mec aprova instituto superior de educaçªo da fpa · da região de catanduva para uma visita ao...

12
IMPRESSO JORNAL DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO ANO 11 CATANDUVA, MARÇO DE 2.005 Nº 108 PARA USO EXCLUSIVO DO CORREIO MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA RECEP˙ˆO A Fameca promoveu uma série de atividades de recepção aos calouros de 2005. A programação foi elaborada por uma Comissão indicada pela direção e coordenação da faculdade. Página 06. O Ministério da Educação, através da Portaria nº 608, de 28/02/05, aprovou a criação do Instituto Superior de Educação - ISE Padre Albino na Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva (Esefic). Última página. Mesa da solenidade de abertura da Jornada. Prefeitos conheceram parcerias realizadas e o novo PS. Dias 8, 10, 15 e 17 de março último, a Diretoria Adminis- trativa da Fundação Padre Albino recebeu prefeitos das cidades da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem feito com os municípios e os resultados das mesmas. Páginas 06 e 07. Prefeitos da regiªo visitam o Hospital Padre Albino MAURO ASSI Policiamento no Pronto Socorro do HPA O vereador Nélson Lopes Martins encaminhou requerimento ao prefeito de Catanduva, Afonso Macchione, solicitando a presen- ça permanente de um policial da Guarda Civil Municipal na entra- da do Pronto Socorro do Hospital Padre Albino. Página 09. SENTINELA Dia 11 de março, no anfiteatro da Fundação Pa- dre Albino, o Hospital Padre Albino promoveu a 3ª Jornada do Projeto Hospital Sentinela. O tema central, “Gerência de Risco e as propostas atuais e futuras para a aquisição de qualidade”, trouxe renomados profissionais a Catanduva. Página 09. MAURO ASSI 48 pareceres em 2004 O Comitê de Ética em Pesquisa da FAMECA emitiu, no ano passado, 48 pareceres sobre projetos de pesquisas, que foram envi- ados ao CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa) em Brasília. Página 08. Apresentação da faculdade através de palestra expositiva pelo Coordenador de Graduação, Dr. José Alves de Freitas. FAMECA As mulheres que fazem história A mensagem de cumprimentos da Fundação Padre Albino pelo Dia Internacional da Mulher traz alguns nomes de mulheres que marcaram sua época. Saiba o que cada uma fez que a destacou. Páginas 04 e última. FEC promove Semana de Integraçªo para calouros 2005 A exemplo do ano passado, a Faculdade de Enfermagem de Ca- tanduva (FEC) promoveu, no período de 14 a 17 de fevereiro, uma Semana de Integração para receber os calouros de 2005. Página 09.

Upload: dodien

Post on 10-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

IMPRESSO

JORNAL DA

FUNDAÇÃO PADRE ALBINOANO 11 CATANDUVA, MARÇO DE 2.005 Nº 108

PARA USO EXCLUSIVO DO CORREIO

MEC aprova Instituto Superior de Educação da FPA

RECEPÇÃO A Fameca promoveu uma série de atividades derecepção aos calouros de 2005. A programação foi elaborada poruma Comissão indicada pela direção e coordenação da faculdade.Página 06.

O Ministério da Educação, através da Portaria nº 608, de28/02/05, aprovou a criação do Instituto Superior de Educação- ISE Padre Albino na Escola Superior de Educação Física eDesportos de Catanduva (Esefic). Última página.

Mesa da solenidade de abertura da Jornada.

Prefeitos conheceram parcerias realizadas e o novo PS.

Dias 8, 10, 15 e 17 de março último, a Diretoria Adminis-trativa da Fundação Padre Albino recebeu prefeitos das cidadesda região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi-no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação temfeito com os municípios e os resultados das mesmas. Páginas06 e 07.

Prefeitos da região visitamo Hospital �Padre Albino

MAURO ASSI

Policiamento no ProntoSocorro do HPA

O vereador Nélson Lopes Martins encaminhou requerimentoao prefeito de Catanduva, Afonso Macchione, solicitando a presen-ça permanente de um policial da Guarda Civil Municipal na entra-da do Pronto Socorro do Hospital Padre Albino. Página 09.

SENTINELA Dia 11 de março, no anfiteatro da Fundação Pa-dre Albino, o Hospital Padre Albino promoveu a 3ª Jornada doProjeto Hospital Sentinela. O tema central, “Gerência de Risco eas propostas atuais e futuras para a aquisição de qualidade”,trouxe renomados profissionais a Catanduva. Página 09.

MAURO ASSI

48 pareceres em 2004O Comitê de Ética em Pesquisa da FAMECA emitiu, no ano

passado, 48 pareceres sobre projetos de pesquisas, que foram envi-ados ao CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa) emBrasília. Página 08.

Apresentação da faculdade através de palestra expositivapelo Coordenador de Graduação, Dr. José Alves de Freitas.

FAMECA

As mulheres que fazem históriaA mensagem de cumprimentos da Fundação Padre Albino pelo

Dia Internacional da Mulher traz alguns nomes de mulheres quemarcaram sua época. Saiba o que cada uma fez que a destacou.Páginas 04 e última.

FEC promove Semana deIntegração para calouros 2005

A exemplo do ano passado, a Faculdade de Enfermagem de Ca-tanduva (FEC) promoveu, no período de 14 a 17 de fevereiro, umaSemana de Integração para receber os calouros de 2005. Página 09.

Page 2: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINOMARÇO 20052

ExpedienteO Jornal da Fundação Padre Albino é umapublicação interna editada pela Assessoriade Imprensa da Fundação Padre Albino.

CONSELHO DE CURADORES• Albino dos Santos Couto• Antonio Gomes Serafim• Antonio Hércules• Antonio José dos Santos• Delcides Montes• Edison Bonutti• Fuad Bauab• Geraldo Paiva de Oliveira• Padre Jeová Bezerra da Silva• João Groggia Júnior• José Carlos Rodrigues Amarante• José Pedro Motta Salles• José Rodrigues• Nélson Jimenes• Nélson Lopes Martins• Olegário Braido• Raul José de Andrade Vianna• Renato Centurion Stuchi• Renato Segura Ramires Júnior• Rodrigo Alonso Garcia• Padre Sylvio Fernando Ferreira

DIRETORIA ADMINISTRATIVAPresidente: Dr. Olegário BraidoVice-presidente: Prof. Nélson Lopes Martins1º Secretário: Dr. Geraldo Paiva de Oliveira2º Secretário: Dr. Antonio José dos Santos1º Tesoureiro: Renato Centurion Stuchi2º Tesoureiro: Dr. José Rodrigues

CONSELHO DE CURADORESPresidente: Padre Sylvio Fernando FerreiraVice-presidente: Fuad Bauab1º Secretário: Dr. Antonio Hércules2º Secretário: Dr. Raul José de A. Vianna

CONSELHO FISCAL

Membros Efetivos:Rodrigo Alonso GarciaDr. José Carlos R. AmaranteDr. Nélson Jimenes

Membro Suplente:Dr. Renato Segura Ramires Júnior

EDITORMauro Tadeu Assi – MTb 11.895Editoração Gráfica: BECK'S Art & Design

As matérias assinadas são de in-teira responsabilidade de seus au-tores e não refletem necessaria-mente a opinião do Jornal.

TIRAGEM: 2.500 EXEMPLARESCorrespondências, críticas, sugestões e co-laborações para o jornal devem ser enca-minhadas para a Av. São Vicente de Pau-lo, 1.455 - Fone/fax: (17) 3531-3200 -15809-145 - Catanduva/SP - e-mail:[email protected].

V I A Ç Ã OLUWASA LTDA.

Conforto, segurança e pontualidade.PASSAGENS: Fone: (17) 3522.3240

ENCOMENDAS: Fone: (17) 3522.1137

Rua América, 333 - São Francisco - Catanduva

Hospitais filantrópicosadministração de qualquer seg-mento envolvendo alguma ativi-dade econômica num país como

Carlos), cuja atuação contribuiu e contribuidecisivamente para a melhoria contínua doHospital Emilio Carlos.

Temos também a população de Catan-duva e região que contribui com a Fundaçãoatravés de suas contas de energia elétrica.

Ano passado criamos a Central de Doa-ções do Hospital Padre Albino, onde a popu-lação respondeu de imediato.

Conseguimos reformar um andar inteirode enfermarias do SUS, com parte dos recur-sos auferidos dos nossos fornecedores e dealgumas cidades vizinhas.

Finalmente, como uma bênção, vimos oSr. Roberto Lopes, da APAC (Associação dosProdutores de Açúcar, Aguardente e Álcoolda Região), publicamente demonstrar, emnome dos empresários da agroindústria, a suavontade em contribuir com nossos hospitaise conseqüentemente ajudando na promoçãoda saúde e no desenvolvimento da região deCatanduva.

E, na esfera governamental, recebemosalgumas contribuições do Governo do Es-tado, com destaque para a verba destinadaa um novo Pronto Socorro, obra esta queserá inaugurada brevemente.

O registro mais significativo foi que,após oito longos anos de total descaso daAdministração Publica Municipal, o atualGoverno tem dado clara demonstração deque a Fundação Padre Albino terá o seumerecido reconhecimento. Prova disto é aRede Regional de Assistência ao Hospi-tal Padre Albino criada por iniciativa denossa Primeira Dama, Dona Eloá Macchi-one, com maciça presença das primeiras da-mas de nossa região em sua reunião inaugu-ral.

