metro rio, news, brasil, portugues

16
HQ BASEADA EM OBRA DE STEPHEN KING REÚNE TERROR E FAROESTE {pág 11} CONHEÇA ORDOS, A CIDADE-FANTASMA CHINESA EM PLENO DESERTO DE GOBI {pág 08} ADELE DVD MOSTRA CANTORA ANTES DA FAMA {pág 13} DHAVID NORMANDO / FUTURA PRESS BRUNA PRADO/ METRO RIO Casos de dengue já superam 2011 Seis novos polos de tratamento entram em funcionamento Cidade tem apenas 30 centros prontos para atender período crítico da doença, de abril a maio Em 2012, já foram notificados 909 casos a mais do que no mesmo período do ano passado {pág 03} Botafogo vence clássico contra o Vasco por 3 a 1 Fellype Gabriel marcou três e Juninho perdeu pênalti Em Macaé, Fla bate o Friburguense por 1 a 0 {págs 15 e 16} Comércio prevê 9% a mais na Páscoa Homicídio: filho de Eike pode ser indiciado Thor dirigia um Mercedes em rodovia quando atropelou ciclista, enterrado ontem {pág 03} Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas aponta aumento nas vendas 51,5% dos comerciantes apostam na variedade de produtos {pág 04} Vendas Beduínos libertam brasileiras Sequestradas quando viajavam em um ônibus, com 45 turistas, na Península do Sinai, no Egito, duas mulheres foram soltas após negociação {pág 07} Dia de show do Fogão Resignado, Juninho só observa a comemoração de Fellype Gabriel, herói alvinegro na noite de ontem Mín 17°C Máx 30°C RIO DE JANEIRO Segunda-feira, 19 de março de 2012 Edição nº 358, ano 2 RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

Upload: portugues-do-brasil

Post on 05-Feb-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

metro rio, news, brasil, portugues

TRANSCRIPT

Page 1: metro rio, news, brasil, portugues

HQ BASEADA EMOBRA DE STEPHEN

KING REÚNE TERRORE FAROESTE {pág 11}

CONHEÇA ORDOS, ACIDADE-FANTASMA CHINESA EM PLENO

DESERTO DE GOBI {pág 08}

ADELEDVD MOSTRACANTORAANTES DA FAMA{pág 13}

DHAVID NORMANDO / FUTURA PRESS

BRUNA PRADO/ METRO RIO

Casos de denguejá superam 2011

Seis novos polos de tratamento entram em funcionamento Cidade tem apenas 30 centros prontos para atender período crítico da doença, de abril a maio Em 2012,já foram notificados 909 casos a mais do que no mesmo período do ano passado {pág 03}

Botafogo vence clássico contra o Vasco por 3 a 1 Fellype Gabriel marcou três e Juninho perdeu pênaltiEm Macaé, Fla bate o Friburguense por 1 a 0 {págs 15 e 16}

Comércioprevê 9% a mais naPáscoa

Homicídio: filhode Eike pode ser indiciadoThor dirigia um Mercedes emrodovia quando atropelouciclista, enterrado ontem {pág 03}

Pesquisa do Clube deDiretores Lojistas apontaaumento nas vendas 51,5%dos comerciantes apostam navariedade de produtos {pág 04}

Vendas

Beduínoslibertambrasileiras Sequestradas quando viajavamem um ônibus, com 45 turistas,na Península do Sinai, no Egito,duas mulheres foram soltasapós negociação {pág 07}

Dia de showdo Fogão

Resignado, Juninho só observa a comemoração de Fellype Gabriel, herói alvinegro na noite de ontem

Mín 17°CMáx 30°C

RIO DEJANEIROSegunda-feira, 19 de março de 2012

Edição nº 358, ano 2

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃ

O: P

ASS

E ES

TE J

ORN

AL

PARA

OU

TRO

LEI

TOR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

erti

ficad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flor

esta

l res

pons

ável

.

Page 2: metro rio, news, brasil, portugues

1foco

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

02 rio

O jornal Metro circula em 22 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta em São Paulo, ABC paulista, Santos, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, somando mais de 440 mil exemplares.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela Editora O Dia S.A.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269). Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.

Metro Rio de Janeiro. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Editora Executiva: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892) Coordenador de Redação: Irineu Masiero. Editora de Arte: Cláudia Lorena. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz Paranhos

Telefones: 021/2586-9565 (redação)021/2586-9575 (comercial)

A tiragem e distribuição desta edição de 100.000 exemplares são auditadas pela BDO.

- Olá, como vai?- Eu vou indo e, você, tudo bem? - Tudo bem, eu vou indo correndo pegar meu

lugar no futuro, e você?Uma longa e inconsequente conversa, como

da canção de Paulinho da Viola, ficou difícil nosdias de hoje. O trânsito está infernal em algumahoras do dia.

Parcialmente, a situação se complicou comas grandes obras que a cidade prepara paramelhorar sua mobilidade no futuro. Mas o dia-bo é que no custo dessas obras não são compu-tadas nossas horas perdidas no trânsito.

Somadas fazem milhares de horas: é o temposocial que elas consomem. É de um valor incal-culável para pessoas que precisam exercer umatarefa num determinado tempo.

Seria uma ilusão pensar que tudo isso se deveapenas às grandes obras. É uma tendência delongo prazo a julgar pelo crescimento da indús-tria automobilística e da facilidade de comprade carros com muitas prestações.

Nesse momento, a única saída é um monito-ramente com as câmeras, uso de helicópterosde observação e, sobretudo, os programas de rá-dio com participação dos motoristas.

O rádio já é bem usado, mas poderia am-pliar ainda seu raio de alcance na medida quetodas as emissoras compreendessem que semelas a cidade se move mais lentamente. A in-formação é vital nessa luta pelo tempo.

Mas, num futuro próximo, é a própria admi-nistração do tempo urbano que pode trazer al-gum alívio. Os debates sobre horas de carga edescarga, sobre itinerários de caminhões, co-mo o de São Paulo, são apenas uma forma daaparição do problema.

Um dos nós a desatar: a maioria se desloca na

mesma hora e volta na mesma hora do rush. Épossível alterar esse processo?

Quando asilado na Suécia, via todos os sába-dos um grupo do insignificante Partido do Ci-dadão querendo proibir a circulação de carrosno centro da cidade.

Parecia um absurdo. Hoje, 30 anos depois, Es-tocolmo já adota o pagamento de pedágio emcertas áreas do centro.

A visão do pedestre é essencial nesse proces-so. O número de carros aumenta, gasta-se umafortuna na ampliação da infra, como se as ruasfossem apenas dos carros.

Os incidentes de São Paulo, após a morte deuma ciclista, mostraram que também o mundoque se move sobre duas rodas tem algo a dizer.

Nada contra as grandes obras, embora sejacético quanto à conveniência da derrubada doViaduto da Perimetral. O Túnel da Grota Fun-da, por exemplo, é uma novidade excelentepara a zona oeste.

Não se trata apenas, como na canção de Pau-linho da Viola, de correr para encontrar o lu-gar no futuro. O problema é como sair de umlugar para outro agora. E, se possível, voltar.

Cartas na mesa

PERDIDOS NOTRÂNSITO

FERNANDO GABEIRA

Secretário estadual do Am-biente, Carlos Minc disseontem que a Chevron podeser definitivamente proibi-da de atuar no Brasil. A pe-troleira norte-americanaidentificou, na semana pas-sada, um novo vazamentode óleo no campo de Frade,na bacia de Campos.

“O próximo passo é impe-dir a Chevron de atuar nopaís. Para tanto, estamosem contato permanentecom Ibama, Polícia Federale Agência Nacional de Pe-tróleo (ANP). Não podemoscontinuar a tolerar a impu-nidade”, disse o secretário.

Minc também elogiou adecisão da Justiça Federalque impede a saída do paísde 17 executivos e funcio-nários da Chevron e daTransocean Brasil - contra-tada pela petroleira paraperfurar o poço. Entre elesestão o presidente da Che-vron no país, George Buck,

e o diretor-geral da Transo-cean, Guilherme Coelho.

“Foi uma medida extre-mamente necessária. Umpasso importante para coi-bir o abuso contra o nossopaís”, avaliou Minc.

Em nota, a Chevron afir-mou que nem ela, nem seusexecutivos tinham sido for-malmente notificados, atéontem, sobre qualquer açãojudicial no sentido de impe-dir a saída desses profissio-

nais do país. Apesar disso, apetroleira informou que aempresa e seus empregados“acatarão qualquer decisãolegal”, mas que irá se defen-der da decisão judical, bemcomo a seus empregados.

A Chevron admitiu a exis-tência de mancha de óleode 1km, conforme já haviaobservado a Marinha. O no-vo vazamento está a 3km doacidente de novembro de2011, quando 2,4 mil barrisde óleo vazaram no oceano.

Multas proporcionaisRelator da subcomissão es-pecial sobre Crimes e Penasda Câmara, o deputado-fe-deral Alessandro Molon(PT-RJ) informou, sábado,que dentro de dez dias seráapresentado um relatórioque propõe multas propor-cionais ao faturamento deempresas que cometeremcrimes ambientais.

