meridiano notícias n° 32 - abril, maio e jun 2010

6
Boletim Informativo da Indústria Meridiano - Colatina/ES - N° 32 - Abril/Maio/Junho 2010 C omeçou a nova cam- panha da empresa, o Minuto Meridiano, com a chef Alessandra Martins. Tendo o Café Meridiano como ator principal, vamos pre- parar com você receitas práticas e deliciosas para cada momento do seu dia. De casa ou do trabalho, você vai aprender vários tipos de bebidas, doces e salgadas para proporcionar um novo jeito de dar aquela pausa, para aquele bate- Minuto (delicioso) Meridiano A chef Alessandra Martins grava um dos programas Minuto Meridiano, no ar desde 28 de abril papo descontraído com os amigos e renovar as energias. Você pode participar assistindo aos vídeos, imprimindo as receitas e nos dizendo o que achou delas atra- vés do nosso blog: www.meridiano. com.br/blog. Vale a pena conferir nossas delícias com café. E viver um jeito café de levar a vida que estamos propondo. Meridiano: uM jeito café de levar a vida Através desse slogan, estamos sugerindo aos nossos consumido- res uma forma de levar a vida, de começar o dia, um jeito saboroso de relaxar. Trata-se de um jeito café de ser. Um jeito café de levar a vida com mais sorrisos, mais espon- taneidade, mais criatividade, mais energia e disposição para agir no dia a dia. Um Café Meridiano para todas as situações de um dia inteiro. Não perca esta delícia de cam- panha.

Upload: cafe-meridiano

Post on 18-Jul-2015

609 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Meridiano notícias   n° 32 - abril, maio e jun 2010

1

Boletim Informativo da Indústria Meridiano - Colatina/ES - N° 32 - Abril/Maio/Junho 2010

Começou a nova cam-panha da empresa, o Minuto Meridiano, com a chef Alessandra

Martins. Tendo o Café Meridiano como ator principal, vamos pre-parar com você receitas práticas e deliciosas para cada momento do seu dia. De casa ou do trabalho, você vai aprender vários tipos de bebidas, doces e salgadas para proporcionar um novo jeito de dar aquela pausa, para aquele bate-

Minuto (delicioso) MeridianoA chef Alessandra Martins grava um dos programas Minuto Meridiano, no ar desde 28 de abril

papo descontraído com os amigos e renovar as energias. Você pode participar assistindo aos vídeos, imprimindo as receitas e nos dizendo o que achou delas atra-vés do nosso blog: www.meridiano.com.br/blog. Vale a pena conferir nossas delícias com café. E viver um jeito café de levar a vida que estamos propondo.

Meridiano: uM jeito café de levar a vida

Através desse slogan, estamos

sugerindo aos nossos consumido-res uma forma de levar a vida, de começar o dia, um jeito saboroso de relaxar. Trata-se de um jeito café de ser. Um jeito café de levar a vida com mais sorrisos, mais espon-taneidade, mais criatividade, mais energia e disposição para agir no dia a dia. Um Café Meridiano para todas as situações de um dia inteiro.

Não perca esta delícia de cam-panha.

Page 2: Meridiano notícias   n° 32 - abril, maio e jun 2010

2

Café Meridiano ind. e CoM. LtdaMatriZ - rodovia Gether Lopes de faria,

3660 - KM 09 - Carlos Germano naumann - Co-latina/eS, tel: (27) 3721-2388,

Site: www.meridiano.com.brfiLiaL - rua neves armond, 399 - Bento

ferreira - Vitória/eS - tel: (27) 3225-9886

diretoriadiretor Presidente - Cleverson affonso Pancieridiretor Comercial – Geferson Luiz Pancieri

diretor Comercial – robson renato Pancieri

Órgão oficial de Café Meridiano ind. e Com. Ltda.Jornalista responsável - Álvaro José Silva - Pro-

duzido por rS CoMUniCaÇÃo Ltda. - rua José alexandre Buaiz, 190, sala 1609, CeP 29055-221 – enseada do Suá – Vitória – eS., tel: (27) 3327-0710, site: www.rscom.com.br

impressão: GrÁfiCa eSPÍrito Santo

rua doutor a. olivei-ra, 154, CeP 29045-560, Vitória – eS, telefone: 3212-7800, site:www.graficaes.com.br

d

esta

que

aqui

e c

olec

ione

Caso não esteja interessado em receber o Me-ridiano Notícias, por favor, envie um e-mail para [email protected] com o assunto CANCELAR RECEBIMENTO

ingredientes:3 bolas de sorvete de creme80 ml de café Meridiano extra forte sem açúcar 2 cubos de gelo 3 colheres de leite condensado Chantilly a gostoModo de preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em copo decorado com calda de chocolate e chantilly.

