memento mori v noite de poesia sandra fayad

14

Click here to load reader

Upload: memento-mori

Post on 10-Jul-2015

371 views

Category:

Entertainment & Humor


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Memento Memento MoriMoriV Noite de PoesiaV Noite de Poesia

Carpe Diem – Brasília / DFCarpe Diem – Brasília / DF23/07/200823/07/2008

A Literatura vista com outros olhosA Literatura vista com outros olhoshttp://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

Page 2: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

É brasileira de nascimento, sírio-libanesa por orgulho, goiana de berço, É brasileira de nascimento, sírio-libanesa por orgulho, goiana de berço, candanga de coração, economista por formação acadêmica, poetisa, contista candanga de coração, economista por formação acadêmica, poetisa, contista e cronista por vocação. e cronista por vocação.

Da adolescência à vida adulta, a presença ativa nas transformações culturais, Da adolescência à vida adulta, a presença ativa nas transformações culturais, políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil e no Mundo nas décadas de políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil e no Mundo nas décadas de 60/70 somaram-se às demais influências, enriquecendo e fortalecendo-lhe a 60/70 somaram-se às demais influências, enriquecendo e fortalecendo-lhe a vida pessoal e profissional. vida pessoal e profissional.

Sua trajetória não é diferente dos demais de sua geração que revolucionaram Sua trajetória não é diferente dos demais de sua geração que revolucionaram costumes, conquistaram espaços e fincaram bandeiras indicativas de novos costumes, conquistaram espaços e fincaram bandeiras indicativas de novos caminhos para as gerações seguintes.caminhos para as gerações seguintes.

Sandra FayadSandra Fayad

Page 3: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

Sandra FayadSandra FayadSuas produções literárias são publicadas em vários Sites, Portais, Antologias, Suas produções literárias são publicadas em vários Sites, Portais, Antologias, Jornais e Revistas virtuais e impressos, onde é colunista convidada desde Jornais e Revistas virtuais e impressos, onde é colunista convidada desde 2005, tendo sido premiada e homenageada em diversas ocasiões. Participou 2005, tendo sido premiada e homenageada em diversas ocasiões. Participou de três Coletâneas internacionais. de três Coletâneas internacionais.

Possui um site pessoal: http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/Possui um site pessoal: http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/

Criou e administra uma horta comunitária urbana na Asa Norte, com centenas Criou e administra uma horta comunitária urbana na Asa Norte, com centenas de ervas medicinais, condimentos e plantas ornamentais, para onde de ervas medicinais, condimentos e plantas ornamentais, para onde imigraram pássaros e outros animais silvestres, transformando o pequeno imigraram pássaros e outros animais silvestres, transformando o pequeno espaço em atração turística e objeto de várias reportagens na mídia nos anos espaço em atração turística e objeto de várias reportagens na mídia nos anos de 2007 e 2008. de 2007 e 2008.

Colunista do Diário de Catalão, publica, há mais de dois anos, matérias Colunista do Diário de Catalão, publica, há mais de dois anos, matérias resultantes de pesquisas e observações do que se passa na natureza. Desse resultantes de pesquisas e observações do que se passa na natureza. Desse trabalho surgiu o livro Animais Que Plantam Gente, que está disponível aqui e trabalho surgiu o livro Animais Que Plantam Gente, que está disponível aqui e com noite de autógrafos confirmada também para o dia 1º de agosto, na com noite de autógrafos confirmada também para o dia 1º de agosto, na Livraria Cultura. Livraria Cultura.

Page 4: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Memento Memento MoriMori

Sandra FayadSandra FayadÉÉ

Poetisa da Noite...Poetisa da Noite...

Page 5: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

AUTO DE INVERNOAUTO DE INVERNO

Embarcaste no vagão que passava por Cabul,Embarcaste no vagão que passava por Cabul,Acenaste para a Prima que por lá assumia o trono,Acenaste para a Prima que por lá assumia o trono,Vagarosamente rumaste para o Hemisfério SulVagarosamente rumaste para o Hemisfério SulOnde reinava preguiçoso teu irmão, o Outro-Ono.Onde reinava preguiçoso teu irmão, o Outro-Ono.

