michelin rio magazine

16
Fique por dentro do evento que mostrou ao mercado o surpreendente pneu MICHELIN Energy XM2 Um grande lançamento Novidade A linha Agro agora também faz parte da sua revista. Confira! Beleza pura Encante-se com Bonito, um dos principais rumos turísticos do Brasil Maio 2012 - N o 06

Upload: maysa-simao

Post on 20-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista distribuída para fornecedores e funcionários da Unidade do Rio de Janeiro.

TRANSCRIPT

Page 1: Michelin Rio Magazine

Fique por dentro do evento que mostrou ao mercado o surpreendente pneu MICHELIN Energy XM2

Um grandelançamento

NovidadeA linha Agro agora

também faz parte da sua revista. Confira!

Beleza puraEncante-se

com Bonito, um dos principais

rumos turísticos do Brasil

Maio 2012 - No 06

Page 2: Michelin Rio Magazine

A Revista Michelin Em Movimento é uma publicação trimestral da Michelin do Brasil

Coordenação Geral: Monica Battelli

Cocoordenação: Weber Pessôa e Leandro Lemos

Conselho Editorial: Viviane Carvalho, Cláudia Almeida, Gabriel Caldas, Gilmar Batista, Larissa Fraga e Américo Tavares

Contato: [email protected]

Michelin: Av. das Américas, 700-bloco 4 - Barra da Tijuca Rio de Janeiro (RJ) - CEP 22640-100

Serviço de Atendimento ao Revendedor: 0800 970 04 90

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 970 94 00

Projeto Editorial: Comunicação InVitro Designer: Maysa Simão

Redação: Ana Cristina Bandeira, Cristiane Nobili, Natália Jerônimo e Renata Reis

Tiragem: 4.000 exemplares

O início O ano de 2012 está sendo marcante para a Michelin Brasil e para o mercado de pneus de passeio e caminhonete em toda a América do Sul.

Exemplo disso é o lançamento que irá revolucionar o setor de pneus de passeio e caminhonete: o novo MICHELIN Energy XM2. Um produto desenvolvido para se adaptar aos obstáculos que podem ser encontrados nas pistas da América do Sul, o que lhe proporciona maior durabilidade e maior segurança ao usuário.

Este é o momento para o qual nos preparamos desde 2008, com o início do Projeto Pau Brasil, e que agora chega a uma nova fase com o lançamento desse produto tão inovador. Queremos dobrar o número dos nossos pontos de venda e crescer 140% nos próximos anos no mercado brasileiro de pneus de passeio. Uma estratégia ousada, mas possível de ser realizada diante da qualidade de nossa equipe.

Nesta edição da revista Michelin Em Movimento você terá a oportunidade de conhecer o novo pneu MICHELIN Energy XM2 e entender por que estamos tão confiantes em conquistar esse crescimento.

Boa leitura! ‹‹

Maio de 2012

de uma nova faseMarco Moretta ›› Diretor Comercial de Pneus de Passeio e Caminhonete para a Michelin América do Sul

Na Direção

Page 3: Michelin Rio Magazine

Há atualmente no mundo 7 bilhões de pessoas. A previsão é que até 2050 esse número chegue a 10 bilhões, ou seja, precisaremos cultivar muito mais alimentos com o mesmo solo que temos hoje. Mas não quer dizer que as pessoas vão passar fome, e sim que a produtividade tem que aumentar. É por isso que a Michelin busca oferecer pneus agrícolas que proporcionam a melhor performance. E para comprovar a eficiência dos nossos produtos, no dia 13 de março realizamos o primeiro teste de combustível com pneus agrícolas no Brasil.

O local escolhido foi a Usina Guaíra, em São Paulo, onde cerca de 40 pessoas, entre representantes de montadoras, implementadoras, universidade e diretores e proprietários de usinas assistiram de perto cada passo. Exatamente nas mesmas condições e sob a auditoria da Fundação Vanzolini, foram testados os quesitos economia de combustível e compactação do solo. Os modelos comparados foram os diagonais da concorrência, os nossos radiais e o MICHELIN Ultraflex, todos equivalentes entre si.

