mensagem da direção - colegioplanoa.com.br · sejam bem vindos! a direção 02 manual da família...

23

Upload: vuongminh

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mensagem da Direção............................................................................02

Filosofia Educacional..............................................................................03

Proposta Pedagógica.............................................................................04

Setores de Atendimento.........................................................................05 Direção de Sede, Direção Administrativa e Tesouraria Orientação Educacional Orientação Disciplinar Secretaria

Formas de Comunicação.........................................................................07

Informações Gerais............................................................................... 07

Verificação do rendimento escolar..........................................................10

Parceria Família-Escola...........................................................................12

Regulamento geral do aluno...................................................................13

Sumário

Prezados Pais;

O Colégio Plano A sente-se honrado em assumir a co-responsabilidade na Educação de seu (sua) filho (a).

Temos consciência de que somente uma Educação baseada em prin-cípios éticos, com limites bem definidos, que se processe por meio do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida.

Mais do que nunca, faz-se necessária a união entre pais e filhos, escola e família, a fim de garantir uma vida com responsabilidade e um futuro de sucesso para seu (sua) filho (a).

Para obtermos esse sucesso, contamos com uma equipe qualificada que, ciente da grande missão que é educar, valoriza, vivencia e transmi-te princípios sólidos que norteiam a vida de nossos alunos.

A família, por meio deste manual, terá acesso às informações referen-tes ao funcionamento da escola, ao processo educacional, às formas de atendimento, às normas e aos procedimentos em situações do dia a dia escolar. Logo, qualquer outro assunto não apresentado neste manual será esclarecido por comunicados escritos ou verbais na agenda, por telefone, pessoalmente, por meio do agendamento de horários com a Coordenação ou Direção.

Assim sendo, solicitamos a sua leitura cuidadosa. Em caso de qualquer dúvida, nossa equipe estará sempre disponível para atendê-los.

Sejam bem vindos!

A Direção

02Manual da Família

Mensagem da Direção

O Colégio Plano A adota uma filosofia que visa o desenvolvimento integral do ser humano, procurando a formação do espírito científico, baseando-se nos seguintes princípios:

• que se formem cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem estar do homem, no plano pessoal e coletivo;

• que se incentive o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, da responsabilidade social, da procura do equilíbrio entre os componentes intelectuais, éticos, afetivos e físicos da personalidade;

• que se desenvolva a capacidade de análise e síntese, o autoconhecimen-to, a sociabilidade, a autonomia e a responsabilidade, integrando-se à for-mação científica e tecnológica, conduzindo ao exercício da cidadania;

• que se favoreçam a realização, as aptidões e atitudes voltadas ao serviço do bem comum, desenvolvendo o espírito solidário, o gosto pelo saber, a capacidade afetiva e a visão inovadora;

• que se procure a integridade física, intelectual, afetiva e ética do ser, for-mando homens capazes de avaliar constantemente com espírito crítico, que possuam intuição, imaginação e raciocínio lógico;

• que se possibilite ao educando o aprendizado para viver em sociedade, superando suas próprias deficiências, alcançando os objetivos propostos, sentindo que a vida é um extraordinário desafio, que deve conhecer e acei-tar, interpretar e enfrentar, dando sua parcela de contribuição para a cons-trução de um mundo melhor.

03 Manual da Família

Filosofia Educacional

04Manual da Família

“O ser humano aprende o que lhe é ensinado se estiver ligado ao conteú-do por um desafio que lhe dê satisfação e prazer.”

Essa é a proposta do Colégio Plano A: desenvolver com nossos alunos atividades desafiadoras e que os tornem capazes de compreender e in-tervir na formação do próprio conhecimento. Baseando-nos nas teorias de Wallon, Vygostsky, Paulo Freire e Piaget, procuramos oportunizar si-tuações nas quais a criança tenha liberdade de brincar, vivenciar, fanta-siar, surpreender, questionar, enfrentar desafios e tomar decisões por-que acreditamos que essas são necessidades emocionais básicas para o seu desenvolvimento integral.

