mar agitado provoca desabamento na praia de jauá

12
www.camacarinoticias.com.br (71) 3627-5293 Setembro de 2013. Nº 122. R$ 0,50 Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá Pág. 03 Pág. 06 Pág. 08 Complexo Ford comemora o Dia da Árvore com iniciativas ambientais Maria Aparecida e suas histórias como técnica em enfermagem Filho acusado de abusar sexualmente da mãe é preso em Camaçari Pág. 10 Matéria do Leitor: Moradores pedem solução para o lixo e os entulhos em Camaçari Pág. 09 Fotos:Maryane Meira Foto:Ascom Ford Foto:Geovania Cruz

Upload: others

Post on 03-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

www.camacarinoticias.com.br (71) 3627-5293 Setembro de 2013. Nº 122. R$ 0,50

Mar agitado provoca desabamento na praia de JauáPág. 03

Pág. 06 Pág. 08

Complexo Ford comemora o Dia da Árvore com

iniciativas ambientais

Maria Aparecida e suas histórias como técnica em

enfermagem

Filho acusado de abusar sexualmente da mãe é preso em

CamaçariPág. 10

Matéria do Leitor:Moradores pedem

solução para o lixo e os entulhos em Camaçari

Pág. 09

Fotos:Maryane Meira

Foto:Ascom Ford Foto:Geovania Cruz

Page 2: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

2

Diretora-Presidente: Gisa Souza/ Diretor-Responsável: Julio Cesar Ribeiro Dias/ Jornalistas: Larissa Souza e Maryane Meira / Repórter: Geovania Cruz/Diagramação: Larissa Souza e Maryane MeiraI mpressão: Gráfica Santa HelenaCamaçari Noticias: JG Editora Ltda, Praça Desembargador Montenegro, n° 35, Centro, Camaçari , CEP: 42.800-020 Tel: 3627-5293 [email protected]

EXPEDIENTE

Responsáveis pela obra do Rio Camaçari pecam por não terem

plantado nenhuma árvore no local

Com a chegada do Dia Mundial da Árvore, celebrado no próximo dia de 21 de setembro, é bom alertar que na obra do Rio Camaçari, en-tre a Cidade do Saber e a Radial A, nenhuma muda de árvore foi plantada. Os responsáveis por esta obra pecam por isso, pois Camaçari é uma cidade muito quente durante a primavera e principalmente du-rante o verão, agravado pelo fato de que na área central do municí-pio temos pouca, ou quase nenhu-ma sombra. Ainda existe tempo para se cor-rigir esta falha, pois dinheiro para esta obra todo mundo sabe que

Por Júlio Ribeiro

tem de sobra, o que está faltando é uma visão real do dia a dia de Camaçari. Além de proporcionar uma re-gião arborizada para o Centro da cidade, onde as pessoas poderiam caminhar e descansar sob a som-bra das árvores, elas serviriam também como um filtro para a po-luição que diariamente nos atinge. A obra está ficando bonita, mas pode ficar bem melhor se plantar-mos árvores em toda sua exten-são. Além de asfalto, concreto, cal-çadas e paredes, a cidade precisa muito de árvores.

Foto:Maryane Meira

Braskem anuncia plano de incentivo à competitividade da cadeia do plástico

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Amé-

ricas, anuncia o lançamento de um plano para estimular o fortaleci-mento da cadeia transformadora do plástico no Brasil. O Plano de Incentivo à Cadeia (PIC) do Plástico prevê uma série de iniciativas para incentivar a competitividade de seus clientes, que inclui investimentos para ampliar o aumento de expor-tações de produtos transformados, estímulos à inovação e o reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial. O plano também prevê a promoção das vantagens plástico, cujos detalhes serão elaborados em conjunto entre a Braskem e repre-sentantes da cadeia do plástico. Estimulada pela Lei 12.859, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e aprovada pelo Congresso Nacional, que estabeleceu a desone-ração tributária na compra de maté-rias-primas para a primeira e segun-da gerações da indústria química brasileira, a Braskem considera fun-damental o reforço às empresas da terceira geração, responsáveis pela transformação plástica, setor funda-mental para o desenvolvimento da economia com geração de riqueza e empregos, responsável por mais de 340 mil empregos. As ações passam por viabilizar o aumento das exportações de trans-formados por meio de condições diferenciadas para a aquisição de resinas a serem utilizadas em apli-cações destinadas ao mercado in-ternacional. A meta é que o plano de incentivo contribua para dobrar o volume da exportação brasileira de transformados das resinas de polietileno e polipropileno em dois anos. Em 2012, o volume brasileiro de exportação de plásticos transfor-mados alcançou o volume 238 mil toneladas.

Outra dimensão do plano tem como eixo o apoio da Braskem ao aumento da competitividade do se-tor através de iniciativas de capa-citação, formação de mão de obra, realização de palestras técnicas e acesso à assessoria especializada. Em outra frente, a empresa pretende estimular o crescimento do mercado fomentando também a inovação por meio do investimento conjunto em consultorias, programas de capaci-tação e estímulo à inovação, além de patrocínios a eventos setoriais. Segundo o vice-presidente da área de Poliolefinas e Renováveis da Braskem, Luciano Guidolin, o ob-jetivo da companhia é fortalecer a cadeia como um todo, aumentando sua competitividade nos mercados local e internacional. “Queremos que a indústria química brasileira esteja mais preparada para concorrer em igualdade de condições em todos os mercados, bem como a reduzir o desequilíbrio da balança comercial do setor, o que nos estimulou a de-senvolver um programa abrangente que combina vantagens comerciais, capacitação e inovação”, destaca o executivo. O plano prevê ainda esforços na promoção e valorização das van-tagens do plástico, como solução sustentável para as necessidades da sociedade atual. Nessa linha, vai trabalhar com programas de recicla-gem, Avaliações de Ciclo de Vida, posicionamento frente à Política Na-cional de Resíduos Sólidos, suporte às associações comprometidas com o tema, comunicação e criação de Fundo Setorial para a Promoção do Plástico. Para viabilizar a execução do Plano de Incentivo à Competi-tividade da Cadeia do Plástico, a Braskem vai intensificar e formalizar parcerias com clientes, associações do setor, entidades de fomento, federações da indústria, BNDES e ONGs.

