marÇo abril de - sni.org.br · marÇo/abril de 2014 3 correspondência para o boletim informa tivo...

24
MARÇO/ABRIL DE 2014 1

Upload: hoangkhue

Post on 18-Jul-2018

243 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 1

Page 2: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 20142

Page 3: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 3

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – JabaquaraSão Paulo – SP – CEP: 04308-900 – Tel.: (11) 5014-2209Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Índice

4 Editorial

6 Mensagem do Supremo Presidente

7 Preletores

9 Acontece

10 Perfil12 Novas Regionais

13 Premiação

15 Dia da Seicho-No-Ie

19 Meio Ambiente

20 Teleton

21 Encontro Nacional dos Representantes

Conversa com o leitor

Já estamos no segundo bimestre do ano de 2014. Esse período sempre é festivo para a Seicho-No-Ie do Brasil. Nele comemoramos o aniversário da sua Fundação e a Transmissão da “Sagrada Tocha da Verdade” ao Supremo Presidente da Seicho-No-Ie. Nessa edição você confere maiores detalhes sobre esse evento de suma importância.

Outro destaque dessa edição é a mensagem en-viada pelo Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, Prof. Masanobu Taniguchi, que iluminará nossos ca-minhos durante todo o ano.

Apreciaremos um inspirador exemplo de bons tratos com o meio ambiente, vindo da Regional SC – Xanxerê.

Na seção Perfil, conheceremos mais sobre obenemérito Prel. Shimizu, pioneiro do movimento naRegiãoNortedoBrasil,efigurafundamentalnahistória da Academia de Treinamento Espiritual da Amazônia.

Ainda nessa edição teremos matérias sobre a inauguração de novas regionais; os agraciados com premiações; os Preletores nomeados; a nova campa-nha do Teleton 2014 e muito mais!

E é claro, não deixaríamos de citar preparativos para a Festividade do Santuário Hoozo do Brasil, que acontece no dia 13 de abril, quando todos po-deremos reverenciar nossos queridos antepassados, num dia de oração e celebração. Nos vemos por lá!

Boa leitura e um feliz bimestre pra você!

Baixe um leitor QR Code no seu celular ou tablet, fotografe o código ao lado e navegue à vontade pelo Círculo de Harmonia Online.

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Ailli de Mello FrançaSecretaria de Redação: Eloiza ScaglioniRedação: Fernanda Kanasiro - MTB: 71410/SP Fábio Dummer CamargoColaboração: Emannoel ZaninettiCapa: Vânia Silva de AraújoTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Plural Editora e Gráfica Ltda.

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

Page 4: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 20144

mensagem do presidente doutrinário

Reverências. Muito obrigado.O Movimento da Seicho-No-Ie

do Brasil vem crescendo rapidamen-te em todos os cantos do Brasil e na América Latina. Isso ocorre graças ao empenho de todos os adeptos, divulgadores e preletores, que não medem esforços para divulgar a Ver-dade.

Podemos comprovar esse fato pelos recentes seminários realizados na Academia de Ibiúna (SP), onde mais de 1.000 pessoas participa ram do Seminário do Perdão em novem-bro último passado, e mais de 800 pessoas compareceram ao Seminário do Renascimento, em dezembro.

Agora, a expectativa é para o Seminário de Carnaval, que será realizado de 28 de fevereiro a 4 de março deste ano, no qual esperamos a participação de mais de 800 pes-

soas,emuitasjáfizeramassuasre-servas. Trata-se de um seminário tra-dicional, realizado em todas as Aca-demias da Seicho-No-Ie do Brasil, ou seja, além de Ibiú na (SP), tam-bém em Santa Tecla (RS), em San-ta Fé (BA), em Curitiba (PR) e na Amazônia (em Belém do Pará).

Outro fato que nos deixou bas-tante felizes foi a quantidade de Es-tagiários Jovens que participaram do Estágio para a Formação e Capa-citação de Líderes da AJSI do Bra-sil, em que tivemos a presença de 55 jovens de diversas partes do Brasil. São jovens idealistas que deixaram os seus afazeres e, aproveitando o período de férias, escolheram o ca-minho da elevação espiritual. São jo-vens que terão um futuro brilhante, tanto dentro da Seicho-No-Ie, quanto em suas respectivas áreas de atuação.

Uma organização se desenvolve quando os seus adeptos agradecem às suas raízes, conforme escrito em nossa publicação Preceitos Diários de 2014, no dia 30:

“Os Antepassados são as Raízes da Vida”.

“Jamais devemos nos esquecer dos antepassados. Gratidão e reve-rência a eles fortalecem nossas raí-zes, pois nos protegem lá do mundo espiritual”. (Preceitos Diários 2014, dia 30).

Em reverência aos antepassa-dos, a Sede Central da Seicho-No--Ie do Brasil, por meio do Departa-mento de Ofícios Religiosos, realiza a Cerimônia em Memória dos An-tepassados todos os meses, no pri-meiro sábado, a partir das 14h, no Salão Nobre da Sede Central, no Ja-baquara.

O Conselho Doutrinário Orga-nizacional Central (CDOC), junta-mente com os Diretores da Admi-nistração Central da Seicho-No-Ie do Brasil, realiza em toda primeira terça-feira do mês, a Cerimônia aos Ex-Presidentes Doutrinários e Ex--Diretores da Seicho-No-Ie do Bra-sil falecidos. Também, todo dia 22 de cada mês, é realizada a Cerimô-nia de Gratidão ao Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi e ao Sagrado Prof. Seicho Taniguchi, no Salão 1 da Sede Central.

Gostaria de ressaltar também a grande festa espiritual realizada to-dos os anos, que é a Festividade do Santuário Hoozo, onde reveren cia-mos e evocamos os antepas sados dos adeptos da Seicho-No-Ie, por meio de Registros Espirituais. Este ano, esse Grande Evento será realizado no dia 13 de abril, no Santuário Hoo-zo, nas dependências da Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna (SP), em sua 58ª edição, e será trans-mitido pela Internet, conforme vem acontecendo há vários anos.

Vamos preencher, com muita gratidão, Registros Espirituais a to-dos os nossos antepassados, parentes e conhecidos, e participar desta gran-de festa espiritual! Por intermédio da Festividade do Santuário Hoozo, em que lhes oferecemos a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verda-de, com muito amor e gratidão, nos-sos antepassados evoluem para níveis mais elevados do mundo espiritual e, de lá, nos enviam vibrações de amor e proteção, encaminhando nossas vi-das para um modo de viver pleno de harmo nia, de saúde e prosperidade.

Muito obrigado.

Os AntepAssAdOs sãOAs RAízes dA VidA

Junji MiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

Page 5: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 5

Marie MurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

“Uma oração para os ante-passados é uma flor que nunca murcha” – creio que essa frase sintetiza o espírito de gratidão da ORAÇÃO DE GRATIDÃO AOS ANTEPASSADOS e a sua impor-tância.

Ninguém veio só nesse mun-do. Fomos trazidos pelas mãos de nossos pais; eles, dos seus pais – nossos avós –, e assim por diante. Assim, podemos dizer que todos trazemos dentro de nós a vida dos nossos antepassados. Um dia, uma célula do papai uniu-se num forte abraço com uma célula da mamãe e deram origem à primeira célula do nosso corpo, que foi se multipli-cando até chegar à casa dos 60 tri-

lhões de células. Assim, podemos afirmar que cada célula do nossocorpo carrega a vibração de amor do papai e da mamãe, e de todos os nossos antepassados!

Porisso,semprequeficocomsaudades de meus pais – que já es-tão no plano espiritual –, e sinto o desejo de abraçar-lhes, abraço a mim mesma e digo-lhes: PAPAI, MAMÃE, QUE SAUDADES DE VOCÊS! MUITO OBRIGADA, MEU QUERIDO E ABENÇOA-DO PAPAI; MUITO OBRIGADA, MINHA QUERIDA E AMADA MAMÃE. DEUS OS ABENÇOE SEMPRE, SEMPRE!

Que sublime emoção é o fato de sentir a presença dos nossos an-tepassados em nossa vida, prote-gendo-nos a todo instante! Quanta gratidão ao querido Mestre Ma-saharu Taniguchi que despertou em nós esse profundo sentimento de gratidão para com eles!

Todos os anos temos a opor-tunidade de homenagear-lhes na GRANDE FESTA ESPIRI TUAL da FESTIVIDADE DO SANTUÁ-RIO HOOZO DO BRASIL, que acontece na Academia Sul-Ame-ricana de Treinamento Espiritual –Ibiúna-SP, no mês de abril.

Toda a liderança da SEICHO--NO-IE DO BRASIL e todos os adeptos listando os nomes dos seus antepassados, para lhes providen-ciar o Registro Espiritual.

