 50 2.004 Obs. Cadastros Distritais com informações desatualizadas. Nestes Grupos citados estão todos em pleno funcionamento com suas estruturas administrativas organizadas, com sistemas de cobrança de água e equipes de manutenção; alguns com reuniões mensais outros com reuniões bimensais, semestrais e anuais para prestação de contas e confraternização; todos monitorados e / ou assessorados pela EMATER – PARANÁ. Estamos ainda com um Grupo em fase inicial de mobilização “Linha Brasil” e outro grupo a ser mobilizado / organizado na Linha 1º de Março II, com estas duas mobilizações estaremos concluindo 100% (cem por cento) das propriedades rurais beneficiadas; com um total de 25 Grupos com uma extensão de aproximadamente 210,0 (duzentos e dez) quilômetros de tubulação – rede de água, no Meio Rural.

Page 9: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

9

E – Conclusões – No tratamento a ações relacionadas ao “HOMEM X HABITAT”, ou seja, Qualidade de Vida do Ser Humano X Preservação do Meio Ambiente; sentimos a necessidade das organizações grupais estarem maduras o suficiente para extrapolarem as barreiras de Familiares, Políticas, Religiosas, Financeiras, etc. sabemos que este é o conceito básico para formação de grupos de produtores rurais, mas ressaltamos o que torna estes Grupos ou Associações diferentes é a necessidade constante de auto organização por estarem operando com bens de primeiríssima necessidade que são ÁGUA e Preservação do Meio Ambiente.

Destacamos também a confiança entre sócios por estarem gerenciando recursos financeiros e recursos hídricos, sendo que ambos mal administrados terão conseqüências irreparáveis a curto e médio prazo.

Quando nos reportamos a Grupo Comunitário, em algumas ou na maioria das situações nos deparamos com produtores carentes sem as mínimas condições de infra-estrutura, física, financeira, educacional, etc., mas, quando nos referimos aos Grupos de Micro Sistema de Abastecimento de Água e Abastecedouros Comunitários, nos deparamos com Empresários Rurais que estão Gerenciando empreendimentos que inicialmente tem um custo de implantação de aproximadamente R$ 90.000,00 (Noventa mil reais), como segue modelo de Projeto Técnico de implantação: Projeto Técnico 01 – Dados Nome: Grupo Comunitário CPF / CNPJ Denominação: Grupo Comunitário Endereço: Linha Município: Nova Santa Rosa Estado: Paraná 02 – Finalidades Construção de um abastecedouro Comunitário Tipo III com Rede de Distribuição de Água nas Propriedades Rurais dos Sócios. 03 – Relação de Bens, Materiais e Serviços

Item Valor – R$ 01 – Perfuração de um poço Tubular Profundo; perfuração em 8” polegadas de diâmetro aproximadamente 30 m; e 100 m em 6” polegadas com profundidade total de aproximadamente 130 m. sendo 30 m. revestido de 8” polegadas com tubo de aço carbono. Vazão de aproximadamente 7.000 litros / horas; poço a ser perfurado na propriedade do Sr. _________ lote rural n.º __, Perímetros ____ – Linha __________Município de Nova Santa Rosa PR

12.800,00

02 – Energia Elétrica, 15 KVA trifásica 1.500,00

Page 10: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

10

03 – Equipamentos, Serviços e Materiais para equipar o poço tubular profundo com sistema de tratamento. 12.000,0004 – Reservatório de água em metal, capacidade de 30.000 litros 7.000,0005 – Rede de Distribuição de Água, sendo: 3.370 m de tubo soldável 25 mm 1.580 m de tubo soldável 32 mm 1.700 m de tubo soldável 40 mm 1.500 m de tubo soldável 50 mm 810 m de tubo soldável 60 mm obs. Rede doada pela SANEPAR 19 hidrômetros Conexões, cola e lixas.

