max is art

24
max is arte

Upload: kika-santos

Post on 29-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Dossier of a project

TRANSCRIPT

Page 1: Max is Art

max is arte

Page 2: Max is Art
Page 3: Max is Art

max is arte

Page 4: Max is Art
Page 5: Max is Art

O MAX-MSP , que apresentamos como motor principal para o desenvolvim-ento do nosso projecto de boas vindas aos futuros e novos alunos da ESAD, é uma linguagem de programação gráfica para criação de aplicações de criação multimédia. O ambiente de programação é visual, simples e intuitivo, onde se programa, ligando objectos ou funções, uns aos outros, através de um interface gráfico.É uma linguagem de programação ideal para fins artísticos, que pode virtual-mente controlar qualquer media electrónico. Fácil de usar, possibilita um estilo de programação rápido e com resultados imediatos e fascinantes, servindo de plataforma para a criação de programas com diferentes intuitos, tais como compor, simular, improvisar ou, até, tocar ao vivo, visto que nos permite a criação de som e imagem em movimento em tempo real.

Introdução

Page 6: Max is Art
Page 7: Max is Art

Interagir com a escola

Foram reproduzidas em várias salas, sendo que cada uma delas tem uma função específica, projecções correspondentes às mesmas, e nas quais, através de sensores, o aluno poderá interagir, de modo a tornar-se não só a si mesmo mais ambien-tado e familiarizado neste mundo que é a ESAD, como é também, e indiscutivelmente, uma forma de tornarmos a escola mais viva, mais atraente, mais revolu-cionária. Conhecer um pedaço de cada canto de que é feito a ESAD é um grande passo para compreende-la e para compreender o longo caminho que terão de percorrer para chegarem onde nós, hoje estamos.

Como alunos integrados nesta escola há mais tempo, e como tal mais experientes, apresenta-mos aos mais recentes alunos frequentadores da nossa escola, um projecto que propõe um método, que a nosso ver ex-tremamente eficaz, de interacção entre o aluno recém chegado e a nossa ESAD, que é para estes, um mundo novo. Com uma linguagem de programação gráfica, mais no campo da multimédia e audio-visual, e com a cooperação do programa MAX-MSP, criamos ambientes virtuais que os ajudem a compreender, aquilo que nós, enquanto alunos, vivenciamos e presenciamos e fomo aprenden-do a perceber ao longo da nossa passagem por esta escola.

Page 8: Max is Art
Page 9: Max is Art

“Your trail has just began!”

Page 10: Max is Art

PegadasYour trail has just began!

Tal e qual o que acontece nas salas, optamos também pela criação daquilo a chamamos “Your trail has just began!”. Trata-se, mais uma vez, da utilização do programa MAX-MSP, para através de sensores, marcarmos “o caminho” dos mais recentes alunos, ou seja, ao caminharem as suas pegadas ficariam marcadas no chão, traçando assim o seu trajecto, o seu caminho. Isto é a con-cretização de uma metáfora que pretende determinar, e mostrar aos alunos, que aqueles serão os primeiros passos de uma grande caminhada.

Page 11: Max is Art

PegadasYour trail has just began!

Page 12: Max is Art
Page 13: Max is Art

Salas Interactivas

Hamburgerfonstiv Room

Serão projectados elementos tipográficos, com os quais os alunos poderão formar palavras. Através de sensores, o indivíduo poderá pegar no elemento e move-lo para onde entender, e a partir daqui formar as tais palavras, se assim o entender. Como exemplificamos nas imagens, a palavra "Hamburgefonstiv", com as quais os alunos de design de comunicação se irão certa-mente familiarizar mais tardiamente.

O nosso objectivo é criar salas dinâmicas em que os alunos possam interagir com o ambi-ente em se encontram. Assim em cada sala encontraram cada tema pertencente a cada matéria da unidade curricular.

Tipo de Sala

Esta sala foi pensada para uma sala ligada a disciplina de tipo-grafia ou projecto, pois são as que mais se enquadra na ver-tente tipográfica.

Page 14: Max is Art

Os alunos conjugaram assim as letras presentes no ambiente da sala e formaram assim palavras, frases, arrastanto as letras com as suas próprias mãos.

Page 15: Max is Art
Page 16: Max is Art
Page 17: Max is Art

Nesta sala os alunos poderão desenhar nas paredes, não com tintas ou lápis, ou qualquer outro tipo de material, mas sim com os seus próprios dedos, que mais uma vez, através de sensores, vão criar o desenho de acordo com o movimento da mão. Assim poderão interagir e exprimir-se livremente, para uma boa adaptação.

Também e possível desenharem com luzes, ou com um objecto que e semelhante a uma lata de spray, que ao apontar-se na direcção da parede, ficam marcadas nas paredes, como e o caso do método já existente, Light Graffiti.

Tipo de Sala

Esta sala foi pen-sada para uma sala ligada a disciplina de desenho.

Salas Interactivas

Design-arte Room

Page 18: Max is Art
Page 19: Max is Art

Nesta sala serão projectados textos e imagens que estarão obviamente de acordo com matérias que serão abordadas ao longo dos anos, e neste espaço os alunos poderão mover as imagens e o texto de forma a alterarem a matéria que está a ser projecta-da no momento, para que vão também ficando de certa forma ambientados com a mesma, com umas bases daquilo que será falado ao longo dos anos.

O aluno ao desenvolver esta actividade pode, treinar a parte editorial, organizando o texto, imagens e fontes.

Tipo de Sala

Esta sala dedica-se as disciplinas de teoria, semiotica história ou outras disciplinas teoricas.

Salas Interactivas

Movimentar-te Room

Page 20: Max is Art
Page 21: Max is Art

Exemplo de um quadro montado com o tema relativo ao movimento DADA. Em que o aluno pode compor e alternar as imagens de maneira a treinar um pouco a parte editorial .

Page 22: Max is Art
Page 23: Max is Art

Além dos casos práticos que apresentamos, surgiram-nos entretanto novas ideias. Entre as quais, a de intervir em locais como o bar, o nosso conhecido “Aquário”, ou sala de trabalho, a tão frequentada papelaria do senhor Alberto ou a reprografia da Laura. No bar pensamos em criar, de acordo com a linguagem de multimédia utilizada anteriormente, uma espécie de “guerra de alimentos” virtual; No aquário, pretendíamos criar mais uma vez um ambiente virtual de forma a que tivéssemos a sensação de estar num ambiente aquático, visto que é assim que é conhecido; Na papelaria do Senhor Alberto e na Laura, a ideia era projectar com uma composição tipográfica a indicação do local, visto que não existe nenhuma placa ou sintética a indicar os mesmos.

Conclusão

Page 24: Max is Art

Trabalho elaborado para a disciplina de Projecto, com âmbito de criar um ambiente novo na ESAD de modo a que os novos alunos se sintam mais rapidamente integrados e familiariza-dos no espaço escolar ao interagirem com a mesma. Este projecto foi rea-lizado pelas alunas Francisca Santos e Filipa Almeida, da turma 3.1 de Comunicação, do ano lectivo de 2010.