maternidade hilda brandÃo completa 100 anos … · “melhorar a segurança na prescrição, ......

12
INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH ANO XXV Nº 294 JUNHO 2016 1899 MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS página 4 ARRAIÁ NO IGAP página 11 RODRIGO ALMEIDA RODRIGO ALMEIDA FREEPIK SEGURANÇA DO PACIENTE página 10 “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”

Upload: phunglien

Post on 11-Jan-2019

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH

ANO XXV Nº 294 JUNHO

2016

1899

MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS • página 4

ARRAIÁ NO IGAP • página 11

RODRIGO ALMEIDA

RODRIGO ALMEIDAFREEPIK

SEGURANÇA DO PACIENTE • página 10“Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”

Page 2: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO DE 20162

EXPEDIENTE

Conselho da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

.ProvedorSaulo Levindo Coelho

1º SecretárioRoberto Otto Augusto de Lima

2º SecretárioJosé Ângelo Lima Duarte

Agostinho Patrus Filho, Carlos Batista Alves de Souza, Jésus Trindade Barreto Júnior, João Batista do Couto, José Fernando Aparecido de Oliveira, José Luiz Magalhães, Laura Medioli, Luiz Felippe de Lima Vieira, Marco Aurélio Jarjour Carneiro, Maria Regina Calsolari, Maurício Brandi Aleixo, Newton de Paiva Ferreira Filho, Olguinha Géo Leite Soares, Oswaldo Fortini Levindo Coelho e Reynaldo Arthur Ramos Ferreira.

Conselho FiscalAmilcar Viana Martins, Carlos Ediber Richard Carvalhais, Christiano Renault, Delson de Miranda Tolentino, João Afonso Baeta Costa Machado e Márcio Teixeira de Carvalho.

Secretária da IrmandadeAbadia Nunes do Nascimento

Diretor ClínicoFlávio Mendonça Andrade da Silva

Vice-diretor ClínicoKleber Costa Castro Pires

Núcleo de Gestão do Grupo Santa Casa BH

Superintendente-geralPorfírio Marcos Rocha Andrade

Superintendente de Assistência à SaúdeGuilherme Gonçalves Riccio

Superintendente de Planejamento, Finanças e Rec. HumanosGonçalo de Abreu Barbosa

Santa Casa Notícias

Registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte sob o número 911, Livro B, em 10.08.1991

Av. Francisco Sales, 1111 - Santa Efigênia - BH - CEP 30150-221(31) 3238.8280 - [email protected]

Editor: Manoel Hygino dos Santos (MG 00582 JP)Jornalistas: Almir Gomes / Mariana BrancoEstagiários: Emmanuel Ferreira / Igor Penaforte Revisão: Rodrigo Almeida (5.817/MG)Projeto gráfico: G30 MKT & COM Diagramação: Assessoria de Comunicação do GSCBHImpressão: Gráfica e Editora 101 / Tiragem: 4.000 exemplares

Assessor de Comunicação Institucional - Grupo Santa Casa BHRodrigo Almeida

O conteúdo deste informativo pode ser republicado por outros veículos de comunicação desde que citada a fonte: Santa Casa Notícias - Grupo Santa Casa BH.

Prezado(a) amigo(a),

Chegamos ao meio do ano, movidos pelos mesmos propósitos e vencendo as dificul-dades vivenciadas pelo sistema filantrópico de saúde, atingido pelos percalços que a crise econômica trouxe a todas as ativida-des no País. Se as Santas Casas consegui-ram sobreviver e atender às necessidades e demandas dos brasileiros durante cinco sé-culos, não seriam vencidas pelas tempesta-des dos últimos anos. Assim, ingressam no segundo semestre de 2016 motivadas pelos mesmos ideais e princípios que as norteiam.

Para manter nosso trabalho - que é contínuo - envidamos esforços em vários campos de atuação, que incluem contatos com autori-

dades públicas e segmentos profissionais, sociais e empresariais, como se vê nesta edição. Estivemos em Brasília, sucessivas vezes, reunindo-nos com a Confederação das Filantrópicas e gestores públicos em busca da solução de problemas ingentes. Enfim, é com a saúde e a vida das pessoas, nos momentos mais delicados e até doloro-sos, que lidamos permanentemente e não poderíamos descurar de nossos deveres humanos e cristãos em tais circunstâncias. Aliás, devemos ressaltar que, nos muitos entendimentos e contatos com autoridades, temos encontrado sensibilidade e simpatia a nossos pleitos e causas, que afinal são de toda a sociedade. Esperamos que, graças a essa sintonia, possamos vencer os obstá-culos da hora difícil que atravessamos.

Neste junho, por sinal, comemoramos o centenário de inauguração da Maternidade Hilda Brandão - o primeiro estabelecimento do gênero fundado em Belo Horizonte pelo médico Hugo Werneck, que - vindo do Rio de Janeiro, onde nascera - transferiu-se para a capital mineira para realizar uma obra notável no campo da medicina. Ele também foi o idealizador do Hospital São Lucas e do Instituto Geriátrico Afonso Pena. Não se pode, contudo, deixar de lembrar que foi graças aos esforços da sra. Hilda Brandão - esposa do ex-presidente do Estado, Bue-no Brandão - que se levantou expressivos recursos para a construção do prédio da rua Álvares Maciel.

Transferida há 10 anos para o 11º andar do atual prédio da Santa Casa BH, a ma-ternidade permanece em sua nobre missão como há 100 anos, agora com equipamen-tos modernos e sempre com profissionais competentes e prestimosos a bem servir à

Capital. No espaço do prédio anterior, pas-sou a funcionar a administração do Grupo Santa Casa BH, estando em fase de plane-jamento as instalações do Memorial da San-ta Casa que receberá o nome do dr. José de Laurentys Medeiros - antigo médico li-gado à história da Santa Casa, a que serviu durante 60 anos e que agora foi homena-geado com a outorga da ‘Medalha Doutor Aloysio Andrade Faria’.

Não podemos deixar de registrar a criação da ‘Associação dos Amigos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte’, integra-da por expressivos nomes da sociedade mi-neira e com alto escopo para coadjuvar a instituição na consecução de programas de incentivo à cultura e de renúncia fiscal.

Nossa missão segue, mais uma vez reve-renciada pelo agraciamento do Grupo Santa Casa com a Comenda da Paz Chico Xavier. A distinção é atribuída às pessoas jurídicas e físicas que se destacaram na promoção social e humana.

