metro rio, news, brasil, portugues

16
BRUNA PRADO/ METRO RIO MARCELO SADIO/VASCO.COM.BR PMDB vai chefiar CPI do bicheiro Moradores de Niterói pedem mais segurança Em dois dias de protestos, eles recolhem assinaturas para reforço no policiamento {pág 06} Relatório fica com deputado do PT Partidos devem indicar nomes até amanhã Comissão que investigará ligação com políticos e autoridades deve ser instaurada na quarta {pág 08} Carlinhos Cachoeira Vasco vence e vai pegar o Fla na semifinal Bangu avança em primeiro no Grupo B e enfrenta o Fogão. Flu goleia, mas fica fora {págs 13 e 14} Fim de Gramacho cria desemprego Fechamento de lixão deixa 1,8 mil catadores sem trabalho Prefeitura promete bolsa de R$ 500 para cada um por seis meses Apenas duas das seis centrais de triagem abrirão neste ano Coleta seletiva só atinge 1% do lixo produzido {págs 04 e 05} REIS E RATOS NO RIO, ASTROS VIBRAM COM 3 O ANO DA SÉRIE ‘GAME OF THRONES’ RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável. Caminho solo Lixão de Duque de Caxias será desativado na próxima segunda-feira Dinho canta até Elvis em CD solo e diz que não sai do Capital Inicial {pág 10} Mín 20°C Máx 28°C RIO DE JANEIRO Segunda-feira, 16 de abril de 2012 Edição nº 377, ano 2 {pág 09}

Upload: portugues-do-brasil

Post on 22-Feb-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

metro rio, news, brasil, portugues

TRANSCRIPT

Page 1: metro rio, news, brasil, portugues

BRUNA PRADO/ METRO RIO

MARCELO SADIO/VASCO.COM.BR

PMDB vaichefiar CPIdo bicheiro

Moradores deNiterói pedemmais segurançaEm dois dias de protestos, elesrecolhem assinaturas parareforço no policiamento {pág 06}

Relatório fica com deputadodo PT Partidos devem indicarnomes até amanhã Comissãoque investigará ligação compolíticos e autoridades deve serinstaurada na quarta {pág 08}

Carlinhos Cachoeira

Vasco vence evai pegar o Flana semifinalBangu avança em primeiro noGrupo B e enfrenta o Fogão. Flugoleia, mas fica fora {págs 13 e 14}

Fim de Gramachocria desemprego

Fechamento de lixão deixa 1,8 mil catadores sem trabalho Prefeitura prometebolsa de R$ 500 para cada um por seis meses Apenas duas das seis centrais detriagem abrirão neste ano Coleta seletiva só atinge 1% do lixo produzido {págs 04 e 05}

REIS E RATOS NO RIO, ASTROS VIBRAM COM 3O ANO DA SÉRIE‘GAME OF THRONES’

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

E ES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

erti

ficad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flor

esta

l res

pons

ável

.

Caminho solo

Lixão de Duque de Caxias serádesativado na próxima segunda-feira

Dinho canta até Elvis em CD solo ediz que não sai do Capital Inicial {pág 10}

Mín 20°CMáx 28°C

RIO DEJANEIROSegunda-feira, 16 de abril de 2012

Edição nº 377, ano 2

{pág 09}

Page 2: metro rio, news, brasil, portugues

1foco

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

02 rio

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, ABC paulista, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, somando mais de 440 mil exemplares.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela Editora O Dia S.A.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.

Metro Rio de Janeiro. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Editora Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892) Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editora de Arte: Cláudia Lorena. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz Paranhos

Telefones: 021/2586-9565 (redação)021/2586-9575 (comercial)

A tiragem e distribuição desta edição de 100.000 exemplares são auditadas pela BDO.

Delegada pedeprisão de PMsuspeito deestuprar jovem A delegada Elaine Villar, ti-tular da 35ª DP (CampoGrande), pediu ontem a pri-são preventiva do policialmilitar acusado de seques-trar e estuprar A.D., de 21anos, sábado à noite, emCampo Grande. O suspeitofoi levado à delegacia, masfugiu. Ele será autuado porameaça, estupro e seques-tro. Só por este último, podepegar 15 anos de prisão.

A jovem disse ter sidoabordada pelo PM, de 39anos, lotado no 17º BPM(Ilha do Governador), quan-do voltava de carro da casado namorado, junto comele. O policial teria questio-nado se o rapaz a estava se-questrando e a levou, di-zendo que iria averiguar asituação com a mãe dela.

O namorado avisou o ir-mão de A.D. e eles começa-

ram a procurá-la, quando aencontraram no Siena pretodo acusado em uma rua pró-xima. A polícia chegou aolocal e flagrou a vítima sain-do do carro chorando e acu-sando o homem de estupro.

A jovem afirmou que oPM a ameaçou de morte edisse ter relação com mili-cianos da área. O exame decorpo de delito comprovouviolência sexual. METRO RIO

O governo do Rio decidiu, finalmente, levar a sé-rio a questão de segurança em Niterói. Vai deslo-car para lá duas companhias avançadas da PM, oque significa um aumento de 200 soldados.

Pela primeira vez, o secretário José MarianoBeltrame reconheceu que as quadrilhas expul-sas das áreas de UPPs podem estar se espalhan-do pelo Estado. O governo hesitou em admitiressa evidência durante algum tempo. Talvezporque quisesse fixar a ideia das UPPs comouma solução perfeita.

Mas elas são apenas uma boa solução. Era ne-cessário formular um plano de segurança para

todo o Estado. E, nesse ponto, a hesitação aindanão foi vencida.

A tática tem sido a de enviar mais policiamen-to para os lugares que apresentam problemas. Éuma forma de correr atrás do prejuízo. A curtoprazo é o que se pode fazer.

Corremos o risco de constatar, no futuro pró-ximo, que não há soldados para uma ocupaçãoterritorial tão extensa.

Nesse momento, então, seremos forçados apensar em mecanismos de segurança que nãodependam tanto da presença física de solda-dos da PM.

Além da crise em Niterói e São Gonçalo, a se-mana apresentou outros dados inquietantes so-bre segurança. Na Cidade de Deus e na Man-gueira, ocupadas por UPPs, comerciantes fecha-ram as portas por ordens de traficantes. Isso sig-nifica que, apesar de terem perdido poder terri-torial, os traficantes continuam a dominar psi-cologicamente o espaço físico que perderam.

É natural, no princípio, que as pessoas te-nham medo do tráfico porque nunca sabemquanto tempo vai durar a ocupação policial.

Acontece que a UPP na Cidade de Deus já é

antiga. Era preciso reexaminar a ocupaçãodaquela área. Buscar algo mais para consoli-dar a posição.

Os problemas nas comunidades ocupadas tor-naram-se secundários, diante da onda de violên-cia nos lugares onde não existem UPPs.

Desde o princípio, reconhecendo a importân-cia das UPPs e do modelo desenvolvido pelo Bra-sil no Haiti, defendo uma visão de conjunto pa-ra o problema da segurança.

Se forem vistas como solução mágica, as UPPscorrem o risco de não resolver o problema doslugares que ocupam e, além disso, agravar o dasáreas onde há escassez de policiais.

A decisão de aumentar os efetivos em Niteróicom duas companhias avançadas era necessáriae inevitável.

