método: quatro aços dp e um trip foram testados.. as ferramentas foram dispostas sem folga entre a

1
AVANÇOS NO ESTUDO VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA CONFORMAÇÃO DE CHAPAS DE AÇO FINAS DE AÇO AHSS Nikolas Woellner PIBIC/CNPq Paulo Victor Prestes Marcondes / Sergio Fernando Lajarin Método: Quatro aços DP e um TRIP foram testados.. As ferramentas foram dispostas sem folga entre a chapa e o prensa-chapas, e também com folga de cinco vezes a espessura da chapa. Seis níveis de FPC foram analisadas. Objetivos: Análise da influência da variação na aplicação da força de prensa-chapas (FPC) na magnitude do retorno elástico. Um modelo computacional foi construído para simular a conformação de uma chapa metálica em uma matriz com perfil chapéu. Diferentes amplitudes de FPC foram aplicadas, e diferentes condições de folga entre a chapa e o prensa-chapas foram comparadas. Resultados: Os melhores resultados foram alcançado folga entre a chapa e o prensa-chapas de cinco vez espessura da chapa (3#2 e 5#2). Conclusões: Condição ótima de diminuição do efeito elástico foi encontrada com liberação do prensa-ch início do processo de estampagem, seguido de aumen FPC a partir de cerca de 57% do curso do punção. A níveis elevados de FPC no final do curso do punção retorno elástico. Referência: LAJARIN, S. F. Influência da variação do módulo de elasticidade na previsão computacional do retorno elástico em aços de alta resistência. Tese de Doutorado – Setor de Tecnologia, UFPR, Curitiba 2012.

Upload: vanya

Post on 20-Jan-2016

26 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

AVANÇOS NO ESTUDO VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA CONFORMAÇÃO DE CHAPAS DE AÇO FINAS DE AÇO AHSS Nikolas Woellner PIBIC/CNPq Paulo Victor Prestes Marcondes / Sergio Fernando Lajarin. Objetivos: Análise da influência da variação na aplicação da força de prensa-chapas (FPC) na - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Método: Quatro aços DP e um TRIP foram testados.. As ferramentas foram dispostas sem folga entre a

AVANÇOS NO ESTUDO VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA CONFORMAÇÃO DE CHAPAS DE AÇO FINAS DE AÇO AHSSNikolas WoellnerPIBIC/CNPqPaulo Victor Prestes Marcondes / Sergio Fernando Lajarin

Método: Quatro aços DP e um TRIP foram testados..As ferramentas foram dispostas sem folga entre achapa e o prensa-chapas, e também com folga de cinco vezes a espessura da chapa. Seis níveis de FPC foram analisadas.

Objetivos: Análise da influência da variação na aplicação da força de prensa-chapas (FPC) na magnitude do retorno elástico. Um modelo computacional foi construído para simular a conformação de uma chapa metálica em uma matriz com perfil chapéu. Diferentes amplitudes de FPC foram aplicadas, e diferentes condições de folga entre a chapa e o prensa-chapas foram comparadas.

Resultados: Os melhores resultados foram alcançados para folga entre a chapa e o prensa-chapas de cinco vezes a espessura da chapa (3#2 e 5#2).

Conclusões: Condição ótima de diminuição do efeito do retorno elástico foi encontrada com liberação do prensa-chapas no início do processo de estampagem, seguido de aumento da FPC a partir de cerca de 57% do curso do punção. Aplicar níveis elevados de FPC no final do curso do punção reduz o retorno elástico.

Referência: LAJARIN, S. F. Influência da variação do módulo de elasticidade na previsão computacional do retorno elástico em aços de alta resistência. Tese de Doutorado – Setor de Tecnologia, UFPR, Curitiba 2012.