Essa tarefa de levantar a árvo-re genealógica da família está sen-do uma verdadeira “febre” nacio-nal, mas no bom sentido. Com ale-gria e emoção, as pessoas estão em busca de suas raízes para lhes fazer o registro espiritual, registrando-os no “Cartório de Deus”.

Muitas pessoas existiram an-tes de nós para que pudéssemos nascer!

Que tal colocarmos a mão na massa e começarmos a contactar com nossos parentes dos países de origem, para levantar, o máximo que puder, os nomes dos nossos antepassados e consagrar seus no-mes, em sinal de profundo amor e gratidão, anualmente na FESTIVI-DADE DO SANTUÁRIO HOO-ZO? Para isso, podemos convidar todos os nossos familiares e paren-tes para a tarefa de preencher os re-gistros espirituais.

Mantendo viva a memória de nossos antepassados e sempre pre-sente o nosso carinho, respeito e admiração por eles, estaremos, com certeza, contribuindo para que nos-sosfilhos,netos,bisnetosedemaisdescendentes tenham sentimentos semelhantes por nós. Nunca nos esqueçamos de que devemos a nos-sa existência inicialmente a Deus e, em seguida, a cada um de nossos antepassados.

“Os AntepAssAdOs RepResentAM pARA nÓs O QUe As RAízes

REPRESENTAM PARA A ÁRVORE”

Page 6: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 20146

mensagem de ano novo

Masanobu Taniguchi, Supre-mo Presidente da Seicho-No-Ie 

Feliz Ano Novo a todos os adeptos da Seicho-No-Ie!

Agradeço, do fundo do cora-ção, ao fato de poder enviar esta mensagem de Ano-Novo a partir do Escritório na Floresta, da Sei-cho-No-Ie, inaugurado no ano que sefindoueemfuncionamentodes-de então. Localizada na provín-cia de Yamanashi, município de Hokuto, Oizumi-cho, esta é uma terra que ainda conserva abundan-temente a severidade e as dádivas que a Natureza original proporcio-na ao ser humano. É onde nos faz lembrar, na vida cotidiana, como era a relação primitiva entre a Natureza e o ser humano, e sinto imensa gratidão por ter recebido o apoio dos senhores no tocante à mudança da Sede Internacional para este local.

O Japão é um “país verde”, onde perto de 70% do território é floresta, um caso raro no mundo.E, aqui, o povo japonês veio, des-de o remoto período Jomon (N. da T.: 8000 – 200 a.C., considerado primeira civilização japonesa), re-verenciando a Natureza, recebendo dela toda sorte de dádivas, ao mes-mo tempo em que descobria o va-lor de cuidar e manter a Natureza. Mas, por outro lado, é fato também que, principalmente a partir da era Meiji (N. da T.: 1868-1912), apa-nhando a onda da modernidade - e

mais: desejando tomar a dianteira da modernidade -, o povo japonês veio cometendo a destruição da Natureza em grande escala. Ainda que variando na intensidade, mui-tos outros países também tomaram, em relação à Natureza, posições contraditórias como a nossa. Po-rém, nos dias atuais, em que o meio ambiente do planeta está sofrendo grande desorganização pelas ações humanas,ficaclaroqualdestasfor-mas de vida contraditórias deve-mos adotar.

A humanidade deve mudar seu modo de viver para aquele que, sem destruir a Natureza, em con-junto com ela prospera e cresce. Isso não é, em absoluto, voltar à vida do período Jomon.

Com o objetivo de, preservan-doas funçõesnaturaisdafloresta,possibilitar ao ser humano uma forma de vida atual dentro dela, a

Seicho-No-Ie construiu no outono passado, mobilizando a excelen-te tecnologia ambiental japonesa, Edifício de Energia Zero (sigla em inglês ZEB), onde utiliza ape-nas energias naturais renováveis e sem emissão de CO2, e iniciou suas atividades de Sede Internacional. Também os funcionários que aqui trabalham almejam mudar para um modo de viver no qual utilizem, principalmente, energia de fonte natural, em que descubram alegria, em vez de no consumo de bens ma-teriais, no contato com a Natureza, incluindo aí produção agrícola.

E esse modo de viver não é uma tediosa vida ascética. Origina-riamente o ser humano faz parte da Natureza; portanto, ao se relacionar com os seres vivos como animais, vegetais, fungos, etc, experimenta alegria, a real sensação de viver, e tem a criatividade estimulada ao ouvir sons de água correndo no rio, vento passando pela floresta, gor-jeio de pássaros.

No outono passado, descobri, crescendo no terreno que circunda o escritório, vários tipos de cogu-melos comestíveis, e fui tomado de grande emoção. Isto porque este fato prova que, mesmo com a reali-zação das obras de construção des-ta Sede, não foi destruído o meio ambientedafloresta,propícioparao crescimento de fungos. Nossos funcionários divertiram-se bastan-te, procurando e colhendo cogu-melos comestíveis no terreno da

Realizemos a felicidade em conjunto com a Natureza

Professor Masanobu Taniguchi

Foto

: Sed

e In

tern

acio

nal

Page 7: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 7

mensagem de ano novo

Sede Internacional que circunda o escritório. Pude sentir a felicidade de presenciar vários veados corren-dopelafloresta,distinguirsonsporeles emitidos, ir ao trabalho e dele voltar apreciando belíssima paisa-gem como que de glamorosa pintu-ra, com árvores ostentando folhas de variadas tonalidades de verme-lho e amarelo. A Natureza forne-ce tudo isso gratuitamente, desde que o ser humano deixe de destruí--la movido pela cobiça. Há muitos meios de o homem tornar-se feliz,

sem ser por meio do desenvolvi-mento econômico.

Seicho-No-Ie é o ensinamento que realiza a felicidade através da reconciliação com todas as coisas do céu e da terra. É indubitável que, dentro de todas as coisas do céu e da terra, está incluído o mun-do natural.

Desejo que os senhores adep-tos da Seicho-No-Ie tomem este fundamento da doutrina como princípio que norteia o presen-te ano, levando ainda mais avante

nas vidas familiar e social o modo de viver crescer em conjunto com a Natureza, consigam a verdadei-ra felicidade, e, ao mesmo tempo, levem ao conhecimento de grande número de pessoas que a Natureza e o ser humano essencialmente não se contrapõem, sendo a harmonia entre ambos a Imagem Verdadeira da Criação de Deus.

Contamos com os senhores, também neste ano.

preletores

No livro O Que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação, consta no Prefácio o seguinte trecho: “...pes-soas que não buscam unicamente o benefício próprio, e sim estudam a Verdade a fundo, aprimoram o es-pírito e, divulgando a Verdade, pro-movem o crescimento espiritual de outras pessoas, visando sempre proporcionar-lhes a felicidade...”. Essas pessoas se dedicam ao estudo e prática da doutrina na rotina diá-ria, nos módulos de Estudos e tor-nam-se Preletores da Seicho-No-Ie. No ano de 2013 mais de 200 divul-gadores foram nomeados Preleto-res ou Líderes da Iluminação! Veja a lista por regional e nome:sp-JABAQUARA – Gloria Mitie Ka-tsu tani, Talita Filier Fontessp-pinHeiROs – Aurélio Keiji Mi-yaura, Henrique Tadashi Inoue, Nata-lia Takakura Okada

Centenas de preletores nomeados em 2013

sp-inteRLAGOs – Nelson Gomes da Silvasp-sãO MiGUeL pAUListA – Loise Gonçalves Fuentes e Fuentes, Lucas Costa Santos, Sandra Regina do Val Coelho, Solange Cristina Araujo de S. Cunha, Veronica Aquino de Limasp-LApA – Luiz Carlos Rodriguessp-ARiCAndUVA – Maria Cristi-na Lima Crespo Arruda, Zuleica Dias Campossp-sAntO AndRÉ – Denise Apare-cida da Silva, Leticia de Oliveira Com-parini, Marli Aparecida Florenciosp-MOGi dAs CRUzes – Orivaldo Gonçalves de Mellosp-CAMpinAs – Ana Maria Zappa-la, Eliana Setani Pugliese, Ivany Peral Rodrigues, Laudevino Gonzaga, Lislei Cimara Baptista Pereira, Marta Lucilia Nadin, Neusa Maria Antunes Rodri-gues, Roberto Alfredo Zaccolo, Sonia Lindisei Tosin Stroppa, Terumasa Saitosp-AtiBAiA – Lilian Lucia Creato