Camaçari Notí[email protected]

Page 3: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

3Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Camaçari Notí[email protected]

Fotos:Maryane Meira

O prefeito Ademar Delgado e o secretário de infraestrutura Everaldo Siqueira estiveram no local

Na noite de quarta-feira (18) na praia de Jauá em Camaçari, com o mar agitado a maré subiu e a força das águas pro-

vocaram desabamento em parte do calçamento e fez soltar as pedras de contenção instalada em um local próximo de onde funciona uma academia ao ar livre.

O prefeito Ademar Delgado, agiu rápido e juntamente, com o se-cretário de infra-estrutura Everaldo Siqueira e Ana Lúcia, secre-tária de Desenvolvimento Urbano estiveram no local na manhã desta quinta-feira (19) para verificar a situação.

Após visita, o prefeito determinou que as obras de reparação começassem imediatamente, para solucionar o problema o mais rápido possível, a fim de diminuir os danos e evitar que o des-moronamento se alastre derrubando a pista de acesso e que atinja as casas construídas a beira mar.

Page 4: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

4

Quero trabalhar: procura-se empregoQuem tiver interesse em mandar seu currículo para o Camaçari Notícias, pode fazer uma síntese e enviar para o e-mail

[email protected]

Maiara Naider Ribeiro Pitangueira

Estou em busca de uma oportunida-de de emprego e venho especificar algumas habilidades.

Formação escolarEnsino médio completoCursos

Informática- cadecTelemarketing-senacAUTOCAD-2D/3D(CURSANDO)

Interessados devem entrar em con-tato através dos telefones para ob-terem mais informações (71)8212-6961/3040-5930.

Thaina Santos Dias de Jesus

Estou em busca de trabalho e quero desenvolver com sucesso as ativida-des confiadas apresentando o má-ximo de qualidade. Disponibilidade para admissão imediata.

Formação:Informática BásicaAuxiliar Administrativo em transpor-te de passageiro

Interessados podem entrar em con-tato através dos números (71) 8278-4970/ 8752-7508/ 8755-9137.

Jonathan Pereira dos Santos

Estou em busca de oportunidade de emprego, solteiro e sem filhos, sou residente de Camaçari, 19 anos. Dis-ponibilidade de horário.

Possuo cursos de: Informática: Paco-te Office - Proactive SalvadorRotina Administrativa - CIEE

Interessados podem entrar em con-tato através do telefone (071) 8181-1489 / 9373-6364.

Josias Pestana De Souza

Estou à procura de emprego e venho detalhar algumas especificações.

Sou dinâmico, responsável, interes-sado e possuo espírito de liderança nato. Comunicativo, mantenho sem-pre um bom relacionamento com as pessoas. Sou persistente, luto muito por tudo que quero e não gosto de deixar nada inacabado, disponibi-lidade para viagens e mudança de cidade.

Formação 2º Completo; Curso técnico em Eletrotécnico na EEEMBA.2º Semestre de Engenharia Elétrica na Unifacs.

Outros ConhecimentosREAL E DADOS | 2009Curso de 20 horas – Windows, Inter-net, Noções de Rede, Power Point, Word e Excel Cursos: Design Gráfico. Escola Saga (6 meses). Curso de Comandos Elétricos no Senai.Curso de CLP na EEEMBA.Curso de NR10 na EEEMBA.

Interessados devem entrar em contato através dos seguintes (71) 99595003/32424536.

Taline Ferreira Moura

Estou em busca de emprego e gos-taria de atuar na área de Departa-mento Pessoal /RH. Disponibilidade para viagens de acordo com a ne-cessidade da empresa.

Formação Gestão de Recursos Humanos - Uni-versidade Jorge Amado (Em curso)

Qualificações e atividades profissionaisInglês Básico – SENAC

Conhecimento nos sistemas: CM-NET, RP, CONTROLLER, PONTO SE-CULLUM 4, DIMEP

Competências Transversais em Le-gislação Trabalhista – SENAICarga Horária: 14 horas.

Curso de Informática no CEAP.Conteúdo: Introdução à Microin-formática, MS-Windows 98, Power Point 8.0, Internet Explorer, MS-Word 8.0, MS-Excel 8.0, Integra-ção entre Word e Excel.Carga horária: 62 horas.

Interessados devem entrar em con-tato através dos números 71 9977 2494, Recado: 3674 1104.

Natasha Facchinetti Dias Azevedo

Apresentar-me a uma possível vaga de emprego no município de Cama-çari visando crescimento profissio-nal e pessoal. Encontro-me dentro das exigências dessa empresa, onde pretendendo colaborar e agregar conhecimentos técnicos. Disponibi-lidade para viagens e treinamentos.

QualidadesFacilidade de adaptação em diver-sos ambientes profissionais. Dinâmica, versátil, comunicativa, organizada, e interessada em apren-der novas atividades.

EscolaridadeSuperior CompletoCurso: Ciências Contábeis Local: Faculdade da Cidade do Sal-vador

Curso de aperfeiçoamento* InformáticaIPD, Windows, Word, Excel, Power Point, Access, Internet.Local: Real e Dados* Administração FinanceiraLocal: Real e Dados* Finanças CorporativasLocal: FTC - Paralela

Interessados devem contactar através dos telefones 9219-1122 - 3019-2254.

Estou em busca de emprego, gosta-ria de atuar na área de construção ci-vil ou terraplanagem, tenho 27 anos, sou casado resido em Camaçari, do-cumentos todos atualizados.

Formação• Ensino médio completo / Técnico incompleto (último semestre)

Cursos, Qualificações e Aperfeiçoamento• Técnico de Edificações incompleto- (OTE)• Inspetor de Qualidade-(CETTEPS)• Elétrica de alta de 15kv-(SENAI)• Informática básica-(Inforcenter)

Experiências Apontador de ObrasAuxiliar de produçãoAjudante

Interessados, por favor, ligar para os seguintes telefones: (71) 83557934 / 87122467 ou 36218035.