Superioridade coMprovadaConfira os resultados do primeiro teste de combustível com pneus agrícolas no Brasil

Confira os resultados:

O teste de compactação mostrou que, em relação aos pneus diagonais, o radial MICHELIN compacta 31% menos o solo, e o Ultraflex 41% menos;

O pneu radial economiza cerca de 31% mais que os diagonais, e o Ultraflex, 10% mais que o radial.

“Provamos, em uma realidade brasileira e através de fatos, a superioridade dos produtos MICHELIN e os benefícios que eles aportam ao usuário final. É a primeira vez que um fabricante de pneus leva ao agricultor esse tipo de informação”, afirma Antônio Koller, responsável técnico do teste. ‹‹

|››

|››

Nas fotos, alguns dos momentos do primeiro teste de combustível realizado com pneus agrícolas no Brasil

Inovação

Michelin em Movimento • 3

Page 4: Michelin Rio Magazine

Conheça Território, a nova campanha de vendas

as fases da campanha

Linha de Caminhões e Ônibus ganha mais interatividadeO mundo está cada vez mais conectado e, seguindo essa mesma tendência, a linha de Caminhões e Ônibus acaba de lançar um Portal de Comunicação entre a Força de Vendas, os Revendedores e a área de Marketing: o Rede Michelin. Com o objetivo principal de disponibilizar informações em tempo real, além de acesso mais fácil ao usuário e maior interatividade, a nova ferramenta vai possibilitar, por exemplo, que soluções sejam antecipadas e oportunidades, criadas. Afinal, uma boa informação no momento certo pode fazer toda a diferença.

Para tornar a navegação mais simples e eficiente, o Portal foi dividido em canais específicos. Desde abril, quatro já estão

Com o intuito de incrementar as vendas da linha de Caminhões e Ônibus e premiar os melhores profissionais da área, a Michelin lançou, em abril, a campanha “Território. A conquista é sua, a vitória é nossa”. Dividida em três fases – a atual, que vai até junho; a segunda, que acontece de julho a setembro, e a última, de outubro a novembro –, ela é voltada para as equipes comerciais das revendas, da própria Michelin e do Serviço de Atendimento ao Revendedor.

As premiações são um incentivo e tanto, afinal uma revenda da categoria A poderá ganhar até R$ 63 mil reais. E mais! Os melhores gerentes de cada grupo, das categorias A, B e C, ainda irão receber uma viagem para Buenos Aires com acompanhante. A julgar pelo número de participantes – 239 lojas e mais de 1.000 funcionários inscritos –, o desafio vai ser animado. Não perca a chance de mostrar todo o seu potencial! ‹‹

em funcionamento. São eles: Campanhas, Fale Conosco, Mapa MD1, onde vai ser possível lançar as vendas e verificar possíveis inconsistências, e Painel de Controle, que permitirá o acompanhamento das performances de venda, indicadores comerciais, entre outras ações.

Rede Michelin: um novo portal de Comunicação

Acesse www.redemichelin.com.br e aproveite para ficar por dentro dessas e de outras novidades do portal. ‹‹

|››

kit de prêmios

Caminhões e Ônibus

4 • Michelin em Movimento

Page 5: Michelin Rio Magazine

1ª pedra lançada

lado a ladoMichelin e Vale

Onde há novidade no ramo de Terraplanagem e Industriais, está a Michelin. Dessa vez, a nossa presença foi na cerimônia de lançamento da pedra fundamental de duas gigantes do setor: a americana John Deere, líder mundial na produção de equipamentos agrícolas e florestais, e a japonesa Hitachi, produtora de bens de consumo e produtos industriais. A cidade que receberá as novas “habitantes” é Indaiatuba, em São Paulo, onde ocorreu o evento em dezembro de 2011.

O responsável pelo segmento OE (produtos MICHELIN vendidos diretamente às montadoras), Milko Jean

Schneider Pelaez, e o Diretor Comercial de Infraestrutura e Industrial para América do Sul, Mario Zidan Jr., se juntaram aos executivos das duas empresas e a autoridades locais, incluindo o Governador de São Paulo, para prestigiar o momento.