Leoni Fermino, Sebastião Barboza So-brinho, Virgilio Augusto Riccisp-sAntOs – Ana Paula Tarbes Ma-chado, Eduardo Velozo Fuccia, Fer-nanda de Jesus Santos, Joelma Andra-de Celestino, Jose Roberto de Oliveira Terceiro, Luciana Soares Salmi Gu-tierrez, Marsan Beser Diniz da Silva, Tania Luzia Mascaro Neivasp-sãO JOsÉ dO RiO pRetO – Ivania Guimarães Sousa Vatanabesp-BARRetOs – Oscar Albergaria Pradosp-RiBeiRãO pRetO – Maria Aparecida da Silva, Rita de Cassia Leão, Rosa Maria Ferreira Vianna, Si-mone Stankevitius Takamiyasp-ARAÇAtUBA – Luciana Balieiro Okuyama Andradesp-BAURU – Marcia Aparecida Ro-vero Cardososp-dRACenA – Antonio Cesar de Souza Pessoa

Page 8: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 20148

preletores

sp-OURinHOs – Shigueyochi HiratapR-LOndRinA – Julia de Souza Siecola Moreira, Milton Nobugi Mo-rooka, Simone Sayuri RochapR-MARinGÁ – Cristina Erica Gon-do Minagawa, Daniele Yumi Matu-gumapR-WenCesLAU BRAz – Luciane Nicolau PereirapR-CURitiBA – Ana Silvia Alves Borgo, Vera Lucia Dechatnek CampospR-UMUARAMA – Maria de Lour-des GomespR-FOz dO iGUAÇU – Evanir Car-valho Silveira, Rita Bernadete Pas-qualliMs-dOURAdOs – Maria Teresinha Cavalheiro AguileraMt-CUiABÁ – Maria Betti Campag-nolo, Maria do Perpetuo Socorro de S. OliveiraRJ-CAtete – Vera Lucia Souza de BritoRJ-COpACABAnA – Sonia Cristina R. Ferreira SantiagodF-BRAsíLiA – Antoni Squarcini da Silva, Érica Brasil Batista, Évelyn Ka-rine Amancio Teodoro, Mára Rita Bor-toluzzi da Silva, Maria Gorete Carina MarcoliniGO-GOiÂniA – Alessandra Alves Lourenço, Janete Apa recida Silva, Jo-senira Ribeiro de Moraes Nunes, So-nia Gonzaga MachadoRs-pAssO d’AReiA – Cleusa Ma-ria de Farias, Elaine dos Santos Souza, Loiraci Mello Cunha, Margarete Men-des Reche, Maria Teresa Rocha SoaresRs-nOVO HAMBURGO – Clair Inês Welter Martini, Eliane Erna We-ber, Lindonesa dos SantosRs-RiO BRAnCO – Alda Regina Dor neles Rosa de Lima, Marlisa Dieck-mann de Oliveira Fritz, Sirlei SalvadorRs-pAssO FUndO – Cleusa de Lima, Cristiane Silva de Ornelas F.de Raimond, Elvidia Toledo Ortiz, Maria Elenice R. Sfalcin Weierbacher, Vania Pott de Oliveira, Volmar Jose HlavacBA-BARRis – Aurelina Barroso Sil-va, Carmem Lúcia Conceição Anun-

ciação, Igor Lucas Gouveia Baptista, Isabel Lima de Sena Menezes, Jamile Almeida Baptista, Lindinalva do Espi-rito Santo Moreirase-ARACAJU – Jacilucia Brasileiro da Silva Cardoso, Monica Vieira Mon-teiro, Shirley Campos Leitepe-ReCiFe – José Soares de Medei-ros Filho, Maria Bernadete da Silva Azevêdo, Sayonara Falcão Queiroz Pedroso Gomes, Waldenio Jose de Souza DantasCe-FORtALezA – Antonio Luis de Holanda Timbó MartinsMG-B.H./CAiÇARA – Adalberto Francisco Pajuaba, Fátima Aparecida de Araujo Oliveto, Guilherme Augus-to de Souza, Marcia Maria Valdez de Moraes SouzaMG-tRiÂ. e ALtO pARAnAíBA – Jamir de Sa da Silva, Maria Tereza Marques Porto, William Mota GomesMG-JUiz de FORA – Elizabet Re-sende Carvalho, Maria Antonia Bar-toli Teixeira, Maria Ap. Magalhães da Trindade Coutinho, Maria Ap.de Aze-vedo Pinto dos Anjos, Rita de Cassia ValentesC-JOinViLLe – Ademir Manoel Gonçalves, Adriana Larsen, Claudio Fernando Sautner, Gertrude Rita Giongo Bellé, Jair Burger, Juraci Vilma Artner Heuko, Lucimar Maria Barbosa da Luz, Osvaldir Hening, Tarcisio Nunes Filgueiras JuniorsC-CRiCiÚMA – Daniela Leal Raupp Mustardeiro, Sarajane RodriguesRO-CACOAL – Andrea Goulartpi-teResinA – Marilene de Lima LemossC-XAnXeRÊ – Salete Maria Zan-chet PensinRJ-niteRÓiMariléia Gaspar FreitasMG-BH/pARAísO – Antonio Trin-dade de Àvila, Rafael Tadeu Baldoni DiasRO-pORtO VeLHO – Jandira Oli-veira da CostasC-FLORiAnÓpOLis – Andrea Cos ta, Graziela Rubia Silva, Janine

Costa, Marcia do Vale Pereira Loch, Maria Aparecida Silva, Patricia Veran Bresciani de Freitas, Rafael Costa de MatosRs-iJUí – Ledi Prediger, Ovidio Sadi Schubert, Paraguassú Teixeira Coelhosp-OsAsCO – Henrique Pedrosa Chagas, Josene Cris tina Oliveira da Silva Manso, Marcia Aparecida Vito-rino Rodriguessp-sAntAnA – Cleusa Pereira Felix, Ricardo Judice Silvasp-sAntO AMARO – Neide Maria dos Santossp-GUARULHOs – Idalina Maria da Silva Rinaldi, Plinio Freitas Siqueira Netosp-sãO BeRn. dO CAMpO – Toyohiko Kondosp-sãO JOãO dA BOA VistA – Andry Belarmino de Assis Brasil, Lais Brancato Tranjan, Maria Helena Euge-nio Ribeiro, Maria Helena Pires Fer-raz de Campos, Maria Regina Verdade Dutra, Newton Cesar Luiz, Ronaldo de Paula Gião Filho, Ronan Luis Garcia Moraessp-sãO pAULO 1 – Antonio Cesar Hideaki Shibata, Cinthia Sayuri Abe Nakanishi, Meire Akemi Haladasp-sAO pAULO 2 – Neusa Satoko Nomura Nagayo Mori, Rosa Yasuko Takegame Yokoyamasp-sAO pAULO 3 – Fukiko Muraka-mi Okasaki, Marina Mioko Imaisp-sAO pAULO 5 – Olga Naomi Ya-mamoto Hadasp-CentRAL 1 – Dirceu Takashi Niamasp-nORte 1 – Genichi Shinozaki, Misako Shinozakisp-pAUListA 1 – Noboro Matsu-zaki, Regina Miyuki Nakamurasp-sOROCABAnA 2 – Teresa Sati-ko Nishitani HiratadF-BRAsíLiA 1 – Alice Aiko Fujio-ka YamadaMs-MAtO GROssO 2 – Kohi Hito-mi

Page 9: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 9

a c o n t e c e

Page 10: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201410

Trabalhar pela felicidade do próximo, viver de forma correta, estabelecer as próprias metas: eis a receita que levou este notório homem ao sucesso como esposo, pai, avô, empresário e líder do Movimento.

Há alguns homens cuja genero-sidade alcança o Céu. Em tudo que fazem, vê-se Deus. Se se movem, estão se doando. Quando doam, fazem-no em silêncio. O Prele-tor Masakazu Shimizu, de 81 anos de idade, é assim. Para onde lança seu olhar, um novo tesouro emer-ge – dos olhares dos familiares, dos colegas da Seicho-No-Ie, dos lares transformados, dos jovens que ins-pira, dos funcionários e clientes de suaempresa–enfim,detodosquenele encontram, acima de tudo, um exemplo de praticante do Ensina-mentoHomem-filho-de-Deus.

Confira,abaixo,umaentrevis-ta concedida pelo Preletor Shimizu ao Boletim Informativo Círculo de Harmonia.

CÍRCULO DE HARMONIA – Como conheceu a Seicho-No-Ie e em quais condições sua vida se encontrava?

MASAKAZU SHIMIZU – Num momento em que estava com dúvidas sobre minha saúde, meu trabalho,enfim,sobreavidacomoum todo, encontrei o livro A Carti-lha da Vida, da Seicho-No-Ie, na Livraria Miyamoto, de São Paulo. Li este livro atentamente, dentro do avião, durante voo de retorno a Belém. Ao desembarcar no aero-porto já era uma pessoa totalmente diferente, como se tivesse nascido outra vez.

CH – Por que decidiu atuar pela Seicho-No-Ie?