Por fim, é dever destacar nossas recorren-tes notícias sobre segurança do paciente - um dos maiores objetivos de nosso obs-tinado esforço - e ressaltar para o pionei-rismo da Santa Casa na inovação do trata-mento do tumor hepático. A realização do 28º Congresso do Centro de Estudos da Clínica Neurológica e Neurocirúrgica, do 4º Simpósio Multiprofissional em Diabetes e do Encontro de Educadores em Diabetes são iniciativas que muito nos orgulhamos. Con-fiemos em novas boas notícias. Até breve.

Saulo Levindo CoelhoProvedor

Palavra do provedor

ESPAÇO LEITOR

“Participei do ‘Curso de Gestantes’ oferecido pela AVOSC e pela Maternidade Hilda Brandão e fiquei impressionada com a organização do evento e o carinho com todas as participantes. É muito gratificante presenciar momentos como este. Fui com meu marido e saímos sensibilizados com o atendimento prestado. Fomos a dois outros cursos - Maternidade Santa Fé e Mater Dei - e eles não ofereceram um trabalho tão digno como o de vocês. Que Deus abençoe toda a equipe e que esse amor seja multiplicado. Muito obrigada!”.

Luciana Kamei - Belo Horizonte, MG

“Estou há 2 meses na Unidade de Cuidados Prolongados da Santa Casa BH e só tenho a agradecer pela atenção e carinho de todos os funcionários. Me sinto muito bem aqui. Estou certa de que depois de tanto cuidado vou sair curada do hospital”.

Edite Maria Ferreira - Belo Horizonte, MG

“Minha filha Gislene - internada no 8º andar, ala A - está sendo muito bem atendida pela equipe médica do setor. Agradeço a todos pela dedicação. Sempre que preciso, recorremos à Santa Casa”.

Maria do Carmo de Oliveira - Belo Horizonte, MG

Page 3: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

3 JUNHO DE 2016 | SANTA CASA NOTÍCIAS

A FORÇA DA SANTA CASA EM BRASÍLIA

No dia 24 de junho, o secretário de Governo da Capital, Vítor Valverde, foi recebido, na Provedoria da Santa Casa BH, pelo provedor Saulo Coelho, pelo superintendente-geral do GSCBH, dr. Porfírio Andrade, pelo superintendente de Assistência à Saúde, dr. Guilherme Riccio, e pelo superintendente adjunto de Recursos Humanos, Carlos Renato Couto.

Durante o encontro, Vítor Valverde destacou o relevante papel da Santa Casa BH na prestação de serviços de saúde ao povo mineiro: “o objetivo da minha visita é estreitar o relacionamento institucional com os dirigentes do hospital, parceiros fundamentais para a Prefeitura Municipal. Estou muito feliz com as conquistas contínuas obtidas pela instituição, que tem sua história diretamente ligada à de Belo Horizonte”.

Diversas audiências e reuniões foram realizadas no mês de junho, em Brasília, em defesa da saúde pública nacional e das institui-ções filantrópicas de saúde. O provedor da Santa Casa BH e atual presidente do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Saulo Coelho, participou, no dia 7 de junho, de audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Estiveram presentes também o presidente da CMB, Edson Rogatti, o superintendente de Planeja-mento, Finanças e Recursos Humanos do GSCBH, Gonçalo Bar-bosa, parlamentares e representantes das 25 maiores instituições filantrópicas do País.

Na ocasião, foram discutidos detalhes da mobilização nacional para o enfrentamento da crise financeira vivenciada pelas ins-tituições filantrópicas de saúde. Durante a audiência, o ministro Ricardo Barros reconheceu que as Santas Casas e hospitais filantrópicos são parte importante do sistema de saúde e se comprometeu a apoiá-los, estabelecendo uma boa convivência entre o governo e as instituições.

AUDIÊNCIA MINISTERIAL

No dia 16 de junho, dirigentes da Santa Casa BH participaram de audi-ência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro - promo-vido pelo deputado federal Laudívio Carvalho - contou com a presença do superintendente-geral do GSCBH, dr. Porfírio Andrade, do superin-tendente adjunto de Recursos Humanos, Carlos Renato Couto, e do assessor de Planejamento e Controller, Francisco Coelho. Os repre-sentantes da Santa Casa BH aproveitaram a oportunidade para realizar um breve relato sobre a instituição, destacando sua importância na prestação de serviços de saúde ao País. Além disso, apresentaram o modelo de gestão adotado no Grupo e os serviços que a Santa Casa BH pode ofertar para aperfeiçoar o atendimento prestado ao Sistema Único de Saúde. O Ministro Ricardo Barros demonstrou grande inte-resse nas informações e indicadores apresentados. Nova audiência no Ministério da Saúde já está agendada para a 2ª quinzena de julho para dar continuidade às negociações.

O provedor Saulo Coelho e o superintendente Gonçalo Barbosa retornaram a Brasília, no dia 21, para novos encontros programados pela CMB. O primei-ro deles foi uma audiência pública convocada pela Comissão de Seguridade Social e Família e a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, na Câmara dos Deputados. Durante a reunião, entidades do setor de saúde apresenta-ram aos parlamentares pauta conjunta, buscando sensibilizá-los para a crise do setor de saúde. Entre os temas discutidos estavam o atraso no repasse de recursos, a desatualização dos valores pagos pelos procedimentos e o dese-quilíbrio dos contratos firmados entre os governos estaduais e municipais e os hospitais sem fins lucrativos. A audiência também contou com a presença dos

representantes do Ministério da Saúde, BNDES, Caixa Econômica Federal e Secretaria da Receita Federal.

Em seguida, os dirigentes da Santa Casa BH participaram de encontro com o presidente da OAB Nacional, dr. Cláudio Lama-chia. Na ocasião, a CMB entregou um documento expondo o trabalho realizado pelo segmento sem fins lucrativos de saúde e, em especial, a crise enfrentada pelo setor. A OAB firmou parceria com a confederação e se colocou à disposição para discutir medidas que possam ser tomadas em defesa da saúde, convocando as seccionais estaduais para também abraçarem a causa.