METRO RIO

Chevron podeser proibida deatuar no Brasil

Secretário do Ambiente alega que país não pode tolerarimpunidade Empresa diz que acatará decisão judicial

George Buck, presidente da Chevron do Brasil

UESLEI MARCELINO/REUTERS

Pista bowl

A pista de skatecom rampa,também conhecidacomo bowl, noparque das Taboas,na Lagoa Rodrigode Freitas, foiinaugurada ontempela prefeituraapós ser reformada.Entre os serviçosexecutados estão arecuperação daestrutura da pista,da plataforma,além de reposiçãodo piso de altaresistência,polimento e resina.Na opinião dealguns praticantes,a pista ficou maiore mais rápida.

Fernando Gabeira escreve neste espaço às segundas-feiras. E-mail: [email protected]

Irregularidadesnas praias

Nota doRio cai emranking da FirjanO Rio saltou de 22º lugarpara 14º no ranking degestão fiscal das capitais,medido pela Firjan de2006 a 2010. Passou doconceito “C” (difícil) para

o “B” (bom). Mas a cidaderecebeu nota zero no que-sito custo da dívida, porconta de um empréstimocontraído com o BancoMundial (Bird), em 2010,para amortização de suadívida com o governo fe-deral. Assim, o Rio reser-vou parcela grande de suareceita para pagar dívida,o que fez com que sua no-ta geral não avançassemais. METRO RIO

CARLOS ROSA/FUTURA PRESS

Tradições renovadasApós investimento de R$ 11,6 milhões, a prefeituraentregou a reforma do Centro Municipal Luiz Gonza-ga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão).A cerimônia, ontem, teve apresentação de literaturade cordel e bumba meu boi, além de degustação decomidas típicas do nordeste. Entre as mudanças, a es-trutura dos palcos foi recuperada e eles receberam co-berturas em lona que lembram chapéus nordestinos.

Festa em São Cristóvão

Prefeito Eduardo Paes esteve na cerimônia de entrega

No último fim desemana do Verão,que termina hoje, aoperação Choque deOrdem nas praiasapreendeu 351espetinhos decamarão, 99 chapéus,73 peças deartesanato, 12óculos, nove cangas,três banners compublicidade, quatrotabuleiros e umatenda que estavamcom ambulantes nãoautorizados.

Page 3: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012rio 03

Ciclista morto em acidente é enterradoFoi enterrado, ontem, oajudante de caminhão,Wanderson Pereira dosSantos, de 30 anos, mortoem acidente com o carrode Thor Batista, filho doempresário Eike Batista, naRodovia Washington Luís.

O enterro aconteceu nocemitério de Xerém, às17h10. O rosto do rapazprecisou ser reconstituído.Wanderson foi atropeladopor volta das 19h20 de sába-do. Eike pagou R$ 8 mil pa-ra o sepultamento.

A tia que criou Wander-son, Maria Vicentina Perei-ra, afirmou que o jovem foiatingido no acostamento.Segundo ela, Wandersonmorava na região e sempreandava de bicicleta por ali.“Ele foi atropelado de fren-te. Estava todo deforma-do”, afirmou a tia.

A assessoria da empresa

EBX, de Eike, se pronun-ciou sobre o acidente emnota dizendo que “Thor Ba-tista lamenta profunda-mente o ocorrido e infor-ma que prestou socorro àvitima, que atravessava,inadvertidamente, a rodo-via 040 (sentido Juiz de Fo-ra-Rio) de bicicleta”. A notaafirma ainda que o filho doempresário prestou assis-

tência no momento e alegaque estava na velocidadepermitida, além de ter fei-to teste do bafômetro paraprovar que não tinha inge-rido bebidas alcoólicas

Pelo seu twitter, Eikeafirmou que lamenta pro-fundamente pelo acidenteocorrido com seu filho eque “toda a assistência ne-cessária será prestada”. Ao

fim, escreveu que infeliz-mente o acidente foi fatalmas que a imprudêncianão foi de Thor.

A polícia rodoviária afir-mou que Thor dirigia umMercedes Benz Mc Larenprata, placa EIK-0063. Oveículo teve a parte dafrente destruída. A vítimaestaria no acostamento, debicicleta, e morreu na coli-são. Thor deve prestar de-poimento na próximaquinta-feira, dia 22, às 15h.

O advogado da famíliade Wanderson, Cleber Car-valho, informou ontemque os parentes da vítimapretendem pedir indeniza-ção por danos morais e ma-teriais à família Batista.

Thor deve ser indiciadopor homicídio culposo(sem intenção de matar)por atropelamento.

METRO RIO

Este ano, cidade contabiliza 909 casos a mais do que no mesmo período de 2011, apesar dos polos de atendimentoinaugurados desde novembro Rio conta com 30 unidades em funcionamento para os próximos meses críticos

Combate maior àdengue não evitaavanço da doença Pacientes à espera de atendimento

REPRODUÇÃO BAND

A prefeitura chegou à estru-tura máxima planejada, emagosto do ano passado, paracombater o avanço da den-gue. O prefeito EduardoPaes inaugurou, na sexta-feira, os últimos seis polosde atendimento para adoença, totalizando 30 nacidade, sendo dez deles comfuncionamento 24 horas.No entanto, apesar do pla-no, o mosquito Aedes Ae-gypti não tem dado trégua.

O número de casos dedengue notificados este anoé superior ao registrado nomesmo período do ano pas-sado. Nas dez primeiras se-manas de 2012, foram11.913 casos notificados.Ou seja, 909 a mais que em2011, quando nesta mesmaépoca o Rio contabilizava11.004 casos da doença.

O dado animador é que,até agora, o Rio só registrouuma morte, a de um meni-no de 9 anos que moravaem Campo Grande, na zo-na oeste. No ano passado,

até março, foram sete óbi-tos. No entanto, o períodomais crítico ainda está porvir. Os meses com maior in-cidência de casos de den-

gue são abril e maio. “É quando precisamos

ter disponível para a popu-lação a estrutura máximaque foi planejada. Apesar

do enorme número de ca-sos na cidade, a gente vemtrabalhando com menormortalidade. Estamos nosesforçando para manter es-

sa conquista e chegar noinício de junho, quando co-meça o período de quedado número de casos, comum resultado positivo nosentido de diminuir o nú-mero de mortes na cida-de”, explicou o secretáriomunicipal de Saúde e Defe-sa Civil, Hans Dohmann.

Os últimos seis polos ex-clusivos para o atendimentoda doença inaugurados nacidade ficam na PoliclínicaPiquet Carneiro, da Univer-sidade do Estado do Rio deJaneiro (Uerj), no bairro SãoFrancisco Xavier; no Quarteldos Bombeiros do Méier; noHospital Municipal Louren-ço Jorge, na Barra da Tijuca;no Centro Municipal de

Saúde Waldyr Franco, emBangu; na Policlínica CarlosAlberto Nascimento, emCampo Grande; e na Clínicada Família Lourenço de Mel-lo, em Paciência.

Destes, os três primeirosvão funcionar 24 horas. Osoutros atenderão das 8h às20h. O primeiro polo da ci-dade foi inaugurado em no-vembro. A relação das uni-dades, com os respectivosendereços, está no site daprefeitura, na página da se-cretaria: www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

Risco presenteO prefeito Eduardo Paesadmitiu que a cidade aindavive o risco de uma epide-mia de dengue.

“Continuamos com a cer-teza de uma epidemia. Tra-dicionalmente, março, abrile maio são os meses maiscríticos. Não acabou nada, orisco está aí cada vez maispresente”, enfatizou.

METRO RIO

Polo inaugurado sexta-feira no bairro São Francisco Xavier terá atendimento 24 horas

BETH SANTOS/DIVULGAÇÃO

68,5%dos casos de denguenotificados no Rio neste ano foram do vírus tipo 4.

Esposa de FB é presa POLÍCIA. A esposa do trafi-cante Fabiano Atanásio, oFB, foi presa ontem, den-tro de um salão de beleza,em um shopping na Barrada Tijuca. De acordo coma Polícia Civil, contra elahavia um mandado de pri-são temporário pelos cri-mes de lavagem de dinhei-ro e associação ao tráficode drogas. FB, preso em ja-neiro, é apontado comoex-líder do tráfico na VilaCruzeiro. METRO RIO

Comissão paraa visita do PapaJULHO DE 2013. O governofederal criou uma comis-

são especial para que se-jam adotadas todas as me-didas necessárias sobre avisita do pontífice, que vi-sitará o Rio no período de23 a 28 de julho do anoque vem, quando partici-pará da Jornada Mundialda Juventude. METRO RIO

Rio faz acordocom a FrançaESPORTE. Essa semana seráassinado o protocolo de in-tenção na área de coopera-ção técnico-esportiva doRio com o governo fran-cês. A parceria se daráatravés da troca de infor-mações pelo envio de téc-nicos, intercâmbio de atle-tas e pela organização deeventos nos dois países. Oprograma será avaliado noseu decorrer e tem valida-de até os Jogos Olímpicosde 2016, no Rio, podendoser renovado. METRO RIO

Breves

O carro dirigido pelo filho de Eike Batista após o acidente

NICSON OLIVIER/FOLHAPRESS

Page 4: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

04 rio

Bibliotecavolante GRATUITO. A Biblioteca Vo-lante João Antônio percor-rerá a zona norte e oesteesta semana, sempre das10h às 14h. Hoje, estaráno Jabour (rua Raul Azeve-do, 70); amanhã, em Ca-valcanti (rua HerculanoPena, próximo ao PAM);quarta-feira, em Ricardode Albuquerque (praçaCláudio de Souza); e, quin-ta-feira, em Acari (praçaPadre Portugal). Os livrosdevem ser devolvidos noprazo de 14 dias, quando abiblioteca retornar ao bair-ro. Ou ainda pelo Correioou diretamente na sede dabiblioteca volante, na ave-nida Monsenhor Félix,512, em Irajá. METRO RIO

MangueiraturísticaPROJETO. A Mangueira vaireceber o projeto pilotoque vai formar jovens pa-ra serem guias turísticosdas áreas onde vivem. Se-gundo uma das coordena-doras do projeto, Claudiade Luca, o objetivo é levarcursos para até 300 jovenscom idades entre 12 e 22anos, que residam nomorro da Mangueira, oque significa atingir até2% da população local.