MS – Profundamente emocio-nado com os ensinamentos, tor-nei-me leitor assíduo, mas estava hesitante em fazer parte da Organi-zação. O Sr. Shinkichi Iuchi, então

Presidente da Federação, pediu--me para eu ajudar na tesouraria do Movimento local. Ao longo des-ta oportunidade fui sendo atraído cada vez mais pelos ensinamentos maravilhosos e tornei-me um lei-tor-adepto de verdade.

CH – Descreva resumidamen-tesuatrajetóriaprofissionalatétor-nar-se o empresário bem-sucedido que é hoje.

MS – Estabelecemo-nos, em família, na Colônia Tomé-Açu, e trabalhei na produção de pimenta. Adoeci de malária. Depois de recu-peradoperdiaconfiançanaminhasaúde, mudando para o ramo do co-mércio. Estabeleci o meu primeiro negócio, em seguida o segundo ne-gócio, e atualmente estou na minha terceira empresa própria, a Moto-bel (Motores de Belém LTDA).

CH – É exemplar a sua gene-rosidade em prol do Movimento. Descreva a importância de ser ge-neroso para com a Obra de Deus e da Seicho-No-Ie.

MS – Fico agradecido pelos elogios. Acredito que o importan-te é praticar os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Atualmente, divulgo 300 exemplares das revistas Mu-lher Feliz, Fonte de Luz e Mun-do Ideal em português. Contribuo mensalmente para a Missão Sa-grada com um valor de R$ 747,50. Além disso, oferto contribuições como Multiplicador da SEICHO--NO-IE na TV, mantenedor da Casa

perfil

Preletor Shimizu: “Não esqueçamos do ‘espírito’ com que o Mestre iniciou a Seicho-No-Ie”

Preletor Masakazu Shimizu

Page 11: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 11

de Repouso da Grande Harmonia e da Academia de Treinamento Espi-ritual da Amazônia.

CH – Sabemos que o sr. tem uma amizade grande com o Prele-tor Yoshio Mukai. Como esse laço de amizade se fortaleceu e em que época?

MS – Foi em torno do ano de 1980. Na época, ainda não havia a Organização da Regional no lo-cal. Eram reuniões apenas de japo-neses e o Presidente da Federação da época, o Sr. Shinkichi Iuchi, atendia aos adeptos. Quando re-cebíamos os orientadores vindos de São Paulo, eu oferecia a minha casa para que pudessem se hospe-dar. Certo dia, tive a oportunidade de conhecer o Preletor Mukai, na ocasião de sua visita à Regional. Durante uma conversa descontraí-da após o jantar, ele soube que eu ainda era apenas um adepto, e me sugeriu calorosamente para que prestasse o exame para preletor. Ouvi o relato dele, que trabalhava pelo Movimento de Iluminação da Humanidade sem deixar de admi-nistrar os negócios pessoais em sua fazenda. Fiquei emocionado com sua intensa energia. Tempos de-pois, prestei o exame para preletor.

CH – Como o sr. conciliou sua vida profissional com as funçõesdentro da Seicho-No-Ie?

MS – Naquela época, eu pen-sava da seguinte forma: como tra-balhava no comércio e cada clien-te possuía sua religião ou crença, se eu erguesse a “bandeira” da Seicho-No-Ie dentro da minha empresa isso poderia atrapalhar nos negócios. Entretanto, após tornar-me preletor, recebendo uma função no Movimento, e assumir a “bandeira” da Seicho-No-Ie, pas-sei a ter cada vez mais sucesso no

meu negócio, como num passe de mágica.

CH – Houve alguma transfor-mação dentro do ambiente de sua empresa com a aplicação dos ensi-namentos?

MS – Estudando os ensina-mentos cada vez mais comprome-timento, e com a prática de boas ações, acredito que o ambiente da empresa também mudou, melho-rando cada vez mais. Continuo na ativa, com o lema de sempre ofe-recerumtrabalhoqueoclientefi-que totalmente satisfeito. Só tenho a agradecer por ter sido guiado a fazer parte do Movimento de Ilu-minação da Humanidade, como co-laborador da Seicho-No-Ie.

CH – Cite um momento de grande felicidade dentro do Movi-mento.

MS – Fundamentalmente, a felicidade de ter conhecido a Sei-cho-No-Ie. Fomos todos agracia-dos por esta felicidade.

CH – Expresse, em algumas palavras, sua Gratidão ao Mestre Masaharu Taniguchi.

MS – Recebi dele os ensina-mentos para viver de forma correta. Efoioquefiz.Sótenhoaagradecer.

CH – Em sua opinião, o que as lideranças que estão se engajando atualmente no Movimento devem fazer para que a Seicho-No-Ie cres-ça cada vez mais?

MS – É necessário não ape-nas atingir as metas recebidas da Sede Central, mas estabelecer as próprias metas, e se esforçar para cumpri-las. O Ensinamento da Sei-cho-No-Ie consiste em trabalhar pela alegria e pela felicidade do próximo. Essa é a essência do En-sinamento da Seicho-No-Ie.

CH – Descreva brevemente a sua postura e a maneira de condu-

zir as atividades enquanto ocupou cargos dentro da Regional.

MS – Avancei sempre pensan-do na vontade do Mestre Masaharu Taniguchi.A minha filosofia pes-soal é a “harmonia”.

CH – Deixe uma mensagem aos praticantes da Seicho-No-Ie.

MS – Sinto que ultimamen-te existem muitos adeptos da Sei-cho-No-Ie que estão praticando os ensinamentos buscando a própria felicidade. A Seicho-No-Ie é um Movimento para tornar o próximo feliz. Não se pode esquecer este “espírito”, de quando o venerável Mestre Masaharu Taniguchi ini-ciou a Seicho-No-Ie: trabalhar para tornar o próximo feliz.

Histórico e família

Local de origem: Heizu, ci-dade de Yokkaichi, Província de Mie, Japão. Nascido na República das Filipinas.Data de nomeação como preletor: 13 de abril de 1989.Histórico Religioso na Sei-cho-No-Ie: Divulgador, Pre-letor (desde 1989); Supervi-sor Administrativo Doutri-nário em Idioma Japonês, da Regional PA-Pará (até 2011) e Diretor da SNI do Brasil (2012 – 2014).Esposa: Sachiko Shimizu, 72 anos.Filha: Sandra Sanae Shimizu Oe, 50 anos.Genro: Carlos Kazuhito Oe, 46 anos.Netos: Bianca Madoka Shi-mizu Oe, 22 anos; Nicolas Masanori Shimizu Oe, 21 anos; Brenda Marye Shimizu Oe, 17 anos.

perfil

Page 12: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201412

novas regionais

“Hoje, não podemos mais pen-sar apenas em nós mesmos. Nós que vivemos o ensinamento ‘homem, filhodeDeus’precisamosorarcadavez mais para que a humanidade desperte para a Verdade de que so-mos todos irmãos e que urge con-cretizar a vontade de Deus na Terra, como no céu, construindo um mun-do ideal onde impere o amor mú-tuo.” (A Luz Avança Transpondo Fronteiras, p. 176, 3ª ed.)

Efetivamente, isso pode ser feito de diversas formas, e uma de-las é através das reuniões da Sei-cho-No-Ie, realizadas em Associa-ções Locais ou Núcleos que hoje existem em todo o Brasil. Para tan-to, há a necessidade de Regionais Doutrinárias e Administrativas, que orientam núcleos, dirigentes, preletores e todos os adeptos de de-terminada região do país. “Estamos trabalhando visando a expansão do movimento no Brasil, e iniciar o ano com as novas regionais é um grande incentivo para todos os lí-deres e adeptos”, declara com âni-mo contagiante o Superintendente da Superintendência de Coor dena-

ção das Regionais Doutrinárias, Preletor da Sede Internacional Enio Maçaki Hara.

São três novas regionais que passam a divulgar e expandir os en sinamentos da Seicho-No-Ie no Centro-Oeste e no Sul do país: TO-PALMAS, RS-SANTA MA-RIA e RS-PELOTAS, que em ja-neiro iniciaram suas atividades. Estas regionais têm como Supervi-soras Administrativas e Doutriná-rias as seguintes preletoras:

•RS-SANTAMARIAPrela. Maria Helena da Costa

•RS-PELOTASPrela. Antoninha Soleny Garcia

•TO-PALMASPrela. Vera Lúcia Pereira Cardoso

Ainda segundo palavras do Preletor Enio Maçaki Hara: “As Regionais também terão maior fa-cilidade de iniciar a divulgação do ensinamento nas cidades, princi-palmente nas que estão mais próxi-mas da cidade sede da Regional e, com isso, cria-se maior facilidade da população ter acesso à Verdade--Homem-filho-de-Deus perfeito eàs obras sagradas”.

Que o amor e dedicação de cada um dos líderes dessas regiões, que como o Prel. Miyoshi Matsu-da estão desbravando novas frentes de atuação do Movimento, levem o ensinamento libertador de que o HomeméfilhodeDeuseiluminem

a região de doutrinação, o Brasil e o mundo.