Francisco Coelho, Carlos Renato Couto, ministro Ricardo Barros, dr. Porfírio Andrade e o deputado Laudívio Carvalho

O provedor Saulo Coelho, a secretária substituta de Atenção à Saúde, dra. Cleusa Bernardo, o deputado federal Miguel Lombardi, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o dep. federal Jerônimo Goergen

O provedor Saulo Levindo Coelho (ao centro) com representantes da OAB e da CMB

APOIO INSTITUCIONAL

Page 4: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO DE 20164

No dia 24 de junho, a Maternidade Hilda Brandão SCBH - a primeira da Capital mineira - completou 100 anos de funcio-namento. O centenário foi comemorado, no dia 1º de julho, com Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Carlos Alberto Amaral na capela da instituição e apresentação do Coral do Grupo Santa Casa BH. Participaram da celebração o provedor Saulo Coelho, superintendentes, gerentes, coor-denadores, médicos, funcionários do GSCBH, conselheiros da Irmandade da instituição e convidados. Na ocasião, 35 funcionários nascidos na maternidade foram homenageados e receberam, de presente, bônus de vale-refeição/alimenta-ção.

Inaugurada em 1916 - 17 anos depois da fundação da Santa Casa BH - a Maternidade Hilda Brandão SCBH foi comparada na época aos estabelecimentos semelhantes da Europa. Montada de acordo com preceitos rigorosos para instalações hospitalares, a unidade era considerada o berço da obstetrícia no Estado. A Clínica de Obstetrícia oferecia serviços de ambulatório, anfiteatro para operações e serviço próprio de anatomia patológica.

Projetado pelo arquiteto Francisco Izidro Monteiro em estilo neogótico orgonhês, o edifício é considerado um dos mais importantes prédios históricos de Belo Horizonte. A unidade foi idealizada e inaugurada pelo provedor Hugo Werneck, que ocupou o cargo de 1916 a 1925. Ele também instalou em 1912 o ‘Asilo Afonso Pena’ - atualmente denominado Instituto Geriátrico Afonso Pena - e o Hospital São Lucas, em 1922. Segundo registros históricos, o levantamento de recursos para construção da maternidade partiu da sra. Hilda Bueno Brandão, esposa do ex-presidente do Estado, Bueno Brandão. Na época, ela era presidente da Associação Auxiliadora à Maternidade.

Atualmente, o antigo prédio da Maternidade Hilda Brandão abriga o Centro Administrativo do Grupo Santa Casa BH, com a Provedoria, a Superintendência e as assessorias corporativas instaladas no local. O projeto prevê, ainda, a implantação do Memorial Santa Casa BH no 2º andar. Em 24 de março de 2006, a maternidade foi transferida para o 11º andar do atual prédio da Santa Casa BH em solenidade que contou com a presença do provedor Saulo Coelho, do então ministro da Saúde, José Saraiva Felipe, e do prefeito da Capital na época, Fernando Pimentel. Considerada modelo de atendimento à gestante, a unidade é referência na realização de parto de alto risco de gestantes de todo o Estado, intervenções cirúrgicas raras, nascimento de crianças especiais, inclusive gêmeos conjugados.

No ano de seu centenário, a Maternidade Hilda Brandão festeja também os bons resultados obtidos com a imple-mentação de práticas assistenciais voltadas para o atendimento dos bebês e suas mães. Diversas medidas tomadas pela equipe multidisciplinar da unidade colaboraram para a redução de 10% na taxa de cesariana nos últimos 4 anos.

Destaque para a presença de enfermeiras obstetras duran-te a assistência ao trabalho de parto de risco habitual, das doulas (voluntárias que há 10 anos dão suporte emocional às pacientes e seus acompanhantes) e de treinamentos pe-riódicos para aplicação correta dos protocolos clínicos para incentivar o parto normal. Em 2015, foram realizados 3.777 partos na maternidade. Deste total, 32,22% foram cesaria-nas. Essa taxa supera o valor aceitável pelo programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde - que é de até 35% - e se aproxima da meta pactuada com a Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (30%).

Foram propostas também ações para estimular o aleita-mento materno, entre elas a revitalização do ‘Posto de Co-leta de Leite Humano da Maternidade’, a intensificação da campanha de incentivo à doação de leite materno e a reali-zação da colostroterapia, utilizada em bebês de baixo peso para fortalecer o sistema imunológico e evitar o desmame precoce. O provedor Saulo Coelho durante a entrega de prêmios aos atuais funcionários

do GSCBH nascidos na Maternidade Hilda Brandão

100 ANOS DE VIDA, MUITAS VIDAS...

Page 5: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

5 JUNHO DE 2016 | SANTA CASA NOTÍCIAS

Informações contidas no livro ‘Tempo de Nascer - A Obstetrícia em Minas’, de Manoel Hygino dos San-tos:

• Antes da inauguração da Maternidade Hilda Brandão, os partos eram realizados na ‘Clínica Cirúrgica de Mulhe-res’ da Santa Casa. A primeira cesariana documentada no Brasil foi realizada neste setor por Hugo Werneck, em 1915, demonstrando o pioneirismo dos médicos de Belo Horizonte na ginecologia e obstetrícia.

• No ano de ativação da MHB, em 1916, 175 mulheres se internaram na unidade, sendo 141 gestantes e 34 puérperas. Neste mesmo período, foi criada a ‘Escola de Enfermeiras-parteiras da Maternidade’ com o objetivo de preparar mulheres para a realização de partos. A primeira turma contou com a participação de 10 alunas.

• Muitos recém-nascidos abandonados pela cidade foram acolhidos na maternidade e receberam cuidados médicos e de enfermagem, além de atenção e carinho.

• Há 45 anos as voluntárias da Associação de Voluntárias da Santa Casa (AVOSC) estão presentes na Maternidade Hilda Brandão en-sinando às mães como cuidar de seus bebês. Destaque também para o ‘Curso Gratuito para Gestantes’, realizado pela entidade des-de 2012 em parceria com a equipe multidisciplinar da maternidade.

• Em 2004, a maternidade conquistou o título de ‘Hospital Amigo da Criança e da Mulher’ com o compromisso de cumprir os requisitos dos 10 passos do aleitamento materno e as boas práticas de aten-dimento à criança e à mulher.

