materiais de construçãof

10
Materiais de Construção Ano/semestre: 2010/1 Disciplina: Materiais de Construção Civil Curso: Edificações - Subsequente Professora: Roberta Costa Meira GESSO Materiais de Construção GESSO Histórico O gesso é um dos mais antigos aglomerantes que se tem notícia. Foi encontrado em construções do Antigo Egito, com cerca de cinco mil anos. Suas técnicas de calcinação e suas propriedades hidráulicas já eram amplamente conhecidas pelos egípcios, o que permite inferir que o material era utilizado por civilizações até anteriores a esta. Seu emprego era variado, desde a confecção de objetos decorativos, como estátuas, até revestimentos de paredes na forma de argamassas e pastas que serviram de base para afrescos que decoram até hoje o interior de algumas pirâmides. Materiais de Construção GESSO Calcinação: É o processo de aquecer uma substância a altas temperaturas, sem contudo atingir seu ponto de fusão, de forma a conseguir sua decomposição química e consequente eliminação dos produtos voláteis. A calcinação também é usada para a eliminação da água de cristalização, operação conhecida como queima e na oxidação de substâncias poluidoras presentes em residuos, buscando a eliminação de sua toxidez. Cal e gesso são produzidos por calcinação. Materiais de Construção GESSO

Upload: gersonn-tauelia

Post on 05-Jan-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Materias ddee gesso

TRANSCRIPT

Page 1: Materiais de Construçãof

Materiais de Construção

Ano/semestre: 2010/1 Disciplina: Materiais de Construção Civil Curso: Edificações - Subsequente Professora: Roberta Costa Meira

GESSO

Materiais de Construção GESSO Histórico O gesso é um dos mais antigos aglomerantes que se tem notícia. Foi encontrado em construções do Antigo Egito, com cerca de cinco mil anos. Suas técnicas de calcinação e suas propriedades hidráulicas já eram amplamente conhecidas pelos egípcios, o que permite inferir que o material era utilizado por civilizações até anteriores a esta. Seu emprego era variado, desde a confecção de objetos decorativos, como estátuas, até revestimentos de paredes na forma de argamassas e pastas que serviram de base para afrescos que decoram até hoje o interior de algumas pirâmides.

Materiais de Construção GESSO Calcinação: É o processo de aquecer uma substância a altas temperaturas, sem contudo atingir seu ponto de fusão, de forma a conseguir sua decomposição química e consequente eliminação dos produtos voláteis. A calcinação também é usada para a eliminação da água de cristalização, operação conhecida como queima e na oxidação de substâncias poluidoras presentes em residuos, buscando a eliminação de sua toxidez. Cal e gesso são produzidos por calcinação.

Materiais de Construção GESSO

Definição Produto obtido pela calcinação da gipsíta, que é o mineral de sulfato de cálcio hidratado, podendo apresentar em sua composição, impurezas dos tipos SiO2 (sílica), Al2O3 (alumina), óxido de ferro (FeO3), CaO (óxido de cálcio) e de magnésio (MgO), numa quantidade nunca superior a 6%.

Materiais de Construção GESSO Produção do Gesso

a) extração do gipso; b) preparação da calcinação; c) calcinação; e d) seleção.

Page 2: Materiais de Construçãof

Materiais de Construção GESSO a) Extração do Gipso

O gipso é uma rocha sedimentar, particularmente denominada evaporito.

Em sua composição estão presentes, basicamente, a gipsita, a anidrita e algumas impurezas, geralmente argilo-minerais, calcita, dolomita e material orgânico.

A gipsita é o mineral que se constitui na matéria-prima para o gesso.

Materiais de Construção GESSO b) Preparação para Calcinação

Após a extração a gipsita passa por alguns processos de beneficiamento de adequação ao tipo de forno onde será calcinada.

Basicamente, as etapas são as seguintes: britagem, moagem grossa; estocagem; secagem e moagem fina.

Materiais de Construção GESSO c) Calcinação

A calcinação é o processo térmico pelo qual a gipsita é desidratada. O material é calcinado numa faixa de temperatura da ordem de 140ºC a 160ºC, quando se deseja obter hemidrato (CaSO4.0,5H2O).

Materiais de Construção GESSO d) Seleção O material calcinado é moído, selecionado em frações granulométricas e classificado conforme o tempo de pega, de acordo com a NBR 13207 (ABNT, 1994) .