Vitor Ferreira Bitencourt

Estou em busca de emprego, sou solteiro e tenho 26 anos. Gostaria de atuar como Técnico em Manutenção Mecânico Industrial/ atuar como Es-tagiário em Engenharia Mecânica.

DocumentaçãoCarteira Nacional de Habilitação: B

FormaçãoTécnico em Mecânica IndustrialInstituição de ensino: SENAI Cimatec.Início-06/2009-Término 06/2011Cursando Engenharia Mecânica 8° semestreInstituição de ensino: Unifacs.

CursosPacote OfficeInglês Intermediário

Interessados podem entrar em con-tato através desses números (71) 9611-4611 / 9117-7936/ 8811-5524.

Elisbarbara Paz de Carvalho

Estou em busca de emprego e sou residente do Dois de Julho.

Gostaria de atuar nas seguintes áre-as: produção/fabricação/operador de telemarketing/vendedora/recep-cionista/assistente administrativo e atendente em geral.

Formação escolarEnsino médio completo

Cursos de aperfeiçoamentoInformática Básica-MicrolinsRotinas Administrativas-MicrolinsRecepcionista-SenacOBS: Emprego temporário, final de ano. Experiência não comprovada em carteira.

Interessados podem ligar para os números (71)8415-4651/8190-9902.

Page 5: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

5Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

Cerca de 60 médicos estrangeiros e brasileiros

já estão em Salvador se preparando para atuarem em vários municípios da Bahia, onde há escassez e ausência de profissionais. A ação faz parte do programa federal “Mais Médicos” que prevê melhorias do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar profissionais a municípios onde há falta de médicos. Um médico da Suíça, que preferiu não se identificar, concedeu uma entrevista ao Camaçari Notícias para explicar sobre o processo seletivo e as expectativas de trabalhar em um município da Bahia com vulnerabilidade social.

Confira a entrevista: Camaçari Notícias - Onde se formou e qual sua especialidade?

Médico - Eu me formei na Suíça, na Faculdade de Lausanne em 2011. Ainda não tenho especialização, mas tenho dois

anos de residência na área da Clínica geral.

Qual foi a sua principal motivação para se inscrever no Programa Mais Médico?

Minha principal motivação foi a de trabalhar num serviço voltado para as comunidades mais vulneráveis ao nível social e sanitário.

De que forma aconteceu o processo seletivo?

O processo foi muito corrido, porque os prazos eram extremamente curtos. Eu tive apenas alguns dias para reunir os documentos exigidos e legalizá-los, como (diploma, habilitação para exercer a medicina, antecedentes criminais, CV, identidade), além dos trâmites que tiveram de ser feitos no consulado do Brasil, no meu país. Mesmo em pouco tempo, consegui juntar todos os documentos e ser selecionado para participar do projeto “Mais Médicos”.

Essa experiência em trabalhar no Brasil agrega de que maneira o seu currículo?

Vai ser uma experiência muito

enriquecedora, praticar uma medicina mais próxima a população, não sei se os anos efetuados para o programa serão reconhecidos para minha especialidade no meu país, mas esse não é o meu objetivo e sim fazer um trabalho social.

Já teve a experiência de trabalhar em lugares onde a saúde é precária?

Sim, já trabalhei com pacientes de um nível social muito precário, mas no meu país, as redes sociais e sanitárias são muito bem desenvolvidas, então, imagino que aqui o contexto será ainda muito diferente do que eu pude vivenciar.

Em que local vai trabalhar?

Eu tinha escolhido a cidade de Camaçari, mas parece que a cidade se retirou do programa, por isso trabalharei no município de Salvador.

Por dominar a língua portuguesa, o senhor acredita que este fato vai contribuir para o melhor desenvolvimento do seu trabalho?

É claro que o conhecimento da língua de comunicação local é muito importante para atuar na área da saúde, mas não é o fator mais importante. O mais importante é a motivação do profissional e a capacidade de entender porque o paciente está consultando, ir além das palavras.

Quais são as vantagens e desvantagens de participar do programa?Nas vantagens, vejo um trabalho próximo à população,

a participação de um projeto corajoso e inovador em busca de uma melhoria da saúde das populações mais carentes. Nas desvantagens, o feito de ter deixado dois trabalhos que eu gostava meu país, familiares e amigos atrás.

Como está acontecendo à preparação dos médicos estrangeiros que trabalharão em Salvador?

Somos 63 médicos que trabalharão no Estado da Bahia, incluindo os médicos internacionalistas e os brasileiros que se formaram no estrangeiro. Nós temos um modulo de acolhimento e avaliação de três semanas antes de começar a trabalhar no dia 16 de Setembro. O ambiente é muito bom e solidário entre os médicos e também com os professores. As aulas são de língua portuguesa e sobre o sistema de saúde brasileiro.

Quais os benefícios que o governo proporciona aos profissionais?

Um salário razoável, com ajuda de custos, por três anos; Supervisão acadêmica e formação contínua, além de um curso de língua portuguesa.

Quais suas expectativas?

O periodo de aulas introdutivas está terminando e estou feliz e orgulhoso de poder participar deste projeto interessante e inovador com meus colegas internacionalistas. Na minha Unidade Básica de Saúde (UBS), espero poder me integrar numa boa equipe, solidária, e fornecer um trabalho útil e eficiente para a comunidade.

Médico Suíço do ‘Mais Médico’ fala sobre o processo de seleção e treinamento

Maryane [email protected]

Page 6: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

6

Espetáculo “A Coisa” entra em

cartaz no Teatro Cidade do Saber

A Cidade do Saber recebe nos dias 21 e 22 de setembro o

espetáculo musical A Coisa, com o ator baiano Jackson Costa. A apresentação acontece às 20h e 19h, respectivamente, no Teatro da instituição. A apresentação musicaliza poesias de Gregório de Mattos, Castro Alves, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Carlos Drum-mond de Andrade, José Delmo e Ramon Vane. Os poemas serão interpretados e acompanhados por uma banda que mescla ele-mentos percussivos e tribais. O espetáculo A Coisa asso-cia teatro, música e poesia em uma obra impactante e comuni-cativa. Os ingressos estão sendo comercializados a R$20 (inteira) e R$10 (meia). Os interessados devem se dirigir à bilheteria do Teatro da Cidade do Saber, das 14h às 17h. Nos dias do espe-táculo, a bilheteria funciona das 14h até 10 minutos antes do ho-rário da apresentação. A classifi-cação é de 10 anos. A meia-en-trada é destinada a estudantes, funcionários públicos de Cama-çari, cadeirantes, idosos e aos espectadores que apresentarem, no ato da compra, o panfleto de divulgação do espetáculo.