Após a Missa em Ação de Graças, outra cerimônia em comemoração aos 100 anos da Maternidade Hilda Brandão foi promovida na Provedoria da Santa Casa BH. Na ocasião, o médico dr. José de Laurentys Medeiros re-cebeu como homenagem póstuma a ‘Medalha Doutor Aloysio de Andrade Faria’. A condecoração foi entregue pelo provedor Saulo Coelho ao filho do médico, dr. José de Laurentys Medeiros Júnior (foto). Emocionado, agrade-ceu a homenagem à memória do pai: “ele prestou 60 anos de serviços médi-cos à Santa Casa BH. Neste período, percorreu diversos setores, se dedicou aos pacientes, fez grandes amizades e teve muitas vitórias e alegrias”.

Dr. José de Laurentys Medeiros figura na história da SCBH como um de seus médicos mais entusiastas e comprome-tidos com a instituição. Ele foi um dos principais incentivadores da criação do Memorial da Santa Casa BH, espaço que receberá seu nome quando for inaugurado. Para realização deste projeto e de outros voltados para a conser-vação do patrimônio cultural, está em andamento o processo de instauração da ‘Associação dos Amigos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte’. A minuta para criação desta entidade foi apresentada aos conselheiros da Irmandade da Santa Casa e um contrato de parceria com a HR Office - empresa responsável pela execução de pro-jetos de incentivo - foi assinado pelo provedor Saulo Coelho. A entidade cultural, sem fins lucrativos, será composta por expressivos nomes da sociedade mineira.

De acordo com o provedor Saulo Coelho, este é o momento ideal para iniciar a captação desse tipo de recurso: “vamos levantar as bandeiras dos bons projetos e mostrar como são importantes esses fomentos para a nossa ins-tituição”.

MATERNIDADE HILDA BRANDÃO

• Média de 315 partos por mês (2015).• 260 funcionários.• Composta por bloco obstétrico, com 3 salas, 14 leitos de Clínica Obstétrica, 8 leitos

de pré-parto e 30 leitos de alojamento conjunto. Na Unidade Neonatal, há 20 leitos de UTI e 15 para cuidados intermediários neonatais.

Page 6: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO DE 20166

CAFÉ COM O PROVEDOR

No dia 28 de junho, foi realizada mais uma edição do ‘Café com o Provedor’ - que reuniu 12 funcionários do Grupo Santa Casa BH, além do provedor Saulo Coelho, do superintendente adjunto de Re-cursos Humanos, Carlos Renato Couto, e do superintendente de Assistência à Saúde, dr. Gláucio Nangino, para um café da manhã.

Em participação especial no encontro, a médica da UTI Infantil, dra. Maria Filomena Camilo do Vale, fez um breve relato sobre a relevân-cia do trabalho prestado pela Santa Casa BH e a importância de todos os funcionários desenvolverem suas atividades com amor e dedicação para que os pacientes sejam bem atendidos.

Espaço aberto para trocar ideias e propor novidades, o projeto favo-rece a discussão de melhorias e atividades pertinentes ao dia a dia da instituição. Maria Silvia de Almeida Syrio, do setor de Qualidade, agradeceu pela oportunidade de participar: “estou há quase 25 anos na Santa Casa BH e a cada dia aprendo mais. Fiquei muito feliz por fazer parte deste proveitoso encontro e por rever amigos trabalharam comigo em outros setores”.

Para o próximo café, programado para julho, foram sorteadas as se-guintes pessoas: Adriane Ferreira Queiroz de Sá, Alexandra Pereira da

Penha, Aline Stephanie Magalhães da Silva, Andrea de Fátima Xavier, Carlos Alexandre Severino, Carolina Von Sucro, Fernanda Vieira Bra-ga, Harrison Rodrigues Andrade, Igor Emiliano de Carvalho, Juliano Junior Nepomuceno, Luciana Silva dos Santos, Maria Auxiliadora do Rozario Pinto, Maria Terlia Luiz de Souza, Percyla Fernanda Dias de Oliveira, Priscila Virgínia de Castro, Raione Dias Nascimento, Raphael Henrique Mendes Pereira, Sanderson Vieira da Silva, Simeão Pedro de Mendonça, Telma Maria Oliveira Santos e Viviane Costa Silva.

Durante o mês de julho, a Escola Técnica Santa Casa BH oferece 4 cursos de qualificação e capacitação para enfermeiros, técnicos em en-fermagem, alunos do curso técnico em enfermagem e acadêmicos da área de saúde. Para o dia 9/07, está programada a capacitação ‘Assis-tência de Enfermagem em Oncologia’- com carga horária de 8 horas. A proposta do curso é aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de saúde que atuam na assistência ao paciente oncológico, apresentando temas relevantes para o reconhecimento e a identificação das manifestações e complicações clínicas mais frequentes, como os principais tratamentos quimioterápicos e os cuidados com as medicações.

Entre os dias 18 e 21 de julho, serão promovidos 3 cursos com descontos especiais para quem se inscrever em mais de um curso (confira condições em santacasabh.org.br): ‘Cuidados de Enfermagem a Pacientes Vítimas de Queimaduras’ (dia 18, das 18:30 às 22:30 h, ou dia 19, das 8 às 12 horas), ‘Cuidados com o Paciente Prematuro’ (dia 18, das 18:30 às 22:30 h, ou dia 19, das 18:30 às 22:30 h) e ‘Cuidados de Enfermagem com a Parada Cardiorrespiratória’ (dias 20 e 21, das 18:30 às 22:30 h, ou dia 22, das 8 às 17h).

A Escola Técnica também está com inscrições abertas para o seu tradicional curso técnico em enfermagem e para os seguintes cursos de qua-lificação: Assistência de Enfermagem em Oncologia; Cuidador de Idosos; Cuidados com Recém-nascidos e Crianças; Nefrologia Aplicada para a Enfermagem; Terapia Intensiva de Alta Complexidade - Neonatal; Terapia Intensiva de Alta Complexidade - Adulto e Urgência e Emergência. As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola - rua Domingos Vieira, 590, Santa Efigênia. Informações pelos telefones (31) 3238.8601 / 3238.8672 ou pelo portal santacasabh.org.br.

Cumprindo sua missão de realizar atendimento integral ao SUS, a Santa Casa BH tem participação expressi-va na prestação de servi-ços públicos de saúde em Minas Gerais. O hospital se posiciona, no Brasil, entre as principais entidades filantró-picas que atendem ao Siste-ma Único de Saúde.