4.150,003.000,004.400,005.800,00

1.900,00750,00

06 – Materiais para construção Módulo de Abastecimento e base do reservatório, conforme relação em anexo. 3.200,0007 – Valeteamento (aproximadamente) 20.000,0008 – Colocação da Tubulação e fechamento das valetas 1.500,0009 – Mão de obra para construção da base do reservatório e abastecedouro 4.000,0010 – Total 82.000,00 Finda a movimentação financeira de implantação do sistema, forma-se o caixa para uma movimentação financeira para manutenção, onde destacamos que 90% (noventa por cento) destes grupos possuem equipamentos de reserva (quadro de comando ou bomba), adquirindo outros bens de utilidade para o grupo, tais como: quebrador de milho, distribuidor de adubo orgânico liquido, etc. e ainda com aplicações financeiras na ordem de R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00 para emergências. Muitas vezes somos questionados sobre a exploração dos lençóis subterrâneos de água potável para uso na agricultura ou consumo humano, se temos mananciais superficiais de boa qualidade, mas procuramos conscientizar as famílias usuárias da necessidade de economia e uso com moderação e em especial a necessidade de preservação de nosso solo agrícola, para que as águas pluviais realmente se infiltrem sem o escorrimento superficial, o que garantirá a vazão de nossos poços; conscientizando também da necessidade da reposição e preservação da mata ciliar o que auxilia na qualidade de água de nossos mananciais e possibilitando a sua utilização por regiões menos abastecidas e garantindo a vida nesses ecossistemas. Quanto a sua aplicação acreditamos ser um dos programas governamentais mais valorizados nas comunidades rurais, fazendo com as famílias rurais tenham beneficio continuo de sua aplicabilidade no seu dia a dia. É importante registrar que os méritos destes trabalhos tanto na área técnica de atuação em Micro-Bacias Hidrográficas, quanto na área organizacional dos grupos de produtores rurais, não estão somente para um Profissional ou para um Governo.

É com muito respeito que manifesto agradecimento para os colegas profissionais que atuaram no Município de Nova Santa Rosa até 1.985 foi quanto iniciamos os nossos trabalhos, ou seja, demos continuidade ao que encontramos, como também aos colegas que compartilharam de suas experiências e estamos sendo parceiros de trabalho em especial ao colega de equipe “Técnico Agropecuário José Valentin Juan”.

Page 11: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

11

Independente de categoria profissional, credo religioso, facção política; precisamos colocar em pratica o nosso potencial em prol a qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Nova Santa Rosa, 10 de Janeiro de 2.005.

Dorival da Silva Schnekemberg Técnico Agropecuário

Page 12: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

12

Nova Santa Rosa – Poços Artesianos com Abastecedouros Comunitários Tipo III e Rede de Distribuição de Água.

Micro-sistema de Abastec. de Água com Abastecedouro

Comunitário Comunidade N.º benef.

Braço Norte 29 Santa Fé 33 Esquina Santa Fé 43 Sanga Líria 62 Sol Nascente 38 Jaguarundi 46

Guaçú 29 Marco Grande 24 Pietrowski 27

Jundiaí 1 40 Águas Claras 15

Águas Cristalinas 28 Internacional 28 1º. De Março 26 Sanga Xere 33 Taquarinchin 29 Planalto do Oeste 45 Sanga Vera 25

Jundiai 2 11 Água Limpa 19

Total 630

Abastecimento de Água “Distritos e Sede” Planalto do Oeste 116 Ligações Cristal 50 Ligações Alto Santa Fé 86 Ligações Sede 1.196 Ligações Total 1.448 Ligações

EMATER – PRDorival S. Schnekemberg

Não possuem projetos ainda: Comunidades a serem beneficiadas Linha 1º de Março - 15 ligações

Page 13: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

13

Micro Sistema de Abastecimento de Àgua e

Abastecedouros Comunitários

Município de Nova Santa Rosa – Pr Anexo – 01 Fotos de obras executadas Nome: Dorival da Silva Schnekemberg Formação: Técnico Agropecuário Lotação: Unidade Local de Nova Santa Rosa

Page 14: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

14

Perfuração de Poço Tubular Profundo Grupo Comunitário Linha 1º de Março - Ano 1.998

Perfuração de Poço tubular Profundo Grupo Comunitário Planalto do Oeste – Ano 1.991

Page 15: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

15

Perfuração de Poço Tubular Profundo Grupo Comunitário Águas Cristalinas – Ano 1.998

Perfuração de Poço Tubular Profundo Grupo Comunitário Sol Nascente fundado em 1.992 Esta foto é do 2º poço em 2.004 entrando em operação na mesma rede.

Page 16: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

16

Palestras de conscientização e mobilização dos estudantes pela importância da preservação da Água.

Page 17: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

17

Dias de campo com dinâmicas de plantio de arvores “mata ciliar” para preservação dos mananciais.

Page 18: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

18

Treinamento e busca de apoio a companheiros da extensão para organização dos grupos, participação das esposas dos produtores e repasse de recursos financeiros.

