mapa_conceitual_-_biomoleculas_20120326

5
CURSO: SAÚDE DISCIPLINA: CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES PROFESSOR: LUCIANO KALABRIC SILVA TÍTULO Mapa conceitual “Biomoléculas”. INTRODUÇÃO A Biologia é uma matéria rica e diversificada em novos termos, necessários à compreensão dos seus conceitos e princípios. Principiantes nessa disciplina focalizam sua atenção na memorização dessas peças de informação, enquanto perdem o principal que é como essas peças se articulam em um quadro maior. Um estudante precisa assimilar os detalhes dentro de conceitos mais amplos que são então relacionados a outros conceitos, grupos de conceitos e princípios organizativos. Mapeamento de conceitos é um processo de organização do conhecimento que tem por objetivo auxiliar o aprendizado. Um mapa de conceitos é um diagrama que mostra a organização das idéias e a relação entre conceitos em uma área particular do conhecimento. Sua estrutura consiste em um conjunto de conceitos organizados hierarquicamente e conectados por linhas que explicitamente indicam a relação entre eles. Sua função é a estruturação do entendimento de um tópico e criação de um significado pessoal. Seu valor surge do processo de pensamento e avaliação que é necessário realizar para criá-lo. Para criar um mapa de conceitos em uma área particular, é necessário primeiro identificar as idéias ou conceitos mais importantes. Esse processo por si só ajuda a separar os detalhes dos princípios organizativos. Após a seleção das palavras, elas são conceituadas, hierarquizadas (há a avaliação da importância relativa dos conceitos chaves, aqueles que são principais e aqueles que são subordinados) e organizadas conforme seu significado e as conexões ou relações entre eles são rotuladas. Ex.: Célula, metabolismo e mitocôndria Conceituação o Célula: menor unidade viva o Metabolismo: intrincada rede de reações químicas inerente à vida o Mitocôndria: organela celular responsável pela respiração aeróbica Hierarquização o Célula 1

Upload: henrique-galvao

Post on 29-Oct-2015

121 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mapa_conceitual_-_Biomoleculas_20120326

CURSO: SAÚDE

DISCIPLINA: CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES

PROFESSOR: LUCIANO KALABRIC SILVA

TÍTULO

Mapa conceitual “Biomoléculas”.

INTRODUÇÃO

A Biologia é uma matéria rica e diversificada em novos termos, necessários à compreensão dos seus conceitos e princípios.

Principiantes nessa disciplina focalizam sua atenção na memorização dessas peças de informação, enquanto perdem o principal que é como essas peças se articulam em um quadro maior. Um estudante precisa assimilar os detalhes dentro de conceitos mais amplos que são então relacionados a outros conceitos, grupos de conceitos e princípios organizativos.

Mapeamento de conceitos é um processo de organização do conhecimento que tem por objetivo auxiliar o aprendizado. Um mapa de conceitos é um diagrama que mostra a organização das idéias e a relação entre conceitos em uma área particular do conhecimento.

Sua estrutura consiste em um conjunto de conceitos organizados hierarquicamente e conectados por linhas que explicitamente indicam a relação entre eles. Sua função é a estruturação do entendimento de um tópico e criação de um significado pessoal. Seu valor surge do processo de pensamento e avaliação que é necessário realizar para criá-lo.

Para criar um mapa de conceitos em uma área particular, é necessário primeiro identificar as idéias ou conceitos mais importantes. Esse processo por si só ajuda a separar os detalhes dos princípios organizativos. Após a seleção das palavras, elas são conceituadas, hierarquizadas (há a avaliação da importância relativa dos conceitos chaves, aqueles que são principais e aqueles que são subordinados) e organizadas conforme seu significado e as conexões ou relações entre eles são rotuladas.

Ex.: Célula, metabolismo e mitocôndriaConceituação

o Célula: menor unidade vivao Metabolismo: intrincada rede de reações químicas inerente à vidao Mitocôndria: organela celular responsável pela respiração aeróbica

Hierarquizaçãoo Célula

Mitocôndria Metabolismo

Conexões

Célula

Mitocôndrias

Metabolismopossue

tem

executam parte do

1

Page 2: Mapa_conceitual_-_Biomoleculas_20120326

Em seguida o pré-projeto é transformado no mapa propriamente. As hierarquias dão lugar a balões e letras de formatos, tamanhos e até mesmo cores diferentes.