Esta conscientização está sendo introje-tada em toda sociedade de forma a mobilizá-la para o bem de um Patrimônio Social que éde todos nós.

E com uma força tamanha que por certoa perenizará.

Alguém tem dúvida ainda?Eu não tenho.

Reinaldo CandidoAdministrador do Hospital Padre Albino

Ao nosso, de dimensão continental e nívelprecário de desenvolvimento, é um verdadei-ro exercício de criatividade. A administraçãode um hospital filantrópico, com a dependên-cia quase que exclusiva dos recursos advin-dos dos serviços prestados ao SUS, é a nossover um verdadeiro exercício de atos heróicos.

Para atingir nossos objetivos sociais deforma auto-sustentável somos obrigados averdadeiros malabarismos, na esmagadoramaioria das vezes insuficientes, haja vista ospoucos recursos existentes.

Este cenário é fruto principalmente dodescaso histórico com que temos sido trata-dos pelas diferentes esferas governamentais.

Estas dificuldades agudizam-se mais empequenas cidades onde o hospital filantrópi-co é único e onde o Sistema Público de Saú-de inexiste ou é ineficaz.

Hospital Filantrópico é um equipamentosocial e desta forma deve ser focado. Hospitalfilantrópico não tem sigla partidária. Hospitalfilantrópico é um patrimônio social, indepen-dentemente de quem o administre.

O ônus da manutenção destas instituiçõesnão deve ser debitado exclusivamente aosseus dirigentes e associados. É necessário oenvolvimento de todos os seguimentos dasociedade, ou seja:

- Das pessoas da comunidade, através deserviços ou doações voluntárias,

- Dos empresários,- Dos Clubes de Serviços,- Dos Planos Suplementares de Saúde,- Dos seus médicos, fornecedores e fun-

cionários,E, principalmente, do Governo em suas

diferentes esferas, que tem por dever consti-tucional garantir atenção à saúde a todos osbrasileiros, indistintamente.

Atualmente, verificamos algumas inici-ativas, aqui ou ali, que demonstram o reco-nhecimento da importância histórica do pa-pel desempenhado pelas Filantrópicas noSistema Público de Saúde do Brasil.

Focando especificamente nossa cidade eregião, a Fundação Padre Albino, entidadefilantrópica e mantenedora dos HospitaisEscola Padre Albino e Emilio Carlos, comotodas as demais instituições de saúde, filan-trópicas, e que atendem o Sistema Único deSaúde, enfrenta as mesmas dificuldades.

Entretanto, nestes últimos anos diver-sos segmentos da sociedade têm contribuí-do com recursos na manutenção deste equi-pamento social.

Temos como exemplo a AVEC (Asso-ciação das Voluntárias do Hospital Emilio

Page 3: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO MARÇO 2005 3

abril

Este coração continua a bater por você! Colabore com os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos doando a partir de R$ 2,00

(dois reais) na sua conta de luz. Informações: 3531-3200 ou 3524.5402

abril

Este coração continua a bater por você!

DIA/NOME DIA/NOME DIA/NOME

HOSPITAL PADRE ALBINO02 – Cardosina Dias Ligeiro

Flávia Cristina FrançaJosé Antonio GrilloLuzia Machado GonçalvesRosicler Dias Pereira Maglio

03 – Antonia do Carmo Parra AleluiaGesebel Baia de SouzaJoão Ezildo EstruzaniLucimara Perpétua PinhataMaurício Lamazales CidZuleica Ap. Gomes dos Santos

04 – Joana Cândida Miranda05 – Luciana Paschoalotto

Oswaldo Ferreira FilhoRegina Perpétua Pereira PardimVânia Regina Catoia Garcia

06 – Olanis Marcelina MattanaPatrícia Sanches

07 – Joana Darc de Oliveira Rossi08 – Andreia Raquel Dias Nolli

Rita Maria Lopes SoaresSilvéria Ap. Rosa

09 – Ariadna Malvina LemeZulmira Dalva das S. Sant´Anna

10 – Adriano Stuchi SimõesGiseli Mara Pires BorelliLuzia Sisto

11 – Alessandra Regina Lourenção12 – Benedita Aparecida Januário14 – Paschoal Batista da Silva15 – Ana Lúcia dos Santos

Maria Aparecida dos Reis BiagiMaria das Graças RogérioMaura de Moraes Sebastião

17 – Vera Lúcia Fonseca18 – Ademilson Ronzani

Elizabete Izidoro DesidérioOsmar José AlvesSilvia Helena de O. Watanabe

19 – Andreia Paula Santana InácioMarcos Alexandre CalianMarilene Santa Catelani

20 – Elias Braga de LimaFabiana Cezaretto VacariFlávia Fernanda Volpe

21 – Cícera Maria do Nascimento Arens22 – Dr. Cid Santaella Redorat

Karol BrogliaSimone Messias Santos Alves

23 – Marcelo Martins CésarSílvia Helena de Souza

24 – Cleide Rodrigues de Lima Serrano25 – Anderson Segatello

Iglair Ap. Pereira Pinto28 – Adriana Aparecida Barbuglio Turissi

Márcia Cristina Campaner29 – Eliane Faustino da Silva

Gilda Vitorino Soares de Souza30 – Marcela Mismito de Carvalho

Rodrigo Tavares Correa

HOSPITAL EMÍLIO CARLOS01 – José Pedro de Castro

Rafael Mateus02 – Marcelo Pereira Chaves03 – Antenor J. José de Matos04 – Margarida Vergínia Bordignon05 – Ronaldo Marcatto06 – Edna Cristina Gavioli

Rosângela Celotto07 – Márcia Del Ré de Souza Mello08 – Manoel da Silva10 – Márcia Maria Fragoso da Silva

Ronney Salino12 – Geralda Ap. Quinalha Benites13 – Rozena Donizetti Chara Magni

Vera Lúcia Simiel14 – Diva dos Santos Félix

Santa de Fátima Correa Soares15 – Marilete Karim Luzia P. Biagi

Rosana Arantes N. Machado18 – Iraci Tanzi Jacomim20 – Ângela Vieira Fragoso

Sueli de Fátima Pereira da Silva21 – Valdemira de Lourdes Fávero24 – Michele Fernanda Assad26 – Sueli Aparecida Furtado Romana28 – Eliete Maria Delatore

Juliana Veríssimo GonçalvesMaria Raimundo Biasioli

29 – Eliana Cristina Alves Dias30 – Fernanda Pereira Borges Miesa

FACULDADE DE MEDICINADE CATANDUVA

04 – Dra. Jane Lucy Corradi06 – Juarez Pereira07 – Dr. Antonio Sérgio Fernandes

Profa. Luciana Bernardo M. de Palma11 – Dra. Fabiana Zocchi Darme

12 – Dr. Juarez Fortunato Braga15 – Prof. Fábio Alexandre G. Botteon17 – Dr. Jussemar Roces Rios20 – Dra. Fabiana B. Soubhia Sanches

Dr. Ruy Edson Ramos Junior22 – Dr. João Fernando G. Peres24 – Dr. Attilio Frias Cypriano25 – Dr. Ricardo Ramos de Carvalho

Rodrigo Davanzo

FACULDADE DE DIREITOE ADMINISTRAÇÃO CATANDUVA02 – Prof. José Claudinei Cordeiro06 – Dr. Constante F. Ceneviva Júnior10 – Profa. Michelle Ratton Sanchez19 – Dr. Laércio Pereira da Silva23 – Jorge Adalberto Custódio da Silva26 – Dr. Guilherme Leguth Júnior27 – Elisabeth Ap. Dezordo Vaqueiro29 – Dr. Luis Antonio Rossi

COLÉGIO CATANDUVA07 – Maria Clara Urbinatti Dotto11 – Profa. Fabiana Fiorim Checconi21 – Cristina Perpétua de Jesus de Luca22 – Marlene Sanches Spineli26 – Prof. Orivaldo Cagnin27 – Ana Cristina Motta

ESCOLA SUPERIOR DEEDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

DE CATANDUVA04 – Profa. Silvana C. Frey Dias07 – Fuad Hasan Husien Ali11 – Marco Antonio de O. Magalhães18 – Prof. Marcelo Porto19 – Profa. Dirce Aparecida Gimenes29 – Prof. Ricieri Ricardo Neto

RECANTO MONSENHOR ALBINO11 – Analice Gomes Silveira17 – Rita de Cássia Fabiano20 – Sueli Ferreira Fíngolo

COORDENADORIA GERAL02 – Rubens de Freitas Augusto07 – Silvia Helena Galetti Moreno17 – Pascoalina Pelissari Alves26 – Elisandra Borraschi

MEMBROS DO CONSELHODE CURADORES

18 – Dr. José Rodrigues

Page 4: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINOMARÇO 20054

abril

13 Passos1) Por mais que lhe falem da tristeza,

prossiga sorrindo.

2) Por mais que lhe demonstrem rancor,prossiga perdoando.

3) Por mais que lhe tragam decepções,prossiga confiando.

4) Por mais que o ameacem de fracasso,prossiga apostando na vitória.

5) Por mais que lhe apontem erros,prossiga com os seus acertos.

6) Por mais que discursem sobre a in-gratidão, prossiga ajudando.

7) Por mais que noticiem a miséria, pros-siga crendo na prosperidade.

8) Por mais que lhe mostrem destruições,prossiga na construção.

9) Por mais que lhe acenem doenças,prossiga vibrando saúde.

10) Por mais que exibam ignorância, pros-siga exercitando sua inteligência.