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estão cotidia-namente envolvidos em projetos interdisciplinares e em atividades que tornam eficaz a concretização do nosso objetivo maior: formar cida-dãos capazes de analisar, decidir, planejar, trabalhar de forma coopera-tiva, expor e ouvir novas ideias.

Para atingir tal objetivo, contamos com uma equipe pedagógica capa-citada e que constantemente se atualiza, podendo assim, refletir e agir diante das situações de aprendizagem em sala de aula.

O trabalho com cada faixa etária:

- Berçário: o Berçário do Colégio Plano A está dividido em Baby I e Baby II e oferece a estrutura adequada para os cuidados assistenciais de be-bês a partir dos três meses. A proposta pedagógica começa a ser aplica-da já nesta idade. Músicas, histórias, jogos e dramatizações fazem par-te do cotidiano do Berçário. Vivenciando as atividades com diferentes recursos, a curiosidade dos bebês é estimulada, o que favorece ainda

Proposta Pedagógica

mais o desenvolvimento do corpo, do raciocínio e da linguagem. Por volta de um ano e cinco meses, a criança já está pronta para novos desafios e descobertas dos outros espaços da escola. Começa, então, o processo de adaptação da criança à nova turma, a Baby II.

- Nível I, Nível II e Nível III : abrange as turmas entre três e cinco anos. A capacidade e o interesse das crianças em aprender, descobrir e ampliar seus conhecimentos são incontestáveis, multidimensionais e construídos a partir das trocas estabelecidas com o meio, das interações com outras pessoas (adultos e crianças). Tudo em seu cotidiano é fonte de curiosida-de e exploração. Agem ativamente em seu entorno, selecionando infor-mações, analisando-as, relacionando-as e dando-lhes diferentes sentidos. Nesse processo de ensino, alimentado pelo material didático Positivo, considera-se, sobretudo, o papel fundamental desempenhado pelo pro-fessor, pois é esse profissional que vai propiciar todas as condições para a efetiva realização das atividades.

- Ensino Fundamental: abrange as turmas de 1º ao 9º ano. Nosso méto-do de ensino visa possibilitar aos nossos alunos saber se posicionar neste mundo em incessante transformação e caracterizado pelo predomínio da informação, das tecnologias, das imagens e da velocidade. O aluno torna--se capaz de buscar, selecionar e utilizar as informações que lhe são neces-sárias para obter sucesso na vida e no mercado de trabalho.

Para proporcionar um atendimento adequado ao aluno e às famílias, o Co-légio Plano A conta com os seguintes setores:

- Direção de Sede, Direção Administrativa e Tesouraria A Direção de Sede é responsável pela representação, organização e admi-nistração geral da escola.

05 Manual da Família

Setores de Atendimento

A Direção Administrativa é responsável pelo gerenciamento de ativida-des técnico-administrativas.

A Tesouraria é responsável pela cobrança de taxas, mensalidades esco-lares e venda de livros.

- Orientação EducacionalÉ o serviço que orienta o aluno no aspecto social, afetivo e comporta-mental, cooperando para o seu desenvolvimento integral. Faz, tam-bém, a ligação entre a família e a escola, atendendo aos pais e, quando necessário, a especialista.

- Orientação PedagógicaÉ o serviço que orienta o aluno, o professor e até mesmo o pai sobre como e quando agir diante de qualquer dificuldade que interfira no de-senvolvimento pedagógico da criança. Está diretamente relacionado ao serviço de orientação educacional.

- SecretariaÉ o serviço responsável pela documentação dos alunos e da escola. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30, e das 12h30 às 17h30.

Os prazos estabelecidos pela Direção para a expedição de documentos são os seguintes: - Declaração simples: 01 (um) dia útil - 2ª via do boletim: 01 (um) dia útil - 2ª via do histórico escolar: 01 (um) dia útil - Transferência: entre 03 (três) e 06 (seis) dias úteis - 2ª via do cartão de identificação: 15 (quinze) dias úteis

O bloqueto bancário será enviado, via agenda do aluno, contendo o va-lor da mensalidade, atividades extras, apostilas e/ou eventos extras e deverá ser pago na rede bancária ou casas lotéricas.