Camaçari Notícias/[email protected]

Complexo Ford comemora o Dia da Árvore com iniciativas ambientais

Em comemoração ao Dia da Ár-vore,21 de setembro, a fábrica

da Ford em Camaçari fará uma ação de conscientização pelo meio ambiente com doações e plantio de mudas, além de palestras para seus colaboradores, durante a se-mana de 16 a 20 de Setembro. Desde 2006, a montadora possui um viveiro, que produz exemplares nativos da Mata Atlântica e espé-cies ornamentais, como Embaúba, Ipê Roxo, Jacarandá, Jenipapeiro, Pau-Brasil, Jatobá, Palmeira-Cica,

Cafezinho, Cajueiro, Pitangueira, entre outras. Anualmente, são produzidas cer-ca de 24 mil mudas para abastecer as áreas internas da fábrica e aten-der o florestamento no entorno do Complexo Automotivo. Ao todo, 170 mil mudas já foram plantadas e a previsão é que a maturidade destas árvores seja atingida a par-tir de 2020. Como um dos pilares da marca Ford, a sustentabilidade é entendida não apenas como um requisito de negócio, mas como uma atitude de respeito e compro-metimento com a preservação dos recursos do planeta. “Queremos

estabelecer soluções inovadoras para posicionar a empresa como uma líder da indústria automotiva, e contribuir fortemente para a sus-tentabilidade da comunidade onde estamos inseridos”, declara Cris-tiane Silva, coordenadora de Meio Ambiente da Ford em Camaçari.

Centro de Educação Ambiental

Em Abril desse ano, em mais uma iniciativa pioneira, a Ford abriu as portas do seu Centro de Educação Ambiental para receber estudantes de escolas públicas de ensino da região. O objetivo é promover uma aula de meio ambiente, permitindo que os estudantes tenham uma atitude ecológica mais consciente, sendo capazes de compreender os problemas ambientais e sendo agentes de transformação nesse processo. Os estudantes conhe-cem técnicas de práticas agrícolas; como construir uma horta, cultivar alimentos orgânicos e ervas medi-cinais, coletar sementes, produzir mudas, realizar o plantio de árvo-res nativas, fazer compostagem dos resíduos orgânicos, separar resíduos recicláveis, aproveitar água da chuva, além de uma série de outras ações. Desde o início da ação, mais de 340 estudantes já vi-sitaram o Centro Ambiental.

Camaçari Notícias/[email protected]

Foto: Divulgação

Page 7: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

7Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

Page 8: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

8

Geovania [email protected]

Maria Aparecida e suas histórias como técnica em enfermagem

Quem frequenta o Centro Co-mercial de Camaçari (feira),

certamente, já viu, logo na entra-da principal, uma senhora mui-

to simpática e sorridente sen-tada sob um sombreiro colo-rido, com uma maleta branca e um tensiô-metro (apare-lho usado para medir pressão arterial) em mãos. Trata-se de Maria Apa-recida da Silva, de 66 anos, na-tural de Salva-dor e morado-ra de Camaçari há mais de 37 anos, onde vive com dois dos cinco filhos, no bairro Parque Florestal. Todos os dias, Maria che-ga por volta das

06h30 ao seu local de trabalho, que gosta de chamar de “Clínica Relento”. Ali ela monta seu “con-sultório” e oferece serviços de aferição de pressão, teste de gli-cemia e colesterol. Maria trabalha na feira há mais

de 15 anos, atendendo por dia pelo menos trinta pessoas. Con-ta que muitas pessoas passaram a fazer tratamento para comba-ter os níveis altos de glicemia e colesterol depois que fizeram os testes com ela e identificaram o problema, que até aquele mo-mento, era desconhecido. Muito sorridente a técnica em enfermagem relata sobre os mo-tivos que a fez se formar. “Du-rante muitos anos trabalhei em clínicas, hospitais, emergências de postos de saúde. Primeiro comecei como atendente, de-pois passei para assistente em enfermagem. Quando eu tinha 50 anos, o governo da época estabeleceu que as pessoas que estavam em determinadas áreas da saúde, precisavam ter o curso específico para atuarem. Surgiu a oportunidade na Escola do Natal, eu fiz e me formei aos 52 anos”, afirma. Ao falar sobre o que mais marcou em sua vida na área pro-fissional, emocionada Maria fala de uma paciente que conheceu no Hospital Geral de Camaçari (HGC), no período em que esta-giou. “Quando estava estagiando no HGC me colocaram para cui-

dar de uma paciente de 42 anos que estava em um quadro de saú-de muito delicado, o nome dela era Maria Lúcia. Minha função era aferir sua pressão e observá-la. Enquanto estávamos juntas, conversávamos, e ela lamenta-va pelo seu estado. Eu dizia que tivesse forças, e esperanças na vida eterna. Quando chegou a hora de eu ir, me despedi e ela acenou para mim. No segundo dia de estágio cheguei ao hospi-tal agoniada para vê-la outra vez, mas, ao entrar no quarto, rece-bi a notícia que a paciente havia morrido. No início fiquei triste, mas, meu consolo foi saber que ela ouviu sobre vida eterna nos últimos momentos”. Aos novos técnicos de en-fermagem e àqueles que de-sejam ingressar na profissão, Maria Aparecida deixa um reca-do: “Continuem neste caminho. É uma ótima profissão. Eu me formei, trabalhei, me aposentei e até hoje estou ganhando di-nheiro na minha Clínica Relento e Pronto Atendimento – Apertan-do, furando e o Real entrando (muitas risadas)”.

