material da gpm para o site da pref. m. de st@ luzia

4
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA – PB GERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES Nome do Organismo: GERÊNCIA DE POLITICAS PARA AS MULHERES Ligado ao Gabinete do Prefeito E- mail: [email protected] Telefones: (83) 3461-2410 Endereço: Pça Estanislau Medeiros, s/n – Antonio Bento Titular da Pasta: IRISMAR BATISTA DE LIMA Graduação: Psicóloga Telefones: (83) 9938-3939 EIXOS TEMÁTICOS Enfrentamento à Violência; Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos; Educação e Cultura; Cidadania; Trabalho e Geração de Renda; Governabilidade em Gênero. GERÊNCIA DE POLITICAS PARA MULHERES O município de Santa Luzia, em 2009, aderiu ao pacto Nacional e Estadual de Enfrentamento à Violência contra mulher, formalizando ações e criando a Gerência de Políticas para as Mulheres onde estabelece políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, reafirmando o compromisso do Governo com as mulheres. A GPM trabalha com as mulheres, para as mulheres e pelas mulheres, de modo a estabelecer parcerias com diversas instâncias governamentais, enfrentando as desigualdades e diferenças sociais, raciais, sexuais, étnicas e das mulheres com deficiência, tendo como desafio a incorporação das especificidades das mulheres nas políticas públicas e o estabelecimento das condições necessárias para a sua plena cidadania. HISTÓRICO: A Gerência de Políticas para as Mulheres é uma instância do Governo Municipal, vinculada ao Gabinete do Prefeito, criada pela Lei Nº 571, de 04 de novembro de 2009, na Gestão do Prefeito Ademir Morais. MISSÃO: Propor, articular, elaborar, implementar, executar, monitorar e coordenar políticas e serviços que objetivem a equidade de gênero, raça/etnia, diversidade sexual e os direitos das mulheres elevando sua cidadania. PARCERIA: Ações intrersetoriais referente à eliminação das discriminações e formas de enfrentamento da violência contra a mulher e a sua plena integração na vida sócio-econômica, política e cultural nos diversos organismos e execução dos programas e projetos do Município, contribuindo na definição do orçamento das diferentes secretarias e órgãos do Governo, especialmente nas formuladoras diretas das políticas para as mulheres.

Upload: roberto-clebio

Post on 09-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Material da GPM para o site da Pref. M. de St@ Luzia

TRANSCRIPT

Page 1: Material da GPM para o site da Pref. M. de St@ Luzia

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA – PB GERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Nome do Organismo: GERÊNCIA DE POLITICAS PARA AS MULHERES Ligado ao Gabinete do Prefeito E- mail: [email protected] Telefones: (83) 3461-2410 Endereço: Pça Estanislau Medeiros, s/n – Antonio Bento Titular da Pasta: IRISMAR BATISTA DE LIMA Graduação: Psicóloga Telefones: (83) 9938-3939 EIXOS TEMÁTICOS

Enfrentamento à Violência; Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos; Educação e Cultura; Cidadania; Trabalho e Geração de Renda; Governabilidade em Gênero.

GERÊNCIA DE POLITICAS PARA MULHERES

O município de Santa Luzia, em 2009, aderiu ao pacto Nacional e Estadual de Enfrentamento à

Violência contra mulher, formalizando ações e criando a Gerência de Políticas para as Mulheres onde estabelece

políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, reafirmando o compromisso do Governo

com as mulheres.

A GPM trabalha com as mulheres, para as mulheres e pelas mulheres, de modo a estabelecer parcerias

com diversas instâncias governamentais, enfrentando as desigualdades e diferenças sociais, raciais, sexuais,

étnicas e das mulheres com deficiência, tendo como desafio a incorporação das especificidades das mulheres nas

políticas públicas e o estabelecimento das condições necessárias para a sua plena cidadania.