11) Por mais que o assustem com a velhi-ce, prossiga sentindo-se jovem.

12) Por mais que plantem o mal,prossiga semeando o bem.

13) Por mais que lhe contem mentiras,prossiga na sua verdade.

Por mais difícil que lhe pareçam es-sas 13 tarefas, prossiga acreditando na ca-pacidade que Deus lhe deu para cumpri-las. E se lhe disserem que 13 é um núme-ro de azar, lembre-se que sua sorte nãodepende de um número, mas sim do quan-to você acredita nela.

As mulheres que fazem históriaA mensagem de cumprimentos da Fun-

dação Padre Albino pelo Dia Internacional daMulher traz alguns nomes de mulheres quemarcaram sua época. Segue, abaixo, o quecada uma fez que a destacou:

1792 - Inglaterra - Mary Wolstonecraftescreve um dos grandes clássicos da lite-ratura feminista – A Reivindicação dos Di-reitos da Mulher – onde defendia uma edu-cação para meninas que aproveitasse seupotencial humano.

1822 – Brasil - A Arquiduquesa da Áus-tria e Imperatriz do Brasil, Maria Leopoldi-na Josefa Carolina, exerce a regência, naausência de D. Pedro I, que se encontravaem São Paulo. A imperatriz envia-lhe umacarta, juntamente com outra de José Bonifá-cio, além de comentários de Portugal critican-do a atuação do marido e de dom João VI.Ela exige que D. Pedro proclame a indepen-dência do Brasil e, na carta, adverte: “O pomoestá maduro, colhe-o já, senão apodrece”.

1885 – Brasil - A compositora e pianistaChiquinha Gonzaga estréia como maestrina,ao reger a opereta “A Corte na Roça”. É aprimeira mulher no Brasil a estar à frente deuma orquestra. Precursora do chorinho, Chi-quinha compôs mais de duas mil canções po-pulares, entre elas, a primeira marcha carna-valesca do país: “Ô Abre Alas”. Escreveu ain-da 77 peças teatrais.

1887 – Brasil - Formou-se a primeira mé-dica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pionei-ras tiveram muitas dificuldades em se afirmarprofissionalmente e algumas foram ridiculari-zadas.

1928 – Brasil - O Governador do RioGrande do Norte, Juvenal Lamartine, conse-gue uma alteração da lei eleitoral dando o di-reito de voto às mulheres. Elas foram às ruas,mas seus votos foram anulados. No entanto,foi eleita a primeira prefeita da História doBrasil: Alzira Soriano de Souza, no municípiode Lages - RN.

1932 – Brasil - A primeira atleta brasilei-ra a participar de uma Olimpíada, a nadadoraMaria Lenk, de 17 anos, embarca para LosAngeles. É a única mulher da delegação olím-pica.

1933 – Brasil - Nas eleições para a As-sembléia Constituinte são eleitos 214 depu-tados e uma única mulher: a paulista CarlotaPereira de Queiroz.

1942 – Brasil – Catanduva (SP) – WandaMartins Duarte é a primeira mulher de Catan-duva a receber brevê de piloto de avião. Nomesmo ano, em São Paulo, torna-se a primei-ra mulher brasileira a receber brevê de para-quedista.

1948 – Brasil – Catanduva (SP) – Graci-ema Ramos da Silva é a primeira mulher elei-ta vereadora em Catanduva.

1960 – Brasil - Grande tenista brasileira,a paulista Maria Esther Bueno torna-se a pri-meira mulher a vencer os quatros torneios doGrand Slam (Australian Open, Wimbledon,Roland Garros e Us Open). Conquistou, nototal, 589 títulos em sua carreira.

1974 – Argentina - Izabel Perón torna-sea primeira mulher presidente.

1979 – Brasil - Eunice Michilles, então re-presentante do PSD/AM, torna-se a primeiramulher a ocupar o cargo de Senadora, por fa-lecimento do titular da vaga.

1983 - Estados Unidos - Sally Ride é aprimeira mulher astronauta. Voou na naveespacial Challenger.

1990 – Brasil - Eleita a primeira mulherpara o cargo de senadora: Júnia Marise, doPDT/MG.

1993 – Brasil - Assassinada Edméia daSilva Euzébia, líder das Mães de Acari, o gru-po de nove mães que ainda hoje procuramseus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ),seqüestrados e desaparecidos em 1990.

1994 - Brasil - Roseana Sarney é a pri-meira mulher eleita governadora de um Esta-do brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em1998.

1996 – Brasil - A escritora Nélida Piñon éa primeira mulher a ocupar a presidência daAcademia Brasileira de Letras. Exerce o car-go até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

1998 – Brasil - A Senadora Benedita daSilva é a primeira mulher a presidir a sessãodo Congresso Nacional.

ABRIL01 – Dia da Mentira02 – Dia Mundial do Livro Infantil07 – Dia Mundial da Saúde

Dia do CorretorDia do Médico Legista

08 – Dia Mundial da Luta contra o CâncerDia da NataçãoDia do Correio

09 – Dia Nacional do Aço10 – Dia da Engenharia13 – Dia da 1ª execução do Hino Nacio-

nal Brasileiro (1831)14 – Dia Pan-Americano15 – Dia Mundial do Desenhista

Dia Nacional da Conservação doSolo

18 – Dia Nacional do Livro Infantil19 – Dia do Índio20 – Dia do Diplomata

Dia do Disco

Datas Comemorativas21 – Dia de Tiradentes

Dia da LatinidadeDia do CaféDia do MetalúrgicoDia do Policial Civil e Militar

22 – Descobrimento do BrasilDia do Planeta TerraDia da Comunidade Luso-BrasileiraDia da Força Aérea

23 – Dia Mundial do EscoteiroDia Mundial do Livro

24 – Dia Internacional do Jovem Trabalha-dor

25 – Dia do Contabilista26 – Dia do Engraxate

Dia do Goleiro27 – Dia da Empregada Doméstica28 – Dia da Sogra Dia da Educação30 – Dia Nacional da Mulher Dia do Ferroviário

Page 5: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO MARÇO 2005 5

“Há quedas que provocam ascensões maiores”.Shakespeare.

Nova arma contra AlzheimerUm outro composto químico para tra-

tar essa doença, capaz de levar à demência,já tem patente – e é nossa. Mais precisamen-te dos químicos da Universidade EstadualPaulista.

Eles conseguiram extrair da cássia-do-nordeste, árvore encontrada em todo o Bra-sil, uma substância derivada da spectalinaque tem uma propriedade importantíssima:

Culinária

evitar a perda de acetilcolina, um neurotrans-missor relacionado à memória.

“Nos ensaios em animais esse compos-to apresentou menos toxicidade do que osmedicamentos tradicionais”, afirma CláudioViegas Júnior, químico da Unesp que parti-cipou da pesquisa coordenada pela profes-sora Vanderlan Bolzoni. Além disso, nãohouve efeito colateral.

Não esquentea cabeça

Arrancar os cabelos porque não deutempo para concluir o relatório que o che-fe pediu só faz disparar a pressão arterial.Se você apenas desconfia que a personali-dade tem forte influência sobre a saúde,saiba como o efeito está comprovado. Ci-entistas da Northwestern University ofChicago, nos Estados Unidos, analisaramcaracterísticas como depressão, ansieda-de, espírito de competição e agressivida-de em mais de 3 mil adultos jovens. Quin-ze anos depois esses voluntários voltarama ser examinados. Notou-se assim que osimpacientes e os agressivos eram os prin-cipais candidatos a engrossar a fileira doshipertensos na maturidade.

Esticar o corpo inteiro ajuda a fazeras pazes com o travesseiro. A notícia foianunciada por pesquisadores americanosque estudaram, durante um ano, mulhe-res com um perfil comum: praticavam,durante uma hora por dia, atividade físicamoderada, como alongamento, caminhada

Alongue-se e... bons sonhosou bicicleta, mas tinham dificuldade paraconciliar o sono.

“Os exercícios devem ser feitos no iní-cio do dia ou da noite, não imediatamenteantes de dormir”, diz Shelley Tworoger, pro-fessora da faculdade de medicina da Uni-versidade Harvard.

Eles também precisam das picadas protetoras, avisa a Sociedade Brasileira de Imuniza-ções, que acaba de lançar o calendário recomendado para a faixa etária entre 10 e 20 anos.“Além de continuar suscetíveis a algumas doenças, podem não ter recebido os imunizan-tes mais recentes”, enfatiza o infectologista Edimilson Migowski, do Rio de Janeiro.

Vacina nos teens. Já!

Vacina Contra DataTríplice bacteriana Difteria, tétano 10 anos após a última dosepara adolescentes e coqueluche da tríplice infantil

Hepatites A e B Hepatites A e B Não há data específicaTríplice viral Sarampo, Caxumba, Rubéola Início da adolescência

Varicela Catapora Não há data específica(os maiores de 13 anoscertamente não tomaram)

Influenza Gripe Anualmente

Meningococo C Meningite meningocócica Não há data específicado tipo C

Massa 6 em 1Ingredientes:

7 xícaras de chá de farinha de trigo1 colher de café de sal½ kg de banha hidrogenada1 ½ xícara de guaraná gelado

Modo de Fazer:Com essa massa é possível fazer tor-

tas doce ou salgada, empadas doce ousalgada, empadões e beliscão.

Se toda a massa não for usada, a sobradeverá ser guardada na geladeira cobertacom papel filme até no máximo de 5 dias.

