matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

6
15 de janeiro de 2022 ATUALIZADO COM DADOS 14/01/2022

Upload: others

Post on 28-Jul-2022

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

15 de janeiro de 2022

ATUALIZADO COM DADOS 14/01/2022

Page 2: Matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

A partir da Portaria SES no. 464 de 03 de Julho de 2020 ficou instituído oPrograma de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate àCOVID-19 em Santa Catarina. A Portaria SES no. 592 de 17 de agosto de 2020estabelece a classificação semanal como balizadora das medidas a seremadotadas. As medidas que compõem esta avaliação foram atualizados em31/07/2021 para minimizar as chances que erros de processo interfiram nocálculo de risco de cada região. A interpretação permanece a mesma: cadadimensão é um alerta. Desde o dia 25 de setembro, a Matriz conta com maisuma região, totalizando 17. A região Nordeste foi dividida, criando-se a regiãodo Vale do Itapocu.

A atualização do risco potencial das regiões do estado segue no mapaabaixo. Atualmente, a Matriz conta com QUINZE regiões no nível ALTO derisco e DUAS regiões no nível MODERADO.

Page 3: Matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

ALERTA

Cada dimensão deve ser interpretada como um sinal de alerta. O aumento dorisco em cada uma delas motiva o aumento do risco da região, e deve serconsiderada na priorização da atuação local.

GRAVIDADEOcorrência de óbitos por COVID-19 e Tendência de Internações por Síndrome Respiratória Aguda

Grave

Nenhuma região se encontra emgravíssimo (vermelho), uma região estáclassificada no grave (laranja), outra nonível moderado (azul) e quinze no nível derisco alto (amarelo). Esse quadro reflete amanutenção da estabilidade no númerode internações e registros de óbitos porCovid-19 das últimas semanas.

TransmissibilidadeRT e casos infectantes

Quinze regiões no nível gravíssimo(vermelho) e duas no nível alto (amarelo).Esse quadro indica uma alta taxa detransmissão de Covid-19, reflexo daelevação do número de casos ativos empraticamente todo o Estado, que vemocorrendo nas últimas duas semanas.

Page 4: Matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

MonitoramentoPercentual de vacinados (D2 ou dose única)

Variação de casos semanal

Capacidade de atençãoTaxa de ocupação de leitos de UTIs reservadas para COVID-19

Nenhuma região no nível gravíssimo(vermelho), uma no nível grave (laranja),quatro no nível alto (amarelo) e dozeregiões no risco moderado (azul). Issodemonstra que, apesar da altatransmissibilidade, observa-se umabaixa taxa de ocupação de leitos de UTIADULTO para tratamento de COVID-19em praticamente todo o Estado,refletindo uma boa capacidade deatenção hospitalar de altacomplexidade disponível paratratamento de Covid-19.

O monitoramento avalia o percentualde vacinados com esquema completono Estado e a variação de casos emrelação às semanas anteriores. Nestasemana, as 17 regiões se encontramno nível de risco moderado (azul), oque é reflexo das altas taxas decobertura vacina (acima de 80%) dapopulação catarinense.

Page 5: Matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

A metodologia utilizada na matriz segue o quadro abaixo. Os parâmetros passaram poratualizações durante esta semana, com o ajuste estatístico no número de casosinfectantes, readequação no parâmetro de cobertura vacinal e mudança no indicadorda dimensão capacidade de atenção, que passa a utilizar a taxa ocupação de leitos deUTI-COVID ADULTO em relação ao total de leitos de UTI ADULTO disponíveis em todo oestado. A coleta de dados para atualização da avaliação de risco acontece nas sextas-feiras, com divulgação no dia posterior e validade a partir das 00h nas segundas-feiras.A nova atualização da matriz será divulgada em 22 de janeiro de 2022.

Metodologia

Todos os dados utilizados estão disponíveis em: http://www.coronavirus.sc.gov.br > Transparência > Painéis > Monitoramento Regionalhttp://www.coronavirus.sc.gov.br>Transparência>Vacinômetrohttp://covid19.defesacivil.sc.gov.br/http://dados.sc.gov.br/http://info.gripe.fiocruz.br/

Page 6: Matriz atualizada 15 de janeiro - sc.gov.br

Expediente:Direção Geral: SESSupervisão: Andrey Lehnemann Res. Técnico: Eduardo MacárioDesign Gráfico: Sid Macedo