Page 19: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

19

Perfuração de Poço Tubular Profundo – Ano 2.004 Grupo Comunitário Linha Brasil (em processo de organização)

Valeteamento e colocação da rede – Ano 1.998 Grupo Comunitário águas Claras

Reservatório com capacidade de 30.000 litros Grupo Comunitário Água Limpa – Ano 2.004

Page 20: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

20

Micro Sistema de Abastecimento d’gua e

Abastecedouros Comunitários

Município de Nova Santa Rosa – Pr Anexo-02: Relação dos grupos com as respectivas diretorias e quadro de sócios. Nome: Dorival da Silva Schnekemberg Formação: Técnico Agropecuário Lotação: Unidade Local de Nova Santa Rosa

Page 21: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

21

EMATER – PARANÁ – NOVASANTAROSA

“Grupos ou Associações”

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Linha Braço do Norte

NOME DO PRESIDENTE: Oldimar Rodrigues da Costa

NOME DO SECRETÁRIO: Arno Bar Fone-9965-6375

NOME DO TESOUREIRO: Erno Alcido Danzer

OUTROS CARGOS:

Marcos Koning,Erno Danzer

ANO DE FORMAÇÃO:1991

RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO:

1. Arno Bar 26. Nilson Schellender 2. Antônio Turmina 27. Elemar Grutzmamn 3. Basilio Stein 28. Vilmar Urich 4. Abílio Ikert 29. Joana Rodrigues 5. Milton Bar 6. Geraldo Bar 7. Frederico Lenz 8. Ildo Koening 9. Micel Wikert 10. Telmo Zimemamn 11. Rudi Bloch 12. Wilson Lauerdof 13. João Lauerdorf 14. Dorilda Kelm 15. Eno Maier 16. Wilson Bloch 17. Valdir Wutz 18. Noedi Gund 19. Erdino Jerke 20. Guinter Hepp 21. Nilton Durks 22. Odir Fiedler 23. Vanderlei Ikert 24. José Luiz dos Santos 25. Erno Danzer

Page 22: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

22

EMATER-PARANÁ-SANTA ROSA

“Grupo ou Associação”

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Alto Santa Fé NOME DO PRESIDENTE: Eliseu Johann NOME DO SECRETÁRIO: Ildemar Schallemberger NOME DO TESOUREIRO: Adelmo Johann OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO: 1991 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Osvaldo Becker 26. José Alceu Deimeling 2. Pedro Cirio Shutz 27. Marlei Dierings 3. Romaldo Liesenfeld 28. Severino Philippsen 4. Pedro Canizio Meinerz 29. Mario Weber 5. José Albino Bohn 30. Belaemino Rocha 6. Cláudio Laufer 31. Bruno Sausen 7. Elizeu Johan 32. Darcilo Orlandin 8. Bernardo Wagner 33. Helmuth Liesenfeld 9. Otilio Orlandin 10. Adelmo Johan 11.Norma Berwanger 12. Pedro Berwanger 13. Helena Grefard 14. Querino Rambo 15. Geraldo Schroder 16. Wilmar Johan 17. Waldomiro Benke 18. Décio Johan 19. Erasmo Baungartner 20. Maria Schneider 21. Lino Guilherme Meinerz 22. Mario Acher 23. Postolino Backes 24. Frontino Koenig 25. Helmuth Weber

Page 23: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

23

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Esquina da Fé NOME DO PRESIDENTE: Néri Schanoski NOME DO SECRETÁRIO: Rogério Huggen NOME DO TESOUREIRO: Luiz Borchardt OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:1991 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. LauroBoschardt 26. Alcézio Kapes 2. Edir Hoffann 27. Valdemra Schulz 3. Ilberto Strelow 28. Luiz Stiebe 4. Rudiberto Strelow 29. Henrique Schanoski 5. Ari Jacobi 30. Antonio Lorennzatto 6. Egon Kopp 31. Reinaldo Dreger 7. Geraldo Borchadt 32. Roland Borchard 8. Nelson Berg 33. Henrique Brach 9. Albino Zwick 34. Solano Seepeldt 10. Valter Mittelstadt 35. Ildolino Deinghs 11. Edgar Hoffmann 36. Claudio Stiebe 12. Nivaldo Hoffmann 37. Rudolfo Martozot 13. Édson Hoffmann 38. Romoaldo Krieger 14. Reinaldo Elert 39. Arno Wutzke 15. Neri Schanoski 41. Gilberto Duerins 16. Villi Gertz 42. Leopoldo Feiber 17. Vigaldo Henchel 43. José Laffin 18. Hugo Fanzlau 19. Julio Hecler 20. Vali Schulz 21. Valdomiro Spier 22. Nelson Piller 23. Adolfo Dümes 24. Ervino Hugem 25. Darci Rieschter