No entanto, a crise de segurança naquela ci-dade deveria estimular um debate mais amplo.Os defensores emocionados das UPPs não preci-sam temer esse debate. Elas podem funcionarmelhor ainda.

Nunca se pode subestimar certas expressõespopulares como o buraco é mais embaixo. Qua-se sempre, é mesmo.

Cartas na mesa

A ENCRUZILHADADA SEGURANÇA

FERNANDO GABEIRA

Fernando Gabeira escreve neste espaço às segundas-feiras. E-mail: [email protected]

LUIZ ROBERTO LIMA/ FUTURA PRESS

Agente é acusado de sequestrar e abusar de mulher de21 anos Ele a ameaçou e disse ter relação com milícia

Faixa seráreversívelna RadialOeste Para melhorar o trânsitona área da Praça da Ban-deira, sentido Méier, aCET-Rio vai implantar, apartir de hoje, uma faixareversível na rua TeixeiraSoares, a Radial Oeste.

A inversão de mão seráde 16h30 às 20h30, com

início na rua Pará até aagulha na altura da passa-rela do metrô de São Cris-tóvão. Painéis de mensa-gens e operadores de trá-fego estarão orientandoos motoristas.

Veículos de passeio te-rão livre acesso à faixa re-versível, já os de carga,ônibus e motocicletasnão poderão trafegar. Osveículos que utilizarem afaixa retornarão à aveni-da Oswaldo Aranha pró-ximo à estação do metrôSão Cristóvão. METRO RIO

Em 2010, 600 mil pessoas assistiram a jogos em Copacabana

WAGNER MEIER / FOTOARENA / 02-07-2010

Copacabana terá outroFifa Fan Fest em 2014A Fifa anunciou, na sexta-feira, os 12 locais que irãoreceber as arenas do FifaFan Fest ao longo da Copade 2014. O Rio vai sediar oevento pela segunda vez naPraia de Copacabana.

Em 2010, ao longo de 25

dias, cerca de 600 mil pes-soas passaram pelo FifaFan Fest carioca.

As outras 11 cidades-se-des da Copa também rece-berão arenas da Fifa FanFest durante o Mundial.

METRO RIO

Banhista desaparecido no Arpoador O 3º Grupamento Marítimo(3º Gmar) retomou as bus-cas por um homem quecaiu no mar no Arpoador,

sábado de manhã. Mas até ofim da tarde de ontem, elecontinuava desaparecido.

Dois rapazes, sentados

numa pedra, foram arrasta-dos por uma onda. Um de-les foi resgatado e liberadono local. METRO RIO

Cineasta morre os 79 anos

O corpo do diretorde cinema eroteirista Paulo CezarSaraceni foi veladoontem, na Escola deArtes Visuais doParque Lage, noJardim Botânico.Considerado um dosprecursores doCinema Novobrasileiro, o cineastamorreu sábado, aos79 anos, no Hospitalda Lagoa, vítima dedisfunção múltiplados órgãos. Saraceniestava internadodesde outubro de2011, por ter sofridoum acidente vascularcerebral (AVC).

Também no sábado,o antropólogoGilberto CardosoAlves Velho morreu,aos 66 anos, vítimade um AVC enquantodormia. O corpo foivelado ontem nocemitério São João,em Botafogo, e serácremado hoje.

Saraceni é velado

Page 3: metro rio, news, brasil, portugues
Page 4: metro rio, news, brasil, portugues

rio

Sustento “Fico no lixão de dia e de noite. Nãoquero mais viversocada no lixo.Pretendo montaralguma coisa com odinheiro do fundo,uma pastelaria, forade Caxias.”MÁRCIA MARIA DOS SANTOS, 49 ANOS

04

Daqui a exatamente umasemana, os cerca de 500 ca-tadores que ainda sobrevi-vem coletando materiaisrecicláveis no lixão de Jar-dim Gramacho não terãomais de onde tirar o sus-tento da família.

Com a desativação doaterro em Duque de Caxiasna próxima segunda-feira,os 10% das 8,5 mil tonela-das de lixo produzidas nacidade do Rio que aindavão para Gramacho terãocomo destino a Central deTratamento de Resíduos(CTR) de Seropédica, ondenão haverá catadores.

“Estão aterrando nossosustento. Gramacho só du-rou mais de 30 anos por

nossa causa. Não podemostrabalhar a céu aberto, masdeveria ter galpões dentrode Seropédica para traba-lharmos lá”, sugere Marlomde Souza, de 40 anos, cata-dor desde os 15.

De acordo com a Ciclus,empresa que administra aCTR, “todo o lixo que aComlurb coleta do Rio e quefor levado para Seropédicaserá aterrado, com todas ascamadas de proteção”.

Um acordo entre as pre-feituras do Rio e de Caxiascriou o Fundo de Apoio aosCatadores de Gramacho,que obriga a concessionáriaNova Gramacho, adminis-tradora do lixão, a disponi-bilizar R$ 1,5 milhão por

ano para o fundo, durante15 anos. No entanto, aindanão houve acordo.

“Estão nos enrolando. To-dos já se cadastraram maisde uma vez e até agora na-da. Estão esperando mais oquê? Vivo disso aqui desde1980”, conta Márcia Rodri-gues, de 45 anos.

O secretário municipal deConservação e Serviços Pú-blicos, Carlos Roberto Osó-rio, alegou que o fundo ain-da não saiu porque os cata-dores não se organizaram:“Eles precisam entrar emacordo. A gestão do fundoserá feita por eles próprios”.

Muitos querem receber odinheiro individualmente,sem passar por uma associa-

ção. Também reclamam quequem está há mais tempono lixão deveria recebermais e alertam que entre os1,8 mil catadores cadastra-dos, muitos não trabalhamlá e foram incluídos por pa-rentes. “A lista será validadapor eles”, avisa o secretário.

Enquanto isso, Osórioafirmou que a prefeitura da-rá R$ 500 de bolsa para cadaum, durante seis meses:“Provavelmente será pagoatravés de uma conta indivi-dual. Estamos formatando oprocedimento para que elesrecebam a partir de maio, omais rápido possível”.

Lixão de Gramacho será fechado segunda-feira, antes de o Fundo de Apoioaos Catadores ser disponibilizado Prefeitura promete bolsa ainda em maio

Márcia quase morreu ao escorregar no meio do lixo e ser atropelada

por um trator: foi salva pelos colegas

“Quero mais é queacabe [o lixão]. Émuita humilhação.Mas estoudesesperada.”ZULEIKA C. DOS ANJOS, 59 ANOS

“Muitas pessoasvão perder acabeça quando nãotiver mais trabalhonem dinheiro.”JORGE S. DOS SANTOS, 35 ANOS

“Eu dou graças aDeus por isso aqui.O aniversário de 15 anos da minhafilha fiz com odinheiro do lixo.”ADEMIR SABINO DA COSTA, 52 ANOS

Geraldo não sabe sobre seu futuro: “Na minha idade [59], quem vai me dar emprego?”

RENATA MACHADOMETRO RIO

Page 5: metro rio, news, brasil, portugues

05www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

aterrado FOTOS BRUNA PRADO

Futuro incertoA uma semana do fim do lixão de Gra-macho, os catadores temem pelo futu-ro. Não sabem como vão sobreviverquando não puderem mais tirar o sus-tento do lixo. A esperança é receber odinheiro do Fundo de Apoio aos Catado-res para começar uma nova vida.