Dicas interessantes• Procure fazer suas compras aos pou-

quinhos, pois a despensa cheia, muitas ve-zes, facilita com que os produtos saiam davalidade. Além disso, fazer compras sema-nalmente, por exemplo, possibilita o consu-mo de alimentos mais fresquinhos.

• Faça sempre uma lista de compras pen-sando na quantidade de comida realmenteconsumida pela família. A idéia é comprarsempre o estritamente necessário

• Os vegetais (frutas, legumes e verdu-ras) são perecíveis e devem ser consumidoscom certo imediatismo. Por isso não se aca-nhe em comprar esses produtos por unidade,um hábito nos países europeus

• Aproveite, sempre que for possível, as

cascas, os talos e as sementes dos vegetais.As folhas e os talos do brócolis dão, porexemplo, para serem aproveitados em sopas.A casca do ovo, por exemplo, rica em cálcio,pode ser misturada à farinha em bolos e pães-basta triturá-la no liquidificador. O vinho aze-dado, em vez de ser dispensado, vai muitobem como vinagre nas saladas.

• Conserve na geladeira os vegetais sem-pre inteiros. No caso do abacaxi, por exem-plo, descasque, mas não retire o miolo. Já ametade que sobrou do abacate deve ser guar-dada junto com o caroço. Essas são medidasque aumentam o tempo de vida do alimento

• Não guarde a sobra da comida na pa-nela. Guarde-a em recipientes adequados e

na geladeira. Isto manterá a aparência da co-mida para que seja bem reaproveitada.

• Cuidado extra ao comprar alimentosem promoção. Em geral, a data de validadeestá para ser vencida ou o produto é de bai-xíssima qualidade, e o comerciante está que-rendo passar para a frente. Na prática, porcausa da curta validade, eles nem chegam air para a mesa; são logo descartados.

• Ao servir-se, lembre-se de usar o bomsenso. Sirva-se somente da quantidade queirá consumir. A sobra do prato não poderáser aproveitada.

• Como fartura não é sinal de qualidade,ao preparar um jantar para os amigos, eviteexagerar nas proporções.

Page 6: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINOMARÇO 20056

Dias 8, 10, 15 e 17 de marçoúltimo, a Diretoria Administrati-va da Fundação Padre Albino re-cebeu prefeitos das cidades da re-gião de Catanduva para uma visi-ta ao Hospital Padre Albino. Elesforam recebidos pelo presidente,Dr. Olegário Braido, pelos dire-tores Dr. Antonio José dos San-tos, Prof. Nélson Lopes Martins,Dr. José Rodrigues, Dr. GeraldoPaiva de Oliveira e Sr. RenatoCenturion Stuchi, pelo Supervi-sor de Saúde, Dr. Sinval Banhos,e pelo Administrador do hospital,Reinaldo Candido. Em seguidavisitaram o 4º andar do hospital,recentemente reformado numaparceria com municípios da regiãoe fornecedores, o 3º andar, que deveser reformado nos mesmos mol-des, o atual e as obras do novoPronto Socorro. Após a visita elesforam recepcionados com umcafé da manhã.

Os prefeitos foram convida-dos para conhecer as parceriasfeitas pela Fundação Padre Albi-no e os resultados das mesmas.“Os prefeitos visitaram o 3º e o4º andar para ver como era e o quea parceria poderá fazer, caso sejacelebrada, para melhoria e huma-nização do atendimento, e o Pron-to Socorro, que é o local maisnevrálgico do hospital onde, emmédia, 300 pacientes são atendi-dos por dia”, disse Dr. Sinval Ba-nhos. Com isso ele explica que osprefeitos puderam ver as condi-ções de trabalho, a quantidade deserviços prestados e a importân-cia da parceria celebrada com ogoverno do Estado de São Paulo,mostrando a eles onde será o novoPronto Socorro. “O que era e oque será, resume ele”.

O Supervisor de Saúde disseaos prefeitos que de nada adiantaa Fundação melhorar as suas es-truturas, investir, se não houverintegração, porque senão a cadadia, mais e mais haverá aumentode atendimento. “Nós queremosintegrar a rede de saúde a fim deque cada município tenha a suaresponsabilidade e caso não hajaresolutividade ele tenha comoparceira a Fundação Padre Albi-no. Nossa missão, nossa vocação,é o atendimento da resolutivida-de não existente no município.Esse alerta a gente faz para as pre-feituras: vamos trabalhar integra-dos. Todos os municípios são im-portantes; todos os prefeitos co-nhecem a sua realidade e eles sa-

Prefeitos da região visitam Hospital �Padre Albino�bem que têm um parceiro de sem-pre que é a Fundação Padre Albi-no”, ressaltou Sinval Banhos.

Sinval Banhos lembrou queCatanduva não tem Pronto Socor-ro; quem tem é a Fundação PadreAlbino. “Se nós pegarmos a LeiOrgânica do Município vamos verque o atendimento de Urgência éde competência do município,mas como Catanduva não tem, elautiliza-se do Pronto Socorro doHospital Padre Albino”. Ele escla-receu que 76% do volume de aten-dimentos do Pronto Socorro sãode cidadãos catanduvenses e queos demais municípios contribuemcom 24% do atendimento.

Por fim, ele pondera: “A gen-te sempre reclama que temos pou-cos recursos. O que temos que fa-zer? Otimizarmos, trabalharmos,racionalizarmos, sabermos gastar,sabermos nos aliar, integrarmos etrabalharmos em conjunto. A re-ceita é muito fácil, desde que hajaa integração e ela só é feita com avisita, com a conscientização,com o trabalho harmônico, ven-do a boa vontade da Fundação,pois sempre ouvimos dizer que aFundação toca tudo, atende a to-dos. Hoje nós atenderemos todosem conjunto. As nossas dificulda-des e a dos municípios nós iremosresolver através de um trabalhointegrado”.

Dr. Olegário Braido, satisfei-to com a receptividade dos pre-feitos ao convite da Fundação,salientou que a união entre elesdemonstra a seriedade dos atuaisgovernantes. “Sofremos oito anoscom a Administração passada,que em nada nos ajudou. Feliz-mente com a criação da AMA-16e com essa visita dos prefeitos,eles verão as nossas necessidadese, com certeza, vão colaborar”,disse ele.

OS MUNICÍPIOS

A Assessora de Saúde da Pre-feitura de Novo Horizonte, Dra.Cássia Rita Santana Celestino,frisou que “a equipe que trabalhaneste hospital está muito empe-nhada nas melhorias, principal-mente no atendimento do Siste-ma Único de Saúde, humanizan-do o atendimento”. Para ela, osmunicípios devem criar instru-mentos legais que permitam aju-dar o hospital.

“A gente sabe o tanto de pa-cientes que enviamos para cá. É

visível o investimento que estásendo feito, voltado para o aten-dimento, o que é fundamental. Porisso não há motivo para o prefei-to ou os usuários não estarem aju-dando, voltados no mesmo empe-nho, para que isso vire um gran-de centro, como já é, mas que te-nha recurso”. Representando oprefeito de Novo Horizonte, Dr.Toshio Toyota, ela disse que veiocom carta branca para a realiza-ção de parceria e com intuito deajudar, “pois nós dependemosmuito de Catanduva”.

Para Benedito Santana, che-fe de gabinete da Prefeitura dePalmares Paulista, a visita foi umaoportunidade para ver e sentir oque tem sido feito pela FundaçãoPadre Albino no Hospital PadreAlbino que, segundo ele, “é umhospital filantrópico que atendetoda a região, cerca de 300 mil

habitantes, que merece ser leva-do mais em consideração pelosmunicípios”.

De acordo com ele, emboraexista dificuldade financeira, mui-tos eventos são feitos para outroshospitais, como festa do peão,quermesse. Benedito Santana dis-se achar muito importante que osdirigentes municipais, os prefei-tos e os vereadores se engajemnum movimento de ajuda ao Hos-pital Padre Albino. “O governa-dor já destinou recursos para onovo Pronto Socorro; a Fundaçãoestá pleiteando junto ao GovernoFederal os equipamentos e umconvênio com os municípios.Cada um deve dar o que pode,pois a Fundação nunca exigiuaquilo que o município não podedar, para ser feita a reforma do 3ºandar do hospital como foi feitono 4º andar, que ficou muito bo-

GeraldoGalbeiro,Dr. Sinval

Banhos,Genivaldo

Chaves,Leila

Miranda eNélson

Trabuco noatual PS.

Dr. Antoniodos Santos,VeraVallejo,CátiaCardoso,Dr. SinvalBanhos,JamilSeron, Dr.OlegárioBraidovisitam asobras donovo PS.

AfonsoMacchione,

Dr. SinvalBanhos,

SilvioArruda,

Jaime deMattos e

JoamirBarbosa

visitam o 4ºandar.

FOTOS: MAURO ASSI

Page 7: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO MARÇO 2005 7

nito, um ambiente agradável,onde o paciente se sente melhor”,finalizou Santana.

A prefeita de Irapuã, LeilaSilva do Prado Miranda, classifi-cou a obra do novo Pronto Socor-ro de maravilhosa, pois vai ajudarmuita gente. “No que depender deIrapuã a Fundação Padre Albinopode contar, pois nós vamos aju-dar também”, garantiu ela.