“Esta alegria de viver, que é um sentimento eterno e infinito,devo-a ao Mestre Masaharu Tani-guchi. Sinto-me imensamente feliz por ter nascido neste século e co-nhecido o Mestre! Que posso fazer para retribuir a tão grande felicida-de? Só existe uma maneira: dedi-car-me de corpo e alma, cada vez mais, à iluminação do Brasil e do mundo”. (A Luz Avança Transpon-do Fronteiras, p. 176, 3ª ed.)

expansão do Movimento resulta em novas regionais doutrinárias

Regional TO-PALMAS

Fachada da Regional RS-PELOTAS

Regional RS-SANTA MARIA

Foto

Ace

rvo

SCR

DFo

to A

cerv

o SC

RD

Foto

Ace

rvo

SCR

D

Page 13: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 13

premiação

A SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL homenageia dirigentes e líde-res que através de sua dedicação levam os ensinamentos da Seicho--No-Ie e iluminam vidas e lares em todos os cantos do Brasil e do mundo. Em novembro de 2013, durante a Solenidade Comemora-tiva da Data Natalícia do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, oito líderes da Seicho-No-Ie recebe-ram o Prêmio Esforço, destinado aos dirigentes que divulgam no mínimo 20 convites do Seminário da Luz, tenham cota mensal míni-ma de 50 revistas da Seicho-No--Ie, inscrito 20 novos membros da Missão Sagrada ou assinaturas de revistas:

Prêmio Esforçosp-sãO pAULO V

Elza Kazue TominagaIlda Taeko ShiotsukiIssamu IshiKiyoshi HashimotoMaria Yoshiko Hashimoto

sp-sãO pAULO iiKazuo MakutaTisuko Nonaka Umehara

sC-FLORiAnÓpOLisRejani Maria Fossari Fernandes

No mesmo evento foi entregue também o Prêmio Apóstolo, que é destinado àqueles que se desta-cam na divulgação de revistas da Seicho-No-Ie, seja com mais de 50

assinaturas de uma delas ou como cotistas a partir de 100 revistas mensalmente.

prêmio Apóstolo

sede CentRAL ...... Qtde. AnualYoshio Mukai .............................2.400Junji Miyaura .............................1.800Benedita Custódio de Vilas

Boas ........................................1.200Sinji Takahashi ...........................1.200 Heitor Miyazaki .........................1.200Sorocabana II (Iassuyo Sanda) .... 1.320Fusaji Tanaka .............................3.600Noriyo Enomura .........................3.600Milton Massayoshi Yuki ............1.200Maria da Piedade Silva

Romano ...................................1.200Valdir Alberto Fiuza ...................3.000

sp-sãO pAULO i ..... Qtde. AnualAlexandre Chikara Oda ............. 1.200Akio Hirashima ......................... 1.200Isamu Kawaguchi ...................... 1.200Sinji Takahashi .......................... 1.560Koga Koga ................................ 1.260João Yokoyama ......................... 6.000Tereza Yokoyama Senda ........... 3.000Marie Murakami ....................... 1.800Shizuka Yoshiura....................... 1.440Eliza Kiyoshi Takase ................. 1.200Helena Tomiko Kioshi Takase .. 1.200Yukiko Furusho Marubayashi ... 1.200Eleonor Setsuko Kawano Sato .. 1.236Yuriko Kanda ............................ 1.320Fujiko Watanabe ....................... 4.920Marco Antonio Vieira Rocha

Dias ....................................... 4.560Sisplac Montagens

Eletrônica Ltda ..................... 5.400Paulo Yasuo Fujinaga .............. 12.000

seiCHO-nO-ie dO BRAsiL reconhece dedicação e

amor de líderes em todo Brasilsp-pAUListA i ........ Qtde. Anual

Yoshio Inamura ......................... 3.792Yoshikazu Katayama ................. 2.640Tatsugi Koga ............................. 2.424Yoshicasu Kaga ......................... 1.200Natália Tiemi Inamura .............. 1.224Mario Yoshio Kanashiro ........... 2.160

ABC ............................ Qtde. AnualSusumu Fukuda ......................... 2.400Yaeko Fukuda............................ 1.224Yonezo Sasaki ........................... 1.860Marisa Harumi Kaida

Miyauchi ............................... 1.920Yoshiko Sasaki .......................... 1.260Shizuka Isomoto Utida . .............1.320

sC-FLORiAnÓpOLis ... Qtde.AnualAlice Jakymiu Cagol..................1.200

pR-pARAnÁ i ........... Qtde. AnualShorou Suzukawa ...................... 1.560Luzia Harue Suzukawa ............. 1.560Hikoe Sassajima ........................ 1.200

sp-LApA .................... Qtde. AnualGeraldo Vieira da Silva....... ......1.200Gerson Justino .. .........................1.800Roberto Okito Fugiwara ...........2.760Maria Aparecida Prudente do

Nascimento ............................ 1.800

sp-CAMpinAs ......... Qtde. AnualMaria Odette Urbano Leal ........ 1.920Shigueo Teranisi ........................ 1.440Elizabete Pinheiro Marques . .....1.320Cleusa Deodato Rohwedder.... .. 1.440Maria Cristina Milanello

Miranda ..................................1.200Candelária Madalena Moreno

Bernardi ..................................1.200Lígia Maria Tobias Ruano ..........1.200

Page 14: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201414

premiação

pA-BeLÉM ................ Qtde. AnualIsaura Fusako Yamada .............. 3.600Célia Teresa Soares e Silva

Alves ..................................... 3.960Manoel Lobato Maués Neto ...... 4.800Maria de Fátima Kató Negrão ... 1.200Roldão da Silva Negrão Filho ... 1.560

sp-ARARAQUARA.. Qtde. AnualNarciso Antonio Zanin .............. 1.440Paulo Yshimine ......................... 1.200Maricelma Aparecida Ticianeli

Carturan ................................. 1.200Jovelina Ponte Rizzini ............... 1.200

dF-BRAsíLiA i ........ Qtde. AnualMichi Takahashi Ikemoto .......... 1.560Elizabeth Ikeda Magalhães ....... 1.800Chiyomi Abe Uehara ................. 1.380Yeiko Uema ............................... 1.440

pA-pARÁ ................... Qtde. AnualEmiko Morimitsu ...................... 1.740Getulio Mamoru Shimizu ......... 1.200Isaura Fusako Yamada .............. 3.600Mafrinorte ................................. 1.200Marcio Rogerio da Silva ........... 1.200Masaharu Shimizu .................... 1.800Masakazu Shimizu .................... 9.600Motobel Motores de

Belém Ltda ............................ 9.600Motobel Veículos Ltda .............. 6.240Naoaki Ueoka ............................ 1.680Nippon Veículos Ltda................ 6.000Nobuko Hiura ............................ 1.200Noriko Yamamoto ..................... 3.000Sachiko Shimizu ....................... 1.440Sayoko Morikawa ..................... 2.040Shigeharu Shimizu .................... 1.200Yoshiko Morita ......................... 1.620Yoso Yamamoto ........................ 1.200

sp-OURinHOs ......... Qtde. AnualAlair Correa Hernandes ............ 1.200Dalton Costa Pimentel .............. 1.200Mara Isabel Armentano Mrad ... 1.200

sp-sãO pAULO V .... Qtde. AnualKazue Ishi ................................. 1.200Kiyoshi Hashimoto ................... 1.200Mitsue Takahashi ...................... 1.200Sachiyo Okata ........................... 1.200José Shinieiti Sato ..................... 1.800

Nelson Takeshi Matsubara ........ 2.376Tunemoto Sato .......................... 1.320Fumico Iwamoto ....................... 1.200

sp-sãO pAULO ii ... Qtde. AnualTisuko Nonaka Umehara .......... 1.320Shizuka Horiuti ......................... 1.380Antonio Shotaro Ishida Oshima ..1.500

sALA de ORAÇÕes Qtde. AnualAdilson Ferraresi ....................... 1.800Claudio Sanches ........................ 7.200Helena Francisca dos Reis ........ 2.400Ernesto Loureiro Junior ............ 1.920Família Saraiva de Oliveira ...... 1.200Joziane Vacarri Ferrari .............. 1.800Leila Ogata Ogusco Somi ......... 1.200Marco Antonio Vieira

Rocha Dias ............................. 4.080Otavio Mocarzel e Família ........ 1.200Sadako Ogata ............................ 1.200

sp-sãO pAULO Vi .. Qtde. AnualMassayoshi Ogoshi ................... 1.200Aparecida Tamae Yassue

Ogoshi .................................... 1.200Atsuko Hatakeyama Morimoto . 1.200Nobuko Sakamoto ..................... 1.200Ayako Sakamoto ....................... 1.200

sp-GUARULHOs ..... Qtde. AnualYoshihico Iuassaca .................... 1.200

BA-BARRis .............. Qtde. AnualClaudia da Cunha Sales

Rizério ................................... 1.200Ana Lourdes Salles Santos ........ 1.200

Líderes Jovens

A Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL também homenageia e reconhece os líderes que atuam há pelo me-nos cinco anos na Organização e que realizam trabalhos de destaque e relevância em prol da expansão do Movimento de Iluminação da Humanidade e do Movimento In-ternacional de Paz pela Fé. Que te-

nham seus trabalhos como referên-cia em seus Núcleos, Associações Locais e Regionais e que já tenham sido condecorados com o Diploma de Honra ao Mérito Persona VIP. A entrega do diploma de Honra ao Mérito Nacional é feita durante os Cursos para Líderes da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – Persona VIP, nas Aca-demias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie.