“Não tenho nada. Dependo dissoaqui. Trabalho doente, mas não possoparar. Já dormi anos aqui na rampa (li-xão). Se o fundo sair, pretende cozinhar,vender lanche, sorvete”, imagina AnaMaria da Silva, de 48 anos.

“Depois que fiz o cadastro para o fun-do, minha mulher perdeu os R$ 60 querecebia do Bolsa Família. Ajudo a criarmeus três netos. Isso aqui vai acabar...Como vou sobreviver?”, questiona Ge-raldo Oliveira, de 59 anos. R.M.

R$ 50 mi parareciclar lixoGramacho começou a ser desativadoem abril de 2011. Até então, recebia100% do lixo do Rio e de mais quatro ci-dades. Das 10 mil toneladas diárias deresíduos, os catadores retiravam cercade 200 de material reciclável, ou seja,2%. “O percentual é bem pequeno”, dis-se o secretário Carlos Roberto Osório.

Porém, o percentual reciclado na ci-dade é ainda mais irrisório: só 1%. Aprefeitura promete aumentar para 5%até 2014, com a ampliação do projetode coleta seletiva, no valor de R$ 50 mi-lhões. Essa coleta, realizada em 41 bair-ros, atendidos uma vez por semana, se-rá feita em 120 bairros, duas vezes porsemana. Seis centros de triagem serãoconstruídos até lá, dois deles inaugura-dos este ano. “O percentual continuabaixo, mas o esforço é grande. O custoé muito alto. Passa de R$ 60 a toneladapara R$ 370”, afirmou Osório. R.M.

Em busca de materiais recicláveis, catadores rodeiam o caminhão da Comlurb

assim que ele chega a Gramacho

“Vou ficar do jeito que Deusquiser. Não aguento mais. Opovo fala nesse fundo, mas eunão tenho fé. Só acreditoquando o dinheiro estiver naminha mão.”MARCELINO DA SILVA, 74 ANOS, CATADOR DESDE 1984

Aos 74, Marcelino está no lixão há 28: “Aqui tudo é difícil”

Criado em 1978, Gramacho hoje acumula 70 milhões de toneladas de lixo

Page 6: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

06 rio

Moradores fazemprotesto por mais segurança em NiteróiCantando o Hino Nacionale erguendo cartazes commensagens de protesto, cer-ca de cem moradores de Ni-terói fizeram uma manifes-tação, ontem, na Praia deSão Francisco, contra a fal-ta de segurança na cidade.

Os manifestantes reco-lheram assinaturas paraum abaixo assinado, que se-rá enviado ao governadorSérgio Cabral, pedindo oaumento do número de po-liciais no 12º BPM (Niterói).

Até ontem, mais de 4 milassinaturas já haviam sidorecolhidas. Uma das quei-

xas dos moradores é que sóchegaram 40 dos cem poli-ciais prometidos para re-forçar o batalhão da cida-de. E, além disso, eles tam-bém vão atender Maricá.

Este foi o segundo pro-testo consecutivo. No sába-do, cerca de 50 pessoasparticiparam de uma cami-nhada na Praia de Icaraí pe-lo mesmo motivo.

À tarde, mais um caso deviolência na cidade. Umconfronto entre policiaisdo 12º BPM e dois bandidosna comunidade do SítioFerro, no bairro do Canta-

galo, terminou com umamulher morta.

Maria Antonia dos San-tos, de 48 anos, foi atingidapor um tiro na cabeça echegou a ser levada ao Hos-pital Estadual Azevedo Li-ma, em Niterói, mas nãoresistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Militar,uma viatura da PM fazia pa-trulhamento de rotina naregião quando dois homenspassaram de motocicleta.Antes mesmo da aborda-gem, os suspeitos reagirame houve troca de tiros. Osdois conseguiram fugir.

Ônibus sequestradoRevoltados, moradores dacomunidade sequestraramum ônibus da Viação Pendo-tiba e fecharam a estradaFrancisco da Cruz Nunes,que liga o Largo da Batalhaà região oceânica de Niterói.

Também sábado, um me-nor de 14 anos, que segun-do a PM estaria envolvidocom o tráfico, morreu ao seratingido na barriga durantetiroteio com policiais na co-munidade Boa Esperança,em Itaipu. Ele foi operadono Hospital Azevedo Lima,mas não resistiu. METRO RIO

Manifestantes recolhem assinaturas para abaixo-assinado pedindo reforçono policiamento No sábado, mulher atingida na cabeça morreu em tiroteio

economia

CELSO PUPO / FOTOARENA / 14-04-2012

Reforma turísticaO Maracanã abriu as portas para visitação pública,ontem, pela primeira vez desde que fechou para re-forma, em 2010. Os primeiros 300 visitante, dividi-dos em seis grupos de 50, puderam conferir de per-to as intervenções que o estádio está passando parareceber jogos da Copa do Mundo de 2014. Técnicosacompanham a visita, que inclui no passeio a regiãodo futuro campo de futebol.

Obras do Maracanã

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail

[email protected]

À primeira vista, só há benefícios, mas não é bemassim: por trás dos descontos e parcelamentos, cartões de fidelidade escondem taxas abusivas

Cartão de loja pode ser armadilha

O consumidor deve estar at-ento antes de utilizar cartõ-es de supermercados, lojase postos de combustível. Ataxa de juros anual do crédi-to rotativo pode chegar atéa 621,38%, quase o dobro damédia do cartão de crédito,que é de 238,3% ao ano, se-gundo dados da Anefac (As-sociação Nacional dos Exe-cutivos de Finanças, Admi-nistração e Contabilidade).

Segundo levantamentofeito pela Proteste Asso-ciação de Consumidores,além de cobrar taxa de ju-ros bem acima da média,os cartões de fidelidadenem sempre cumprem asvantagens divulgadas pormeio de publicidade. Aisenção de anuidade, umdos principais atrativos aocliente, não livra de despe-sas futuras de manutenção.Ela pode vir “disfarçada”em outros custos. A maio-

ria das redes avaliadas co-bra para que a fatura sejagerada, o que nem sempreé esclarecido ou avisado.

Alguns dos custos que po-dem estar omitidos na cor-tesia são taxa de manu-tenção; tarifa para aemissão da fatura; cobrançapela emissão do cartão; tari-fa para a emissão de extra-to; cobrança de anuidade apartir do segundo ano; co-brança de emissão de car-

tões adicionais ou segundavia.Alguns supermercadosaté ofertam preços maisatraentes para clientes quepossuem o cartão, mas osdescontos, muitas vezes,são mínimos e só valem pa-ra alguns produtos. Ou seja,é difícil obter uma econo-mia que realmente faça di-ferença. O mais indicadoainda é comparar preços e,se possível, fazer a compraem partes, em diferentes re-

Anuidade gratuita omite tarifas de manutenção

MARCELO JUSTO/FOLHAPRESS

Page 7: metro rio, news, brasil, portugues
Page 8: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

08 brasil

mundo

Brasileiromorto naAustrália éenterrado O corpo do estudante Ro-berto Laudísio Curti, de 21anos, morto pela polícia deSydney, na Austrália, foi en-terrado ontem no Cemité-rio do Araçá, em São Paulo.