Milk Shake de Café

a necessidade de dar solução ao problema do descarte indevido

do lixo tecnológico gerado na in-dústria pela substituição de equipa-mentos fez com que o Meridiano passasse a contribuir para com o Projeto Lixotec, da Associação dos

Profissionais de Informática de Colatina (APIC). Nesse projeto há uma equipe que trabalha para “consertar” o lixo tecnológico que não é mais útil para a empresa, recondicionando alguns materiais e os endereçando a comunidades carentes e a projetos sociais do município de Colatina, onde temos nossa unidade fabril. Dessa forma, estamos contri-buindo para que haja uma redução significativa da poluição causada pelo descarte indevido desse lixo tecnológico, o que inclui, além de computadores, pilhas, baterias, ele-tro-eletrônicos, cartuchos, celulares, impressoras e outros. Todos são compostos por elementos altamen-te tóxicos e agressores, se lançados no meio ambiente.

Por ano, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Brasil aban-dona 96,8 mil toneladas de compu-tadores.

Lixotec, reciclando a tecnologia

Conheça o Blog do MeridianoNosso Blog já está

disponível para você conhecer mais sobre a cultura do café, nossa empresa, nos-sos produtos, serviços, receitas e muito mais. O Blog reúne dicas e muita novidade para você participar.

Acesse www.meri-diano.com.br/blog e leia para ficar por dentro. E não se es-queça de adicionar esta página aos seus favori-tos para voltar sempre. Além de ler sobre café, você vai se atualizar no assunto e conhecer mais sobre essa bebida que é a paixão de milhões de pessoas.

Page 3: Meridiano notícias   n° 32 - abril, maio e jun 2010

3

Dois dias comemoram a importância do café no Brasil: 24 de maio, que é o Dia Nacio-

nal e 14 de abril, quando o café é festejado internacionalmente. Só essas duas datas são suficientes para que se avalie e imagine o peso dessa cultura em todo o mundo e, particularmente, no Brasil. Por sinal, em terras brasileiras ele chegou em 1727. Dizem alguns historiadores que o responsável pela introdução do café em ter-ras brasileiras foi o sargento-mor Francisco de Melo Palheta. Outros preferem classificá-lo como um “desbravador”. Parece ser esta a nomenclatura mais correta. O certo é que este aventureiro esteve de passagem por Caiena, capital da Guiana Francesa, em missão oficial e, além de cumprir tarefas proto-colares, encantou-se (e vice-versa) pela esposa do governador local, madame Claude D`Orvilliers.

contrabando Depois, deu a entender a ela que gostaria de trazer para o Brasil algu-mas sementes da infusão de sabor maravilhoso servida a ele. Palheta tinha como uma de suas missões de viagem tentar conseguir as semen-tes. E conquistou o intento. Era terminantemente proibido retirar sementes de café das terras francesas. Poucos países tinham a planta, e os que a possuíam vendiam apenas os grãos sem o pergaminho, para evitar servirem de muda, a preço alto. No dia em que Palheta embarcou de volta para o Brasil, madame D`Orvilliers pre-senteou-o com um vaso com flores. Na terra, escondeu muitas semen-tes do espécime que havia tanto impressionado o visitante. Palheta agradeceu o mimo e embarcou de volta ao seu país. Com um dos mais consagrados casos de contrabando conhecidos.