Genivaldo de Brito Chaves,prefeito de Sales, disse que a vi-sita foi muito boa, pois já conhe-cia o atual Pronto Socorro e com ainauguração do novo só tem a me-lhorar. De acordo com ele, “o mu-nicípio de Sales se encontra à dis-posição também para colaborar

com a Fundação Padre Albino”.“Eu fiquei sensibilizado por-

que eu conheci esse hospital háanos e vejo como ele está agora ecomo vai ficar; vai melhorar maisainda”, disse Gilberto Galbeiro,prefeito de Paraíso. “O atual Pron-to Socorro é uma calamidade e onovo vai ser coisa de primeiromundo”. Ele ressaltou que o mo-mento é de união dos prefeitos elembrou da criação da AMA-16,que vem debatendo esse assunto.“A prioridade é ajudar o hospital,fazermos uma boa integração pararecuperar o que nós temos de me-lhor, que é o Hospital Padre Albi-no, que é nosso ponto de referên-cia, não só de Paraíso, mas de toda

região”, finalizou Galbeiro.O prefeito de Pindorama,

Nélson Trabuco, ficou surpreen-dido com a obra do novo ProntoSocorro. “Está sendo valorizadoo ser humano e isso é muito im-portante, não tem preço. Pindo-rama vai ajudar o hospital com arealização de eventos. O que agente puder fazer, vamos fazer.Pindorama usa os hospitais e essaintegração é muito importante”,concorda ele.

Jamil Seron, prefeito de Taba-puã, também ficou impressionadocom o que viu, parabenizando a di-retoria da Fundação Padre Albino.Segundo ele, Catanduva é referên-cia em todos os setores – saúde,educação, empregos – e por isso éuma satisfação ver a transforma-ção do Hospital Padre Albino. “Osmunicípios da região têm obriga-ção de estar juntos com a Direto-ria da Fundação Padre Albino paraque isso vá em frente, porque nósdependemos muito desse hospi-tal”, disse o prefeito.

Vera Lúcia de Azevedo Val-lejo, prefeita de Catiguá, disseque a proposta de parceria é bas-tante válida porque vai benefici-ar a população de sua cidade.

A prefeita de Itajobi, CátiaRosana Bórsio Cardoso, após avisita, parabenizou a FundaçãoPadre Albino pela obra e o Go-vernador Alckmin pela liberaçãoda verba. Para ela, “passou dahora da nossa região ter uma obradesse nível”. Cátia Cardoso disseque é muito fácil a Prefeitura li-berar uma verba para o hospital.Frisa, porém, que seu objetivo éfazer com que a equipe de saúdedo seu município entenda o quan-to é importante atender os seusdoentes em Itajobi, as criançasnascerem no seu município, quetem hospital, para que a demandado Hospital Padre Albino dimi-nua. Afirmou que Itajobi é parcei-ra em tudo que precisar.

Parabenizando a Diretoria daFundação Padre Albino pela obra,o prefeito Silvio Arruda disse queNovais está à disposição para fu-turas parcerias. “Na minha primei-ra gestão, dentro do possível na-quela época, eu colaborei com aFundação e estou disposto a con-tinuar colaborando”, salientou ele.

Joamir Barbosa, prefeito deAriranha, disse ter ficado muitosurpreso e feliz em conhecer todaa estrutura que está sendo monta-da, voltada para a população. Se-gundo ele, “o objetivo de qualqueradministrador público é semprevisar o interesse coletivo da po-

pulação e é isso que a Fundaçãoestá fazendo, tem feito e conse-qüentemente vai atender a nossapopulação, vai dar uma retaguar-da, ou seja, vida saudável paranossa população”.

Com relação à parceria, Joa-mir Barbosa acredita que todos osmunicípios devem aderir, “pois sea gente fizer um retrospecto dahistória da Fundação Padre Albi-no nós vamos ver o que ela fez epode fazer para nossa população”.E continua: “Se o objetivo é aten-der a nossa população de uma for-ma coletiva, não há óbice legalpara a gente fazer a parceria epode ter certeza que o municípiode Ariranha vai aderir”.

Para Afonso MacchioneNeto, prefeito de Catanduva, “aconstrução do Pronto Socorrocom recursos do Governo do Es-tado é emocionante de se ver. Re-almente a Diretoria da FundaçãoPadre Albino está de parabénsporque só com aqueles recursosque o Governador mandou comcerteza não seria suficiente paraconstruir tudo que foi construí-do, para reformar tudo que foi re-formado. A gente louva a admi-nistração da Fundação Padre Al-bino pela seriedade, pela aplica-ção, pelo trabalho e pela belezado Pronto Socorro que será en-tregue à população de toda a re-gião de Catanduva”, declarou ele.Desde o ano passado a equipe deMacchione vem se reunindo coma Fundação Padre Albino paradefinir parcerias na área da saú-de.

“Fiquei encantado com o ta-manho do Pronto Socorro, pois vaiser muito importante para nós dascidades vizinhas, que precisamosmuito de Catanduva. Com isso nósvamos ter a certeza que seremosbem atendidos quando precisar-mos do Hospital Padre Albino”,disse Jaime de Mattos, prefeito deUrupês. Ele disse que sua cidadepossui um hospital que tambémprecisa de verbas, mas vai se reu-nir com sua equipe para decidir deque maneira poderá apoiar.

No final da visita todos osprefeitos assinaram um ofício queserá entregue ao governador Ge-raldo Alckmin, quando da inau-guração do Pronto Socorro, soli-citando verba para equipamentose reforma do Centro Cirúrgico doHospital Padre Albino.

Não foi possível a presençanessas datas dos prefeitos das ci-dades de Elisiário, Fernando Pres-tes, Marapoama, Pirangi e SantaAdélia.

Apoio à reforma do Centro Cirúrgico

Ariranha Urupês Catanduva

Novais Paraíso Sales

Pindorama Irapuã Itajobi

Catiguá Tabapuã

”Felizmente, com a

criação da AMA-16 ecom essa visita dos

prefeitos, eles verão asnossas necessidades e,

com certeza, vãocolaborar.

Dr. Olegário Braido,presidente da Diretoria

Administrativa daFundação Padre Albino.

Page 8: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINOMARÇO 20058

A Faculdade de Medicinade Catanduva (Fameca) pro-moveu uma série de ativida-des de recepção aos 64 calou-ros de 2005. A programação,que teve início no dia 28 defevereiro, foi elaborada poruma Comissão indicada peladireção e coordenação da fa-culdade.

Os calouros tiveram ativi-dades de recepção, informa-ção e socialização nos dias 28,1º e 02 de março; nos dias 03e 04, aulas normais, mas no fi-nal destas tardes ainda houveatividades de socialização.

Durante essa semana, oscalouros foram convocados adoar sangue e durante dois fi-nais de semana (em dias e ho-

Fameca promove atividades de recepção aos calouros 2005

Prof. Cláudio Errerias numa das apresentações aos calouros.

FAMECArários a serem definidos) oGAC promoverá o trote soli-dário através da arrecadaçãode alimentos nos supermerca-dos do município de Catandu-va com o auxílio dos calouros.

A Comissão de Recepção,formada por Juliana CoelhoMendonça, Cibele CristinaCastilho, Fabíola Lopes, Flá-via Angélica L. Faggioni, Ma-rília Borsari, Jaine Maria dosSantos, Camila Ismail Leomil,Rebecca M. M. C. Samaan,Graziela Janjacomo, DeniseC. C. D. Silva, Profª Ana Pau-la Girol e Profª Lígia AdrianaRodrigues, colocou à disposi-ção dos calouros e seus fami-liares uma relação de dezes-sete imobiliárias da cidade.

O Coordenador Materno-Infantil da Faculdade de Me-dicina de Catanduva (FAME-CA), Prof. Dr. Ivan HumbertoSanches, participou de duasbancas examinadoras da Pós-Graduação da Faculdade deMedicina de Botucatu –UNESP.

No dia 11 de fevereiro pas-sado, integrou a banca exami-nadora da defesa da disserta-ção de Mestrado do pós-gradu-ando Marco Antonio Mazzet-to no Programa de Pós-Gradu-ação em Ginecologia, Obste-

O Comitê de Ética em Pes-quisa da Faculdade de Medicinade Catanduva (FAMECA), im-plantado em 2001 e sob a coorde-nadoria do Prof. Dr. Izídio Pimen-ta de Morais, emitiu, no ano pas-sado, 48 pareceres sobre projetosde pesquisas, que foram enviadosao CONEP (Conselho Nacionalde Ética em Pesquisa/CNS/MS-Brasília).

De acordo com o Dr. IzídioPimenta de Moraes, os projetosanalisados foram relativos a gru-pos temáticos de pesquisas em se-res humanos e em animais de vá-rias instituições de ensino da re-gião, além das Faculdades de En-fermagem e Medicina, mantidaspela Fundação Padre Albino.

Ele disse, ainda, que o Comi-tê de Ética em Pesquisa da Fame-ca, como está definido pela CO-

Faleceu na ma-drugada do último dia06 de março, vítimade acidente automo-bilístico, Dr. Sérgioda Costa Perez, 51anos, docente de Clí-nica Otorrinolaringo-lógica da Faculdadede Medicina de Ca-tanduva (FAMECA).O corpo foi velado no anfitea-tro da Fundação Padre Albino esepultado às 17 horas do mes-mo dia.

Formado pela Faculdade de

Ciências Médicas deSantos em 1979, Dr.Sérgio Perez foi admi-tido na Fameca em 1º/08/96 como Colabora-dor, tendo sido promo-vido a Professor Auxi-liar de Ensino em 1º/11/99 e a Professor Adjun-to em 1º/02/05. Em 04/06/01 defendeu tese de

Mestrado em Ciências Médicas,área de concentração Otorrinola-ringologia, junto à Faculdade deMedicina da USP de RibeirãoPreto.

