métodos contraceptivos e dsts

7
Métodos contraceptivos e DSTs Espermicida Camisinha Masculina Camisinha feminina Tabelinha

Upload: aloisio-carvalho

Post on 03-Jul-2015

160 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Métodos contraceptivos e Dsts

TRANSCRIPT

Page 1: Métodos contraceptivos e Dsts

Métodos contraceptivos e DSTs•Espermicida •Camisinha Masculina

•Camisinha feminina • Tabelinha

Page 2: Métodos contraceptivos e Dsts

Espermicida

Os espermicidas são substâncias capazes de matar os espermatozoides, que são inseridos na vagina antes da relação sexual, com a finalidade de evitar a fertilização do gameta feminino (óvulo).

São encontradas no mercado diferentes formas

de apresentação dos espermicidas, incluindo

tabletes de espuma, supositórios de espuma

ou que derretem, latas de espuma pressurizada,

geleia ou creme.

Page 3: Métodos contraceptivos e Dsts

Camisinha Masculina

O uso da camisinha, desconsiderando a abstinência sexual, é o único método contraceptivo capaz de prevenir não só a AIDS, mas uma gama de doenças sexualmentetransmissíveis; quando utilizada em todas as modalidades sexuais(genital, oral e anal).

Procedimentos de uso:

A camisinha deve ser colocada quando o pênis estiver ereto, antes da penetração. Para tal, é necessário abrir a embalagem,delicadamente, com as mãos.

Importante: Nunca utilizar tesoura, dentes ou outros métodos alternativos, uma vez que podem rasgar o preservativo, inutilizando-o.

Page 4: Métodos contraceptivos e Dsts

Camisinha feminina

A camisinha feminina foi lançada em nosso país em 1997. Tal como o preservativo masculino, impede a gravidez e incidência de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Deve ser utilizada antes da penetração, tendo a vantagem de poder ser colocada em até oito horas antes do ato sexual, inclusive durante o período menstrual. Além disso, por ser de poliuterano, ou borracha nitrílica, é mais resistente, mais fina, hipoalergênica e inodora; sem contar que já vem lubrificada.

Confira as instruções de uso:

A camisinha deve ser segurada com o anel externo (vazado) para baixo. Aperte o anel interno (menor), com o polegar e o indicador, formando um “8”

Escolha uma posição confortável e introduza a extremidade menor na vagina, deixando cerca de três centímetros do anel aberto para fora desta.

Page 5: Métodos contraceptivos e Dsts

Tabelinha

CICLO MENSTRUAL E MÉTODO DA TABELINHA

A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero) acompanhada de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. O ciclo menstrual é dividido pela ovulação em duas fases

Fase folicular: período do ciclo menstrual que representa o crescimento folicular, aumento da produção de estrogênio nos ovários e a proliferação epitelial do endométrio. A fase folicular começa com o início da menstruação e termina com a ovulação

Fase lútea: período do ciclo menstrual que segue a ovulação, caracterizado pelo desenvolvimento do corpo lúteo, aumento da produção de progesterona pelo ovário e da secreção pelo epitélio glandular do endométrio. A fase luteal começa com a ovulação e termina com o início da menstruação.

Page 6: Métodos contraceptivos e Dsts

Tabelinha

Conhecer o ciclo menstrual, e alterações no corpo que acontecem nesse período, são pontos-chave para ajudar a mulher a planejar a gravidez, ou evitá-la, e utilizar o método anticoncepcional da tabelinha. Durante o ciclo menstrual, que tem em média 28 dias, há duas partes: antes e depois da ovulação.

•Dia 1 do ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.

•Geralmente pelo dia 7, o ovulo começa a ser preparado para fertilização pelo esperma.

•Entre os dias 7 e 11 o revestimento do útero começa a ficar mais espesso, esperando que o ovulo fertilizado seja implantado nele.

•Por volta do dia 14 (em um ciclo menstrual de 28 dias), hormônios fazem com que o ovulo seja liberado em um processo chamado ovulação. O ovulo viaja pelo tubo de falópio até o útero. Se o esperma fertilizar o ovulo, ele se fixará no revestimento do útero e acontecerá a gravidez.

* Por volta do dia 25, os níveis de hormônios caem e se não ocorrer a gravidez a revestimento extra do útero será eliminado pela menstruação.

Page 7: Métodos contraceptivos e Dsts