Honra ao Mérito

sp-sãO MiGUeL pAUListAEliana de Oliveira Dutra

dF-BRAsíLiAErlon Luisi Cardoso

sp-CAMpinAsLucas Alexandre de Souza

pR-CURitiBALuciano Carvalho de Bitencourt

sp-pinHeiROsMarcelo Alves Kanasiro

Rs-pAssO d’AReiAMarcelo Silva Ramos

Além dessas premiações tam-bém há a Comenda de Honra ao Mérito pela Divulgação no Exte-rior em duas categorias: Comen-da Círculo de Luz no Exterior e a Comenda Duplo Círculo de Luz no Exterior. São destinadas aos dirigentes que receberam duas ou mais vezes o Prêmio Esforço da Sede Central, Preletores que há mais de dez anos prestam rele-vantes serviços como Preletores e Líderes da Iluminação e que tam-bém foram presidentes de associa-ção local ou regional, por período igual ou maior que dez anos. Essas premiações são entregues durante a Solenidade de Fundação da Sei-cho-No-Ie.

Dia da Seicho-No-Iecelebra o Amor à Humanidade

Page 15: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 15

solenidade

Centenas de Núcleos e Sedes Regionais cele-bram o Dia da Seicho-

-No-Ie no dia 9 de março, domingo, das 9h às 11h. Em especial, na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR), em São Paulo, acontece a 85ª Solenidade Come-morativa da Fundação da Seicho--No-Ie e da Transmissão da Sagra-da Tocha da Verdade ao Supremo Presidente da Seicho-No-Ie.

Trata-se de dois grandes acon-tecimentos em um mesmo momen-to. “É a data em que celebramos o quão gratificante foi o surgimentoda Seicho-No-Ie para a humani-dade”, explica o Preletor da Sede Internacional Fernando Antonio Mendes Marques, atual Superinten-dente das Atividades dos Preletores da SNI/BR.

Um mestre de Amor Infinito – O Professor Masaharu Taniguchi (1893-1985), fundador da Seicho--No-Ie, deixou mais de 400 livros escritos acerca da Imagem Verda-

deira da Vida, ou seja, matéria, po-breza, doença, morte e sofrimentos nãoexistem,equebastafitarnossaorigem como filhos de Deus paranos libertarmos de todas as limita-ções do mundo visível.

Mais de 30 países e milhões de pessoas salvas ao longo de mais de 80 anos é um “olhar” modesto para mensurar o legado daquele a quem carinhosa e respeitosamente a famí-lia Seicho-No-Ie chama de Mestre. Foi a partir da sua própria liberta-ção que ele desejou profundamente despojar-se de todos os seus sonhos pessoais para dedicar-se por mais de meio século única e exclusiva-mente em prol da libertação do pró-ximo.

A inspiração – Buscador in-cansável da Verdade, recebeu, como o “som de um vagalhão”, re-velações divinas que passou a redi-gir. Diante do profundo despertar, desejou compartilhar sua ilumina-ção. Mas não ambicionava reco-nhecimento pessoal. Explicou seu

Conheça mais sobre o início do Movimento e o significado da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade. Confira também uma

explicação exclusiva sobre os principais itens, passo a passo, da programação da Solenidade, na Sede Central.

Masaharu Taniguchi, o líder espiritual que revelou a “oculta sabedoria das eras”

Dia da Seicho-No-Iecelebra o Amor à Humanidade

Esta poderia ser uma reporta-gem sobre como e por quê, na década de 1920, um jovem japonês pobre, franzino e com vergonha do tamanho das próprias mãos (achava-as gran-des demais) abandonou as ambições pessoais e, começando do zero, tor-nou-se um dos maiores líderes espirituais mun-diais do século XX.

Morando de favor e tendo que sustentar es-

posa e filha pequena, ele acordava 5h da manhã para orar fervorosamente, trabalhava de dia e à noite escrevia até altas horas com o sonho de livrar a humanidade de todos os sofrimentos. Após perder tudo em consequência de um terremoto e de ter suas economias levadas por ladrões por duas vezes, teve outro despertar: “Só existe o ago-ra!”.

No dia 1º de março de 1930 (mar-co fundador), com apenas 36 anos de idade, publicou a edição Número 1 da Revista Seicho-No-Ie (Lar do Progre-dir Infinito, tradução livre). Em torno de seus escritos e ensinamentos, espon-taneamente surgiu um Movimento de pessoas que tiveram suas vidas trans-formadas e salvas.

Eram as palavras da Verdade Ho-mem-filho-de-Deus que um dia gran-des pensadores como Joseph Murphy definiram como a “oculta sabedoria das eras como joias de inexprimível beleza e valor”.

março/abril de 2014 15

Page 16: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201416

solenidade solenidade

“dilema” e sua decisão logo no iní-cio da Revista Número 1: “Queria permanecer sempre humilde (...). Porém, o desejo de permanecer na humildade parece-me tentação para levar uma vida sossegada. Preciso vencer essa tentação e salvar a hu-manidade”.

Antes de lançar a Revista que deu origem ao Movimento, no dia 1º de março de 1930, sofreu vá-rios revezes até que recebeu uma inspiração arrebatadora e decisiva. Da autoimagem de pobre, doente e fraco, veio a inspiração que lhe fal-

tava: “Comece agora mesmo a sua missão!”. Transcendeu imediata-mente o carma ao compreender que ele não passa de um “rastro” do ho-mem fenomênico.

A leitura que salva – Após lançar a Revista Seicho-No-Ie logo começaram a surgir relatos de curas com sua simples leitura. Apesar de não desejar fundar religião alguma, pois considerava que “religião não é algo que pode ser fundado por in-tenção pessoal de um indivíduo”, muitas pessoas acorreram até o Mestre.

A repercussão foi tanta que atingiu desde as camadas mais al-tas dos intelectuais do Japão, até os mais humildes. De modo espon-tâneo, os leitores do periódico co-meçaram a se reunir para estudar o Ensinamento.Afirmou o principalbiógrafo do Mestre, Roy Eugene Davis, na obra O Homem Milagre do Japão: “É um tributo ao caráter do mestre Taniguchi que ele atribua às circunstâncias e às pessoas o fato de ter sido impelido ao caminho”.

O Movimento ganha forma – Com os pedidos de mais revistas

Dentro da própria coleção A Verdade da Vida, composta por 40 vo-lumes, o Mestre ensina: “O Verdadeiro autor da obra A Verdade da Vida, e o verdadeiro fundador da Seicho-No-Ie é a Vida que flui eternamente. (...) Durante muito tempo, pensava-se que era impossível explicar a Ima-gem Verdadeira da Vida por meios indiretos como palavras escritas. Po-rém, eis que surgiu a Seicho-No-Ie, a qual conduz as pessoas à apreen-são da Imagem Verdadeira da Vida por meio de palavras escritas”.

No que concerne à sucessão do Mestre, após o seu passamento, em 1985, e para garantir a continuação da obra de iluminação, deu-se o que se denominou de Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho--No-Ie. Antes de deixar o plano terreno, ele transferiu a condução do Movimento ao seu genro, Professor Seicho Taniguchi (1919 - 2008), por um processo denominado menju, que se dá face a face entre discípulo e mestre.

Após o retorno do Prof. Seicho Taniguchi ao plano espiritual, em 2008, assumiu como Supremo Presidente o seu filho, Professor Masa-nobu Taniguchi. Neste caso, a transmissão face a face já havia ocorrido quando da posse do Prof. Masanobu como Vice-Supremo Presidente, em 1993.