Foto:Geovania Cruz

Camaçari Notí[email protected]

Bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado

Brasileiros ficam a partir desta quinta-feira sem poder realizar serviços em bancos, pois os ban-cários de todo país devem entrar em greve por tempo indetermina-do. A categoria cruza os braços para cobrar aumento salarial de 11,93%. A decisão de entrar em greve foi tomada em assembleia e após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferecer praticamente a reposição das perdas inflacio-nárias do período. A contrapro-

posta foi de 6,1%, rejeitada pela categoria. Os servidores dos Correios saíram na frente dos bancários e estão em greve desde a 00h de quarta-feira (18) e ainda não há previsão de quando a greve che-ga ao fim. Os profissionais pedem aumento real de 15% no salário; reposição da inflação de 7,13%; aumento linear de R$ 200; repo-sição de 20% das perdas salariais, redução da jornada dos atenden-tes para 6h e manutenção do pla-no de saúde. Cerca de seis mil pessoas trabalham nos Correios no Estado, informa o sindicato.A categoria cobra aumento salarial de 11,93%.

Page 9: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

9Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

Matéria do leitor“Queremos ser tratadas com igualdade”

pedem mulheres que buscam oportunidade no mercado de trabalho em Camaçari

Quero saber por que aqui na “terra das oportunidades” as

mulheres de Camaçari estão pade-cendo em busca de um emprego? Será que o poder público sabe o que é chegar ao CIAT em Camaça-ri às 11 horas da manhã e esperar até as 15 horas da tarde para po-der pegar uma senha, na esperan-ça, apenas de conseguir uma carta para participar de uma seleção? Senhores governantes, vocês estão matando o sonho do povo de Camaçari. Matando a esperan-ça do povo que confiou o voto a vocês. Que crueldade é esta com as mulheres! Se antes estava difí-

cil, parece que a situação só piora. Queremos apenas a oportunidade de procurar emprego no lugar cer-to, sem precisar nos dirigir ao as-sessor de ninguém. Lugar de pro-curar emprego é CIAT e não em secretarias do município. Quero deixar claro que através desta mensagem busco apenas conscientizar as mulheres de que estão sendo tratadas como palha-ças. Queremos ser tratadas com igualdade e respeito. Políticos le-vantam bandeiras em defesa das mulheres e na prática não é o que se vê. Onde estão?

“Estamos esquecidos” desabafa morador do bairro Verde Horizonte

Somos quase 20 mil morado-res no bairro Verde Horizon-

te e todos os dias precisamos acessar a entrada da principal rua do bairro, quer seja para trabalhar, estudar, ou qualquer outra coisa. Porém esta locali-dade está praticamente intran-sitável. É inadmissível que se-jamos tão esquecidos ao ponto do poder público não está cien-te do que esta acontecendo. A entrada principal do Verde Ho-rizonte esta um caos. No local tem um buraco imenso onde as pessoas (maus cidadãos) estão fazendo de depósito de lixo. E

como não bastasse, um senhor dono de um estabelecimento comercial de material de cons-trução, armazena areia, are-noso, brita e outros materiais. Engraçado que no mesmo perí-odo, há dois anos a entrada do Verde Horizonte estava impecá-vel, os meios fios pintados, ár-vores podadas... Por que será? Lembrem-se que o Verde Hori-zonte tem o poder de decidir uma eleição. Não seria muito pedir que seja feito alguma coi-sa por parte da prefeitura e que a Limpec coloque uma placa de “Proibido Jogar Lixo

Esgoto estourado causa transtorno aos moradores da Rua da Ciclovia

Gostaria de dizer que estou indignada com a empresa

EMBASA. A rede de esgoto da Rua da Ciclovia está com pro-blema e a água do esgoto está invadindo a minha residência pela minha caixa de esgoto. So-licitei à EMBASA a solução deste problema há mais de um mês e até hoje ninguém apareceu.

Já liguei várias ve-zes e sou informada que a solicitação já foi registrada e ago-ra é só aguardar. En-quanto isso o esgoto está transbordando, escorrendo pela rua, passando pela porta dos moradores e acu-mulando na Avenida Radial A. Fico indig-nada, e me pergunto por que pagamos, se quando há algum pro-blema eles não vêm resolver? A água além de contaminada e fe-dida, ainda contém resto de alimentos e

fezes. Ninguém mais está su-portando. Quando chove então, a situação fica ainda pior, pois a água invade as residências. Gostaria muito de que resolves-sem este problema, pois não es-tou suportando mais ligar para empresa e mandarem aguardar, e todos os dias sentir cheiro de água fedida e contaminada.

Moradores reclamam de obras inacabadas em rua do bairro Camaçari de Dentro

Através desta venho manifestar a indignação de moradores,

transeuntes e motoristas contra a empresa responsável pela obra de esgotamento sanitário- Ebisa. A empresa realizou no início de Agosto deste ano, serviços com-plementares para a implantação da rede de esgoto sanitário no cruzamento da Avenida Derba e

Rua Escola do Convênio, bairro Camaçari de Dentro, no entanto, ela não se preocupou em realizar o recapeamento asfáltico. Os buracos deixados por con-ta dos serviços estão causando sérios transtornos. Aguardamos soluções urgentes. Afinal, quem reside e trafega neste logradouro, também paga impostos.