Importante: um mapa de conceitos é um quadro individual do entendimento que se desenvolve durante sua construção. Seus significados mudam e crescem à medida que se ganha mais conhecimento e experiência em uma área. Desenvolve-se um quadro mais rico; podendo-se fazer mais conexões entre conceitos e idéias relacionados num caminho mais significativo. O conhecimento não é estático; ele cresce. À medida que o entendimento de uma área se desenvolve, seu mapa de conceitos evoluirá - às vezes ele se torna mais simplificado e linear, outras vezes, torna-se mais complexo e inter-relacionado.

Mapas de conceitos são contextuais. O mesmo grupo de conceitos pode ser organizado de várias maneiras, dependendo do foco do mapa. Não existe um mapa conceitual certo ou errado; eles são representações individuais do entendimento. Os mapas podem, no entanto, ser mais ou menos acurados ou válidos, e atuar e conversar através de mapas de conceitos e um bom caminho para avaliar o entendimento.

Relembre, o valor real do mapa de conceitos está no processo - em pensar, relacionar e organizar os conceitos que cada indivíduo precisa ter para desenvolver um entendimento pessoal e significativo do fascinante objeto da Biologia.(MARTHA TAYLOR, In CAMPBELL, N. Biology)

OBJETIVO PRINCIPAL

Evidenciar, por meio de uma representação gráfica, os principais conceitos sobre determinado assunto, integralizando os conhecimentos associados a estes estudos.

MATERIAL

Computador Software para preparação de apresentações (Power point ou equivalente)

PROCEDIMENTOS

o Faça a leitura do texto adaptado “Mapeamento de Conceitos” de MARTHA TAYLOR presente neste roteiro.

CélulaÉ menor unidade viva

MitocôndriasSão as organelas celulares responsáveis pela

respiração aeróbica

MetabolismoÉ intrincada rede de reações químicas inerente à vida

possue

executamparte do

tem

2

Page 3: Mapa_conceitual_-_Biomoleculas_20120326

o Faça a leitura dos livros-texto indicados nas referências bibliográficas e evidencie as informações referentes ao assunto "Bioquímica ", descritas abaixo.

bioelementos biomoléculas ligações covalentes ligações iônicas pontes de hidrogênio forças fracas de Van der

Walls água pH macromoléculas lipídeos ácidos graxos fosfolipídeos

glicolipídeos carboidratos monossacarídeos dissacarídeos polissacarídeos aminoácidos protídeos nucleotídeos DNA RNA Efeito hidrofóbico Compostos inorgânicos Compostos orgânicos

o Crie critérios de agrupamento dos conceitos e monte um modelo hierarquizado. Sugerimos criar representações geométricas diferentes para cada nível hierárquico (por exemplo: balões para os conceitos principais, caixas para os conceitos secundários, trapézio para os processos celulares, círculos para moléculas, e assim por diante), além de usar linhas e flechas diferentes para melhorar a compreensão do seu mapa.

o Crie um esboço do seu mapa sobre uma superfície ou desenhe-o para ter uma idéia da topologia de cada representação.

o Caso ache necessário, crie novos conceitos para facilitar o desenvolvimento e compreensão do seu mapa.

o Conforme seu esboço inicial, talvez seja necessário reorganizar os elementos do seu mapa de conceitos para que o produto final tenha um aspecto ordenado e organizado.

o Finalmente, tenha certeza que não existe um mapa conceitual certo ou errado; eles são representações individuais do entendimento.

Bom trabalho!

ATIVIDADES

1. Juntamente com seus colegas, discuta os critérios adotados por você para organizar seu mapa de conceitos.

2. Pergunte a eles:a) Quais os conceitos que você adotou como principais;b) Quais os conceitos que você adotou como secundários;3. Sugira para eles proponham mudanças no mapa original e discuta sobre a

improtância do mapa de conceitos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. Trad. Amauri Braga Simonetti ... [et al.]. 3a. Edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

2. LEHNINGER, A.L. et al. Princípios de Bioquímica. 4ª ed. São Paulo: Savier, 2006.

3. STRYER, L. Bioquímica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

AGRADECIMENTOS

3

Page 4: Mapa_conceitual_-_Biomoleculas_20120326

Agradeço às Professoras Maria Lúcia Perdiz C. Simões e Susie Vieira de Oliveira por ter cedido o roteiro que serviu como base para esta adaptação.

4