Café tem história épica

Não há informações precisas so-bre quando a nova cultura teria che-gado ao Espírito Santo. O primeiro plantio deu-se no Pará. Sabe-se apenas, pois a história não guardou registros confiáveis, que isso acon-teceu pouco antes de 1811, já que naquele ano era registrada produ-ção cafeeira, mesmo em pequena escala, na Província Capixaba. No ano seguinte, as lavouras do Rio Doce já produziam o suficiente para vendas interprovinciais com o Rio de Janeiro. Os grãos eram em-barcados pelo rio, de onde seguiam para a então Capital brasileira. Jus-tamente onde hoje está o município de Colatina e as instalações do Café Meridiano. O café chegou às terras capi-xabas pelo Sul, mais precisamente pelo Rio de Janeiro, e porque não havia espaço disponível para cultivo naquele Estado fluminense, em ter-ras aráveis de então. Mas como essa

penetração aconteceu, jamais chegou a ser levantado correta-mente. Sabe-se que os fazendeiros trouxeram sementes para cá porque era essa a primeira opção acima do Rio Itabapoana. E assim começou a cultura e a riqueza capixaba com o café. Uma riqueza hoje tão consolida-da que o Espírito Santo é pratica-mente o único Estado brasileiro a produzir a espécime robusta, ou co-nilon. Nas cotações diárias do pre-ço do café, a deste é feita a partir de São Gabriel da Palha. Além disso, a produção de arábica alcançou elevada qualidade nos últimos anos, localizada que está nos municípios das regiões de montanha capixabas. O café do Espírito Santo, positiva-mente, tem lugar de honra à mesa da economia estadual.

Ainda bem!

Francisco Palheta (destaque) trouxe o café para o Brasil

Page 4: Meridiano notícias   n° 32 - abril, maio e jun 2010

4

O Meridiano participou em grande estilo das comemorações pelo Dia do Consumidor.

No sábado, dia 20 de março, os inúmeros clientes do hipermercado Carrefour da Avenida Nossa Senho-ra da Penha, em Vitória, puderam conhecer mais nossos produtos e degustar café de elevada qualidade enquanto escolhiam os blends para comprar e levar para casa. O Meridiano ocupou um espa-ço amplo na loja e suas consultoras puderam não apenas servir aos clientes – e eles gostaram muito do que tomaram – mas também explicar como é elaborado cada um dos produtos em exposição.

outras vezesEssa não é a primeira vez que

nós fazemos degustações de blends no Carrefour de Vitória, voltadas aos clientes dessa empresa. Des-sa vez, o espaço montado, muito bonito, ficou próximo à padaria – café combina com pão – e, como não poderia deixar de ser por causa da época, perto de ovos de Páscoa. Ao lado, também, de setores como de embutidos e pescados.

Mostrar seus produtos e parti-

Homenagem ao Consumidor

Acima, o Meridiano homenageia o Dia do Consumidor. Ao lado, a cabeça do gôndola.

O grão verde de café possui potássio, fer-ro, zinco, magnésio e

diversos outros minerais, em-bora em pequena quantidade, além de aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares e polissaca-rídeos. O consumo indicado é de quatro xícaras de café/dia. Em maior quantidade que a cafeína, a bebida possui polife-nóis antioxidantes, os chamados ácidos clorogênicos, que durante a torra formam os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos

e açúcares formam os quase mil compostos responsáveis pelo aroma do café.

Toda vez que toma o seu café, você está contribuindo para o seu bem-estar físico e mental: fica alerta, disposto fisicamente e com o raciocínio mais ágil. O café contribui no controle da obesidade e ajuda na prevenção de depressão, suicídio, alcoolismo, diabetes do adulto e doença de Parkinson e Alzheimer. (Fontes: www.cafe-esaude.com.br e www.positive-lycoffee.org)

Café e Saúde

cipar de comemorações como o Dia do Con-sumidor faz parte da filosofia de trabalho do Meridiano. Afinal, para uma indústria de alimentos que prima pela qualidade e se preocupa

em sempre lançar novos produ-tos, o consumidor merece toda a consideração.

Page 5: Meridiano notícias   n° 32 - abril, maio e jun 2010

5

A turismóloga Verônica Ramos Macedo já mo-rava num dos lugares de vocação turística