Page 24: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

24

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Linha Pietrowski NOME DO PRESIDENTE: Amando Neiss NOME DO SECRETÁRIO: Rubino H. Stefan NOME DO TESOUREIRO: Wilfrid Weber OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:1992 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Arcilo Shulz 26. Escola Fores da Cunha 2. Antonio R. Borelli 26. Valter Sommerfeld 3. Valdemar Sommerfeld 4. Dari Sommerfeld 5. Ana Bonkoski 6. Ervino Boni 7. Albino Golz 8. Rubino Stefan 9. Fernando Stefan 10. Vitor José Matei 11. Siegfrid Modes 12. Armando Neiss 13. Lindolfo Rosler 14. Ildo Hasper 15. Egon U. Biller 16. Vili Weber 17. Vilfrid Weber 18. Rainolfo Kindler 19. Arnor Kindler 20. Mario Pietrowski 21. Igreja Comgregacional 22. Guido Neiss 23. Alfredo Isbreacht 24. Rainoldo Lenz 25. Alécio Ferreira

Page 25: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

25

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Linha Marco Grande NOME DO PRESIDENTE: Claudino Roque Lorenzatto – Fone: 253 - 1424 NOME DO SECRETÁRIO: Sergio Bredlau NOME DO TESOUREIRO: Erno Just OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:1991 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Egon Augusto Bredlau 1. Armando Schulz 2. Claudino Roque Lorenzatto 2. Erico Bucholz 3. Irineu Reiter 3. Henrique Zismann 4. Rudi reiter 4. Nilson Schegoscheski 5. Eddann Henning 5. 6. Lotário Schulz 6. 7. Henrique Roberto Engel 7. 8. Nelson Tietz 8. 9. Werner Rudi Dause 9. 10. Daniel Wutzke 10. 11. Beertoldo Gerling 11. 12. Valdri Dauhs 12. 13. Kurt Armindo Modes 13. 14. Willy Just 14. 15. Benno Zismann 15. 16. Erno Ereno Just 16. 17. Walter Zimmermann 17. 18. Ademar Hasper 18. 19. Ervin Dauhs 19. 20. João Weiss 20.

Page 26: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

26

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Linha Guaçú NOME DO PRESIDENTE: Guido Fenner NOME DO SECRETÁRIO: Claudemar Zwick NOME DO TESOUREIRO: Hari Schenknecht OUTROS CARGOS: João Sherer, Hilário Neitzke, Aldino Zwick ANO DE FORMAÇÃO:1992 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Adalberto Redel 26. Vimar Sievert 2. Alvin Busse 27. Evaldo Mittanck 3. Alfredo Sievrt 28. Nadir Neitzke 4. Aldino Zwick 29. Albino Schulz 5. Ari Deutsch 6. Armando Petry 7. Claudino Zwick 8. Dari Hoffmann 9. Darcio Neitzke 10. Arnaldo Schindler 11. Elemar Nitzke 12. Elpidio Selzler 13. Ernesto Werner 14. Ervino Shenknecht 15. Erna Lenz 16. Evaldo Lenz 17. Faldin Assenheimer 18. Guido Fenner 19. Harri Schenkenecht 20. Ilario Neitzke 21. Jaão Sherer 22. Lineu Busse 23. Valderino Shulz 24. Valdi Wutzke 25. Vison Karkow

Page 27: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

27

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Com. Linha Jaguarundi NOME DO PRESIDENTE: Elemar Dreissing Fone: 284 1198 R-05 NOME DO SECRETÁRIO: Rubin Arndt Fone: 253 1431 NOME DO TESOUREIRO: Egon Langue OUTROS CARGOS: Egon Rambo, Ronaldo Krieger, Sidonio Augertein ANO DE FORMAÇÃO:1992 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Albino Shulz 26. Rudi Wutzkg 2. Ademar Thle 27. Sifriid Wutzkg 3. Cêramica Rodante 28. Sidonio Augrten 4. Darci Bauner 29. Wili Kauferd 5. Elemar Dreissig 30. Waldemar E. Kruger 6. Elio Miglioranca 31. Wilson Karkow 7. Egon Lange 32. Albino Wutzke 8. Erno Mittank 33. Beno Arnde 9. Henrique Sochtig 34. Egon Wutzke 10. Hari Bauumgart 35. Erno Schmidt 11. Ilmar Heimerdinger 36. Etom Hennig 12. Ildo Genz 37. Guido Fenner 13. Jane de Fatima Mick 38. Neldo Schmidt