A cerimônia foi acompa-nhada por centenas de pes-soas. Curti morreu no dia18 de março após ser atin-gido por vários disparos deuma arma de choque, utili-zada pela polícia australia-na. A polícia alega que elehavia roubado um pacotede biscoitos em uma lojade conveniência. Ele estavaem Sydney desde o anopassado e fazia um cursode inglês. METRO

O PMDB deve comandar aCPI (Comissão Parlamentarde Inquérito) que investiga-rá as relações do bicheiroCarlinhos Cachoeira comautoridades e parlamenta-res. Além de cinco vagas detitulares no Senado e duasna Câmara, o PMDB tam-bém deve ficar com a presi-dência da comissão.

No total, a comissão seráconstituída por 16 senado-res, 16 deputados titularese o mesmo número de su-plentes. A relatoria ficarásob responsabilidade deum deputado do PT. A ne-gociação dos partidos polí-ticos começou na sexta-fei-ra, no Congresso Nacionale deve continuar hoje.

Acusado de comandarum esquema de exploraçãode máquinas de caça-ní-queis em Goiás, CarlinhosCachoeira provocou um

crise política desde que foipreso, em fevereiro

A divulgação de grava-ções telefônicas do grupode Cachoeira já envolveu osenador Demóstenes Tor-res, que deixou o DEM paraevitar sua expulsão, e ogovernador do Distrito Fe-deral, Agnelo Queiroz (PT).

Apesar das denúncias, ogovernador do DF garanteque não vai renunciar enem se afastar do cargo.

Apesar de as assinaturaspara a abertura da CPI ain-da não terem sido coleta-

das, os partidos já estão es-colhendo seus representan-tes. O PTB no Senado infor-mou que será representadopelo ex-presidente Fernan-

do Collor (PTB-AL). A expectativa é de que

os nomes dos parlamenta-res que irão compor a co-missão estejam protocola-

dos amanhã e formaliza-dos na quarta-feira, quan-do ela deve ser instaurada,de acordo com as previsõesmais otimistas.

De acordo com informa-ções do jornal “Folha de S.Paulo”, o bicheiro usouuma empresa de fachadapara retirar R$ 8,5 mi daDelta Construções duranteperíodos eleitorais.

A PF (Polícia Federal) es-tá investigando se a quan-tia financiou as campanhaspolíticas de 2010.

De 2003 a 2011, as ver-bas federais repassadas pa-ra obras tocadas pela Deltacresceram mais de 2.000%.

Segundo as investiga-ções da PF, pelo menos R$39 milhões da Delta foramdepositados em contas deempresas fantasmas liga-das ao grupo de CarlinhosCachoeira. METRO

Senador do PMDB vaichefiar CPI de Cachoeira

Relatoria ficará com deputado do PT Partidos devem fechar nomes de integrantes da comissão até amanhã Governador do Distrito Federal afirma que não deixará o cargo

Governador do DF, Agnelo Queiroz,

terá que explicar relação com Cachoeira

Estudante morreu

após ser atingido

por arma de choque

ELZA FIÚZA/ABR

FRAME/FOLHAPRESS

48parlamentares, entresenadores, deputadostitulares e suplentes,irão compor a bancadada CPI mista.

Taleban atacaprédio da OtanPouco menos de um mêsdepois de os EUA confirma-rem que não vão acelerar aretirada das tropas que ain-da permanecem no Afega-nistão, o Tabelan realizouuma série de ataques nopaís, deixando 19 militaresmortos. Entre os alvos esta-va a sede da Otan (Organi-zação do Tratado do Atlân-tico Norte) em Cabul.

Também foram atacadasas embaixadas dos EUA,Grã-Bretanha, Alemanha eJapão. Fora da capital, osatacantes investiram con-tra prédios do governo na

província de Logar, contrao aeroporto em Jalalabad euma academia de políciana cidade de Gardez, naprovíncia de Paktya.

Segundo a Agência de In-teligência do Afeganistão,quatro insurgentes da redeHaqqani foram detidos du-rante uma tentativa de as-sassinato do vice-presidentedo país, Karim Khalili.

Os EUA iniciaram noano passado a retirada dassuas tropas do Afeganistão.Apenas um grupo de 130mil soldados vai ficar nopaís até 2014. METRO

Grupo terrorista deixou de comandar

o Afeganistão no ano passado

PARWIZ/REUTERS

A região central dos EUAfoi devastada por dezenasde tornados, que matarampelo menos 5 pessoas on-tem. Entre as vítimas estãoduas crianças que viviamna cidade de Woodward,em Oklahoma. Os estadosde Iowa, Kansas e Nebraskatambém foram gravemen-te atingidos.

Na manhã de ontem,um raio aparentemente de-sativou o sistema de alertade tempestades de Wood-ward, segundo o prefeito,Roscoe Hill. A tormenta te-ria atingido os lados oeste enorte da cidade, danifican-do um complexo de aparta-

mentos onde os moradoresficaram presos e aguarda-vam resgate.

Os moradores das áreasafetadas já estão se prepa-rando para mais condiçõesde tempo desfavoráveis. OServiço Meteorológico Na-cional dos EUA emitiu on-tem um alerta de alto risco,algo que não ocorria desdeabril do ano passado. Se-gundo a entidade, as piorescondições são esperadasjustamente em Oklahoma,Nebraska e Kansas, en-quanto que outras áreaspodem ser atingidas porforte granizo e ventos for-tes. METRO

Vento derrubou

casas em Creston, Iowa

ERIC FRANCIS/GETTYIMAGES

Tornado deixa 5 mortos nos EUA

‘Tornado Alley’

A região atingida ontem éconhecida como “área detornados” por enfrentar oproblema com frequência.

Ventos destroem casas em região onde vivem 5 milhões de pessoas

Page 9: metro rio, news, brasil, portugues

Em sua 2a temporada no ar,a série dramática “Game ofThrones”, megaproduçãosobre fantasia medieval docanal HBO (todo domingo,às 22h), arrebata um públi-co cada vez maior, inclusiveno Brasil. Simpáticos, os as-tros Kit Harington (JonSnow) e Richard Madden(Robb Stark) badalaram o se-riado na sexta-feira, no Rio.

A série retrata o mundomedieval em Westeros, on-de reinos se enfrentam emlutas épicas pelo poder. Natrama, os personagens dosueco Richard e do inglês Kitsão meio-irmãos. Eles são fi-lhos do rei Ned Stark, que

depois de morto é substituí-do por Robb, o filho legíti-mo, em vez do bastardo Jon.

O enredo fantasioso dasérie ganhadora do Globo deOuro e de dois prêmios Em-my dá margem a compara-ções com a saga ‘O Senhordos Anéis’. “Sempre evito co-

locar os dois lado a lado. Hásemelhanças, mas o princi-pal é que você pode deixarseus filhos verem ‘O Senhordos Anéis’, mas não deixeverem ‘Game of Thrones’até que atinjam uma certaidade”, disse Herington.

A 2a temporada do seria-do, baseado na saga “As Crô-nicas de Gelo e Fogo”, deGeorge R. R. Martin, estreouhá duas semanas simulta-neamente na América Lati-na e nos Estados Unidos. Ocanal já confirmou a 3a tem-porada. “Estou animado.Mal posso esperar para verna tela o que nós fizemos”,diz Richard. METRO RIO

Richard Madden elogiou a cidade: “O Rio é o lugar mais lindo em que já estive”

FOTOS BRUNA PRADO/METRO RIO

Astros de ‘Game of Thrones’ falam sobre o sucessono Rio Série medieval da HBO terá 3a temporada

“Vir até o Brasil eser reconhecidopelo meupersonagem nasruas é o maiorelogio que poderia receber.”RICHARD MADDEN, ATOR

60 segundos

A cantora carioca lança disco independente

“Eu Raio X”, quinto CD deIsabella Taviani, reflete umperíodo de mudanças pes-soais e artísticas: 15 quilosmais magra e com a cabeçaraspada, a cantora conver-sou com o Metro Rio sobrea parceria com a composi-tora mineira Myllena.

