mecanica

3

Click here to load reader

Upload: alan-robson

Post on 21-Dec-2015

6 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

exercicios de mecanica

TRANSCRIPT

Page 1: mecanica

CONSIDERAÇÕES TEONOLOGICAS SOBRE A FIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE TORNO Os ângulos adequados ao corte se obtêm pelo esmerilhamento, seguido de afiação na pedra, das faces de folga ou de incidência (frontal, ou lateral, ou, então, as duas) e da face de saída (também chamada face de ataque). Dessa forma se prepara, no bico da ferramenta, a cunha com o ângulo e a posição convenientes ao corte que o torneiro vai fazer no material. Costuma-se denominar AFIAÇÃO da ferramenta a operação completa de preparo da cunha, compreendendo o esmerilhamento para desbaste e a afiação na pedra para acabamento e aperfeiçoamento das arestas cortantes. AFIAÇÃO DAS FACES DE FOLGA OU DE INCIDÊNCIA - Para se preparar a face que forma o ângulo de folga ou de incidência, emprega-se, de preferência, um rebolo que corta na face (figs. 1, 2 e 3).

Fig. 1 Fig. 2

Fig. 3

Nos dois casos, a afiação se faz na face plana do rebolo que, como se vê na figura 3, e uma coroa circular. A ferramenta deve ter sua base firmemente assentada sobre um apoio, com a inclinação adequada ao ângulo de folga que se pretende obter.

Page 2: mecanica

Para boa conservação do rebolo dois cuidados são indispensáveis:

1) a ferramenta deve ficar em contato com toda a face plana do rebolo, para o que deve ela ser deslocada constantemente, sobre o apoio, para um lado e outro. Assim se evita a formação de canaletas ou o arredondamento das guias do rebolo;

2) o rebolo destinado ã afiação de ferramentas deve ser reservado

somente para essa operação. Na falta dos rebolos indicados nas figuras acima, pode-se afiar a ferramenta na periferia de um rebolo plano. É este um processo de freqüente emprego nas nossas oficinas. Deve ser evitado, sempre que possível, pois produz desgaste irregular do rebolo, o que, além de prejudicial à sua duração, influi desfavoravelmente nas condições de afiação da ferramenta. A face de folga ou de ataque deve ser sempre plana. Por isso, não e aconselhável prepara-la na periferia do rebolo plano, pois esta produziria uma face côncava que dificultaria ou impediria o correto controle do ângulo. AFIAÇÃO DA FACE DE SAIDA OU DE ATAQUE - Para ferramentas com a face de saída plana, a afiação se faz também em rebolo que corta pela face. A ferramenta é posta em contato com a coroa plana do rebolo, na inclinação desejada para o angulo de saída. A figura 4 mostra essa posição da ferramenta. A face de saída deve ser tão limpa e polida quanto for possível. Quando a ferramenta especial, com face de saída curva, a afiação deve ser feita em pequenos rebolos que cortam na periferia e que têm granulação fina.

Fig. 4

Page 3: mecanica

US0 DA PEDRA DE AFIAR - Depois de esmerilhadas as cunhas da ferramenta no rebolo, é necessário aguçar as arestas cortantes, o que se faz numa pedra de afiar untada de óleo. Passando a pedra no gume da ferramenta, removem-se as rebarbas produzidas pelo rebolo, resultando arestas uniformes, aprimoradas e resistentes, que melhoram a qualidade do corte e concorrem para a maior conservação do gume (fig. 5).

Fig. 5 Fig. 6 Fig. 7 Fig. 8

A técnica manual de afiar pessoal e seu sucesso depende da habilidade e da prática do operador (figs. 5, 6 e 7). A duração do gume aumentada quando, na afiação, se prepara uma estreita faixa junto à aresta (0,5 mm de largura) com inclinação de cerca da metade do valor do ângulo de saída ou de ataque (fiq. 8) RECOMENDAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO DE AFIAR

1. Evite que a ferramenta se aqueça durante a esmerilhação. A operação depende de paciência. Exige cuidado e atenção.

2. Dê pressão atenuada ã ferramenta, contra o rebolo. Grande pressão

determina rápido aquecimento que, se não afetar a têmpera do aço da ferramenta, poderá concorrer, entretanto, para diminuir a duração do corte, O rápido aquecimento produz ainda dilataç6es superficiais das quais resultam fendas ou fissuras no aço da ferramenta.

3. Empregue rebolos limpos e retificados.

4. Utilize pedras de afiar com granulação adequada e untadas de óleo.

QUESTIONÁRIO

1. Quais são as duas fases da operação completa de afiar urna ferramenta?

2. Como se afiam as faces de folga? 3. Corno se afia a face de saída? 4. Quais as vantagens da afiação na pedra untada de óleo? 5. Quais são os cuidados na esmerilhação e afiação? E na conservação

do rebolo?