Uma das fábricas, que será exclusiva da Deere, fará retroescavadeiras e pás-carregadeiras de rodas. A outra, fruto de uma parceria entre a Deere e a Hitachi, produzirá escavadeiras. A estratégia delas é atender clientes de equipamentos de construção em um mercado em crescimento como o do Brasil. As novas máquinas serão equipadas com o pneu MICHELIN XHA2 20,5 R 25. ‹‹

A Michelin não mede esforços para oferecer o melhor produto aos seus clientes, e isso vai além do momento da compra. Um bom exemplo são as formações que oferecemos aos usuários dos nossos pneus. A Michelin se uniu à parceira AD Pneus, especialista em recapagens, para ministrar na Vale, mais especificamente nas Minas da DIFL, antigas Minas da MBR próximas a Belo Horizonte, a formação Especialistas Pneus de Mineração para 16 colaboradores da mineradora.

Segundo Girson Celestino, Engenheiro Responsável por Pneus em todo o complexo, “a formação ajudou a entender a melhor forma de se trabalhar com os pneus MICHELIN, proporcionando melhor rendimento e segurança da operação”.

Além de oferecer conhecimento aos nossos usuários, essas ações são importantes para o relacionamento

com o cliente, contribuindo para o trabalho dos Responsáveis Técnico-comerciais da Michelin. Nesse caso, reforçou ainda mais a nossa parceria com a Vale. ‹‹

Na foto, a turma que participou da formação Especialistas Pneus de Mineração

Mineração, Terraplanagem e Industriais

Michelin em Movimento • 5

Page 6: Michelin Rio Magazine

|››

Michelin vai às

A adrenalina corre nas veias. Resistência e experiência são levadas ao extremo em sete horas de competição e 185 voltas no autódromo de Interlagos, São Paulo. A 15ª edição da mais tradicional prova de endurance do motociclismo brasileiro, as 500 Milhas Brasil, ocorreu em 15 de janeiro e, pelo segundo ano consecutivo, Leandro Mello (piloto de testes Michelin), Eduardo Tostes e Eric André conquistaram a segunda colocação na categoria Força Livre. Os pilotos também garantiram a sexta colocação geral nas 500 Milhas de Interlagos e sagraram a desenvoltura da equipe, que exibiu alta qualidade e desempenho na pista.

A equipe de Mello foi a única a largar com pneus MICHELIN, o que, segundo eles, foi um diferencial. “O mais importante é ter um conjunto que ajude a estabilizar a moto. Com 36 pilotos querendo ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo, muita gente acaba caindo já na primeira curva. Um pneu de confiança sai na frente”, comenta Tostes. “A maioria quer começar na frente e impõe um ritmo forte que não consegue manter, desgasta a moto, gasta mais combustível e acaba perdendo ou caindo”, complementa Mello. Uma prova de endurance é o laboratório perfeito para a Michelin desenvolver pneus de rua, pois ficar mais tempo na pista é fundamental e as situações são extremas, exigindo o máximo do produto!

Fique ligado nas dicas de Leandro Mello e invista em conforto e segurança!“Antes de começar a pilotar a sua moto, é preciso fazer alguns ajustes para adequá-la ao seu perfil. Em dez minutos na oficina, a máquina fica prontinha! O procedimento é bem simples:

1º passo: Solte o guidão e o ajuste a uma distância confortável, de acordo com o tamanho do seu braço;

2º passo: Faça o mesmo com manetes de freio e embreagem. Ao acioná-los, eles devem estar em linha reta, acompanhando a inclinação do braço;

3º passo: Regule a altura dos pedais, do câmbio e do freio. O certo é conseguir acioná-los só com um movimento do pé, sem puxar a coxa para cima e para baixo.” ‹‹

As equipes de 500 Milhas Brasil são compostas de até quatro pilotos, que se revezam durante as sete horas de competição. É um verdadeiro teste de resistência que os leva à exaustão

