metodologia de conversação - oficina na ufmg

25
Metodologias baseadas em colaboração e conversação

Upload: raquel-camargo

Post on 09-Jan-2017

410 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Metodologias baseadas em colaboração e conversação

O papel do facilitador:você

Open Space

-os participantes propõem e se responsabilizam pelos temas a serem discutidos e aprofundados,-todos criam a agenda do evento de forma colaborativa-exercita a capacidade de auto-organização inerente a qualquer sistema vivo (neste caso, o grupo de pessoas)-cria uma migração dos participantes da posição de expectadores para protagonistas do processo.-pode ser usado para o planejamento de ações, resolver conflitos, gerar novas idéias…

Modelo CAÓRDICOConceito foi criado por Dee Hock, fundador e primeiro CEO da Visa Internacional e foi o princípio por trás do crescimento da maior rede de cartões de crédito do mundo.

Lei dos 2 pés“Se você está em um lugar onde não esteja nem contribuindo,nem aprendendo, use os seus dois pés e vá para outro lugar.”+4 princípiosQuem quer que venha, são as pessoas certas.Quando começar é a hora certa.O que quer aconteça é a única coisa que poderia ter acontecido.Quando acabar, acabou.

Para que flua-Trabalhamos com situações reais-Criamos o sincero desejo de aproveitar a diversidade de pessoas e opiniões-Desejo de abandonar hierarquias e criar dinâmica colaborativa-Fale com intenção, sentindo o que tem relevância para o coletivo no momento.-Ouça com atenção e curiosidade, respeitando o processo de todos.-Cuide do bem-estar do grupo onde está, permanecendo alerta ao impacto das suas contribuições.

World Cafe

“World Café é o processo que uso quando queremos descobrir o que o coletivo sabe.” – Chris Corrigan

#insights

"Anfitrião Ancora" = você

O método foi criado em 1995 quase que por acaso por Juanita Brown e David Isaacs, professores do MIT. No livro "O World Café: Dando forma ao nosso futuro por meio de conversações Significativas e Estratégicas", eles explicam que em uma tarde com chuva torrencial tiveram que mudar a arrumação da tradicional formação do círculo de diálogo.

O jeito foi espalhar algumas mesas pequenas e cadeiras pelo espaço disponível. Tomi Nagai-Rothe, primeira a chegar, comentou que as mesinhas estavam parecendo mesas de um café. Juanita decide, então, enfeitar com plantinhas. Tomi põe crayons em cada uma das mesas e faz um cartaz "Bem-Vindo ao Homestead Café", em referência ao endereço.

“O Word Café é um processo participativo aparentemente simples que tem uma fenomenal capacidade de trabalhar a diversidade e complexidade no grupo, fazendo emergir a inteligência coletiva. Trata-se de um processo de diálogo em grupos, que pode levar de algumas horas a alguns dias, nos quais participantes se dividem em diversas mesas, e conversam em torno de uma pergunta central. O processo é organizado de forma que as pessoas circulem entre os diversos grupos e conversas, conectando e polinizando as idéias, tornando visível a inteligência e a sabedoria do coletivo.”

Texto da Cocriar

1. Explique o propósito do todo e de todos.

2. Crie um ambiente acolhedor e hospitaleiro.

3. Foco nas perguntas que importam

4. Incentive a participação de todos

5. Provoque perceções diferenciadas (por exemplo, misture grupos diferentes, provoque pensamentos

diferentes)

6. Identifique padrões e ofereça insights

7. Compartilhe as descobertas.

Etiqueta do Café

Foque no que importa.

Contribua com o seu pensamento.

Fale através de sua mente e seu coração.

Escute para compreender.

Ligue e conecte idéias.

Escutem juntos os insights e perguntas mais profundas.

Brinque, rabisque, desenhe – escrever nas toalhas de mesa é desejável!

Divirta-se!

Aquário

PQ?