Materiais de Construção GESSO Propriedades do Gesso

• a pega do gesso tem início em alguns minutos (2 a 5 minutos) e termina após 15 a 30 minutos;

• a quantidade de água de amassamento tem grande influência na pega. Quanto menor a quantidade de água mais rápida a pega. De todo modo, quando se deseja retardar a pega não deve-se colocar mais que 80% em peso de água sob o risco de diminuir muito as resistências mecânicas. •Teoricamente é

Page 3: Materiais de Construçãof

necessário somente 20% de água;

Materiais de Construção GESSO • o gesso é isolante igual à madeira seca e ao tijolo;

• o gesso protege bem as estruturas contra incêndios, pois a sua dissociação só ocorre a temperatura da ordem de 1000ºC;

•outros fatores que influenciam a pega do gesso são: -temperatura, -finura, -presença de impurezas.

Materiais de Construção GESSO As pastas de gesso, depois de endurecidas, apresentam:

• resistência à tração entre 0,7 a 3,5 MPa; • resistência à compressão, entre 5 a 15 MPa; • boa aderência aos tijolos, pedras e concretos; •o gesso só deve ser armado com ferro galvanizado e nunca com ferro de construção, devido a existência de água (água de constituição = água que faz parte da constituição molecular); • densidade aparente da ordem de 0,70 a 1,00; • densidade absoluta da ordem de 2,70.

Materiais de Construção GESSO

Materiais de Construção GESSO A NBR 13207 (ABNT, 1994) define gesso para construção como: “Material moído em forma de pó, obtido da calcinação da gipsita, constituído predominantemente de sulfato de cálcio, podendo conter aditivos controladores de pega.”

O gesso é utilizado em áreas bem distintas como: agricultura, indústria cerâmica, saúde (especialmente na odontologia) e na construção civil. Para diferenciar o gesso utilizado na construção civil dos demais na norma nacional foi adotado o termo gesso de construção.

Materiais de Construção GESSO O gesso se destina principalmente a dois tipos de segmento: construtivo - revestimentos, divisórias e forros decorativo - na arquitetura de interiores.

Construtivo - revestimento de gesso Revestimento de gesso é o recobrimento de superfícies, paredes e tetos, com pasta ou argamassa de gesso confeccionado in-loco. É uma técnica usada com a finalidade de eliminar as ondulações nas emendas das placas de gesso ou dar acabamento em paredes e tetos de

Page 4: Materiais de Construçãof

alvenaria. O revestimento com gesso é particularmente recomendado para superfícies internas e secas, já que a umidade e á água permanente altera as características do gesso.

Materiais de Construção GESSO Vantagens – revestimento de gesso: • Têm elevada aderência aos diversos tipos de substratos: cerâmica, concreto, argamassa de cimento, madeira etc; •Facilitam o acabamento lisos e decorativos, devido a textura fina e baixa retração (diminuir as suas dimensões), podendo aceitar a pintura direta sem a utilização de massa corrida; •Têm endurecimento rápido e dispensam prazos de cura prolongados, sendo apenas necessário aguardar o período de secagem, que depende da umidade e velocidade de troca de ar do ambiente e da espessura do revestimento aplicado. •Têm baixa condutividade térmica e resistência ao fogo, o que contribui para prolongar o tempo de proteção contra fogo;

Materiais de Construção GESSO Desvantagens – revestimento de gesso:

• O gesso pode reagir com o cimento portland, em presença de umidade, com isso o revestimento de gesso não poderá ser aplicado sobre superfícies de argamassa ou de concreto de cimento em prazo inferior ao um mês.

•Também não deve ser aplicado nem receber pintura a base de cimento;

•São bastante suscetíveis ao desenvolvimento de bolor, principalmente em ambiente pouco ventilados e úmidos.

Materiais de Construção GESSO Construtivo – Alvenarias de Gesso

• Com 40 m² e custo 30% menor do que a de blocos de alvenaria, foi construída pela primeira vez por moradores da periferia de Araripe (PE), onde está o maior pólo gesseiro do País, responsável por 95% da produção nacional.

• As vantagens do sistema estão na rapidez da construção, no fato de dispensar o reboco e no desempenho do material, que não propaga fogo e é um ótimo isolante termoacústico. Os imóveis de algumas cidades, por exemplo, com 42 m², foram feitos em dez dias e custaram R$ 12 mil.

•Este tipo de casa tem uma grande vantagem: ser construída em apenas 45 dias.

Materiais de Construção

Page 5: Materiais de Construçãof

GESSO Construtivo - divisórias de gesso

• são versáteis, removíveis, proporcionam conforto acústico, pela capacidade de isolar os sons, e térmico, além de serem tão resistentes quanto as paredes de alvenaria, garantem os especialistas;

• outra vantagem é a leveza, enquanto uma parede de alvenaria pesa em média 180 quilos, a de pré - moldados de gesso tem peso máximo de 50 quilos e espessura delgada, que propicia mais amplitude ao ambiente, além da economia : sendo o metro quadrado de uma parede de gesso mais barato que uma obra com tijolo e cimento;

Materiais de Construção Exemplos: Gesso Acartonado (Drywall) É o sistema para construção de paredes e forros constituído por chapas obtidas em processo industrial de laminação contínua, misturando gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão. Daí o nome gesso acartonado. E pode ser utilizado em paredes internas, forros, revestimentos de edifícios e como aliado no projeto de decoração como mobília na forma de estantes, nichos, bancadas, prateleiras e painéis substituindo a tradicional marcenaria.