Nossos pneus marcam presença em tradicional competição de motovelocidade

500 Milhas Brasil

Motocicletas

6 • Michelin em Movimento

Page 7: Michelin Rio Magazine

Michelin Energy XM2: um novo conceito de pneu

|››

Tecnologia IronFlex: uma combinação de força e flexibilidade

Mais segurança, resistência e economia para você e seu carroA Michelin não para de surpreender e a prova disso é o seu último lançamento: o pneu MICHELIN Energy XM2. Apresentado ao grande público em março, o produto, que estará disponível nas dimensões 13 a 16 polegadas, promete revolucionar o setor de pneus de Passeio com o seu novo padrão de segurança. Afinal, além de oferecer maior resistência a choques, evitando que sofra possíveis danos acidentais, o pneu consegue parar o veículo, em piso molhado, até quatro metros antes que os principais concorrentes. E ainda tem mais, sua durabilidade também pode ser 20% maior que os demais produtos do mercado.

Segundo o Diretor Comercial da linha para a Michelin América do Sul, Marco Moretta, “é o que podemos chamar de inovação. Um pneu que é mais aderente, resistente, duradouro e ainda economiza combustível”.

Todos esses benefícios foram alcançados a partir de duas tecnologias que a Michelin desenvolveu especialmente para o Energy XM2, a IronFlex e o Micro-Adaptive. A primeira é responsável pela força, flexibilidade e resistência do produto. Com ela, o pneu vai se ajustar ao obstáculo que encontrar pela frente. O Micro-Adaptive, por sua vez, é um novo composto de borracha que consegue se adaptar às menores irregularidades do piso, proporcionando, desse modo, uma aderência surpreendente.

Agora que você já conhece as qualidades do pneu MICHELIN Energy XM2, que tal experimentá-las no seu veículo? ‹‹

Passeio e Caminhonete

Michelin em Movimento • 7

Page 8: Michelin Rio Magazine

um eventoà alTura

Diferentes momentos do evento:

(01) o teste prático; (02) a equipe Michelin que participou do lançamento; (03) apresentação de Marco Moretta; (04) os consumidores que participaram do evento aproveitam para tirar fotos com o Boneco da Michelin

01

02

03 04

Capa

8 • Michelin em Movimento

Page 9: Michelin Rio Magazine

Um verdadeiro sucesso! É assim que podemos definir o evento de lançamento do pneu MICHELIN Energy XM2, cujos benefícios e diferenciais você pode conferir na página 7 desta edição. De 27 a 31 de março, mais de 400 pessoas foram verificar de perto o novo produto, entre jornalistas de toda a América do Sul e do Caribe e revendedores do Brasil e de mais nove países sul-americanos. Além disso, contamos com a presença de consumidores, que puderam confirmar a superioridade dos pneus MICHELIN, marca que eles compram e utilizam no dia a dia.

A apresentação do Energy XM2 aconteceu em duas etapas: a primeira ocorreu no hotel Quality Resort de Itupeva, em São Paulo, onde o Diretor Comercial América do Sul, Marco Moretta, e o Gerente de Marketing Brasil, Fernando Diniz, ambos da linha Passeio e Caminhonete, mostraram ao público as inovadoras tecnologias desse pneu. Também participou da apresentação o instituto alemão de certificação de produtos e serviços TÜV SÜD, que exibiu os

testes realizados em comparação aos principais concorrentes nos quesitos frenagem no seco e no molhado, economia de combustível e resistência a choques. Todos os resultados comprovaram a superioridade do novo MICHELIN.

A segunda etapa envolveu muita emoção! Os participantes puderam ‘'sentir na pele'' todas as vantagens do pneu apresentadas no dia anterior. Em um kartódromo de Itu, em São Paulo, eles realizaram testes comparativos de frenagem no molhado e dirigibilidade com o Energy XM2. Dessa vez, foi o reconhecido Instituto Vanzolini que mostrou os resultados das experiências com o novo pneu, comprovando uma durabilidade 20% maior frente a todos os principais concorrentes do mercado.

"Inovamos oferecendo a oportunidade de consumidores, revendedores e mídia especializada testarem o novo pneu sob condições reais do dia a dia”, afirma Fernando Diniz.