INDICADORES - A cada edição, dados de destaque da instituição

CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PRINCIPAIS SERVIÇOS REALIZADOS PARA O SUS BH MG BR Ranking BRRanking BR

Filantrópicos

Leitos de internação 17,7% 3,4% 0,3% 4º 2ºLeitos de internação - UTI 21,3% 6,6% 0,8% 3º 1ºLeitos de internação - Pediátricos 13,0% 2,3% 0,2% 23º 8ºLeitos de internação - UTI Pediátrica 16,5% 5,3% 0,6% 13º 4ºNúmero de internações 17,3% 3,5% 0,4% 3º 2ºDiárias de internação - UTI Pediátrica 20,0% 6,8% 0,8% 7º 3ºNúmero de cirurgias 16,1% 3,6% 0,4% 5º 2ºCirurgia de mama 32,5% 9,9% 1,0% 7º 3ºCirurgia do aparelho circulatório 22,5% 7,4% 1,0% 9º 6ºCirurgia do sistema nervoso central 21,7% 7,3% 0,8% 16º 4ºCirurgia oncológica 28,3% 10,0% 1,2% 14º 9ºCirurgias do aparelho da visão 34,1% 11,5% 1,1% 18º 8ºColeta e acondicionamento de medula 38,8% 38,1% 10,6% 4º 3ºTransplante de órgãos e tecidos 20,3% 14,6% 1,6% 16º 5ºTratamento dialítico em Pediatria 54,5% 40,2% 6,1% 4º 2ºFonte: DATASUS 2016

PARTICIPAÇÃO DA SANTA CASA BH - 2015

FONTE: DATASUS 2016

Page 7: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

7 JUNHO DE 2016 | SANTA CASA NOTÍCIAS

Em atividade há 45 anos, a Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (AVOSC) conta com o apoio de diversas instituições parceiras e de voluntários para desenvolver suas atividades. Em 2015, as 150 voluntárias da AVOSC atenderam 38.664 pacientes em tratamento no hospital e dis-tribuíram cerca de 28.380 peças de enxovais de bebê para as parturientes da Maternidade Hilda Brandão e as gestantes que participaram do ‘Curso Gratuito para Gestantes’ (foto) - direcionado prioritariamente às grávidas encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social.

Desde a sua inauguração, a AVOSC recebe da Associação Maternal de Auxílio à Infância Iolanda Pentagna Guimarães (AMAI) os enxovais distribuídos aos recém-nascidos. O kit completo inclui toalha de banho, manta, conjunto com paletó, camisa, pagão e mijão, sabonete, 2 sapatinhos de lã e um pacote de fralda de banho e outro de fralda descartáveis. As fraldas descartáveis são produzidas pela própria AMAI. Outra colaboração importante é a do Centro Espírita Amor e Caridade - que doa mensalmente 20 sabonetes, 20 mantas, 10 banheiras, 10 pijamas, 10 pimpões, 10 trocadores, 10 travesseiros, 10 viróis e 10 sacolinhas.

De acordo com a presidente da AVOSC, Júnia Lanna, com a colaboração desses parceiros é possível manter o curso de gestantes e, com isso, garantir a autorização para que a AVOSC funcione como entidade filantrópica de Assistência Social junto ao Conselho Municipal de Assistência Social de BH: “o curso gratuito é ministrado por profissionais de referência da Maternidade Hilda Brandão e se destaca como um dos melhores de Belo Horizonte. A procura é maior a cada evento”.

INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DO TUMOR HEPÁTICO

A Santa Casa BH é pioneira em Minas Gerais por estruturar um setor de Radiologia Intervencionista com atendimento integral ao SUS. Com isso, con-quistou reconhecimento nacional pela realização de métodos minimamente invasivos de alta com-plexidade. Um dos destaques é a ‘Quimioembo-lização de Tumor Hepático’ - oferecido desde ja-neiro de 2016. Atualmente, o hospital é o único a fazer esse tipo de procedimento pelo SUS, em Belo Horizonte.

O método combina 2 técnicas endovasculares (embolização e quimioterapia intra-arterial) no combate às lesões neoplásicas hepáticas. Por semana são realizados até 2 procedimentos no Laboratório de Hemodinâmica do Centro de Diag-nóstico e Tratamento, com suporte dos setores de Tomografia e Ultrassonografia.

De acordo com o médico da equipe de Radiologia Intervencionista da SCBH, dr. Paulo Ramos Botelho Antunes, a quimioembo-lização de tumor hepático não é um método curativo: “o procedimento é indicado a todos os pacientes em estágio intermediário e avançado da doença neoplásica hepática como uma proposta terapêutica capaz de aumentar a sobrevida com ganho signifi-cativo na qualidade de vida. Tudo praticamente sem efeitos colaterais ou contraindicações absolutas. É recomendado em casos que a quimioterapia convencional não apresentou resultados satisfatórios e não há indicação cirúrgica”.

Atualmente, a equipe de Radiologia Intervencionista da Santa Casa BH (foto) é composta por dra. Maria Carolina Alvares Barbosa (chefe do serviço), dr. Fabiano Prade Franco Monteiro e dr. Paulo Ramos Botelho Antunes. Os procedimentos minimamente inva-sivos desta especialidade são realizados por médicos especialistas devidamente certificados pela Sociedade Brasileira de Radio-logia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

VALOROSAS PARCERIAS

COMENDA CHICO XAVIER

O Grupo Santa Casa BH foi agraciado com a ‘Comenda da Paz Chico Xavier’ pelos relevantes serviços de saúde prestados à sociedade mineira. A homena-gem foi concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelos membros do Comitê da Comenda da Paz Chico Xavier, no dia 10 de junho, no Memorial Chico Xavier, em Uberaba. Na ocasião, o empresário Délcio Alves (à direita, na foto) recebeu a condecoração em nome do provedor Saulo Coelho e da insti-tuição. Criada em 1999, a comenda homenageia pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz e do bem-estar social.

RENATO COBUCCI

Page 8: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO DE 20168

InscrIções AbertAs

santacasabh.org.brInformAções

3238.8974

Confira também os Cursos de extensão

auLas PrÁtiCas no maior HosPitaL de minas Gerais

conEXÃo coM a sUa carrEIra

Page 9: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

9 JUNHO DE 2016 | SANTA CASA NOTÍCIAS

COM A SUA CONTRIBUIÇÃO...