Falece Dr. Sérgio Perez, docente da Fameca

Dr. Sérgio CostaPerez.

Docente da Fameca participa debanca do Pós-Graduação da

Medicina de Botucatutrícia e Mastologia sobre otema “Análise Histopatológicae Citogenética de Abortamen-tos Espontâneos”.

No dia 25 de fevereiro in-tegrou a banca examinadora dadefesa da tese de Doutorado dopós-graduando Joélcio Fran-cisco Abbade no Programa dePós-Graduação em Ginecolo-gia, Obstetrícia e Mastologiasobre o tema “Esquema deZuspan versus esquema alter-nativo com sulfato de magné-sio na prevenção e tratamentoda eclampsia”.

Comitê de Ética Médica da Famecaemitiu 48 pareceres em 2004

NEP, é um órgão independente,normativo, educativo, mas não fis-calizador, e que segue as normasda Resolução 196/96 do CNS -Conselho Nacional da Saúde.

Os membros do Comitê sãoos seguintes:

Coordenador: Prof. Dr. Izí-dio Pimenta de Morais

Membros: Profa. Dra. Cibe-lle Rocha Abdo Banhos - FAME-CA; Profa. Dra. Celina SantaellaRosa - FAMECA; Dr. Dario Ra-vazzi Ambrizzi - FAMECA; Pro-fa. Dra. Dulce Maria Silva Ven-drúsculo - FEC; Profa. Fábia Fer-reira da Silva - IMES/FAFICA;Profa. Dra. Zilah Assalin - IMES/FAFICA; Eduardo Marques daSilva - Acadêmico/FAMECA;José Ricardo de Souza - Repre-sentante da Comunidade; PadreWellington Vanali.

Calouros visitam o Museu Padre AlbinoA Comissão da FAMECA

encarregada de recepcionar os64 “calouros” incluiu este anouma visita ao Museu Padre Al-bino, que ocorreu na tarde dodia 02 de março passado, emturmas acompanhadas por alu-nos do 2º ano.

A finalidade principal foi ade passar aos jovens, a grandemaioria recém-chegada de vá-rias cidades, algumas até bemdistantes, informações básicassobre a vida e obra de Monse-nhor Albino Alves da Cunha eSilva, Patrono da Fundação da

qual a FAMECA é um Depar-tamento, bem como de váriosaspectos da história de Catan-duva.

Após a visita monitorada,a direção do Museu Padre Al-bino agradeceu pela presença ecolocou a Sala “Imprensa e Au-tores Catanduvenses”, comsuas coleções de jornais, revis-tas e pastas de recortes, à dis-posição para futuras pesquisassobre assuntos ligados à facul-dade e a cidade. Ao mesmo tem-po, deixou o convite para visi-tas aos alunos das outras séries.

Page 9: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO MARÇO 2005 9

O vereador Nélson LopesMartins encaminhou um reque-rimento ao prefeito AfonsoMacchione Neto solicitando apresença, permanente, de umpolicial da Guarda Civil Muni-cipal de Catanduva na entradado Pronto Socorro do HospitalPadre Albino.

“Pessoas baleadas, esfaquea-das, enfim, que foram vítimas, ou

Vereador pede policiamento no Pronto Socorro do HPAautoras, de atos violentos sãoatendidas no Pronto Socorro doHospital Padre Albino e é pre-ciso mais segurança a quem lá éatendido ou presta serviços”, dizNélson Martins.

REDE DE ASSISTÊNCIA

A primeira dama de Catan-duva, Eloá Martins Macchione,tomou a iniciativa de implantar

O Ministério da Saúde,através do Fundo Nacional deSaúde, liberou, dia 10 de mar-ço último, uma verba de R$ 80mil para o Hospital Escola Emí-lio Carlos.

De acordo com informaçõesdo presidente da Diretoria Admi-

Verba para o Hospital Emílio Carlos

3ª Jornada do Projeto SentinelaDia 11 de março, a partir das

8h30min, no anfiteatro da Fun-dação Padre Albino, o HospitalPadre Albino promoveu a 3ª Jor-nada do Projeto Hospital Senti-nela, cujo tema central foi “Ge-rência de Risco e as propostasatuais e futuras para a aquisiçãode qualidade”.

De acordo com o Coordena-dor do Projeto na Fundação Pa-dre Albino, Dr. Cláudio PenidoCampos Júnior, o objetivo da jor-nada foi focar as políticas, condu-tas e materiais que tragam a aqui-sição da qualidade, discutir as pers-pectivas futuras, quais projetos es-tão sendo desenvolvidos e quaisprogramas o Ministério da Saúdeestá implantando nessa área.

O programa da jornada foiaberto com as presenças do Dr.Olegário Braido, Presidente daDiretoria Administrativa da Fun-dação Padre Albino, do Sr. JoséReinaldo Marques, Administra-dor do Hospital Emílio Carlos, doDr. Jorge Luís dos Santos Valiat-ti, Diretor Técnico dos Hospitaisda Fundação Padre Albino, e doDr. Cláudio P. Campos Júnior, Co-ordenador do Projeto Sentinela naFundação Padre Albino. A Jorna-da contou, ainda, com a presençada Dra. Clarice Petramale, direto-ra da ANVISA e CoordenadoraNacional do Projeto Sentinela.

As explanações técnicas fo-ram: Engenharia Clínica, por Re-ginaldo Foroni da Silva, Enge-

nheiro Mecatrônico com especi-alização em Engenharia Clínica eHospitalar/Hospital do Câncer/SP; Gerenciamento da FarmáciaHospitalar, por Hellen HamuriMiyamoto, Farmacêutica e Ge-rente de Risco do Instituto da Cri-ança/Hospital das Clínicas da Fa-culdade de Medicina da USP/SP,Controle de Qualidade Hospita-lar, pela Dra. Yasuko YamaguchiNishikuni, médica administrado-ra com especialização em Admi-nistração de Empresas pela Escolade Administração Getúlio Vargas;Unidade de Prevenção a EventosAdversos em Saúde, pelo Dr.Cláudio Penido Campos Júnior,médico infectologista da Comis-são de Controle de Infecção Hos-pitalar dos hospitais da FundaçãoPadre Albino e Coordenador des-sa Unidade; Centro Integrado deQualidade, pela Dra. Cristine Cas-tro, médica infectologista e Dire-tora do Centro Integrado de Qua-lidade do Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina de Ribei-rão Preto/USP; Higiene e Limpe-za, pela Enfermeira Kátia MariaPadula, do Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina de Ribei-rão Preto/USP; Organização Na-cional – Acreditação Hospitalar,pelo Dr. João Luiz Bassan Faria,médico anestesiologista, Coorde-nador de Auditoria em São José doRio Preto.

A Jornada foi encerrada às 16horas. MAURO ASSI

Profissionais da área da saúdeprestigiaram a Jornada.Profissionais da área da saúdeprestigiaram a Jornada.

A exemplo do ano passado, aFaculdade de Enfermagem deCatanduva (FEC) promoveu, noperíodo de 14 a 17 de fevereiro,uma Semana de Integração parareceber os calouros de 2005 .

A programação foi iniciada às8h00 com a recepção dos alunospela diretora da faculdade, ProfªJussara Sperandio, e pela ProfªMaristela Magri Magagnini. Nodia 15, às 8h00, foi realizada umadinâmica de integração, com apre-sentação do Projeto Pedagógicoda FEC pela Profª Drª Dulce Ma-ria S. Vendruscolo e do CentroAcadêmico pela Profª SimoneRoque Mazoni e visita ao Labo-ratório de Informática, com acom-panhamento do técnico FábioMarcelo Apostolo. Às 14h00 osalunos da 2ª série levaram os no-vos colegas para conhecer as de-pendências da faculdade.

FEC promove Semana deIntegração para calouros 2005

No dia 16, das 9h00 às 11h00,os calouros visitaram o HospitalPadre Albino e o Museu PadreAlbino. No dia 17, às 14h00, noanfiteatro da Fundação PadreAlbino, houve a aula inauguralproferida pela Profª Maria Re-gina Lourenço, sob o tema“Mercado de Trabalho e Ampli-ação do Espaço do Enfermeiro”e o Seminário “Avaliação Insti-tucional – Projeto de Avaliação2005”, à cargo das professorasMaria Rita Braga e Simone Ro-que Mazoni, com a participaçãode todos os alunos da faculda-de.

A FEC promoveu o trote so-lidário, com arrecadação de ali-mentos e produtos de higiene,que foram entregues ao Recan-to Monsenhor Albino e na Uni-dade de Pediatria do HospitalPadre Albino.

a Rede Regional de Assistênciaao Hospital Padre Albino. ARede criada congrega as presi-dentes dos Fundos Sociais deSolidariedade da região e vairealizar eventos com finalidadeespecífica - aquisição de mate-

riais e produtos de uso contínuopara o hospital.

O vereador Nélson LopesMartins apresentou requeri-mento na Câmara Municipalcom votos de louvor a EloáMacchione pela iniciativa.

nistrativa da Fundação Padre Al-bino, mantenedora do hospital,Dr. Olegário Braido, a verba éfruto de uma emenda parlamen-tar apresentada pelo deputadofederal Aloysio Nunes FerreiraFilho, para custeio/aquisição demedicamentos.

LANCHE 30 idosos do Recanto Monsenhor Albino foram dia 21de fevereiro ao Mc Donald‘s. O passeio faz parte da programaçãomensal organizada pela Equipe de Profissionais.