“O Energy XM2 é o primeiro de uma série que deverá ampliar o portfólio da Michelin e aumentar, nos próximos anos, sua participação no mercado brasileiro de Passeio e Caminhonete”, complementa Marco Moretta.

O mais novo pneu MICHELIN de Passeio e Caminhonete se lança no mercado

Eu fui!

Nós, revendedores, ganhamos um produto com um importantíssimo argumento de venda, que é a segurança. Essa ação de lançamento foi essencial, pois teve a participação de clientes e da imprensa, o que traz uma resposta mais rápida do mercado. Foi o evento mais bem elaborado desde que somos parceiros da Michelin.

Márcio Mião, da revendedora Pneus Lopes, que fica em São Caetano do Sul (SP)

Participar desse evento e dos testes foi uma oportunidade única! Realmente, deu para ver que o carro para muito antes com o XM2. Em média, freava 5,4 metros antes dos pneus concorrentes, e isso pode fazer muita diferença na hora de salvar uma vida ou evitar acidentes.

Rafael Ferreira Soares, piloto de helicóptero

Como taxista, o pneu faz parte do meu trabalho; transporto vidas, por isso, a qualidade dele é fundamental. Há 15 anos sou cliente MICHELIN, porque é a marca que oferece o melhor desempenho. Essa oportunidade que tive de fazer o teste no Energy XM2 foi excelente. Tudo que foi dito no workshop eu percebi de forma prática, é muito diferente de apenas assistir na mídia. Pude experimentar a estabilidade e a frenagem do produto, inclusive no molhado, e está aprovado. Com certeza vou usá-lo no meu carro.

Wilson Firmino da Silva, taxista ‹‹

Confira o que as pessoas que estiveram no evento têm a dizer sobre o lançamento do nosso novo pneu:

Mesmo freando, numa velocidade de 40 km/h, a bola foi longe ao ser atingida pelo carro

Michelin em Movimento • 9

Page 10: Michelin Rio Magazine

agro gaNha eSpaço

Em fevereiro deste ano a Usina Açucareira Guaíra, que fica no estado de São Paulo, recebeu seus novos tratores, e optou por equipá-los com pneus MICHELIN Multibib. O motivo? Desde 2005, a empresa utiliza os radiais da Marca e vem obtendo excelentes resultados.

Sua frota é hoje composta de aproximadamente 159 tratores e 120 transbordos de arrasto (máquina utilizada para transportar cana), e 85% desse total já está radializado.

Os pneus agrícolas radiais representam uma evolução do mercado, e a tendência é que todas as usinas passem a adotar o modelo. ‹‹

Ela já faz parte do nosso portfólio desde que chegamos no país, mas com o rápido crescimento do segmento nos últimos anos, esses produtos foram adquirindo força, se destacando e, em 2011, a linha deixou de integrar Caminhões e Ônibus e ganhou uma estrutura própria. Ou seja, conquistou espaço no mercado, na Michelin e aqui, na sua revista. A partir desta edição, a seção Agro passa a ser fixa, para que você fique por dentro de todas as novidades.

Para a estreia, nada melhor que contar um pouco mais sobre essa linha.

Com pneus que equipam tratores, pulverizadores, colheitadeiras, pneus de alta flutuação, e até máquinas compactas de construção civil e mineração, é hoje o segmento que mais cresce na Michelin. Só para você ter uma ideia, em 2011 seu crescimento foi nada menos que 180%! A meta para 2012 é um aumento de mais 50%. A nova estrutura, com pessoas exclusivamente focadas no setor, ajudará a desenvolver a distribuição e a criar uma maior proximidade com os clientes, aumentando os pontos de venda e sua participação de mercado.

“O setor agrícola no Brasil vem se desenvolvendo a cada dia, e a Michelin tem como prioridade expandir a linha Agro no país. A procura por pneus radiais cresce muito, e estamos em vantagem por sermos os pioneiros nesse tipo de produto. Além disso, contamos com a tecnologia Ultraflex, que é patenteada e ainda mais avançada”, conta Antônio Barbosa, Diretor Comercial da linha Agro para a América do Sul.