Vieste exercer teu temporário mandato trimestral.Vieste exercer teu temporário mandato trimestral.Sabes que não és do povo o preferido governante,Sabes que não és do povo o preferido governante,Mas contratas marqueiteiros do Planalto Central,Mas contratas marqueiteiros do Planalto Central,Para coroar-te com cinzento ornato de brilhante.Para coroar-te com cinzento ornato de brilhante.

Aqui, onde fazes a festa infestada de bactérias,Aqui, onde fazes a festa infestada de bactérias,Provocas redemoinhos no meu torrão já sofrido,Provocas redemoinhos no meu torrão já sofrido,Secas os recursos das minhas melhores artérias,Secas os recursos das minhas melhores artérias,Sacodes as árvores e espalhas sujeira... zum...bido.Sacodes as árvores e espalhas sujeira... zum...bido.

Page 6: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

AUTO DE INVERNOAUTO DE INVERNO

Ainda assim, há quem goste da tua companhia,Ainda assim, há quem goste da tua companhia,Nas montanhas cobertas de neve, sob peles e lãs.Nas montanhas cobertas de neve, sob peles e lãs.Mas aqui, prefiro que retornes por qualquer via,Mas aqui, prefiro que retornes por qualquer via,Libera o trono central para assento de tuas irmãs!Libera o trono central para assento de tuas irmãs!

Se quiseres deixar boas recordações,Se quiseres deixar boas recordações,Leva na bagagem maus mandatários e parlamentares, Leva na bagagem maus mandatários e parlamentares, Com seus assessores, lobistas, correligionários.Com seus assessores, lobistas, correligionários.Faz da partida uma festa de boas ações! Faz da partida uma festa de boas ações! Povoa com eles desertos estéreis, Povoa com eles desertos estéreis, terrenos baldios, mares poluídosterrenos baldios, mares poluídosOu Marte, o planeta glaciário,Ou Marte, o planeta glaciário,Abrindo espaços nas mini-séries,Abrindo espaços nas mini-séries,Para mudança de rumo e de cenário.Para mudança de rumo e de cenário.

Page 7: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

CIDADÃCIDADÃTenho RG, CPF, Título de Eleitor,Tenho RG, CPF, Título de Eleitor,Plano de Saúde, Vínculo Empregatício.Plano de Saúde, Vínculo Empregatício.Estou no sistema.Estou no sistema.Sou cidadã!Sou cidadã!

Namorei, noivei, casei,Namorei, noivei, casei,Mas bom mesmo é ter um grande amorMas bom mesmo é ter um grande amor(Impossível...).(Impossível...).Fumei para estar na moda. Virou vício, Fumei para estar na moda. Virou vício, Que eliminei para estar na moda.Que eliminei para estar na moda.De cigarro tomei pavor.De cigarro tomei pavor.Fui fumacê apaixonada!Fui fumacê apaixonada!Cidadinha!Cidadinha!

Abri conta no Banco OficialAbri conta no Banco OficialPra receber meu salárioPra receber meu salárioQue mal dava pra comprarQue mal dava pra comprarPasses e PF universitário.Passes e PF universitário.O Banco Particular,O Banco Particular,Querendo me conquistar,Querendo me conquistar,Ofereceu-me cartão de créditoOfereceu-me cartão de créditoPra acabar de me ferrar.Pra acabar de me ferrar.Sou refém do lucro fácil!Sou refém do lucro fácil!Cidarréfem!Cidarréfem!

Entrei no consórcio de automóveisEntrei no consórcio de automóveisPara realizar o sonho dourado:Para realizar o sonho dourado:Ter um fusca zeroTer um fusca zeroCom painel perfumado.Com painel perfumado.Paguei sessenta meses,Paguei sessenta meses,Mas consegui entrar e sairMas consegui entrar e sair(Duas vezes!).(Duas vezes!).Assinei Quatro Rodas.Assinei Quatro Rodas.Fiz financiamento do BNHFiz financiamento do BNHQue acabou antes da dívida acabar.Que acabou antes da dívida acabar.IncendiaramIncendiaramO Ministério da HabitaçãoO Ministério da Habitação(Estive lá em reunião)(Estive lá em reunião)Que dó! Que fogaréu! Queimaram tudo:Que dó! Que fogaréu! Queimaram tudo:Papelada, fitas de computação.Papelada, fitas de computação.Sou otária!Sou otária!Cidotária!Cidotária!