METRO RIO

Vencimentodo IPVAPLACA COM FINAL 3. Hoje éo último dia para paga-mento em cota única doimposto para quem possuiveículo com final de placa3. Carros com final 4 têmaté quarta-feira. METRO RIO

Breves

Segundo o Clube de Direto-res Lojistas do Rio de Janei-ro, nesta Páscoa, 54,5% doscomerciantes apostam noaumento das vendas em re-lação ao ano passado. Aprojeção do CDL é de que oaumento chegue a 9%.

Para Aldo Gonçalves,presidente do CDL, a dataestá se transformando. “Ocomércio está apostandona Páscoa como um novofilão, oferecendo outrosprodutos como bichos depelúcia, brinquedos, car-tões criativos e kits”, acre-dita Aldo.

A estratégia agora écriar alternativas para os

ovos de chocolate. “Já vi-mos que a maioria daspessoas que compram emloja de rua quer algo dife-rente do ovo. Aqui traba-lhamos com cesta, caixade bombom e lembranci-nhas”, afirma Kátia Melo,dona do Doçura Carioca,no Centro. A lojista afirmaque nesta época do anocostuma ter um aumentode 30% nas vendas.

Já o consumidor tam-bém está exigente. A culi-narista Andreia Xavier con-ta que suas filhas Pérola eCristal, gêmeas de 7 anos,preferem caixa de bom-bom a ovo de Páscoa. “Elas

falam que ovo só tem em-balagem. A caixinha é quetem chocolate. Ficam atécontando quantas gramastem em cada e o preço”,afirma Andreia.

O estudante Danilo Jar-dim, 21 anos, diz que pre-fere dar barras de chocola-te para os amigos. “Na fa-culdade estamos fazendoum amigo oculto. Mas seformos contar cada amigooculto para o qual compra-mos ovos e todos os que ga-nhamos, não tem bolso efome que resistam. Por is-so, preferimos a troca debarras”, pondera Danilo.

METRO RIO

Clube de Diretores Lojistas prevê aumento em relação ao ano passado Os tradicionais ovos de chocolatealavancam venda de produtos, como bichos de pelúcia e cartões 51,5% dos lojistas variaram seus produtos

R$ 140é o preço médio depresentes por pessoaprevisto pelo Clube deDiretores Lojistas doRio de Janeiro. Aindasegundo a pesquisa,metade dos comer-ciantes deve contratartemporariamente etambém pretende au-mentar a variedade demercadorias.

FOTOS BRUNA PRADO / METRO RIO

Gêmeas preferem caixa de bombom a ovo de páscoa Maioria dos lojistas busca diversificar produtos nesta época

PM convocaconcursados

Páscoa diversificada comvendas aquecidas em 9%

A Polícia Militar do Rio deJaneiro vai convocar 4 milaprovados no concurso de2010 para ingressar no Cur-so de Formação de Soldadosda PM. Ao todo serão convo-cados 3,5 mil homens e 500mulheres. A previsão é deque, a partir de maio, a cadamês, até dezembro, 500 no-vos aprovados sejam convo-cados, segundo informaçõesdo chefe do Centro de Re-crutamento e Seleção dePraças, tenente-coronel Ro-berto Vianna.

Atualmente, a corpora-ção conta com 43,175 poli-ciais. Com as novas aquisi-ções esse número subirá atéo final de 2012 para 51,175.Um aumento de 18,5%.

A meta é chegar em 2016

com 60 mil policiais. Umpercentual quase 40% maiordo que o atual. Em compa-ração com 2007, cinco anosatrás, o efetivo aumentouem 24%. O número de poli-ciais militares nesse ano erade 37,950. Para a folha depagamento deste ano, o im-pacto previsto é de R$ 26milhões. Em 2013, o impac-to vai a R$ 112 milhões e,em 2014, passa para R$ 125milhões, impacto de R$ 250milhões no orçamento daPolícia Militar. METRO RIO

TAM e Air Francesão condenadasA 18ª Câmara Cível do Tri-bunal de Justiça do Rio deJaneiro (TJ-RJ) condenou asempresas aéreas TAM e AirFrance a pagar indenizaçãono valor de R$ 10.383,54 auma passageira que teve asmalas extraviadas em via-gem internacional.

A autora do processo, se-gundo a ação, comprou aspassagens nas companhiaspara passar as festas de fimde ano com a família domarido que mora em Viena,na Áustria, e em Lyon, naFrança. O voo teria atrasadoe perdido a conexão, che-gando fora do horário esti-pulado em Viena quando apassageira soube que todasua bagagem tinha sido ex-traviada. Inclusive os pre-

sentes de Natal. A passagei-ra só conseguiu recuperaros pertences quando já ha-via retornado ao Brasil.

As empresas foram con-denadas em primeira ins-tância a pagar R$ 5 mil, po-rém, a autora recorreu e odesembargador Heleno Ri-beiro Pereira Nunes aumen-tou o valor da indenizaçãopara pouco mais de R$ 10mil. A Air France afirmaque vai cumprir o que foidecidido, já a TAM se defen-deu no processo dizendoque “não pode ser responsa-bilizada pelos ocorridos,pois não participou da via-gem”. A decisão foi divulga-da pelo TJ-RJ na sexta-feira eainda cabe recurso.

METRO RIO

4 mil é o número deaprovados que se-

rão convocados nestemês. Até o final doano, mais 4 mil futurosPMs serão chamados.

Page 5: metro rio, news, brasil, portugues

As estradas mineiras fo-ram, mais uma vez, palcode acidentes e tragédias nofim de semana. Pelo menos23 pessoas perderam a vidanas rodovias que cortam oEstado em apenas dois dias.

A mais grave das bati-das ocorreu no sábado,quando 15 pessoas morre-ram em um acidente en-volvendo um ônibus. Ou-tras duas pessoas morre-ram na BR-262, em Luz, notombamento de um ôni-bus. Mais dois morreramnuma batida na BR-135,

em Córrego do Leitão.Dois motociclistas morre-ram, um na BR-381 e ou-tro no Anel Rodoviário.

Já no domingo, um ca-minhoneiro morreu apósbater em uma árvore naBR-381, no sul de Minas.No início da noite, um ho-mem morreu após umacolisão frontal entre doisautomóveis na BR 381, emSão Gonçalo do Rio Abai-xo. O homem que faleceuera um dos condutoresdos veículos.

METRO BH

Um projeto de lei federalquer tornar secretas as in-vestigações de acidentesaéreos conduzidas pelo Ce-nipa, órgão da Aeronáuticaresponsável pela apuraçãodas ocorrências no país.

A medida visa impedirque detalhes da apuraçãosejam usados na Justica pe-la polícia ou pelo Ministé-rio Público em processoscriminais ou inquéritoscontra os suspeitos de cau-dar os acidentes.

O texto já está na Câma-ra à espera de votação. Umdos responsáveis pelo pro-jeto, o deputado VanderleiMacris (PSDB), disse ao jor-nal “Folha de S.Paulo” quea votação deve ocorrer ain-

da neste semestre.De acordo com o Cenipa,

o objetivo das apurações édescobrir quais os elemen-tos que levaram aos aciden-tes e como previní-los, enão punir eventuais res-ponsáveis criminalmente.

Para a Aeronáutica,achar os culpados é serviçoda polícia e para isso há ainvestigação policial, con-duzida separadamente.

O projeto de lei já causapolêmica. Críticos da medi-da e parentes de vítimas dedesastres acreditam que seela for aprovada, a impuni-dade aumentará, o traba-lho da polícia será limitadoe as chance de encontrarculpados será ainda menor.

A lei permitirá que aAeronáutica não forneça aanálise da caixa preta às au-toridades policiais. A políciaterá que fazer sua própriaanálise sobre o caso, mes-mo sem ter treinamento pa-

ra isso. A Aeronáutica man-dará também terá poder dedecisão sobre a cena do aci-dente, podendo barrar au-toridades ou vetar a retira-da de destroços.

METRO

Apurações de acidentes, como o do avião da TAM, podem não ser mais divulgadas

MASTRÂNGELO REINO/FOLHAPRESS

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

05brasil

Apuração de acidentepode ser sigilosa

Projeto de lei que está na Câmaratorna investigações de desastres aéreosconduzidas pelo Cenipa secretas

Acidentes matam 23nas estradas de MG

Ônibus ficou completamente destruído

ANDRÉ FOSSATI/O TEMPO/FUTURA PRESS

Page 6: metro rio, news, brasil, portugues

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

06 economia

Encarecimento ocorre após limitação a cinco tarifasAumento médio foi de 20%, segundo a Proteste

Anuidade decartão de créditosobe até 270%

Comprar um carro zeroquilômetro ficou mais caroem fevereiro, segundo pes-quisa daAgênciaAu-

toInforme. O Preço de Ver-dade dos veículos novos –índice que representa o

preço realmente pra-ticado no mercado –

subiu 0,24%. Esta

foi a segunda alta do ano,totalizando uma elevaçãode 0,28% em 2012.