RECANTO MONSENHOR ALBINO

Page 10: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINOMARÇO 200510

GU A MED COCLÍNICA MÉDICA

• Dr. Álvaro Alves de Campos Jr.Rua Olinda, 455 – Fones: 3522.6216 –3523.6051• Dr. Antonio Sérgio FernandesRua Maranhão, 1.658 – Fone: 3522-3166• Dra. Fabiana Zocchi DarmeRua Olinda, 455 - Fone: 3522.6216• Dr. Farid Felício Casseb FilhoRua 13 de Maio, 830 – Fone: 3522.5586• Dr. Francisco Carlos de LuccaRua 7 de Fevereiro, 645 – Fone: 3524.4006• Dr. Mayrton MascaroRua Maranhão, 1.315 – Fone: 3522.3125• Dr. Oswaldo DevitoRua Aracaju, 645 – Fones: 3522.3104 /3523.2313• Dr. Sérgio RebelatoRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

CLÍNICA MÉDICA EHEMATOLOGIA

• Dr. Ederson Roberto de MattosRua 7 de Fevereiro, 645 – fone: 3524.4006

ELETROCARDIOGRAFIA

• Dr. Antonio Sérgio FernandesRua Maranhão, 1.658 – Fone: 3522-3166• Dr. Mayrton MascaroRua Maranhão, 1.315 – Fone: 3522.3125• Dr. Marco César PeruchiRua Maranhão, 1.241 – Fone: 3522.4762• Dr. Oswaldo DevitoRua Aracaju, 645 – Fones: 3522.3104 /3523.2313• Dr. Sérgio RebelatoRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

ENDOCRINOLOGIA EMETABOLOGIA

Diabetes, Obesidade, Tireóide• Dr. Marino CattaliniRua Maranhão, 1405 - Fone: 3524.4809

GASTROENTEROLOGIA/ENDOSCOPIA

• Dr. Raul José de A. Vianna Jr.Rua Belo Horizonte, 689 – Fone: 3522.5381• Dr. José Celso AssefRua Manaus, 495 – Fone: 3523.7760

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIAULTRASSONOGRAFIA

• Dr. Ricardo Ramos de CarvalhoRua Maranhão, 959 – Fone: 3522.6684

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIAHISTEROSCOPIA

• Dr. Alfeu C. Accorsi NetoRua Recife, 195 – Fone: 3522.7080• Dr. Ivan Humberto SanchesRua Maranhão, 1241 – Fone: 3521.1970

BRONCOSCOPIA

• Dr. Pedro Enzo MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676• Dr. Renato Eugênio MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676

CARDIOLOGIA

• Dr. Álvaro Alves de Campos Jr.Rua Olinda, 455 – Fones: 3522.6216 –3523.6051• Dr. Antonio Sérgio FernandesRua Maranhão, 1.658 – Fone: 3522-3166• Dr. Marco César PeruchiRua Maranhão, 1.241 – Fone: 3522.4762• Dr. Mauro ForsterRua Teresina, 755 - Fone: 3523.1652• Dr. Mayrton MascaroRua Maranhão, 1.315 – Fone: 3522.3125• Dr. Oswaldo DevitoRua Aracaju, 645 - Fones: 3522.3104 /3523.23130• Dr. Sérgio RebelatoRua Ceará, 980 – Fone: 3522.3355

CIRURGIA GERAL

• Dr. José Celso AssefRua Manaus, 495 – Fone: 3523.7760• Dr. Raul José de A. Vianna Jr.Rua Belo Horizonte, 689 – Fone:3522.5381• Dr. Sinval Malheiros Pinto Jr.Rua Aracaju, 592 – Fone: 3522.8047

CIRURGIA GERAL EGASTROENTEROLOGIA

• Dr. José Luís Sampaio MartinsRua Manaus, 810 - Fone: 3521.3839• Dr. Sinval Malheiros Pinto Jr.Rua Aracaju, 592 – Fone: 3522.8047

CIRURGIA PLÁSTICA, ESTÉTICA,REPARADORA, TRAUMATISMO

DA FACE E QUEIMADURAS

• Dr. José Antonio SanchesRua Pará, 1.190 – Fone: 3523.2774• Dr. Manoel Alves VidalAv. Deputado Orlando Zancaner, 497Fone: 3522.6859

CIRURGIA VASCULAR

• Dr. Murillo Antonio CoutoRua Belém, 1.063 – Fone: 3522.0550• Dr. Paulo César GrisottoRua Aracaju, 645 – Fone: 3522.3104

CIRURGIA VASCULAR EANGIOLOGIA

• Dra. Andréa Cristina Z. GiocondoMonteleoneRua Bahia, 606 – Fones: 3522.4489 –3521.6575 – 9707-8018

GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA/MASTOLOGIA/ONCOCIRURGIA

PÉLVICA

• Dra. Andréa Cláudia BertoloRua Belém, 1063 – Fone: 3523.8100

MEDICINA DO TRABALHO

• PROMEDRua Maranhão, 2.035 – Fone: 3524.4563• INSMEDRua 13 de Maio, 830 - Fone: 3522.4930

NEFROLOGIA

• Dra. Luciana S. Devito GrisottoRua Aracaju, 645 – Fone: 3522.3104• Dr. Farid Felício Casseb FilhoRua 13 de Maio, 830 – Fone: 3522.5586

NEUROLOGIA CLÍNICA ADULTOE INFANTIL

Eletroencefalografiacomputadorizada e MapeamentoCerebral eletroneuromiografia epotenciais evocados auditIvo e

visual• Dr. Emílio Herrera JúniorRua Manaus, 438 – Fone: 3522.5428 e3522.0363

NUTROLOGIA

(Obesidade e Emagrecimento)• Dr. Durval Ribas FilhoRua Belo Horizonte, 909 – Fone: 3522.9027

OFTALMOLOGIA CLÍNICA,CIRÚRGICA E LENTES DE

CONTATO

• Dra. Adriana Romero BragaRua Manaus, 289 – Fone: 3522.0242• Dr. João Márcio ChimelloRua 13 de Maio, 963 – Fone:3522.4070• Dr. José Renato PizarroRua Belém, 723 - Fone: 3522.1166• Dra. Maria Elizabete J. de CamposRua Olinda, 455 – Fones: 3522.6216 /3523.6051• Dr. Walter AppendinoRua Recife, 625 – Fone: 3522.1116

ORTOPEDIA ETRAUMATOLOGIA

• Dr. Antônio Carlos Alonso BraidoRua Teresina, 390 – Fone: 3522.4045• Dr. Carlos Alberto MoreschiRua Teresina, 640 – Fone: 3523.2263

ORTOPEDIA/MEDICINAESPORTIVA/TRAUMATOLOGIA

• Dr. Roberto JorgeRua 13 de Maio, 1269 – Fones:3522.5396 e 3522.5397.

OTORRINOLARINGOLOGIA

• Dr. Waldecir Veni SacchetinRua 13 de Maio, 1.143 - Fone: 3522.4269

PEDIATRIA

• Dr. Antonio Sérgio MunhozRua Bolívia, 94 – Fones: 3522.4566 –3524.6500• Dra. Adriana M. de Castro NardiAv. Orlando Zancaner, 301 - Fone:3523.4185• Dra. Gisele Maria CoutoRua Aracaju, 821 – Fones: 3522.6322– 3524.4936• Dr. Jussemar Roces RiosRua Bolívia, 94 – Fones: 3522.4566 –3524.6500• Dr. Thales Fernando Roque BarbaRua Manaus, 810 – Fone: 3522.2436

PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA

Criança, Adolescente e Adulto –Tratamento Fitoterápico e Alopático

• Dra. Heloisa R. E. Marassi GiacomelloRua Santos, 577 – Fone: 3523.1555

PEDIATRIA E PUERICULTURA

• Dr. João RomeraRua Maranhão, 1.341 – Fone: 3522.3444

PNEUMOLOGIA E ALERGIAINFANTIL

• Dr. Thales Fernando Roque BarbaRua Manaus, 810 – Fone: 3522.2436

PNEUMOLOGIA, ESPIROMETRIAE ESTUDO DOS FLUXOS

• Dra. Fabiana Zocchi DarmeRua Olinda, 455 - Fone: 3522.6216• Dr. Pedro Enzo MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676• Dr. Renato Eugênio MacchioneRua Teresina, 518 – Fone: 3522.7676

PSIQUIATRIA

• Dr. Vladair Aprigio A. de MelloRua Manaus, 789 - Fone: 3522.3899

UROLOGIA

• Dr. Carlos Manoel Alves FerreiraRua Teresina, 390 - Telefone 3522-4045• Dr. Ronaldo Nami PedroRua Cuiabá, 413 – Fone: 3522.1369• Dr. Wilmar Calil de MelloRua Manaus, 850 – Fone: 3523.2511

LABORATÓRIO DEANÁLISES CLÍNICAS

• Hospital Padre AlbinoRua Maranhão, s/nº.

Page 11: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINO MARÇO 2005 11

É intenção do Museu Padre Albino rea-lizar sempre exposições fotográficas, com te-mas específicos, como as já ocorridas “Co-mércio e Indústria”, “Esportes”, “Padre Al-bino”, “Padre Sylvio”, “Esportistas”, “A Mú-sica em Catanduva”, entre outras. Para tanto,precisa contar com a colaboração da popula-ção com a doação (ou empréstimos para re-produções) de fotos antigas de Catanduva so-bre qualquer assunto.