Fique atento às próximas edições da revista para conferir os acontecimentos e informações mais importantes do mundo agrícola. Até lá! ‹‹

CONFIRA OS DIFERENTES SEGMENTOS DE PNEUS

MÁQuiNaS agrÍcoLaS

MÁQuiNaS coMpacTaS

iMPLEMEnToS AGRíCoLAS

RETRoESCAvADEiRAS Mini-CARREGADEiRAS ESCAvADEiRAS TELESCÓPiCAS CARREGADEiRAS

você já conhece a linha de pneus MicheLiN para máquinas agrícolas?

Michelin e as usinas:uMa parceria de SuceSSo

|››

CoLhEDoRAS PuLvERizADoRES TRAToRES

Agro

10 • Michelin em Movimento

Page 11: Michelin Rio Magazine

Você se lembra da última vez que fez alinhamento e balanceamento no seu veículo? Se a resposta for negativa, está na hora de prestar mais atenção na manutenção do seu carro, pois, além de uma viagem mais segura e confortável, esses dois serviços ainda vão proporcionar economia ao seu bolso. Quer saber como? Então, aproveite as nossas dicas abaixo para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Descubra agora por que o alinhamento e o balanceamento são tão importantes para o seu veículo

Segurança

Michelin em Movimento • 11

alinhaMenTo e balanCeaMenTo SeM SegredoS

Pneu cantor? Sem essa! Fique atento aos sinais do seu veículo!

|›› |››

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em alinhamento, mas sabe exatamente para que serve? Como o próprio nome sugere, esse procedimento alinha, ou melhor, corrige os ângulos das rodas para que elas fiquem perpendiculares ao chão e paralelas entre si. Essa correção vai prevenir três problemas: a alteração involuntária da rota, proporcionando mais segurança e facilidade na condução do veículo; o consumo exagerado dos pneus, aumentando a vida útil; e o atrito excessivo das rodas no solo, colaborando para a economia de combustível. Sabe quando o carro apresenta alguma imprecisão no momento em que você tira as mãos do volante e os pneus começam a “cantar” mesmo com a velocidade baixa? Se você realizar o alinhamento sempre que ocorrer algum impacto forte contra o seu veículo, a cada 10 mil quilômetros rodados ou ainda quando fizer a substituição de pneus, esses contratempos estarão cada vez mais longe de você e do seu automóvel.

Quando estamos com algum problema de saúde, o nosso corpo é o primeiro a dar indícios de que algo não vai bem. Com o nosso carro não é diferente. Se você sentir o volante tremer ou escutar barulhos estranhos quando atinge determinadas velocidades, não deixe de realizar o balanceamento nas rodas do seu veículo. O serviço, que equilibra o conjunto de pneus através de contrapesos de chumbo, vai proporcionar mais conforto ao motorista no momento da condução e ainda aumentar a durabilidade dos pneus. E, como a prevenção é o melhor remédio, o mais indicado é fazer o balanceamento em quatro momentos: a cada troca de pneus, ao primeiro sinal de vibração no volante, sempre que completar 10 mil quilômetros rodados ou após ser realizado algum conserto no pneu e câmara de ar. ‹‹

Page 12: Michelin Rio Magazine

No caminho do crescimentoReunião Nacional das equipes de Marketing e Vendas da Michelin aponta as conquistas de 2011 e os desafios que temos pela frenteIr mais longe juntos: No caminho do crescimento. Esse foi o tema da Reunião da Estrada, que este ano completou duas décadas. O encontro das equipes de Marketing e Vendas ocorreu de 19 a 23 de março no Hotel Paradise Golf de Mogi das Cruzes (SP). Os responsáveis comerciais de cada uma das linhas de produtos da Michelin apresentaram, para 290 funcionários da área, os resultados de 2011 e as metas para 2012. Além disso, o conferencista Eugênio Mussak ministrou a palestra “A Inteligência, o Desafio e a Vontade”.