GESSO

Materiais de Construção GESSO Quais as principais diferenças e vantagens do gesso convencional para o gesso acartonado? Gesso acartonado tem maior resistência mecânica que o convencional, evitando-se o problema das trincas, muito comum no gesso convencional. Além disso, o papel cartão que reveste o gesso acartonado, isola o gesso, permitindo assim evitar outro problema tão comum no gesso convencional que é o amarelamento. Quais as vantagens das paredes e forros de gesso acartonado? • Economia - Obra sem desperdício e execução sem entulho. • Praticidade - facilidade na alteração do lay out, rapidez na execução, limpeza e facilidade de acesso às instalações para manutenção. • Conforto - Alto desempenho de isolamento termo-acústico e aumento da área útil.

Materiais de Construção GESSO

Quais as principais desvantagens?

• Pelo sistema criar espaços vazios entre as placas, surge aí um excelente espaço para a procriação de pragas, as mais diversas possíveis, como formigas, cupins, também atraídos pela celulose do papel cartão, baratas, aranhas, ratos, etc., dando-lhes as condições ideais para se desenvolverem e “invadirem” os abrigos humanos, espalhando as mais danosas doenças e prejuízos associados a cada um.

Page 6: Materiais de Construçãof

Materiais de Construção GESSO Área Útil

Mercado A grande presença do drywall está no segmento comercial. Mais leve, de manuseio fácil e com melhor isolamento acústico que o cimento, as placas de gesso estão em cerca de 70% das construções comerciais, como shoppings, hospitais, hotéis e cinemas. Hotéis da rede Accor, o recém-inaugurado Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado por Oscar Niemeyer em Niterói (RJ), são exemplos de empreendimentos que usaram a estrutura de gesso.

Materiais de Construção MUSEU OSCAR NIEMEYER

GESSO

Inaugurado em novembro de 2002, em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer está instalado em uma área de 35 mil m², em um complexo que inclui outros projetos de Niemeyer – o primeiro deles de 1967. O sistema drywall foi instalado em 2.300 m² do forro do subsolo, nas paredes do auditório com capacidade para 400 pessoas e no primeiro pavimento, onde reveste as nove salas existentes, totalizando 1.100 m² de revestimento.

Materiais de Construção GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção

Page 7: Materiais de Construçãof

GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção GESSO Como pendurar objetos nas paredes, forros e revestimentos de gesso acartonado

Materiais de Construção GESSO Construtivo - forros de gesso

• o forro de gesso, além de decorar o ambiente, pode resolver os problemas de vigas aparentes e rebaixamentos de um modo geral. Suas características de resistência ao fogo, melhor isolamento termo-acústico, economia e rapidez na instalação, fazem com que o forro de gesso seja superior aos demais;

• com gesso reforçado com fibras naturais ( principalmente celulose) ou fibras de vidro, são produzidas placas com elevadas resistências mecânicas, para fins estruturais ou para vencer grandes vãos ( até 3 m).

Materiais de Construção GESSO Cuidados com o forro de gesso • nos forros de gesso não se deve permitir impactos, pois podem quebrar; • não fixar ganchos ou suportes para pendurar vasos ou qualquer outro objeto, pois os forros não foram dimensionados para suportar peso; • os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois o contato com a água faz com que o gesso se decomponha; • o bolor (manchas) no teto dos banheiros e da cozinha é causado pela umidade do banho ou preparo das refeições. Evita-se mantendo as janelas abertas durante e após o uso do ambiente. Para remover tais manchas no caso de seu aparecimento, utilizar água sanitária. Recomenda-se que os forros dos banheiros sejam repintados anualmente com tintas acrílicas.

Materiais de Construção GESSO

Materiais de Construção GESSO Decorativo - uso do gesso na arquitetura de interiores. O uso do gesso na arquitetura de interiores poderá ter funções decorativas com molduras, frisos, sancas, iluminação embutida, revestimentos de colunas, frentes de lareira, além de perfis e bordas de janelas e portas e rebaixamento de teto, aí não só pela sua função estética, mas também, muitas vezes, pela necessidade de se esconder uma tubulação hidro sanitária aparente no teto.