06Manual da Família

- Boletim de ocorrênciaSerá enviado sempre que o aluno deixar de cumprir seus deveres: tarefas, trabalhos, disciplina etc. A cada 03 (três) boletins de ocorrência será en-viada 01(uma) advertência. A cada 03 (três) advertências, o aluno levará 01(uma) suspensão.

- Boletim Escolar BimestralTrimestralmente, o Colégio Plano A divulga os dados do desempenho es-colar de seus alunos no Boletim Escolar. Este deverá ser retirado pelos pais na secretaria da escola, nas datas devidamente marcadas via agenda.

- AgendaQualquer comunicado escola-família, ou vice-versa, deverá ser devida-mente anotado na agenda. A mesma deverá ser assinada diariamente pelo responsável.

- MedicamentosA escola só ministrará medicamentos mediante a apresentação de recei-ta médica ou autorização por escrito com assinatura do responsável, via agenda.

- Transporte escolarA escola NÃO é responsável pelo transporte escolar. Qualquer dúvida, es-clarecimento ou comunicado, deverá ser feito diretamente ao responsável do mesmo.

07 Manual da Família

Formas de comunicação

Informações gerais

- AniversáriosOs aniversários poderão ser comemorados na última quinta-feira de cada mês, em conjunto com os demais alunos da sala.

- Aulas-passeioTodas as séries sairão, ao longo do ano, para atividades de aula fora do ambiente escolar, com o objetivo de completar e/ou motivar conteúdos desenvolvidos em sala. As aulas passeio são planejadas de acordo com o conteúdo em estudo, permitindo que o aluno observe, levante hipó-teses, reflita, indague e tire conclusões, dando maior realce e qualidade àquilo que está estudando.

Informamos que toda atividade dessa natureza é comunicada aos pais via agenda. O comunicado é acompanhado de uma autorização a ser assinada pelos responsáveis, a fim de que o aluno participe. Os passeios menores, próximos ao colégio, ficam previamente autorizados.

- Livros didáticosOs livros didáticos que serão utilizados pelos alunos trazem o conteúdo necessário às aulas, além de promover atividades complementares e in-terdisciplinares fundamentais à formação completa. São divididos em quatro volumes, entregues ao aluno no decorrer do ano letivo.

O primeiro volume é entregue no primeiro dia de aula. É de inteira res-ponsabilidade do responsável a aquisição dos mesmos nas datas pre-viamente determinadas pela escola. A não aquisição do mesmo impli-cará em perdas para o aluno.

- Materiais complementaresAlém dos livros didáticos, os alunos também utilizam materiais com-plementares para concretizar o seu aprendizado. Os mesmos deverão ser adquiridos em datas previamente estabelecidas e são de inteira res-ponsabilidade do responsável.

- Dispensas e justificativas Dispensas e justificativas das aulas de Educação Física serão concedi-

08Manual da Família

das somente com apresentação de atestado médico que comprove o pro-blema de saúde. O aluno com dispensa ou justificativa deve assistir às au-las ministradas, a fim de realizar uma atividade escrita avaliativa. - UniformeO uniforme é de uso obrigatório e será exigido a partir do primeiro dia de aula.

- Telefone celularO telefone celular facilita a comunicação dos filhos com seus pais. Porém, não permitimos o uso do aparelho pelos alunos dentro do colégio por:

• não demonstrarem maturidade para utilizá-lo em momentos e locais apropriados; • utilizarem o aparelho sem critério, fazendo com que os respon-sáveis se desloquem de seus afazeres para trazerem trabalho, material escolar ou, ainda, alegando razões para saírem mais cedo que o horário previsto; • desprezarem o auxílio de funcionários para o atendimento ou pré-atendimento, em casos de necessidades ou emergências.

Observação: O uso do telefone da instituição somente será permitido com autorização prévia.