Moradores pedem solução para o lixo e os entulhos em Camaçari

É um absurdo e só acontece em Camaçari” diria o poeta. A falta

de respeito que os moradores de Camaçari vêm sofrendo é absurda. Basta um giro pelas ruas da cidade para se notar o tanto de lixo e en-tulhos que são depositados em cal-çadas e terrenos baldios. Podam-se árvores e não se recolhem os ga-lhos, servindo apenas como depó-sito de lixo, de animais mortos e esconderijo de ratos. Onde está a fiscalização e a execução de servi-ços? O ministério público já deveria

ter se manifestado sobre essa situ-ação, que já se tornou questão de saúde coletiva. Vejam como está o bairro Jardim Limoeiro, que segun-do moradores já foram feitas diver-sas solicitações junto aos órgãos municipais que só respondem: “os serviços já estão em agenda-mento”. Não há serviço de nada, ruas sujas, sem capinagem, tron-cos jogados aos montes com lixo acumulado e asfalto deteriorando. Esse ‘disserviço’ só tem ganhando cada vez mais proporções

Page 10: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

10Ministério Público aciona Luiza Maia por irregularidades durante mandato de vereadora

Duas ações civis ajuizadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-

BA) acusam a deputada estadual Luiza Maia (PT) de ter cometido im-probidade administrativa enquanto era presidente da Câmara de Ve-readores de Camaçari, entre 2007 e 2010. Em uma das acusações, a promotoria diz que a legisladora remunerou por sete meses uma servidora que nunca compareceu ao trabalho ou executou qualquer atividade para o Município. Assina-do pela promotora Juliana Varela Rodrigues de Barros, o documento também aciona Adriana Cirilo So-breira, a “contratada” que recebeu

Bahia Notícias e Camaçari [email protected]

R$ 4,681 durante o período. Ela foi nomeada ao posto de “secretária parlamentar II” entre 2 de junho e 31 de dezembro de 2008 e, segun-do depoimento dela mesma à Justi-ça, “nunca trabalhou no Município de Camaçari; recebeu um cargo na Câmara, mas não sabia disso e não apresentou nenhum documento (...); não sabe informar qual o cargo que exercia e não assinou nenhu-ma frequência atestando ponto”. “O número da conta bancária da depo-ente onde era efetuado o depósito do seu salário pela Câmara Munici-pal de Camaçari foi informado pelo marido desta”, diz o texto. Ela foi exonerada do cargo assim que o marido faleceu. Adriana também estava grávida e deu à luz durante o período em que deveria trabalhar

pela Câmara. No entanto, não tirou licença-maternidade nem recebeu nenhum benefício trabalhista pelo órgão. Como punição pelas acusa-ções, a promotora pede indisponi-bilidade dos bens das acionadas até que o dano ao erário seja res-sarcido, além da suspensão dos di-reitos políticos da atual parlamen-tar e multa. O segundo processo, sob res-ponsabilidade da mesma promoto-ra, foi assinado em agosto de 2012 e pede ressarcimento de R$ 28 mil ao erário público por “valores gas-tos com propaganda autopromo-cional pagos à empresa Katiaflavia Design Comunicação e Propaganda Ltda” para a confecção de materiais publicitários sobre as atividades do Legislativo municipal. As publica-

ções – compostas pela revista Ação Camaçari, com tiragem de 10 mil exemplares, e o jornal “O Legislati-vo”, com 40 mil impressões – con-tavam a trajetória dos vereadores da casa, com textos de suposta autopromoção e fotos. Por tal mo-tivo, Luiza Maia foi multada em R$ 10 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios e condenada a ressarcir os cofres públicos em R$ 153 mil. A decisão do TCM foi motivadora da ação do Ministério Público. A deputada nega base legal para as acusações e garante ter “farta documentação” que comprova a li-sura das suas ações, tanto no caso da servidora fantasma, como na contratação da empresa de publici-dade.

Vereador denuncia diretor da Limpec por improbidade administrativa e superfaturamento

O vereador Zé do Pão (PTB) de-nuncia Alfredo Ernesto de An-

drade, diretor presidente da Limpec - Limpeza Pública de Camaçari- por improbidade adiminstrativa. O edil entrou com processo contra o ges-tor do órgão no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) no dia 9 de setembro deste ano alegando suposto superfatura-mento na contratação de locação de mão de obra para saneamento

Camaçari Notí[email protected]

ambiental e programas de educa-ção ambiental no município de Ca-maçari. De acordo com o vereador, a Limpec contratou mão de obra para serviços sazonais no valor de 5.062.763,52 sendo que o mesmo serviço era desempenha-do anteriormente pelo valor de R$2.699.759,28. “O mais agravan-te é que essa empresa só tinha quatro meses de existência quando ganhou a licitação. Eles estão su-perfaturando o serviço. Essa empre-sa é muito sortuda {ironizou} para

em quatro meses de atuação, sem experiência, conseguir um contrato de mais de cinco milhões de reais”, afirma. Ainda segundo denuncia, a em-presa NSA Serviços Ltda tinha um contrato com a Limpec com o mes-mo objetivo, datado de 01 de ju-nho de 2011, que foi renovado em 2012 e que poderia ser aditado, po-rém, o contrato foi rescindido e o serviço passou a ser fornecido pela Vias Construções, Transportes, Co-mércio e Serviços Ltda, por quase o dobro do preço.

Na documentação apresentada pelo edil mostra os valores pagos a categorias como: Educador Ambien-tal que passou de R$ 2.637,56 para 3.754,10; Operador de roçadeira R$ 1.954,33 para R$ 2.324,98; Coletor R$ 2.146,48 para 2.890,24; Auxi-liar de serviços gerais R$ 1.905,72 para R$ 2.597,96. O próximo passo do vereador vai ser entrar com uma ação no Ministério Público. “Entre-mos com um processo no Tribunal de Contas, agora vamos para o Mi-nistério público e qualquer cidadão também pode denunciar”.

PolíciaFilho acusado de abusar sexualmente

da mãe é preso em Camaçari

Um homem identificado pelas iniciais J. S. C. 31 anos foi pre-

so nesta terça-feira (17) acusado de estuprar a própria mãe, iden-tificada pelas inicias J. S. C. de 57 anos. De acordo com informações, o crime foi praticado na residência da vítima, localizada no bairro Ver-de Horizonte, em Camaçari. O acusado foi preso por uma guarnição da polícia Militar, após uma denúncia feita pelo padrasto que afirmou testemunhar os dois

despidos e ao lado alguns preserva-tivos, sendo que um estava aberto. Ainda, segundo a delegada titular da Delegacia Especializada no Aten-dimento da Mulher (DEAM) Thaís Si-queira , a vítima é deficiente física e se locomove através de uma cadeira de rodas há dois anos. Familiares da vítima compare-ceram a Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM) para prestar mais esclarecimentos. O acu-sado continua preso na carceragem da 18ª Delegacia de Camaçari.