O que norteou a produçãodo novo disco?Eu ia gravar um CD ape-nas com canções do “TheCarpenters”. Mas adiei es-se projeto porque as mú-sicas (dela) começaram asurgir, e vi que estavadesprezando ótimas iné-ditas. Esse disco é uma li-bertação. Ele fala sobre aminha verdade. Agora fa-ço o que eu quero.Como surgiu a parceria com

a Myllena?Ela é uma médica de Juizde Fora, mas que escre-via. Um dia, a vi na TV egostei do som na hora.Em 2010, ela foi a umshow meu. Depois, fize-mos um show juntas emManaus e logo começa-mos a compor. É umaparceria que está trazen-do bons frutos.

PAULO MAURICIO COSTA

DARYAN DORNELLES/DIVULGAÇÃO

‘Sin City’ terásequência NOVA PARCERIA. O dire-tor Robert Rodríguez eo desenhista Frank Mil-ler acertaram os últi-mos detalhes para ini-ciar no segundo semes-tre as filmagens de “SinCity: A Dame To KillFor”. O filme original,de 2005, tinha no elen-co, entre outros, Beni-cio Del Toro e JessicaAlba. METRO RIO

Indicados a prêmioACIE. A Associação deCorrespondentes de Im-prensa Estrangeira di-vulgou a lista de indica-dos da edição 2012 deseu Prêmio de Cinema,que será entregue dia 7de maio, no Centro Cul-tural Banco do Brasil,no Rio. “Elvis e Mado-na”, Transeunte”, “OPalhaço” e “VIPs” dis-putam o troféu de Me-lhor Filme. De amanhãa domingo, os longasindicados serão exibi-dos gratuitamente noCCBB. METRO RIO

Cinema

2cultura

cultura www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2O12

09

ISABELLA TAVIANIMÚSICA E LIBERDADE

Em disputapelo trono

“A política éonde a série estámais relacionadaà vida moderna.”KIT HARINGTON, ATOR

Page 10: metro rio, news, brasil, portugues

Dinho Ouro Preto lançouseu primeiro disco solo em1994, durante um períodode afastamento do CapitalInicial – uma das bandas-síntese do rock brasileiro,nascida, como a Legião Ur-bana, a partir do fim doAbordo Elétrico, na Brasíliado início dos anos 1980.

Agora, o público pode ou-vir uma das vozes mais em-blemáticas do nosso rock in-terpretando seus grandesídolos no CD “Black Heart”(Sony). Ao Metro Rio, Dinho tranquiliza os fãs doCapital, garantindo que otrabalho solo – que, entre as12 músicas, têm “Suspi-cious Minds”, de Elvis Pres-ley, e “Love Will Tears UsApart”, do Joy Division –não o afastará do grupo.

Lançar um novo disco solo eraum sonho antigo?Queria isso há muito tem-po. Mas só ano passado medei conta de que o Capitaliria gravar um disco novosomente em 2012 (a bandaentra em estúdio em maio).

Você conversou com a bandasobre sua intenção?

Chamei o Fê e o Flávio (fun-dadores do grupo) em umcanto e conversei com eles.

Como eles reagiram?No começo, não acharammuita graça...(risos). Fuimuito franco. Não tenhonenhuma intenção de sairdo Capital. Não seria músi-co se não fosse a banda. OCapital é a minha vida.

Meu trabalho solo não re-presenta qualquer rupturacom o grupo. Adoro estarem uma banda. Mas issoenvolve restrições. As deci-sões sempre têm de serconsensuais. Há momentosem que você espera nãoprecisar consultar nin-guém. Acho que todo mun-do que trabalha em umabanda tem essa vontade. Otrabalho solo é libertador.

Por que você escolheu nãocompor para o CD solo e can-tar músicas em inglês?Queria que nada no discosoasse como o Capital. En-tão, procurei músicas quegostava, começando pelosanos 60, e indo pelas déca-das seguintes, de Elvis Pres-ley até o Muse. Eu comeceia ouvir rock aos 13 anos,vendo a Patti Smith na TV.Depois, passei a escutarpunk-rock, Joy Division,The Cure. No disco estão osmeus letristas preferidos,como o Morrissey.

Você teve algum critério paraescolher músicas de bandasde sucesso mais recente?Eu queria evitar algumas

bandas que, para mim, po-deriam soar como lugar-co-mum, como o Nirvana e oOasis. Minha banda prefe-rida do grunge é o Sound-Garden. Dos artistas atuais,acho que o melhor é o JackWhite. Ele é um dos gran-des, está à altura de umJimmy Page (guitarrista doLed Zeppelin). Muito porcausa dele, não vejo o rockde hoje como algo em de-clínio. Entre os grupos, nãovi surgir recentemente al-gum outro melhor do queo Arctic Monkeys. Talvez ainternet dê a impressão deque é difícil pescar algumacoisa boa no meio de umoceano. As gravadoras es-tão mais frágeis, não con-seguem lançar novos artis-tas. Conheço ótimas ban-das brasileiras que nãoconseguem colocar a cabe-ça para fora d’água. Quan-do você começa a acreditarque tudo o que a garotadafaz é uma bosta, é porquevocê está envelhecen-do...(risos).

Metro

entrevista

Dinho: cantor revela admiração pelos roqueiros Jack White e Dave Grohl

Vocalista do Capital Inicial lança o disco solo ‘Black Heart’Cantor garante que não vai deixar a banda formada nos anos 1980

“Trabalhar emuma banda

envolve renúnciase impõe

restrições.”DINHO OURO PRETO

DINHO OURO PRETOBLOCO DO EU SOZINHO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

PAULOMAURICIO COSTAMETRO RIO

cultura10 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

Nilze Carvalho e Juliana Zanardi, do Sururu na Roda

OTAVIO FURTADO/DIVULGAÇÃO

Vander Lee cantahoje no ‘Palco MPB’O cantor e compositor mi-neiro Vander Lee apresen-ta hoje as músicas de“Sambarroco”, seu novoCD, no teatro Sesi Centro,dentro do programa “Pal-co MPB”, da rádio cariocaMPB FM (90MHz). ThiagoDelegado assina a direçãomusical do espetáculo.

METRO RIO

No teatro SESI Centro (av. Graça Aranha, 1 – Centro.Tel.: 2563-4163).Hoje, às 19h. Classificação 16anos As cem primeiras pessoas entram gratuitamente mediante retirada de senha na bilheteria do local.

Lee também vai lembrar alguns de seus sucessos

MIGUEL AUN/DIVULGAÇÃO

Sururu convida Teresa CristinaO Studio RJ abriga hoje ànoite um encontro de bam-bas: o grupo Sururu na Ro-da faz um show com parti-cipação especial da sambis-ta Teresa Cristina.