- HoráriosO horário de entrada das turmas do turno da manhã é às 7h e às 13h para o turno da tarde. O horário de saída do turno da manhã é específico para cada turma, de acordo com o quadro de horários que os alunos recebem no início do ano letivo. Já a tarde é de 17h para a Educação Infantil e 17h20 para as turmas de 1º ao 5º ano.

Os horários de entrada e saída deverão ser respeitados, com tolerância de 05 (cinco) minutos para o horário de entrada e de 10 (dez) minutos para o horário de saída. O aluno que chegar atrasado somente poderá entrar em sala no segundo tempo de aula. Caso haja atraso no horário de saída, será cobrada uma taxa extra.

09 Manual da Família

- Possíveis solicitações extras • Pagamento de transporte para aulas-passeio • Aquisição de ingressos para atividades culturais • Salgados ou doces e refrigerantes para datas comemorati vas • Ingredientes para aulas que envolvem culinária • Taxa de inscrição para acampamento • Despesa com alimentação durante aula extraclasse em período integral

Educação InfantilA avaliação é divulgada em um relatório trimestral que reflete o desen-volvimento do aluno.

Ensino FundamentalA avaliação é divulgada trimestralmente em um boletim de notas.

Formas de avaliação do rendimento escolar em cada disciplina- por meio de notas em provas escritas previstas no calendário em que cada uma vale 10 (dez) pontos.

- por meio de notas em provas livres e de notas em trabalhos e tarefas de casa de acordo com o critério de avaliação que será entregue ao alu-no no início de cada trimestre.

Observação: no 9º ano, a disciplina de Ciências terá sua nota obtida pela média aritmética das notas de Física e Química.

10Manual da Família

Verificação do rendimento escolar

Rendimento escolar baixo- Recuperação trimestral: o aluno que numa disciplina obtiver média tri-mestral inferior a 6,0 (seis) terá a chance de realizar, naquela disciplina, uma prova. A nota desta prova de recuperação substituirá a nota do tri-mestre se for superior a ela, dando ao aluno a oportunidade de recuperar a média do trimestre em questão.

- Recuperação anual: ao final do ano letivo, o aluno que numa disciplina ob-tiver média anual inferior a 6,0 (seis) e maior que 4,0 (quatro) terá a chance de realizar, naquela disciplina, uma prova. A nota desta prova deverá ser igual ou maior que 6,0 (seis) a fim de ser aprovado. Caso contrário, o aluno será reprovado.

Critérios para aprovaçãoEm cada disciplina o aluno será aprovado, desde que atenda às exigências de freqüência e de notas.

- Exigência de frequência: em conformidade com a Lei Federal 9394/96, o aluno será aprovado se tiver frequentado, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas. Não há recuperação por faltas.

- Exigência de notas: o aluno será aprovado se ao final do ano alcançar média anual igual ou superior a 6,0 (seis), tendo ou não se submetido às re-cuperações trimestrais ou, ainda, mesmo não se enquadrando na situação citada, tenha obtido nota igual ou superior a 6,0 (seis) após a recuperação anual.

Conselho de ClasseO Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e de-liberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada turma do estabelecimento.

Entre outras atribuições, cabe ao Conselho de Classe decidir quanto à apro-

11 Manual da Família

vação ou reprovação de alunos que, após a recuperação anual, apresen-tarem situações limítrofes.2ª ChamadaCaso o aluno, por motivo justificado, deixar de fazer uma prova escrita, poderá fazer uma nova prova denominada de 2ª chamada em datas de-terminadas pela escola. São considerados motivos justificados: casos de doença, luto e convocação para atividades cívicas.

Para alunos do 1º ao 5º ano, a prova de 2ª chamada será aplicada em data comunicada pela professora à família. Estes alunos não precisam através de sua família requerer à secretaria a solicitação para esta pro-va.