mais bonitos do Espírito Santo, que é Guriri. Mas mesmo assim teve uma idéia: montar, dentro de um estabelecimento comercial local, uma cafeteria para completar o mix do lugar. E fez isso. Desde janeiro último, a Bom-bom Café funciona junto à Tapio-caria, uma casa de grande afluxo de público do balneário. Verônica se associou ao Meridiano, conta com sistema de máquina, produtos, café e serviços da empresa e agora serve delícias ao público local e aos turistas. Barista formada em curso feito no Centro de Comércio do Café, em Vitória, com assessoria do Me-ridiano, ela diz que ainda tem muito a aprender nesse novo ofício que incorporou à sua vida. Mas o que sabe já foi suficiente para que pu-desse criar algumas bebidas à base de café que são servidas na Bom-bom Café juntamente com outras, passadas a ela por nossas baristas, que a ajudaram na montagem da empresa. Além do Café Meridiano Es-presso e das bebidas diversas, o que mais o consumidor encontra no espaço de Verônica, por ela mesmo chamado de “bonitinho e rústico”, são bombons, como o nome da casa indica, entre caseiros e exclusivos dela. Fecham o mix da casa nossos achocolatado Chocant, cappuccinos e o creme chantilly. Com imagens de seu negócio em redes sociais como Orkut e Twitter, Verônica quer ir um pouco mais adiante. Como ela própria diz, “quero me aprimorar. Vou investir mais no meu ‘espacinho’ e apren-der coisas relacionadas à atividade de barista. Para isso, leio muitos livros.”

Balneário badalado Guriri (foto) é uma ilha com uma praia de quase 20 quilômetros, ligando-se à Praia de Barra Nova. Possui águas agitadas e mornas, forman-do piscinas naturais na maré baixa. Urbanizada e bastante frequentada por turistas, sobretudo durante o verão, seu Carnaval de Rua é um dos mais animados do litoral do Espírito Santo. Está a 13 quilômetros do centro de São Mateus – 210 quilômetros ao Norte de Vitória – com acesso em estrada pavi-mentada. As atrações do lugar incluem, além das duas barras, a praia, coqueirais, bosques e refúgios à beira dos rios, peque-nos povoados com gente típica, barzinhos e restaurantes junto aos rios ou à praia onde se pode provar delícias locais como caranguejos cozidos, pescadinha frita, moqueca de robalo, camarões de todos os tipos e tamanhos e os mais variados caldos. Durante o verão, na pracinha do centro do bairro, assiste-se a shows de capoeira, bandas musicais e concursos de beleza (fonte: Wikipédia).

Uma cafeteria em Guriri

Verônica e a máquina LaSpazialeVivaldi em local de destaque na Bombom Café

Page 6: Meridiano notícias   n° 32 - abril, maio e jun 2010

6

Da união de três irmãos da família Fioresi nasceram os Supermercados Ramos. Saulo – o mais velho – Sílvio e Celso

– são filhos de Albino Fiorese, 95 anos de idade, que de Venda Nova do Imigrante, região para onde foram muitos imigrantes italianos, foi aos poucos chegando à Grande Vitória. A vinda começou por volta de 1970. Primeiro a família viajava e voltava, sempre a negócios, entre as duas regiões. Um belo dia, lá pela década de 1970, um pequeno ponto comercial surgiu em Santa Mônica. Era o início de tudo. De um check-out pas-sou a dois, de dois a quatro, daí a sete e, de repente, surgiam os Supermercados Ramos. A loja de Santa Mônica, dirigida por Saulo, é a maior das três do grupo. Tem hoje 14 check-outs, 1.450 metros de área de vendas e de 10 a 12 mil itens. Já o geren-te Antônio Eldo atesta o sucesso que os blends Meridiano fazem no expositor da empresa.

outras A de Cobilândia, dirigida por Sílvio Luiz, tem como gerente o Sérgio. Nos 1.200 me-tros de área de vendas, com oito mil itens, o Meridiano instituiu um hábito: o café moído na hora. Os moradores do bairro proletário não conheciam a modalidade, mas a adota-ram. O maior volume de vendas de nossa marca decorre disso, do Meridiano Moa e Feche. Em Rio Marinho, onde Extra Forte e Tradicional fazem a diferença, a loja diri-gida por Celso, o outro dos irmãos, tem o mesmo porte e número de itens da de Cobilândia. Lá é o gerente Wanderlan quem trabalha. O Meridiano tem, nas três lojas, atuação completa não somente com nossa varieda-de de produtos, mas também com nossos serviços. O público é atendido com toda a linha de cafés da empresa, além de itens de grande saída como os coadores de algodão, filtros de papel, cappuccinos e o achocola-tado Chocant. Isso tudo, fruto dos esforços de nossa equipe de ponta a ponta.

Ramos: união de três irmãos

As lojas do Ramos: Ao alto, Cobilândia. No meio, Rio Marinho e, ao lado, Santa Mônica. Em todos o

Meridiano ocupa lugar de destaque