mci · web viewdevemos também não nos esquecer das perspectivas explodidas. estas devem ser...

39
Desenho Técnico Aplicado a Segurança do Trabalho

Upload: vodan

Post on 27-May-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Desenho Técnico Aplicado a Segurança do Trabalho

Prof. Sérgio Amaral

SUMÁRIO

1 – Elementos do Desenho.............................................3

2 – Desenho Arquitetônico.............................................11

3 – Desenho de Esgoto..................................................15

4 – Desenho Hidráulico..................................................20

5 – Desenho Elétrico......................................................23

6 – Desenho Mecânico...................................................29

7 – Desenho de Mobiliário..............................................37

.TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO

Planta baixa.............................................1Planta de telhado.....................................1Planta de fachada.....................................1Planta de corte..........................................1

2 – DESENHO ARQUITETÔNICO

3 - DESENHO DE ESGOTO

OBJETIVOS DE UMA INSTALAÇÃO PREDIAL DE ESGOTO SANITÁRIOAs instalações prediais de esgoto sanitário têm, por objetivo principal, a coleta e o afastamento das águas servidas, cuja origem é os aparelhos sanitários e os pisos internos das edificações, as instalações prediais de esgotos sanitários devem ser projetadas e executadas de modo a: Promover o esgotamento eficiente dos aparelhos sanitários e pisos. Impedir o acesso de odores, insetos e animais das canalizações para o interior dos edifícios. Permitir a ventilação continua da rede pública coletora de esgotos, ou do sistema particular que os recebe. Permitir a inspeção e desobstrução da redeDurante a instalação das tubulações de esgoto, o instalador deve previamente conhecer a localização dos diversos aparelhos sanitários.1) Agrupar sempre que possível as instalações sanitárias.2) Os vasos sanitários preferencialmente ficar próximo a janelas ou basculantes.3) Os ralos ou caixas sifonadas devem preferencialmente ficar central as demais peças.4) Evitar a instalação de chuveiro sobre banheiras, evitando prováveis acidentes.

Detalhe da vista de instalação de um vaso sanitário

SISTEMA DE ESGOTO PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E VENTILAÇÃO

As instalações prediais de esgotos sanitários podem ser divididas em duas seções, caracterizadas da seguinte forma: Instalação de esgoto primário é seção conectada ao coletor público, compreendendo as tubulações, dispositivos e aparelhos sanitários que contêm gases provenientes desse coletor (ou de uma fossa séptica), tais como coletor predial, subcoletores, ramais de esgotos, ramais de descarga, tubos de queda, tubos ventiladores primários, coluna de ventilação e tubos ventiladores, caixas de inspeção, caixas retentoras de gorduras, caixas sifonadas, sifões, vasos sanitários e demais conectores.A instalação de esgoto secundário é o trecho de seção desconectado do coletorpúblico (ou de uma fossa séptica), compreendendo as canalizações, dispositivos e aparelhos sanitários que não tem gases provenientes desse coletor. Ou seja, é a parte do esgoto que não esta em contato com os gases originados do coletor público ou de uma fossa séptica.A NBR 8160/83 estabelece: “as instalações primárias de esgoto devem ser dotadas de ventilação, a fim de evitar a ruptura do fecho hídrico dos desconectores por aspirações ou compressão e também para que os gases emanados dos coletores sejam encaminhados para a atmosfera”. Portanto, a ventilação é um item obrigatório na instalação sanitária de um prédio, sendo um elemento de proteção do sistema, permitindo a troca entre os gases originado dos coletores com a atmosfera.

perspectiva de uma instalação padrão de um

Simbologia da canalização de projeto sanitário

Convenção gráfica de dispositivos sanitários

Simbologia de coluna de projeto sanitário

Tubos e conexões PVC

4 - DESENHO HIDRÁULICO

O Projeto Hidráulico é um dos requisitos importantes na hora de construir ou reformar.Evita inúmeros erros na montagem do sistema economizando tempo e dinheiro.Prevê a dimensão necessária do sistema hidráulico, garantindo assim um bom funcionamento  por muitos anos.

Depois de ter uma base do desenho do imóvel são feitas várias plantas entre elas a hidráulica que deve conter todas as especificações da canalização.Se não for o caso, faça você mesmo (durante a construção) um desenho mostrando cada parede do imovel e as tubulações que passam dentro delas.

5 –

DESENHO ELÉTRICO

EXEMPLOS DE PROJETOS

6 – DESENHO MECÂNICO

IDENTIFICAÇÃO DE LEITURASPara execução de uma peça, torna-se necessário que se coloque no desenho, além das projeções que nos dão idéia da forma da peça, também as suas medidas e outras informações complementares. A isto chamamos Dimensionamento ou Cotagem.A Cotagem dos desenhos tem por objetivos principais determinar o tamanho e localizar exatamente os detalhes da peça. Por exemplo, para execução da peça ao lado necessitamos saber as suas dimensões e a exata localização do furo.

Cada cota deve ser indicada na vista que mais claramente representar a forma do elemento cotado. Deve-se evitar a repetição de cotas.

As cotas podem ser colocadas dentro ou fora dos elementos que representam, atendendo aos melhores requisitos de clareza e facilidade de execução.

7 - DESENHO DE MOBILIÁRIO

Uma das maiores dificuldades e que também muito tempo na hora de projetar, além de gerar muitos problemas na execução de um projeto são os móveis à serem confeccionados especificamente para o ambiente. O principal problema ou falha – para o projetista – está no desenho e detalhamento.

Muitos profissionais não levam em consideração ou não dão a devida importância à parte de detalhamentos. E é esta parte do projeto que irá concretizar e enfatizar a qualidade do mesmo. É esta parte que fará a diferença no resultado final.

É comum vermos profissionais entregando esboços, croquis ou até mesmo projetos bastante falhos, com falta de informações aos marceneiros e montadores. Muitos entregam pranchas com elevações, cortes e uma perspectiva básica. Tudo devidamente cotado. E apenas isso.

COZINHA

Porém, para que o projeto seja confeccionado devidamente e com qualidade, outros detalhes devem ser mostrados no projeto: outras formas de expressão, detalhamentos minuciosos, para garantir que tudo saia exatamente como imaginado, criado e planejado.

Detalhes ergonômicos devem ser tratados com o devido cuidado e atenção.

ÁREA DE SERVIÇO

Primeiro temos de ter consciência de que será preciso fazer um desenho detalhado de todas as peças que comporão o produto final. Estes desenhos tem de ser cotados, com cortes e vistas. Não basta apenas as elevações e cortes gerais do produto final. Sem isso podem ocorrer erros crassos na execução.

Devemos também mostrar detalhes pertinentes ao funcionamento e manuseio do produto. Isso é fundamental para quem está confeccionando o seu produto. E também para o cliente conseguir visualizar o que terá em mãos posteriormente.

BANHEIRO

QUARTO/CLOSET

Devemos também não nos esquecer das perspectivas explodidas. Estas devem ser bastante claras para que o executor possa visualizar e entender perfeitamente como deverá ser feita a montagem, onde entra e encaixa-se cada

elemento. Na imagem acima – cadeira de Mauricio Azeredo – não há uso de ferragens. São apenas encaixes. Porém, quando existem parafusos e outros metais, estes devem fazer parte da perspectiva explodida.