HISTÓRICO: A Gerência de Políticas para as Mulheres é uma instância do Governo Municipal, vinculada ao

Gabinete do Prefeito, criada pela Lei Nº 571, de 04 de novembro de 2009, na Gestão do Prefeito Ademir Morais.

MISSÃO: Propor, articular, elaborar, implementar, executar, monitorar e coordenar políticas e serviços que objetivem a equidade de gênero, raça/etnia, diversidade sexual e os direitos das mulheres elevando sua cidadania.

PARCERIA: Ações intrersetoriais referente à eliminação das discriminações e formas de enfrentamento da violência contra a mulher e a sua plena integração na vida sócio-econômica, política e cultural nos diversos organismos e execução dos programas e projetos do Município, contribuindo na definição do orçamento das diferentes secretarias e órgãos do Governo, especialmente nas formuladoras diretas das políticas para as mulheres.

Page 2: Material da GPM para o site da Pref. M. de St@ Luzia

É COMPETÊNCIA DA GPM:

Assessorar diretamente o (a) Gestor (a) Municipal na formulação, coordenação e articulação de políticas

para as mulheres;

Elaborar e implementar campanhas educativas e não discriminatórias de caráter municipal;

Elaborar o planejamento de gênero que contribua na ação do governo municipal e das demais esferas de

governo;

Promover a igualdade de gênero; articular, agenciar e executar programas de cooperação com

organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para

as mulheres;

Promover o acompanhamento da implementação de legislação de ação afirmativa e definição de ações

públicas que visem ao cumprimento dos acordos, nos aspectos relativos à igualdade entre mulheres e

homens e de combate à discriminação.

O Centro de Referência de Atenção as Mulheres, é uma parceria do Governo Federal e Municipal, foi inaugurado em 2011, é inserido na Gerência de Politicas para as Mulheres, e oferece a população de Santa Luzia serviços profissionais e informações para orientar as mulheres que procuram apoio e atendimento no Centro de Referência; as ações são realizadas em conjunto com as secretarias do munícipio quando necessário, incluindo, entre outros pontos, a organização do fluxo para a atenção às mulheres em situação de violência e com a conquista da Lei Federal nº. 11.340/06, de 7 de agosto de 2006, (Lei Maria da Penha),que cria mecanismos efetivos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e reforça o estabelecido nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENÇÃO AS MULHERES

Rua Otílio Dantas da Nóbrega, 308 – Bairro São José - Telefone 3461.1489. VIVER SEM VIOLÊNCIA DIREITO DAS MULHERES A violência contra a mulher é um problema social que ameaça a qualidade de vida e autonomia das mulheres e deve ser enfrentada com ações concretas. Neste sentido, o Governo Municipal reafirma seu compromisso com as Políticas Públicas para as Mulheres, a fim de avançar na construção de uma cidade mais igualitária e com justiça social. Agora existe a Lei 11.340, conhecida como a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra qualquer tipo de violência. O QUE É VIOLÊNCIA CONTRA MULHER A violência contra a mulher é todo e qualquer ato ou atitude de agressão física, verbal, psicológico ou sexual contra as mulheres que ocorre dentro de casa ou fora dela, decorrente das relações familiares.

TIPOS DE VIOLÊNCIA FISICA – Toda conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal; podem ser socos, gritos, empurrões, xingamentos, beliscões, mordidas, chutes, pauladas, queimaduras, cortes, facadas ou tiros. SEXUAL – É quando a mulher é forçada a ter relações sexuais contra sua vontade, mesmo com o marido ou parceiro. PSICOLÓGICA – Qualquer conduta que lhe cause dano emocional como: insultos, ofensas, intimidações, manipulações, humilhações e ameaças que atingem a auto-estima das mulheres. MORAL – Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. PATRIMONIAL – Quando a conduta configure retenção e/ou destruição de instrumentos de trabalho, documentos, dinheiro ou cartões de crédito; não pagamento de pensão alimentícia.

Page 3: Material da GPM para o site da Pref. M. de St@ Luzia
Page 4: Material da GPM para o site da Pref. M. de St@ Luzia