Para alunos do 6º ao 9º ano, a prova de 2ª chamada será aplicada no prazo máximo de 01 (uma) semana após o retorno do aluno às aulas. Estes alunos deverão requerer a prova de 2ª chamada na secretaria, anexando por escrito uma justificativa da família dizendo o motivo da falta ou atestado médico. Este requerimento deve ser feito até 02 (dois) dias úteis após o retorno do aluno.

Aos alunos que não requererem a prova de 2ª chamada ou não compa-recerem na data e horário marcados para sua realização, será atribuída nota 0,0 (zero).

Observação importante: NÃO há 2ª chamada para as provas de recupe-ração.

12Manual da Família

Parceria Família-Escola

Essa parceria – baseada na cooperação, no respeito e na confiança – é imprescindível para o sucesso da educação de nossas crianças e jovens, uma vez que nossos objetivos são comuns: a formação do caráter, a construção de conhecimentos e a autorrealização de cada um deles.

O Regulamento Geral do Aluno se constitui em um dos desdobramentos do Regimento Escolar.

Direitos do aluno

I- Ser respeitado em sua condição de ser humano, usufruindo de igualdade de atendimento.

13 Manual da Família

Para tanto, solicitamos a cooperação da família no acompanhamento sis-temático da vida escolar dos alunos, orientando-se para:

- o conhecimento detalhado do conteúdo deste manual e da leitura por-menorizada dos comunicados, dos informativos e de todas as correspon-dências encaminhadas pela escola

- a necessidade do cumprimento pelo aluno de normas estabelecidas

- a presença contínua do aluno em todas as aulas, justificando por escrito as faltas que porventura ocorram

- evitar a marcação de consultas médicas ou viagens, bem como chegadas tardias ou saídas antecipadas nos períodos de aula- incentivar a formação de hábitos de estudo, como é o caso da realização diária das tarefas de casa

- a análise das avaliações realizadas e a verificação bimestral do boletim escolar

- manter seus endereços atualizados facilitando a comunicação escola--família

- participar de reuniões, comemorações e eventos da escola

Regulamento Geral do Aluno

14Manual da Família

II- Participar das aulas e demais atividades promovidas pela escola, como também solicitar explicações aos professores e aos demais fun-cionários, sempre que julgar necessário.

III- Utilizar as instalações e recursos materiais oferecidos pela escola.

IV- Tomar conhecimento da verificação do rendimento escolar e dos re-sultados obtidos em provas, trabalhos, médias e freqüência, nos prazos estabelecidos. Sempre que julgar necessário, pode solicitar revisão de provas no prazo de 02 (dois) dias úteis, a partir de sua divulgação.

Deveres do aluno

I- Entregar a documentação exigida pela escola no ato da matrícula ou, quando for o caso, no prazo estipulado. A matrícula só será deferida mediante a apresentação da documentação completa.

II- Cumprir as determinações emanadas da direção do estabelecimento.

III- Ocupar o lugar que lhe for destinado, no mapeamento da sala. O ma-peamento é de responsabilidade do professor regente e é estabelecido em consenso pelo conjunto de docentes da turma. Quando, eventual-mente, um dos professores permitir ou determinar a troca de lugares, o aluno deverá retornar ao seu lugar de origem antes do início da aula seguinte.

IV- Participar das aulas e atividades escolares devidamente uniformiza-do.

V- Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as ati-vidades determinadas, pelos professores, com empenho e dedicação.

VI- Ser pontual. No início das aulas e após o recreio, ao ouvir o som con-vencionado, o aluno deverá deslocar-se para a sala de aula, pois, ao to-que do sinal, o professor fechará a porta e os retardatários deverão se

dirigir à biblioteca. Quando houver atraso na chegada para a primeira aula, os alunos da 5ª à 8ª série entrarão em sala no início da segunda aula. A entrada em sala, após o início da segunda aula, só será permitida mediante a apresentação de atestado ou exame médico, ou justificativa dos pais ou responsável. Caso contrário, o aluno permanecerá na biblioteca até o final da quinta aula.

Na reincidência de atrasos, o aluno permanecerá na biblioteca o período todo.