RECONHECIMENTO

O superintendente-geral do Grupo Santa Casa BH, dr. Porfírio An-drade, e o diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH, Erlon Campelo, entregaram, no dia 3 de junho, certificados aos residentes e especializandos que alcançaram os primeiros lugares nos concur-sos dos diversos programas de residência e especialização médica oferecidos pelo IEP SCBH, em 2015. Durante o encontro, dr. Porfírio Andrade parabenizou os alunos: “esse reconhecimento é resultado do esforço e dedicação de vocês, jovens cujo futuro profissional é marcadamente promissor”.

Benfeitorias realizadas na instituição com recursos e valores arrecadados por meio de emendas parla-mentares, doações de pessoas físicas e jurídicas, contas da Cemig, boletos bancários, cartões de crédito, sentenças judiciais e pelo hotsite ‘Captação de Recursos’.

APOIO AO IGAP

A Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil realizou entre fevereiro e maio uma campanha entre os funcionários das agências 1616 e 4794 para arrecadar doações para o Instituto Geriátrico Afonso Pena. A entre-ga oficial das doações foi realizada no dia 16 de junho, ocasião em que representantes do banco visitaram a unidade e conheceram a rotina dos 34 moradores. Entre os 1.410 itens doados: 508 produtos de higiene pessoal, 337 materiais de limpeza, 245 fraldas, 172 produtos alimentícios e 148 roupas, calçados e itens diversos.

APARELHO LOCOMOTOR

A Santa Casa BH é a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a receber a doação do ‘Up Rose - Aparelho Locomotor Multifuncional’, que favorece a aces-sibilidade, mobilidade e reabilitação de pessoas com dificuldades locomotoras. No dia 29 de junho, foi realizada a entrega do equipamento ao provedor Saulo Coelho e ao superintendente-geral, dr. Porfírio Andrade. O aparelho que custa R$ 12.900 foi comprado por um grupo de empresários: Ângela de Alvarenga Batista Barros, Antonio Fatorelli, Carlos Eloy Carvalho Guimarães, José Luciano Penido, Patrícia Soutto Mayor e Paulo Sérgio Silva.

PARCERIA

A Santa Casa BH assinou, no dia 28 de junho, termo de parceria com a Associa-ção Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Machador. O diretor finan-ceiro da associação, Adolfo Geo Filho - por meio do projeto ‘Marchadores Pela Vida’ - disponibilizou um ‘kit sistema de ultrassom site rite 5’ para a Oncologia Pediátrica da instituição. O aparelho será utilizado no momento de inserção de cateter do tipo venoso central de inserção periférica (PICC) valvulado, aumentan-do em 99% a chance de sucesso no procedimento.

COMO DOAR

Os interessados em efetuar doações para a Santa Casa BH podem contribuir por meio de débito em conta da Cemig (acima de R$ 5,00) ou por depósitos em qual-quer agência bancária na conta ‘Doação da Santa Casa’ (banco Sicoob Credicom, número 756, agência 4027, conta 1.600.001-3). As doações em dinheiro podem ser feitas pelo hotsite santacasabh.org.br/doacoes ou pes-soalmente na Provedoria da Santa Casa BH - rua Álva-res Maciel, 611 - Santa Efigênia - BH. Para mais informa-ções, ligue para a Central de Doações: (31) 3274-7377.

Receitas (em reais) MAIO

Doações - contas da CEMIG 120.566,00Doações - boleto bancário 5.350,00Doações - cartão de crédito 1.063,26Doações - dinheiro 10.590,00Doações - sentenças judiciais 150,00 Doações - hotsite ‘Captação de Recursos’ 860,00

Total 138.579,26

Fonte: Provedoria da Santa Casa BH

Page 10: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO DE 201610

No contexto hospitalar e ambulatorial, a administração adequada de fármacos é imprescindível para garantir a seguran-ça do paciente e a eficácia do tratamen-to. Por esse motivo, a prevenção de er-ros de medicação e dos riscos de danos em função da sua ocorrência se tornou uma preocupação dos órgãos de saúde mundiais. No Brasil, o Ministério da Saú-de - por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) - instituiu protocolo específico para a promoção de práticas seguras no uso de medicamentos nos estabelecimentos de saúde.

De acordo com o programa, é fundamen-tal identificar a natureza e os motivos dos erros, como forma de propor ações para a sua prevenção. Para isso, foram definidos processos capazes de diminuir os riscos relacionados à verificação para a prescri-ção segura, indicação, cálculos de doses e quantidades de fármacos, duração do tratamento, posologia, diluição, velocida-de, tempo de infusão e via de administra-ção. Destaque também para a prescrição segura de medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância, que cau-sam danos maiores aos pacientes quando mal administrados.

Nas unidades assistenciais do Grupo San-ta Casa BH, o Comitê de Gerenciamento de Risco Assistencial e Núcleo de Segu-rança do Paciente da instituição trabalha em parceria com a Comissão de Avalia-ção de Tecnologias em Saúde e a equipe da Farmácia Clínica da Santa Casa BH, Hospital São Lucas e Centro de Especia-lidades Médicas SCBH para assegurar o cumprimento desse protocolo.

Neste sentido, foram implementadas di-versas ações estratégicas como a propo-sição de procedimentos sistêmicos para capacitação do corpo clínico e funcioná-rios do GSCBH, treinamentos para qua-lificação do cuidado em saúde e redação dos manuais ‘Medicamentos injetáveis’, ‘Medicamentos a serem administrados via sonda nasoentérica/nasogástrica’ e ‘Pres-crição de Medicamentos’. Este último foi elaborado em 2014 para orientar médicos da instituição sobre as boas práticas de prescrição de fármacos. Outra particula-ridade foi o aprimoramento do processo para controle dos medicamentos de alto custo, aqueles com valor superior aos fár-macos de uso de rotina e que possuem indicações específicas.

Segundo a presidente da Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde do GSCBH e supervisora da Farmácia Clíni-ca da Santa Casa BH, Áquila Serbate, o setor de Farmácia Clínica realiza o acom-panhamento criterioso das prescrições dos fármacos administrados aos pacien-tes: “com isso auxiliamos de forma signi-ficativa na promoção do uso racional de medicamentos e das tecnologias em saú-de, garantindo o melhor tratamento com o menor custo possível. Todas as ações têm como foco a segurança e o bem-estar dos pacientes”.

No Hospital São Lucas, a prescrição de medicamentos tem como diferencial a uti-lização de um sistema eletrônico hospita-lar com ‘barreiras’ capazes de minimizar erros. Nesta etapa são verificadas as vias de administração adequadas, diluição, in-terações medicamentosas e métodos de prescrição da droga, trazendo mais segu-rança para o paciente.