Vendas e Marketing são duas prioridades do Grupo Michelin, e os investimentos têm sido para o aumento da capacidade produtiva da Empresa, a fim de melhor suprir o mercado. Grandes projetos estão em andamento ou já

foram concluídos, como o Projeto BIG 2+3, que aumentará a produção dos pneus de carga, e a expansão da fábrica de Itatiaia, que já está finalizada. “Estamos no bom caminho, mas ainda no meio do caminho. Vamos fazer com que nossos ativos, fábricas e investimentos produzam mais, de forma a minimizar os custos de fabricação”, ressalta o Presidente da Michelin América do Sul, Jean-Philippe Ollier.

Para Damien Destremau, Diretor de Passeio e Caminhonete, o ano de 2012 será de realizações. “Isso vai ser possível graças à fábrica Pau-Brasil, que começou sua operação. Vamos ter outras ferramentas para atingir nossos objetivos de aumentar o número de revendas no Brasil, a produtividade das nossas lojas e a participação no mercado de alta gama”, afirma. Em 2012, busca-se aumentar as vendas de todas as linhas de produtos e levar a filosofia Michelin a cada varejo. Que assim seja! ‹‹

O Diretor de Comunicação e Marca para a Michelin América do Sul, Carlos Eduardo Pinho (à esq.), foi mestre de cerimônia da vigésima edição da Reunião da Estrada. Cerca de 300 funcionários assistiram às apresentações com as conquistas de 2011 e os objetivos de 2012 para o setor (abaixo).

Na Estrada

12 • Michelin em Movimento

Page 13: Michelin Rio Magazine

Imagine o seguinte cenário: uma gruta com água de azul tão intenso que chega a doer os olhos. Na parte superior, estalactites (alongados minerais que se formam no teto de cavernas) compõem quase uma obra de arte e, para completar, do lado de fora, a natureza entra em harmonia, com um verde ofuscante e tucanos voando pelo céu. Não se trata de um quadro ou da descrição de uma miragem, e sim da Gruta do Lago Azul, um dos muitos pontos turísticos de Bonito (MS), cidade que faz jus ao nome.

O Caribe no centro do Brasil a 1.000 km do mar. É lá, na região sul do Pantanal, que as águas de milhares de rios alimentados pela bacia hidrográfica do Rio Paraguai cavam a rocha da Serra da Bodoquena, formando grutas que deixam qualquer pessoa de queixo caído. Já nos rios,

onde as águas são extremamente cristalinas, é possível observar os peixes e tirar incríveis fotos debaixo d’água. Em volta, a atmosfera e os sons da floresta completam um verdadeiro paraíso. Além desses locais, em Bonito há também atrações que envolvem ecoturismo, volumosas cachoeiras, trilhas e pesca. Até a culinária local surpreende, com pratos como carne de capivara ou de jacaré. E, acredite, são uma delícia!

Se você quiser conhecer a cidade mais de perto, não deixe de conferir as dicas do Guia Michelin no site: www.michelin.com.br/guias-e-mapas/Bonito, com indicações de restaurantes, passeios, pousadas, agências de turismo e como chegar. ‹‹

uma viagem pela cidade que tem beleza até no nomeuM Lugar MágiCo

|›› Nossas dicas:não deixe de alugar uma máquina fotográfica digital à prova d’água;

Para aproveitar melhor os passeios, procure uma agência de turismo de Bonito;

na alta temporada, a cidade costuma atrair uma enorme quantidade de turistas. Reserve com antecedência sua pousada!

Guias e Mapas

Michelin em Movimento • 13

Page 14: Michelin Rio Magazine

unidade Campo grande é 100% iSo 14001O Site Campo Grande está em festa! A fábrica de pneus de Terraplanagem e Industriais acaba de ser oficialmente incluída no certificado da ISO 14001, o que significa que a unidade agora está 100% em conformidade com a norma. A oficialização ocorreu no comecinho do ano, durante a visita anual que a empresa de certificação realiza para garantir que a regra está sendo seguida conforme o modelo estabelecido. “É importante ressaltar que o apoio dos Encarregados Ambientais é fundamental para conquistarmos esses resultados positivos”, ressalta Paula Nina, Coordenadora Ambiental. ‹‹

De olho nos mínimos detalhesA Michelin está sempre trabalhando para oferecer os melhores pneus do mercado e, por isso, possui um completo processo de verificação da sua produção. Na fábrica de pneus para caminhões e ônibus, por exemplo, 100% dos produtos fabricados são examinados quanto ao aspecto visual e tátil. Os controles de uniformidade e raio X, para verificação do comportamento do pneu durante a rodagem e para confirmar a boa configuração dos produtos metálicos, respectivamente, são feitos por amostragem. Por fim, semanalmente, um pneu é cortado para análise da arquitetura. ‹‹

em Campo grande

em itatiaia

Enquanto isso...