VII- Ser assíduo. No dia subseqüente à falta, o aluno deverá apresentar atestado médico ou justificativa escrita, encaminhada e assinada por um dos membros da família.

VIII- Ler, diariamente, os editais da sala de aula, referentes à sua turma. Os murais destinam-se à fixação de comunicados, horários, unidades pre-vistas para provas, trabalhos e outros selecionados pela coordenação pe-dagógica e pelos professores.

IX- Estudar, fazer as tarefas, portar todo o material escolar solicitado e guardar os livros didáticos até o final do ano letivo. O aluno deverá criar hábitos de estudo, fazendo as tarefas de casa e revendo os conteúdos tra-balhados em sala diariamente.

X- Ser honesto na apresentação das tarefas e trabalhos, na realização das avaliações e nas atitudes no dia-a-dia.

XI- Comparecer às recuperações sempre que convidado.

XII- Respeitar professores, funcionários e colegas, bem como as normas disciplinares, comportando-se adequadamente dentro e fora da escola. O respeito ao próximo deverá ser a base de todo relacionamento existente na escola. O aluno, quando uniformizado, representa a escola.

XIII- Zelar pela limpeza e conservação do patrimônio do estabelecimento. Os equipamentos de sala, como giz, quadro, TV e vídeo, entre outros, são

15 Manual da Família

16Manual da Família

instrumentos de trabalho do professor e só como tais deverão ser utili-zados.

XIV- Indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais à escola ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários.

XV- Entregar à família a correspondência enviada pela escola, devol-vendo-a assinada, no prazo estabelecido, quando for o caso.

XVI- Comparecer às solenidades, festas cívicas e outros eventos promo-vidos pela escola.

XVII- Respeitar os símbolos nacionais.

XVIII- Cuidar de seus pertences. Objetos de valor não deverão ser trazi-dos à escola, que não pode se responsabilizar por objetos extraviados. Os objetos, quando encontrados ou entregues por terceiros, ficam à disposição dos donos na secretaria.

Proibições ao aluno

I- Atrapalhar e tumultuar a aula com conversas, bolinhas de papel, risa-das, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos, bilhetes e outros.

II- Entrar ou sair de aula sem autorização do professor, ocupar lugar di-ferente do que lhe for designado, permanecer na porta da sala nos inter-valos de aulas dificultando a entrada ou saída dos colegas. Quando o professor entrar na sala, os alunos deverão estar em seus lugares e fazer silêncio. Ao saírem da sala, durante as aulas, deverão portar auto-rização, por escrito, do professor.

III- Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias a elas ou portar material estranho às atividades escolares. Ocorrendo este fato, o aluno deverá entregar ao professor ou funcionário da escola o material estra-

nho, sempre que lhe for solicitado, o qual será entregue diretamente aos pais ou responsáveis.

IV- Comer, mascar chicletes ou chupar balas durante as aulas.

V- Usar de meios fraudulentos quando da realização das avaliações (co-municar-se com colegas, “colar” ou portar “cola”), ou de outros trabalhos. Constatada a comunicação, o aluno poderá ter uma ou mais questão (ões) de sua prova anulada(s).

VI- Usar boné, capuz, touca, gorro quando em sala de aula, laboratórios e outros espaços físicos fechados, quando o professor determinar o con-trário. O uso do capuz do agasalho ou outro qualquer é proibido durante a realização das avaliações.

VII- Praticar atos que prejudiquem as atividades escolares, em sala ou fora dela, que sejam contrários aos bons costumes ou excedam os limites de segurança e da boa educação.

VIII- Usar indevidamente o nome da escola ou distribuir impressos que en-volvam o nome de colegas, professores e funcionários.

IX- Apelidar, xingar, discriminar ou expor a situações embaraçosas colegas, professores e funcionários.

X- Danificar o patrimônio da escola e pertences dos colegas, professores e funcionários. Todo dano causado deverá ser ressarcido pelo responsável, sem prejuízo da punição que lhe for imputada.