Para a farmacêutica da unidade, Anamaria Rangel Toledo, essas ferramentas ajudam na melhoria dos processos: “o trabalho é contínuo e exige envolvimento tanto dos farmacêuticos clínicos quanto dos mé-dicos e da equipe multiprofissional. So-mando forças, conseguiremos prestar o atendimento aos pacientes de forma ade-quada e no tempo ideal”.

No Centro de Especialidades Médicas SCBH, os desafios para cumprimento deste protocolo são ainda maiores uma vez que o paciente não fica internado na unidade, dificultando a investigação das suspeitas de eventos adversos relaciona-dos ao uso de medicamentos. Tendo em vista a pouca quantidade de estudos de-senvolvidos neste nível de atenção à saú-de e as particularidades sociais, o desafio para o enfrentamento da redução dos ris-cos e dos danos na assistência à saúde depende da mudança de cultura dos pro-fissionais de saúde e o comprometimento com a Política Nacional de Segurança do Paciente.

COMISSÃO

Instituída em 2013, a Comissão de Avalia-ção de Tecnologias em Saúde tem caráter consultivo e é composta por 16 profissio-nais - médicos, farmacêuticos, enfermei-ros, dentista, fisioterapeuta e represen-tante do setor de Compras da instituição. Anteriormente, o acompanhamento era feito pela Farmacovigilância - responsável pelo monitoramento de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos - e da Tecnovigilância - que verifica desvios de qualidade e eventos adversos ligados aos equipamentos e materiais médicos.

INCENTIVANDO BOAS PRÁTICAS

Estão abertas até o dia 25 de julho as ins-crições para o ‘I Seminário de Boas Práti-cas em Segurança do Paciente do Grupo Santa Casa BH’. Organizado pelo Comitê de Gerenciamento de Risco Assistencial e Núcleo de Segurança do Paciente, o even-to está programado para 16 de setembro, das 8 às 17 horas, no Salão Nobre da instituição. O encontro tem o objetivo de valorizar as boas práticas - realizadas ou em desenvolvimento pelos setores assis-tenciais do GSCBH - relacionadas à segu-rança do paciente. De acordo com o superintendente-geral do Grupo Santa Casa BH, dr. Porfírio An-drade, a segurança do paciente garante a qualidade dos serviços prestados e reflete no resultado operacional do hospital: “o cumprimento dos protocolos assistenciais têm início com a chegada dos pacientes à instituição e engloba uma sequência de cuidados com foco na satisfação e bem--estar deles. Por isso, é importante a par-ticipação do corpo clínico e dos funcioná-rios na proposição de novas ideias para adequação dos processos internos e na troca de experiências intersetoriais”.

Durante o seminário, serão apresenta-das práticas de sucesso implementadas no Grupo Santa Casa BH para garantir o cumprimento dos 12 protocolos assisten-ciais de segurança do paciente. Ao final, as 3 melhores ideias serão premiadas. Destaque também para 2 categorias es-peciais: ‘menor custo de implantação’ e ‘estudantes de graduação’. Os interessa-dos podem se inscrever como ‘Autores de Práticas’ ou ‘Ouvintes’. Para consultar o edital e se inscrever, acesse o portal san-tacasabh.org.br.

As diretrizes e ações vinculadas ao ‘Programa Nacional de Segurança do Paciente’ estão sendo cumpri-das efetivamente nas unidades assistenciais do Grupo Santa Casa BH. Para destacar sua importância, diversas reportagens apresentarão os protocolos adotados pela instituição. Nesta edição, o protocolo “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos”.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Page 11: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

11 JUNHO DE 2016 | SANTA CASA NOTÍCIAS

No dia 3 de junho, foi realizado o ‘I Encontro de Ex-alunos do Curso de Pós-graduação em Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutiva de Mama’ e a formatura de 12 alunos da 4ª turma. Com duração de 15 meses, o curso é oferecido pelo Instituto de Ensino e Pes-quisa SCBH com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Cerca de 40 pessoas participaram do encontro promovido no Salão Nobre da Santa Casa BH, entre eles o presidente da SBM, dr. Ruffo de Freitas, o presidente da Comis-são de Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutiva de Mama da SBM, dr. Cícero Urban, o presidente da Escola Brasileira de Mastologia, dr. Antônio Frasson, e os coordenadores do curso, dr. Clécio Murta de Lucena e dr. Douglas de Miranda Pires.

De acordo com dr. Douglas de Miranda Pires, a Santa Casa BH contribui de forma decisiva para a reconstrução mamária no Estado pelo volume de cirurgias realizadas: “temos um enorme potencial para preparar novos alunos já que todos os pacientes submetidos à mastectomia no hospital têm sua reconstrução mamária realizada imediatamente pelo Serviço de Mastologia. Muitas dessas mulheres não têm toda a mama retirada devido à utilização de técnicas oncoplástica da mama, evitando um grande trauma”.

O curso de pós-graduação - que está com inscrições abertas - possibilita que o mastologista consolide sua formação na abor-dagem da mama em todas as técnicas de cirurgia oncoplástica e reconstrutiva da mama. Além disso, cria habilidades cirúrgicas e de raciocínio clínico que permitirão que o aluno incorpore à sua prática diária todas as técnicas cirúrgicas de abordagem da mama, possibilitando o manejo eficaz de intercorrências. Mais informações sobre o curso pelo portal santacasabh.org.br.

FESTAS JUNINAS

A Associação de Voluntárias da Santa Casa BH reali-zou mais uma edição do ‘Arraiá da Ped Santa Casa’ no dia 22 de junho. Cerca de 70 crianças internadas na Unidade de Cuidados Pediátricos foram presenteadas com fantasias - confeccionadas pelas próprias volun-tárias - e adereços juninos. Os pacientes mirins e seus acompanhantes também ganharam quitutes e sucos. O destaque da festa foi a apresentação musical de canti-gas tradicionais como ‘Pula a fogueira’ e ‘Cai cai balão’.

No dia 24 de junho, a tradicional ‘Festa Junina do Ins-tituto Geriátrico Afonso Pena’ (foto) foi promovida no pátio interno do asilo. Nesta edição, os idosos assis-tiram a apresentação da quadrilha ‘Feijão Queimado’ e comeram diversos quitutes juninos, entre eles cachorro quente, canjica e diversos doces. A realização da festa foi possível graças à ajuda de voluntários e de familiares dos idosos. Promovida desde 2005, a festa é esperada durante todo o ano e tem o objetivo de promover a in-tegração entre moradores, familiares e funcionários da unidade.

SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR

O Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH promoveu, no dia 9 de junho, o ‘VIII Seminário Multidisciplinar dos Estagiários da Santa Casa BH’. Nesta edição - que contou com a participação de cerca de 175 alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia em estágio na instituição - foram apresentados 17 projetos desenvolvidos nos seus respectivos cam-pos de atuação.

O seminário tem como objetivo reforçar a impor-tância da prática interdisciplinar nos serviços as-sistenciais e integrar os acadêmicos das institui-ções de ensino parceiras do IEP SCBH - Faminas, Uni-BH, Estácio de Sá, FCMMG, PUC-Minas e Universo. Os trabalhos foram desenvolvidos com a orientação de gerentes e coordenadores da área assistencial do Grupo Santa Casa BH, da equipe do Setor de Qualidade e dos professores do pro-grama de estágio.

CIRURGIA ONCOPLÁSTICA DA MAMA

O presidente da Escola Brasileira de Mastologia, dr. Antônio Frasson, dr. Douglas de Miranda Pires, o presidente da Comissão de Cirurgia Oncoplástica e Reconstrutiva de Mama da SBM, dr. Cícero Urban, dr. Clécio Murta de Lucena, e o presidente da SBM, dr. Ruffo de Freitas

Page 12: MATERNIDADE HILDA BRANDÃO COMPLETA 100 ANOS … · “Melhorar a segurança na prescrição, ... Porfírio Marcos Rocha Andrade ... quilíbrio dos contratos firmados entre os governos

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO DE 201612

REMETENTE | Grupo Santa Casa BH | Av. Francisco Sales, 1111 | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | CEP 30150-221

AUSENTE

NÃO EXISTE O Nº INDICADO

INFORMAÇÃO ESCRITA POR TERCEIROS

MUDOU-SE

NÃO PROCURADO

DESCONHECIDO

ENDEREÇO INSUFICIENTE

RECUSADO OUTROS:

ASSINATURA E Nº DO CARTEIRO:

PARA USO DOS CORREIOS

FECHAMENTO AUTORIZADO - PODE SER ABERTO PELA ECT

A equipe do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes do Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH, em parceria com a Clíni-ca de Endocrinologia da Santa Casa BH, realizou o ‘4º Simpósio Multiprofissional em Diabetes da Santa Casa BH’ e o ‘2º Encontro de Educadores em Diabetes’ no dia 25 de junho. O encontro - que reuniu no Centro de Especialidades Médicas SCBH cerca de 200 profissionais e estudantes da área de saúde - discutiu os temas ‘Diabetes tipo 1 na adolescência - Quais as dificuldades na insulinoterapia?’, ‘Como orientar a prática da atividade física?’, ‘Degludeca: evidência na prática clínica’, ‘Glargina U300/ Glargina U100: inovação e segurança no tratamento do diabetes’ e ‘Free Style Libre: avanços na monitorização glicêmica’.

Para a coordenadora do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes do IEP SCBH, dra. Janice Sepúlveda, o encontro se expande a cada ano pelo seu caráter educativo e multiprofissio-nal: “este evento busca capacitar em diabetes os profissionais de saúde para o atendimento diário dos pacientes e seus familiares. Por esse motivo, escolhemos temas diretamente relacionados a rotina deles”.

Além das palestras, foram promovidas 5 oficinas - ‘Oficina de nu-trição: contagem de carboidratos no dia a dia’, ‘Oficina de enfer-magem: aspectos práticos da insulinoterapia’, ‘Oficina de bomba de insulina (Medtronic’, Oficina de bomba de insulina (Roche)’ e ‘Oficina Free Style Libre’.

Especificamente para os participantes do ‘2º Encontro de Edu-cadores em Diabetes’, foi realizada a abertura oficial das ativi-dades do projeto ‘Centro de Referência Diabetes nas Escolas’,

desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD-MG), Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM-MG), Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (SMEXE) e pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva (LAOME).

INCENTIVO À EDUCAÇÃO

Concomitante com ‘4º Simpósio Multiprofissional em Diabetes da Santa Casa BH’, o Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH promo-veu o ‘Painel Diabetes’ que contou com a participação de 150 pessoas. As palestras gratuitas tiveram como objetivo principal difundir conhecimentos aos profissionais e acadêmicos da área de saúde sobre o tema.

CLÍNICA NEUROLÓGICA E NEUROCIRÚRGICA

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, foi realizado, no Espaço de Eventos Unimed, o ‘XXVIII Congresso do Centro de Estudos da Clínica Neurológica e Neuroci-rúrgica da Santa Casa BH’. Nesta edição, estiveram presentes cerca de 160 congressistas, entre neurologistas e neurocirurgiões, residentes da clínica e ou-tros profissionais de saúde. Prestigiaram a sessão de abertura, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, dr. Lincoln Lopes Ferreira, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, dr. Fábio Augusto Guerra, a diretora administrativa do SICOOB/CREDICOM, dra. Cáthia Costa Rabelo, o diretor clínico da Santa Casa BH, dr. Flávio Mendonça Andrade, e o vice-diretor clínico, Kleber de Castro Pires.

Entre os palestrantes convidados estavam os neurocirurgiões dr. Mário Gilberto Siqueira e dr. Feres Chaddad Neto (São Paulo) e dr. Sérgio Pinheiro Ottoni (Vitória), além dos neurologistas dr. Henrique Ballalai (São Paulo) e dr. Jefferson Becker (Porto Alegre). Duran-te o evento, foram agraciados com a ‘Medalha Professor José Gilberto de Souza’, os ex-residentes, dr. Leogildo de Souza Charpi-nel e dr. Teotônio Tobias Biá França, e o médicos da SCBH, dr. Antônio Tarcísio de Faria Freire e dr. Hermann Von Tiesenhausen.

A comissão organizadora do evento - composta por médicos da Clínica Neurológica e Neurocirúrgica da instituição - preparou extensa programação científica para discutir em profundidade temas fundamentais para o atendimento dos pacientes do hospital. O encontro foi dividido em 10 módulos, tratando de mais de 35 temas relacionados à neurologia e neurocirurgia.

CARLOS OLÍMPIA PHOTOS

DIABETES