Significado da Transmissão: a continuação da Sagrada Tocha

Prof. Masaharu Taniguchi

Prof. Seicho Taniguchi

Prof. Masanobu Taniguchi

Page 17: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 17

solenidade

Momentos que marcaram época

À página 8 do Boletim Informativo Círculo de Harmonia (CH) de julho de 1985 foi publicado o Pronunciamen-to Oficial sobre o Falecimento do Mestre Masaharu Taniguchi, assinado pelo então Diretor-Presidente da Sede In-ternacional da Seicho-No-Ie, Preletor Taketoshi Yoshida: “O Mestre nos ensinou: ‘A Seicho-No-Ie é o ensinamento que vem do eterno passado. (...). Chegará o momento em que aparentemente desaparecerei da face da terra (...). No entanto,jamaismorrerei’.(...)sentimosqueelejáseencontraressuscitadoemcadaumdenóseestánosorientando”.

Em 1986 e 1987, respectivamente o 57º e 58º aniversário de fundação da Seicho-No-Ie, o CH registrou jus-tamente as primeiras solenidades ocorridas após o Passamento do Mestre. À época, o clima não era de tristeza ou saudade, mas de sentir a presença ainda mais próxima do Mestre e reafirmar o ideal de levar avante e cada vez mais alto a chama da Verdade por ele preconizada.

Ele veio ao Brasil duas vezes, em 1963 e 1973. Arrastou multidões, deram-se curas milagrosas pela sua simples presença e foi notícia no País inteiro. Ele mesmo não se furtou a descrever tanta emoção. Afirmou, com todas as letras, que numa próxima encarnação gostaria de voltar como brasileiro. Outra de suas célebres frases foi quando proclamou, emocionado, que o Brasil será o país em que se concretizará o Verdadeiro Cristianismo salvador.

veio a necessidade de compilar o conteúdo. Ainda na primeira meta-de da década de 1930 surge o pri-meiro exemplar da coleção A Ver-dade da Vida. Foi então que parou de trabalhar como tradutor e passou a dedicar-se a atender os adeptos, de manhã à noite. Desde então, o Movimento de Iluminação da Hu-manidade passou a ser divulgado por meio das mídias de cada época, de palestras e principalmente pelos livros e periódicos com as Palavras daVerdadeHomem-filho-de-Deus.

Capa da Revista Nº 1, com tiragem de 1.000 exemplares: o casal enviou gratui-tamente para desconhecidos de uma lista de endereços. Enfermos “condenados” pela medicina se curaram, pessoas sem posses prosperaram, artistas sem expres-são ganhavam lugar de destaque. As pes-soas remetiam valores como “gratidão” espontânea, mas, mesmo assim, o casal continuou enviando exemplares àqueles que por alguma razão não davam nada.

Page 18: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201418

solenidade

O Preletor Fernando Marques explicou, item a item, o significado dos principais momentos da Solenidade

Vídeo InstitucionalApresenta brevemente aos participantes um apanhado geral da efetiva atuação e o momento atual da Organiza-

ção, seus avanços e feitos.

Palavras de Saudação A Diretora-Presidente da SNI/BR, Preletora Marie Murakami, ou pessoa designada, saúda os presentes remeten-

do à orientação recebida diretamente do Supremo Presidente, na Solenidade realizada no Japão, no dia 1º de março.

Relatos de Experiência São a comprovação da força do Ensinamento na vida das pessoas que o colocam efetivamente em prática.

Palavras de CongratulaçãoA maior autoridade presente passa ao público a visão e o reconhecimento oficial do Governo brasileiro em rela-

ção à Seicho-No-Ie, e o que ela representa para a sociedade como um todo.

Entrega de Diplomas Os diplomas são emitidos pela Sede Internacional. É um momento de grandiosos significados visto que os se-

lecionados são escolhidos sob rigorosos critérios acerca da atuação pelo Movimento. Há as seguintes diplomações: Comenda Círculo de Luz (ter histórico de grande destaque há mais de 20 anos como líder); Comenda Duplo Círculo de Luz (líder já agraciado com o Círculo de Luz e que continua se destacando); e Honra ao Mérito pela Divulgação no Exterior (quem já recebeu ao menos duas vezes o Prêmio Esforço da Sede Central).

Palestra ComemorativaO preletor designado geralmente aborda a história do Mestre Masaharu Taniguchi e/ou do Movimento em si, ilus-

trando com relatos e vivências.

Bolo e “Parabéns a Você” Consuma-se a festa de se comemorar o surgimento da Seicho-No-Ie no plano físico, mas também para reafirmar,

diante dos companheiros de fé e de toda a comunidade, que a verdadeira Sede da Seicho-No-Ie está fundada no eleva-do Plano Espiritual, o próprio Mundo da Imagem Verdadeira.

Page 19: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 19

meio amBiente

Aproveitamento de água da chuva, tratamento de esgoto, participação ativa na comunidade e educação ambiental nas reuniões para crianças dão vida ao slogan do Movimento.

Por onde tremula uma ban-deira da Seicho-No-Ie, a natureza agradece. O exemplo em destaque desta edição do Boletim Informa-tivo Círculo de Harmonia vem da Regional SC-XANXERÊ. Nela, “O Modo Feliz de Viver em Har-monia com a Natureza” salta das vozes e do púlpito para as mãos e os atos.

Sua sede própria, inaugurada em 19 de junho de 2011, foi pro-jetada para o aproveitamento da água da chuva para descarga de ba-nheiros, limpeza e rega do jardim, e sistema de tratamento de esgoto produzido no prédio, visto que a ci-dade não possui tal estrutura.

Mas conforme informa a Pre-letora Sandra Regina Garcia Mon-teiro de Paula, Supervisora Doutri-nária e Administrativa da Regional, o compromisso com a preservação ambiental ultrapassa as “paredes” da sede nova. “Somos parceiros da Agenda 21, aqui na cidade, e nos somamos a ações da prefeitura na criação de uma cultura ecológica, levando informações sobre recicla-gem, compostagem e outras inicia-tivas a outras instituições locais”, conta. A Agenda 21 é um docu-mentofirmadopelospaísespartici-pantes da conferência Rio-92, sob

o qual governos e instituições se comprometeram a buscar soluções para os problemas socioambien-tais.

Economia que “caiu do céu” – Legítimo território de “semeadu-ra” do Paraíso, a Regional faz mais do que economizar na conta ao aproveitar a água que vem do céu: regar o jardim e o abastecimento de 10 banheiros, além da economia de água, faz do prédio um modelo para as futuras construções de Nú-cleos próprios que já estão em fase de projeto.

Funciona da seguinte forma: é efetuada a captação de água da chuva por um sistema filtrante àbase de pedras. A seguir, a água é depositada em um reservatório em fibradevidro,que,posteriormente,envia a água para torneiras e des-cargas.

Tratamento “de primeira” – Como uma das primeiras entida-des a tomar a iniciativa de efetuar o próprio tratamento de esgoto, a Regional SC-XANXERÊ ganhou reconhecimento e elogios das auto-ridades locais, dentre elas o então Prefeito Municipal Bruno Linhares Bortoluzzi. “Tivemos, no prefeito, um grande companheiro”, elogia a Prela. Sandra.

Como a cidade carecia de in-fraestrutura para o tratamento, fo-

Regional SC-XANXERÊ dá exemplo de prática da decisão em prol das futuras gerações

Foto

Arq

uivo

Pes

soal

Supervisora Doutrinária e Administrativa da Regional

SC-XANXERÊ, Preletora Sandra Regina Garcia Monteiro de Paula

Page 20: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201420

ram instalados dutos e sistemas de Bio Reator (sistema de decanta-ção), de Bio Filtro e de cloração. “Na condição de ‘modo feliz de viver em harmonia com a nature-za’nãopoderíamos jamaispoluiros nossos rios, principalmente o que passa bem próximo da Re-gional e que, por sinal, chama-se Riacho da Paz”, salienta a Super-visora.

Respeitar e preparar as futu-ras gerações – Seja dando o exem-plo “dentro de casa”, ou indo à co-munidade como parceira de pro-jetos oficiais de preservação, naRegional põe-se em prática o que

preconiza a obra do Supremo Pre-sidente da Seicho-No-Ie, Profes-sor Masanobu Taniguchi, Decisão em Prol das Futuras Gerações. Já estão sendo ensinadas às crianças, nas atividades das Reuniões do De-partamento Infantil do Núcleo de Xanxerê, noções de compostagem e reutilização de pneus. O objetivo é a valorização dos resíduos biode-gradáveis e a redução da quantida-de de lixo enviado para incineração ou aterro.

Preservar o meio ambiente, uma forma de ser inteiramente Seicho-No-Ie – A Prela. Sandra deixa claro, a cada frase dita ou

meio amBiente

teleton

enviada por e-mail, que os avan-ços são frutos coletivos, de uma liderança da qual se diz “orgulho-sa”. Para ela, pregação é ato. “Na Seicho-No-Ie me curei de uma depressão profunda e criei meus quatrofilhosnumlardeamorese-gurança”, exemplifica, e conclui:“Em gratidão a tudo que recebo, sempre me dediquei com muito amor e,mais do que nunca, ‘ser’Seicho-No-Ie é contribuir para a preservação do Meio Ambiente, principalmente no local ao qual fa-zemos parte, onde moramos, vive-mos e atuamos”.