XI- Promover atividades extraclasses, jogos, campanhas ou comércio de qualquer natureza, não autorizados, dentro da escola.

XII- Andar de bicicleta, skate, patins ou similares na escola.

XIII- Namorar nas dependências da escola.

17 Manual da Família

18Manual da Família

XIV- Amassar, rabiscar, adulterar ou deixar de entregar as correspon-dências encaminhadas aos pais (informativos, comunicados, circulares, cartas, convites, boletins e outros).

XV- Falsificar a assinatura de professores, pais ou responsáveis.

XVI- Faltar às aulas sem justificativa da família.

XVII- Ausentar-se do estabelecimento sem que esteja devidamente au-torizado pela família e pela escola. A saída antecipada do aluno da Edu-cação Infantil e do Ensino Fundamental só será possível junto com o pai ou responsável. O aluno que sair sem prévia autorização da família e da escola estará sujeito ao afastamento das aulas por um dia.

Caso estes alunos tenham neste dia prova ou apresentação de algum trabalho, eles perdem automaticamente o direito de requerer uma nova prova ou um novo trabalho.

XVIII- Fazer-se acompanhar dentro da escola de elementos estranhos à comunidade escolar, sem prévia autorização.

XIX- Portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas. Promover, incentivar ou participar de agressões ou brigas, ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no interior, na frente, ou nas imediações do estabelecimento, ou quan-do se encontrar uniformizado.

Sempre que houver comentários ou ameaças de briga, procurar o Orientador Disciplinar. No caso de envolvimento de grupos ou de pes-soas estranhas em brigas na frente ou nas proximidades da escola, ou quando o aluno estiver uniformizado, o responsável receberá punição severa, podendo a chegar ao encaminhamento educativo.

Sanções aplicáveis ao aluno

A infração a qualquer um dos deveres e a transgressão das proibições su-jeitam o aluno, conforme a gravidade da falta, às seguintes penalidades: - advertência oral; - advertência por escrito; - afastamento temporário de determinada(s) aula(s); - afastamento temporário da sala de aula; - transferência consensual, mediante anuência dos pais; - encaminhamento educativo.

Aluno excluído da sala por conduta inconveniente será encaminhado a Orientação Educacional, que aplicará as sanções previstas nas três primei-ras alíneas acima descritas. O aluno será encaminhado à biblioteca, onde realizará tarefas predeterminadas.

O afastamento temporário da sala de aula será determinado pela Direção, ouvidos o Serviço de Orientação Educacional e o Serviço de Orientação Disciplinar.Considerada a gravidade da infração, poderão ser ultrapassadas uma ou mais etapas previstas, ouvido o Conselho Escolar.

Encaminhamento educativo (caminho para transferência compulsória) será utilizado como medida extrema, uma vez esgotados os recursos pe-dagógico. O mesmo será feito com o endosso da Comissão Especial, pre-visto na legislação e composta de representantes do Positivo, dos pais e de um membro do Conselho Tutelar ou, na falta deste, do Ministério Público.

Observação: As sanções aplicadas aos alunos, a partir da advertência por es-crito, serão comunicadas à família e anotadas em seus respectivos registros.

19 Manual da Família

20Manual da Família

Faltas graves

São consideradas faltas ou ocorrências disciplinares graves, entre ou-tras: - reincidência na indisciplina - brigas - brincadeiras de mau gosto com consequências imprevisíveis (derrubar colega propositadamente, por exemplo) - faltar às aulas propositadamente, ficando nas imediações da escola - desacato a professores, inspetores e funcionários - falsificação de documentos e/ou assinaturas - desrespeito à integridade moral - dano ao patrimônio da escola - saída da escola sem permissão - bullying

Observação: os responsáveis pela disciplina na escola são, em primeira instância:- o professor em sala de aula e nos deslocamentos dos alunos;- a acompanhante no transporte; - os inspetores nas demais dependências de escola, nos portões e calça-das defronte à escola e nas salas de aula, durante os intervalos e, even-tualmente, na ausência momentânea do professor.

Anotações