Camaçari Notí[email protected]

Jovens são presos por desmanches de veículos roubados em Camaçari

Camaçari Notí[email protected]

Dois jovens foram presos por uma guarnição da Polícia Militar em ação

conjunta com o Serviço de Missões Es-peciais do 12º Batalhão da Polícia Militar, na tarde desta terça-feira (18), no bairro do Triângulo em Camaçari. Rafael da Silva Bitencourt, 24 anos e Jeferson dos Santos Moura, 18 anos são acusados de participação em desmanches de veículos roubados. Durante a prisão os jovens confessa-ram que foram contratados por um ho-mem identificado pelo prenome de Fer-

nando, dono da Oficina Irará, localizado na Avenida Concêntrica, para desman-char vários carros roubados. Na referida oficina foram encontra-das várias peças de carros e uma quan-tidade de maconha. Os jovens foram le-vados para 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, ouvidos e liberados. Eles irão responder o processo em liberdade. Local do crime - Os desmanches eram feitos em uma casa abandonada, no Lo-teamento Chácara do Jorrinho, em Para-fuso. Na manhã de ontem, os policiais encontraram no local, quatro veículos , além de peças de carros, roupas, cigar-ros e mantimentos.

Page 11: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

11Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

ClassificadosOportunidade única Barra do Jacu-ípe, lotes Condomínio com água, luz, Guarita. Casa do zelador pro-jeto da casa com arquiteto a par-tir de R$ 11 mil.15 parcelas Tel.: 81942288.---------------------------------Vendo CB 300R 2012 R$ 6.000,00. Pouco uso 9670-2423 --------------------------------Vende-se o troca um sítio denomi-nado Sagrada Família, localizado na localidade Barragem Santa He-lena município de Dias D’Ávila, tendo 4 tarefas de terra. Uma casa com cinco cômodos, com luz, poço artesiano e linha telefônica. In-teressados tratar Tel. 3621-4027 / 8685-5317 / 8241-3142---------------------------------Aluga-se salas e lojas Pacific Center empresarial Av. Radial A Nº67, Centro. Próx. Praça Abran-tes 3622-4939 / 3040-0032 / 9963-6298.---------------------------------Vende-se terreno 30x65 de frente apropriado para sitio ou garagem. Bairro Santo Antônio Próx. Condo-mínio. São Vicente. 8129-9320 / 9114-9882. ---------------------------------Inauguração Feirão de Camaçari JE- Veículos compra, vende, financia e loca dia 22-09-2013 na Casca-lheira. Informações 71-8739-8679 / 71-8280-0386 ---------------------------------Passa-se ponto comercial, loja no ramo da informática, com toda mobília e estoque. Localizada na Rua Costa Pinto, Nº10 Centro. Tel. 92631190 / 81140629.---------------------------------Vendo fazenda em Alagoinhas, shan-gay 131 hectares capoeira 110 hec-tares duas fazendas juntas, cadas-tradas no INCRA email: [email protected] Creci- 9113.---------------------------------Aluga-se casas no Ficam II, com sala, cozinha americana, quarto com suíte, área de serviço varanda e garagem. Tel. 71 9934-5781 / 8737-8325.---------------------------------Belo sitio na Cascalheira próximo dos 2 Alfa ville o mesmo já con-tem,2 casinhas, bastante frutífe-ros tem também, 3 barracos para criatório de animais lugar per-feito para se viver alem de ser longe da poluição estarei aberto a negociação o sitio tem 5.300m² já esta cercado no fundo do sitio tem um rio aceito carro como parte do pagamento Valor R$ 110.000,00 3395-5989 / 8353-2045 / 9235-5265--------------------------------

--Vende-se uma casa na rua principal de Parafuso 2/4 sendo um com suí-te, sala e cozinha grande, todo na cerâmica possui quarto de deposito casa toda murada, garagem. Perto de tudo total da área 294m² quintal grande aceito negociação e carro como parte do pagamento sem escri-tura Valor R$ 75.000,00. 3395-5989 / 8353-2045 / 9235-5265 ----------------------------------Alugo ou vendo para comercio (mer-cado, academia, outros) ótimo pon-to comercial novo no Parque Verde 1.Próximo ao Hospital da Mulher. Bairro com grande expansão imo-biliária. Tel. 8758-1447 / 9269-2542.----------------------------------VENDO VECTRA 99 - 2.2 completos – com KIT GÁS documentado em óti-mo estado de conservação. Valor R$ 8.500,00 Tel.: 9963-4977 / 3627-5037 / 8730-0073 c/ Roque ----------------------------------Vendo terreno em Montenegro (Cas-calheira) medindo 10m x 50m já com alvenaria para a construção de 1 (uma) casa com 2/4. Valor R$ 19.000,00. Contrato de compra e venda com registro. Tel.: (71) 8854- 0969. ----------------------------------Alugo swit Gleba B, e uma casa de 2 quartos Tel.: 3627-4913 - 8222-4222. ----------------------------------Vende-se uma casa no Parque Sa-télite na rua principal Camaçari Tel.: 3644-2451. ----------------------------------Aluga-se apartamento residencial Praia da Penha end.: Avenida In-dustrial Urbano, residencial praia da penha, via Parafuso s/n distrito sede, setor industrial urbano Ca-maçari/ Bahia. Bloco 07 apartamen-to 003 térreo contato Junior (71) 8818-7757 oi (71) 9165-0368 tim ----------------------------------Alvará de taxi do interior 100% legalizado R$2.500. Aceito visa e máster. Tel. 8166-8401 -9253-6708. ------------------------------Vendo uma CB 300R, vermelha, 2010/2011, 55.725 km rodado. IPVA 2013 pago. Único dono. Contato: (71) 8821-9771 (OI), 9173-2695 (TIM), 9963-3786 (CLARO). ----------------------------------Vendo lindo Buggy 1.6 1994 branco muito novo, banco concha branco, capota de fibra e capota de chuva Som com entrada SD e pen drive. Ro-das 14 e 15 Pneus novos. IPVA 2013 OK Documento em dia Vale a pena conferir - R$ 17.500,00 Contato - (71) 3121.2886 - (71) 9123.8567