14. João Paslouski 39. Otto Gisse 15. Lindolfo Vorpagel 40. Ronaldo Besse 16. Leopoldo Jacoboski 41. Reinardo Leenz 17. Norberto Pinz 42. Valdi Wutzke 18. Neri Hening 43. Wilson Arnd 19. Euricio Moura 44. Walderino Schulz 20. Paulo Krieger 45. Waldivio Hagg 21. Paulo Otto Arndt 46. Erich Eorentz 22. Pedro Paslouski 23. Reginaldo Ratke 24. Raimundo Dumes 25. Ronaldo Krieger

Page 28: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

28

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Sol Nascente NOME DO PRESIDENTE: Ivo Gabriel Fone: 253 – 1488 NOME DO SECRETÁRIO: Carmelindo Land Fone: 253 NOME DO TESOUREIRO: Arnildo Dirings OUTROS CARGOS: Eurico Tadeu Grings, Celso Dierings, Darci Gabriel ANO DE FORMAÇÃO:22-01-92 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Arnildo Dierings 26. Clides Theichmann 2. Lineu Joban 27. Erich J. Gass 3. Arno léo Walker 28. Ilmo Dill 4. Benicio Moellman 29. Limo Kurtz 5. Darci Gabriel 30. Lúcio Arnhold 6. Dervalino Hengens 31. Maria Meiners 7. Edvino Boesing 32. Oldemar Johann 8. Erno Gabriel 33. Theobaldo Biensfeld 9. Ivo Schallemberg 34. Wendelino Gabriel 10. Maria Maders 35. Wunibaldo Dilkin 11. Mario Weber 36. José C. Liesenfold 12. Nestor Heckler 37. Elio Boesing 13. Erno Gabriel 38. Antonio Oliveira 14. Osmar Schallemberg 15. Orlando Gabriel 16. Pedro Zimmer 17. Pedro Kunzler 18. Romilda Gabriel 19. Silvio Monbach 20. Viro Kunzler 21. Werno Dierings 22. Paulino Muller 23. Alceu Dierings 24. Arnilo Fuhr 25. Carmelino Dand

Page 29: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

29

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Internacional NOME DO PRESIDENTE: Gerson Haimerdinger Fone: 9972 - 7030 NOME DO SECRETÁRIO: Lírio Elpídio Kollas Lasch Fone 253 - 1161 NOME DO TESOUREIRO: Holdi Leske FONE: OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:1991 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Donir Dal Moro 26. Olimpio Schaefer 2. Valdemar Herzog 27. Holdi Leske 3. Liro Elídio Kollas Lasch 28. Bruno Eggers 4. Sociedade Esportiva Internacional 5. Vilson Karkov 6. Milton Dreissig 7. Otto Borkenhagem 8. Hélio Müller 9. Atima Genz 10. Villi Elvanger 11. Herson Heimerdinger 12. Telmo Englert 13. Jacob Herzog 14. Ademaer Herzog 15. Albino Schenknecht 16. Bruno Neunfeld 17. Rudi Stallbaun 18. Teodoro Hein 19. Valdemar Englert 20. Siegfried Modes 21. Alécio ferreira 22. Arnildo Sc hweing 23. Noedi Gund 24. Ervin Modes 25. Armdno Kynast

Page 30: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

30

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Sanga Líria NOME DO PRESIDENTE: Lauredo Joner Fone: 9971-9982 NOME DO SECRETÁRIO: Davi Rechzieegel NOME DO TESOUREIRO: Sergio Meinertz OUTROS CARGOS: Irineu Baungartner, Milton Gabriel, Celso Land. ANO DE FORMAÇÃO:1994 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Moacir José Alba 26. Ivania Diel 2. Arno Léo Walcher 27. José Wochner 3. Adair Weber 28. Lauredo Joner 4. Alípio Jhann 29. Milton Gabriel 5. Fernando Daniel Volf 30. Marino Wagner 6. Bertilo Diel 31. Milto Wochner 7. Mario Weber 32. Otto Boesing 8. Clube Social União 33. Otavio Philippsen 9. Celso Luiz Johann 34. Ari Scherer 10. Celso Land 35. Oldemar Klauch 11. Adilson Oliveira 36. Guido Weber 12. Dinísia Wochner 37. Querino Lando 13. Erasmo Baumgartner 38. Rudolfo ª Klein 14. Evelácio Baaumgartner 39. Romeu Loling 15. Egon Weber 40. Delmar Rmabo 16. Afonso Gabriel 41. Reinaldo Rechziegel 17. Emílio Arnhold 42. Romeu A.Philippsen 18. Ervin Beche 43. Sérgio L. Meinerg 19. Favi Rechziegel 44. Silvio A. Weber 20. Hervino Krilovv 45. Lírio J. Scheren 21. Hilário J. Johann 46. Viro Rambo 22. Hilário Joner 47. Valmir Joann 23. Helga Diel 48. Lademir Rigo 24. Hélio Philippsen 49. Wlater Rambo 25. Irineu Baumgartner 50. Camilo Dierings 51. Jacó Rechziegel 57. Olivio Bortolozzo 52. Roque Rechziegel 58. Osvaldo Johann 53. Celito Antonietti 59. Paulo E. Weber 54. Danilo Joghann 60. Roque Sartori 55. Eloi A.Theichmann 61. Vilmar Johann 56. Eloi Schultz 62. Valdir Wochner