Apesar do aumento,grande parte dos consumi-dores vai encontrar preços

mais baratos, já que amaioria das marcas queaumentou os preços sãode importados de luxopouco comuns no merca-do brasileiro.

Entre as quatro prin-cipais montadoras

que atuam no país, apenasa Volkswagen subiu os pre-ços. A alta foi de 1,05%,bem acima da média dasconcorrentes Ford (quedade 1,49%), General Motors(- 0,69%) e Fiat (- 0,17%).

As fabricantes que mais

reduziram os preços tam-bém são vistas com poucafrequência pelas ruas: amaior queda foi praticadapela Lexus (-5,36%), segui-da pela Troller (-4,81%) eBMW (-2,44%).

METRO COM AGÊNCIAS

Preço do carro zero quilômetro aumenta

A padronização e a limita-ção do número de tarifasque podem ser cobradasestá fazendo o consumidorpagar mais caro pela anui-dade do cartão do crédito.Em média, a alta atinge20%, mas chega a 270% nocaso do cartão AmericanExpress Blue na compara-ção entre os valores cobra-dos em 2010 e 2011, se-gundo a Proteste Associa-ção de Consumidores.

Das 75 anuidades ava-liadas, apenas dez não al-teraram o valor cobrado.O Proteste considera aprática abusiva e enviouum ofício à Casa Civil eao Departamento de Pro-teção e Defesa do Consu-midor ressaltando que oencarecimento da anui-dade é mais um proble-ma para os clientes, que

já se submetem a taxasde juros muito altas namodalidade.

A pesquisa tambémconstatou que antes da pa-

dronização das tarifas ha-via mais cartões com anui-dade gratuita do que ago-ra. As instituições finan-ceiras usavam a anuidadezero como um chamarizpara o consumidor, e com-pensavam essa “perda dereceita” com a cobrançade outros serviços.

A entidade recomendater atenção à data de reno-vação da anuidade e nego-ciar com a administradoraa redução dos valores co-brados e até a isenção, in-formando que caso con-trário será feito o cancela-mento. É importante com-parar as condições oferta-das por bancos concorren-tes e avaliar se vale a penapagar mais para ter car-tões diferenciados, comoo internacional.

METRO

Antes da padronização das tarifas

havia mais cartões com anuidade gratuita

ALESSANDRO SHINODA/FOLHAPRESS

Comparativo das anuidades

Fonte: Proteste

Banco % aumentoDemais anuidades

270,37%

166,67%

81,82%

131,58%

88,89%

60%

50%

Bradesco

Santander

Santander

Ibi

HSBC

Itaucard

Banrisul

Cartão

American Express Blue

Reward

Flex Nacional

Ibicard Gold

Platinum Visa

Internacional

Banrisul Gold

Ano 2011Demais anuidades

100,00

120,00

132,00

340,00

144,00

180,00

Ano 20111ª anuidade

100,00

160,00

60,00

132,00

0

72,00

180,00

Ano 2010Demais anuidades

27,00

66,00

57,00

180,00

90,00

120,00

Ano 20101ª anuidade

27,00

60,00

66,00

57,00

0,00

45,00

60,00

86,6%AUMENTARAM A ANUIDADE

Generalizado

Quase todos os cartões pes-quisados elevaram o valorda anuidade. A Protesteavaliou 75 cartões.

5tarifas poderão ser co-bradas: anuidade,emissão de 2ª via, sa-ques em dinheiro, pa-gamento de contas epedido de aumentoemergencial de limitede crédito.

Page 7: metro rio, news, brasil, portugues

Beduínos egípcios seques-traram duas turistas brasi-leiras e um guia local on-tem na Península do Sinai.As viajantes Sara Lima e Zé-lia Magalhães de Melo esta-vam voltando de uma visi-ta ao mosteiro histórico deSanta Catarina.

De acordo com fontescitadas pela agência oficialegípcia Mena, as turistasbrasileiras e o guia egípcioforam libertados após umamediação dos líderes dastribos beduínas da região.As mesmas fontes afirma-ram que a libertação acon-teceu sem que qualquerexigência dos sequestrado-res fosse feita.

Um dos criminosos res-ponsável pelo sequestro se-ria o pai de um homemcondenado por tráfico dedrogas e armas, e esperariaobter a libertação do filhoem troca das reféns.

Segundo uma fonte po-licial informou à agênciade notícias France Presse,dois beduínos armadospararam o ônibus que es-tava com 45 turistas brasi-leiros e sequestraram otrio e fugiram para asmontanhas.

À Rádio Bandeirantes, oembaixador do Brasil nopaís, Marco Antônio Bran-dão, explicou que os beduí-nos esperavam conseguir alibertação de presos emtroca das turistas.

Segundo ele, não aconte-ceu nada com os outrosbrasileiros que estavam noônibus, eles estão em boascondições.

Depois do sequestro on-tem, o grupo recebeu escol-ta das Forças Armadas egíp-cias para voltar para o ho-tel onde estavam hospeda-dos. METRO

Turistas do Brasilsão sequestradaspor beduínos

Duas brasileiras que viajavampela Península do Sinai, no Egito, foram capturadas A dupla foilibertada depois de negociação

STRINGER/REUTERS

Atentado explode prédios residenciaisPelo menos duas pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas após a explosão deum carro bomba na cidade de Aleppo, na Síria, que atingiu dois prédios residen-ciais. De acordo com o meio do regime sírio, as vítimas fatais são uma mulher e umagente de segurança, enquanto entre os feridos estão civis e policiais. Segundo aONU, a violência na Síria já fez mais de 8 mil vítimas.

Síria

Ataque aconteceu um dia após duplo atentado na capital, Damasco, com 27 mortos

A pouco habitada regiãodo Sinai abriga a maioriados resorts egícpios, masgrande parte da sua po-pulação é composta porbeduínos pobres. A situa-ção piorou desde a revol-ta que derrubou o ditadorHosni Mubarak (foto), emfevereiro do ano passado.Ataques a delegacias depolícia e explosões deoleodutos que levam gásao vizinho Israel se torna-

ram comuns desde então. As investidas contra tu-ristas também se torna-ram mais comuns. Nomês passado, beduínossequestraram três turis-tas sul-coreanos na mes-ma região, pouco depoisde um crime similar con-tra duas americanas eum guia egípcio. Os tu-ristas e o guia foram li-bertados rapidamente esem ferimentos. METRO

Ex-pastor é eleitopresidentealemãoParlamentares alemães ele-geram Joachim Gauck (fo-to), um ex-pastor luteranoe ativista de direitos huma-nos da Alemanha Orientalcomunista, como novo pre-sidente alemão.

Gauck, que contou como apoio da maioria dos par-tidos, teve a indicação apro-vada por 991 votos de 1.232integrantes da AssembleiaFederal, composta por to-dos os deputados do Parla-mento e representantes dos16 estados alemães. “Vocêselegeram um presidenteque não pode pensar sem aideia de liberdade”, discur-sou Gauck, após a vitória.

Apesar da vitória tran-quila, o novo presidente te-rá de ganhar a confiança dachanceler Angela Merkel. Achefe de estado alemã relu-tou em aceitar a sua indica-ção ao cargo, que era ocupa-do pelo seu aliado políticoChristian Wulff. O anteces-sor de Gauck teve de re-nunciar no último dia 17de fevereiro devido a de-núncias de participação emum escândalo financeiro. Asua saída foi consideradauma derrota do governo deAngela Merkel. METRO

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012 mundo 07

Protestos contra Putin são reprimidos no país

KONSTANTIN KOUTSYLLO/REUTERS

Rússiaprende 100opositoresA polícia russa prendeu on-tem pelo menos cem mani-festantes em dois protestoscontra o primeiro-ministroVladimir Putin, vencedordas eleições para a presi-dência no início do mês.

Uma das passeatas foirealizada em frente à torreda televisão estatal, emMoscou. A emissora exibiuum documentário acusan-do os opositores de contra-tar manifestantes. METRO

Cairo

Península

do Sinai

EGITO

SUDÃO

ISRAEL

Mar Mediterrâneo

LÍBANO

LÍBIA

Localização

Península do Sinai fica pró-xima à fronteira com Israel.

Região do Sinai ficou mais violenta após queda de Mubarak

Page 8: metro rio, news, brasil, portugues

Durante uma manhã intei-ra, um gari de rua da cida-de de Ordos remove literal-mente uma mão de sujeira.“São 15h e eu encontreiapenas duas bitucas de ci-garro e um folheto comer-cial”, conta Bao Bao, quetrabalha na limpeza da ci-dade. Ele veio de Sichuan,onde era funcionário deuma fábrica de sapatos quelhe pagava um salário me-nor do que o atual e menosbenefícios.

No distrito de Kangba-shi,na cidade de Ordos, as ruasestão sempre às moscas e oscomplexos habitacionaissão vazios. O bairro ultramo-derno foi projetado paraabrigar 1 milhão de pessoas,mas ninguém vive por lá.

A “cidade-fantasma” ficano interior da Mongólia,uma região autônoma daChina onde os empresáriosestão ganhando bilhões deiuanes com a indústria deminério de carvão. Procu-rando algo para investir odinheiro, os novos-ricos deOrdos foram convidados ainvestir de forma local – econstruir Kangbashi comuma cidade nova em folha.