Fábrica Pau-brasil produz com sucesso o 1º pneuO dia 9 de fevereiro de 2012 ficará marcado na história da Michelin. A fábrica Pau-Brasil, em Itatiaia, mostrou credibilidade ao produzir o primeiro pneu na data prevista, agendada há mais de dois anos. Para o diretor da fábrica, César Moñux, continuar contando com uma equipe motivada, unida e engajada será primordial para as novas conquistas que virão. ‹‹

Joel Coüty, chefe do Projeto Pau-Brasil, e o 1º pneu produzido na Usina de Itatiaia

14 • Michelin em Movimento

Page 15: Michelin Rio Magazine

DIA/ MÊS/ ANO

Em funcionamento desde outubro de 2011, a Central de Saúde Michelin já fez a diferença na vida de muita gente. Para você ter uma ideia, apenas nesses cinco meses, foram feitos cerca de 830 atendimentos e 672 internações acompanhadas. E com o intuito de facilitar ainda mais a comunicação dos funcionários e seus dependentes com a Central, disponibilizamos um novo número de contato:

4003-5123, com custo de ligação local em todo o Brasil. Para aproveitar da melhor forma as vantagens desse novo benefício, não deixe de entrar no site www.centraldesaudemichelin.com.br e responder o questionário, que vai nos permitir conhecer o seu perfil de saúde e de sua família de maneira mais completa. ‹‹

prevenção é o melhor remédio

›› FABRICADO EM:

Pois é, ao contrário de uma caixa de leite ou de um vidro de requeijão, em um pneu não há uma data de validade impressa, e sim um prazo de garantia de cinco anos. Qual a diferença? Bom, a primeira começa a contar a partir da data de fabricação, enquanto o segundo conta a partir da data escrita na nota fiscal de compra. Durante o prazo de garantia, mesmo se o pneu entrar em contato com componentes que prejudiquem a sua estrutura – como oxigênio e ozônio –, a Michelin garante a segurança dele. Quanto a isso, Flávio Santana, Gerente de Marketing Produto da Linha Passeio e Caminhonete para a Michelin América do Sul, complementa: “Paralela à garantia oferecida pela Michelin, é importante que, anualmente, o usuário dos pneus realize uma inspeção supervisionada por um profissional, para averiguar se eles podem continuar em uso.” ‹‹

›› Você sabia que...pneu não vem com prazo de validade?

›› VÁLIDO ATÉ:

Você em Foco

Você Sabia?

Notas

Michelin em Movimento • 15

MICHELIN lidera presença na internet em 2011Pelo sétimo ano seguido, a MICHELIN é líder em presença na internet das fabricantes de pneus, à frente da Continental, Pirelli e Bridgestone, segundo estudo de 2011 da Tyres & Accessories. Isso quer dizer que a nossa marca em sites, publicidade online e mídias sociais reforçam a notoriedade da MICHELIN e criam uma relação mais próxima dos clientes. De olho no futuro, marcamos nosso território na rede. ‹‹

Michelin conquista alto índice de aprovação na imprensaE as conquistas da Michelin não param na internet! Alcançamos o terceiro lugar entre as empresas mais bem faladas pela imprensa, com 83% de reportagens positivas em novembro de 2011, de acordo com dados divulgados pela LexisNexis. Ficamos à frente de nomes como Accor, L’Oréal, Hermès, Airbus e Danone, ultrapassando a média de 63% que companhias francesas carregam. Este é o reflexo da competência de todos nós! ‹‹

Page 16: Michelin Rio Magazine