médicos sem fronteiras e banco alimentar

18
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS E BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME Solidariedade Área de Projecto Professora: Patrícia Magalhães Escola Básica 2º e 3º ciclos de Penafiel Nº3 Ano lectivo 2010/2011 Trabalho elaborado por: Cátia Santos Nº 10 Lúcia Rodrigues Nº 15 Rita Soares Nº 27

Upload: blog9e

Post on 22-Dec-2014

1.892 views

Category:

News & Politics


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

MÉDICOS SEM FRONTEIRASE

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

Solidariedade

Área de ProjectoProfessora: Patrícia Magalhães

Escola Básica 2º e 3º ciclos de Penafiel Nº3 Ano lectivo 2010/2011

Trabalho elaborado por:Cátia Santos Nº 10Lúcia Rodrigues Nº 15Rita Soares Nº 27

2

Introdução……………………………………………….3

Médicos sem fronteiras: Quem são?............................................................4 Quando foi criada?……………..............................5 O que fazem?........................................................6 Os principais modos de acção da MSF…………..7

Banco alimentar contra a fome: O que é?.............................................................11 O que fazem?.....................................................12 Agir com instituições……………………………...13

Conclusão………………………………………………16

Webgrafia…………………………………………........17

Índice

3

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

Ao longo deste trabalho, vamos falar sobre as seguintes organizações:• Médicos sem Fronteiras;• Banco alimentar contra a Fome.

Esperemos que gostem!

Introdução

4

Quem são?Os Médicos Sem Fronteiras são uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.

Médicos sem fronteiras

http://www.msf.org.br/

5

Quando foi criada?

A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que actuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria.

6

Oferecer cuidados de saúde em situações de crise é a base do trabalho de Médicos Sem Fronteiras. Conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de actuação da MSF. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.

O que fazem?

7

Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis;Alimentação e nutrição;Saúde materno-infantil;Campanhas de vacinação; Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas (malária, tuberculose, chagas, HIV/ SIDA etc.); Atendimento a feridos e realizações de

cirurgias de guerra;

Os principais modos de acção dos MSF são:

8

Cuidados de saúde mental;Atendimento a vítimas de violência sexual; Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade; Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento; Recuperação de hospitais e clínicas.

9

Imagens

10

11

Banco alimentar contra a fome

O que é? O banco alimentar contar a fome é uma resposta necessária mas provisória, porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e, ainda, aos serviços sociais necessários." (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem). http://bancoalimentar.pt/

12

“Aproveitar onde sobra, para distribuir onde falta”. É este o objectivo do Banco Alimentar contra a fome: evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome. O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares, ofertas de empresas e particulares, em muitos casos excedentes de produção da indústria agro-alimentar, excedentes agrícolas, da grande distribuição e ainda, produtos de intervenção da União Europeia.

O que fazem?

13

Cada Banco Alimentar celebra acordos com as instituições de solidariedade da sua região, tendo em conta as suas características próprias de actuação. A ajuda alimentar é efectuada na forma que melhor se adapta às necessidades da população apoiada:

Agir com as instituições

cabazes de produtos alimentares entregues às famílias;

refeições confeccionadas: servidas nos lares, creches, ATL, ou outros centros; distribuídas na rua aos sem abrigo; entregues ao domicílio; etc.

14

Imagens

16

Conclusão

Gostamos muito de realizar este trabalho porque ficamos a conhecer mais sobre as instituições que falamos. Esperamos que tenham gostado.

17

http://www.msf.org.br/

http://www.msf.org.br/conheca-msf

http://www.msf.org.br/conteudo/4/quem-somos/

http://bancoalimentar.pt/

WebGrafia

18

Fim!