Page 31: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

31

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Linha Jundiai NOME DO PRESIDENTE: Raimundo Rösler Fone - 9965-7943 NOME DO SECRETÁRIO: Darcila Fidler NOME DO TESOUREIRO: Romeu Sommerfeld OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:1994 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Almiro Kelm 26. Verner Thelen 2. Armindo Weriss 27. Valdemar Busse – Romeu Somerfeld 3. Ademar Bohnau 28. Paulo Vermann 4. Arno Zomerman 29. Herberto Richter 5. Darcila Didler 30. Arlindo Schulz 6. Egon Pufal 31. Nelson Busse 7. Erich Rohde 32. Paulo Fróst 8. Fridolino Thiel 33. Nelson Weber 9. Geraldo Böhne 34. Valdemar Schulz 10. Helmute Harry Hein 35. Belaver – Bruno Eggers 11. Irton Busse 36. Ademar Gisch 12. Ireneu Hames – Irineu Frei 38. Gilmar Thiel 13. Lauro Thiel 39. Gilberto Englert 14. Lauri Hasper 40. Geraldo Rohde 15. Nivanda VermannOsvino Rösler 16. Osvino Rösler 17. Otto Guiese – Raimundo Batschke 18. Rudi Hasper 19. Rudi Fischer – Aldino König Obs.:Raimundo Rösler com duas ligações 20. Raimundo Batschke 21. Raimundo Rösler 22. Vili Bulmann 23. Valdemar Engleert 24. Valdemar Schulz 25. Valdomiro Schulz

Page 32: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

32

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Águas Claras NOME DO PRESIDENTE: Ivar Heimerdinger NOME DO SECRETÁRIO: NOME DO TESOUREIRO: Celso Hoffmann OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:1998 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Helmuth Leske 2. Fredolino Krause 3. Nelson Tietz 4. Hildegart Richter 5. Bueno Zismann 6. Etan Jeske 7. Rudi Schmidt 8. Valdino Thelen 9. Samuel Thelen 10. Reginaldo Schewe 11. Heitor Martin Richter 12. Celson Hoffmann 13. Egon Gall 14. Nison Drisner 15. Vili Muller 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25.

Page 33: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

33

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Águas Cristalinas NOME DO PRESIDENTE: Ervino Dassow Fone- 9971 - 8308 NOME DO SECRETÁRIO: Daltri Jair Beuttner Fone – 045 9972 3064 NOME DO TESOUREIRO: Sérgio Batschke OUTROS CARGOS: Conselho Fiscal – Vendolino Kurz, Werner Weber e Osvino Friske ANO DE FORMAÇÃO:1996 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: Grupo Comunitário Águas Cristalinas – Distrito de Cristal – Nova Santa Rosa. 1. Werner Weber 26. Rubin Schaach 2. Frederico Schach 27. Nicolau Volkweis 3. Ernesto Kurz 28. Arlindo Geveha 4. Waldemar Bär 5. Hugo Bastchke 6. Edvino Braum 7. Arno Pufall 8. Selvino Schach 9. Germano Tietz 10. Nelson Ehlert 11. Vendelino Kurz 12. Adelino Leske 13. Ervin Giese 14. Romeu Volkweis 15. Osvino Friske 16. Olinda Benkovitz 17. Reni Dassow 18. Alceu José Stülpen 19. Ervino Dassonw 20. Norberto Dassow 21. Bruno Becker 22. Sérgio Batschke 23. Daltri Jair Beuttner 24. Albino Batschke 25. Alcides Batschke