Page 8: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

CIDADÃCIDADÃComprei roupas, bicicleta, patinsComprei roupas, bicicleta, patinsJaqueta, relógio, maquiagem importada,Jaqueta, relógio, maquiagem importada,Bugiganga americana e chinesa,Bugiganga americana e chinesa,Perfume francês: forte pra dedéu!Perfume francês: forte pra dedéu!Eletrônicos fabricados lá nos confins.Eletrônicos fabricados lá nos confins.Só para dar o que falar, ser admirada.Só para dar o que falar, ser admirada.Americanizada!!!Americanizada!!!Sou acéfala com véu!Sou acéfala com véu!Sou Cidadéu!Sou Cidadéu!

Presto contas pro LeãoPresto contas pro LeãoDe tudo que ele me garfa.De tudo que ele me garfa.Todo ano respondo: não!Todo ano respondo: não!Não subiu meu patrimônio!Não subiu meu patrimônio!Não caíram minhas despesas!Não caíram minhas despesas!Não fiz pacto com o demônio,Não fiz pacto com o demônio,Não traí, não menti, não roubei,Não traí, não menti, não roubei,Nem comi mais sobremesasNem comi mais sobremesasSou pastel!Sou pastel!Cidadel!Cidadel!

Ah, como eu queria ter nascidoAh, como eu queria ter nascidoEm uma aldeia tupi ...Em uma aldeia tupi ...Lá pros lados de Paratins...Lá pros lados de Paratins...Na foz do Maicí,Na foz do Maicí,Em meio a guerreiros bravos;Em meio a guerreiros bravos;Ou lá na terra dos meus avós,Ou lá na terra dos meus avós,Onde enfrentam a guerra,Onde enfrentam a guerra,Mas não se tornam escravos.Mas não se tornam escravos.Se eu fosse menos cidadã ...Se eu fosse menos cidadã ...Não usaria calcinha , sutiã,Não usaria calcinha , sutiã,Ou me penitenciariaOu me penitenciariaDurante o Ramadã.Durante o Ramadã.Seria mais San...Seria mais San...

Sigo à risca a ConstituiçãoSigo à risca a ConstituiçãoLeis, decretos, regulamentos.Leis, decretos, regulamentos.Respeito os dogmas da religião.Respeito os dogmas da religião.É bem verdade que desobedeciÉ bem verdade que desobedeciQuestionei em certos momentos, Questionei em certos momentos, Mas me penitenciei.Mas me penitenciei.Ninguém é santo!Ninguém é santo!Sou Cidapura!Sou Cidapura!

Page 9: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

MUNDO AZEDOMUNDO AZEDO

Contemplo da janela as plantinhas da horta,Contemplo da janela as plantinhas da horta,Cultivadas com adubo, água e natureza morta.Cultivadas com adubo, água e natureza morta.Do mercado, em plásticos, vem o que se come,Do mercado, em plásticos, vem o que se come,Embalado chega o alimento que mata... a fome?Embalado chega o alimento que mata... a fome?

É careta cultivar beladona, tomate, alfazema...É careta cultivar beladona, tomate, alfazema...

Do fabricante, devo saber nome e sobrenome,Do fabricante, devo saber nome e sobrenome,Contabiliza-me como refém real, que consome.Contabiliza-me como refém real, que consome.Vivo ou morto, sou um número. É o que importa.Vivo ou morto, sou um número. É o que importa.Fácil! Prático! Somos cobaias (eu e minha aorta),Fácil! Prático! Somos cobaias (eu e minha aorta),

No shopping, à beira-mar ou sobre o rochedo.No shopping, à beira-mar ou sobre o rochedo.

Page 10: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

SEROTONINASEROTONINA

Olha o mundo girando... Olha o mundo girando... Não te impressiona com os desacertos Não te impressiona com os desacertos Nem briga com o teu destino. Nem briga com o teu destino. Circula, vai circulando... Circula, vai circulando... Tudo tende ao redondo, Tudo tende ao redondo, Traça metas, confia no teu tino, Traça metas, confia no teu tino, Ultrapassa fronteiras, quebra elos. Ultrapassa fronteiras, quebra elos. Aproveita o que te resta de menino. Aproveita o que te resta de menino.