Como consequência, a

classe investiu a sua riquezaem empréstimos privadoscom altas taxas de juros,proporcionando monta-nhas de dinheiro a promo-tores imobiliários comquem nenhum banco esta-tal aceitaria fazer negócio.

No entanto, o governochinês proibiu os cidadãosde comprar mais de duas re-sidências, uma medida pen-sada para evitar a especula-ção imobiliária no país. Oresultado é visível: váriasáreas residenciais, mas ne-nhum cliente que possacomprá-las.

As autoridades locais es-tão fazendo de tudo paratentar atrair famílias ao lo-cal. Uma das ações foi en-viar os melhores professo-res para Ordos. “Mas o paisnão vêm. Eles apenas envia-ram os seus filhos para mo-rar aqui”, conta Qing Li-ming, uma professora de in-glês recém-contratada. Elaaproveitou para fazer seupróprio negócio. “Pago alu-guel de 50 mil iuanes (R$ 14mil) por ano ao dono da mi-nha casa, mas cobro 1,7 miliuanes (R$ 500) por mês decada uma das 23 criançasque tenho aqui”. Qing tem

um lucro de quase 400 miliuanes (R$ 115 mil) por anoutilizando sua casa vazia co-mo alojamento.

Caminhando por ruasque têm o estilo de Holly-wood, agentes imobiliáriospedem que não sejam tira-das fotos. “Copiamos o de-sign de um arquiteto oci-dental, mas mesmo assimnão conseguimos atrairclientes”, reclama um deles.

“Mas se você pagar em di-nheiro, posso te dar 50% dedesconto...”, arrisca.

Apesar da inspiração oci-dental, Ordos possui um artipicamente autoritário quenão é muito atrativo: o edifí-cio do jornal local e o depar-tamento de propaganda fi-cam em frente à sede do go-verno, junto com algumasestátuas do guerreiro mon-gol Genghis Khan.

Bem-vindo a Ordos,a ‘cidade-fantasma’ da China

Os jornais chinesesadoram fazer piadascom a fama de “cida-de-fantasma” que Or-dos adquiriu.

A maioria dos jor-nais locais destaca astentativas desespera-das dos agentes imobi-liários de fugir dos bi-lionários do carvãoque estão pedindo oseu dinheiro de volta.

A mídia local contaque muitos devedoresdirigem bêbados emfrente a delegacias depolícia de propósito.

O objetivo é passaralguns dias atrás dasgrades para ficar lon-ge dos credores.

Alguns chegaram adeixar a região de Or-dos e outros até se sui-cidaram.

Em pleno deserto de Gobi, arranha-céus no melhor estilo de Dubai criam um belo cenário No entanto, a deslumbrante cidade de Ordos é estranhamente vazia O Metro visitou a metrópole abandonada,

que foi construída para abrigar 1 milhão de pessoas

Não há carros ou pedestres nas largas avenidas de Ordos

Gari de rua em Ordos: pouco trabalho

Agentes de Ordos se refugiam na cadeia

“O governo quer que as pessoas morem nesta cidade. Mas por que eu deveria fazer isso? Não há empregos, não hánegócios, apenas autoridades dirigindo carros caríssimos.”TAXISTA ANÔNIMO NO DISTRITO DE KANGBASHI, EM ORDOS

www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

08 mundo

TEXTO E FOTOS: JORDAN POUILLE

Conjuntos habitacionais estão prontos, mas vazios

Page 9: metro rio, news, brasil, portugues

BRARJ_2012-03-19_9.qxp:BRAZIL 3/18/12 5:09 PM Page 2

Page 10: metro rio, news, brasil, portugues

‘Blues’ de Scorseseagora em DVD

Há nove anos, Martin Scor-sese lançou o que consideraseu maior trabalho comoprodutor: a série de docu-mentários “The Blues”, emDVD, que acaba de chegarao mercado brasileiro. Emsete filmes, seu gênero mu-sical favorito é esmiuçado.

A abertura, “Feel LikeGoing Home”, tem assinatu-ra dele próprio. Sua câmeraacompanha Corey Harrisem uma viagem do Missis-sippi ao oeste da África parao encontro com artistas queunam blues a ritmos locais.

Em “The Soul of a Man”,o alemão Wim Wenders se-gue Skip James, Blind Wil-lie Johnson e J.B. Lenoir eexibe imagens raras dos ar-tistas. “The Road to Memp-his”, de Richard Pearce,

conta a trajetória de B.B.King, enquanto “Warmingby the Devil’s Fire”, deCharles Burnett, explica ainfluência do gospel noblues. No caminho oposto,Marc Levin explora, em“Godfathers and Sons”, arelação entre o gênero e onovo hip hop americano.

“Red, White and Blues”,de Mike Figgis, cruza ooceano e conversa com EricClapton e Tom Jones sobreo blues na Inglaterra. O pa-cote é encerrado com “Pia-no Blues”, em que Clint Eas-twood, além de dirigir, tocapiano com artistas comoRay Charles e Jay McShann.

Série de sete filmes tem Clint Eastwood e Wim Wenders, entre outros, na direção

Clint Eastwood e Ray Charles em “Piano Blues”

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Os títulos

A série “The Blues”

(preço sugerido:

R$ 96,90) tem os

seguintes longas:

“Feel Like Going Home”

dir.: Martin Scorsese“The Soul of a Man”

dir.: Wim Wenders“The Road to Memphis”

dir.: Richard Pearce“Warming by the

Devil’s Fire”

dir.: Charles Burnett“Godfathers and Sons”

dir.: Marc Levin“Red, White

and Blues”

dir.: Mike Figgis“Piano Blues”

dir.: Clint Eastwood

RAQUEL PAULINOMETRO SÃO PAULO

2cultura

cultura10 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

Hora do almoço

Sandra de Sáfaz show amanhã, às12h30, no Centro Cul-tural Light (av. Mare-chal Floriano, 168,Centro. Tel.: 2211-4420. Ingresso: R$ 5),abrindo a nova tem-porada do projeto“Terças CulturaisLight", que terá aindaYahoo (3 de abril);Danni Carlos (17 deabril); e Eduardo Dus-sek (8 de maio).

DIVULGAÇÃO

A guerra na galáxia come-çou e uma antiga raça dealienígenas, conhecida co-mo Reapers, invadiu o pla-neta, deixando rastros dedestruição por onde passa.Esse é o roteiro inicial de“Mass Effect 3”, game queencerra a série de ação eque já está nas lojas de to-do o país.

Na versão brasileira háum pacote de extras exclu-sivo para download emterritório nacional: o N7Warfare Gear, contendo oN7 Valkyrie Rifle e o N7Defender Armor.

O primeiro é um rifleque dispara dois tiros porvez, com precisão mortalpara deter os inimigos.

Já o segundo serve co-mo proteção, e com ele épossível sobreviver àsmais intensas batalhas e

resistir a qualquer fogocruzado.

Ele também traz célulasde energia embutidas parao fornecimento de forçaadicional em caso deemergência.

Quem determina os ru-mos da aventura de “MassEffect 3” é o jogador prin-cipal, na pele do Coman-dante Shepard.

Como essa edição é a

primeira com multiplayer,o líder poderá contar coma cobertura de soldadosaliados.

O fracasso leva à extin-ção da raça humana – edesta vez não adianta que-rer adiar a salvação, poisnão haverá continuação.

RAQUEL PAULINOMETRO SÃO PAULO

Fim do game ‘Mass Effect’chega ao mercado brasileiro

O pacote de extraspara o Brasil tem conteúdo exclusivo paradownload

O adeus definitivoa Jack BauerO personagem que du-rante oito temporadasfez parte da vida de Kie-fer Sutherland finalmen-te ficou para trás. O atorvolta à TV na noite de ho-je, em estreia mundial,com a série “Touch”.

Dividida em 13 episó-dios de uma hora, a atra-ção tem como protago-nistas Martim (Suther-land) e seu filho de 11anos, Jake (David Ma-zouz).

Em toda a vida, o ga-roto nunca pronunciouuma palavra e sua rela-ção com o pai é proble-mática. A ligação entreos dois começa a mudarquando Martim desco-bre o dom especial deJake: apegado a núme-ros, ele é capaz de iden-tificar padrões ocultosque interconectam a vi-da de todas as pessoaspelo mundo.

Cercada de mistériosque envolvem ciência,emoção e espiritualida-de, “Touch” teve apenaso episódio piloto exibidonos EUA. A prévia bastoupara a crítica, que se ras-

gou em elogios à trama eà performance de Sut-herland.

No Brasil, a série irá aoar todas as segundas-fei-ras, no canal pago Fox, às22h. METRO

Frame do jogo“Mass Effect 3”

David Mazouz e Sutherland

Page 11: metro rio, news, brasil, portugues

DIVULGAÇÃO

Terceiro volume da HQ baseadaem obra do mestre Stephen Kingtraz ilustrações de Lee e Isanove“Traição – A Torre NegraHQ, Vol. 3” (Suma de Le-tras, tradução de EduardoTanaka, 152 páginas, R$59,90) é um deleite paraos olhos, especialmentedaqueles apaixonados pe-la obra do escritor norte-americano Stephen King.