Page 34: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

34

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário 1º de Março NOME DO PRESIDENTE: Darceu Hitz NOME DO SECRETÁRIO: Valdi Hoffmann Fone – 9965 - 6614 NOME DO TESOUREIRO: Arnildo Hitz OUTROS CARGOS: Conselho fiscal: Ildo Ellwander, Ildo Lenz e Vilmar Fenner ANO DE FORMAÇÃO:1998 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Arnildo Hitz 25. Valdir Luft 2. Arnildo Inario Schulz 26. Nelson Schmidt 3. Alfredo Erich Schulz 4. Darceu Hitz 5. Ari Buss 6. Irma Krüger 7. Armando Rutke 8. Albino Schulz 9. Osmar Rosler 10. Vilmar Neitzke Fenner 11. Helvino Schmitt 12. Ildo Lenz 13. Roberto Pahl 14. Enoch Pahl 15. Edivino Gund 16. Valdi Hoffmann 17. Lineu Baumann 18. Ervino Gaberto 19. Edmundo Hasper 20. Ildo Elvanger 21. Oscar Bucholz 22. Edmiro Schmitt 23. Daniel Wutze 24. Luiz dos Santos

Page 35: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

35

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Sanga Vera NOME DO PRESIDENTE: Erhard Emgler Fone 9971 - 0406 NOME DO SECRETÁRIO: Marcio Scheibner NOME DO TESOUREIRO: irineu Eichlt OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:2000 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Emilio Baumann 1. Aldi Hein 2. Edvino Baungart 2. Miro Ernest 3. Nicolau Wolkweiss 3. Armindo Wutzke 4. Arnildo hein 4. Rui Isbreacht 5. Carlos Neiss 5. Carlos Alberto Zimermann 6. Aldemar Gundt 6. 7. Lídio Rambo 7. 8. Irineu Eichlt 8. 9. Joãso Arnhold 9. 10. Amauri Muller 10. 11. Eduardo eisen 11. 12. Erhard Engler 12. 13. Ademar Gisch 13. 14. Werner Weber 14. 15. Marcio Scheibner 15. 16. Frederico Scheibner 16. 17. Milton Irineu Schulz 17. 18. Osvino Schulz 18. 19. Bernardo Engler 19. 20. Nelson Bucholz 20.

Page 36: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

36

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Sanga Jundiaí – II NOME DO PRESIDENTE: Lineu Oeschler Fone – 253 1446 Ramal 202 NOME DO SECRETÁRIO: Edsonb E. Posselt Fone – 9981 - 3674 NOME DO TESOUREIRO: Valdir Fischer Fone – 9961 3226 OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:200 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Valdir Fischer 2. Edson E. Posselt 3. Vilson Weber 4. Lineu Oeschler 5. Armindo Tietz 6. Rudi Stiebe 7. Antonio Danilo Follmann 8. Armando Schulz 9. Maidi Schulz 10. Helio Zimmermann 11. Evaldo Bucholz 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

Page 37: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

37

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Planalto do Oeste NOME DO PRESIDENTE: Naldo Zinau NOME DO SECRETÁRIO: Elisergio Ratdke NOME DO TESOUREIRO: Egon Daniel Bar OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:2.001 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Ailson Janh 1. Néri Jair Kelm 2. Arcildo Stieb 2. Naldo Zinau 3. Aribert Tiderk 3. Nelson Elton Grade 4. Arlindo Edgar Bar 4. Robeerto Stahoski 5. Arlindo Gust 5. Rudi Bloch 6. Arno Schmidt 6. Sebaldo Gottseling 7. Erico Schönkecht 7. Vvalmor Schlickmann 8. Arnildoi Gust 8. Rudi Blich 9. Arno Schmidt 9. Sebaldo Gottselig 10. Erico Schönknecht 10. Vvalmor Schlickmann 11. Egon Daniel Bar 11. Waldemar Arndt 12. Elisergio Radtke 12. Vilson Schmidt 13. Elmirto Schulz 13. Wilmar Gorzelanski 14. Eno E. Sauressing Pagé 14. Ermindo Lenz 15. Herbert Sseidler 15. Egidio Schllickmann 16. Helmut Brehm 16. Abílio Hermes 17. Joana Streu 17. Willy Ellvanger 18. Lori Lang 18. Benke 19. Luiz Antonio Scherer 19. Rudi Worpagel 20. Marcelo Marcio Vbär 20. Arno kamien 21. Osvin Frey 21. 22. Erno Wiedmann 22. 23. Kettner 23. 24. Ditmar Stahoski 24. 25. Lineu Schoncht 25.