Sê prudente, mas não exagera. Sê prudente, mas não exagera. Trabalha o teu lado canhoto, Trabalha o teu lado canhoto, Lança com ele a certeira esfera Lança com ele a certeira esfera Enquanto teu destro descansa maroto. Enquanto teu destro descansa maroto. Corre! Mas corre sob o sol nascente Corre! Mas corre sob o sol nascente Com a brisa leve te acariciando. Com a brisa leve te acariciando. Ergue o calcanhar da calçada quente. Ergue o calcanhar da calçada quente. Sente a serotonina da cabeça aos pés. Sente a serotonina da cabeça aos pés. Engata a primeira, a segunda, a terceira... Engata a primeira, a segunda, a terceira... Mas desengata tuas incômodas rés. Mas desengata tuas incômodas rés.

Inspira! Expira! Respira teu ar inteligente. Inspira! Expira! Respira teu ar inteligente. Levanta! Abaixa! Estica! Fica na ponta dos pés. Levanta! Abaixa! Estica! Fica na ponta dos pés. Só desacelera... Só desacelera... Quando estiver cantando a leveza da Quando estiver cantando a leveza da liberdade, liberdade, Que acabaste de conquistar; Que acabaste de conquistar; Ou te pegar compondo um poema Ou te pegar compondo um poema (mentalmente) (mentalmente) Sobre o brilho do sol, a iluminar uma estrela Sobre o brilho do sol, a iluminar uma estrela cadente. cadente.

Page 11: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

ACREDITA!ACREDITA!

Enxuga dos teus olhos em cartazEnxuga dos teus olhos em cartazO sofrimento por quem não te quer.O sofrimento por quem não te quer.Não te ilude, meu rapaz!Não te ilude, meu rapaz!Tua dor não tem causa em mulher.Tua dor não tem causa em mulher.

Vem de dentro, do teu pensamento.Vem de dentro, do teu pensamento.Nasce da tua ânsia e insegurança,Nasce da tua ânsia e insegurança,Do escorregão que, em algum momento,Do escorregão que, em algum momento,Tornou frágil e oscilante a esperança.Tornou frágil e oscilante a esperança.

Afasta esses temores infundados,Afasta esses temores infundados,Eleva teus desejos ao trono do amorEleva teus desejos ao trono do amorE pulveriza alegria para os lados.E pulveriza alegria para os lados.

Canta a felicidade de estar contigo.Canta a felicidade de estar contigo.Atenta para a suavidade de uma flor,Atenta para a suavidade de uma flor,E vem curtir uma balada comigo.E vem curtir uma balada comigo.

Page 12: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Sandra FayadSandra Fayad http://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br

TAMANDUÁ BANDEIRATAMANDUÁ BANDEIRA

TTua figura não se classifica de beleza.ua figura não se classifica de beleza.AAparentas ser até bicho desagradávelparentas ser até bicho desagradávelMMas és um ser como eu, com certeza.as és um ser como eu, com certeza.AAnimal que sente, ama. És afável!nimal que sente, ama. És afável!NNo habitat, atacas apenas uma zona: o habitat, atacas apenas uma zona: DDepredador de cupins e formigueiro,epredador de cupins e formigueiro,UUsando patas com garras e línguona,sando patas com garras e línguona,AAlimentas teu corpo por inteiro.limentas teu corpo por inteiro.

BBonito é o teu papel na natureza.onito é o teu papel na natureza.AAo lado do tatu e do bicho preguiça,o lado do tatu e do bicho preguiça,NNo reino dos Xenarthra, és realeza.o reino dos Xenarthra, és realeza.DDe insetos vives, mas se fogo te incendeia,e insetos vives, mas se fogo te incendeia,EEsturricado ficas, sem chance de defesa.sturricado ficas, sem chance de defesa.IInvestir em ti, tirar-te dessa intricada teia, nvestir em ti, tirar-te dessa intricada teia, RRecuperar tua espécie será grande proeza,ecuperar tua espécie será grande proeza,AA consagrar político, cientista e até princesa. consagrar político, cientista e até princesa.

Page 13: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Memento Memento MoriMori

Sandra FayadSandra FayadÉÉ

Poetisa da Noite...Poetisa da Noite...

Page 14: Memento Mori   V Noite De Poesia   Sandra Fayad

Memento Memento MoriMoriV Noite de PoesiaV Noite de Poesia

Carpe Diem – Brasília / DFCarpe Diem – Brasília / DF23/07/200823/07/2008

A Literatura vista com outros olhosA Literatura vista com outros olhoshttp://www.mementomori.com.brhttp://www.mementomori.com.br