As ilustrações do tercei-ro volume dos quadrinhosadaptados da série de li-vros “A Torre Negra”, deKing, são assinadas peladupla Jae Lee e RichardIsanove, que também de-senharam edições de fe-nômenos pop como “Ho-mem-Aranha” e “X-Men”,respectivamente.

Coube a Peter David (de

“O Incrível Hulk) escrevero roteiro.

Na trama, que mesclaterror, faroeste e ficçãocientífica, o jovem pisto-leiro Deschain é atormen-tado por visões geradaspela Toranja de Merlin, es-fera que consegue prevero futuro.

A edição ilustrada daobra, que Stephen Kingcomeçou a escrever aindaem 1970, quando tinhaapenas 19 anos, mantém aoriginalidade do trabalhodo escritor, que supervi-sionou pessoalmente arealização da série de his-tórias em quadrinhos.

METRO RIO

cultura 11www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

Stephen King supervisionou o trabalho dos desenhistas

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Série original, de King, deve ser adaptada para o cinema

Terror e faroesteunidos em ‘Traição’

Page 12: metro rio, news, brasil, portugues

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Web Para falar com a redação: [email protected]

Leitor fala

Pergunta

MetrôEsse impasse da linha 4 do metrô deixatodos os usuários do sistema muitoapreensivos. Trabalho na Gávea e morona Barra da Tijuca. Seria extremamenteimportante e facilitador para mim etantos outros moradores do bairro quehouvesse uma estação na Gávea. Com ouso do metrô, eu poderia reduzirminha viagem diária em quase umahora. Se eu tiver que ir à Ipanema paravoltar para a Gávea de ônibus não vaifuncionar. Espero que as autoridadesreconsiderem esse traçado e a localiza-ção das estações.Rosa Silva Gomes – Rio de Janeiro, RJ

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metro

Governo volta atrás, nova-mente, e estádios da Copaterão venda de bebida alcoó-lica. Você é contra ou a favor?

@anderson35: Acho que podemvender bebida, sim. As pessoas é quedevem ter consciência do quanto dápara beber sem perder o juízo.

@far_silva: Não dá para misturarpaixão do futebol e álcool.

@fabianolopes: Sempre commoderação, dá sim.

Vazamento de óleoÉ incrível que a empresa norte-ameri-cana Chevron já tenha sido autuada pela12a vez após novo vazamento de óleo nabacia de Campos. As leis brasileiras de-veriam ser mais duras quando se tratade questão ambiental. O dano do derra-mamento de óleo na bacia pode ser irre-parável para diversas gerações. E o maisincrível é que, apesar de ter sido mul-tada, a empresa ainda não desenbolsounenhum centavo. Assim é fácil: retiram onosso ‘ouro negro’, acabam com o meioambiente e não têm que arcar financei-ramente com nada. Talvez, daqui a al-guns anos, no rastejar da Justiça.Marcelo Esteves – Rio de Janeiro, RJ

por FariniOs invasores

Áries (21/3 a 20/4)Pare de pensar bobagens, alguns objetivos da sua vida po-dem ser individualista demais e poderão dar boas dores decabeça para você materializar sozinha.Touro (21/4 a 20/5)Dia de progressos materiais e novas ideias para resolverquestões que ainda estejam pendentes da maneira mais cor-reta possível. Respeite as normas e as leis.Gêmeos (21/5 a 20/6)Dificuldades em se adaptar a situações que exijam demais devocê, principalmente as que envolvam autoridades. Tente re-laxar e deixar as coisas fluírem.Câncer (21/6 a 22/7)Necessidade de mudanças diante da dificuldade em se man-ter na linha. Vai ser preciso ganhar mais grana e isso podeexigir novas atividades mais criativas.

Leão (23/7 a 22/8)Dia de retirada estratégica para cuidar um pouco mais de si erespeitar determinações superiores. Será muito importantedar atenção a normas e leis em vigor.Virgem (23/8 a 22/9)Boa vontade para mudar ou para implementar novas ideaisaparentemente de sucesso, mas que podem não ser total-mente aprovadas pelas pessoas ou por autoridades.Libra (23/9 a 22/10)Ganhos e vantagens através de atitudes e posicionamentoscorretos. Conte com o apoio de chefes e autoridades paragarantir que a sua dedicação lhe dê retorno.Escorpião (23/10 a 21/11)Dia de ficar na moita e esperar o tempo passar para que no-vas oportunidades cheguem até você. Algumas limitaçõespodem acabar sendo benéficas.

Sagitário (22/11 a 21/12)Compromisso e seriedade nas relações com as pessoas ao seuredor. Tendência a exagerar na hora de demonstrar o quantovocê aprecia e respeita os outros.Capricórnio (22/12 a 20/1)Hoje não é dia de vacilar com distrações e assuntos que não es-tejam no foco dos seus interesses pessoais. Bom dia para na-morar e se divertir com o seu amor. Aquário (21/1 a 19/2)Mantenha-se firme em seus ideias e objetivos. A perseverançanos seus propósitos pode acabar trazendo frutos positivos pa-ra os seus esforços pessoais.Peixes (20/2 a 20/3)Forte apego emocional a certas pessoas, coisas ou situaçõespoderá influenciar fortemente as suas decisões. Algumas delaspodem acabar parecendo algo irracional.

variedades12 www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

Horóscopo Está escrito nas estrelas www.estrelaguia.com.br

Cruzadas

Sudoku

MARCOS SILVESTRE

Na ponta

do lápis

Prof. Marcos Silvestre é Economista com MBA em Finanças e Controladoria pelaUniversidade de São Paulo. Há 21 anos atua como educador e planejador financeiroespecializado. Idealizou na UNICAMP o PROF® Programa de Reeducação e Orienta-ção Financeira. É fundador da SOBREDinheiro® Sociedade Brasileira de Estudos so-bre Dinheiro e autor dos bestsellers 12 Meses para Enriquecer – O Plano da Virada eInvestimentos à Prova de Crise. Dirige o site www.oplanodavirada.com.br e apre-senta a coluna diária e o programa semanal Na Ponta do Lápis na BandNews FM.

Renato adora assistir a bons filmes e desejacomprar uma TV HD 3D 50 polegadas paraver seus títulos prediletos em casa, comose estivesse numa sala de cinema. Ele co-

nhece exatamente as características do aparelhoque deseja comprar, porque já pesquisou na in-ternet. Na maior parte das lojas, a TV cobiçadaestá anunciada por 12 parcelas de R$ 399,90 (is-so dá um total arredondado de R$ 4.800,00).

Mas Renato não gosta de fazer dívida e sabeesperar pelo melhor negócio. Ao invés de com-prar a TV parcelada, ele se propõe a aplicar du-rante 12 meses R$ 350,00 mensais na Cadernetade Poupança. No total, desembolsará 12 “mensa-lidades” de R$ 350,00 = R$ 4.200,00. Como aaplicação renderá juros (aproximados) de R$120,00 nestes 12 meses, ao final de um ano, Re-nato terá R$ 4.320,00.

Pesquisando, então, nas lojas, ele encontra oaparelho que deseja, última peça (mas na caixa ecom nota fiscal), com desconto de 10% à vista.De R$ 4.800,00 o aparelho sai pelo preço final deR$ 4.320,00, igual ao valor que Renato haviaacumulado, e, portanto, R$ 480,00 ou 10% a me-nos que o preço inicial.

Com seu bom planejamento financeiro, Rena-to conseguiu multiplicar seu dinheiro: embol-sou R$ 120,00 com juros ganhos na Poupançaem menos de um ano, e economizou R$ 480,00com o desconto na compra à vista: um ganho to-tal de R$ 600,00. Este dinheiro extra que Renatosalvou no orçamento lhe permitiu comprar tam-bém um aparelho de DVD/Bluray para comple-mentar seu “cinema em casa”.

Não lhe parece inteligente levar mais pelomesmo preço, como fez Renato? Esta é uma dasformas mais manjadas – e muito eficaz! – de en-riquecer. Evitando a via da dívida e priorizandoa via do investimento e da compra à vista e comdesconto, consegue-se extrair mais valor do di-nheiro que se tem, seja lá quanto for.

DÁ PARA LEVAR MAIS, PAGANDOEXATAMENTE O MESMO VALOR?UMA HISTORIETA DE ECONOMIA

Page 13: metro rio, news, brasil, portugues

cultura 13www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

DVD reúne rarasentrevistas de AdeleSe você gosta de Adele, estáfeliz da vida. Se não gosta,não aguenta mais ouvir avoz da britânica em todocanto. O DVD “Fire andRain” (Music Brokers), re-cém-lançado no Brasil, ali-menta sensivelmente oamor e a ojeriza à cantorasoul de 23 anos.

A capa do disco digitalanuncia o conteúdo como“documentário não autori-zado”. Não se trata, contu-do, de um documentáriono sentido clássico.

O DVD é composto basi-camente por entrevistasconcedidas pela artista an-tes da explosão mundialdo seu segundo CD, “21”,

no qual estão os hits “Rol-ling in the Deep” e “So-meone Like You”.

Falta algum capricho a“Fire and Rain”. As entre-vistas não são legendadase não têm indicação de aquem foram concedidas.Por outro lado, a sincerida-de dos depoimentos ilumi-na algumas das escolhas

de sua carreira.