O repertório abarca mú-sicas do quatro discos doquarteto comandado po Nil-ze Carvalho, incluindo clás-sicos de Nelson Cavaqui-

nho, homenageado pelo Su-ruru em seu CD mais recen-te, “Se Você Me Ouvisse”.

METRO RIO

No Studio RJ (av. Vieira Souto,110, Arpoador/Ipanema.Tel.: 2523-1204).Hoje, às 21h30.Ingressos a R$ 40.Classificação 18 anos.

Page 11: metro rio, news, brasil, portugues
Page 12: metro rio, news, brasil, portugues

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Web Para falar com a redação: [email protected]

Leitor fala

Pergunta

Sem RiocardQuero denunciar que estudantes da es-cola Amaro Cavalcanti, no Largo do Ma-chado, estão sendo obrigados a pagarpelo transporte público para ir e voltardas aulas. Isso se dá porque os alunosestão sem o Riocard. Os cartões provisó-rios não foram entregues. Os estudantesainda foram avisados pelo órgão respon-sável que terão de esperar cerca de 45dias para receberam os cartões. Isso éum absurdo e vem prejudicando esses jo-vens e suas famílias. É desnecessáriolembrar que o Riocard é fundamentalpara a rotina dos alunos da rede pública.Caroline Oliveira – Rio de Janeiro, RJ

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metro

Você acha que, com a eliminaçãona Libertadores, Joel Santana eRonaldinho Gaúcho têm de sairdo Flamengo?

@raraujo71: Sim, claro. Eles são osprincipais responsáveis pelo queaconteceu na competição.

@tati_furtado: Devem sair logo.Principalmente o Ronaldinho, que atéhoje não justificou o investimento.

@brubaldino: Acho que somente o JoelSantana deve sair.

Crescimento sem estruturaÉ um absurdo que o poder público per-maneça ignorando o crescimento desor-denado da vários bairros deJacarepaguá. Rio de Janeiro não é sózona sul. O trânsito e a falta de infraes-trutura estão enlouquecendo os mora-dores da zona oeste.Regina Lima – Rio de Janeiro, RJ

Assaltos em BotafogoAté quando a polícia e o poder públicodo Rio vão continuar assistindo aos as-saltos nas próximidades da Praia de Bo-tafogo sem nada fazer? Quem mora naregião está sempre preocupado com operigo de circular à noite.Osvaldo Loureiro – Rio de Janeiro, RJ

variedades12 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

por FariniOs invasores

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Cruzadas

Sudoku

Áries (21/3 a 20/4)Dia de ser bloqueada pelos seus próprios parceiros. Eles po-dem estar achando que estão lhe ajudando ao não deixarque você vá adiante com as suas ideias.Touro (21/4 a 20/5)Evite insistir em situações praticamente perdidas. Tenteaprender algo com elas e amadurecer diante das dificulda-des. Boa hora para transformações pessoais.Gêmeos (21/5 a 20/6)Tenha calma e tente se sintonizar com as pessoas. Suas ideiase pensamentos podem estar muito mais avançadas do que aspessoas podem assimilar no momento.Câncer (21/6 a 22/7)Possível indisposição com os parceiros ou com os colegas detrabalho. As suas crenças podem não ser as mesmas das ou-tras pessoas, evite ser cabeça dura.

Leão (23/7 a 22/8)Pense um pouco mais nos outros. A sua insistência em agirde forma individualista pode acabar magoando pessoas ecriando algumas oposições às suas vontades.Virgem (23/8 a 22/9)Trabalhe os seus sentimentos para se livrar de desgastescom amigos e colegas de trabalho. Renove as suas esperan-ças e acredite em dias melhores na sua vida.Libra (23/9 a 22/10)Necessidade de transformações podem levar você a tomarmedidas mais drásticas para colocar as coisas no seu devidolugar. Evite se desgastar com as pessoas.Escorpião (23/10 a 21/11)Cuidado ao tomar decisões muito radicais que afetem as pes-soas com as quais você se relaciona ou trabalha. Procure porsoluções e não por desentendimentos.

Sagitário (22/11 a 21/12)Aposte na paz! Se as pessoas estiverem travando conflitos in-tensos deixe que se cansem pois logo elas encontrarão um ca-minho mais amistoso e pacífico.Capricórnio (22/12 a 20/1)Excessos de controles podem prejudicar o seu bom humor. Es-tá na hora de sonhar um pouco mais e evitar ser áspera com aspessoas, estimule a sua criatividade.Aquário (21/1 a 19/2)Dia de ser bloqueada pelos seus próprios parceiros. Eles po-dem estar achando que estão lhe ajudando ao não deixar quevocê vá adiante com as suas ideias.Peixes (20/2 a 20/3)Sonhos sobre realidades distantes podem criar um afasta-mento das pessoas que estão ao seu redor. Não deixe que asua imaginação prejudique as suas relações.

MARCOS SILVESTRE

Na ponta

do lápis

Prof. Marcos Silvestre é Economista com MBA em Finanças e Controladoria pelaUniversidade de São Paulo. Há 21 anos atua como educador e planejador financeiroespecializado. Idealizou na UNICAMP o PROF® Programa de Reeducação e Orienta-ção Financeira. É fundador da SOBREDinheiro® Sociedade Brasileira de Estudos so-bre Dinheiro e autor dos bestsellers 12 Meses para Enriquecer – O Plano da Virada eInvestimentos à Prova de Crise. Dirige o site www.oplanodavirada.com.br e apre-senta a coluna diária e o programa semanal Na Ponta do Lápis na BandNews FM.

Oque você fez no final de semana? Dormiu atémais tarde, saiu para namorar, comer fora, fezcomprinhas no shopping... Em meio a essas tra-dicionais e deliciosas atividades dominicais en-

caixa-se outra que, não sei quanto a você, mas eu par-ticularmente acho uma chatice: fazer compra de mer-cado!Não é que eu não goste do local em si, eu adoro o su-permercado, com aquela fartura toda, formas, cores,cheiros... Mas é justamente o passo a passo de todacompra de supermercado que não me seduz muito:procura, escolhe, paga, embala, carrega, descarrega,desembala, guarda... Ufa! Haja energia! Olha, fazer uma boa compra de supermercado requerprática, habilidade, agilidade, e requer também vistaboa, que é para poder ficar de olho na ação dos leitoresde códigos de barras no caixa do supermercado. Emuma típica compra de mês, você leva para casa maisde 100 itens, e a probabilidade de alguns serem passa-dos de forma errada no leitor é grande!Por vezes o preço que o leitor lê no caixa não é o anun-ciado na prateleira, porém mais alto. Isso pode acabarencarecendo o valor total de sua compra em até 10%.Não digo que os supermercados estejam nos sacanean-do de propósito. Mas, quando o preço muda, é mais fá-cil apenas atualizar o sistema central de computador,do que trocar cada uma daquelas etiquetinhas nas pra-teleiras e gôndolas.Então, se estiverem em dois na hora da compra, ape-nas um deve ajudar a passar os produtos, enquanto ooutro (de preferência o que tem memória melhor) de-ve ficar de olho no monitor do caixa, conferindo itempor item à medida que a compra vai sendo passada. Seestiver sozinho, prefira um supermercado que embaleas compras para o cliente; assim dá para se concentrarmelhor na “telinha”.Se, de todo modo, não der para acompanhar a passa-gem dos produtos, depois que carregar o carro, aindano estacionamento, sente-se e confira o tíquete do su-permercado com a memória ainda fresca. Havendodiscrepância, volte imediatamente e reclame com ogerente: os supermercados costumam ser receptivospara reclamações justas de cobranças indevidas, desdeque feitas o quanto antes!