Quando se fala em obras gran-diosas que envolvem milhares de pessoas, muitas vezes anônimas, é preciso a soma de várias forças e, principalmente, acreditar no pro-pósito para o qual elas estão sen-do despendidas. É o que acontece quando se fala em Seicho-No-Ie, AACD e Teleton.

A dedicação ao Movimento da Seicho-No-Ie, também auxi-lia na continuação de um sonho que há 64 anos transforma a vida de milhões de crianças, jovens e adultos no Brasil. Esse sonho chama-se AACD que, através da

campanha do Teleton e suas ar-recadações anuais, vem amplian-do a quantidade de atendimentos, hoje espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco.

Como é bom saber que parte do montante arrecadado no Tele-ton, que em 2013 foi de mais de R$26 milhões de reais, vêm dos adeptos da Seicho-No-Ie, que no ano referido doou R$ 100 mil reais , graças ao amor de cada um dos senhores que compreendem

que “somente os que doam podem conhecer também a alegria de re-ceber”.

Em 2014, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL completa 10 anos de sua participação no Teleton e tem como meta doar R$ 135 mil reais . A Campanha Teleton 2014 já co-me çou! Procure nas regionais, núcleos, associações locais e aca-demias de treinamento espiritual os cofrinhos e realize sua doação de amor e crença em um ideal que dia-a-dia transforma tantas vidas para melhor.

Tem início a Campanha teleton 2014

Page 21: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 21

encontro nacional dos representantes

Todos os anos a SEICHO--NO-IE DO BRASIL realiza na Academia Sul-Americana de Trei-namento Espiritual de Ibiúna, no estado de São Paulo, o Encontro Nacional dos Representantes, a Reunião do Conselho Nacional dos Representantes e a Assem-bleia Geral da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

O evento reúne todos os mem-bros dos CDORs (Conselho Dou-trinário Organizacional Regional) para, em três dias durante o mês de novembro, definirem as diretrizesregionais e, consequentemente, os caminhos que serão seguidos nos próximos anos em cada organiza-ção que compõe a SEICHO-NO-IE DO BRASIL: Fraternidade (por-tuguês e japonês), Pomba Branca (português e japonês), Jovens (por-tuguês e japonês), Prosperidade, Preletores (português e japonês), além dos Supervisores Regionais (português e japonês).

E pela primeira vez no Encon-tro Nacional, os Presidentes Regio-nais dos Educadores das regionais do G20 participaram do evento. O ano de 2013, em especial, foi mar-cado pela eleição da nova diretoria da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que toma posse em 1º de março de 2014 e tem o término do mandato em 29 de fevereiro de 2016, e será composta por:

diretora presidente Marie MurakamiDiretor Vice-Presidente Tuguio TeramaeDiretor Vice-Presidente Noriyo Enomuradiretor José Adalton de Oliveiradiretor Saul Antonio Brandalisediretor Emílio Santiago Ribas Rodriguesdiretora Kátia Metran Saitadiretor Jairo Oliveira Santanadiretor Luiz Hideo Tamarudiretor Aníbal Ferreira de Lima Neto

diretora Aparecida Tamae Yassue Ogoshidiretor Mario Toshiaki Yokoyamadiretora Cleuza de Jesus Zanattadiretor FernandoBianchiRufinodiretor Jorge Uemoto Juniordiretor Nei Renato Koetzdiretor Adeildo Paulino

Veja também quem são, a partir de 2014, os membros do Conselho Doutrinário Organiza-cional Central (CDOC), respon-sáveis por todas as questões do

Encontro Nacional direciona organização da Seicho-No-Ie

Membros dos CDORs de todo Brasil se reúnem no ENR 2013

FotoAcervoFotográficoSNIBR

Page 22: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201422

Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL:Presidente do Conselho: Junji Miyaura – Presidente Doutrinário para a América Latina.Membros:

Marie MurakamiSinji TakahashiAntonio Shotaro Ishida OshimaHeitor MiyazakiÊnio Maçaki HaraLuiz Takeo OnukiFernando Antonio Mendes MarquesCarlos Alberto da SilvaLílianSúziBaffiNorimatsuRegis Yoshio ShimanoeDouglas Eduardo BotelhoMarcos Rogério Silvestri Vaz PintoMario Gabriel França SilvaMaria Amélia Camilo TeixeiraViviane Tenório de Macêdo Hara

Ouvinte: Tuguio Teramae

Exemplo e dedicação

Um dos momentos mais mar-cantes entre os dias 8, 9 e 10 de novembro de 2013 foi quando, no domingo, os mais de 950 presentes estavam juntos no Salão Nobre da Academia de Ibiúna, puderam as-sistir ao relato da Divulgadora Ivo-ne Vilela, que apenas em 2013, di-vulgou mais de 9 mil Palavras de Luz:

“Conheci a Seicho-No-Ie no Rio de Janeiro através de uma re-vista, mas nem dei muita atenção, pois achava que era só para quem tinha algum problema e como eu não tinha, deixei de lado. Passado um tempo me mudei para São Pau-lo e participei de uma reunião, mas depois não voltei. Mesmo assim, uma amiga me disse que se algum dia eu tivesse algum problema,

lembrasse que na Seicho-No-Ie eu encontro saída para tudo.

Passado mais um tempo, depa-rei-me com um problema grave de saúde e foi então que me lembrei da frase de minha amiga e resolvi procurar a Seicho-No-Ie. Em meio às práticas, em alguns meses me vi curada e então decidi divulgar ao maior número possível de pessoas os ensinamentos da Seicho-No-Ie. Eu sempre gostei muito de ler e assim comecei a divulgar livros e preceitos diários.

Um fato marcante aconteci-do há pouco tempo foi que ao ler o livro Todos Podem Ter Sucesso, fiqueiencantadaecomeceiadivul-gar intensamente o livro e a vendê--lo também, chegando a um total de 350 livros.

Durante essas divulgações, en-trei em uma papelaria e os donos estavam muito preocupados, pois estavam sofrendo com a concor-rência, já que próximo ao estabele-cimento deles tinha sito aberta uma grande papelaria e eles estavam perdendo muitos clientes. A dona da papelaria, no auge do desespe-ro, pediu a Deus em oração uma solução e durante a noite, enquan-to dormia, em um sonho, aparecia uma pessoa na papelaria com um livro na mão e dizia para ela: ‘Eu trouxe um livro que vai salvar a sua vida’.Elaadquiriuolivroepassoua seguir as orientações nele con-tidas de abençoar o concorrente e orar pela felicidade e sucesso dele. E assim muitos clientes começa-ram a voltar a comprar na papelaria desta família”.

Essa é apenas uma das muitas histórias que Ivone coleciona nes-ses anos de divulgação constante e contínua pelas ruas de São Paulo. Ela costuma fazer suas divulgações

no bairro da Liberdade e na região da Av. Paulista, ruas Augusta e Consolação. O carro chefe da di-vulgação são os Preceitos Diários; por dia chega a vender mais de 10 e só em 2013 o número de Precei-tos divulgados foi de mais de 9000. Na data do Encontro Nacional, novembro de 2013, Ivone já tinha divulgado cerca de 3000 Preceitos Diários 2014. “Muitos já são clien-tes fieis e outros tantos compramno atacado, como uma família de Portugal que me conheceu na Li-berdade e hoje adquire 400 Precei-tos por ano”, conta Ivone orgulho-sa e emocionada.

Também durante o Encontro, na mesma manhã de domingo, fo-ram apresentados os novos presi-dentes da Associação Fraternidade e da Associação dos Jovens da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, respec-tivamente, Preletor Carlos Alberto da Silva e Preletor Regis Yoshio Shimanoe.

Em uma de suas preleções, a Diretora Presidente, Preletora Ma-rie Murakami, agradeceu emocio-nada a presença de todos e enfati-zou que “desde o momento em que viemos a este mundo fomos esco-lhidos por Deus para fazer parte deste Movimento”.

“Não há palavras para agra-decer a realização deste Encontro Nacional dos Representantes, com a presença abençoada de cada um dos senhores. A nossa profunda gratidão a Deus nosso Pai, ao Sa-grado Mestre Masaharu Taniguchi, que é o motivo pelo qual estamos aqui. Ao Prof. Seicho Taniguchi e ao Prof. Masanobu Taniguchi”, disse extremamente emocionada a Preletora Marie Murakami.

encontro nacional dos representantes

Page 23: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 2014 23

Page 24: MARÇO ABRIL DE - sni.org.br · MARÇO/ABRIL DE 2014 3 Correspondência para o Boletim Informa tivo Círculo de Harmonia Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266 – Jabaquara

março/abril de 201424