O diretor do Museu Padre Albino, Prof.Sérgio Luiz de Paiva Bolinelli, diz que as fo-tos são as melhores lembranças familiares, po-rém, já soube que muitos herdeiros, após apartilha do “principal”, vão deixando de ladoas caixas e álbuns de fotos, “a maioria comcoisas e pessoas velhas sem qualquer indica-ção do onde, quando e quem eram para o fi-nal, e como ninguém quer ficar com elas, aca-bam sendo jogadas fora ou queimadas comoutros tantos papéis velhos (documentos) con-siderados sem qualquer valor”, lamenta ele.

Para Prof. Sérgio, em uma foto, alémdo elemento principal, existem os secundá-rios, que também são muito importantes,mostrando ruas, praças, casas comerciais,prédios, festividades, outras pessoas, inte-riores, objetos, etc. que poderão servir parailustrar, provar e/ou complementar informa-ções e notícias de jornais e revistas e mes-mo documentar fatos não noticiados. “Ali-

Museu Padre Albino solicita doação de fotos antigas

Dia 06 de março passado, das 8h30minàs 11h30min e das 13h30min às 17h00, noseu anfiteatro, o Colégio Catanduva promo-veu o curso “Orçamento Familiar e Finan-ças”, a cargo do empresário e Diretor Exe-cutivo da O.I. Empreendimentos do Brasil,Paulo Barcelos, autor dos livros Adminis-tração Salarial e Economia Doméstica.

O curso foi aberto aos pais de alunos ecomunidade e sua programação incluiucomo lidar com dinheiro (salário), causasde endividamento, não se endividar e pla-nejando seu orçamento doméstico.

TREINAMENTO

No período de 18 de fevereiro a 04 demarço o Serviço Especializado em Segu-rança e Medicina do Trabalho (SESMT) daFundação Padre Albino ministrou treina-mento de Brigada de Incêndio para dez fun-cionários do Colégio Catanduva.

O treinamento, com aulas práticas e te-óricas, foi ministrado toda sexta-feira, das15h00 às 18h00.

ás, frisa ele, a identificação fotográfica é umadas ações mais difíceis do Museu”.

Por isso, Prof. Sérgio Bolinelli faz umapelo. “Se o leitor tiver fotos antigas de Ca-tanduva e quiser ceder - ou emprestar para re-produções - ao Museu Padre Albino é só ligarpara 3522.4321”.

PESQUISA EUTILIDADE PÚBLICA

Além de franquear a estudantes e particu-lares a Sala “Imprensa e Autores Catanduven-ses” para pesquisas sobre assuntos ligados àhistória local, o Museu Padre Albino tem tam-bém colaborado com pessoas que buscam in-formações sobre assuntos mais pessoais. Prof.Sérgio Bolinelli conta que pessoas procuramo museu para saber informações sobre algum

antepassado, sobre resultados e prazos de con-cursos, para questões advocatícias ou mesmopara questões de aposentadorias.

“É uma sala onde já tem acontecido oencontro de professores e estudantes decursos, escolas e faculdades diferentes, pes-quisando nas mais de 100 pastas de recor-tes e coleções de jornais, revistas e infor-mativos sobre temas catanduvenses”, falaele, orgulhoso.

Para a direção do Museu é sempre umasatisfação poder colaborar na orientação de umtrabalho escolar, uma monografia e mesmo naconcretização de um livro, como por exem-plo, o lançado em 28/12/2004, na ACE – “AHistória de Catanduva de A a Z”, onde muitasinformações contidas no mesmo foram alipesquisadas.

Colégio Catanduvapromove cursosobre finanças

Dia 17 de fevereiro último foi inaugurada a Clínica Médica – Hematologia e Fisi-oterapia, reunindo os médicos Dr. Francisco Carlos de Lucca, especialista em medici-na intensiva e clínica médica, e Dr. Ederson Roberto de Mattos, hematologista e clíni-ca médica, e as fisioterapeutas Renata Aparecida Rocha e Simone D‘Espiro Bellini. Aclínica está localizada na rua 7 de Fevereiro, 645, fone 3524.4006.

NOVA CLÍNICA

REVISTA TOP

Dr. Ederson de Mattos, Renata Rocha, Simone Bellini e Dr. Francisco de Lucca.

SOLIDÁRIO Alunos do curso de Direito foram dia 26 de fevereiro ao Hemonúcleo deCatanduva doar sangue e depois ao Recanto Monsenhor Albino levar as onze cestas básicasarrecadadas no Trote Solidário.

DIVULGAÇÃO

Page 12: MEC aprova Instituto Superior de Educaçªo da FPA · da região de Catanduva para uma visita ao Hospital Padre Albi- no. Eles conversaram sobre as parcerias que a Fundação tem

JORNAL DA FUNDAÇÃOPADRE ALBINOMARÇO 200512

TreinamentoDias 2 e 3 de fevereiro últi-

mo a Comissão de Controle deInfecção Hospital (CCIH) doHospital Escola Emílio Carlospromoveu o treinamento Proces-samento de Urocultura, na salade aula do C2 Par Masculino. Asorientações, desde a coleta até acultura no laboratório de micro-biologia, foram dadas pelas en-fermeiras Elisabete AparecidaOliveira Tedokon, Adriana Bian-chi Tanaka e Patrícia Sanches epelo médico infectologista Cláu-dio Penido Campos Jr. Partici-param do treinamento 74 funci-onários da Equipe de Enferma-gem do hospital.

O Ministério da Educação, através daPortaria nº 608, de 28/02/05, aprovou a cri-ação do Instituto Superior de Educação -ISE Padre Albino na Escola Superior deEducação Física e Desportos de Catan-duva (Esefic), mantida pela FundaçãoPadre Albino.

“O Instituto Superior de Educação éuma modalidade de ensino que preparaprofessores para o ensino básico, ou seja,são as chamadas licenciaturas, tais comoPortuguês, Matemática, Inglês, Química,entre outras”, explica o Assessor Educa-cional da Fundação, Prof. Dr. Antonio

MEC aprova Instituto Superior de Educação da FPACarlos de Araújo.

De acordo com ele, a Esefic tambémforma professores de educação física epela LDB 9394/96 que determina a for-mação de professores somente pelo Insti-tuto Superior de Educação, era necessá-rio que a ela tivesse o Instituto para gra-duar seus profissionais para o ensino.“Desta forma, e a partir de agora, o ISEPadre Albino poderá desenvolver projetosna área de licenciatura se assim desejar,ampliando, por assim dizer, seu leque deopções ao jovem de Catanduva e região”,salienta Prof. Araújo.

A professora Luciana Souza CioneBasto, docente das disciplinas de Educa-ção Física Adaptada e Atividade Físicapara Terceira Idade da Escola Superiorde Educação Física e Desportos de Ca-tanduva (ESEFIC) concluiu dia 23 de fe-vereiro último o curso de Mestrado emEducação Física na UNIMEP – Univer-sidade Metodista de Piracicaba com adefesa da dissertação “Técnicas deOrientação e Mobilidade para Pesso-as Cegas: Um Estudo sob a Ótica daEducação Física”. A dissertação foidefendida no teatro da Unimep, setorde Pós -Graduação Stricto Sensu, apartir das 09h00.

A banca de avaliação da dissertaçãofoi composta pelas professoras doutorasRoberta Gaio (Educação Física/Unimep),Rosa Meneghetti (Educação/Unimep) eMaria Teresa Mantoan (Educação/Uni-camp).

Docente da Eseficdefende dissertação

de Mestrado

Seguindo a proposta de integração entrealunos, comunidade acadêmica e comunidadeem geral a partir de atividades artísticas e/ouculturais, o LIEU – Local de Integração e Ex-pressão Universitária da Faculdade de Medi-cina de Catanduva (FAMECA), em parceriacom o Senac de Catanduva, promoveu dia 10de março passado, às 19h30min, no auditóriodo Senac, a palestra “A experiência do suicí-dio: discursos médicos no Brasil” com o Prof.Dr. Fábio Henrique Lopes, Doutor em Históriapela UNICAMP/Université Paris VII e Docen-te do IMES/FAFICA e PUC - Campinas.

De acordo com a Profª Ana Paula Gi-rol, docente da Fameca responsável peloLIEU, a atividade, chamada de Interfaces,teve como objetivo proporcionar reflexão pormeio de palestra com profissionais de áreasinterdisciplinares à saúde e abrir espaço paraa apresentação artística dos alunos - novosolhares e novas formas de expressão.

Lieu/Fameca promove evento emparceria com o Senac

“Esta palestra busca indagar os modosde problematização do suicídio pela medici-na brasileira ao longo do século XIX. Inter-roga o que possibilitou o surgimento do temacomo objeto de análise do saber médico, sa-lientando as maneiras por meio das quais osuicídio foi pensado dentro da órbita das do-enças e distúrbios mentais, as paixões comocausa de suicídio, as diferenças sexuais do atode se dar à morte e o perigo de certas obrasliterárias, consideradas pelos médicos brasi-leiros nocivas à vida”, explica Profª Lígia Adri-ana Rodrigues, também docente da Famecae responsável pelo LIEU.

Após a palestra houve o espetáculo tea-tral “O suicídio como prova de caráter”, deHumberto de Almeida, encenada por Orlan-do de Freitas, Diogo Kokiso, Marília Borsarie Cibele Castilho, alunos do curso de Medi-cina, com a colaboração de Wellington Ver-za, responsável pelo cenário.

DIVULGAÇÃO