VAI AO SUPERMERCADO?FIQUE ESPERTO COM O LEITORDE CÓDIGO DE BARRAS

Page 13: metro rio, news, brasil, portugues

3esporte

esporte www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

13

Time vence o Nova Iguaçu e enfrenta o Fla, domingo,às 16h, no Engenhão Americano e Bonsucesso caemO Vasco derrotou o NovaIguaçu por 3 a 1 – gols deRomulo e Alecsandro (2),com Zambi descontando –,ontem, em Moça Bonita, ese classificou para as semifi-nais da Taça Rio em segun-do lugar do Grupo B. Comisso, o cruz-maltino vai en-

carar o Flamengo – que con-firmou a primeira posiçãodo Grupo A ao derrotar oAmericano pelo mesmoplacar – domingo, às 16h,no Engenhão.

O jogo marcou a volta domeia Carlos Alberto ao timeda Colina depois de 1 ano e

três meses longe da Colina.O Vasco só teve sua clas-

sificação ameaçada umavez, quando Zambi empa-tou para o Nova Iguaçu, eFlu e Bangu venciam seusjogos. Mas, Alecsandro mar-cou duas vezes, garantindoa vaga. METRO RIO

Vasco fica em2º e pega o Fla

Nova Iguaçu: Jefferson; Marcelinho, Naylhor, Dirceue Chiquinho; Amaral, Filipe (Paulo Henrique), Luan(Jeferson Silva) e Dieguinho; Leandrão (Lukian) eZambi. Técnico: Leonardo Condé

• Estádio: Moça Bonita, em Bangu • Gols: Romulo, aos 2’, Zambi aos 32’ e Alecsandro aos 39’ do 1º tempo eaos 45’ do 2º • Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá, auxiliado por DibertPedrosa Moisés e Luiz Antonio Muniz de Oliveira

Vasco: Fernando Prass; Allan, Douglas, Renato Silvae Thiago Feltri; Romulo, Juninho (Nilton) e Felipe;Eder Luis (Carlos Alberto), Alecsandro e WilliamBarbio (Kim). Técnico: Cristóvão Borges

13

8ª rodada

ONTEMFlamengo 3 x 1 Americano

Nova Iguaçu 1 x 3 Vasco

Macaé 0 x 1 V. Redonda

Resende 0 x 3 Bangu

Fluminense 5 x 1 Olaria

Friburguense 0 x 0 Bonsucesso

D. de Caxias 1 x 4 Madureira

Boavista 1 x 1 Botafogo

TAÇA RIOCLASSIFICAÇÃO

GRUPO A

P V GP SG

FLAMENGO 21 7 17 9

BOTAFOGO 18 5 18 10

RESENDE 13 3 9 1

MACAÉ 12 4 13 -1

MADUREIRA 10 3 11 -2

OLARIA 9 2 8 -4

NOVA IGUAÇU 8 2 8 -5

BONSUCESSO* 7 1 10 -3

GRUPO BP V GP SG

BANGU 15 4 10 5

VASCO 14 4 17 7

FLUMINENSE 13 4 15 5

V. REDONDA 11 3 10 -1

D. DE CAXIAS 8 2 7 -5

FRIBURGUENSE 6 1 6 -5

AMERICANO* 5 1 13 -5

BOAVISTA 5 1 11 -6

*REBAIXADOS

Romulo fez o primeiro

gol do Vasco

MARCELO SADIO/VASCO.COM.BR

Temporadasem títulospara o vôleicariocaO vôlei carioca ficou sem tí-tulo nacional este ano. Sex-ta-feira, o RJX foi eliminadona semifinal da SuperligaMasculina pelo Vôlei Futu-ro, com derrota por 3 a 1(18/25, 22/25, 31/29 e 21/25).Abora, o time paulista deci-de o título com o Sada/Cru-zeiro sábado, às 10h, em SãoBernardo do Campo.

Pela Superliga Feminina,a Unilever (RJ) perdeu a finalpara o Sollys/Osasco por 3 a0 (25/14, 25/18 e 25/23), sá-bado, no Maracanãzinho, edeixou de conquistar o seuoitavo título na competição.As paulistas comemoraramo pentacampeonato.

O jogo marcou a aposen-tadoria da levantadora Fer-nanda Venturini, de 41anos, que tem 12 títulosbrasileiros no currículo. “Agente sabia da superiorida-de individual delas e o resul-tado faz parte. Parabéns aotime do Sollys/Nestlé”, disseVenturini. METRO RIO

Semifinais

SÁBADO18h30 - Bangu x Botafogo

DOMINGO16h - Flamengo x Vasco

Final

Domingo, dia 29, no Engenhão

x

BRARJ_2012-04-16_13.qxp:BRAZIL 4/15/12 7:20 PM Page 1

Page 14: metro rio, news, brasil, portugues

O alemão Nico Rosberg, daMercedes, venceu a primei-ra corrida de Fórmula 1 desua carreira, ontem. Rose-berg que havia conquistadoa pole position também pe-la primeira vez no dia ante-rior, liderou o GP da Chinade ponta a ponta.

Jenson Button, da McLa-ren, teve chances de atrapa-lhar a festa do alemão, masproblemas na parada nosboxes o impediram, e britâ-nico acabou em segundo lu-gar. Lewis Hamilton, com-panheiro de equipe de But-ton, completou o pódio.

Entre os brasileiros, o me-lhor colocado foi Bruno Sen-na, da Willians, que ficoucom a sétima posição e pon-tuou pela segunda vez con-secutiva.

Já para Felipe Massa, daFerrari, o circuito de Xangai

não deu muitos motivos pa-ra se orgulhar. Massa fe-chou a prova na 13ª posiçãoe não pontuou pela terceiravez seguida.

Com os resultados, Ha-milton assumiu a liderançado mundial, com 45 pontos,dois a mais que Button, emsegundo, e oito na frente deFernando Alonso, que seguena dianteira de Webber (4º)e Vettel (5º). METRO RIO

No seu centésimo jogo coma camisa do Botafogo, ouruguaio Loco Abreu não sópassou em branco, comoperdeu um pênalti e o Bota-fogo acabou empatandocom o Boavista em 1 a 1, on-tem, em São Januário, pelaúltima rodada da fase classi-ficatória da Taça Rio.

Com o resultado, aliado àvitória do líder Flamengosobre o Americano, o Alvi-negro terminou a fase nasegunda posição do GrupoA, e vai encarar o Bangu nasemifinal do returno doCampeonato Carioca.

A partida que define a va-ga na final será sábado, às18h30, no Engenhão. Donoda camisa número 13, Loco

Abreu pediu para que as ho-menagens pela centésimapartida no Glorioso fossemadiadas para o seu jogo denúmero 113. METRO RIO

Loco perde pênaltie Bota só empata

Tricolor goleia o Olaria por 5 a 1,mas não se classifica Bangu venceo Resende, foge do rebaixamento epega o Botafogo na semi da Taça RioO Fluminense goleou o Ola-ria por 5 a 1, ontem, em Vol-ta Redonda, mas com as vi-tórias de Vasco e Bangu so-bre Nova Iguaçu e Resende,respectivamente, o Tricolorterminou a fase classificató-ria da Taça Rio em terceirolugar no Grupo B e ficou fo-ra da semifinal. Bangu eVasco avançaram na chave.O primeiro pega o Botafogoe o segundo, o Flamengo.