Page 38: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

38

MATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Linha Taquerinchin NOME DO PRESIDENTE: Cláudio Isbreacht NOME DO SECRETÁRIO: Ereneu Kuffeld Fone – 9961 – 1462 NOME DO TESOUREIRO: Daltro Lang Fone – 9962 - 9829 OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:2001 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Agnes Mittanck 1. Harold Tonn 2. Cláudio Isbrecht 2. Bertoldo Fiedler 3. Egon Augusto Bredlau 3. Helvino fiedler 4. Sergio Bredlau 4. Daltro Lang 5. Elemar Schulz 5. Ari Sonnenberg 6. Ademar Marlow 6. Celésio Weber 7. Ereneu Kuffled 7. Oscar Steffan 8. Reinaldo Lenz 8. Ervino Weiss 9. Julio Rempel 9. Edson Lang 10. Mario Rempel 10. 11. Glemar Grosselli 11. 12. Martinho Walter Wiedmann 12. 13. Benno Zismann 13. 14. Abílio kunz 14. 15. Herta Buckhorn 15. 16. Erica Sommerfeld 16. 17. Romilda Libert 17. 18. Daniel Kleiss 18. 19. Gerraldo klis 19. 20. Manfredo Ferler 20.

Page 39: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

39

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Sanga Xere NOME DO PRESIDENTE: Almiro Fidler Fone – 9972 - 7162 NOME DO SECRETÁRIO: Werni Krause NOME DO TESOUREIRO: Artur Ferler OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:2001 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. Silmar Scheibner 1. Darci Raiter 2. Siegbert Irmundo penno 2. Augusto Schmidt 3. Astor Eusébio Loeblein 3. Darci Maichaelsen 4. Evaldir Romeu Weiss 4. Vili Ferler 5. Artur Ferler 5. Valdi Lange 6. Ari Schmidt 6. Evaldo Mittanck 7. Armando Schulz 7. Olvário Guengnagel 8. Irio Meneguini 8. Clarice W. Janke – não usa 9. Waldir Bucholz 9. Erdin Jerke – não usa 10. Aldemar Stmp 10. Armindo Schulz – Abastc. 11. Almiro fiedler 11. Benno Arnt – Abast. 12. Martin Pahl 12. Werni Krause – não usa 13. Ervino Fester 13. Nelson Langue 14. Edvino Benke 14. 15. Aloi Alcides Techmenn 15. 16. Arnildo Pudell 16. 17. Nelson Weber 17. 18. Almiro Beütter 18. 19. Reinardo Lenz 19. 20. Jaime Spier 20.

Page 40: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

40

EMATER-PARANÁ-NOVA SANTA ROSA

“ Grupo ou Associação “

Micro Sistema de Abastecimento e Abastecedouro Comunitário

NOME DO GRUPO: Grupo Comunitário Água Limpa NOME DO PRESIDENTE: Nelson Egon Scharank Fone: 045 – 253 1077 NOME DO SECRETÁRIO: Bruno Eggers Fone: 045 9972 - 3805 NOME DO TESOUREIRO: Wernei Dockhorn Fone: 045 9104 - 7228 OUTROS CARGOS: ANO DE FORMAÇÃO:2003 RELAÇÃO DOS INTEGRANTES DO GRUPO: 1. ALCINDO A.SCHEER 2. ARMINDO JESSE 3. BENO ARNDT 4. BRUNO EGGERS 5. CAMILO A. NIEDERMAYER 6. DAVID FRIEDRICH 7. EDEMIRO LENZ 8. ELIDA GELBRHARDT 9. HELIO ZIMMERMANN 10. IRENE LENZ 11. LEONTINA BAUER DOCKHORN 12. NELSON EGON SCHRANK 13. NELSON TIETZ 14. PALMADIUS ESPIG 15. PAULO ERACLIDES SMANIOTTO 16. VALDI WUTZKE 17. VERGULINO ZANETTI 18. WERNER FRIEDRICH 19. WERNEI E. DOCHKORN 20. 21. 22. 23. 24.

Page 41: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

41

Micro Sistema de Abastecimento d’gua

e Abastecedouros Comunitários

Município de Nova Santa Rosa – Pr

Anexo-03: Cópias das Atas de fundação dos grupos de Alto Santa Fé e Internacional. Nome: Dorival da Silva Schnekemberg Formação: Técnico Agropecuário Lotação: Unidade Local de Nova Santa Rosa

Page 42: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

42

Page 43: Micro Sistemas de Abastecimento de Água e Abastecedouros

43