mÉtodos de resoluÇÃo de equaÇÕes quadrÁticas · Área 7.05.00.0 (história) e sub-área...

4
MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS Michely Lais de Oliveira (PIBIC-AF/Fundação Araucária - UNICENTRO), Karolina Barone Ribeiro da Silva (Orientadora), e-mail: [email protected]. Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Ciências Exatas e Tecnológicas/Departamento de Matemática/Guarapuava, PR. Área 7.05.00.0 (História) e sub-área 7.05.06.00 (História das Ciências) Palavras-chave: equações do segundo grau, ensino de matemática, história da matemática. Resumo: O trabalho é um estudo dos diferentes tipos de métodos de resolução de equação quadrática ao longo da história, que diferem da conhecida fórmula “de Bhaskara”. Assim, por meio de fontes históricas da matemática, foi possível descobrir pessoas e/ou povos envolvidos nestes métodos. Posteriormente, em livros didáticos da educação básica foram analisados, a fim de observar como o conteúdo envolvendo equações quadráticas é abordado e se apresentam outros métodos. Através da pesquisa bibliográfica, pode-se definir que os babilônios foram os primeiros envolvidos com as equações quadráticas. Dentre os diversos envolvidos foram escolhidos para estudo os métodos de Diofanto, de Euclides e de Al-Khwarizmi. Nos livros didáticos o método mais citado foi o de Al-Khwarizmi, conhecido como método de completar quadrados, talvez por ser de fácil compreensão. Introdução Desde a educação básica os alunos aprendem nas aulas de Matemática que as raízes de equações quadráticas podem ser determinadas pela fórmula geral para a resolução deste tipo de equação, denominada erradamente de fórmula de Bhaskara (CELESTINO, 2010). Contudo, no decorrer da história, diferentes métodos foram desenvolvidos para resolver tais equações. Um dos mais antigos data de aproximadamente 2000 a.C. e deve-se aos babilônios (EVES, 2004). Algumas questões se colocam neste momento: além do uso da fórmula estudada na educação básica, de que outras maneiras pode-se resolver uma equação do segundo grau? Que povos ou pessoas específicas desenvolveram tais métodos? Que problemas originaram estes procedimentos? Os livros didáticos utilizados na educação básica apresentam algum destes outros métodos de resolução? Materiais e métodos Anais da XIX Semana de Iniciação Científica 25 e 26 de setembro de 2014, UNICENTRO, Guarapuava –PR, ISSN – ISSN: 2238-7358

Upload: phungkhuong

Post on 15-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS

Michely Lais de Oliveira (PIBIC-AF/Fundação Araucária - UNICENTRO), KarolinaBarone Ribeiro da Silva (Orientadora), e-mail: [email protected].

Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Ciências Exatas eTecnológicas/Departamento de Matemática/Guarapuava, PR.

Área 7.05.00.0 (História) e sub-área 7.05.06.00 (História das Ciências)

Palavras-chave: equações do segundo grau, ensino de matemática, história damatemática.

Resumo: O trabalho é um estudo dos diferentes tipos de métodos de resolução de equaçãoquadrática ao longo da história, que diferem da conhecida fórmula “de Bhaskara”. Assim, pormeio de fontes históricas da matemática, foi possível descobrir pessoas e/ou povosenvolvidos nestes métodos. Posteriormente, em livros didáticos da educação básica foramanalisados, a fim de observar como o conteúdo envolvendo equações quadráticas éabordado e se apresentam outros métodos.

Através da pesquisa bibliográfica, pode-se definir que os babilônios foram osprimeiros envolvidos com as equações quadráticas. Dentre os diversos envolvidos foramescolhidos para estudo os métodos de Diofanto, de Euclides e de Al-Khwarizmi. Nos livrosdidáticos o método mais citado foi o de Al-Khwarizmi, conhecido como método de completarquadrados, talvez por ser de fácil compreensão.

Introdução

Desde a educação básica os alunos aprendem nas aulas de Matemática que asraízes de equações quadráticas podem ser determinadas pela fórmula geral para aresolução deste tipo de equação, denominada erradamente de fórmula de Bhaskara(CELESTINO, 2010). Contudo, no decorrer da história, diferentes métodos foramdesenvolvidos para resolver tais equações. Um dos mais antigos data deaproximadamente 2000 a.C. e deve-se aos babilônios (EVES, 2004).

Algumas questões se colocam neste momento: além do uso da fórmulaestudada na educação básica, de que outras maneiras pode-se resolver umaequação do segundo grau? Que povos ou pessoas específicas desenvolveram taismétodos? Que problemas originaram estes procedimentos? Os livros didáticosutilizados na educação básica apresentam algum destes outros métodos deresolução?

Materiais e métodos

Anais da XIX Semana de Iniciação Científica25 e 26 de setembro de 2014, UNICENTRO, Guarapuava –PR, ISSN – ISSN: 2238-7358

Agradecimentos

À Fundação Araucária, pelo auxílio financeiro.À professora Karolina Barone Ribeiro da Silva, pela orientação e sugestão do temado projeto.

Referências

Almeida, M. C. Origens da matemática: a pré-história da matemática: o neolítico e oalvorecer da história. Curitiba: Progressiva, 2011.Berlingoff, W. P.; Gouvêa, F. Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil eprático para professores e entusiastas. Tradução Elza Gomide e Helena Castro. SãoPaulo: Edgard Blücher, 2008.CELESTINO, K. G. Bhaskara: algumas evidências. In: Encontro Regional deEstudantes de Matemática do Sul, 16., Porto Alegre, 2010.Contador, P. R. M. Matemática: uma breve história. 2. ed. São Paulo: Livraria daFísica. 2006; v.1 e 3.Eves, H. Introdução à história da matemática. Tradução Hygino H. Domingues.Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.Garbi, G. A Rainha das Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2006.Giovanni Jr., J. R.; Castrucci, B. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 2009,9º Ano.Heath, S. T. A History of Greek Mathematics. From Aristarchus to Diophantus.Oxford, 1921; v.2. Katz, V. J. A history of mathematics: an introduction. Addilson-Wesley, 1998.Reis, L. G. Produção de monografias: da teoria à prática. 2. ed. Brasília: SENAC,2008.Roque, T. História da matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.Souza, R.; Pataro, P. R. M.. Vontade de saber Matemática. 2. ed. São Paulo: FTD,2012.

Anais da XIX Semana de Iniciação Científica25 e 26 de setembro de 2014, UNICENTRO, Guarapuava –PR, ISSN – ISSN: 2238-7358