Rafael Moura duas vezes(acabando com um jejum dedois meses sem marcar), De-co, Anderson e Thiago Ne-ves marcaram para o Flu.Pedrinho diminuiu para oOlaria, que mesmo perden-do se garantiu na elite doEstadual em 2013. Ameri-cano e Bonsucesso foram

rebaixados. Agora, o Trico-lor volta suas atenções ape-nas para a Libertadores. Jáclassificado para as oitavasde final, o time do técnicoAbel Braga embarca hojepara a Argentina, onde en-frenta o Arsenal, quarta-fei-ra, às 19h30, no encerra-mento da primeira fase doGrupo 4. Vitória dá ao Trico-lor o primeiro lugar da cha-ve e pode até garantir a lide-rança geral da fase, garan-tindo o mando de campo dosegundo jogo dos mata-ma-tas até a final.

Campeão da Taça Guana-bara, o Flu espera o vence-dor da Taça Rio (que sairádia 29), para decidir o títulodo Carioca nos dias 6 e 13de maio. METRO RIO

Flu faz a sua parte,mas tarde demais

esporte www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2012

14

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzé-bio (Gum), Anderson e Carlinhos (Thiago Carleto);Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves; WellingtonNem (Wagner) e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga

• Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda • Gols: Rafael Moura aos16’ e 29’, Deco aos 18’, Pedrinho aos 26’ do 1º tempo, Anderson aos 35’,Thiago Neves aos 37’ do 2º • Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha, auxi-liado por Silbert Faria Sisquim e Luiz Claudio Regazone• Pagantes: 1.204 (2.231 presentes) • Renda: R$ 32.485

Olaria: Wanderson; Ivan, Thiago, Thiago Eleutérioe Diego Macedo; David , Araruama, Juninho (Lu-cas Piacentini), Moisés (Amarildo) e Pedrinho; Wil-liam (Allan ). Técnico: Amilton Oliveira

51

He-Man marcou dois gols e encerrou jejum de dois meses

AGÊNCIA PHOTOCAMERA

Boavista: Thiago ; Ruy , Bruno Costa, Fábio Ferraze Paulo Rodrigues ; Júlio Cesar, Douglas Pedroso(Leandro Teixeira), Fabrício (Léo Pimenta) e Tony;Romarinho (Lenny ) e Somália . Técnico: Andrade

• Estádio: São Januário • Gols: Caio aos 8’ e Lenny aos 28’ do 2º tempo • Arbitragem: Leonardo de Castro Moreira, auxiliado por Luis FelippeScofield e Diogo Carvalho.

Botafogo: Jefferson; Lucas, Brinner, Fabio Ferreira eRenan Lemos ; Jadson, Renato, Fellype Gabriel(Maicosuel ) e Felipe Menezes (Gabriel); Caio(Willian) e Loco Abreu. Técnico: O. de Oliveira

11

Flamengo: Felipe; Galhardo (Lucas), Marlon ,Welinton e Magal; Luiz Antonio, Kleberson, Tho-más (Renato) e Bottinelli ; Diego Maurício (Negue-ba) e Deivid. Técnico: Joel Santana

• Local: Engenhão • Gols: Deivid aos 10’ do 1º tempo; Diego aos 10’ , Kle-berson aos 31’ e Deivid aos 41’ do 2º • Arbitragem: Carlos Braga auxiliadopor Michael Correia e Marcos Sivolella • Pagantes: 2.358 Renda: 55.480

Americano: Erivélton; Rhayner, Adalberto, Xandão(Franklin), Jader ; Espinho, Alex, Hugo (Nikson) ePachola (Marconi); Marcos Felipe e Diego. Técnico: Luiz Antônio Zuluar

31

Com seis jogadores reser-vas em campo – Galhardo,Marllon, Magal, Kleberson,Thomás e Diego Maurício–, o Flamengo derrotou oAmericano por 3 a 1, on-tem, no Engenhão, garan-tiu o primeiro lugar noGrupo A da Taça Rio e re-baixou o time de Cam-pos.O Americano marcouapenas 9 pontos na classi-ficação geral, somando ascampanhas do turno e doreturno do Carioca.

O rubro-negro vai en-frentar o Vasco, domingo,às 16, no Engenhão, por va-ga na final. Foi o primeirojogo do time de Joel Santa-na após eliminação na Li-bertadores, terça-feira, pa-

ra o Lanús, em casa. Deivid(duas vezes) e Klebersonmarcaram os gols rubro-ne-gros. Diego diminuiu parao Americano. METRO RIO

Fla garante liderançae rebaixa Americano

Deivid abriu o placar

MAURÍCIO VAL/VIPCOMM

Caio marcou para o Bota

FERNANDO SOUTELLO/AGIF

Rosberg: primeiravitória da carreira

KER ROBERTSON/GETTY IMAGES

Rosberg liderou a prova

de ponta a ponta

x x

x Will Power leva oGP de Long BeachO australiano Will Powervenceu o Grande Prêmiode Long Beach ontem, pe-la terceira etapa do Cam-peonato Mundial de Fór-mula Indy. O segundo lu-gar ficou com Simon Page-naud e James Hinchcliffefoi terceiro.

Entre os brasileiros, To-ny Kanaan (KV Racing) ter-minou em quarto lugar,seu companheiro de equi-pe Rubens Barrichello fi-cou na nona colocação eHelio Castroneves, em 13º– os dois últimos se toca-ram no final.

Com esse resultado, o pi-loto australiano, que con-seguiu a sua segunda vitó-ria na temporada, agora li-dera o Mundial.

A próxima etapa acontecenas ruas de São Paulo, nocircuito do Anhembi, dia 29deste mês. METRO

Australiano conquistou a 2a vitória na temporada

JEFF GROSS/GETTY IMAGES

Piloto/Equipe Pontos

127

109

106

100

96

95

73

62

59

57

54

53

52

51

50

48

47

45

45

44

42

42

40

37

36

36

Will Power/Team Penske

Ryan Hunter-Reay/Andretti

Helio Castroneves/Team Penske

S. Pagenaud/Schmidt Hamilton

Scott Dixon/Chip Ganassi

James Hinchcliffe/Andretti

Ryan Briscoe/Team Penske

Graham Rahal/Chip Ganassi

Rubens Barrichello/KV Racing

JR Hildebrand/Panther

Tony Kanaan/KV Racing

E.J. Viso/KV Racing

Dario Franchitti/Chip Ganassi

Justin Wilson/Dale Coyne

Mike Conway/A.J. Foyt

T. Sato/Rahal Letterman Lanigan

S.Bourdais/Dragon Racing

Marco Andretti/Andretti

Oriol Servia/Lotus DRR

Charlie Kimball/Chip Ganassi

Josef Newgarden/Sarah Fisher

James Jakes/Dale Coyne

Ed Carpenter/Ed Carpenter Racing

Alex Tagliani/Team Barracuda

Simona De Silvestro/HVM

Katherine Legge/Dragon Racing

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

21º

22º

23º

24º

25º

26º

Page 15: metro rio, news, brasil, portugues
Page 16: metro rio, news, brasil, portugues