Cantora festeja prêmio no Brit Awards 2012, em fevereiro

DIVULGAÇÃO

Lana: cantora ganhou o prêmio de artista revelação no Brit Awards 2012

FOTOS: DIVULGAÇÃO

‘Lolita perdida na vizinhança’

DVD: Adele antes da fama

PAULOMAURICIO COSTAMETRO RIO

PAULOMAURICIO COSTAMETRO RIO

8 milhões é onúmero de

cópias que o disco“21”, o segundo dacarreira de Adele,vendeu desde seulançamento, em 19 de janeirode 2011.

Lana na rede

www.lanadelrey.com Twitter: @LanaDelRey

GETTY IMAGES

O repertório

“Born to Die”

“Off to the Races”

“Blue Jeans”

“Video Games”

“Diet Mountain Dew”

“National Anthem”

“Dark Paradise”

“Radio”

“Carmen”

“Million Dollar Man”

“Summertime

Madness”

“This is What Makes

Us Girls”

A definição no título no al-to da página é da própriaLana Del Rey. Se, aos 25anos, ela é uma Lolita ounão, as fotos desta matériapodem oferecer pistas. Fa-to é que a cantora ameri-cana imprime no CD“Born to Die” (Universal)uma voz adulta, rara, ave-ludada, de timbre incon-fundível.

Antes de ouvir o disco,é preciso esquecer de umavez as polêmicas inúteislevantadas por alguns crí-ticos. Se Lana Del Rey é onome artístico de Eliza-beth Grant, o problema édela. Se a jovem lançouum disco independentefracassado há dois anos,assinando como LizzyGrant, o problema tam-

bém é dela.“Born to Die” é um bom

e bonito CD, de temperoretrô. Destaque para acanção-título, “Video Ga-mes” e “Dark Paradise”.

Disco de Lana Del Rey revigora pop americano

Capa: bem-comportada

Page 14: metro rio, news, brasil, portugues

+turismo14 www.readmetro.com

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

Viagem Coragem é o item

mais valioso na hora de

visitar alguns

lugares do planeta

Não ir: Mesmo com o de-clínio da população des-de a passagem do furacãoKatrina, os assassinatosnão pararam. Cerca de200 homicídios no anopassado colocaram o ber-ço do jazz no topo do ran-king americano, de acor-do com o FBI.

Por que você deve ir:The Big Easy está reple-to de cultura e, se vocêtiver coceira filantrópi-ca, precisa visitar. As vi-brações franco-america-nas, o jazz maravilhosoe os alimentos podemsuperar todos os seusproblemas.

Nova Orleans,

EUANão ir: Considerada a cidade mais violenta do

mundo, centro da guerra entre os cartéis de tra-ficantes mexicanos. No ano passado, mais de 3

mil homicídios aconteceram, uma média deoito assassinatos por dia. Juárez é também olar de uma enxurrada de agressões sexuais,raptos e assassinatos.

Por que você deve ir: A cidade fica àsmargens do belo Rio Grande e é rica nacultura do país, com destaque para os ta-cos de rua e igrejas antigas. Mas em vez de

uma visita, você pode fazer uma contribui-ção para Amor Por Juárez (http://amorporjua-

rez.com), que incide sobre os jovens afetadospela violência.

Região daJabulândia,litoral da Somália

Não ir: Agora, por estar devastadopela guerra da Somália, tudo pio-rou e o país, um dos mais pobresde todo o mundo, está passandopor ataques de piratas. A cidade deKismaayo, próxima à foz do rio Ju-ba, é um convite à pobreza.

Por que você deve ir: Apesar dorisco iminente, o local é rico paraa pesca e uma oportunidade paraajudar quem precisa. Para doarqualquer quantia: www.unicefu-sa.org. Toda ajuda é bem-vinda aesse povo.

VAI ENCARAR?

Agênciasplanejam‘roubada’O turismo em paísesperigosos ou emguerra está ganhan-do cada vez maisadeptos no mundo.Agências de viagensdos EUA e da Europajá dispõem de rotei-ros inusitados, co-mo Afeganistão, Ira-que, Coreia do Nor-te, além de paísesafricanos comoRuanda e Uganda,devastados porguerras civis, ou aGeórgia, que acabade sair de um con-fronto armado coma Rússia.

No final do anopassado, a agênciafrancesa Terre Entiè-re organizou suaprimeira excursãoao Curdistão, nonorte iraquiano. Opacote de oito diascustou 2.250 euros(pouco menos de R$ 6 mil) e incluiunoites em centrosreligiosos (em vezde hotéis) e conver-sas com moradoreslocais. METRO

riscode

Cidade de Juárez, México

FOTOS: METRO INTERNACIONAL

Não ir: Além de ser extre-mamente difícil de sole-trar e pronunciar, é consi-derado o lugar mais friohabitado na Terra. Em1924, o local registrou umgelo de menos 71,2ºC, esão bastante comuns osdois dígitos de temperatu-ra negativa durante o in-verno. Geralmente é ne-cessário desembolsar umataxa na hora de despacharas malas, já que você vaiprecisar levar uma malaextra de casacos.

Por que você deve ir:Certo, você pode tentarcaminhar até a Estaçãode Vostok, na Antártida,mas ninguém vive lá.Junte-se à população deOymyakon para bebervodca e aquecer o corpo,já que não há muito maiso que fazer. E não se es-queça de perguntar aosmoradores sobre essa iro-nia: Oymyakon significa“água que não congela”no Sakha (um dialeto local).

Oymyakon, Rússia Entrando numa

fria na Rússia

Page 15: metro rio, news, brasil, portugues

Flamengo ganhana conta do chá

Time vence o Friburguense por 1 a0 e se mantém na briga pela Taça RioEm um jogo com muitasoportunidades, o Flamengovenceu o modesto Fribur-guense por apenas 1 a 0, on-tem, em Macaé. Ao menos,o resultado deixou o timeda Gávea na briga pela clas-sificação às semifinais daTaça Rio. No próximo fimde semana, os rubro-negrosvão até Volta Redonda en-frentar o time da casa.

Mesmo com muitos des-falques, o Flamengo criouchances para vencer a parti-da. Poderia ter saído do pri-

meiro tempo com ao me-nos um gol. Aos 33 minu-tos, por exemplo, depois deum pênalti mal marcadoem Thomás, Bottinelli ba-teu nas mãos do goleiroMarcos.

No segundo tempo, o golda vitória só veio aos 35.Paulo Sérgio deu um lindopasse para Kleberson baterna saída do goleiro. “A gen-te tem que fazer o nosso pa-pel. O importante é saircom a vitória”, disse o autordo gol. METRO RIO

Companheiros correm para abraçar

Kleberson, autordo gol da vitória

RUI PORTO FILHO / FOTOARENA 3esporte

esporte www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

15

TAÇA RIOCLASSIFICAÇÃO

GRUPO A

P V GP SG

MACAÉ 12 4 11 6

BOTAFOGO 10 3 11 6

FLAMENGO 9 3 6 3

RESENDE 8 2 5 3

N. IGUAÇU 6 2 4 -2

BONSUCESSO 5 1 6 0

OLARIA 5 1 4 0

MADUREIRA 3 1 2 -6

GRUPO BP V GP SG

VASCO 7 2 8 3

V. REDONDA 6 2 6 0

BANGU 6 1 3 1

D DE CAXIAS 4 1 4 -1

FLUMINENSE 3 1 5 -2

BOA VISTA 3 1 5 -3

AMERICANO 1 0 6 -4

FRIBURGUENSE 1 0 2 -4

4ª RODADA

SÁBADOOlaria 2 x 0 Volta Redonda

Madureira 0 x 1 Bangu

Fluminense 1 x 3 Macaé

ONTEMFriburguense 0 x 1 Flamengo

Bonsucesso 2 x 1 Americano

Duque de caxias 1 x 1 Resende

Boavista 1 x 2 Nova Iguaçu

Botafogo 3 x 1 Vasco

Friburguense: Marcos, Sérgio Gomes, Cadão, DiegoGuerra e Flavinho ; Zé Victor , Lucas, Jorge Luiz eMarcelo (Diego Santos); Ziquinha (Marquinhos) eRomulo. Técnico: Gérson Andreotti

• Estádio: Cláudio Moacyr, Macaé • Gols: No segundo tempo, Kleberson,aos 35 • Arbitragem: Wagner Magalhães, auxiliado por Silbert Faria Sis-quim e Luiz Claudio Regazonne • Pagantes: 1.630 • Renda: R$ 34.995

Flamengo: Felipe, Galhardo, González , David Braze Junior Cesar; Muralha, Willians (Kleberson), LuizAntonio e Bottinelli (Negueba); Thomás (Paulo Sér-gio) e Diego Maurício. Técnico: Joel Santana

01

Adriano ainda não

rescindiu o contrato

DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS - 24/03/2010

Reunião comAdriano naquarta-feiraO atacante Adriano aindanão vai começar a treinarno Flamengo hoje. O clubeaguarda a rescisão do con-trato entre ele e o Corint-hians para entrar em conta-to com o jogador. Só depoisdisso Adriano poderá trei-nar nas dependências doFlamengo.

Ele ainda tinha quatromeses de contrato com oCorinthians e teria a rece-ber aproximadamente R$1,8 milhão até lá.

O atacante precisa demais um mês de recupera-ção da lesão no tendão deAquiles do tornozelo es-querdo. A previsão dos diri-gentes rubro-negros é deque o encontro com o joga-dor aconteça até quarta-fei-ra. METRO RIO

Após a derrota por 3 a 1 pa-ra o Macaé, no sábado, emMoça Bonita, o técnico AbelBraga defendeu Rafael Mou-ra, criticado pela torcida tri-color depois do jogo. Para otreinador, mesmo com o de-sempenho ruim do atacan-te, um só jogador não deve-ria ser culpado pelo péssi-mo desempenho da equipe.