Milton email: [email protected] computador, 1 ano de uso, processador core I5 segunda gera-ção, m. RAM 8gb, HD 1tb,placa de vídeo geforce gt 9500 leitor car-tão memória, monitor aoc 21,tecla-do e mouse Microsoft wireless. Ga-rantia estendida. Tel.: 9147-7225 / 8642-3356. ----------------------------------Aluga-se apartamento 2/4, sala, cozinha, banheiro, área de servi-ço, ponto de TV acabo interfone, salão de eventos, churrasqueira, condomínio fechado, portaria 24h, estacionamento, aptº todo reforma-do pronto para morar. Local Bairro Ponto Certo Avenida Industrial Ur-bana Condomínio. Tel.: 71 - 8634-4693 OU 3622-2652. ----------------------------------Vendo apartamento na Gleba C, blo-co 23, aptº 302. Valor R$ 55.000,00 (não financia) Tel.: 9196-5177 - 8231-5370. ----------------------------------Vende-se terreno em Machadinho, medindo 14m de frente, 17m de fun-do valor R$ 15.0000,00 Tel.: 8804-9915. ----------------------------------Vendo marcenaria funcionando, 10 maquinas e acessórios R$ 18.000,00 Tel.: 8194-2288 ----------------------------------Vende-se um Carro Fiesta Hatch 10.2005, IPVA pago, ar e alarme Va-lor R$ 13.500 contatos (71) 9349-9141/ 8602-1118. Vende-se Um Ter-reno no Parque Verde II Camaçari. Valor R$ 25,000. (71)9349-9141. ----------------------------------Aluga-se uma casa com 3/4, 2 ba-nheiros, sala, cozinha e garagem. Sendo de laje e toda gradeada, na Rua Monteiro lobato, nº 213, Bair-ro Ponto certo. Tel.: 8109-9222. ----------------------------------Aluga-se apartamento 2/4, refor-mado na Torre 1, unidade 31 Teto rebaixado em gesso, Sala decorada com lustre e lâmpadas dicroicas, Quarto com ventilador de teto, Armários planejados na cozinha e banheiro, Pastilhas de vidro na cozinha e banheiro, Último andar, Nascente, ótima ventilação. Valor R$ 800,00 (condomínio e IPTU in-clusos).Tratar Nice (9968-3358 / 9146-2364); Neydson (61-8108-2233 -Tim / 61-8552-7286 - Oi)Email p/ contato: [email protected] ----------------------------------Vendo ou troco por terreno, pondo de táxi da Cooper elite em Cama-çari, trabalhamos com grandes em-presas do polo como Ford e conti-nental, temos 20% de desconto na

compra do carro na Ford.” Tel.: 9331 4180 / 9985 0073. ----------------------------------Vendo uma mochila de motoboy para entregar quentinhas, a mesma tem capacidade para 12 quentinhas, mo-chila reforçada com bolsos do lado para suco e refrigerante. A comida não derrama e chega quente, além do conforto para quem vai entregar. Contato: 8727-0802 claro / 8697-3651 / 9248-9787. Valor R$250,00. Obs.: foi usada apenas 3 vezes, es-tou vendendo porque parei de forne-cer quentinhas. ----------------------------------Vendo ilha de congelamento 4m e um balcão de frios 1.80cm novo sem uso 9670-2423----------------------------------Vende-se uma casa na Rua das Es-patódias, Gleba E s/n, ao lado da Escola Criança Feliz. R$ 38. 000,00. Contato: 0718223-9340 ou 71 91404508 (tratar com Gil). ----------------------------------Vende-se um sítio, com média de 6 tarefas de terra, com árvores fru-tíferas (mangueiras, canjarana, acerola, bananeiras). Ótimo para loteamento. Aproximadamente 30 terrenos, com uma grande área ver-de, riacho, dois tanques de peixe, olhos d´água, água e luz. Próximo ao Centro de Camaçari/BA. Local: Próximo ao Loteamento Morada do Alto, após o Abrigo São Francisco, bairro: Buri Satuba, Camaçari/BA. Contatos: Ceará: (71) 8179-3925 (Claro) / 9186-1841 (Tim). Valor: R$ 150 mil. E-mail: [email protected] ----------------------------------Vendo ou troco Casa por Apartamen-to. O Imóvel localiza-se na Gleba C, em rua tranquila. Área total de 200 m², com varanda, garagem P/ 02 carros, 03 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Próxi-mo a mercado, farmácia e ponto de ônibus. Tratar com Conceição Tel.: (71) 9154-6500 / 8319-5945 ----------------------------------Alugo excelente casa mobiliada na gleba “C” - 3/4 uma suíte, sala de estar e jantar, cozinha e banheiros com móveis projetados, garagem para 3 carros, área de serviço, lavan-deria, quintal e churrasqueira. R$ 2,5 mil. Contato - (71) 9161-6674. Alugo apartamento no verde ville 100% mobiliado, itens de primei-ra qualidade. R$ 1.5 mil. Contato - (71) 9161-6674. Vendo ou troco terreno em Dias D´Ávila- localiza-do na Rua PE. Camilo Torrend 10x22 (próximo ao condomínio da caixa Mi-nha casa minha vida). R$ 18.500,00. Contato - (71) 9161-6674.

Page 12: Mar agitado provoca desabamento na praia de Jauá

Acesse: www.camacarinoticias.com.brCamaçari, 20 de setembro de 2013

12

Embasa. Presentena vida dos baianos.

A Embasa está presente na vida de cada baiano, emcada canto, seja ele no sertão ou nas grandes cidades.Em Camaçari, através do Programa Água para Todos, a Embasa está investindo mais de R$ 100 milhões na ampliação do esgotamento sanitário na sede do município, garantindo que cerca de 90 mil pessoas tenham serviços de coleta e tratamento de esgoto adequados. É a Embasa levando desenvolvimentoe qualidade de vida para todos.A Bahia quer mais. O trabalho continua.

Mais do que esgotamento,