“Um jogador só vai ser oculpado? A equipe não este-ve bem no quesito finaliza-ção e não somente um joga-dor. Teve uma situação emque finalizamos três vezesno mesmo lance e a bolanão entrou. Os gols que pre-cisávamos não sairam. Infe-lizmente não era o nossodia”, disse Abel.

O técnico também defen-deu o planejamento para aTaça Rio, alternando jogado-res do time principal e re-serva. Mesmo assim, Abel jáconfirmou que Diguinho,Deco e Fred, poupados con-tra o Macaé, retornam no

sábado, contra o Bonsuces-so, também em Moça Boni-ta. “O planejamento semprefoi esse. É algo que conver-samos muito e não vamosmudar agora. Na próximasemana teremos bastantetempo para treinar e elesprecisam jogar. Não vai serum resultado ruim que vainos fazer mudar o planeja-mento. A entrada de todosos titulares contra o Bonsu-cesso já estava definida”, ex-plicou. METRO RIO

Titulares voltam contra o Bonsucesso

Abel defende

planejamento

WALLACE TEIXEIRA / FOTOARENA- 17/03/2012

“Maior roubo da história

do Brasil”, diz o ex-craque

RICARDO MORAES / REUTERS - 10/10/2011

Romário fazalerta sobre aCopa de 2014Após a visita do presidenteda Fifa, Joseph Blatter, aoBrasil, o deputado Romáriofez críticas à organização daCopa de 2014 pelo Face-book. “Esta palhaçada irápiorar quando faltar umano e meio para o início. Opior ainda está por vir por-que o governo irá aprovar asobras de emergência, aque-las que não necessitam de li-citações. Aí ira ocorrer omaior roubo da história doBrasil”, alertou. METRO RIO

Real deixa vitória escaparESPANHOL. Com um gol deCazorla nos acréscimos dapartida, o Málaga arran-cou um empate em 1 a 1com o Real Madrid, empleno Santiago Bernabéu.O gol do time da casa foido francês Benzema, aos35 do primeiro tempo. ORela lidera o CampeonatoEspanhol com 71 pontos,oito a mais que o Barcelo-na, segundo colocado.

METRO

Estadual deRemo começaLAGOA. Na 1ª Regata doCampeonato Estadual deRemo 2012, ontem, na La-goa, o Flamengo venceusete provas e largou nafrente de seus principaisadversários. Com 64 pon-tos, o time rubro-negro li-dera a competição esta-

dual, seguido de Botafo-go, com 43, e Vasco, com16. METRO

Blatter negaplano BFICA NO BRASIL. Após o en-contro com a presidentaDilma Rousseff com Jo-seph Blatter, o presidenteda Fifa negou boatos deque a Copa de 2014 pode-ria deixar o Brasil. de acor-do com o dirigente, oMundial não corre riscode sair do país e que o Go-verno Federal dará as ga-rantias à entidade. METRO

Atrasos estãoem 2º planoCALMA. No mesmo encon-tro, Joseph Blatter, núme-ro 1 da Fifa, afirmou quesua principal preocupa-ção não são os atrasos nocronograma das obrasdos estádios, e sim a apro-vação da Lei Geral da Co-pa, no qual o país devetratar com prioridade.

METRO

Breves

5ª RODADA

SÁBADO16h - Olaria x Friburguense

16h -Botafogo x Duque de Caxias

16h - Madureira x Boavista

16h - Bonsucesso x Fluminense

18h30 - V. Redonda x Flamengo

DOMINGO16h - Vasco x Resende

16h - Bangu x Nova Iguaçu

16h - Americano x Macaé

x

Page 16: metro rio, news, brasil, portugues

Botafogo vence emdia de Fellype Gabriel

O britânico Jenson Button,da McLaren, venceu oGrande Prêmio da Austrá-lia de Fórmula 1, disputadoontem em Melbourne, como atual bicampeão mun-dial, o alemão SebastianVettel, da Red Bull, na se-gunda posição.

O companheiro de equi-pe de Button, o tambémbritânico Lewis Hamilton,terminou a prova na tercei-ra posição e compôs o pó-dio. Hamilton largou napole position, mas foi ul-trapassado na primeiracurva por Button, que lide-rou a prova inaugural doano de ponta a ponta.

O australiano Mark Web-ber, da Red Bull, foi o quartoe o espanhol FernandoAlonso, da Ferrari, o quinto.

TrapalhõesJá os brasileiros não têm

muitas coisas para come-morar. Felipe Massa, daFerrari, que vinha mal nacorrida com um carro dese-quilibrado, e Bruno Senna,da Williams, que foi tocadoapós a largada e teve queparar nos boxes, bateramna 47a volta e tiveram queabandonar a prova.

A próxima etapa será dis-putada no próximo domin-go, no GP da Malásia, no cir-cuito de Sepang, com larga-da às 5h. METRO

Button leva a primeiracorrida do ano na F1

Time de General Severiano ganha clássico contra oVasco por 3 a 1 Meia alvinegro marcou três vezesJogando com o time com-pleto, exceto pela ausênciade Loco Abreu, contra umVasco cheio de reservas, oBotafogo dominou o clássi-co de ontem e venceu a par-tida por 3 a 1, no Engenhão.Destaque para Fellype Ga-briel, que marcou todos osgols da equipe alvinegra.

Mesmo sem ter maior do-mínio da bola que o adver-sário, o Botafogo criavamais oportunidades de mar-car. Logo aos 18 minutos, ozagueiro Antônio Carlosquase abriu o placar ao des-viar de cabeça uma falta co-brada por Andrezinho.

Aos 33, após boa jogadade Renato pela direita, Felly-pe Gabriel aproveitou umbom cruzamento de Elke-son e completou com cate-goria para as redes. Quatrominutos mais tarde, a duplaatacou novamente e o time

alvinegro marcou mais um.Elkeson roubou uma bolana entrada da área e roloupara Fellype Gabriel, que es-perou a saída de FernandoPrass e colou por cima dogoleiro vascaíno.

Na volta do intervalo, oVasco retornou com um ti-me mais ofensivo, com Wi-liam Barbio no lugar de Al-lan. Logo aos dois minutos,Fellipe Bastos bateu uma

falta no ângulo e diminuiuo placar. Mas nem deu tem-po para o torcedor comemo-rar muito. Aos 26, em umajogada de Jobson, a bola so-brou livre para Fellype Ga-briel só empurrar para o golvazio. O Vasco ainda tevechances de diminuir nova-mente, mas Juninho Per-nambucano bateu pênaltirasteiro e Jefferson pegou.

METRO RIO

Fellype Gabriel comemora um de seus três gols

WALLACE TEIXEIRA / FOTOARENA

esporte www.readmetro.comSEGUNDA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2012

16

Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos , FábioFerreira e Márcio Azevedo ; Marcelo Mattos , Re-nato, Elkeson, Andrezinho e Fellype Gabriel (LucasZen); Herrera (Jobson). Técnico: O. de Oliveira

• Estádio: Engenhão • Gols: No primeiro tempo, Fellype Gabriel, aos 33e 37. No segundo, F. Gabriel, aos 26, e Fellipe Bastos, aos 2. • Arbitra-

gem: João Batista de Arruda• Pagantes: 8.190 • Renda: R$ 231.345

Vasco: Fernando Prass, Fagner , Douglas, Rodolfoe Dieyson ; Fellipe Bastos , Romulo, Allan (Wi-liam Barbio), Juninho Pernambucano e Diego Souza

; Eder Luis. Técnico: Cristóvão Borges

31x

RJX vence aprimeira sobreo Sesi-SPSUPERLIGA. O RJX bateu on-tem o Sesi-SP no ginásioda Vila Leopoldina, emSão Paulo, e começou nafrente a melhor de trêspartidas das quartas de fi-nal da Superliga Masculi-

na de Vôlei. O time cariocafez 3 sets a 2 (25-23, 27-25,17-25, 21-25 e 16-14), em2h17 de jogo, sobre oatual campeão. A segundapartida será no sábado, às12h, no ginásio do Maraca-nãzinho, no Rio. Uma no-va vitória coloca o RJX nafase semifinal Se necessá-ria, a terceira será nova-mente em São Paulo, nosábado seguinte. Ontem, ogrande destaque foi o pon-teiro Dante, que marcou25 pontos. METRO RIO

Rio de Janeirodecide vaga noMaracanãzinhoREAÇÃO. Unilever/Rio de Ja-neiro e Mackenzie/Cia. doTerno decidem hoje, às21h15, no Maracanãzinho,uma vaga para a semifinalda Superliga Feminina deVôlei. A melhor de trêspartidas está emparadaem 1 a 1. No sábado, aequipe do Rio venceu amineira por 3 sets a 0, noMaracanãzinho. METRO RIO

Vôlei

Jogadores do RJX

comemoram a vitória

LUCIANO BERGAMASCHI/FUTURA PRESS

O inglês Jenson Button largou na frente na temporada

“Foi um acidente decorrida. Não sei seo Ricciardo oempurrou ou não,mas eu deixeiespaço para ele pordentro.”BRUNO SENNA, DA WILLIAMS, SOBRE O ACIDENTE COM FELIPEMASSA, DA FERRARI